Pedro Gonçalves, melhor jogador do mês de Setembro/Outubro da Liga NOS, não foi titular, ontem à noite, no jogo que opôs os sub-21 portugueses à Bielorrússia. “Mas ganhámos 3-0, o que é que queres?”, decerto haverá quem se apresse a perguntar, como que embarcando numa viagem assente na insinuação de que com o camisola 28 do Sporting em campo as coisas poderiam ser diferentes. Claro que sim, que podiam. Para melhor ou para pior, um pouco ao jeito do jogar com ou sem adeptos nas bancadas, nunca saberemos, por mais adivinhos em que nos queiramos armar.

O que sabemos é que no lugar de Pedro Gonçalves, Peter Potter para os amigos, jogou um tal de Jota, rapazinho que levou um chuto no rabo do JJ e só aterrou em Valladolid, onde é um dos oito, já a contar com dois redes, que ainda não teve um minuto de oportunidade.

Recordemos que, no ano passado, Pedro Gonçalves esteve no melhor 11 da liga, à frente de Sergio Oliveira (já está na selecção A), Gedson Fernandes, Florentino e Vitinha (também titulares nos sub21, como o fantástico Jota). Este ano, Peter Potter está a ser o mais influente jogador da principal liga portuguesa e nem assim lhe é dada a titularidade nos sub21.

E já que falamos em Gedson, esse embuste que Mourinho levou para o Tottenham como moeda para fazer rodar o carrossel, e em Vitinha, esse rapaz que vai fazendo escola na equipa B do Wolverhampton, queria só deixar uma nota: tivessem eles feito o que Daniel Bragança fez no Estoril e estivessem eles na principal equipa de benfica ou fcp, e já teria havido uma piscadela de olho à selecção A.