O alerta surgiu através de uma publicação do atleta Artur Pereira, intitulada “FIM DA LIGAÇÃO COM Sporting Clube de Portugal”
Olá amigos,
Termina hoje a minha ligação com o SPORTING, ao longo destes 3 anos fui conquistamos 2 títulos nacionais, 1 taça de Portugal entre outras medalhas..
Saio com o sentimento de dever cumprido, pois como prometido dei tudo que tinha pelo meu clube, honrei e suei a camisola que vesti sempre com respeito e com grande amor!
Foram anos muitos felizes na minha carreira e do qual me orgulharei sempre. Infelizmente o Sporting não tem orçamento para continuar com a modalidade! Quero agradecer a todos os adeptos que apoiaram, aparecendo nas provas ou enviando aquela mensagem mágica de força, foi muito importante. Quero agradecer a todos os membros da família que criamos, o Emanuel Silva, a Francisca Laia, o David Varela e o Kevin Santos que sempre foram incansáveis, só quero que o futuro seja junto de vocês!
Obviamente que a saída do Sporting mexe com a motivação de qualquer atleta, mas teremos novidades no início de 2021 e acreditem que iremos lutar com tudo para conquistar tudo”
O burburinho que foi crescendo nas redes sociais foi deixando a descoberto uma dúvida – o fecho é imediato ou Emanuel Silva fica até aos Jogos Olímpicos? – e vários pormenores desagradáveis: ao que parece, a secção custa/custava 60 mil euros época e a própria fez o esforço para encontrar um patrocinador, algo que conseguiu. Ainda assim, o Sporting decidiu avançar para o corte e fê-lo com um modus operandi que parece fazer escola com esta direcção: tal como Miguel Albuquerque, Miguel Afonso não dá a cara e delega no responsável de secção a comunicação dos despedimentos. E quando não há como delegar, como no caso de professores de natação, por exemplo, segue um email com um obrigadinho, mas vai à tua vida.
No meio de tudo isto, os sócios e os adeptos vão sabendo destas coisas através das redes sociais ou dos jornais.
31 Dezembro, 2020 at 7:37
Miguel Afonso, o vencedor do tal prémio Stromp, mais uma vez a mostrar trabalho invisível.
Ainda estão a tempo de reverter esta estupidez de decisão sobre uma modalidade e atletas que têm brilhado a nível mundial.
Isto é de uma estupidez inqualificável…
31 Dezembro, 2020 at 7:57
Lamento…
E direi apenas…:
As minhas quotas…estão em dia…
( o “ meu compromisso” …é com o Sporting…!)
31 Dezembro, 2020 at 13:36
Max o que têm as quotas a ver com este post?
Um abraço e saudações leoninas
31 Dezembro, 2020 at 20:03
Por acaso tem… porque supostamente as quotas que pagamos servem para manter o Sporting eclético. Certo?
Boas entradas!
31 Dezembro, 2020 at 22:14
Nem mais…
Foi isso “ que quis dizer “
SL
31 Dezembro, 2020 at 22:32
Não.
As quotas servem para financiar sobretudo as Modalidades de PJR e o Atletismo.
As outras Modalidades vivem de receitas de inscrições de alunos e de Patrocínios e Publicidade.
No caso da Canoagem, o que a Direção alegou foi não ter conseguido patrocínios para suportar custos de 60.000 euros. Os atletas garantiram esses patrocínios e, mesmo assim , a direção decidiu extinguir a Modalidade, comunicando aos Atletas que não renovava os seus contratos no último dia dos mesmos.
SL
p.s.: esclareço que vivo nos Açores, sou sócio A com as quotas pagas e assim continuarei, não apenas porque quero apoiar as Modalidades, mas, sobretudo, porque quero manter os meus direitos associativos de escrutinar e julgar a gestão do Clube do meu coração (embora até esses direitos estejam a ser tripudiados por estes Órgãos Sociais)
31 Dezembro, 2020 at 22:46
E também servem para pagar salários a dirigentes e funcionários que em dois anos aumentaram mais de 50%.
Em 2018 o gasto era de 1.010M e em 2020, mesmo com a redução dos 3 meses de lay off já é de 1.544M. Pelo caminho dispensam atletas. É bem …. este Sporting cada vez mais eclético.
31 Dezembro, 2020 at 8:32
Um gajo vai as capas dos jornais e ja sabe o que vai ler depois aqui. Sempre a puxar os aspetos negativos. O bokg andou a babar 2 anos pela guerra dos campeonatos, sobre esta Direçao e o que fez sobre isso, espero sentado pelo post. Realmente ha muita boca que deixou de comer e isso nota-se por aqui. Isto passou de tasca a rasca, um blog nao para falar do Sporting mas sim de quem la esta. E agora vêm os do costume em 3, 2, 1…
31 Dezembro, 2020 at 8:42
E o que é que vens cá fazer? Não gostas passas para outro blog do teu agrado.
31 Dezembro, 2020 at 8:49
É sempre bom ir ao zoo ver alguns animais
31 Dezembro, 2020 at 9:22
Jubas só dizes merda…incrível.
31 Dezembro, 2020 at 9:24
Neste zoo só há leões, mas é permitida a entrada a porcos.
Sugestão de nova receita para a lista do M60- Chiquinho no espeto
31 Dezembro, 2020 at 10:05
😀 😀 😀 😀 😀 😀
31 Dezembro, 2020 at 10:35
Portugueezza com essa cortas-te qualquer hipótese de resposta, já recolheu á masmorra, o ogre…
31 Dezembro, 2020 at 9:33
Por é que estamos cá todos para te ver.
31 Dezembro, 2020 at 9:33
*Por issoé que
31 Dezembro, 2020 at 10:09
É isso aí, na Quadra Natalícia as saudades da família apertam mais
31 Dezembro, 2020 at 9:06
As capas de jornais são sempre relativas. São poucas as vezes que refletem o que está lá dentro, isto já para não falar de assuntos omitidos.
Quanto à luta pelos campeonatos, não percebo porque se tenha de louvar o que quer que seja. O processo já estava, ou devia de estar em andamento, o que está a acontecer é apenas a continuação desse processo. A pasta já existia, não foi criada agora, se achas que é de louvar algo que é do mais elementar, pronto, é a tua opinião. Ter feito capa de jornal interessa 0, porque quem está atento sabe que não vem de agora.
Gostava é que tivesses tanto interesse na extinção da canoagem, que faz parte do Projeto (qual projeto?) Olímpico do Sporting por faltarem uns míseros 60mil euros, como tens em picar pessoal que sabes que vai ter uma determinada reação, isso sim era de valor.
Enfim… Boas entradas ou saídas.
SL
31 Dezembro, 2020 at 10:08
“As capas de jornais são sempre relativas. São poucas as vezes que refletem o que está lá dentro, isto já para não falar de assuntos omitidos.”
Lembro-me de uma (salvo erro) sobre a renovação de Manuel Fernandes com o Benfocas, que ocupava praticamente a capa toda d’A Burla e depois a notícia tinha metade do tamanho da capa.
31 Dezembro, 2020 at 12:23
Se um gajo for contar só sai daqui para o ano…
O meu problema aqui é invocar uma merda que não tem nada a ver com o assunto, só para provocar malta, que como já dava para ver ia na conversa. O Chico ganha 0 com isto, e promove 0 discussão. A diferença entre ele e os que critica é nula. Um gajo que fala do problema da tasca, e não sabe que faz parte do problema, isso é que me deixa fdd.
31 Dezembro, 2020 at 9:21
És mesmo desonesto chiquinho….é só isso que tens a dizer sobre este provável fecho de uma modalidade olímpica??
Se calhar quem é alimentado és tu,visto estares sempre a lamber os colhoes ao vagandas.
31 Dezembro, 2020 at 10:23
Quer lá ele saber das modalidades…
31 Dezembro, 2020 at 11:27
Devias experimentar outro blogue se este não te agrada.
Não deixas saudades como é óbvio…
31 Dezembro, 2020 at 14:26
A conversa de um sportinguista da SAD. O sr é sócio do SCP? ou é acionista da Sporting Futebol SAD?
Qual é a parte de um Clube acabar com uma Modali9dade sem informar os seus associados que o Chiquinho Conde não percebeu?
Qual é a parte que não percebeu de um Clube deixar de contar com 3 Atletas em Projecto Olímpico em época de Jogos no Japão, 2 deles candidatos a medalhas?
Qual é a parte que não percebeu de o Gabinete Olímpico do Clube (o Clube tem um, sabia?) não se ter ainda pronunciado sobre a matéria e até manter no Site oficial do Clube, os nomes dos 3 atletas?
Qual é a parte que não percebeu de o Clube ter comunicado aos 5 (são apenas 5 caramba!) atletas da Secção que extinguiu a Modalidade, mas esta continuar a constar como Modalidade do Clube no seu site oficial?
Qual foi a parte que não percebeu de os atletas terem conseguido o patrocínio para pagar os 60.000€ de custos da Secção e a decisão de extinção se ter mantido?
Qual é a parte que precisa que lhe seja explicada de que ser sócio confere direitos entre os quais o direito (e dever) de escrutínio dos actos de gestão dos seus dirigentes?
Qual é a parte da vivência numa sociedade livre em pleno século XXI que o Chiquinho Conde ainda lhe custa a assimilar, a ponto de não perceber que o direito de expressão, o direito de escrutínio e o direito à indignação são basilares de qualquer sociedade moderna democrática e livre?
Já agora explique o que quer dizer com «Realmente ha muita boca que deixou de comer e isso nota-se por aqui.»
Porque lançar esses palpites sem os fundamentar é grave? Refere-se ao Cherba? Teria sempre bom remédio e de fácil solução. Refere-se aos atletas da Canoagem? Talvez seja bom perceber que o Sporting não teria quaisquer custos com a manutenção da Modalidade (uma vez que os Atletas garantiram patrocínios para a sua cobertura) e que, se custos houvesse, desde que razoáveis (como estes são) deveria o Clube procurar garantir o seu suporte, porque é essa a sua obrigação.A última pergunta é bem simples.
Se os custos da Secção são de 60.000€, se os Atletas conseguiram obter os patrocínios necessários para cobrir esses custos, se o Clube não consegui obter idênticos patrocínios, aponto de decidir extinguir a secção, o que chama isso? No me vocabulário só tem duas expressões que explicam essa inoperância do Clube: INCOMPETÊNCIA ou MÁ-FÉ.
Passar bem, como se diz no Brasil.
31 Dezembro, 2020 at 8:38
Bom dia Tasqueiros Sportinguistas.
Caro Max, as minhas também estão, todavia o “meu compromisso” não é com este Sporting engalanado com finas vestes mas despido dos mais elementares princípios da ética
31 Dezembro, 2020 at 8:47
Independentemente das direções o meu compromisso sempre foi e será com o Sporting…
“Os homens passam…”
Uns deixam obra positiva…outros pelo contrário, deixam marca negativa…
Cada sócio fará o “que melhor entender…”
Eu acho que deixar de pagar quotas “ para penalizar “ quem dirige…
Acaba sempre “ por atingir” é o Clube…
Quanto mais desunidos estiverem os sócios ( e será muito difícil “ a cura”)…
Mais o Clube irá sofrer…
Abraço
Feliz Ano de 2021…
SL
31 Dezembro, 2020 at 9:13
Bom dia, Max!
“Quanto mais desunidos estiverem os sócios ( e será muito difícil “ a cura”)…
Mais o Clube irá sofrer”
Cabe às direções esforçarem-se por uni-los. Continuar a pagar quotas também pode ser interpretado como uma validação do trabalho delas. E quando se recusam a ouvir os sócios e temos um PMAG que se recusa a cumprir os estatutos e cumprir o que os sócios lhe pedem, mesmo que poucos no universo associativo, a vontade de cumprir com a nossa parte desaparece. Cumpri até ao fim deste ano, apenas e só na esperança de que o homem ganhasse vergonha na cara e convocasse as assembleias que lhe foram legalmente solicitadas. pode ter a certeza de que vou voltar à minha condição de não pagante.
Lembro-lhe que continuamos à espera de apresentação de novo orçamento para substituir o que foi chumbado. Lembro-lhe que se mantêm ilegalmente em funções.
Um bom ano para si. Para nós todos. E saúde, acima de tudo.
31 Dezembro, 2020 at 9:54
Então…” para ajudar” …o “ melhor” é ninguém pagar quotas…?
Discordo dessa opinião ( mas respeito…)…
Eu vou continuar enquanto for vivo…
A “ cumprir o compromisso” assumido há muito com o Sporting…
( e tantas direções já foram entretanto eleitas…)
Bom e Feliz Ano de 2021…
SL
31 Dezembro, 2020 at 10:31
O desrespeito pelos Estatutos e pelos sócios e adeptos do clube por parte desta corja já ultrapassou largamente o suposto desrespeito do “maluco” pelos mesmos.
Perante as evidências, os que berravam em 2018 com forquilhas numa mão e tochas na outra por sangue, agora preferem enterrar a cabeça na areia.
Não fui educado para suportar bandidos. Metem-me nojo!
Todos os bandidos e todos os que os apoiam. NOJO!
31 Dezembro, 2020 at 14:33
«Continuar a pagar quotas também pode ser interpretado como uma validação do trabalho delas.»
Cara Ana, até percebo que se tome uma atitude dessas com essa intenção, mas o resultado prático é exactamente o inverso. Estarão a validar o seu mau trabalho. Porque estarão a abdicar do seu direito de escrutínio e do seu dever de lutar pelo Clube. Porque estarão a prejudicar as Modalidades, que são quem beneficia do dinheiro das quotas.
Um abraço (ou uma cotovelada anto-pandémica), saudações leoninas e um ótimo 2021
31 Dezembro, 2020 at 9:40
+1 caro Max
Festas Felizes e Saudacoes Leoninas
31 Dezembro, 2020 at 9:56
Amigo aporrinho…
Desejo um Feliz Ano de 2021 para o amigo e família…
Abraço e SL…
31 Dezembro, 2020 at 11:14
Outro aqui.
Boas festas e saúde a todos.
SL
31 Dezembro, 2020 at 9:48
Um bom Ano Novo para si e para os seus Max.
Tive o cuidado de dizer que as MINHAS quotas também estão em dia.
Respeito em absoluto o seu compromisso que me parece ser o de defender o Clube, incluindo as suas lideranças em todas as circunstâncias, “mesmo quando a gestão das mesmas zela os interesses do Clube e estão em contraponto com os Estatutos por nós SÓCIOS, aprovados”. Em minha modesta opinião, defender fulanos que delapidaram um património riquíssimo que possuíamos, não me parece ser a melhor forma de DEFENDER O CLUBE. “Os homens passaram e….. o património passou com/para eles”.
A desunião pois, gente responsável reflete se tem agulha e linha antes de talhar o tecido. Em África diz-se: “deitar fogo ao capim é fácil, fácil (como diz o outro), apagá-lo……é que requer um outro par de tomates”
Já agora, creio que também têm o direito ao respeito os que tomam a opção de suspender o pagamento das quotas como forma de protesto. They’re free to do that.
Abraço leonino
31 Dezembro, 2020 at 10:05
Leon14…
Como já afirmei…
O “ meu compromisso” é e será sempre com o Sporting…
As Direcções “ serão sempre as minhas direções “ ( mesmo que não tenha votado nelas)…
Mas isso não quer dizer que apoie em todas as circunstâncias…
Já votei várias vezes “contra” direcções, quando conclui que não defendiam os interesses do Clube…
Já o disse várias vezes…: não concordo com o trabalho feito por esta Direcção em muitas coisas vitais para o Clube…
E volto a referir…que não votei a destituição do anterior Presidente…
E é claro que respeito a opção dos que entenderem deixar de pagar quotas…
( não compreendendo no entanto…a “ exigência “ de alguns, de por exemplo …se reforçarem as equipas do Clube…)
Abraço
Bom Ano de 2021…
SL
31 Dezembro, 2020 at 10:29
Max, somos ambos velhos leões da anhara. Décadas a vibrar com as nossas muitas victórias e a chorar com algumas marcantes desditas. A pequena “dessintonia” reside no “Independentemente das direções”.
Reitero os meus votos e o meu abraço
31 Dezembro, 2020 at 9:18
Acabe-se aos poucos com as modalidades com menos visibilidade. Desinvista-se noutras. Invista-se na que criaram para ganharem um bocadinho de popularidade, mesmo que absorva verbas destinadas às que já existiam. Tudo sem dar cavaco a ninguém. O dirigente stromp do ano a mostrar serviço. Isto depois de terem corrido com quem lá estava através de métodos nojentos.
Pena não serem capazes de fazer autocrítica e porem o lugar à disposição, porque a modalidade deles, a governação, há muito que se demonstrou deficiente. Muito.
31 Dezembro, 2020 at 9:57
Ana, escrevi antes de ler os teus comentários; de contrário ter-me-ia limitado a acrescentar o clássico +1. Está TUDO aí.
31 Dezembro, 2020 at 14:40
Cara Ana:
«Acabe-se aos poucos com as modalidades com menos visibilidade. Desinvista-se noutras. Invista-se na que criaram para ganharem um bocadinho de popularidade, mesmo que absorva verbas destinadas às que já existiam. »
O problema está todo aí!
Nos mitos que se criaram sobre as Modalidades e os seus custos e os seus benefícios.
Ontem ultimei um post que enviei ao Cherba que refelete sobre essa matéria, partindo de uma análise o mais exaustiva possível atodos os indicadores que nos permitem perceber o estado do Clube e das suas Modalidades e a dimensão e natureza da Crise que atravessa. Porque se trata de uma CRISE e muitos andam a enterrar a cabeça na areia.
Vou pedir ao Cherba para publicar ainda hoje.
SL
31 Dezembro, 2020 at 9:31
Se a situação é como aqui descrita, é uma vergonha, uma VERGONHA! A extinção de modalidades e gestão do clube – não sad e futebol – deveria ser sempre escrutinada em sede de AG.
31 Dezembro, 2020 at 9:59
No meio de tudo isto, ALGUNS sócios e ALGUNS adeptos vão sabendo destas coisas através das redes sociais ou dos jornais.
Isto passa ao lado da esmagadora maioria dos Sportinguistas.
31 Dezembro, 2020 at 10:05
É algo que me custa muito porque tenho um carinho enorme por esta modalidade,o meu pai(que muitos anos trabalhou lá,até a sua merecida reforma) e mais 2 pessoas,mais o patrão da empresa,o Nelo que agora é muito conhecido,foram dos pioneiros em fabrico de kayaks em Portugal e agora a empresa é só a melhor do mundo e custa me imenso ver este tratamento dado a esta modalidade pelo Sporting,mas vindo de quem lá está e fazendo o que fez,não é de admirar,mas tenho pena mesmo.
31 Dezembro, 2020 at 10:31
Que tristeza. Uma modalidade olímpica que tem trazido medalhas para Portugal e custa apenas.. 60 mil euros. É menos do que um salário mensal do Ilori, por exemplo.
Tenho familiares no norte que praticam canoagem e passei a gostar deste desporto, ao ponto de já ter experimentado. Não há muitos desportos que permitem desfrutar tanto da natureza como a canoagem.
Na altura fiquei contente com a aposta no Emanuel Silva, que nem sabia que era Sportinguista.
Quando digo a amigos meus que este Sporting não me orgulha e não me revejo nele é também a isto que me refiro.
Por isso, não me sinto na obrigação de pagar quotas. Porque sei que faziam exactamente o mesmo ou pior se tivesse o dinheiro das quotas.
31 Dezembro, 2020 at 12:08
Não é preciso ir tão longe só a comissão (10%) anual de manutenção do contrato do Illori dava para pagar os gastos com esta secção durante meia dúzia de anos.
31 Dezembro, 2020 at 17:04
E há ainda o que a Modalidade pode gerar de receitas de Inscrições e captação de novos adeptos, se criar uma Escola (e depois a reproduzir por outras) como está a fazer o surf.
Um abraço e saudações leoninas
31 Dezembro, 2020 at 17:09
Acabar com qualquer destas Modalidades é um absurdo! Torna-se aberrante não perceber que estas Modalidades são facilmente auto-sustentáveis, que vivem sobretudo da carolice de atletas e seccionistas re que muitas delas podem facilmente gerar receitas muito superiores aos custos e cativar novos adeptos, sobretudo nas gerações mais jovens.
SL
31 Dezembro, 2020 at 10:10
Acabar uma modalidade por causa de 60 mil euros parece-me absolutamente ridículo… Não encontro justificação.
Se, ainda por cima, os próprios atletas encontravam os seus patrocínios, pior.
Não dar a cara num momento destes, que é muito complicado, é terrível.
Há princípios que nunca se podem pisar!
31 Dezembro, 2020 at 10:21
Muito adepto da canoagem. Baterão os do atletismo?
Não há 60k? Ide-vos f…r. Ainda mais com patrocínios.
Falta de vontade, é o que é.
E o modo como é divulgado… um atleta nas redes sociais. Só isto mostra que se estão ca*ando para a canoagem. O mínimo dos mínimos era uma declaração com todos os atletas.
Até percebo que a modalidade em si diga pouco ao clube (basicamente são atletas patrocinados pelo clube), mas há mínimos de decência a manter por quem usa o emblema, gostemos ou não do enquadramento.
Despedimentos via mail, SMS, WhatsApp, é escola.
Acima de tudo respeito. Não sabem o que é isso.
31 Dezembro, 2020 at 17:12
Nuno, a maior parte do “patrocínio” desses atletas até vem do Estado através dos apoios a Atletas de Alta Competição (3 dos 5 Atletas da Secção são atletas olímpico e até medalháveis)
SL
31 Dezembro, 2020 at 10:26
Aproveito para deixar a minha opinião, espero que construtiva.
O que aqui está noticiado não é a doença, são os sintomas.
O divórcio (sim, podemos usar esse palavrão) entre sócios, simpatizantes, apoiantes, etc., do Sporting Clube de Portugal, a fratura evidente entre quem é saudosista de BdC e apoiante do bien-être do CapFV, nunca será sarada.
Nunca.
O ódio que cresceu, a princípio uma discordância, hoje ódio, cega, tal como cega o amor.
Hoje há ódio pelo Sporting, a quem está no Sporting, a quem deixou o Sporting…
Ninguém fala no Amor.
No Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.
Hove quem, e no seu direito, retirasse o dinheiro das quotas, pois “não está para dar dinheiro a vigaristas”, outros, que sabem que só o pontapé na chicha importa, e como vamos em primeiro, está tudo bem.
AS MODALIDADES SÃO FINANCIADAS COM O DINHEIRO DAS QUOTAS !!!!
Acham estranho isto? São só € 60.000,00?? E no rugby?
A nossa formação masculina, a que começou a formação, os nossos pioneiros, está quase a sair do clube, pois mais uns meses e ficam sem escalão para competir, pois não há seniores…
Ok, e quanto custa uma equipa de seniores, para o 3º escalão?
€ 60,000/época? … mas somos o Sporting, e tem que ser para ganhar… € 100,000?
E de onde vem esse dinheiro, sponsors??
Onde os há?
Das quotas?
QUAIS QUOTAS? Quais dinheiros?
Isto são os sintomas, a doença é bem mais grave.
E se os sintomas assustam e incomodam, a doença, essa é mortal.
Pois o AMOR ao Sporting, esse amor, não existe mais.
Deixo a esperança num melhor ano que este que agora finda.
Um abraço, a todos.
31 Dezembro, 2020 at 10:37
Agora a culpa é dos sócios que não pagam.
Inteligência e esforço para procurar patrocínios?
Só os atletas o fazem?
Porque não o faz a Direcção?
São a estas perguntas que deves dar resposta antes de apontares o dedo aos sócios que se recusam a fazer figura de parvos.
31 Dezembro, 2020 at 10:47
Dá trabalho e exige muita mobilização. Eles não têm essa capacidade nem sequer essa unanimidade entre o universo leonino.
O outro movia montanhas, estes marram contra os obstáculos.
31 Dezembro, 2020 at 10:48
Onde eu disse isso?
Eu constato factos, só isso.
Inteligência? Patrocínios? Mas faz a mais pálida ideia do que é tentar arranjar patrocínios num país onde o eucalipto futebol tudo seca?
A pergunta que faz “Porque não o faz a Direcção?” é a única válida, mas sendo o Sporting Clubde de Portugal uma coisa e a Sporting SAD outra, que Direcção?
Não aponto o dedo a ninguém, o que vejo é que algures pelo meio, o Sporting perdeu. E nem me venha com a conversa que depois quando houver outra direcção, as Quotas voltam. Não, não voltam, e se o diz está a ser desonesto consigo.
A culpa do divórcio é desta direcção, e da sua inaptidão, cabe ao Sócio tomar a resolução que entende ser a melhor para o Sporting e para ele. Por esta ordem.
31 Dezembro, 2020 at 10:57
Mais arroz? Vamos lá…
“Onde eu disse isso?”
-“AS MODALIDADES SÃO FINANCIADAS COM O DINHEIRO DAS QUOTAS !!!!
Acham estranho isto?”
“Mas faz a mais pálida ideia do que é tentar arranjar patrocínios num país onde o eucalipto futebol tudo seca?”
– Eu não! Sou um completo tapado que não percebo nada de finanças nem de patrocínios. [ironia]
“mas sendo o Sporting Clubde de Portugal uma coisa e a Sporting SAD outra, que Direcção”
– A Direcção do clube, evidentemente! Apesar de quem a preside ser a mesma pessoa que preside à SAD.
“Não aponto o dedo a ninguém”
– Talvez não, directamente, mas subentende-se quando escreve em letras garrafais que “AS MODALIDADES SÃO FINANCIADAS COM O DINHEIRO DAS QUOTAS !!!!”.
31 Dezembro, 2020 at 11:04
O número de socios é o reflexo do trabalho de uma direção. Eles não aparecem ou desaparecem do nada. É trabalho da direção trazer novos sócios para o Clube e nao o contrário.
Desvalorizaram o trabalho da anterior direção que chegou aos 170 mil sócios, agora choram…
31 Dezembro, 2020 at 11:12
Mas é mentira? As modalidades são financiadas com o dinheiro das quotas… se ao optar, e dentro do seu direito, não pagar quotas (enquanto lá estiver esta direcção), é às modalidades que se retira dinheiro. Ponto.
O querer tapar o sol com a peneira não fica bem, a ninguém.
Eu quero um Sporting de todos, para todos.
Não quero um Sporting de uns verdes contra uns brancos, a decidir qual das cores é mais importante.
Está a falar em mais arroz?
Se as modalidades estão de mãos atadas em relação a procurar patrocínios (não pode ser este, que apoia o rival, este também não porque já temos um sponsor da mesma área, aquele idem porque já apoia outra modalidade…) que sugere?
Nunca disse que seria um tapado, mas sei o que passei para tentar obter apoios e sponsors.
Se puder ajudar, eu agradeço, estou sempre pronto para aprender, e para aproveitar experiências.
Grande abraço.
31 Dezembro, 2020 at 23:09
Escondidinho, as Modalidades não são financiadas com o dinheiro das quotas. ALGUMAS Modalidades são financiadas com o dinheiro das quotas (sobretudo as de PJR, o Atletismo e o Ténis de Mesa). Mas há Modalidades que não consomem dinheiro das quotas e e geram receita para o Clube (e.g.: Natação, Ginástica e Modalidades de Combate). Outras há que não consomem dinheiro das quotas porque se auto sustentam graças à carolice dos seus praticantes e seccionistas e a alguns patrocínios e apoios (nomeadamente equipamentos) que vão angariando (e.g.: Tiro com Arco e com Bala, Polo Aquático, Xadrez, Bilhar).
Seja como for, incumbe às Direções garantir as condições de sustentabilidade do Clube e das suas Modalidades.
Em 2011 só 25% das quotas ficavam no Clube; o resto ia para a SAD.Só em 1 de Julho de 2013, TODA a receita das quotas ficou alocada às contas do Clube NADA nas da SAD.
Essas receitas foram aumentando CONSIDERAVELMENTE até 30 de Junho de 2018. Depois disso essa tendência foi invertida. Culpar os Sócios (ou os adeptos porque deixaram de ser sócios ou nunca chegaram a fazer-se) é completamente redutor. O associativismo aumenta quando as associações se tornam mais atrativas e sabem cativar novos sócios. Esta Direcção tinha no seu Programa atingir os 200.000 Sócios. Não se pode queixar se não da sua própria incompetência quando afinal o número de sócios diminui. sta Direção prometeu continuar a investir nas Modalidades. Não se pode queixar senão da sua própria incompetência quando extingue Modalidades por incapacidade de as financiar. Esta Direcção prometeu, no seu Programa Eleitoral, «Manter a aposta e o investimento em todas as modalidades, aumentando a sua competitividade e desenvolvendo projetos de formação sustentados.» (ponto 30 do Programa) e «Não vamos desinvestir, vamos investir para continuar a ganhar.» (ponto 31 do Programa).
É ESTA DIREÇÃO QUE ESTÁ EM FALTA PARA COM OS SÓCIOS QUE A ELEGERAM E PARA COM O CLUBE CUJO DESTINO ASSUMIRAM !
SL
31 Dezembro, 2020 at 11:01
Mas se subentendi mal, peço as minhas sinceras desculpas.
Lendo novamente o texto, pode-se também retira que o Escondidinho, ao escrever aquela frase em letras garafais, esteja mais a aponta o dedo aos responsáveis pelas modaliodades/Diecção do que propriamente aos sócios que deixaram de pagar.
Se assim for, as minhas desculpas.
31 Dezembro, 2020 at 11:04
“E nem me venha com a conversa que depois quando houver outra direcção, as Quotas voltam. Não, não voltam, e se o diz está a ser desonesto consigo.”
Onde é que eu escrevi isso?
Está a confundi-me com outro tasqueiro…
31 Dezembro, 2020 at 11:05
*confundir-me
31 Dezembro, 2020 at 11:25
Sim, estava, pois é uma conversa que eu já ouvi, desculpe.
31 Dezembro, 2020 at 14:38
Escondidinho, se já ouviste essa conversa é porque existem Sportinguistas que estão na mesma situação do que eu, que deixei de pagar quotas e só voltarão a contribuir com outra direção.
Se já vamos tarde demais? Nunca é tarde para reerguer o Sporting como ficou provado em 2013.
31 Dezembro, 2020 at 21:00
Escondidinho, com o devido respeito (que, acredite, é bastante), quando escreve «Eu constato factos, só isso. Inteligência? Patrocínios? Mas faz a mais pálida ideia do que é tentar arranjar patrocínios num país onde o eucalipto futebol tudo seca?», o Escondidinho está a descurar o dado essencial neste caso.
OS 60.00€ DE PATROCÍNIOS ATÉ FORAM GARANTIDOS PELOS ATLETAS DO CLUBE.
Ora, é isso que torna esta situação aberrante revoltante. Se aliar a isso o facto da comunicação de não renovação apenas ter sido feita aos atletas no ÚLTIM DIA dos seus contrato, esta situação ganha contornos de maquiavelismo.
E, na minha opinião, estamos a falar de uma Modalidade que tem tudo para gerar mais receitas que custos (dada a sua componente de aventura e de contacto com a natureza, a criação de turmas e escolas de formação geraria receitas de inscrições – que tornam auto-sustentáveis algumas outras modalidades – e seriam factor de cativação de novos adeptos – alunos e seus familiares).
Um abraço, saudações leoninas e um ótimo 2021 para si e para os seus
p.s.: e que o Râguebi Masculino consiga o financiamento para dar continuidade ao excelente trabalho que foi feito na Formação
31 Dezembro, 2020 at 10:39
Descansa que as quotas aparecem logo no primeiro dia que esta gente se for embora. Como aconteceu em 2013, aliás.
Há milhares de Sportinguistas a espera.
31 Dezembro, 2020 at 10:55
Vai ser uma espera vã… não vai acontecer, e se acontecesse, seria tarde.
Será o conformar o defunto, e não tratar do doente vivo.
31 Dezembro, 2020 at 11:05
Partes de um principio errado, aquilo que chamas saudosistas não deixaram de pagar quotas, pois olhas para o ReC e o que vês é que o valor da quotização diminuiu ligeiramente.
– A questão que deverias colocar é o que está a ser feito para aumentar o numero de sócios para os 200.000 prometidos na campanha eleitoral.
– Outra questão importante é porque motivo se criam novas secções e caras enquanto se encerram outras bem mais baratas.
– Outra questão ainda mais importante, porque motivo se extinguem modalidades e despedem atletas e quer o numero de funcionários e o valor dos salários pagos não para de aumentar.
– Por fim, pode-se ainda questionar, porque razão até 2018 a execução orçamental anual do clube gerava em média 3M de euros positivos e agora para não ficar abaixo do zero despedes atletas e pede-se dinheiro emprestado à SAD em lugar de pedir à Plataformas aquilo que é devido ao clube.
Eu respondo, a solução é difícil implica trabalho, implica esforço, implica dedicação, implica devoção ou então a solução fácil, fácil, extingue-se e ninguém se chateia com isso.
31 Dezembro, 2020 at 11:28
Para fundamentar aquilo que refiro, para que se retire o foco dos sócios e das quotas e se coloque onde ele é real, a gestão, vou colocar dois mapas que mostram a evolução das quotas e dos resultados líquidos e só não coloco a evolução em completo contraciclo do numero de funcionário e valor dos seus salários porque sinto vergonha por acontecerem no momento em assistimos ao despedimento de atletas. Talvez os funcionários comecem a ganhar medalhas e competições, pois com cada vez menos secções certamente terão muito tempo para treinar.
Quotas:
2011/2012: 3.174M
2012/2013: 3.776M
2013/2014: 5.937M
2014/2015: 6.539M
2015/2016: 7.720M
2016/2017: 8.327M
2017/2018: 8.915M
2018/2019: 8.650M
2019/2020: 8.463M
2020/2021: 8.100M (estimativa orçamento)
Resultados líquidos:
2011/2012: -3.480M
2012/2013: -3.722M
2013/2014: +4.522M
2014/2015: +4.345M
2015/2016: +3.190M
2016/2017: +2.823M
2017/2018: +2.021M
2018/2019: +0.141M
2019/2020: +0.074M
31 Dezembro, 2020 at 12:20
São estes números que deixam a nú a merda de gestão que esta direcção degente elegante, com estilo e de bem estar faz.
O problema é que para 95% dos sócios e adeptos isto é completamente ignorado, nem tão pouco querem saber pois o que importa é apenas e só o futebol. Como vamos em primeiro está tudo bem e a direcção está a fazer um bom trabalho com a pesada herança que recebeu… E assim se percebe porque eatamos como eatamos.
31 Dezembro, 2020 at 12:21
*estamos.
31 Dezembro, 2020 at 15:00
Brincadeira….basta ir ao twitter do homem e perceber que espécie de individuo é essa pessoa por que vocês tanto clamam.
Criou muitas expectativas a uma dada altura e fez com que os sportinguistas (Eu incluido) acreditassem na sua capacidade de gestão, mas foi fugaz e terminou no dia mais negro na historia do Sporting.
O dia em que 50 individuos adeptos do clube, resolvem entrar nas instalaçoes do próprio clube arrasar verbalmente e fisicamente com tudo aquilo que entraram.
31 Dezembro, 2020 at 16:03
E esse dia mais negro da história do Sporting , segundo você, é da inteira responsabilidade do BdC, individuo que foi inquirido, preso, arguido e julgado INOCENTE. Tenha cuidado com essa linguinha viperina porque poder-se-á enrolar em escaldantes lençóis de difamação….
PS: olhe que a incapacidade de gestão desse tal Tonto, serviu para deixar para o seu querido varandim um pé de meia de 500 milhas na NOS, graças ao qual o Clube ainda respira.
31 Dezembro, 2020 at 17:24
Obrigado Malcolm por mais um excelente contributo para a discussão do tema.
31 Dezembro, 2020 at 17:51
Malcolm, peço-te que me ajudes a insistir com o Cherba para publicar URGENTEMENTE o post que lhe enviei ontem. Como sabes ele vem estruturar muito do que aqui se está a “debater” em “notas soltas e que, assim muitas vezes gera, incompreensões e confusões absolutamente evitáveis.
Estamos a assistir (neste e noutros posts) a comentários que, por não “apanharem” a fotografia geral e não disporem de muitos dos dados relevantes, são mal interpretados e geram “escadinhas” que roçam o insulto fácil a quem o não merece.
Basta ver que o que focas (muito bem) nos 2 últimos comentários (ao Escondidinho, para mim um dos mais respeitáveis Tasqueiros e insuspeito de enorme SPORTINGUISMO) é apenas parte do que está estruturado no post. Que também apresenta o diagnóstico global e as possíveis soluções. As quais reconhecem obrigações de adeptos e sócios e SOBRETUD(claro) de dirigentes e até respondem a muitas das questões levantadas hoje de forma avulsa e dispersa por vários tasqueiros.
Um abraço
31 Dezembro, 2020 at 11:25
“AS MODALIDADES SÃO FINANCIADAS COM O DINHEIRO DAS QUOTAS !!!!
Acham estranho isto?”
Isto é chover no molhado, mas aqui vai:
Se as quotas financiam as modalidades, viva-se com o que se tem e não se criem novas se nem dinheiro há para pagar as existentes. Ou então pergunte-se aos sócios se estão de acordo com a extinção de umas para que outras sejam criadas.
OS SÓCIOS NÃO SERVEM APENAS PARA PAGAR QUOTAS.
Se os sócios se recusam a pagar quotas como protesto, alguém convoque uma assembleia para dar voz aos sócios. Para os esclarecer, para ouvir as suas queixas.
Não dou mais dinheiro a quem me despreza. A quem me trata como lixo. A quem convoca uma assembleia para aprovação de um orçamento e abre as portas ao rebanho sem se dignar estar presente para não levar com a populaça e ouvir o que não gosta de ouvir. Nem no tempo do Godinho Lopes isto aconteceu. Esta gente que lá está NÃO PRESTA! E eu não dou o meu dinheiro a quem não presta. Se tivessem vergonha na cara, há muito que teriam convocado uma das assembleias OBRIGATÓRIAS que já estão em falta e desse oportunidade à populaça de se exprimir. E depois, poriam ou não o lugar à disposição. Isto assim NUNCA contribuirá para unir. Bem pelo contrário. Cada vez cavará mais fundo o fosso. E aumentará o número de “intolerantes”.
31 Dezembro, 2020 at 18:35
Ana, mais uma vez (e não é, de forma alguma culpa sua, mas de uma retórica na qual todos nós acabamos por embarcar), afirmar “AS MODALIDADES SÃO FINANCIADAS COM O DINHEIRO DAS QUOTAS” é apenas parcialmente verdadeiro.
São financiadas com o dinheiro das quotas, MAS TAMBÉM da bilheteira, dos patrocínios, da publicidade, de prémios de participação em provas nacionais e internacionais, de direitos televisivos, de donativos, de apoios do estado, de rendas, de outras receitas e das receitas de inscrições nessas Modalidades (turmas, escolas e academias de formação).
Mas o dinheiro das quotas representa (ou devia representar) 60% das receitas geradas pelo Clube e as suas Modalidades). E o seu montante deveria ser maior. Porque significaria que aumentavam, por essa via, a sustentabilidade do Clube e a competitividade das suas Modalidades, mas também, porque significaria que a MAIOR PARTE das outras recitas aumentaria em igual proporção.
Vou só passar-lhe os números dos últimos 3 anos (em Milhões €):
Quotas Bilhet. Patr./Pub. Dir. TV Prémios Inscriç.
2017/18 8,915M€ 0,375M€ 2,061M€ 2,258M€ 0,092M€ 1,522M€
2018/19 8,685M€ 0,474M€ 1,917M€ 2,142M€ 0,153M€ 1,586M€
2019/20 8,463M€ 0,272M€ 1,537M€ 2,179M€ 0,249M€ 1,273M€
Por aqui pode perceber que, por exemplo, a bilheteira apresenta valores reduzidos e os valores de quotas reduziram perto de 450.000€ em 2 anos, quando a tendência anterior era de subida sensível constante.
A promessa desta Direcção em campanha era manter os 200.000 associados. A projeção da Direção anterior para poder apostar no Basket era de ter 225.000 associados (em ambas com uma projeção de 2/3 pagantes). Esta Direção fez a aposta no basket (modalidade de que até gosto bastante e que pratiquei) sem ter as condições de sustentabilidade para a fazer. Isso é má gestão. Como é má gestão extinguir Modalidades que têm custos de 60.000 euros, de fácil cobertura, e que uma gestão competente, assertiva e aguerrida não só os garantiria como criaria as condições para haver escolas da Modalidade que gerassem receita relevante, cativassem novos adeptos e reforçassem a expansão nacional da marca Sporting (a exemplo do que está a fazer o surf). Claro que a maior responsabilidade tem de ser assacada à Direcção. Foi isso que os SÓCIOS fizeram em AG ao REPROVAREM o ORÇAMENTO e as CONTAS. Esse é o principal motivo para nos mantermos como sócios.
Escrutinar e JULGAR os actos de gestão dos dirigentes do Clube. O resto começa por ser obrigação de uma BOA GESTÃO; a nossa parte (QUE TAMBÉM EXISTE) virá por arrasto,, se a Gestão for assertiva, verdadeira, aguerrida, competente, transparente e galvanizadora.
SL
31 Dezembro, 2020 at 12:20
É recorrente este tipo de criticas….sempre que há algo que soa mais impopular!
Mas já se sabe a história toda? Ou o que se sabe é o que veio nos jornais?
Certamente, numa próxima oportunidade a direção do Sporting terá a oportunidade de explicar o assunto e logo se acharem que é sujeito a critica, força nisso.
P.S – Algum dia hei-de perceber este fascinio por um direção que conseguiu a brilhante proeza de ter tido mais rescisões na equipa de futebol (levando á perda de milhões e milhões em cada um dos processos), que por exemplo os titulos nacionais alcançados não só no futebol como também nas modalidades de pavilhão durante o seu mandato.
31 Dezembro, 2020 at 13:33
O estranho 2020 não poderia terminar sem a medição da competência da gestão pela capacidade de conter amotinados.
Que se foda se tinham justa causa.
Que se foda se em dois anos e com vendas e acordos mal amanhados permitiram ao clube encaixar centenas de milhões logo desbaratos em cepos e vida de novo rico. (mais que os rivais)
Que se foda o tribunal que provou não existir responsabilidade da gestão no crime praticado.
Que se foda se o único caso julgado em tribunal considerou não existir justa causa.
Perante este critério não tenho duvidas em classificar o mandato do Varandas de excelente, o de Godinho Lopes de fantástico e o do Bettencourt bateu todos os records de qualidade pois conseguiu conter o motim vendendo por um prato de tremoços o jogador mais valioso do plantel e ainda com o extraordinário feito de o ter vendido a um rival.
Pobre leão, agora que regressou à jaula nunca terá hipótese.
31 Dezembro, 2020 at 15:07
“Certamente numa próxima oportunidade a direcção do Sporting terá a oportunidade…..”
P.S – Algum dia hei-de perceber este fascinio por um direção que conseguiu a brilhante proeza de ter tido mais rescisões na equipa de futebol (levando á perda de milhões e milhões em cada um dos processos), que por exemplo os titulos nacionais alcançados não só no futebol como também nas modalidades de pavilhão durante o seu mandato.
Será que uma alimária deste jaez merece que se perca tempo com ela?
31 Dezembro, 2020 at 16:06
Certamente que o Varandas vai explicar…
Come palha J que tu comes bem.
Que 2021 te traga muitis fardos!
31 Dezembro, 2020 at 18:38
Bom ano também para si J.!
Segue adequado cartão de “boas festas”:
https://lh6.googleusercontent.com/-Q21R2qwoLxM/TeYoIPwfS6I/AAAAAAAAAvI/9Rt2_m_NYjU/s720/n-troll2.jpg
31 Dezembro, 2020 at 18:57
É fodido ter que levar com a realidade de vez em quando, porque até percebo que é preferível viver em realidades paralelas fantasiosas onde se exponencia as qualidades e se esquecem os múltiplos defeitos e se defenda um passado grandioso que nunca existiu.
Das rescisões, o único processo que foi levado até ao fim, ainda estamos pendente de receber o $, dinheiro esse que foi avaliado em menos de metade do que aquilo que Rafael Leão custou ao Milan um ano depois de ter sido vendido pelo Lille.
É esta a grande vitória de ter levado o processo até ao fim?
Só mesmo nas vossas cabeças distorcidas….
1 Janeiro, 2021 at 9:16
E que ainda assim é mais do que recebemos pelo Patricio, campeão europeu em título, titular indiscutível da seleção campeã da Europa.
E próximo do que recebemos pelo William, com pergaminhos semelhantes aos do Patricio.
Deve ser difícil aceitar a realidade, j
31 Dezembro, 2020 at 12:43
A pergunta pode ser pertinente, mas a resposta não precisa de muito pensamento.
A culpa de tudo será sempre do CD, principalmente quando tem um track record lastimável como estes gajos têm. Pensa, nos últimos 2/3 anos o único gajo com “cargo diretivo” que fez algo para unir o Sporting foi o Cintra, diz muito da merda que se tem passado.
Depois de Alcochete mais do que um gajo competente precisávamos de um presidente agregador, que juntasse as mais variadas fações do clube e que demonstrasse que os sócios importam.
Pagam-se menos quotas, mas deve-se mais a ações tomadas pela Presidência do que propriamente por falta de resultados desportivos. A extinção da canoagem, é absurda até porque estamos em ano de Jogos, e o Sporting tem um projeto olímpico ou tinha. Se depois olharmos para a quantia ainda mais ridículo parece.
É possível ter um Sporting eclético, para mim, exigir menos que isso é absurdo.
31 Dezembro, 2020 at 12:52
Achas que o projecto olímpico da canoagem ou outro desporto individual tem algo a ver com o Sporting?
O Sporting não faz gestão das temporadas, isso são atletas (e treinadores) e federações.
Os canoístas (e atletas) têm os seus treinadores, os seus centros de treino, as suas rotinas e o seu calendário.
O Sporting funciona como um apoio (financeiro, duvido que sequer logístico a tempo inteiro, pois as bases nem estão em Lisboa), o que já é muito, num país em que as bolsas olímpicas são uma piada, na perspectiva de um profissional, e em que os patrocinadores são curtos (ou então não, há é preguiça).
31 Dezembro, 2020 at 13:48
Individual?
Os títulos são do clube.
“A 02 de Abril de 2017 na Taça de Portugal de Tripulações a dupla constituída por Emanuel Silva e David Varela venceu em K2 5.000 metros com a marca de 19:39.88 minutos.
Nos dias 27 e 28 de Maio de 2017 disputou-se, em Ponte de Lima, o Campeonato Nacional de Maratona e o Sporting Clube de Portugal esteve representado por Filipe Vieira que, em dupla com Fábio Lopes, sagrou-se Campeão Nacional em C2 com a marca de 02:03:34.46 horas.
A 16 de Julho de 2017 Francisca Laia, formando dupla com Joana Vasconcelos, conquistou a Medalha de Prata na prova de K2 200 metros no Campeonato da Europa de Velocidade, disputado em Plovdiv, Bulgária, com a marca de 00:36.777 segundos.
A 06 de Agosto de 2017 no Campeonato Nacional de Velocidade que decorreu no CAR de Montemor-o-Velho Emanuel Silva e David Varela sagram-se campeões nacionais em K2 1.000 metros com a marca de 03:17.496 segundos, este ficará para a história como o primeiro título nacional do Sporting no principal escalão da modalidade.
A 05 de Agosto de 2018 no Campeonato Nacional de Velocidade, o Sporting sagra-se Campeão Nacional de K4 500 metros, com Emanuel Silva, Artur Pereira, David Varela e Kevin Santos a obterem a marca de 01:24.629.”
31 Dezembro, 2020 at 15:14
Malcolm, mestre do copy paste. Pareces o Pedro Guerra, fala-se de uma coisa, respondes outra. Como não sabes rebater, despejas uns textos (já agora podias também ter colocado as de 2020, ou não estavam no arquivo?).
O que é que os títulos nacionais têm a ver com projecto olímpico? Ou a Patrícia Mamona prepara 2021 a pensar nos nacionais de pista por equipas.
31 Dezembro, 2020 at 16:53
Quanto ao texto não estar atualizado, eu agradeço à Wiki Sporting por ter alguma coisa já que no site do clube não encontro nada.
Desculpa a ignorância, pois ao ler “canoagem ou outro desporto individual”, pensei que estavas a considerar a canoagem um desporto individual quando também existe uma forte componente coletiva, há desportos cujas equipas apenas tem menos um atleta.
Pedro Guerra é um nojo, ser comparado a ele ofende-me, mas ofenderia mais ser comparado a um … sonso. O melhor é ficar por aqui e desejar as maiores felicidades para 2021.
31 Dezembro, 2020 at 16:56
“Pedro Guerra é um nojo, ser comparado a ele ofende-me, mas ofenderia mais ser comparado a um … sonso. O melhor é ficar por aqui e desejar as maiores felicidades para 2021.”
😀
31 Dezembro, 2020 at 15:37
Então para que serve o Gabinete Olimpico do Sporting? Pensei que com a criação e manutenção deste Gabinete o Sporting fosse mais que um clube que apenas despeja dinheiro e vê no que dá. Se é como dizes, não vejo utilidade. E eu falo em projecto porque foi criado um órgão do clube para apoiar modalidades olímpicas. Pensava eu que esse órgão em comunhão com o Comité Olimpico Português planeassem toda a preparação dos atletas com vista a melhorar as performances nos jogos.
Sendo assim percebi tudo mal.
31 Dezembro, 2020 at 15:57
Os Gabinetes em Portugal servem para quê ao certo?
O Emanuel Silva e o Varela até vão a Tóquio com outra tripulação que não a do Sporting. Não é o Sporting que a está a “preparar”.
Terão apoio de pessoal especializado (tou meio a inventar), nutricionistas, psicológicos, se estiverem em Lisboa acesso a intalaçoes.
O Évora, por exemplo, treinava em Espanha, com o seu treinador.
A Dongmo em Leiria, com o treinador da federação. Estes devem treinar em Montemor ou no Norte.
31 Dezembro, 2020 at 18:42
Aconselho o Nuno a consultar no site do SCP a página do Gabinete Olímpico e também a descrição e objetivos do Projeto Sporting Olympics.
SL
31 Dezembro, 2020 at 13:17
Caro Escondidinho, não vou de modo algum tentar responder ao seu comentário, onde são evidentes algumas afirmações assertivas. Todavia há frases altamente corrosivas, que deixadas sem resposta, transformam-se na narrativa oficial.
“O ódio que cresceu, a princípio uma discordância, hoje ódio, cega, tal como cega o amor.
Hoje há ódio pelo Sporting, a quem está no Sporting, a quem deixou o Sporting…”
Isso é uma PURA INVERDADE! O movimento que expulsou a anterior Direcção nasceu do e com ÓDIO. Não se tratou de ONTEM DISCORDÃNCIA…HOJE ÓDIO! Feio discurso de branqueamento ou ataque de amnésia? Foi desde o 1º minuto – e durante largos meses- o achincalhar, o conspurcar e o assassinar na via pública daquele/s a quem ODIAVAM à morte! Serviu como combustível para esse ódio Alcochete, o Cashball, a Joana, o Facebook, a puta da Gala…..and so on.
Essa manobra actual de dividir a paternidade do ÓDIO tem todo o ar de mais uma derrapagem ao respeito que é exigido por quem se cinge a princípios de honestidade intelectual.
SD
31 Dezembro, 2020 at 15:22
Não digo que o ódio de A para B ou de B para C.
O que diz é verdade, e em muito esse ódio antes teria sido alimentado por quem tinha grandes responsabilidades no Clube.
A nossa comunicação é uma porcaria, e não é de hoje.
O que veio acentuar essa divisão, e não é por acaso que falo em divórcio, foi tudo o que se seguiu a Alcochete, mas já antes havia clivagens, e bem vivas.
Havia quem defendia, e antes de BdC sair, que a saída para o Sporting Clube de Portugal seria a refundação, e sei que não era mera hipótese académica. Mas também sei hoje, com o caminho que está a ser seguido, muito mais cedo que tarde vai haver esse “divórcio de facto” entre o que é o Sporting e as suas modalidades e o Sporting SAD com as equipas de futebol.
Não sei se mesmo não seria de todo uma boa ideia, o agregar de ideias, vontades, capacidades, em prol do que seria um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa, parece cada vez mais uma utopia, um sonho que ficou numa gaveta.
Esperemos que 2021 traga Luz.
31 Dezembro, 2020 at 15:48
Ir-lhes-á acontecer o mesmo que aconteceu no Belenenses; as duas primeiras coisas que terão que deixar cai serão o nome de SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e o LEÃO RAMPANTE como símbolo. EU pessoalmente, prefiro um Sporting pobre mas autêntico a uma grande empresa desportiva multinacional com a qual tenha ZERO de identificação. Vejo com uma imensa simpatia os “Velhos do Restelo” que mandaram a SAD azul e branca para a puta que a pariu.
4 Janeiro, 2021 at 15:00
Nem mais.
31 Dezembro, 2020 at 10:27
60k.
“Redículo”.
Ah e tal, mas não se sabe a história toda.
Gostava que alguém a contasse, nesse caso.
31 Dezembro, 2020 at 10:39
Deita-te, que sentado cansas-te, à espera que estes nojentos venham dar uma justificação aceitável.
Às tantas, vêm dizer que a culpa é dos sócios que deixaram de pagar quotas, como fez em cima o Escondidinho.
31 Dezembro, 2020 at 11:27
Noutros tempos quem não era (provado) sócio nem “autorizado” estava a opinar sobre estas coisas.
31 Dezembro, 2020 at 11:59
Outros tempos, outras democracias…
31 Dezembro, 2020 at 16:58
“Pareces o Pedro Guerra, fala-se de uma coisa, respondes outra.”
– Nuno, o Agnostico Resignado (31 Dezembro, 2020 at 15:14)
31 Dezembro, 2020 at 11:01
A machadada e o fim de algumas Modalidades era mais uma das cabalas sobre as quais os Brunistas falavam e eram atacados por isso, não era?
Entretanto, e em pouco mais de dois anos, já foi o que foi com o Ciclismo, os Desportos de Combate, a Natação, o Futsal Feminino, a Formação do Hóquei e do Andebol, o Atletismo, o Voleibol Masculino, a Canoagem…
Mas como estamos em 1° no Futebol à 11ª jornada, está tudo bem!!!
31 Dezembro, 2020 at 11:26
Tudo cabalas e elas vão fechando…
31 Dezembro, 2020 at 12:00
Isso é que devia estar ESCARRAPACHADO num MEGA-OUTDOOR na 2ª Circular e noutras circulares pelo restode POORtugal e Ilhas …
O pior para os Sportinguistas é que isso não são nem invenções, nem tão pouco mentiras … São apenas FACTOS, reais e indesmentiveis que, comprovam de forma inequívoca a merd@ de gente que actualmente conspurca os Orgãos Sociais do SCP …
A esses ‘escarros de gente’, a esses BILTRES eu desejo que 2021 lhes entregue em dobro ou triplo (que hoje estou um mãos largas) todo o mal possivel que essa ganilha possa ter, quer a nivel pessoal, quer nas vidinhas de merd@ que têm à conta do SCP.
Vão pra real put@ que os p@riu! Bandidos!
31 Dezembro, 2020 at 15:47
Eu nem tinha noção da formação de hoquei, e da formacao do andebol. Os desportos de combate foram todos à vida? Não tinha noção… fonix
1 Janeiro, 2021 at 19:01
Os desportos de combate continuam (até porque, a par da Natação e da Ginástica, é uma Modalidade que GERA RECEITAS para o Clube). E o Hóquei e o Andebol continuam a ter formação (os resultados e a qualidade é que parece terem baixado, mas isso até pode ser uma situação conjuntural).
Um abraço e saudações leoninas
31 Dezembro, 2020 at 11:16
Fantástico!
Aproveitar o primeiro lugar homeopático, que todos sabemos que lá pra maio será 3º ou 4º, para cancelar secções inteiras enquanto os patos vão comendo tudo porque “Estamos em primeiro!”.
E ainda vão aparecendo postas a falar do gordo…como é que é possível!
Quo vadis Sporting?
31 Dezembro, 2020 at 11:47
Nunca deixarei de pagar quotas.
Cá de casa, pago quatro.
Pago-as porque amo o Nosso Clube.
Não considero que o faça por dever.
Mas, pelo facto de ser sócio, também tenho direitos, não de natureza material, mas de ordem participativa.
Ora , como Todos sabemos, essa participação, para além do apoio a todas as modalidades( o futebol, para mim , é só mais uma ), tem-nos sido sonegada por uma “ direcção “ completamente autista à vontade dos Sócios.
Que eu me lembre, durante a campanha do actual “ presidente”, foi várias vezes afirmado, que iriam resolver o problema das modalidades, através de patrocinadores que iriam conseguir, pois teriam os argumentos necessários para os convencer.
Não discuto que seja fácil ou difícil arranjá-los. Foi esta “ direcção “ que o afirmou.
Pelos vistos, mais uma vez , falharam.
Como corolário, extinguem-se modalidades.
Como no futebol: fácil, fácil…
Agora andamos Todos em êxtase, por estarmos em primeiro lugar no futebol.
Tudo o resto , não importa.
Gastam-se milhões a contratar treinadores e jogadores, e depois não há 60.000€/ano para manter uma modalidade , que só á sua conta tem 3 atletas olímpicos.
Só espero e desejo que a actual euforia , se mantenha em Maio/2021.
Eu sou do Sporting Clube de Portugal, não sou da direcção a, b ou c. Mas como Sócio tenho o dever de tudo fazer para correr aquelas, que no meu entender, estão a destruir o Clube.
Como tal , não descansarei até correr com a corja fivelista/alvista.
31 Dezembro, 2020 at 12:04
+1
E para o fazer é necessário ser-se sócio (a não ser que ae queira uma destituição violenta, na arena, à base de sangue como alguns por aqui apregoam – e para isso não são necessários sócios, qualquer um dis que por aqui mais berra pode fazê-lo).
SL
31 Dezembro, 2020 at 12:05
Acabou o projeto olímpico e penso que ideia é concentrar recursos nas modalidades mais populares.
“Aquela mania de ganhar títulos”….
31 Dezembro, 2020 at 12:12
Epah nem sabia que tínhamos canoagem, podíamos andar a ler post’s sobre de à 19 anos não virarmos o ano em primeiro mas não temos posts sobre canoagem.
31 Dezembro, 2020 at 12:15
Bem me parecia, e se fosse só canoagem, deves saber muito pouco sobre o clube, caso contrario, até sabias da medalha olímpica do Emanuel (quem????)
31 Dezembro, 2020 at 12:28
Malcolm, vamos em primeiro no futebol. Estea gajos querem lá saber das modalidades, com a excepção dos basket.
31 Dezembro, 2020 at 13:00
Errado, este post tem mais comentários que o post sobre o Basket e o Futsal… em que somente vencemos o fcputas e o braguilha e consequentemente a taça!!!
Estranho?? Nada estranho, são muito mais os adeptos da canoagem, modalidade que só fica atrás do rugby feminino pois se não me engano esse chegou aos 200 comentários, mesmo que ninguém saiba tampouco o nome de uma jogadora.
Se defendo isto?? não… mas foda-se a malta podia ser um pouco menos hipócrita!!!
31 Dezembro, 2020 at 13:34
“mesmo que NINGUÉM saiba tampouco o nome de uma jogadora.”
Somos mesmo burros.
Vou ali penitenciar-me com uma chibata a já volto.
31 Dezembro, 2020 at 14:03
Se calhar és mesmo burro… Os comentários sobre o rugby feminino não foram sobre a extinção da modalidade mas sim sobre a mudança de treinador se não me engano….
Se quiseres entender, entendes se não…. Poker alho!!
E digo-te mais, és um gajo enjoativo, pelo menos é o que demonstram os teus comentários!!!
31 Dezembro, 2020 at 17:01
Repito o que escreveste:
“mesmo que NINGUÉM saiba tampouco o nome de UMA jogadora.”
Foi isto que afirmaste. Que NINGUÉM aqui sabe o nome de UMA jogadora de rugby.
E o burro sou eu?
O enjoativo sou eu?
Nhã hã hã…
Nhã hã hã…
31 Dezembro, 2020 at 13:36
Agora já sei porque se construiu o autódromo de Portimão com um trajecto tão sinuoso, com altos e baixos, curvas e contracurvas que põem os pilotos internacionais de olhos em bico; é que ele há por aqui uma multidão de drivers exímios na condução contorcionista. Reparem neste ÁS:
Comparar a participação na notícia da extinção de uma modalidade com as vitórias conseguidas numa jornada em modalidades que continuam VIVAS e de boa saúde, é obra !!! E ainda oferece o título de hipócrita a quem pensa diferente da excelência. Não está ao alcance de qualquer pexote
31 Dezembro, 2020 at 13:42
*pixote
Tal e qual, leo.
Estes bonecos só aparecem para criticar, mas os outros é que são divisionistas.
Poker Alho!
31 Dezembro, 2020 at 18:48
*pexote também está correcto
31 Dezembro, 2020 at 14:16
Não é a quem pensa diferente, é o que é dia após dia aqui.
Modalidades… a maioria nem aos pavilhões ía quando não havia restrições.
Ando pelo cacifo/tasca faz 10anos,muitos entraram, muitos saíram, mas venho cá todos os dias e vou conhecendo minimamente os comentadores, como tal dou crédito a uns a outros zero!!!
31 Dezembro, 2020 at 15:29
“Modalidades… a maioria nem aos pavilhões ía quando não havia restrições.”
Então acabemos com o futebol feminino e o futebol de formação “tout court”……..porque em Alcochete, antes das restrições, eramos duas ou três dúzias de assistentes, independentemente da importância dos jogos
By the way, um que era alérgico ao Pavilhão antes das restrições é o manequim do Giorgio Armani
31 Dezembro, 2020 at 13:39
Os posts sobre modalidades sempre tiveram poucos comentários.
Errado é pensares que este post é sobre canoagem.
PS1: Não sei houve, mas se na altura das conquistas da canoagem tivesse um post, de certeza que tinhas umas poucas dezenas de comentários e a maioria a dar os parabéns pela conquista.
PS2: E o comentário do LPortimonense acho que percebo que fala da direção e de quem a apoia e não de quem faz comentários na Tasca.
31 Dezembro, 2020 at 14:44
O que eu digo é que a maioria do pessoal se está a cagar para as modalidades, só não estão se for para bater no Varandas!!!
A analogia que eu aqui fazia sobre o Rugby, e não é mentira nenhuma, foi sobre um post em que se falava da mudança de treinador, e só isso, sem se saber mais nada sobre o assunto que deu azo a porradas de comentários (já que gostas, recupera esse post e vê as indignações sobre o assunto) e sobre uma vitória sobre o fcputas e mais uma taça para o museu em que se ficou por muito menos que este post!!
31 Dezembro, 2020 at 16:14
E o post sobre a conquista de campeonatos nacionais de canoagem teve 15 comentários.
E o post sobre a joana teve centenas de comentários e o post sobre a puta da gala teve mais de mil, qual é a duvida que são os assuntos mais polémicos que geram mais discussão.
Confesso que não percebo o que quer dizer, este, sobre a extinção de uma modalidade, em que os sócios tomam conhecimento pelos desabafos de despedida do atletas, que contraria promessas eleitorais feita, que evidencia uma má gestão de recursos, nomeadamente da quotas, ter mais de uma centena de comentários, é pouco muito pouco para a polemica que deveria geral. A alternativa é que já somos um clube de leões mansos.
31 Dezembro, 2020 at 17:04
Assim deixas o boneco sem argumentos…
31 Dezembro, 2020 at 14:57
Claro que não é sobre canoagem. Alguém quer saber de caiaques e pagaias?
Tal como o do Évora não era sobre saltos (aliás, o teor dos comentário mostram bem o quanto seguem a modalidade).
Mas se calhar está aí também parte do problema.
Agora venham o ténis e o automobilismo.
31 Dezembro, 2020 at 15:53
Se calhar a totalidade do problema está em querer um clube eclético, a ultima vez que ouvi um maluco a falar sobre isso:
“Há muito que somos considerados a Maior Potência Desportiva Nacional, tendo já ultrapassado a visão do nosso Fundador, José Alvalade, sendo hoje tão grandes como os maiores do Mundo”, disse Bruno de Carvalho, mencionando os “mais de 20 mil títulos conquistados em diversas modalidades”.
Se calhar a totalidade do problema está nas promessas feitas de não extinguir modalidades nem reduzir a competitividade.
Se calhar a totalidade do problema está nas desculpas que o problemas é dos sócios que deixaram de pagar e não no presidente que prometeu 200.000 sócios
Se calhar a totalidade do problema está no facto dos sócios saberem destas noticias pelo atletas e não pelo comunicação do clube informando as razões.
Se calhar a totalidade do problema está no facto dos sócios estarem a assistir a uma redução de atletas e ao aumento dos funcionários.
Mas isto, sou eu que sei quando se fez posts a saudar o sucesso da canoagem, não sendo muitos, havia alguns entre os quais o Nuno, manifestar satisfação.
https://atascadocherba.com/2019/07/22/canoagem-traz-mais-titulos/
https://atascadocherba.com/2019/05/23/a-primeira-medalha-da-historia-da-paracanoagem-portuguesa/
https://atascadocherba.com/2019/08/22/grande-norberto/
1 Janeiro, 2021 at 1:11
Rally. Somos fortes a derrapar.
31 Dezembro, 2020 at 15:40
Se o Rutura de ligamentos não percebeu que este post não é sobre a Canoagem, mas sobre os caminhos que estão sendo dados ao Clube e às Modalidades, tenho receio que a sua rutura não seja nos “ligamentos” mas antes uma lesão cerebral que lhe impede as “ligações”/conexões neuronais mais conhecidas como sinapses e que permitem ao ser humano discernir com Inteligência.
Estou muito à vontade para nem considerar como provocação reles essa sua consideração sobre a hipocrisia dos comentadores, porque dou exactamente a mesma importância à Canoagem, que dou ao Râguebi (Feminino e Masculino), que dou ao Basket, que dou ao Atletismo, que dou ao Futsal, que dou ao Goalball, que dou à Natação, que dou à Ginástica e que dou a qualquer outra Modalidade leonina, incluindo, imagine … o Futebol Senior Masculino A.
Passar bem, como dizem no Brasil.
p.s.: para quem se preocupa com o número de comentários deste post, talvez se devesse preocupar mais com o conteúdo de alguns desses comentários, como este, do Jubas 76 «Epah nem sabia que tínhamos canoagem, podíamos andar a ler post’s sobre de à 19 anos não virarmos o ano em primeiro mas não temos posts sobre canoagem.»
E é isto: o Clube virou SAD!
31 Dezembro, 2020 at 15:47
Ou seja, o Álvaro concorda que de modalidades em geral, e canoagem em particular, poucos querem saber.
31 Dezembro, 2020 at 16:05
Essa dos poucos querem saber …. enfim.
É humanamente impossível um sócio acompanhar com interesse, com atenção, as dezenas de modalidades e respetivos escalões de um clube tão grande e tão eclético como o Sporting.
Mas isto não quer dizer os sócios não ficam satisfeitos sempre que tomam conhecimentos das conquistas nacionais e internacionais dos nossos atletas, seja em bilhar, surf, ou canoagem. E os que não ficam satisfeitos considero que estão no clube errado.
Pela resposta do Nuno parece que o melhor é “cagar” na maior potencia desportiva e fazer um referendo para selecionar meia dúzia de modalidades de forma a que se possam acompanhar com mais atenção. Ok tudo bem …
31 Dezembro, 2020 at 16:13
Enfim, é mentira. É isso?
Os adeptos não têm que seguir todas as modalidades, mas seguirão as da sua preferência. Em 3 milhões deve haver nichos para todos, certo?
A verdade que dói é que em Portugal a enorme maioria da população vê e segue exclusivamente futebol. E o universo Sporting por mais hashtretas que façam, é igual.
Eles acabam com a canoagem também porque sabem ser uma modalidade sem qualquer expressão no clube. Porque não tem. Meia dúzia vão refilar, não pela canoagem, mas pela Direcção que lá está. É porque SE fosse pela canoagem, ainda partilhava as dores.
31 Dezembro, 2020 at 16:21
É um pouco preconceituoso, não?
Meia dúzia vão refilar, precisamente pela canoagem.
Meia dúzia vão refilar pelo incumprimento de promessas.
Meia dúzia vão refilar pela falta de transparência e de informação nesta questão.
Meia dúzia vão refilar porque veem a maior potencia desportiva nacional cada vez mais distante
Meia dúzia vão refilar por tudo isto e muito mais
….
E também meia dúzia vão refilar não pela canoagem mas pela direção.
Reduzir tudo à ultima meia dúzia, está bem, percebe-se.
31 Dezembro, 2020 at 17:23
Não é preconceito, é facto.
Até parece que por aqui se fala de canoagem. Ou de pólo aquático. Tiro com arco.
Fdx, a única vez que vi aqui postado um resultado da fase regular do ténis de mesa foi quando se perdeu.
Tiro? Só quando o João Costa “saiu”.
Havia aqui um tasqueiro que mantinha uma página de modalidades, é perguntar-lhe o que faziam dela.
Preconceito é dizer que “eles (nós?)” só ligam a futebol e basquete
Mas há preconceitos bons e maus
31 Dezembro, 2020 at 17:46
Focaliza no que interessa, é o encerramento sinistro de uma modalidade, ou pelo menos, a dispensa de forma no mínimo condenável dos principais atletas.
Hoje, o surf, o bilhar e o tiro deveriam estar indignados, pois agora foi a canoagem, amanha pode ser o paintball, o arco, e quando for a vez do surf já não vai sobrar ninguém para se indignar.
O “eles (nós?)” não escrevi nada nesse sentido, mas percebo que quem escreve é no sentido de atingir a Direção e os mansos que a continuam a desculpar, se te sentes atingido, como se costuma dizer, temos pena …
Atenção nunca escrevi, mas até subscrevo, embora me pareça demasiado redutora em relação aos adeptos, pois tenho a certeza que há adeptos que enquanto o futebol ganhar desculpam tudo ao varandas e também se estão a cagar também para o basket.
31 Dezembro, 2020 at 18:05
Sobre o encerramento, e o modo, já opinei.
Modalidades abrem e fecham (já se ficou sem basquete feminino, sem rugby masculino senior), do ponto de vista da modalidade em si não vou ficar choroso. Embora goste da modalidade em si (se calhar já vi mais provas ao vivo, por proximidade geográfica, que os indignados todos juntos), não sinto ligação ao Sporting nem gosto do modelo usado.
Já o meio usado, é deplorável. E useiro.
O resto é o resto. A indignação é contra a Direcção. Este é mais um post de comentário político, travestido de desportivo.
Até parece que o pessoal fica indignado porque se termina “a canoagem”. E sim, pouco se liga às modalidades. Isso não faz de alguém mais ou menos sportinguista. Ligam a futebol, deliram com futebol, o resto é para bater palmas nas horas vagas.
31 Dezembro, 2020 at 16:19
Não caro Nuno, o Álvaro apenas chamou a atenção ao rutura de ligamentos que o seu comentário provocatório não é aplicável a muitos dos tasqueiros que ele pretende atingir (porque não sejamos ingénuos e ele pretendeu atingir os que se indignam com a extinção de mais uma Modalidade). Mais o Álvaro até chamou a atenção para o facto de um comentário como o do Jubas (esse sim refletindo o seu TOTAL desprezo pelas Modalidades, NOMEADAMENTE A CANOAGEM) não ter sido merecedor de qualquer reparo crítico do rutura de ligamentos.
Espero que agora tenha sido CLARO.
Nem sei de que parte do comentário o Nuno foi extrair a brilhante conclusão de que «o Álvaro concorda que de modalidades em geral, e canoagem em particular, poucos querem saber.»
Sinceramente e sem qualquer ironia, esperava mais de si.
SL
31 Dezembro, 2020 at 17:25
Não concorda?
Percebi mal
Embora em quase 200 comentários, ainda não se tenha falado de canoagem.
Se calhar não me precipitei.
31 Dezembro, 2020 at 21:43
Nuno, se calhar fui eu que percebi mal a sua afirmação. Mas não percebo o que levou a essa extrapolação. Muito menos à questão dos comentários nem falarem de canoagem, porque se ler os meus quase todo se referem à Modalidade (embora ache que esta questão seja muito mais abrangente e não diga respeito APENAS à Canoagem mas a todas as Modalidades que têm menos visibilidade mediática).
Procurando ser ainda mais claro neste caso: houve uma decisão da Direção de extinguir uma Modalidade cujos custos eram 60.000€, sob o argumento de não terem conseguido arranjar patrocínios; parece que essa terá sido apenas uma questão de INCOMPETÊNCIA da Direção porque os atletas terão garantido esses patrocínios. Face a isto o que eu acho que deveria ter sido feito (em vez de se optar pela extinção, opção do comodista e do inepto): primeiro, a Direção aceitava oficializar o patrocínio e continuar a Modalidade; depois, começava a trabalhar com os atletas e um responsável pela secção um Programa de Escolas de Canoagem SCP que garantisse, através das inscrições, mais uma fonte de financiamento da modalidade e, simultaneamente a formação de futuros canoístas e a cativação de adeptos. Estaria também a assegurar que os Atletas pudessem almejar a, após se retirarem da competição fazer parte desse Programa de Formação, mantendo, assim, um vínculo à Modalidade e ao Clube que são suas paixões (o Emanuel Silva já tem 35 anos, por exemplo).
Este tipo de resposta aos problemas é que acho que definem se uma gestão é ou não capaz e competente.
Repare o Nuno que usar a formação e a expansão das Modalidades como fonte de financiamento das mesmas é feito há décadas (desde João Rocha) com enorme sucesso na natação e na Ginástica e tem nos últimos anos sido uma boa prática de algumas das nossas Modalidades menos visíveis (o Tiro com Arco, o Tiro com Bala , o Surf, são ótimos exemplos). Claro que isso terá muito que ver com os “seccionistas”, mas, caramba, basta olhar para os números das Contas para perceber que essa é uma área que tem de ser muito mais trabalhada. E é à Direção que compete ver isso e gerar as sinergias que suportem essa via.
Um abraço e saudações leoninas
31 Dezembro, 2020 at 16:12
Eu ao Álvaro, que identifico aqui como uma espécie de padre da tasca respondo que o meu comentário foi sobre os comentários…em que se mistura Sad, clube, e politiquice como sempre!!
Como bom padre continue a rezar as suas missas que eu como bom ateu quero mais que elas se….
E Álvaro, você é um “gajo” muita chato.
31 Dezembro, 2020 at 16:30
Meu caro, padres a rezar missas é noutro Clube (há uns anos, transformado em agremiação de malfeitores).
Quanto ao responder-me que o seu «comentário foi sobre os comentários…em que se mistura Sad, clube, e politiquice como sempre!!», devo dizer-lhe que, se atentar na respectiva “escadinha” o seu cometário a que eu respondi continha INTEGRALMENTE isto:
«Errado, este post tem mais comentários que o post sobre o Basket e o Futsal… em que somente vencemos o fcputas e o braguilha e consequentemente a taça!!!
Estranho?? Nada estranho, são muito mais os adeptos da canoagem, modalidade que só fica atrás do rugby feminino pois se não me engano esse chegou aos 200 comentários, mesmo que ninguém saiba tampouco o nome de uma jogadora.
Se defendo isto?? não… mas foda-se a malta podia ser um pouco menos hipócrita!!!»
Se for capaz de me dizer onde identifica aqui um comentário que «sobre os comentários…em que se mistura Sad, clube, e politiquice como sempre!!», talvez possa dar-lhe alguma razão.
Quanto ao ser um”gajo” muita chato, esse será, neste caso, um problema seu … não deveria sequer, então, ter-se dado à chatice de me responder.
31 Dezembro, 2020 at 16:31
A baixeza no seu máximo expoente!
1 Janeiro, 2021 at 20:47
Que anormal. Mas não surpreende, para um tipo a quem lhe faz comichão criticarem esta direcção de merda…
31 Dezembro, 2020 at 12:40
E pensar que merdas como este jubas supostamente são do mesmo clube que eu….
Que se fodam as modalidAdes,interessa se a bola entra ou não,até diria mais,se formos campeões o varandas podia acabar com muitas modalidades que muitos comiam sem problema…O Soares Franco é que tinha razão..
31 Dezembro, 2020 at 16:11
Claro que não sabias pois o teu clube não tem canoagem ó lampião.
31 Dezembro, 2020 at 17:26
Por acaso os lampiões”têm” canoagem.
31 Dezembro, 2020 at 17:43
Não interessa 😉
31 Dezembro, 2020 at 17:29
E tem campeões tanto masculinos (Fernando Pimenta) como femininos (Joana Vasconcelos).
31 Dezembro, 2020 at 14:31
Por falar em atletas olímpicos, a Daria ainda é atleta do Sporting CP? É que ela ganhou esta semana um prémio de grande prestígio internacional e o Clube não se pronunciou sobre isso…
31 Dezembro, 2020 at 14:57
Recordando algumas mentiras:
28- Queremos, dando passos firmes e sustentáveis, com pragmatismo e sem demagogia, tornar o nosso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL num crónico vencedor em todas as modalidades desportivas. PEV
29- Quero um Clube eclético e gigante. Com corpo e com alma. PEV
30- Manter a aposta e o investimento em todas as modalidades, aumentando a sua competitividade e desenvolvendo projetos de formação sustentados. PEV
31- Não vamos desinvestir, vamos investir para continuar a ganhar.
32- Criação (…) de modalidades que estejam em rápido crescimento como o padel. PEV
33- Manter a aposta no desporto adaptado, promovendo a prática do desporto para todos e assumindo a responsabilidade social do Sporting neste campo. PEV
PEV – Programa Eleitoral do Varandas
31 Dezembro, 2020 at 15:18
Hahahah que tristeza.
31 Dezembro, 2020 at 15:15
Até nem me diz nada esta modalidade, segundo parece existe desde 2011 e sem formação (nao tenho a certeza).
Não gosto de secções sem formação, não me faz sentido esse tipo de filosofia essa forma de estar na vida ou no desporto.
Pronto, em vez de se investir algures nesse portugal e comprar umas instalações, abrir uma escola de canoagem, ter umas centenas de atletas de formação (isto custa dinheiro, mas tambem tem retorno financeiro e não financeiro) numa barragem ou numa baia algures nesse portugal.
Vamos pelo caminho mais simples, fecha-se a secção.
31 Dezembro, 2020 at 22:22
Mas está aí mesmo boa parte do problema.
Existe uma receita das Contas do Clube que é “Inscrições nas Modalidades”.
Ela reflete o montante das mensalidades de alunos nas diversas Modalidades. Portanto: FORMAÇÃO (seja ela competitiva, salutar ou meramente lúdica – existem na Ginástica aulas de danças tradicionais para alunos da terceira idade, por exemplo).
Essa fonte de receita não é desprezível. Só para dar o exemplo dos últimos 3 anos: 2017/18 inscrições = 1,522M€ e quotas = 8,915M€;
2018/19 Inscrições=1,585M€ e quotas= 8,685M€;
2019/20 Inscrições=1,273M€ (menos 3 meses de mensalidades recebidas devido à pandemia) e quotas=8,463M€.
Mas, para percebermos ainda melhor a sua relevância para as Modalidade que “não contam para o Totobola” de muitos adeptos e sócios, basta dizer que a Natação gera 43,6% da totalidade das receitas de inscrições nas Modalidades, a Ginástica gera 36,7%, as Modalidades de Combate geram 7,3% o que soma 87,6% do Total dessas receitas; ou então perceber que Outras Modalidades (que inclui Tiro com Bala, Tiro com Arco, Padel, Surf, Râguebi e outras geram mais receitas de Inscrições que Andebol, Hóquei e Futsal juntos) ou ainda que o Voleibol, “utente pobre” do PJR é, das 5 Modalidades que o usam a que gera mais receitas de inscrições (e isto ainda sem formação no masculino).
O peso desta área nas Receitas do Clube já é imenso.
Mas o seu potencial ainda está muito por explorar.
A Canoagem é um bom exemplo disso: sendo uma Modalidade em franca expansão nacional, e tendo ganho atratividade por via dos resultados internacionais dos nossos canoístas, mas também por ser uma actividade de contacto com a natureza e até de aventura, o Clube deveria tirar partido disso e criar um Programa de escolas da Modalidade espalhadas por todo o País e Ilhas, em articulação com redes regionais de Núcleos SCP. Aumentaria as receitas, cativaria novos adeptos e eventualmente futuros atletas, a maioria deles nas novas gerações podendo também cativar e fidelizar os seus familiares, reforçava a ação dos Núcleos e a expansão nacional da Marca Sporting.
Um abraço e saudações leoninas
31 Dezembro, 2020 at 22:57
É isso mesmo
Abc
31 Dezembro, 2020 at 15:16
Pum, pum, pum….M60 em posição de rajada
31 Dezembro, 2020 at 15:31
Era lá mais acima, comentado a actuação dos snipers Álvaro Antunes e M6o, lui-même
31 Dezembro, 2020 at 15:53
Mas qual o espanto?????
Só mesmo em alguns adeptos, sócios, burrinhos é que ainda há margem. Para algum espanto.
É até ao fim do mandato…….. E a seguir é para vender……… Grritemmmmmm fivelassssss
31 Dezembro, 2020 at 16:10
Só para quebrar alguns mitos. Eis o que estava orçamentado POR ESTA DIREÇÃO para 2020/2021:
RECEITAS de Inscrições * nas Modalidades – 1.500.000€ – 100%
NATAÇÃO 501.078€ 43,6%
GINÁSTICA 422.479€ 36,7%
MODALIDADES de COMBATE 83.630€ 7,3%
ATLETISMO 45.217€ 3,9%
OUTRAS MODALIDADES 29.318€ 2,5%
VÓLEIBOL 19.167€ 1,7%
BASQUETEBOL 13.785€ 1,2%
TÉNIS DE MESA 12.781€ 1,1%
FUTSAL 11.891€ 1,0%
ANDEBOL 5.465€ 0,5%
HÓQUEI EM PATINS 5.187€ 0,5%
* estas receitas reportam a inscrições para formação técnica, competitiva e/ou lúdica em turmas, escolas, academias Sporting promovidas pelas Secções das respectivas Modalidades
Por aqui podemos verificar que:
1) as receitas de inscrições em Outras Modalidades (que incluem todas as que muitos desprezam ou diminuem) são maiores que as geradas por Futsal, Andebol e Hóquei em Patins juntos.
2) as receitas geradas por inscrições no Vóleibol (Modalidade pobre do PJR), mesmo sem haver formação no género masculino, são maiores que quaisquer das ouras 4 Modalidades que usam regularmente o PJR;
c) que só a Natação e a Ginástica são responsáveis por mais de 80% das Receitas de Inscrições geradas por TODAS as Modalidades do Clube, e geram quase 1M€ mais de 5% das receitas do orçamento TOTAL do Clube;
d) que tão ou mais importante que estes números em si, é o que eles representam em atração de atletas que se tornam adeptos e, eventualmente, se fidelizam como Sócios (ao longo dos últimos 45 anos, quantos adeptos e sócios foram conquistados por terem aprendido Natação e Ginástica – para só falar destas – no Clube ou por serem seus familiares directos?)
Fica aqui uma primeira reflexão.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: julgo que nem vale apena salientar que aquilo que permitiu ao Sportin cumprir o desafio de José de Alvalade de «Sermos tão grandes como os maiores da Europa, não foi o Futebol profissional (cuja única conquista europeia remonta a 56 anos atrás) mas sim outras 6 Modalidades que nos deram 36 Títulos Europeus (fazendo de nós o Clube com Títulos Continentais em mais Modalidades no Mundo) e a existência das outras 55 (agora 53) Modalidades (que fazem de nós o Cube mais Eclético do Mundo) e a existência de 14 Modalidades de Desporto Adaptado e Paralímpico (que fazem de nós o Clube mais Inclusivo do Mundo)
31 Dezembro, 2020 at 16:38
Silêncio que se vai cantar o fado……..
31 Dezembro, 2020 at 17:11
O post scriptum tem tudo aquilo, que de uma forma mais ou menos subtil, uns quantos tentam fingir que sabem e que fazer com que sabe, esqueça.
31 Dezembro, 2020 at 16:21
Há aqui umas putas (não preciso de dizer os nomes) que querem uma ditadura no Sporting à imagem de um rogério e de um varandas.
Como bons avençados, primeiro atacam o Cherba e a Tasca.
Apenas podem ser publicados posts cor-de-rosa sobre o Sporting com loas ao fantástico trabalho desenvolvido por este CD.
De seguida não querem sportinguistas com opinião.
Bom sportinguista come e cala pois não tem direito a opinar quando tudo o que se passa neste clube é sinónimo de sucesso, união e esperança num enorme futuro…
Um bom ano de 2021 a todos os sportinguistas!
Para as putas avençadas (tantas), quero é que vocês se fodam!
31 Dezembro, 2020 at 17:19
🙂
31 Dezembro, 2020 at 17:27
«Cartas anunciam fim da canoagem em Alvalade e atletas podem rumar ao Sp. Braga
Sporting informou atletas que estão livres a partir de hoje, dia em que terminam os contratos»
https://www.record.pt/modalidades/canoagem/detalhe/cartas-anunciam-fim-da-canoagem-em-alvalade-e-atletas-podem-rumar-ao-sp-braga?ref=HP_1BucketDestaquesPrincipais&fbclid=IwAR0iax7ZZ9oHYSa6v1DRXYeiTY4qOVjGBhnLB_ixHUgiSJt8juKUOvdtzN0
31 Dezembro, 2020 at 17:29
No último dia.
Priceless
31 Dezembro, 2020 at 17:34
Publicado em 29/12/2017, depois deste …. continuamos a aguardar (uns sentados e outros já deitados) pela publicação do próximo.
https://scpconteudos.pt/sites/default/files/documentos/rs_scp_-_pt.pdf
Tranaparenhehehehehehehehehehehe
31 Dezembro, 2020 at 18:09
Porque o pessoal segue
https://www.forumscp.com/uploads/default/original/3X/b/5/b5fdb437640512dcf3e757be57015a482e1c5ecb.jpeg
31 Dezembro, 2020 at 20:04
A canoagem não tem glamour nem permite desviar milhões.
Não dá para fazer uma rooftop numa canoa ou num caiaque, além disso não é uma modalidade que desperte a atenção da malta da linha de Cascais, logo….
31 Dezembro, 2020 at 20:22
Já agora, Miguel Afonso é um merdas da mesma estirpe dos seus superiores. Correr com esta corja é o mínimo que os verdadeiros sócios podem fazer.
31 Dezembro, 2020 at 23:33
É na descoberta dos outros que encontramos o despertar do prazer e certificamos a importância da complementaridade e da dedicação.
A originalidade está em sermos capazes de mudar, honesta e criativamente, sem nunca perdermos a identidade.
Excelente 2021 com muita saúde e com o Sporting campeão.
SL