O Sporting está na meia final da Taça da Liga depois de bater o Mafra por 2-0. Mais do que uma vitória esperada, a noite trouxe Daniel Bragança a espalhar magia, Max a capitão, Quaresma e Inácio a mandar na defesa e uns pozinhos de Gonzalo Plata a dizer presente em funções pouco habituais
Max com a braçadeira de capitão, Quaresma e Inácio a formarem a defesa com Borja, Gonzalo Plata a aceitar fazer o papel que Camacho achava ser demasiado bom para desempenhar, Matheus Nunes a fazer de Palhinha, Daniel Bragança a fazer de João Mário. Rúben Amorim fazia uma verdadeira revolução na equipa e dava um voto de confiança a vários jogadores, convidados a ocupar o lugar dos que tão bem têm jogado e a conquistar o acesso à final four da Taça da Liga.
A resposta foi dada sem hesitações, pese a primeira parte demasiado morna, com a melhor oportunidade a surgir quando Sporar, rapaz que parece precisar de cinco chances de golo para fazer um, foi servido no coração da área por Tiago Tomás e viu o remate de primeira acertar na caneleira de um defesa. O Mafra, bem organizado, esticava-se pouco. O Sporting, dominador, denotava a falta de rotinas no último terço do terreno e não conseguia jogar na profundidade, acabando por não admirar o 0-0 ao intervalo, pese os esforços de Plata, o surpreendente substituto de Porro, em criar desequilíbrios pela direita com o pé esquerdo.
Nuno Mendes e Tabata vieram para a segunda parte, deixando Antunes e Tiago Tomás no duche e depressa a equipa acelerou, com o camisola 7 a ter a primeira grande oportunidade da partida. O Mafra deu um ar de sua graça através de um livre directo, Andraz, servido por Max armado em líbero, continuava a exasporar os adeptos, mas seria ele a abrir o activo, a 25 minutos do fim, concluindo facilmente uma jogada que começou num passe pinga cueca de Daniel Bragança – que classe, caray, ainda por cima mostrando que pode estar ao lado de João Mário – seguido de cruzamento de Nuno Mendes.
O efeito ketchup veio logo a seguir, com Gonçalo Plata a aproveitar um movimento de pressão alta para recuperar, acelerar, ganhar a linha e cruzar para a cabeça fácil de Tabata. Aos 70 minutos o Sporting arrumava um jogo que tinha obrigação de ganhar e que ganhou assim que acelerou.
O Mafra teria uma boa e única oportunidade, com um remate de primeira dentro da área, o Sporting ainda enviaria uma bola ao poste, mas o mais importante da noite, além da passagem às meias finais da Taça da Liga, foi mesmo a confirmação de que neste plantel todos contam e que os miúdos estão prontos a baralhar as contas do mister.
https://www.youtube.com/watch?v=fEVuuX-x62c
16 Dezembro, 2020 at 3:41
O jogo só muda realmente de tom com a entrada do Pantufas. Mais até que o Palhinha, é ele o fator chave, o grande diferenciador nesta equipa. Inexplicável como um jogador desta calibre não conseguiu impor-se numa equipa tão banal como o Inter.
16 Dezembro, 2020 at 7:48
Conte è burro.
prefere bezerros como vidal ou nainggolan.
nem o erikson joga.
16 Dezembro, 2020 at 7:00
Prá frente é qu’é caminho.
16 Dezembro, 2020 at 7:06
Um dos mínimos dos mínimos atingido.
Nso vi o jogo, apenas o resumo por isso nao posso opinar – mas se existem 10 alteracoes em relação ao jogo anterior e o processo continua fluido entao isso é um dsdo extremamente positivo.
SL
16 Dezembro, 2020 at 9:18
As ideias mantêm-se a fluidez nem por isso (o que é normal), foi a razão de uma primeira parte, não digo fraca, mas como diz o Cherba morna
16 Dezembro, 2020 at 12:49
Como disse, nao vi, apenas acredito no comentário.
SL
16 Dezembro, 2020 at 7:28
Gostei do que vi…
E digam-me por favor, “ se não vi tudo”…:
“O apitador ” não mostrou amarelos aos nossos…ou eu vi mal…?
Uma equipa “ com fio de jogo”…a quem “ só falta por exemplo…um Slimani…
Sporting Sempre…!
SL
16 Dezembro, 2020 at 8:31
Amorim arriscou colocando uma equipaa nova. Mas como ele diz, todos merecian. E ele sabia que não ia ser fácil, tendo em conta a falta de ritmo, mas deu uma prova de confiança a todos.
Ganhamos! Sem discussao, sem um lance (que me lembre) de verdadeiro perigo do Mafra.
Destaque positivo para Inacio, Bragança e ate Plata. 3 jogadores de muita qualidade. Plata quando melhorar a decisão (e isto nao é facil) sera diamante. Parece estar com o treinador certo.
Quaresma esteve perro (normal), Matheus complicou sobretudo nos passes longos. Continuo a achar que Tabata será um titular em breve.
Venha o Farense.
Nas meias é o vencedor do jogo so Braga não é?
16 Dezembro, 2020 at 8:39
O passe do Bragança…
Tanta qualidade.
16 Dezembro, 2020 at 8:40
Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães, vão passar…..
16 Dezembro, 2020 at 9:05
…
Impossível.
Há que manter as audiências na final four.
Esquece.
16 Dezembro, 2020 at 9:45
Wait and see
16 Dezembro, 2020 at 22:14
Infelizmente o Paços já era… As Galinhas estão à rasca…
16 Dezembro, 2020 at 8:56
Um pormenor que eu gosto na gestão de jogo do Amorim é o facto de ele mexer na equipa quando esta mais precisa. Está difícil desbloquear o jogo e sentimos algumas dificuldades no último terço? E pumba, logo ao intervalo lança dois jogadores mais rodados e viu-se logo a diferença.
Que venham agora os Leões do Algarve, vai ser um jogo muito difícil, para mim o farense é das melhores equipas a praticar futebol neste momento no campeonato, espero um bom espetáculo de futebol e, no fim, a vitória do SPORTING.
16 Dezembro, 2020 at 8:59
Ganhemos, que é o que interessa.
Ponham o Matheus Nunes a ver vídeos sobre as movimentações do Palhinha, e pode ser que o miúdo venha a ser um grande jogador. Gosto da raça dele, irrita-me que não solte a bola e tente SEMPRE ir por ali acima. Não tem muito jeito para isso e atrapalha o colega a quem era suposto ele ter passado a bola, emperrando um bocado o jogo. Ao contrário de alguns por aqui, acho que o miúdo tem muita qualidade. Tem que aprender. E para aprender, têm que o ensinar.
De resto, equipa sem rotinas na primeira parte, um bocado trapalhona. Mas o adversário, com o devido respeito, nunca deu grande réplica. Quando se viu que a coisa não desemburrava, foi só meter dois ou três titulares.
Tenho tanta, tanta, tanta, mas tanta, tanta, tanta pena de o Bragança estar tapado pelo João Mário. É um desperdício indecente aqueles pezinhos e aquela visão de jogo sentados no banco de suplentes.
16 Dezembro, 2020 at 9:33
Por acaso a determinada altura pensei porque não Matheus na direita, Pote e Bragança no meio e Plata no corredor.
16 Dezembro, 2020 at 10:32
Tem calma que o puto à 4 anos atrás andava a vender bolos numa pastelaria!
16 Dezembro, 2020 at 10:40
Se a entrada do João Mário é que traz realmente o que faltava, significa que o Bragança não deu conta do recado na primeira parte, e estamos a falar de uma equipa da 2a liga. Não está pronto para titular. Acredito que até lá não demore. Tem de ser lançado em todos os jogos aos 60 minutos para amadurecer. A titular, ainda se perde.
16 Dezembro, 2020 at 10:53
Não.
Significa que o Bragança sem ritmo e quase sem jogo precisa de ajuda para gerir os tempos de jogo. Coisa que o M. Nunes não é capaz de fazer nem quando tem ritmo porque não é esse tipo de jogador.
E significa que os 2 como dupla têm de jogar para terem rotinas….coisa que acontece com qualquer dupla….não me recordo de nenhuma dupla que tenha corrido bem à primeira que jogaram juntos nenhum deles sendo titular.
O Bragança pode ser titular na boa desde que tenha alguém ao lado dele com ritmo e experiencia … Aliás, na minha opinião na ausência de 1 deles (Palhinha ou JM), é o Bragança quem pode dar mais à equipa na grande maioria dos jogos…
16 Dezembro, 2020 at 10:56
“Se a entrada do João Mário é que traz realmente o que faltava, significa que o Bragança não deu conta do recado na primeira parte”
Discordo. Teve de desempenhar o papel que estaria destinado ao Mateus Nunes: a recuperar bolas, a fazer cortes, em zonas muito recuadas. Teve de dobrar o colega a maior parte do tempo. Que o Amorim me faça a vontade e ponha em campo a dupla Bragança-Palhinha num ou dois joguinhos, para veres a diferença. Acredita que o miúdo é craque. Impressionou-me nos júniores. Vingou por onde passou.
16 Dezembro, 2020 at 11:59
“Se a entrada do João Mário é que traz realmente o que faltava, significa que o Bragança não deu conta do recado na primeira parte”
…..pela mesmo tipo de ideia…”se a tipa não ligou nenhuma ao meu charme de engate é porque ela não reconhecer um homem bonito!” – boa zé tou contigo, elas não sabem o que perdem!
16 Dezembro, 2020 at 12:05
wtf?
16 Dezembro, 2020 at 12:11
Não é para tí é para o bala!
16 Dezembro, 2020 at 12:18
Ah, OK. 🙂
16 Dezembro, 2020 at 20:45
Eu conto com o Bragança para o lugar do João Mário, porque esse sai garantido no fim da época. O que quero dizer é que o João Mario quando entra acrescenta aquele nadinha que diferencia as equipas grandes das pequenas, e isso não tem nada a ver com ter ou não o Palhinha ao lado. Conto com o miúdo e vê-se que é craque. Só não o vejo pronto para ser titular, mas isso é normal.
16 Dezembro, 2020 at 9:04
Epá, Sporar é muito mau.
PL urgente. Quaresma trata do Neto.
E siga.
16 Dezembro, 2020 at 9:26
Tu és mau. Apoia os nossos. Eles vêm aqui ler estes comentários lampiânicos e claro que se desmotivam. Vai para os blogs lampiões elogiar o Valdo Schmidt e o Cebolão.
16 Dezembro, 2020 at 9:19
Competição que consegue ter menos interesse que o (pouco) habitual. Só hoje percebi que não havia grupos e que o jogo era de apuramento directo para uma final a quatro.
Serviços mínimos num jogo entretido. Ninguém jogou mal mas ninguém jogou especialmente bem. Deu para ver os pezinhos do Bragança, que o Plata tem talento muito acima da média (mas como lateral, coitado), que o Mendes manco é melhor que o Antunes a 101%, o Tabata é reforço, e que o Sporar é um finalizador de excelência.
Venha o Farense.
16 Dezembro, 2020 at 9:23
Não houve grupos, e pelos jogos também não houve sorteio. Competição devia de ser para equipas de meio/fundo da tabela, e 2a liga. Sempre dava outro alento a equipas que estão habituadas a não lutar por “nada”.
16 Dezembro, 2020 at 10:30
Ok ok. Mas pergunta à Allianz, aos CTT, à Carlsberg, à Sport TV se e quanto estão dispostos a meter numa competição dessas. E depois pergunta a essas equipas se estão interessadas. A Taça da Liga é um caso bicudo. Tem pouco interesse mas não se vislumbra como aumentá-lo.
16 Dezembro, 2020 at 10:53
A Taça da Liga foi desenhada para ser um torneio entre os mais fortes. Por alguma coisa terá sido.
O português não compra futebol, compra jogos de clubes. Basta ver o tratamento dado pela SIC ao Braga.
16 Dezembro, 2020 at 11:01
É normal que os meios de CS tenham esse apetite….
Quem devia ajudar os pequenos na divulgação e a aparecer e a dar em canal aberto e tudo mais era a Liga.
Para além deles próprios, em vez de passarem a vida a lamber os escroto aos grandes, ao JM e a tirarem o deles….
16 Dezembro, 2020 at 18:04
Transformar esta taça numa taça Ibérica era mel.
16 Dezembro, 2020 at 10:37
Realmente o esporrar é um finalizador de excelência, consegue matar qualquer jogada de golo eminente.
Não gozes com pessoal! Para se jogar no Sporting tem de se ter qualidade e esse gajo é cepo com olhos. Que peça para cagar e aproveite para fugir. Ainda por cima é dos que tem maior salário no plantel.
16 Dezembro, 2020 at 10:55
Também concordo que o Sporar é um jogador eminente.
Só precisa que os adeptos lhe dêem força.
Força Sporar! Avança com toda a confiança.
16 Dezembro, 2020 at 22:25
Força, Sporar! Avaça! Estou contigo!
(numa alusão do insentivo de Pobre Guedes a Paulo Tortas – bonecos do Contra Informação)
16 Dezembro, 2020 at 22:25
*incentivo
16 Dezembro, 2020 at 22:27
[que fique sem efeito o meu comentário acima… tem demasiados erros]
Força, Sporar! Avança! Estou contigo!
(numa alusão do incentivo de Pobre Guedes a Paulo Tortas – bonecos do Contra Informação)
16 Dezembro, 2020 at 9:27
Bom jogo, não há muito que dizer. Muita mexida, equipa demorou a carburar. Plata a defender coitado, mas no último terço mostra que tem qualidade, principalmente quando vai para cima do defesa. Ontem foi quem mais trabalhou em campo.
Só apontar uma preocupação, porque ainda as há: Nuno Mendes ainda não está completamente recuperado, ou isso, ou já tem caruncho. Antunes joga meia parte, fica com os pulmões de fora. Ontem estranhei muito a permanência de Borja a central esquerdo. O rapaz tem mais que qualidade para assumir a lateral, é tosco por vezes, mas cruza bem e está sempre disponível, seja para defender seja para atacar. Acho que o RAm devia de rever esta parte do jogo.
16 Dezembro, 2020 at 9:48
É sempre importante vencer e o jogo de ontem serviu para motivar a malta mais nova e segundas linhas, mas foi um jogo para encher chouriços.
Ficou demonstrado, com excepção para Bragança, Gonçalo Inácio (vai ser mais jogador que quaresma) e tabata, que quando as coisas começarem a apertar e elas vão apertar, ai se vão… nossas segundas linhas não chegam para dar conta do recado. Não arranjem um PL com qualidade que não é preciso… Venha o Farense.
16 Dezembro, 2020 at 10:10
Bom dia Tasca,
É um crime lesa futebol mundial, que o Daniel Bragança, não seja nesta altura, titular indiscutível da equipa sénior A masculina, do Sporting Clube de Portugal !!!
O Bragança faz-me lembrar, o Iniesta do Barcelona, mas que grande jogador !
Para mim é um dos melhores jogadores … senão o melhor jogador do plantel !
Só num clube de aprendizes de treinador e dirigentes amadores, isto é possível !
SL
16 Dezembro, 2020 at 10:28
E tiravas quem?
16 Dezembro, 2020 at 11:02
Ah…Ah… !!!!
Não tirava ninguém …! Já que temos de defrontar equipas de râguebi (15 Jg.)…. com os árbitros a jogar contra nós, e mais os vídeo árbitros, acredita que mesmo assim não era fácil !
SL
16 Dezembro, 2020 at 12:21
Eu tirava o Adan. O Bragança tem melhor jogo de pés, ia melhorar imenso a primeira fase de construção.
16 Dezembro, 2020 at 13:44
Sei não. Se calbar tirava o Neto, que o Adan joga melhor com os pés que ele.
16 Dezembro, 2020 at 10:37
Bragança tem o que muitos não tem. Mas concordo com o Amorim que precisamos de calma que é o 1o ano a Liga.
Nao joga tanto porque ha Palhinha e JM.
Não é bem nao jogar por haver Eduardos, Doumbias ou Battaglias
16 Dezembro, 2020 at 10:58
Concordo que o Bragança é já um bom jogador e tem um potencial imenso. Mas ainda ontem deu para ver que o rendimento está ainda longe de ser o que João Mário, Pote e Nuno Santos têm apresentado. E julgo que ele nem pode jogar nessas 3 posições, está sobretudo tapado pelo João Mário. Se há coisa em que RA tem estado bem é em escolher os jogadores com mais rendimento.
16 Dezembro, 2020 at 11:03
Sim…falta-lhe a tarimba e o ritmo do JM especialmente para jogar ali a gerir o jogo. mas isso só o tempo é que vai dar….O JM também não tinha…
De resto basta ver a exibição do Pote para perceber também que jogar numa equipa sem ritmo e rotinas não ajuda a mostrar nada….
16 Dezembro, 2020 at 10:29
Miúdos cumpriram. Bragança tem muito futebol naqueles pés e principalmente naquela cabeça.
Sporar faz um gajo perder a paciência.
16 Dezembro, 2020 at 10:44
Tenho de rever o jogo. Vi muito pelo canto do olho mas pareceu-me uma equipa um bocado “desconchavada”.
O Plata anda à procura de posição….eu não gosto de o ver fazer a ala direita toda porque grande parte das vezes cria o desequilíbrio e depois não consegue fazer nada porque não tem pé direito. É diferente de quando joga a extremo porque aí pode entrar para dentro para abrir caminho ao ala. A jogar como ala ele acaba sempre a ir, passar, voltar para trás à procura do pé direito…e ninguém vai à linha (devia ser ele). Aquela assistência para o 2º golo foi um ocaso na decisão. Teve muitas oportunidades para fazer aquilo e nunca conseguiu.
Do lado esquerdo o Antunes vai mostrando porque é que não é jogador para o Sporting e muito menos para este sistema. Não tem velocidade para isto. Acho mais interessante desde o inicio meter o Plata pela esquerda desde que seja a fazer a ala toda mas depois falta alguém para jogar na direita. Parece-me ser a maior lacuna do plantel a seguir ao PL.
No meio o Inácio distribui muito bem e acho que se complementa muito bem com o Quaresma que tem os rins e a velocidade que mais nenhum tem. Que continuem os 2 a trabalhar para agarrar as oportunidades porque neste momento nem eu que não gosto nem do Feddal nem do Neto os tirava…
No meio parece-me que o Bragança e o M. Nunes os 2 juntos têm dificuldade em gerir os tempos de jogo e em combinar. Acho que têm os 2 muito talento e o farão mas atualmente e com poucas rotinas. Qualquer um deles com o Palhinha ou com o JM e a coisa muda logo de figura e foi o que aconteceu.
Na frente achei o Pote apagado e o Sporar…foda-se…é aflitivo como ele falha. Nem é aqueles falhanços de golo feito porque ele falha logo o timming de chutar ou de se desmarcar. O TT foi o TT. Começo a achar que para além do talento, está ali um gajo consistente e que muito raramente desilude. Entrega-se ao jogo, tem técnica, tem calma…
Mas como digo são um pouco apontamentos mais soltos de ir vendo o jogo pelo canto do olho. À partida entre hoje e amanhã vejo o jogo “com olhos de ver”….
16 Dezembro, 2020 at 11:06
+ 1 para rever o jogo com calma!
TT é um Liedson em potência!
16 Dezembro, 2020 at 19:51
O Plata é o extremo que desequilibra. Taticamente é fraco, ou fica aquém, mas por vezes através da irreverência decide o jogo. Encostado à ala é fdd usar o que sabe melhor, mesmo que ainda decida muito mal, o Plata tem qualidade mais do que suficiente para o Sporting. Para mim a luta seria Tabata vs Plata à direita, Nuno Santos vs Pote à esquerda.
O resto do texto, não há muito a acrescentar, só que o Sporting perde com Sporar no meio em vez de estar lá o TT.
16 Dezembro, 2020 at 11:54
Ao contrário do que se diz por aqui, não foi o Bragança que teve problemas na 1a parte nem o João Mário que mudou 9 jogo.
O que fez a diferença foi a saída do Matheus Nunes, independentemente de quem o substituiu.
O Matheus não quer ser 6. Quer estar lá a frente e tem um gravíssimo problema… Não sabe jogar ao primeiro toque. Transporta em demasia a bola, agarrar-se a ela e prende o jogo. Com isso Bragança teve que ficar mais vezes no balanço defensivo e quando subia tinha o matheus encavalitado nele. Matheus não é um gajo inteligente a ler o jogo.
Não ver isto de forma clara é não perceber nada do que se passa lá dentro.
Com João Mário, que joga ao primeiro toque, Bragança teve mais espaço para subir e assumir o ultimo passe. Com palhinha então teve a liberdade total.
O Sporting joga rápido, ao primeiro ou segundo toque é Matheus destoa muito nesse tipo de jogo. Assim que saiu, em 5 minutos houve 2 golos.
Mathues tem que por na cabeça que vai ser 6, não é nenhum Maradona, e tem que deixar de fazer 4 faltas a cada 5 tentativas de desarme dos adversários. Ele que ponha os olhos em Palhinha.
16 Dezembro, 2020 at 12:06
+1
16 Dezembro, 2020 at 12:16
E atenção, não digo que o Mateus seja mau jogador. É apenas indisciplinado taticamente. O Ruben Amorim que o dome.
16 Dezembro, 2020 at 12:07
Porra e mesmo isto. O puto não consegue jogar nem ao primeiro nem ao segundo toque. Emperra tudo, demora demasiado a soltar a bola.
16 Dezembro, 2020 at 12:09
Boa análise. Subescrevo. Realmente o M. Nunes perde-se um bocado no seu tipo de jogo, um banco na minha opinião!
16 Dezembro, 2020 at 12:29
Subscrevo inteiramente, o MN vai ter de perceber rapidamente a sua função na posição.
Tecnicamente e fisicamente aparenta ter condições para poder ser um bom 6, mas se insistir nestas sequências de más decisões e mau posicionamento será sempre um grão de areia na engrenagem.
SL
16 Dezembro, 2020 at 12:37
Matheus é um 8
Um box to box
Completamente diferente de todos os outros que temos no meio campo.
16 Dezembro, 2020 at 15:19
Nunca percebi o hype com o MNunes…acho que se não fosse aquela tirada “á la varandas” era apenas só mais um jogador com hipóetese de subir á 1ª equipa.
Nessa linha continuo a dizer que Bragança está muito mais preparado para jogar que ele…e até para jogar no lugar de JM se este continuar a jogar futebol sem baliza.
16 Dezembro, 2020 at 16:03
Porque o M. Nunes tem tudo, só precisa de melhorar o timming de soltar a bola e depois com a experiencia ganhar conhecimento tático. De resto tem fisico, tem potencia, tem tecnica, tem passe longo e curto, tem remate, joga com relativa facilidade com os 2 pés…
Tal como o Bragança tem tudo e tem apenas que saber melhor gerir os tempos de jogo e o proprio jogo, assim como a experiencia lhe dar conhecimento tático.
Nunca vou perceber esta coisa de andar a comparar putos e se um está pronto o outro não presta e vice versa…são 2 bons potenciais que precisam de ser trabalhados…
16 Dezembro, 2020 at 19:59
Dos médios que jogaram esta época é para mim o pior. Não tem nada que o destaque dos outros. É médio de transporte como o Wendel, mas não tem a mesma qualidade. Tem qualidade de passe curto e longo, mas não tem a velocidade de passe do JM, nem a visão do Bragança, e no passe curto e mesmo longo não é melhor que os dois. Tem força e velocidade, mas não é o Palhinha, nem se posiciona como ele nem sabe pautar o jogo.
Falta-lhe alguma coisa para se tornar especial (e um pouco de inteligência também).
16 Dezembro, 2020 at 20:55
+1, e até digo que o Rodrigo Fernandes me entusiasmava muito mais que ele – não percebo o seu ocaso, é mais novo e nem joga em nenhuma das equipas B ou Sub-23?
16 Dezembro, 2020 at 12:01
Muita miudagem de qualidade.
Amorim sabe ler o jogo.
Sporar é anedótico.
A contratação de um ponta de lança é para ontem.
16 Dezembro, 2020 at 12:08
Sou dos poucos que ainda acredita em Sporar…
Venha a confiança!
SL
16 Dezembro, 2020 at 12:10
Haja esperança….
SL
16 Dezembro, 2020 at 12:11
Daniel Bragança. É só.
16 Dezembro, 2020 at 20:59
Inácio e Brangança- que bonito!
https://www.lateralesquerdo.com/2020/12/16/atracao-variacao-o-jogo-dos-leoes-guiado-por-braganca-e-inacio/
16 Dezembro, 2020 at 22:33
Nice. Só não percebo a comparação de Daniel Bragança com Palhinha. Não jogam na mesma posição. Não desempenham as mesmas funções.