O Lille, equipa que vai à frente da Ligue1, atravessa sérias dificuldades financeiras. Como tal vai ser vendida a um fundo inglês, pelo menos foi o anunciado durante esta semana. Embora tenha feito vendas de jogadores acima dos 200 milhões de euros nos últimos dois anos, isso não impede o Lille de ter uma dívida gigantesca. Soa a algo familiar, não soa?
Este Clube foi mais um que nos últimos anos ficou debaixo da proteção de Jorge Mendes e grandes vendas se seguiram. No entanto, é sempre bom relembrar que o produto da venda não fica todo nos cofres do clube, pois há sempre que pagar as comissões, todos os custos salariais e as aquisições que “obrigatoriamente” se seguem. No final do dia e das contas nunca sobra dinheiro para o clube, e assim se cria a dívida. Quem vier a seguir que feche a porta, ou fique com o odioso de ter de fazer a cura de emagrecimento.
O mais engraçado é que já foi assim no Mónaco, onde curiosamente também Luís Campos desempenhou funções que desempenha no Lille, também foi assim no Valência, e agora o referido clube Francês.
Quem se seguirá? Não sabemos, mas há sinais cada vez mais preocupantes no nosso Clube, em que esta demasiada proximidade entre Clube e Agente nos empurra para uma necessidade imperiosa de fazer vendas para pagar salários, e no fim do dia, e no final das contas fica sempre algo por pagar.
Basta olhar para a conta de Fornecedores que ascendem já a quase 65 Milhões de Euros e com tendência de subida, pois há 3 meses era de “apenas” 55 Milhões de Euros. Boa parte desta dívida é a clubes que estão na esfera de influência de Jorge Mendes, ou ao próprio via a sua empresa.
Tal como o Lille, também vamos em primeiro lugar, e até uma espécie de Luís Campos temos no Sporting. Demasiadas semelhanças para não se ficar preocupado, demasiada “promiscuidade” em minha opinião.
Há claramente áreas cinzentas neste Conselho Diretivo, que tinha como uma das suas bandeiras a transparência. E não, não é só nos negócios do futebol que as existem. Por exemplo uma das promessas de campanha era a publicação das declarações de rendimento anuais dos titulares dos cargos diretivos, no entanto e até hoje nada foi mostrado aos Sócios. “Só” mais uma coisa prometida e não cumprida… siga.
Isto vem a propósito de uma publicação numa rede social de Rahim Ahmad – se bem se lembram, Rahim, demitiu-se este ano em plena pandemia – onde dá os parabéns a Miguel Afonso pelo prémio Stromp de dirigente do ano. Ora nessa publicação Rahim afirma que Miguel Afonso “dedica mais tempo ao Sporting do que à sua família sem ter ganho um cêntimo do Clube”
Não posso deixar de estranhar que alguém que, segundo Rahim, dedica tanto tempo ao Sporting não ganhe sequer “1 cêntimo” numa função tão exigente como ser o responsável pelo pelouro das Modalidades, pois sou frontalmente contra trabalho não pago dado que o tempo da escravatura já lá vai. É tão mais estranho quando foi dito pela própria boca de Miguel Afonso numa AG que quem “lhe pagava o salário era o Sporting”.
Esta afirmação foi feita por Miguel Afonso quando confrontado por um consócio, e com várias testemunhas ao seu redor. A pergunta feita era muito simples: “quem é que lhe paga o salário? É a LPM ou o Sporting?”.
Parece que nesta história alguém mente. Daí ser tão importante que a declaração de rendimentos seja divulgada para que, nós, os Sócios, saibamos quanto e de quem os nossos Órgãos Sociais recebem. Só assim é que a “transparência” deixará de ser apenas mais uma palavra bonita que é usada em campanhas, mas logo esquecida assim que se contam os votos.
Texto escrito por Nuno Sousa no site Leonino.pt
*“outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na internet verde e branca
19 Dezembro, 2020 at 17:25
o palhaço de serviço – eu mesmo – chegou.
queremos ver a contabilidade do clube.
a quem pertencem os direitos dos jogadores.
quanto custam as renovações sempre exclusivas em jornais da propaganda cofineira.
19 Dezembro, 2020 at 17:35
Esta é uma grande diferença para tempos bem recentes.
E muito me espanta (ou talvez não) ler aqui alguns a tentar descredibilizar quem coloca em causa se os valores anunciados nas transações e nas renovações não incluem comissões e/ou percentagens dos direitos de venda dos passes. Nada seria colocado em causa se fossem tão transparentes na comunicação dessas transações quanto se era até há 2 anos e meio atrás.
Mas essa transparência não é reclamada! Reclama-se é contra quem se queixa da falta dela!
Muito bem o Nuno Sousa neste artigo.
Tentem perceber, nos exemplos de Valência, Mónaco e Lille, como é perigoso cair na “esfera de influência” de J. Mendes. O Nuno Sousa deu uma boa ajuda.
Um abraço e saudações leoninas
19 Dezembro, 2020 at 18:14
Que vioz não te doa nunca.
Os verdadeiros palhaços sabemos bem quem são e eles também o sabem.
19 Dezembro, 2020 at 17:28
(e já agora… porque é que o joelson subitamente desapareceu depois de enorme e bombástico esforço na renovação).
19 Dezembro, 2020 at 17:50
Era o rebuçado para ele renovar. Como tem 17 anos, vai dar ao pedal nos sub-23.
19 Dezembro, 2020 at 17:55
foi-nos vendido pelo pai (o testa de ferro de alguém) que tinha este mundo e o outro cheio de propostas…
20 Dezembro, 2020 at 15:07
Tendo visto os últimos jogos do JJoelson, direi que o jogador está com pouca pedalada para os sub-23, está a faltar-lhe a “explosão do arranque”.
Questão de forma, digo eu.
19 Dezembro, 2020 at 17:45
escrevo mais…
então os mentirosos da cofina vendem que um tamanco chamado ferro que não joga em lado nenhum (e do lado de lá querem enfiá-lo de borla…)
vai para o valência?
claro que vai… o clube (valencia) é meu e eu faço o que quiser.
(só para aqueles que acham que o futuro é um fundo financeiro americano daqueles bem abutres e que vinha pra cá ensinar gestão desportiva… com lucros).
19 Dezembro, 2020 at 17:47
um dia que a uefa entre na contabilidade do filantropo jorge mendes…
nem sei em que distrital é que os rabolhos vão jogar.
19 Dezembro, 2020 at 17:54
Da declaração de rendimentos dos dirigentes a uma comparação com o Lille…vai uma grande distância.
Não acredito que alguém goste de uma aproximação a JM – eu nao gosto – mas misturar muita coisa nao dá bom resultado.
O Malcolm já alertou para rubricas bastante preocupantes – e eu leio com bastante atenção o que o Malcolm escreve- mas nao aproveita a ninguém aumentar as divisões. A quebra de receitas afecta todos os Clubes e acredito que redimensionar a estrutura de custos é o caminho a seguir nos próximos dois anos.
E mais uma vez, JM e todos os empresários dos rescisores de Alcochete em longe do Sporting – banidos de preferência, assim com Ferro Rodrigues e Marcelo Selfie de Sousa.
SL
19 Dezembro, 2020 at 19:07
Há claramente dois assuntos e muito preocupantes no texto, o Lille nada tem a ver com a declarações de rendimentos, mas sim com as relações perigosas que o mendes por norma transporta para os clubes onde trabalha e pelo acumular de dividas é já visível a sua influencia no clube, vamos ver como vai acabar, para já sabemos como costuma acabar noutras paragens.
As declarações de rendimentos comparam-se com a falta de transparência e com o incumprimento da grande maioria de promessas eleitorais. Também se compara com as mentiras que são publicadas no jornal do clube e isto deveria ser inadmissível …
19 Dezembro, 2020 at 20:13
E são inadmissíveis. Sempre a favor da transparência, seja das comissoes sejam dos financiadores.
E se são promessa eleitoral, pior.
Mas como diz o Miguel- e honra lhe seja feita que tem batido bastante nesta tecla – há tanto por onde bater neste CD que fazê-lo por coisas menos evidentes ou futurologia retira credibilidade a quem o faz e quase que coloca a um nivel de “wanna be/wanna replace”.
E se apenas se mudam as moscas… o resto tu sabes.
Parafraseando o Miguel mais uma vez ” não è por estes serem maus/péssimos que os outros são bons”. Ou como eu gosto de dizer e fazer enquanto lema ” o bom é o maior inimigo do óptimo”.
SL
PS: hora de ver a bola. SPOOOORRTIINNĢGGGGH!
19 Dezembro, 2020 at 17:54
Os mesmos do costume, a falar das noticias apocalipticas do costume. Enfim, esta tasca e o seu dono a mostrar cada vez mais so que andam. Ainda aguardo post dos 22 titulos quando em tempos idos foi motivo de n postsbde endeuzamento de quem o papagueava. Deviam ter vergonha, mas percebo que tenha de fazer de tudo para ter um bocado de pão ma mesa.
19 Dezembro, 2020 at 18:00
todas as noites cristóvão colombo mentia à guarnição do navio sobre as milhas que tinham navegado para oeste… cada vez mais longe da europa.
porque cristóvão colombo tinha medo de um motim.
porque os marinheiros podiam pensar que estavam tão longe que já não era possível regressar.
e assim se chegou à america…
morreram os índios…
veio a prata…
encher os bolsos da coroa.
quem é a coroa?
quem são os índios?
19 Dezembro, 2020 at 18:07
E entretanto o mundo evoluiu para uns mas para outros nao, e daí passado todos estes anos continuamos a ver estupidez a deambolar por alguns que adoram deuses sol e que tipo “trumpistas” vivem em mundos paralelos e a repetir mentiras (que por serem repetidas nao viram verdades) como tu e outros tontos que por aqui andam. A sorte é que são sempre os mesmos encada vez sao poucos os que se juntam á causa.
19 Dezembro, 2020 at 23:06
Factos:
– Futebol de qualidade a lutar pelo campeonato consistentemente
– e também nas competições europeias
– zero derrotas em clássicos e derbis
– anos consecutivos de contas no verde
– negócio patrocínio Nos que ninguém achava possível
– aquisição de passes de jogadores alienados pela direcção anterior
– contratações certeiras
– transferênciasvl Record sem comissões a empresários
– aumento de adeptos
– aumento de sócios para números record
– aumento de assistência no estádio para números record
– TV do clube
– pavilhão das modalidades
– aumento das modalidades
– campeão em todas elas
– cultura de exigência no clube
Factos. Seu merdas, adivinha aí qual é a direcção.
19 Dezembro, 2020 at 23:07
Ah e ainda
– luta contra corrupção
– luta pela verdade desportiva
– luta pelo VAR
– luta contra os fundos
– simpósios organizados pelo clube para desenvolvimento do futebol e do desporto
Mais factos, seu merdas.
Não mereces esse nick
19 Dezembro, 2020 at 18:58
Noticias apocalípticas!!! Faço a vontade aqui as tens para que nunca as esqueças nunca:
“Porque o sonho do 1º lugar não pode esconder esta realidade: Passivo no final do exercício 17/18, 282M; passivo atual, 298M (+16M). Dívida financeira em 17/18, 111M; dívida financeira atual, 129M (+28M). Dívida a fornecedores em 17/18, 44M; dívida atual a fornecedores, 64,5M (+20,5M). Os indicadores económicos e financeiros da SAD têm vindo a degradar-se de forma acelerada, os custos com pessoal desceram cerca de 14 milhões entre 17/18 e o momento atual, mas a ‘folha salarial’ continua, tal como na época passada, nos 60 milhões, com as receitas a baixar na ordem dos 25/30M; tal como no tempo de Godinho Lopes, a SAD continua a necessitar de vender passes de jogadores para poder liquidar os salários e não para fazer baixar o passivo, como foi conseguido pela anterior administração. Ignorem todos estes sinais … “
Agora pudemos conversar sobre outros temas, tão ou mais importantes:
“É a tentativa de ditadura ou o atropelo à vontade e à legitimidade dos sócios parece-me a infracção mais grave que pode ser cometida num clube.
Quem tem de decidir a justa causa são os sócios. Ponto final. O PMAG não é um oráculo, é só um homem que tem de cumprir os estatutos”
Claro que também se pode falar dos 22 títulos, tema que durante mais de dois anos foi expurgado da comunicação oficial e regressa agora com um parecer que todos desejamos acabe por trazer algo de novo e trazendo que não tenhamos de pagar por isso.
E pudemos ainda falar sobre sobre a dificuldade daqueles que atualmente precisam de sacar o pão para a mesa, sentem para falar na divida ao braga, famalicão, slovan, liverpool, gestifute, positionnumber, socas, capitalfoot, stellar, proelevem, d20sports …. é que essas dividas podem colocar-nos fora da europa e da primeira liga e aí caro amigo o 1º lugar terá um travo muito amargo.
E não, nem vamos falar co clube e das suas modalidades cada dia que passa mais endividado e menos futuro têm.
19 Dezembro, 2020 at 19:09
#osmesmosdocostumeafalardasnoticiasapocalipticasdocostumeenfimestatascaeoseudonoamostrarcadavezmaisaoqueandam
19 Dezembro, 2020 at 19:10
Touché.
19 Dezembro, 2020 at 19:09
e tu incomodado com as putas das verdades.
Deves ser tipo Mìguel Afonso.
19 Dezembro, 2020 at 19:12
O tempo que se perde a responder a estes fantoches…
19 Dezembro, 2020 at 19:27
+1
19 Dezembro, 2020 at 18:22
Tão previsível…de lille a Lisboa é um tirinho!… Há dois anos que nos entregámos ao Mendes e a partir daí a apregoada transparência transformou-se em opacidade TOTAL. As contas são o que são e agora parecem não ser melindre para quase ninguém… a desculpa da quebra das receitas, primeiro por causa de alcochete e agora do covid já só serve de desculpa para os que continuam a cartilhar.
O clube só avança quando estes pulhas saltarem fora. Falar uniões nesta altura é conversa de hipócrita. Apoiar as várias modalidades, sim, nada mais!
Lá mais para a frente surgirão as conversas nos mais diversos pasquins e painéis televisivos, sobre estruturar, redimensionar custos e afins, sinônimo de menoridade do Sporting face aos seus rivais, quando este CD teve TUDO para proceder à reestruturação financeira…pulhas, é o que não falta por aí!
19 Dezembro, 2020 at 18:57
Olá:
Cristovão Colombo mentiu porque era um espião do Príncipe Perfeito e estava ao serviço da Coroa de Portugal e não dos reis espanhóis.
E assim ficámos com o caminho para a Índia livre, salvaguardámos o Brasil e a volta ao largo de África, que nos permitia apanhar ventos favoráveis para contornar o continente.
A prata não veio, mas mais tarde o ouro do Brasil, desperdiçado por governantes incapazes
O plano estragou-se com D. Manuel, um grande sortudo que colheu o que o outro semeou e desprovido de sentido estratégico e manobrado por uma nobreza anquilosada, deitou tudo a perder, logo após o assassinato d`El Rei D. João II, que era o único que punha os barões no sítio e tinha um Plano e uma estratégia.
No Sporting é igual.
SL
19 Dezembro, 2020 at 19:51
Muito bem John McEnroe ! Fizeste muito bem lembrar a História, e os nobres de merda desse país, mas no caso do ouro do Brasil, muitos nobres portugueses ficaram com os bolsos cheios, não te esqueças enormes Fortunas ! Os meus Avós paternos falavam disso “do Ouro do Brasil “, com que se construiu também o Teatro de Manaus !
Que devia ser considerada uma obra prima da humanidade ! Tão Lindo ele é !!!!!!!
Mas como no tempo havia a escravatura, e os Portugueses andam sempre de Cócoras ?
É o que temos !
19 Dezembro, 2020 at 19:07
Em 2022, quando a merda que estes idiotas estão a fazer vier toda a tona, os credores e empresários fizerem fila em Alvalade com ameaças de penhoras e o
Sporting já não tiver mais jóia para vender ou hipotecar,
lá estarão os mesmos de sempre para o levantar do chão como em 2013: os sócios que restarem e os que voltarão a ser sócios, quando os croquetes se forem embora.
O discurso será sempre o mesmo, foi a herança pesada e o covid que lixaram o Sporting e coiso. Já ninguém acreditará, é claro. Mas varandas e seus amigos do carrossel sairão do Sporting bem mais ricos do que chegaram e a minha esperança é que toda esta gestão sinistra seja passada a pente fino e não fique pedra sobre pedra. O dinheiro das rescisões, as comissões, os wangs, tudo.
19 Dezembro, 2020 at 19:17
O Sporting joga hoje?
19 Dezembro, 2020 at 19:21
Não , hoje joga o Sporting clube de Portugal ainda.
19 Dezembro, 2020 at 19:53
Disfarça …que disfarças bem, quando a conversa não te convém !
19 Dezembro, 2020 at 19:18
“O Wolverhampton paga 18 milhões de euros pelo Rui Patrício e o Sporting encaixa 14 milhões; os outros quatro serão para os intermediários, sendo que a Gestifute, que era credora de sete milhões do clube, abdicou de três. (…) Sim, o Jorge Mendes ajudou neste caso e os interesses do Sporting ficaram defendidos”
By Varandas in OJogo, 27 de outubro de 2018
É apenas um exemplo, mas se o Varandas diz que o Mendes nos ajuda e que os interesses do Sporting ficam defendidos, não percebo a preocupação da Escumalha. Boa contratação a do Wang. #VarandasBem
19 Dezembro, 2020 at 19:30
Tradução: o Mendes, em vez de roubar 7 milhões, “só” roubou 4. Com a cumplicidade do Varandas (ou dos patrões dele, vá).
19 Dezembro, 2020 at 20:03
Nova tradução: Faltam os dois milhões para o wang, só roubou 6M. E o Sporting só recebeu 12M.
Foi só mais uma mentira do varandas, nada de novo aqui.
19 Dezembro, 2020 at 19:58
Se esse é um exemplo de defesa dos interesses do Sporting, imagina os outros que não foram revelados e ninguém sabe.
E não sei o que é pior, se não defender os interesses do Clube ou mentir aos sócios, como foi o caso.
19 Dezembro, 2020 at 19:19
Bato palmas ao Nuno Sousa por não se esconder e expor os riscos que o Sporting clube de Portugal poderá correr.
Para mim não é novidade e o plano já está á muito tempo traçado, só não vê quem não quer.
Quando a realidade vos bater de frente nas fuças o ondevaiumvãotodos vai ser lindo.
Não vale a pena apelar para que os sócios abrem os olhos porque anda tudo cego.
Nuno Sousa a subir cada vez mais na minha consideração.
É preciso coragem para nesta altura tentar falar sobre as preocupações que assombram o Sporting clube de Portugal.
19 Dezembro, 2020 at 19:37
Caros amigos,
Pena que o Nuno Sousa não queira o voto eletrónico e presencial nos núcleos do clube espalhados ( de forma homogénea pelo território e população Sportinguista) pelo país e europa, designados para o efeito !
Reconheço o mérito do texto, ao Nuno Sousa no ” Leonino. PT ” !
Para o que este senhor está a alertar, será para o perigo de fecharmos as portas, após ganharmos um campeonato !
Vitória no campeonato?!… diga-se, que eu não acredito que aconteça este ano !
Mas o endividamento é de tal forma monstruoso, que o encerramento de portas até pode acontecer, antes do fim do campeonato !
Enfim … nada que não se tenha discutido na Tasca do Cherba de forma clara !
19 Dezembro, 2020 at 19:41
Lembrem-se que para um PER, basta falhar uma prestação ao SC Braga, na quantia ou no prazo ! do outro lado não vão perdoar !
19 Dezembro, 2020 at 19:44
O meu Consócio Nuno Sousa tem afirmado, com os artigos que assina semanalmente no LEONINO, uma presença corajosa, assertiva e credível.
Continuarei a seguir atentamente o seu percurso, e, arrisca-se a conquistar os Meus Votos!
SL
19 Dezembro, 2020 at 20:18
Os meus não conquista enquanto continuar a defender o Voto Electrónico Universal em qualquer lugar para todas as AGs. Se o defender só para as AGs Eleitorais (e eventualmente para Referendos se houver alteração Estatutária que os permita e em condições de total acesso a informação e contraditório, como nas campanhas eleitorais) e se para as AGs Comuns defender o Voto Electrónico Presencial nas Sedes de Núcleos , Filiais e Delegações que funcionem como verdadeiras extensões da AG central (mesmo horário, acompanhamento dos trabalhos via streaming o TV, mesma O.T., voto simultâneo e com funcionamento das respectivas MAG e fiscalização dos respectivos CF), então ponderarei votar nele (há ainda outras condições como e lógico).
SL
19 Dezembro, 2020 at 21:53
Jogo muito mau…
19 Dezembro, 2020 at 22:00
Fraquíssima exibição…
20 Dezembro, 2020 at 1:56
Erras quando dizes “Já ninguém acreditará”. Os enganados terão sempre vistas curtas e o trabalho de divisão do Sporting, tão diligentemente levado a cabo por esta direcção, perdurará muito para além dela. E acabará com o clube, no final. Jamorense style.