O Ministério Público acusou 37 arguidos, alguns dos quais ligados a uma claque de futebol, por suspeitas de tentativa de homicídio, ofensas à integridade física, atentado à segurança de transporte rodoviário, roubo, furto e dano, revelou esta segunda-feira o MP.
O site da Procuradoria Geral Distrital de Lisboa (PGDL) adianta que além dos crimes indicados, os arguidos foram também acusados por detenção de arma proibida e ameaça e resistência e coação sobre funcionário, nomeadamente agentes da polícia.
A TVI, que citou o despacho de acusação, refere que os 36 acusados, 35 homens e uma mulher, são membros dos casual, a ala mais radical da claque não autorizada do Benfica No Name Boys.
Segundo o MP, a investigação concluiu que os arguidos pertencem a um grupo organizado para a prática de atos de violência de claques/adeptos de clubes rivais, que, em 2018 a 2020, agrediu fisicamente e se apoderou de bens e valores de claques rivais, causando estragos num bar.
Quando elementos policiais chegaram ao local, foram agredidos com ofensas verbais e arremesso de objetos, atingindo alguns deles.
O mesmo grupo, adianta a acusação, agrediram em órgãos vitais uma vítima, sabendo que os ferimentos lhe poderiam causar a morte, arremessaram pedras da calçada contra o autocarro de um clube rival, partindo vidros e, na ocasião, alguns dos arguidos tinham armas.
Entre os acusados estão os suspeitos de, na noite de 04 de junho, fazerem parte do grupo que atacou à pedrada o autocarro do Sport Lisboa e Benfica (SLB), a caminho do centro de estágio do clube, no Seixal, e que poucas horas depois vandalizou a residência do então treinador do clube, Bruno Laje, após o SLB ter empatado em casa com o Tondela, 0-0, em jogo da 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
No dia seguinte ao incidente, que provocou ferimentos nos futebolistas Julian Weigl e Zivkovic, atingidos pelos estilhaços dos vidros partidos, o presidente do Benfica pediu uma “punição exemplar” para os autores.
Um dos acusados, detidos durante a “operação Sem Rosto” da PSP, está em prisão preventiva e outros cinco em prisão domiciliária.
A investigação foi dirigida pela 11.ª secção do DIAP de Lisboa, coadjuvada pela PSP.
28 Dezembro, 2020 at 14:41
Se vestissem de verde e bramco eram processados por terrorismo.
28 Dezembro, 2020 at 15:03
O mais estranho… é “o silencio” de algumas entidades, que tão rapidamente se ouviram quando “aconteceu Alcochete”…
O facto de serem considerados arguidos…”já é um avanço…”…
A duvida agora…é se num qualquer tribunal onde estão os processos…
“Não surge um surto de ratos…que roam os processos”…e se fique como noutros processos conhecidos…
Sem teor para as acusações…e acabem arquivados…
28 Dezembro, 2020 at 15:16
Caro Max, se o arguido e ex- presidiário Luis Pina, acusado do bárbaro assassinato de Marco Ficini (triplo atropelamento e fuga), acabou condenado em 4 anos de prisão, estes deverão apanhar “piners” como diz o mestre da tática. Apenas poderão sujeitar-se a apanhar uma pena maior que aquela por terem apedrejado o autocarro do fifica … afinal estamos no “benfiquistão” e qualquer crime contra propriedade dos corujas dev ser bem punido … é de 25 anoa para cima com eles!
Um abraço, saudações leoninas e muita saúde. Um abração para o Tomás.
28 Dezembro, 2020 at 23:43
Efectivamente amigos Álvaro Antunes e Leo14…
Todos sabemos “ o que a casa gasta” como é hábito dizer-se…
Creio já não ser no meu tempo…que finalmente à justiça passe a ser feita…
“ Sem olhar” aos intervenientes…
Como português já com “várias dezenas de anos no cabedal”…
O que “ mais me dói”…é a corrupção ser “ dona e senhora” da justiça ( entre outras coisas…”
Um abraço para ambos…
Desejo de boa saúde…
E a esperança de que um dia “ seja feita justiça…”
SL
28 Dezembro, 2020 at 17:33
Caro Max, nessas errâncias da nossa justiça indígena, há tantas ou mais esquivas que curvas apertadas na sinuosa estrada da Serra da Leba (Angola).
Tem 2 pratos a nossa justiça (para que seja justa). Tem também 2 pesos e duas medidas; talvez uma para os “tansos” e outra para os desenrascados
À rapidez com que agarraram e enjaularam os invasores de Alcochete, contrapõe-se a impunidade em que ficaram os ataques ao hotel dos Holandeses, às lojas do Vitória de Guimarães, à tentativa de assassinato do nosso adepto no Estoril, aos rebentamentos em estações de serviço nas autoestradas, em ataques e destruições em Coimbra, Braga, Setúbal, Portimão………… Em todas essas dezenas de casos o argumento exibido foi sempre o mesmo: QUANDO A POLICIA CHEGOU JÁ OS ARRUACEIROS TINHAM FUGIDO!
Aí vão 3 contos do Natal:
1 – O assassino Luis Pina andou por aí numa boa de ”aguardar julgamento”; apanhou 4 anos, na volta descontam-lhe os 2 de espera, mais um indulto do Beijokas a pedido do Costa encornado e dentro de meia dúzia de meses está cá fora.
2 – O assassino Hugo Inácio, matador do nosso malogrado Rui Mendes, apanhou também 4 anos (é o máximo previsto no Código Penal para quem milite no glorigozo) e fugiu ao fim de 2. Reintegrou alegremente a manada dos bois sem nome e dizem que foi recapturado 11 anos depois! Seguramente que já tinha a pena prescrita: “5 anos, quando se tratar de crimes puníveis com pena de prisão cujo limite máximo for igual ou superior a 1 ano, mas inferior a 5 anos”
3 – Diz a PJ que a célebre Porta 18 foi objecto de serrada observação durante 4 anos! Afirma ainda ter registado inúmeras idas e vindas de sinistros “hommes d’affaires” colombianos. Curiosamente parece que NUNCA encofraram nenhum (nem para interrogatório!?) e em 2016 agarraram o chauffeur do FV, numa viatura oficial do Sport Carnide, a trazer do Sá Carneiro 9,6 k da boa farinha colombiana. É OBVIO QUE O IMACULADO PATRÃO DO DRIVER NADA TINHA A VER COM ESSAS SUJAS NEGOCIATAS e o Zé boifica apanhou 7 anos e 8 meses de choldra. O ano passado, com mais de metade da pena por cumprir, o BODE EXPIATÓRIO foi objecto desta linda e comovente peça da nossa Literatura, redigida pelo TEPL- Tribunal de Execução das Penas de Lisboa:
“”Na abordagem ao comportamento criminal, o condenado denota reconhecimento do crime. Reflete sobre as más influências que o levaram à prática do crime, referindo que se trataram de pessoas ligadas ao mundo do futebol (QUEM SERÁ?) onde, na altura, se movimentava, afirmando o seu total empenho em se manter afastado de tais enquadramentos, declarando-se arrependido da comissão dos factos em apreço”, sustenta o juiz Hugo Campanella, na sentença de libertação.
SL amigo Max e como vc bem sabe, isto de sermos Sportinguistas requer muito poder de encaixe para não se decidir por uma jihad purificadora
28 Dezembro, 2020 at 17:51
Tal e qual.
É simplesmente inacreditável.
28 Dezembro, 2020 at 19:02
Junta-lhe os processos esquecidos numa gaveta do IPDJ. Num país a sério, era tudo chamado à responsabilidade. O IPDJ, ou os seus diretores, contribuíram muito para a violência prepertada pelos NN. O sentimento de impunidade é total. Curiosa ara saber que advogados vão defender estes arguidos todos. Até a essa merda se fecha os olhos. Os apoios do esselbê a esses “meninos” vão muito além do financeiro e logístico. Mas ninguém liga puto. Fala-se um dia ou dois, dedicando os programas de paineleiragem aos dez minutos que dedicam diariamente aos feitos desportivos do Sporting desta época, e acabou, que é assunto que incomoda quem lhes põe o comer na mesa e que lhes pode arruinar a carreira.
Siga!
PS – Vimos confirmado pelo TAD o castigo de 4 jogos de interdição por… cânticos. Violência de claques encarnadas são “absolvidas”. O nosso país está podre.
28 Dezembro, 2020 at 18:44
O mais estranho é serem “membros de uma claque de futebol” e não uma claque do benfica.
28 Dezembro, 2020 at 18:54
Ora bem, são os pequenos detalhes que fazem a diferença e o respeitinho é muito, mas muito bonito. QUEM VIER, MORRE – traficante dixit
28 Dezembro, 2020 at 15:05
Não quero muito saber da cor deles.
Pergunto-me como é possível estes 37 indivíduos andarem por aí desde 2018 a cometerem crimes, sem a devida punição. Não estamos a falar propriamente de crimes que exijam minuciosa e demorada investigação. E como no final o resultado seja uma acusação de mais de 250 crimes, mais um mega-processo com uns quilos de papel.
Outra questão é saber que tipo de benesses estes indivíduos teriam por parte de associações desportivas, nomeadamente apoio financeiro e de acesso a recintos. Aqui seria a Liga a investigar e a punir devidamente nas instâncias desportivas.
28 Dezembro, 2020 at 15:08
“Outra questão é saber que tipo de benesses estes indivíduos teriam por parte de associações desportivas, nomeadamente apoio financeiro e de acesso a recintos. Aqui seria a Liga a investigar e a punir devidamente nas instâncias desportivas.”
eh eh eh
28 Dezembro, 2020 at 17:52
Momento “Levanta-te e Ri” gentilmente patrocinado pela Companhia de Humor Agnóstico & Cia.
28 Dezembro, 2020 at 18:16
Momento utópico.
Em memória do Wilson
(a questão de uma punição desportiva aqui seria apenas sobremesa, o que interessa mesmo é colocar esses 37 a apanhar uvas em Alcoentre)
28 Dezembro, 2020 at 18:20
Estava a elogiar-te, não a criticar-te. 🙂
29 Dezembro, 2020 at 16:38
É isso aí ANA e entretanto os tristemente famosos cânticos, adereços e tarjas a glorificar a heroicidade da dupla de assassinos continuam a marcar desafiante presença nas chocadeiras dos galináceos, onde quem de direito (os convidados vouchistas) NÃO AS CONSEGUE OUVIR, VER OU ENTENDER!
28 Dezembro, 2020 at 16:03
Toda essas questoes… ou as proprias autoridades judiciais nao confiam nelas proprias na prova recolhida e preferem apresentar aos tribunais “mega processos'” ou entao nao percebo esta necessidade…
Reativamente ‘a segunda questao aposto que serao identificados como “casuals” e apenas conotados com o Clube, coincidencias apenas…
SL
28 Dezembro, 2020 at 15:20
Já repararam que o Cherba “instituiu” que o “Off-Topic” passasse a dia sim, dia não. Houve a 25, não houve a 26, houve a 27 não há a 28. Isto são medidas de confinamento?
SL
28 Dezembro, 2020 at 15:48
Corte nas despesas… Está farto de financiar almoçaradas.
28 Dezembro, 2020 at 16:04
Já tem nova designação Ana: corte de gorduras. E foi assim que de corte em corte, muito de mansinho, o nosso tradicional toucinho foi despromovido a bacon! Ahahah
28 Dezembro, 2020 at 19:24
Não houve almoço, mas há Jantar.
A ementa está lá em baixo.
28 Dezembro, 2020 at 15:54
#Cherbafaxo
#ondeescreveumescrevemtodos
#qualeovalordatuafarramenta
28 Dezembro, 2020 at 16:05
#Cherbabem
28 Dezembro, 2020 at 17:55
E o 25 foi de Abril, não de Dezembro.
Quem o mandou beber “sumo” trazido pelo Gibreelfarishta?
28 Dezembro, 2020 at 16:22
O William de Carvalho já já disto?
28 Dezembro, 2020 at 16:42
Pode ser que façam um qualquer acordo e dêem à morte o traficante de droga, traficante de carne branca para prostituição e traficante de armas, por conta do terrorista da SAD do Sporting dito sportinguista, Ladrão de tudo, o Ricardo Espirito Santo e o filho da puta do primo,o Riciardi. para esses ficam as armas pertencentes ao criminoso encartado que, dá pelo nome de Luís Filipe Vieira.
Aqui está em cinco linhas a merda que macula Portugal.
Bruno de Carvalho à Presidência, Filhos da Puta fora de Alvalade e do Sporting!
28 Dezembro, 2020 at 17:00
As autoridades só se mexeram quando o alvo foi o autocarro dos galináceos. Se não ainda andavam aí tranquilos da vida a espancar adeptos do Sporting
28 Dezembro, 2020 at 17:46
Pois foi caro Lima, os bois sem nome cometeram um erro fatal; estavam convencidos que o ESTATUTO DE IMPUNIDADE que lhes fora conferido, cobria TODAS os seus crimes no território nacional. Esqueceram-se de ler as ressalvas escritas em letra liliputianas:
“No dia em que se atreverem a tocar no Boifica, estão phodidos”
28 Dezembro, 2020 at 17:57
Off-Topic 28 de Dezembro de 2020
«Bloco de Esquerda quer audiência a Luís Filipe Vieira por causa do Novo Banco»
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/bloco-de-esquerda-quer-audiencia-a-luis-filipe-vieira-por-causa-do-novo-banco
28 Dezembro, 2020 at 18:06
ORA BOA! Há que espremer esse gangster semianalfabeto que se ri na cara de toda uma Nação com a maior das impudências.
A Ana Gomes já tem o meu voto
28 Dezembro, 2020 at 18:40
“…presidente do Benfica pediu uma “punição exemplar” para os autores.”
Como é que isto liga com as palavras/acções dos últimos anos?
Palha para lampião comer…
“Claques? Não sei que palavra é essa. Sei o que são sócios organizados. Nunca soube que o Benfica tinha claques. Se disserem que naquele espaço não estão sócios do Benfica, são facilmente identificáveis. São todos sócios do Benfica e têm as mesmas regalias, os mesmos direitos do que eu”, afirmou Luís Filipe Vieira.
– 2017 –
“Vou manter até ao fim e no fim vamos ter razão. Não sou obrigado a que alguém se queira identificar. Quero é que para quem se constitua como sócio do Benfica tenha de estar identificado. Todos a que chamam de claque do Benfica são sócios, têm quotas em dia e têm as mesmas regalias que eu tenho e têm Redpass. São um grupo de sócios organizados. Tenho de os respeitar. Vamos aguardar o que irá suceder na lei”, referiu na TVI24.
– 2018 –
O Benfica contestou esta terça-feira a nova lei, já aprovada no Parlamento, que prevê o registo de Grupos Organizados de Adeptos (GOA) na Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Deporto (APCVD).
Num encontro com a imprensa, que teve lugar na Luz e em que estiveram o presidente Luís Filipe Vieira – que não se pronunciou sobre o assunto – e os ‘vices’ Nuno Gaioso e João Costa Quinta, o clube alegou a inconstitucionalidade da lei. O Benfica baseia-se no artigo 46 da Constituição, em que está expresso que “ninguém pode ser obrigado ou coagido a fazer parte de uma associação”.
– 2019 –
28 Dezembro, 2020 at 18:50
A melhor do dia:
“ninguém pode ser obrigado ou coagido a fazer parte de uma associação”, salvo se for uma associação mafiosa (pensamento do guru encornado)!
28 Dezembro, 2020 at 19:22
Boa tarde, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, a porta ainda está fechada a cadeado? Devem ter sido os agostinhos. Estas notícias dos Casuals estarem a ser apertados deixaram os gajos chateados e para impedir que os Resistentes falem do assunto, vai de fechar a porta. Quem faz alianças com o inimigo, não pode atacá-lo, não é? Não faz mal, não havendo Almoço, fazemos uma Jantarada enquanto vemos o nosso adversário direto a perder com o Boavista. Olha, enquanto espero pela Ardósia, tira aí uma imperial e um pires de tremoços, se faz favor.
“Goraz Grelhado à Chef Tomáš Skuhravý”
Chef Tomáš Skuhravý, que aspeto maravilhoso tem esse Peixinho. Foste tu que o apanhaste ali ao largo dos Açores? Que categoria, pá! E vais fazer que acompanhamento? Arroz de Peixe para quem quiser ou então Batata Cozida e Salada de Alface, Tomate e Pimentos. Quem gostar de pode temperar o Goraz com Azeite ou Sumo de Limão. Espetáculo.
Gib, que cartola vais tirar da tua Adega? Podias perguntar ao Álvaro, pode ser que tenha alguma sugestão.
Ana, é hoje que fazes um Bolo Rei? Também pode ser Rainha, se preferires.
Leão Portimonense, acompanhamos o Bolo Rei com uma Cafeteira de Café ou preferes Medronho? Já calculava, venha ele.
Resistentes, o Chef Tomáš Skuhravý está a tocar o Sino, vamos para a mesa.
Bom proveito e bom jogo.
28 Dezembro, 2020 at 20:59
É camolas, de palmela.
Tinto
Branco
Rose
e
Licoroso
Boxes de 5 L.
28 Dezembro, 2020 at 21:40
Siga!
28 Dezembro, 2020 at 22:00
O Rosé é meu, já sabem!
Pena a sala da refeição. Sento-me virada para a parede, paciência.
Isto já não são horas para fazer bolo rainha. Fica para amanhã. Comam fruta, que é saudável.
28 Dezembro, 2020 at 23:24
A minha sugestão para acompanhar um Goraz dos Açores será sempre um Branco, Terrantez 2019, da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, Terroir vulcânico, de fermentação em barrica muito velha onde estagiaram os famosos Verdelhos do Pico e estágio durante 6 meses com borras finas e um Verdelho do Pico 2018; cultivado em altitude na encosta da Montanha do Pico da freguesia da Madalena e um Branco Verdelho, 2018 também da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico.
Sudações leoninas e bom apetite!
28 Dezembro, 2020 at 19:57
Mais uma notícia que … Não aquenta, nem arrefenta …
A ver vamos se, a montanha não vai parir um rato, como é costume …
28 Dezembro, 2020 at 20:20
Outra notícia do dia … E que tem tido uma sequência …
Prende-se com mais dois casos de Covid-19 nos plantéis das toupeiras corruptas de carnide …
Ora há 1 semana foram 2 casos, há uns 3 ou 4 dias mais 2 casos e hoje … mais dois casos …
Ora se isto não configura um SURTO, eu não me chamo, aqui n’A Tasca do Cherba, Xupa-me as Peles … E o mais engraçado é que aparece sempre um nome de um jogador do plantel principal e um da equipa B ou dos sub-23 …
E ninguém diz nada … Ou encerra aquela lixeira no Seixali …
28 Dezembro, 2020 at 21:37
Curioso estes no name não terem nomes.
É que nem o nome do presidente da claque (alegada ou a pura que os pariu) se conhece.
Ou o presidente será o mesmo que …
A ala radical ou os casuals, é que convém ser um grupo específico, não meter tudo no mesmo saco.
Certamente que alguns vão ter advogados de nome, há que pagar as defesas e não deixar meter a boca no trombone.
28 Dezembro, 2020 at 22:13
terrorismo…
combinavam ataques com antecedência…
28 Dezembro, 2020 at 22:15
Braga a ganhar 1-4 (já fez 6 golos) no Bessa a 20′ do fim…
28 Dezembro, 2020 at 22:21
Estão a jogar bem à bola, vai ser um bom jogo no próximo sábado
29 Dezembro, 2020 at 0:48
“Só” mais uma notícia deste POORtugalzinho terceiro mundista …
“As agressões que deixaram André Leão a lutar pela vida ocorreram em fevereiro de 2018, junto à discoteca Dock’s, em Lisboa. O atleta tinha na altura 23 anos. Os agressores – um deles ex-concorrente de um reality show da TVI – foram condenados a penas de prisão, que o Tribunal da Relação veio agora anular. Sandro Mendes apanhou cinco anos e meio de prisão e Rui Rodrigues três anos.”
29 Dezembro, 2020 at 11:54
Mais um caso que depois não vai dar em grande coisa…
Vão dizer que o MP não actuou bem, que falta isto ou tem aquilo a mais e não conta, etc… No fim, metade sai sem problemas e a outra metade fica com alguma pena suspensa…
O Malfic@ nem claques tem, coitado!
Mas não deixa de ser sintomático que isto quase passe entre os pingos da chuva na CS… ou não vivêssemos no Benfiquistão!
29 Dezembro, 2020 at 16:47
então agora o marselfie , o costa do castelo e o ogre não tem nada a dizer ??? e os croquetes da vida ??? aquela ralé nojenta que se dizem ser notáveis do nosso clube , que noutra altura imolaram o melhor presidente desde João Rocha ?? nada …??? ninguem ?????