Impossível esconder a cratera nas contas do Sporting, não há herança, covid, claques, escumalha, não há desculpa possível, não há nada que possa, já nem digo esconder, mas atenuar a incompetência de quem gere o destino do clube.
Seja qual for ângulo de análise das contas apresentadas a conclusão é sempre a mesma, sem estratégia, sem ideias, sem rumo, sem futuro, navegação à vista derretendo tudo que possa ter algum valor e nem assim conseguem os mínimos, que seriam pelo menos pagar os gastos correntes evitando o aumento das dívidas.
Começando pelas disponibilidades (dinheiro em caixa) existente e facilmente se verifica que a tesouraria está perto do colapso.
Nos bancos em 30/09 existiam 4M, uma redução de 10M face a 30/06 e já não chegava para pagar um mês de salários, percebe-se assim, a necessidade urgente de negociar o Wendel de forma a garantir liquidez para pagar salários até final deste ano, que recorde-se, excluindo indemnizações, estabilizaram nos últimos anos numa média de 5M por mês, um acumulado de 60M no ano.
Nos valores a receber de clientes correntes, uma redução no trimestre de 6M, há agora cerca de 12M a receber, sendo que metade é divida do WBA relativo à transferência de Matheus Pereira e duvido que seja paga nos próximos meses. Em todo o caso, fica evidente que os clientes, com covid ou sem covid, estão a cumprir com as suas obrigações, ao contrário das nossas dívidas a fornecedores que não param de aumentar. Seria ridículo, face às esperadas dificuldades aparecer novamente na praça publica a notícia encomendada que o Sporting não cumpre as suas obrigações porque os seus clientes também não pagam.
Abordando agora o resultado, negativo no trimestre em 4.1M e sabendo que habitualmente é no primeiro trimestre que se concentram grande parte das receitas e por esse fato, ocasiona elevados resultados positivos que vão sendo absorvidos ao longo dos trimestres seguintes em que a receita é menor.
Prova disso são os resultados no 1º Trimestre dos últimos anos:
2016: 62.9M
2017: 24.7M
2018: 16.0M
2019: 21.0M
2020: -4.1M
De notar que em 2019, apesar dos 21M de resultado positivo houve necessidade de vender em janeiro Bruno Fernandes por 55M e ainda Matheus Pereira em junho de forma a garantir liquidez e resultados equilibrados no final do ano. Julgo que isto é suficiente para se perceber a dimensão do desastre que se avizinha.
Entrando agora na falência técnica, todos nos lembramos da celeuma em 2018, que foi a notícia em toda a comunicação social da situação de falência técnica ocasionado pelos 13M de capitais próprios negativos. Agora que os capitais próprios negativos são superiores, em apenas 3 meses passaram dos -9.8M para -14M, seguramente que quando escrevo esta análise já terá sido notícia em todo o mundo a situação de falência técnica que a Sporting SAD atravessa.
Entrando no reino dos agentes, impressionante a longa lista de agentes e o valor total 27.7M que atualmente está em dívida a comissionistas.
Se à lista de agentes acrescentar os 30M de dívidas a clubes relacionadas com aquisição de jogadores, estamos já num patamar de 57.7M, algo nunca visto e que deveria preocupar o mais fervoroso defensor do atual conselho diretivo e que em 2018 tão perturbados e temerosos estavam com o buraco da dívida de 44M a fornecedores.
Para compor o quadro há ainda que acrescentar as dívidas a fornecedores correntes que totalizam 6.4M que elevam o total da dívida a fornecedores CORRENTES para 65M. Interessante nesta altura perceber a evolução da herança de dívidas a clubes e comissionistas que o Dr. Varandas está a construir, sempre a bater records, seguramente o céu será o seu limite pois não será ele quem está preocupado e que um dia as terá de pagar:
Set20-65M
Jun20-55M
Jun19-47M
Jun18-44M
Jun17-41M
Dos fornecedores passamos aos financiamentos obtidos, ou seja, aos bancos, que no curto espaço de 3 meses viram aumentar o valor corrente em 12M, passando dos 37M em junho para os atuais 49M. Sabendo que em novembro do próximo ano há o empréstimo obrigacionista para regularizar é confrangedora a falta de visão estratégica e capacidade para solver compromissos desta direção. Em bom português, vai ser bonito, vai …
Mas a surpresa não termina aqui, pois se compararmos o total dos financiamentos atuais 129M com os valores em junho de 2018 que eram de 111M, um aumento de 18M, coisa pouca, ninguém está preocupado, seguramente …
Outra enorme preocupação em 2018 era o passivo de 282M, pois nada melhor que elevar o valor para 298M pois clube grande e com glamour é assim que funciona.
Bem vistas coisas já estamos em condições de afirmar que comparado com o atual, o buraco aberto pelo Godinho Lopes afinal era um buraquinho. Mais impressionante quando sabemos que chegamos a esta situação depois de se ter desbaratado um plantel valioso, que mesmo mal negociado rendeu mais de 200M e de se ter efetuado um generoso adiantamento de receitas futuras da Nós, tudo isto para produzir uma cratera financeira e para amealhar uns míseros 600 mil euros na conta reserva destinados a garantir o futuro do clube com a compra por 40M das vmocs e 2026 é já ali. O tempo das vacas gordas terminou, entramos no tempo já não digo no tempo das vacas magras porque é ainda pior, será o tempo das vacas partilhadas.
Termino este exercício penoso de análise das contas trimestrais garantindo que estou triste, revoltado por perceber que mais uma geração de miúdos talentosos está a ser preparada para venda pelas primeiras ofertas que cheguem a alvalade e não é para garantir a desejada sustentabilidade futura, mas tão somente para garantir o pagamento de salários, água e luz. É terrível perceber que a única alternativa será aquilo que a direção garantiu não fazer, adiantar receita da nós para além do seu mandato, influenciado desde já, a estratégia de uma próxima direção. É forte, é enorme a herança que está a ser construída.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Malcolm
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
5 Dezembro, 2020 at 9:59
É simplesmente ridículo, RIDÍCULO a comparação com o Godinho Lopes! Desde a diminuição de ativos – claro mais jogadores da formação, menos ativos como se sabe – até às aquisições e gestão desportiva: o Godinho trouxe literalmente fisicamente coxos a peso de ouro, bojinov, capitão América, el mudo Rodrigues etc…
Igualzinho!
Malcolm vai consolar o ânus, pá!
5 Dezembro, 2020 at 10:04
Esbanjar mais de 300 milhões de euros em 2 anos não é para um “Godinho” qualquer…
5 Dezembro, 2020 at 10:09
E relativamente ao resto, tens alguma coisa a dizer? Ou é a mão cheia de nada do costume? Deves ser muito bem recompensado para te prestares a esse papel.
5 Dezembro, 2020 at 10:53
🙂
São mesmo fantoches…
Já nem conseguem arranjar justificações consistentes para justificar a asneira que fizeram em 2018.
Então, agarram-se a pormenores, como se isso se contrapusesse ao que é importante do que foi escrito.
5 Dezembro, 2020 at 11:05
Como se esta direção não nos tenha já presenteado com excelsos atletas a valores modestos.
Vide casos do triplete de empréstimos da pior época desportiva de sempre, 5 milhões em Camacho, 5 milhões em rosier, 3 milhões Eduardo, 6 ou 7 no sporar.. A lista é muito extensa.
5 Dezembro, 2020 at 11:05
Cartola, nas contas de GL o Fundo de Maneio era de -123M e atualmente é de -106M, uma grande diferença como vês.
Há também um facto que faz toda a diferença, na altura tinhas os principais credores leia-se bancos importados em colaborar numa solução, expurgando do fundo de maneio a necessidade de liquidar estes créditos, com GL o fundo de maneio era de -22 e atualmente é -57M. Interessados em colaborar porque seria enorme a perda em caso de PER e ou insolvência, por isso a solução passou por uma gestão controlada de perto por eles com um lugar no CD, atualmente já tem toda a divida provisionada e até o interesse do lugar na administração prescindiram. Desta vez não vais ter os bancos interessados em ajudar numa solução, talvez a colaboração dos empresários e clubes a quem devemos dinheiro possam ajudar, foram sempre nossos amigos … e não esqueces que se nestes números incluir o EO que vence em novembro de 2021 a comparação ainda fica mais escandalosa, mas vais ter novamente os jogadores a subscrever obrigações, seguramente.
Mas tem mais ò Cartola, nessa altura os salários desses coxos valiam 40M que a gestão seguinte reduziu para quase metade, atualmente valem cerca de 60M que terá de encontrar meios para pagar, mas nada melhor que relembrar esta analise publicada aqui na tasca ainda há muito pouco tempo (12/09/2021) que projetava uma necessidade liquida em vendas de jogadores de 74M, a situação piorou substancialmente, por exemplo os 12M estimadas em receitas da UEFA foram de mota, e destes 74M já realizamos algo como 2hM e estou a ser simpático, faz as contas a quanto falta e pensa onde está o petróleo e já agora faz um pequeno esforço pelo teu clube e lê este artigo e desde já posso adiantar que a situação em 3 meses piorou consideravelmente:
https://atascadocherba.com/2020/09/12/outros-rugidos-do-recorde-de-vendas-a-asfixia-financeira/
5 Dezembro, 2020 at 11:07
* (12/09/2020)
* … algo como 25M …..
5 Dezembro, 2020 at 11:56
Que falta de noção, Jx… 🙁
Tem tudo para comparar!
Até se te tivessem gamado 7 pontos como gamaram ao Domingos, a classificação era semelhante…
5 Dezembro, 2020 at 13:12
Ridículo mesmo só este comentário…
5 Dezembro, 2020 at 13:16
Hoje é dia do bidé começado por J…………….Jx!
Ó bidé:
Renan
Ilori
Neto
Borja
Rosier
Doumbia
Eduardo
Camacho
Plata
Wang
Vietto
Luiz Phellype
Sporar
Antunes
Tabata
Jésé
Bolasie
Fernando
Só aqui estão 50 milhões em merda. Uns fisicamente coxos como tu dizes como Fernando, outros pagos a peso de ouro como Vietto e Jésé, outros em que se pagou 10x o que eles valem como a maior parte da lista. Outros como Wang nem sequer jogaram.
Jx consola o anûs do teu dono Varandas que ele até agradece.
5 Dezembro, 2020 at 17:10
pranjic, bolo de arroz, JEFFREN SUAREZ. Posso continuar se quiseres.
5 Dezembro, 2020 at 21:16
Tem vergonha nas fuças phá!!!
5 Dezembro, 2020 at 10:00
Ainda ontem li uma frase esclarecedora de um sócio que mora aqui perto de mim…
“Presidente, parabéns pelo excelente trabalho que está a fazer!”
5 Dezembro, 2020 at 10:14
Bom dia,
Malcom, confesso que não vi ainda o relatório e contas em causa, mas confio na sua análise do mesmo. Para quem percebe da poda, é um resumo esclarecido, quem não percebe de números, fica estarrecido na mesma.
É pura navegação à vista…. Para nosso bem, espero que Rúben Amorim aguente o barco.
Depois desta escumalha sair do clube, espero auditoria a todos os atos de gestão desde Junho 2018, e que o link da
mesma….
5 Dezembro, 2020 at 10:16
Quando olhamos para os nossos ativos e temos um ou dois jogadores com mercado, ainda mais assusta. Temos quem? Pote (de quem só temos “metade”), Palhinha e Nuno Mendes. É que nem para pagar contas chegam se forem vendidos, que o Mendes só faz negócios de 50 milhõezes e 125 milhõezes com o DDT. Mesmo que sendo apenas engenharias financeiras para camuflar contas.
Temos que nos qualificar para a liga dos campeões. Será a única maneira de entrar dinheiro “físico” de jeito, comissões free. A não ser que haja alguma prometida ao amigo Mendes se nos conseguirmos apurar. Já estou por tudo, depois de saber que o homem até dos prémios por objetivos por objetivos dos jogadores vendidos recebe… Diz que 770 mil de três milhões, no caso do bf.
Que estes OS saiam o quanto antes. E esperar que tenhamos sorte com os próximos que sejam eleitos.
5 Dezembro, 2020 at 10:26
Renan, Rosier, Illori, Borja, Doumbia, Eduardo, Camacho, mais, Jese e Bolasie, tudo boas contratações.
Ofertas de Nani, M.Balde, Montero, Geraldes, Dala, Mané , descontos em Dost, M.Pereira, B.Fernandes e mais alguns ratos.
Aquisição de jogadores por valores astronomicos sem percentagem total do passe…
Sim, é ridícula a comparação.
5 Dezembro, 2020 at 13:17
Isto.
5 Dezembro, 2020 at 10:28
As pessoas que são socias do SCP foram todas avisadas. E não estou a falar da tasca do cherba, em qq tasca de PT houve sempre um sururu sobre as contas, agora a capacidade de o escutar, de o entender, de ir averiguar quem entende da poda é que ou não está ao alcance de todos ou daqueles que não lhes interessa alcançar.
Os tasqueiros que considero com legitimidade e sabios na matéria, já há 2 anos que andam a alertar para isto e para o que se segue, que vai quer se queira ou não acontecer, a venda da SAD e a desvirtualizacao da essência do SCP.
Eu fiz o meu papel e continuo, quando for sad sporting clube do milionário X ou empresa Y, saiu de fininho. Mas tenho esperança que apareça outro gordo drogado bebado putanheiro bruto ordinario que safe esta merda e se meta menos a jeito de ser corrido.
5 Dezembro, 2020 at 10:58
+1, embora…
“Mas tenho esperança que apareça outro gordo drogado bebado putanheiro bruto ordinario que safe esta merda e se meta menos a jeito de ser corrido.”
Pois… Isso não vai acontecer…
5 Dezembro, 2020 at 10:56
O engraçado é que nada disto é novidade.
Isto estava à vista há muito tempo.
“Mas que interessa isso, pá?
Estamos em 1.º lugar o futebol sénior masculino, pá!
Não sejam brunecos escumalha, pá!
União, pá!”
Tristeza do caralho…
5 Dezembro, 2020 at 11:01
Depois destes vigaristas sairem é fazer uma auditoria forense a toda a sua gestão e colocar os resultados da mesma na rua, como eles fizeram. Isso é que era bonito, esfregar isso na cara dos, supostamente, 71% e do resto do país!
Excelente post, Malcolm.
5 Dezembro, 2020 at 11:27
Um post do Malcom no dia que vamos a Famalicão defender ou até consolidar a nossa liderança no campeonato. .. não engana ninguém! Depois o avençado sou eu.
O horror, o caos, o drama…. Minha nossa!!!
5 Dezembro, 2020 at 11:38
Se não fosse triste e revoltante, até me ria destes bots…
5 Dezembro, 2020 at 11:54
Interessante perceber como se misturam as situações. O que tem a ver a liderança no campeonato com o facto do clube estar a ser gerido por aventureiros para não dizer bandidos?
Queres ver que os jogadores vão ler o post e entrar em campo deprimidos com o receio pela sustentabilidade atual e futura do clube?
Pena que não possa haver adeptos no estádio, e hoje ser um dia de proibição de circular, caso contrario desafiava-te a estar no estádio do famalicão para me chamares avençado e para se ver quem realmente apoia a equipa.
PQP não se pode analisar as contas porque joga a equipa de futebol e porque vamos em primeiro, não se pode falar em marcar ou não marcar AG porque vai jogar a equipa e vamos em primeiro, o fisiatra é de vidro, só pode ….
5 Dezembro, 2020 at 13:08
Agora fiquei preocupado, os jogadores vão vir a tasca ler este post antes do jogo e vão ficar tão tristes que isso vai influenciar a sua performance.
Shame on you malcom
5 Dezembro, 2020 at 13:14
Se o Sporting hoje não sair vitorioso de Famalicão a culpa è do malcom com a avença do Cherba.
Fica aqui registado 🙂
5 Dezembro, 2020 at 16:45
Tristes não sei (espero que o Sporar não saiba usar o tradutor do Google), mas preocupados que não recebam o deles, sim.
A Tasca influencia o rendimento dos jogadores, fato e facto reconhecidos desde 201*.
5 Dezembro, 2020 at 13:19
Outro bidé ao serviço. Esta é a prostituta intelectual que ontem gozava de falar em avençados e hoje vem falar nisso.
Hoje é dia de Famalicão, se fosse amanhã era depois da vitória, se fosse depois era dia do jubas, depois era dia do Varandas levar no cu e esse dia é sagrado e por aí fora.
Quando são estes os argumentos, vê-se o desespero ao longe.
#ProstotuiçãoIntelectual.
5 Dezembro, 2020 at 14:21
A falta de imaginação que para aqui vai com a escolha de nicks é que é assustadora.
5 Dezembro, 2020 at 15:31
O meu já é este desde 2004… J.
5 Dezembro, 2020 at 16:34
As únicas contas que consigo fazer hoje são o número de horas que falta até chegar às 18h.
Mas para outros, as prioridades são outra. Enfim…
5 Dezembro, 2020 at 17:05
Eu também se o meu dia a dia fosse prostituição intelectual não via a hora de sair do trabalho.
5 Dezembro, 2020 at 17:19
È pena ser só hoje ou nas últimas 2 épocas.
Dà cá um abraço .
5 Dezembro, 2020 at 17:12
É a estrada da beira e a beira da estrada, uma vez mais. ARRE…
5 Dezembro, 2020 at 11:41
Passando a vista de olhos pelos blogues da croquetada, zero referências a isto.
Não admira, a prioridade dessa gente é ignorar a realidade
5 Dezembro, 2020 at 11:48
Não acredito que vendam “titulares” em Janeiro. A sair um Jovane, é para financiar os tais “reforços”.
Há créditos para receber, adiantamentos e descobertos. Tudo pelos dinheiros da LC. No fim do exercício vende-se um puto qualquer para cobrir o buraco.
E para o ano há mais.
Sendo que, com LC, já possa haver mais capacidade para “investir”.
O sucesso ou insucesso desta “estratégia” vai ser medido pela classificação final, sempre foi assim, sempre será.
5 Dezembro, 2020 at 12:01
Vais vender aquilo que tiver proposta, é obvio que nem o doutor é tão burro que se tiver propostas pelo Risto, Gaspar, Illori prefira vender um TT ou Nuno Mendes ou pedro gonçalves ….
Créditos a receber em 30/09 são 12M + cerca de 15M do wendell, mas entretanto tivestes 3 meses de gastos, adiantamentos disseram que não faziam mais pois já ultrapassaria o seu mandato, descobertos estão em 18M se não é o valor máximo possível deve andar perto …
5 Dezembro, 2020 at 12:25
Honestamente, eu percebo pouco das contas e por isso não devo comentar as mesmas. Acredito que a situação financeira actual do Sporting é muito preocupante.
– Sabendo que o futebol em crise de receitas devido ao Covid-19 (sem bilheteira, lugares anuais, queda de investimento de alguns investidores, etc) qual seria, na tua opinião, o caminho a seguir pelo Sporting ? (não interessa quem é o presidente, se este se o que vier a seguir)
– Quanto é que adiantámos das verbas da NOS ?
– Como é que vamos resolver o problema das Vmoc ?
Obrigado se tiveres paciência para dares este esclarecimento
5 Dezembro, 2020 at 12:59
– Parecido com o que fizeram este ano, apostar nos jovens sobretudo da academia com uma grande diferença não aceitar partilha de passes ou melhor aceitar no máximo dos máximos 20% e empréstimos apenas com opção de compra definida. Reduzir todos os encargos estruturais e parece que também estão em redução (vamos ver se não é apenas efeito do covid). Renegociar com principais credores que atualmente são empresários e clubes, confesso que não será tarefa fácil. Tentar renegociar a divida bancaria, pois vai ser impossível de cumprir, se possível retomando os termos em que estava a ser negociada em 2018 e que provavelmente implica encontrar um investidor e adiantar mais valor da nós. Há mais coisas, mas já dá para ter uma ideia reforço apenas que tudo isto feito sem nunca descurar o clube, que vai passar dificuldades bem maiores que a SAD.
– Estão adiantados 2 anos de receitas ou seja até final da época 2021/2022, altura em que terminam o mandato e em Outubro o Zenha afirmou que não estava previsto adiantar para além do mandato.
– Em parte com a reestruturação bancaria que apontei no ponto um, sendo necessário encontrar um investidor e reservar as mais valias de um jogador que se destaque para esse efeito. Dito de outra forma, se fizermos uma venda por 40 a 50 M, mais um investidor disposto a adiantar 50 a 60M da nós, poderá ser possível renegociar a divida bancaria, comprando as vmocs e com haircut considerável à restante divida.
5 Dezembro, 2020 at 14:14
Mas a crise do COVID é só para os clubes???? e os empresários? é que a divida a esses parasitas aumentou bastante e parece-me que é de onde vem o maior desequilíbrio das contas.
Isso chama-se gestão danosa e incompetente, as maiores medalhas desta direção.
Olha lá Malcom, sabes se a divida do rafael leão já foi contabilizada?
5 Dezembro, 2020 at 14:25
Não, ainda não foi registada nas contas essa divida, há esta informação no ReC e espero que vão até às ultimas consequências sobre o Lille pois duvido que o jogador tenha meios para pagar ….:
Pag 51 do Rec:
“A Sporting SAD encontra-se a desenvolver as diligências adequadas junto das instâncias judiciais e desportivas competentes com vista a obter a execução daquela decisão e a cobrança do crédito que a mesma reconhece a seu favor, quer contra o jogador quer contra o clube francês LOSC Lille, que é
solidariamente responsável nos termos do artigo 17.2 dos Regulamentos da FIFA.
A esta data, o Conselho de Administração encontra-se a analisar o processo que carece de informação necessária para a mensuração ao custo amortizado nas Demonstrações Financeiras da Sporting SAD. “
5 Dezembro, 2020 at 15:19
Thank´s….este homem domina mesmo estes temas, qualquer dia tens que te candidatar!
5 Dezembro, 2020 at 14:33
Obrigado pela tua explicação. Estamos entalados e com os próximos anos com as calças na mão a apertar o cinto, a menos que Tio Mendes nos venda o Sporar por 120 milhões.
Portanto, apostar em força na juventude e ir vendendo à medida das necessidades. Estou a ver isto muito negro. Champions, grandes vendas, investidores…… A crise financeira é mundial e afecta os clubes grandes e pequenos e nos próximos tempos não haverá grandes transferências.
Só nos resta a esperança de quem quer que esteja na direcção saiba dar a volta a isto.
Porque é que dizes que a situação do clube é muito pior do que a da SAD ? A que se deve aquela dívida do clube à SAD, sabes ?
Desculpa lá fazer-te estas perguntas mas um gajo tenta perceber a situação real em que estamos.
5 Dezembro, 2020 at 14:57
Tentando simplificar pois a explicação dava para um novo e grande post.
As contas de exploração anuais do clube mostram que nos últimos dois anos há um deficit de tesouraria de 4M, ou seja a diferença entre os euros que realmente entram e saem. O ReC para este ano e que se encontra chumbado este deficit de tesouraria mantem-se.
Também nas contas da época passada sabemos que foram abatidos à divida bancaria cerca de 7M.
Quer uma situação quer outra foram suportadas, pois as dividas a fornecedores não aumentaram e é real a diminuição da divida bancaria, pelo “empréstimo” de 17M da SAD. Coloquei entre parenteses porque a SAD apenas fez o “empréstimo” porque tem já adiantados 21M de receitas da nós que pertencem ao clube, pelo que de uma forma ou de outra, tem garantido o reembolso do empréstimo e tão importantes que vão ser no futuro essas receitas que correm o risco de ficar cativadas na SAD.
Isto é penoso de avaliar pois se fosse cumprido o plano de reestruturação que CVieira explicou que estava negociado, nesta altura a divida bancaria do clube já seria Zero e por exemplo aqueles 8M não teriam sido pagos, pois estavam regularizados por encontro de contas com a SGPS. Podes ler aqui:
https://linktoleaders.com/uma-brisa-que-passou-carlos-vieira/
Gosto imenso do basket, mas foi um enorme erro ter sido criada a modalidade sem que tenham resolvido o problema do deficit anual que já mencionei e isso acompanhado com a diminuição do recebimento de quotização contribui para dizer que a situação no clube é bem pior pois o clube não pode num golpe de sorte vender um jogador por muitos milhões e que resolva por uns anos o deficit estrutural.
5 Dezembro, 2020 at 15:19
Obrigado pelo esclarecimento e só mais uma questão: As verbas referentes ao contrato com a NOS não são só para a SAD ? Eu pensava que sim.
5 Dezembro, 2020 at 15:23
Não.
Uma parte é para o clube (ou devia ser… e é por isso que o clube deve muito dinheiro à SAD… por “supostamente” a SAD ter adiantado esse dinheiro ao clube – embora a SAD deva esse dinheiro (ou semelhante) a uma das empresas do clube).
5 Dezembro, 2020 at 15:24
Confuso?
O Zenha explica… ou talvez não…
It’s fucking engenharias financeiras, man!
5 Dezembro, 2020 at 15:25
Há uma parte e mais de 5M por ano que são direitos de transmissão da Sporting TV, que pertencem à SCPlataformas que é uma empresa 100% do clube e que depois de abater as suas despesas de produção distribui 75% pelo clube e 25% para a SAD.
Em valor é uma receita superior a 2.5M que o clube conta anualmente no seu orçamento.
A SAD quando fez o adiantamento através da Apollo também inclui estes valores.
5 Dezembro, 2020 at 16:22
Obrigado Malcolm
5 Dezembro, 2020 at 11:50
É realmente mau!
Em 2 anos, depois de se desbaratar – ataque à Academia, Cintra e actual Direcção são responsáveis por isso! – um excelente plantel que tínhamos em 2018 que, como diz o Malcolm, mal negociado ainda rendeu cerca de 200M€, temos mais 20M€ de dividas a Clubes e empresários e mais 16M€ de passivo, com um plantel que valerá 50% do que valia em 2018!
E o problema está também em que grande parte do dinheiro gasto de Julho de 2018 a Setembro de 2020 – 27 meses! – em “reforços” para o plantel foi puro dinheiro queimado – quer nas aquisições, quer depois nos salários pornográficos a autentico pinos. As excepções são poucas.
Esta é a realidade: foram 2 anos de erros atrás de erros, alguns bem graves. Mesmo considerando que – vamos fazer este exercício de fé! – esta época foi bem planeada e temos agora um plantel que poderá servir de base para se começar a fazer uma boa equipa, como tínhamos em 2018, foram 24 meses de erros. 24 meses de decisões quase sempre erradas e negócios mal feitos para, haja fé, 3 meses de razoável acerto.
Imaginando que a Direcção mudava agora, alguém tem dúvidas que quem entrava agora, por exemplo em Janeiro de 2021, apanharia o clube bem pior do que esta Direcção encontrou em Setembro de 2018 – depois do caos de Alcochete e das burradas do marreta do Cintra?
Até podem ter, finalmente, acertado o passo e encontrado o rumo, mas, porra, demoraram 2 anos e fizeram muita merda. A única coisa que têm conseguido manter constante é a desonestidade com que arranjam desculpas…
Sim, vamos em primeiro.
Isso apaga toda a merda que esta gente tem feito?
Os números mostram que não, mesmo para quem queira esquecer o que não vem aí reflectido!
5 Dezembro, 2020 at 11:59
Como disse no inicio da época, estamos nas mãos do Rúben Amorim.
Só o trabalho dele pode minorar este descalabro!
Que continue o bom trabalho porque o Sporting merece algo melhor!
5 Dezembro, 2020 at 12:08
Se formos campeões alguém quer saber de Relatórios e Contas?
Vês os adeptos do Porto, tão elogiados por aqui, preocupados com a sustentabilidade financeira a médio prazo.
5 Dezembro, 2020 at 12:28
Não é só a longo prazo é sobretudo a curto prazo, se bem percebi.
Já a partir de Janeiro não há dinheiro para pagar salários.
E se não cumprires o fair play financeiro, também sofres as consequências. Ainda tens de pagar 9 milhões do Amorim este ano sob pena de…enfim todos sabemos.
5 Dezembro, 2020 at 13:47
Isso é verdade, e também é verdade que seja de que forma for os atuais “incompetentes” nem que tenham de negociar a alma do leão, tudo vão fazer para evitar a queda por motivos financeiros.
É um dilema que enfrentamos, a destituição e ou demissão devido à contestação vai acelerar os problemas (não vejo ninguém com um plano de milhões pronto para executar) e os incompetentes acabam por sair como uns coitados que estavam a salvar o clube e foram impedidos.
Não sei o que é melhor, lutar pela destituição ou dar tempo para caíram de maduros mesmo sabendo que cada negocio, cada dia que passa mais difícil será recuperar o clube.
5 Dezembro, 2020 at 14:51
“Não sei o que é melhor, lutar pela destituição ou dar tempo para caíram de maduros mesmo sabendo que cada negocio, cada dia que passa mais difícil será recuperar o clube.”
O problema não é esse…
Quero lá saber que se queixem e que a CS continue a manipular as pessoas… Burrice tem limites.
O problema é… quem nos garante que quem lhes suceder vai resolver os problemas do Sporting?
Quem nos garante que não será pior?
Obviamente que se tem que fazer alguma coisa. Como está não pode continuar.
Mas o Sporting não é como o Brasil do Tiririca (que dizia que “pior não fica”).
Ou acham mesmo que a croquetagem já não arregimentou “candidatos” ou “elementos da estrutura” para manter a coutada?
5 Dezembro, 2020 at 14:55
O maior erro foi o que aconteceu em 2018.
Essa foi a maior asneira que os Sportinguistas cometeram (repito: contagem por recrutados pelo João Teives e sacos do Lidl não adulteraram a contagem dos votos e os resultados foram realmente os que foram).
Voltar atrás, agora, é impossível.
5 Dezembro, 2020 at 12:21
Não sei como vamos sair deste buraco, até porque mesmo que consigamos ir a Champions não teremos nem de perto nem de longe as receitas do Porto ou carnide com o nosso ranking miserável. Tirando o nuno Mendes tb não temos ninguém que renda dinheiro a sério.
Quando estes fdp sairem do Sporting, espero que façam uma auditoria a séria e sejam responsabilizados pelo colapso financeiro do Clube. E se houver provas de que roubaram o Sporting é bom que fujam para o Afeganistão.
5 Dezembro, 2020 at 12:34
Espero é que quem venha a seguir não lhe permita sequer pensar em voltarem 1 dia.
Esse foi um dos erros de bdc, não ter afastado esta gentalha definitivamente
5 Dezembro, 2020 at 12:29
Há um padrão de J nos comentários a este post.
Ou então é o conhaque a fazer efeito.
5 Dezembro, 2020 at 12:34
Esse gajo é merd@
5 Dezembro, 2020 at 13:15
São os jotinhas…
5 Dezembro, 2020 at 14:02
Há sim. O Exército do Nojo adoptou o “Jota” de Nojo para ser mais fácil de gerir a coisa.
6 Dezembro, 2020 at 3:04
Na profusão de jotas, jotas
Alvos cavalos e agiotas
Em mendilhões forrados, notas
Impunidade e um par de botas
5 Dezembro, 2020 at 12:53
precisamos de vender um jogador já em janeiro para pagar os salários.
e eles estão a ser vendidos aos bocados.
se este clube fosse sério e não estivesse fechado no escritório do oculinhos…
eu gostava de saber em assembleia geral que partes dos direitos económicos é que foram já vendidos aos agentes a cada pomposa renovação de contrato.
6 Dezembro, 2020 at 3:17
Borja to the rescue
Barcelona na corrida
5 Dezembro, 2020 at 12:58
Aposto que se consegue um ” economista ” que não o Malcom que tenha uma visão completamente diferente destes números .
A mim preocupam-me mas já não me assustam , mais milhão menos milhão já é assim pelo menos à 60 anos.
5 Dezembro, 2020 at 13:06
Claro que apenas sinalizei os aspetos mais negativos e não estão todos, os aspetos positivos mesmo descontando algumas mentiras estão nos highlights feitos pela Direção não preciso de os publicitar.
Repara as regras tem mudado mas pior que isso se não tiveres dinheiro para pagar despesas básicas, como salários, agua, luz comunicações, há rescisões e ou cortam o serviço, sempre assim foi e retomando a questão das regras, ainda no ano passado houve clubes a descer de divisão por causa das dividas, veremos se clubes e empresários vão colaborar, por exemplo o Trolha é um grande amigo e não se importa de receber os milhões mais tarde …..
5 Dezembro, 2020 at 13:19
Para os mesmo números há sempre duas visões diferentes.
Agradeço que partilhes connosco qual é a visão alternativa que podemos retirar deste R&C.
Nem é necessário ir buscar uma análise de algum expert na matéria, basta a tua visão pois todos temos opinião sobre a matéria.
O Malcolm deu a dele, aguardo a tua ou do tal “economista”.
5 Dezembro, 2020 at 15:33
Acho difícil. É preciso serem mesmo “economistas” (perceberem tanto de finanças como eu percebo de missa).
Spinners há muitos, mas dificilmente encontras um que consiga justificar de modo diferente estes resultados.
Podes ler a análise de alguém que esteve ao lado desta Direcção e que tenho por pessoa séria:
https://twitter.com/OArtistaDoDia/status/1334199616758292481
5 Dezembro, 2020 at 13:10
:”Claro que apenas sinalizei os aspetos mais negativos ”
Obrigado pela sinceridade , estou esclarecido.
5 Dezembro, 2020 at 13:24
Gostava de ver essa visão alternativa a esta catástrofe. Onde é que ela está?
Pois, talvez o Stevie Wonder consiga vê-la.
Os factos são uma chatice Pacheco.
5 Dezembro, 2020 at 13:25
Aproveita e realça os aspectos positivos.
Facil, facil.
5 Dezembro, 2020 at 13:35
Mas olha que os aspetos positivos e feitos por quem tem o interesse e obrigação de os salientar não são muitos, com interesse apenas estes:
– Consolidação do modelo definido com base na formação, com 10 jogadores da formação na Equipa A, o que representa 38% do plantel
– Redução do défice operacional, sem transações de jogadores, em 37% reduzindo de 7,2 milhões de euros para 4,5 milhões de euros
ESQUECERAM foi de referir que a comparação é feita com o 1T de 19/20 que era muito mau e indicador do caminho errado que estava a ser seguido, se fizessem a comparação com o 1T de 2017/18 nem teriam coragem de salientar estes aspetos como positivos.
5 Dezembro, 2020 at 15:26
Ria-me se não fosse triste
5 Dezembro, 2020 at 15:26
Realmente, podias fazer o favor e apontar os aspectos positivos!!
5 Dezembro, 2020 at 13:37
Obrigado Malcolm pela tua análise, muito importante sobretudo ao nível da evolução das diversas rubricas nos últimos anos.
Godinho Lopes levou dois anos a mostrar a sua total incompetência para o cargo, deixando um buraco de 100M€ nas contas e mesmo assim quase metade dos sportinguistas que votaram em 2013 estavam dispostos a continuar com um croquete à frente do clube, de seu nome Peyroteo.
Em 2013, à beira de um PER mas ainda podendo contar com a ajuda dos bancos para efectuar a reestruturação financeira, apertou-se o cinto às contas do clube e iniciou-se uma brilhante recuperação ao longo de 5 anos.
De 2018 para cá, tem sido o constante delapidar de património financeiro e desportivo, sobrevivendo à custa de uma herança pesada que tem servido para…esconder a incompetência de Varandas e Zenha para os cargos que desempenham.
Sobre Varandas não era necessário dizer nada, a cada intervenção sua percebia-se que estava ali um zero e mesmo assim uma significativa parte dos sportinguistas votaram e elegeram este incompetente.
A menos que exista a surpresa de ver o Sporting na Champions, o Sporting continuará a vender os seus melhores e a aumentar o buraco a cada ano que passa…até um dia o buraco ser irreversível.
5 Dezembro, 2020 at 13:53
Excelente resumo, deixa acrescentar o buraco do godinho era de 122M a maior parte em divida aos bancos e o atual já é de 106M e em crescimento e para piorar o quadro mais de metade da divida é a empresários e clubes.
5 Dezembro, 2020 at 13:55
Em 2013 estávamos nas mãos dos bancos em 2020 estamos nas mãos de empresários e clubes. 🙂
É só quererem forçar o recebimento do que está em divida e logo vemos onde vamos parar.
5 Dezembro, 2020 at 14:05
Uma mudança que faz toda a diferença pois esses não estão cá para perder dinheiro.
5 Dezembro, 2020 at 13:46
Boas.
Basicamente temos que vender 1 ou 2 jogadores, entre Janeiro ou no Verão.
Se entramos na champions direto, se calhar chega vender só um, estou errado?
O problema será nas percentagens de passe ou de venda (?) da malta que entrou este ano, certo?
É uma aposta de risco, imaginando que não vais á champions, por exemplo…
Mas também será uma aposta ganha, se formos á champions direto….ou SE formos campeões (difícil, por tudo o que engloba o futebol PT).
Em Janeiro já vamos ter uma resposta a isto.
No entanto isto não anda longe do que é um o mercado em PT, ainda estou á espera de um ano em que não tens de vender 1 jogador por época, ou por assédio de grandes clubes Europeus ou por necessidade de colmatar dividas.
Por isso é que os clubes em PT, vão ser sempre quem vende para as big3..a formação é o caminho.
5 Dezembro, 2020 at 14:01
Como isto está, não chega um jogador ou dois, nem pode ser qualquer um, pois uns só temos percentagens e poucos são os que tem um mercado que renda dinheiro a sério.
E a Champions também não basta.
Basta ver os números crus que ali estão para ter uma noção do descalabro.
Como é que ele dizia: All-in? Pois….
5 Dezembro, 2020 at 14:11
Pela entrada na Champions são 40M ou um pouco mais.
Dps ficas dependente de alguns jogadores para vender…
5 Dezembro, 2020 at 14:21
20/25 Milhões.
40 Milhões é para Porto e Benfocas, pois têm mais pontos do que nós.
5 Dezembro, 2020 at 14:23
Pois é isso.
No entanto o cenário, será sempre o mesmo, vender jogadores.
5 Dezembro, 2020 at 14:41
20 ou 40 è quase a mesma coisa , os zeros são iguais só muda o nr da frente.
Amealhar pontos è coisa que não nos preocupa.
5 Dezembro, 2020 at 14:50
O que importa é ser campeão.
Desperdiçar energia nas competições europeias é estúpido
By Tasqueiro desconhecido
5 Dezembro, 2020 at 15:03
🙂
5 Dezembro, 2020 at 17:09
Não são não. Á volta de 20 milhões. E vender jogadores é muito fácil, basta ver os excelentes negócios que o Varandas fez para estar confiante. E agora que sobram apenas 2 ou 3 jogadores com valor de mercado assinalável vai ser bonito vai.
5 Dezembro, 2020 at 14:43
Depende de quem venderes. O Nuno Mendes é capaz de cobrir a necessidade, o Pote e o Jovane já não.
5 Dezembro, 2020 at 15:03
Se as comissões forem iguais as do Bruno Fernandes não fica assim muito
5 Dezembro, 2020 at 15:22
Também é verdade. O negócio do BF é a prova que estes gajos preferem untar as mãos a agentes do que encher o Sporting de dinheiro. Não só foi barato como ainda tiveram de meter o Mendes ao barulho.
5 Dezembro, 2020 at 16:28
Quanto foram as comissões da transferência do Bruno Fernandes?
5 Dezembro, 2020 at 17:21
màs línguas dizem por volta de 25%.
5 Dezembro, 2020 at 17:29
Isso são lapsos línguas.
A verdade anda por aí.
5 Dezembro, 2020 at 17:37
Cabalas
5 Dezembro, 2020 at 13:59
CATASTRÓFICO!!
Só este quadro é razão para temer pelo futuro:
“Resultados no 1º Trimestre dos últimos anos sabendo que habitualmente é no primeiro trimestre que se concentram grande parte das receitas e por esse fato, ocasiona elevados resultados positivos que vão sendo absorvidos ao longo dos trimestres seguintes em que a receita é menor.”
2016: 62.9M
2017: 24.7M
2018: 16.0M
2019: 21.0M
2020: -4.1M
O Godinho ao pé disto vai passar por bom gestor.
Não abram os olhos não sportinguistas…
Excelente trabalho Malcolm, puseste o dedo numa ferida que se quer escamotear a todos os níveis.
Basta ver a aflição dos assalariados de serviço como o J e o Jx que vieram a correr tentar apagar o fogo com argumentação tão oca como “hoje joga o Sporting” ou “És um avençado”. Tudo isto porque pura e simplesmente se fez uma avaliação que se impunha deste desastre financeiro.
Falem-me de herança pesada.
5 Dezembro, 2020 at 14:19
Deixa acrescentar uma coisa porque é importante, o efeito covid no trimestre de acordo com o fisiatra é de quase 5M nas receitas, mas ele também assume e bem que este trimestre contou com 4M extra da receita dos jogos da época passada que se realizaram em Julho.
Ou seja, com efeito Covid na plenitude e que será assim nos trimestres futuros, o resultado seria 8M negativo.
5 Dezembro, 2020 at 17:06
Foda-se….
5 Dezembro, 2020 at 14:07
Sinceramente nenhum destes números surpreendem muito, eram números esperados
Tivemos praticamente zero receitas no primeiro trimestre, contrariando o que é o normal contabilistico, e vamos ter receitas (poucas) no segundo trimestre o que também é uma anormalidade e que vsi ajudar a “embelezar ” a coisa.
Creio ser claro que o problema nao é este trimestre, foram outros trimestres anteriores onde se desbarataram receitas e não se apostou em consolidação nem em contenção.
E continuo à espera que este CD demonstre com números claros, com evidências, onde estava a “pesada herança” que engoliu assim tantos milhoes na propalada sangria desenfreada de quando tomaram posse. Fslaram tantas vezes nisto que eu, enquanto sócio, gostava que demonstrassem cabalmente a mesma.
Vamos esperar por um milagre desportivo que possa mitigar o desastre financeiro e deixar uma situação minimamente controlável… para os próximos.
SL
5 Dezembro, 2020 at 14:20
Há pelo menos um jogador que deve estar na calha para sair em Janeiro.
Jovane.
No próxima verão.
Nuno Mendes.
Palhinha.
Pote.
A entrar na Equipa A, na próxima época que podem assegurar o futuro com esta ou outra direcção.
Quaresma.
Inácio.
Bragança.
Nunes.
Tomás.
Plata.
ps: Não conto com os sub-23/B ou possíveis compras.
5 Dezembro, 2020 at 14:34
Obrigado Malcolm por mais um excelente trabalho.
Pena que alguns continuem em estado de negação não conseguindo analisar duas realidades diferentes, a financeira e desportiva. Sendo as duas faces da mesma moeda podem pontualmente oferecer – nos estados de espirito contrastantes, como acontece no presente, mas inevitavelmente convergirão a prazo pela influência da mais poderosa. E é essa preocupação que me impede de saborear em plenitude o bom momento desportivo que atravessamos. Penso que não haverá nenhum economista, sem aspas, que tenha visão diferente da análise do Malcolm.
5 Dezembro, 2020 at 15:23
Votação:
Malcolm a CFO do Sporting?
5 Dezembro, 2020 at 15:28
hahahahahahahahaha
A pasta estava tão bem entregue a Carlos Vieira, duvido que alguém faça melhor.
5 Dezembro, 2020 at 15:37
BdC nao gosta deate comentário!
Vais levar com os “resistentes” à conta disso.. eheheh
Abraço e SL
5 Dezembro, 2020 at 16:56
Julgo que não é muito difícil nem incompatível elogiar os dois. Já ouvi varias vezes BdC a falar no assunto e compreendo de certo modo a magoa que sente, (descontando o exagero no que diz) e sendo muito difícil mas ainda acredito que um dia num interesse comum possam voltar a trabalhar juntos. Eram uma boa dupla, perfeita no caso do Sporting.
5 Dezembro, 2020 at 17:10
Esquece o BdC, nao parece querer aprender e continua a querer viver numa politica de terra queimada.
CV sim, concordo – alias, se alguem saiu bastante prejudicado, quer pessoal quer profissionalmente, com a deriva lunatica final de BdC foi CV – que foi fiel ate’ ao fim e teve como paga o desprezo e o insulto profissional.
Gostava imenso de ver CV numa soluca a curto-prazo, talvez ainda a tempo de se conseguir salvar o que este dizia estar ja’ bem alinhavado (infelizmente sem a costura ter sido feita, apenas o esboco).
SL
5 Dezembro, 2020 at 17:23
Para isso tinha de ser sócio sem suspensão eternamente activa.
5 Dezembro, 2020 at 17:49
Também por isso.
5 Dezembro, 2020 at 15:58
Já se pode chamar o Bruno?…..
SL
#varandasout
5 Dezembro, 2020 at 16:15
Obrigado Malcolm.
Excelente serviço de esclarecimento para quem quer ver a triste e terrível realidade.
Infelizmente, ainda há muitos Sportinguistas que acreditam nas patranhas que este cd e os acólitos da , agora, cs amiga , lhes vai vendendo.
Enquanto houver , pessoas esclarecidas , como o Malcolm, ainda poderá haver uma réstia de esperança,”.
Bem haja e SL
5 Dezembro, 2020 at 16:23
Gosto sempre de ler a opinião do Malcolm, seja em comentários, seja num post.
Dá-me uma visão de alguns aspetos que não domino e tento depois comparar com outras opiniões espalhadas “por aí”.
Já muito foi dito aqui, mas não querendo parecer simplista, esta merda é catastrófica se a equipa principal de futebol não tiver sucesso, é altamente ignorada pela grande maioria se formos campeões ou chegarmos à LC.
Isto, porque ninguém quer saber desta merda. Ou quase ninguém, estou naturalmente a exagerar.
O que interessa é a bola entrar. Safodam as finanças, as modalidades, a união, a comunicação. Se a bola entra, isto tudo é secundário.
Só que não. Não é. Mas infelizmente, nem todos entendem a influência que tem estabilidade financeira para que tudo o resto seja um caso de sucesso.
Não é líquido, mas ajuda.
Agora vou-me focar no Famalicão, depois volto aqui para ficar outra vez deprimido.
5 Dezembro, 2020 at 17:25
Comentário lúcido aqui do camarada brave.
5 Dezembro, 2020 at 17:05
Obrigado Malcolm pela análise cuidada das contas do Sporting CP que fazes !
Eu de forma muito mais tosca, tenho alertado para o facto, de após esta direcção, nos esperar o caos financeiro ! O que espera a SAD é um PER gerido pelos credores !
E nbinguém fala da divida do Sporting Clube de Portugal ( Clube ) à ,SAD !
Pelo que será tudo tomado de assalto, por quem assumir o Passivo sem dar mais um tostão por nada !
É de lamentar que Porrinhos, Jx, e alguns outros ( que por aqui andam) que conseguem sempre desviar a atenção para outras coisas menores e acharem que o importante é a liderança do campeonato no momento, quando se depois fecharmos as portas, não sobra nada !
Enfim antes de 2018 havia outro caminho ! Agora ….
5 Dezembro, 2020 at 17:07
O problema é que essa tua análise não saia na integra aqui da tasca !
Lamento de facto !
5 Dezembro, 2020 at 17:20
Atenção aos tiranos que estão concentrados no SCP, mas há outros espalhados pelo país Rosa do Partido ( nacional … ) Socialista !
Uma ditadura de Esquerda não é assim tão improvável como isso ! Com os tempos de fome que aí vêm !