Aquele que era apontado como um real teste à capacidade do Sporting manter o primeiro lugar, teve por parte dos Leões uma resposta inequívoca: entrada esmagadora, seguida da capacidade de aproveitar os erros adversários para desferir o KO
Qualquer tipo de receio que pudesse existir, e válido pois os Sportinguistas têm um longo historial de ver a sua equipa não aguentar a boa pressão de estar na frente do campeonato, foram dissipados mal começou o jogo, com João Mário a certar na barra quando já os adeptos se preparavam para gritar golo.
Estava dado do mote que teria continuidade num remate cruzado de Sporar, após assistência de Nuno Santos, que passou a um palmo do poste da baliza de um batido Varela. Passados quatro minutos, o esperado o merecido golo: recuperação de Pedro Gonçalves no meio-campo, entendimento com Sporar que lança a desmarcação do camisola 28 rumo ao cruzamento que encontra Nuno Santos ao segundo poste.
Total justiça no marcador, com o Guimarães a nem saber o que lhe tinha acontecido naqueles primeiros quinze minutos de jogo onde o Sporting já tinha visado por seis vezes a baliza adversária. Seguiu-se um abrandamento do ritmo, o que não significa que o Sporting tivesse perdido o controlo do jogo, muito por culpa daquele dupla que humedece os olhos a quem os viu crescer, Palhinha e João Mário, o tractor e as pantufas que abrem espaço ao brilho de Peter Potter, sem esquecer a utilidade e verticalidade de Nuno Santos e o incansável Sporar, imprescindível para os buracos que se abrem nas defesas adversárias.
E quando um deles surgiu, o Sporting voltou a marcar. Bela combinação de Sporar com Porro, o lateral vai à linha e cruza atrasado para a zona de penalti onde surgiu Pedro Gonçalves a rematar; a bola ressalta em Suliman, verdadeiro pesadelo para a sua equipa, e anicha-se nas redes. 0-2 a dois minutos do intervalo.
No recomeço, o único real susto para os Leões: trivelada de Quaresma e o filho do caceteiro que caceteiro é, André André, a marcar um golo que seria anulado por fora de jogo. Ricardo Quaresma tentava motivar os vimaranenses dizendo que o adversário estava todo borrado, Suliman voltava a fazer merda ao atacar uma bola invisível e ficar a ver Peter Potter girar a varinha para um Expecto Patronum que deu o 0-3.
Estava feito, com aquela estatística gira pelo meio: Pedro Gonçalves marca um golo a cada 70 minutos no campeonato e só 5 jogadores (Lewandowski, Ibrahimovic, Mbappé, Vardy e Son) fazem melhor em toda a Europa. Incha!
Depois viria Matheus Nunes para o lugar de João Mário, Jovane e Tiago Tomás para os lugares de Nuno Santos e de Sporar, mas o jogo continuava controlado, até porque Matheus entrou com vontade de ser tão grande quanto Palhinha na arte de engolir o meio campo e o André André só não desapareceu porque todos sabemos o quão indigesta pode ser tal criatura e porque, lei do karma, mereceu ficar de tola descoberta para ser espectador de primeira fila na jogada de Jovane que acabou num belíssimo 0-4, já depois de Tiago Tomás ter tido oportunidade de fazê-lo.
Claro que tudo isto, dizem os especialistas, só aconteceu porque o Guimarães errou muito e esteve irreconhecível, oferecendo os três pontos a este grupo de pobres mais uma noite de festa e de barriga cheia enquanto outros, olha, vão comendo pó que o Leão amassou.
8 Novembro, 2020 at 11:56
Resultado muito bom, daqueles que fazem campeonatos.
Ainda é muito cedo, mas é assim que se ganha.
8 Novembro, 2020 at 11:58
Esta equipa de putos joga muito, joga sem estar sobre brasas, cada um sabe o que fazer, os jogadores estão agora nos lugares certos, Sporar tem de jogar, aliás o Sporting tem sempre de jogar com 1 ou 2 pontas de lança.
João Mário é uma classe á parte, joga muito e sabe muito dos tempos que rejem uma equipa de futebol, guarda a bola como ninguém e espero que façamos um esforço grande para o segurar no final da época.
Na SportTV os comentários eram como que se um velório se tratasse, parece que o Guimarães era uma equipa desgraçada pelo que lhe estava a acontecer, parecia que o mérito do Sporting era o demérito do Guimarães, e pensei quem é o rabolho reçabiado que está no papel de comentador…quando vi que era o Tonel fiquei de boca aberta, pois nunca pensei que um jogador que vestiu esta camisola e que foi um verdadeiro leão defender as nossas cores mostrasse tanta contenção verbal sobre uma exibição a todos os níveis brutal.
Os cães ladram e a caravana passa, e nesta caravana o Leão vai em primeiro lugar e merece totalmente o trono, não fosse a roubalheira contra o Porto em Alvalade eram 7 jogos e 7 vitórias.
Ontem, três jogos contra os vitorianos, três vitórias indiscutiveis (Voley / Basket / Futebol), já para não falar da excelente exibição da equipa de hóquei contra os Tripas.
Bom domingo para os verdadeiros Leões, os reçabiados que se f…..
8 Novembro, 2020 at 12:14
Não desgostei do tonel a comentar. Também não gostei.
No fundo, o que achava dele como jogador. 🙂
8 Novembro, 2020 at 12:16
ehehehe compreendo!
8 Novembro, 2020 at 13:39
Mai nada Mário!!!
E, Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
SL
8 Novembro, 2020 at 12:23
4 podiam ter sido mais… Adan faz 2 ou 3 defesas, nada de mais. É isto, melhorando a eficácia, mantendo a tranquilidade da defesa podemos ganhar a qualquer um.
8 Novembro, 2020 at 12:26
Volto a dizer, prefiro 50 vezes mais o Feddal que o tronco do Verthogen, o tal que fazia pingar a cueca de alguns por aqui.
8 Novembro, 2020 at 12:30
estes gajos da equipa B fartaram-se de falhar golos por egoísmo e até um penalty, agora estão apertados para segurar o 2-1
8 Novembro, 2020 at 12:33
eu a escrever isto e o árbitro a marcar penalty contra nós, o que vale é que o fiscal de linha assinalou fora de jogo do jogador que sofreu o penalty
8 Novembro, 2020 at 12:32
O bom desta equipa tão jovem é que não joga com amarras psicológicas. Dentro de campo querem é desfrutar do jogo. Quando este jogo é encarado com esta paixão, só pode trazer bons resultados.
Que continuem assim e que de uma vez por todas se acabe com a lengalenga de que “é muito novo para jogar entre os graúdos”, se tem qualidade, só têm de jogar!
8 Novembro, 2020 at 12:40
Acabou, 2-1 para nos
SL
8 Novembro, 2020 at 12:49
O Amorim, por mais defeitos que tenha, parece um tipo calmo e que confia no plano. Quando o João Mário chegou a tentação seria atira-lo lá para dentro, sendo tão melhor que os outros. Parece gerir bem os jogadores. É importante que todos sintam que podem ser opção.
8 Novembro, 2020 at 13:37
Não vi os primeiros 15 minutos e não gostei do jogo até ao intervalo (tirando a jogada do 2 golo). Aquela insistência de sair sempre a jogar irrita me, e mais uma vez umas quantas perdidas de bola em zonas proibidas podiam ter dado merda.
Falta golo ao Sporar apesar de gostar, e serem muito úteis, os seus movimentos. A sua presença no banco só podia ser mesmo uma brincadeira (ou embirracao).
Pote a surpreender (pena o 2 golo ter batido no defesa porque da a sensação que não o seria…mas foi um excelente remate e entraria mesmo juntinho ao poste (assim parece no lance corrido). Tivesse João Mário metade do “golo” de Pote…
Não está nada ganho (eu pedi 10 vitórias seguidas!!)
8 Novembro, 2020 at 13:44
Grande jogo ontem. Tenho pena que o Sporar tenha saído e não tenha marcado, mas também tem que marcar um golo em cada duas oportunidades.
O Tiago Tomás também adiantou muito a bola no breakaway que teve.
Pantufas e Palhinha é outra loiça.
8 Novembro, 2020 at 13:47
Vitória da B que com o penalti marcado, podia ter sido mais tranquila.
Agora vólei, Sporting TV.
A seleção de andebol joga agora, tinha ideia que dava na RTP2…
8 Novembro, 2020 at 14:04
Não vou comentar muito, até porque avença nunca mais bateu ao final do mês.
Em condições normais vamos lutar pelos 3 primeiros lugares.
Não há mas e isto e aquilo
A equipa só vai melhorar, temos soluções no banco e uma formação a dar frutos.
Do RAmorim, escrevo mais lá para a frente, independentemente dos resultados, a minha opinião é a mesma, a longo prazo…não a curto prazo.
Siga.
Hoje era bonito alguns dos rivais escorregar, mas já fizemos a nossa parte.
Vou dormir 8 horinhas descansadas.
8 Novembro, 2020 at 15:05
Lutar pelos 3 primeiros lugares é, em pontos, quanto, mais ou menos?
A minha expectativa antes do início desta época era que íamos ficar em quinto. Para esse objectivo estamos a fazer um trabalho espetacular!!
Dou o braço a torcer e não tenho problemas em admitir. O Sporting jogou bom futebol nestas duas últimas jornadas! Ainda falta muito campeonato por isso, nada de euforias. Mas se continuarmos a jogar desta forma, e se as equipas não souberem adaptar-se ao nosso futebol, estamos encaminhados para fazer mais de 70 pontos, que em condições normais podem ser suficientes para garantir o terceiro lugar tranquilo.
Como porto e Benfica já escorregaram com equipas “menores”, talvez os 70 pontos possam chegar para estar próximo do segundo lugar no final.
70 pontos parece bom objectivo?
8 Novembro, 2020 at 21:04
Mais uma jornada de barriga cheia, espectáculo! Gosto do espírito de equipa e confiança em campo, nem me lembro quando foi a última vez quer tivemos estas duas coisas em simultâneo.
Mas precisamos melhorar a finalização porque quando começarmos a apanhar equipas a jogar para o pontinho, não sei até que ponto vamos continuar a conseguir criar tantas oportunidades.
Também por isso, o Sporar faz muita coisa bem, mas a finalização… assim não passa a barreira dos 15 golos /época, e eu que pensei que ele era jogador para isso, parece-me no entanto que em vez de evoluir está a piorar nesse aspecto. Espero que seja apenas falta de confiança, tem de começar a meter umas batatas aqui e ali para desemperrar.
8 Novembro, 2020 at 22:41
Nenhuma equipa ganha um campeonato por começar bem, mas muitas perdem por começar mal.
Estamos bem, com muito que trabalhar já que esta táctica está (ainda) mal aproveitada, mas no caminho certo – e com a aposta certa (nos putos) nos últimos jogos. Que seja para continuar até ao fim.
#VarandasOut