Café, um rissol e outro café. Atenção os cafés quero-os cheios.
Hoje vou baralhar tudo.
Porque?
Porque vou trazer a sobremesa e a ana que traga o vinho.
🙂
Então vamos lá à sobremesa:
“cantucci no vin santo”
Cantucci que são biscoitos feitos à base de amêndoa.
Vin santo, bom… já estou a ver narizes torcidos por ser doce, calma… calma.
O Vin Santo, vinho que era na antiguidade elaborado com uvas desidratadas no vento. Vinhedos plantados perto do mar, nas encostas, baías e ilhas. Predominantemente com uvas brancas nativas da região de Toscana, Itália.
Atualmente as uvas são colhidas bem maduras, no final de setembro, mais ainda firmes no cacho para que não se desprendam nem apodreçam. Em seguida, os bagos começam a desidratar transformando-se em passas sobre arejados estrados de madeira ou dependuradas em ripas fixadas na parede.
Permanecem ali até o momento da prensagem, numa espera de três ou quase meses que determina se o vinho será mais seco ou mais doce.
Depois de prensadas, as uvas produzem um mosto (o caldo antes de ocorrer a fermentação) que é colocado nos caratelli (barricas de vinho) hermeticamente fechados com cera e guardados a seguir na vinsantaia, adega localizada no sótão da cantina. Ali o vinsanto permanecerá por três a oito anos em condições ideais para amadurecer e ganhar o seu rico patrimônio de aromas e sabores.
O vinsanto simboliza gentileza e amizade. É oferecido às visitas como sinal de boas-vindas.
Os cantucci molham-se no vinho e comem-se, sabem melhor.
Eh pá, é melhor a ana meter folga, então, porque não percebo puto de vinhos. Quando deres por ela, estão a beber o vinho da sobremesa e comem os cantucci a seco.
O mosto que origina este vinho fermenta no exterior, nas próprias uvas a desidratar, que abrem micro rachas, colocando as leveduras em contacto com os açúcares do mosto que é o sumo da uva, iniciando o processo. Se este fermentasse numa barrica selada, a subida de pressão por libertação de dióxido de carbono, subproduto da fermentação, faria explodir a barrica, ou então faria desselá-la, o que não se pretende. Num processo muito parecido ao retardador com o das panelas de pressão que têm uma válvula de escape para o ar quente sair.
Só depois de parcialmente fermentado é que o agora vinho vai para a barrica. E nunca antes. E como já tem muito álcool, a fermentação pára porque o referido álcool mata as leveduras e interrompe o processo. E tem muito álcool porque as uvas foram desidratadas, aumentando a concentração de açúcares no mosto, logo aumentando o produção de álcool, outro produto da fermentação.
Se se adicionar aguardente vínica, o Vin Sant fica fortificado e passa a licor ou vinho licoroso.
Numa vinificação clássica podem ocorrer chatices. Por vezes com a pressa de “arrecadar o vinho” e ele pode ir para a cuba ou barrica ainda a fermentar. Na barrica não há problema, o batoque (tampa) salta, sai C02 e pode-se perder algum vinho, ganhar manchas inestéticas e trabalho a limpar. No inox é mais complicado, porque mais rígido. Senão não abrirmos as válvulas ou o sulfurador, o gás acumula-se porque não sai e podem ocorrer vários acidentes, desde uma cuba deformada na melhor das hipóteses, uma cuba rebentada ou então quando se retira a cinta da tampa, uma morte ou um grande galo, porque ela a tampa sai disparada.
Este tipo de procedimento é uma das regras fundamentais e básicas em Enologia: nunca fermentar em ambientes fechados e selados.
Em Portugal também se faz vinho licoroso fantástico, o Porto e o Madeira, só que o modo de lá chegar é diferente, as uvas não são desidratadas, a fermentação é tradicional, interrompendo-se por adição de aguardente vínica que mata as leveduras como escrevi.
José Peseiro: “Não senti apoio total (…) mas se calhar ele [Frederico Varandas] tinha outras prioridades ou eu não era prioridade. Pelos vistos não era (…) Foi injusta a minha saída do Sporting porque dei e tinha muito a dar ao clube”
Dasse, ainda mexe?
Talvez o maior pé frio do futebol português e uma das piores escolhas possíveis para treinador na altura.
Que vá tomar no cu como lhe disse certa vez o Rochembach.
Se os conseguirem emprestar sem o Sporting suportar mais custos até final da época será um feito.
Ilori não abdicará de 1€.
Bruno Gaspar e Camacho são flops caros que ninguém quer.
Diaby tem interessados mas não devem querer pagar para o ter.
Ristovski ainda pode render alguma coisa tal como Borja.
A tesouraria do Sporting estará nesta altura a abanar por todos os lados, pelo que a solução que vejo mais uma vez é o contrato da NOS, esperando que as vendas, neste momento, sejam a última das soluções para os incompetentes do CD.
Eu só acharia mesmo muito interessante se os conseguissem despachar de vez, rendendo alguma coisinha. Poupavam-se custos e amortizava-se parte do muito que se deve a tanta gente (particularmente sensíveis e perigosas são as dívidas ao Trolha e eventuais atrasos nos ordenados de jogadores; mas há também MUITO a pagar a fornecedores e a empresários . estes sempre podem esperar mais uns tempitos, na mira de eventuais futuros negócios)-
SL
E deixem-me deixar aqui um abraço de parabéns para o meu neto Tomás que hoje celebra os seus 12 anos de vida…
Também ele já me perguntou…:
Oh avô…quando vamos ver o Sporting…?
Havemos de ir…
Abraço para o sócio 71 087-0 do nosso
Grande Sporting…!
PARABÉNS TOMÁS!!! GRANDE LEÃO!!
E os parabéns também para o avô babado!
Que continue a ser aquela importante referência por muitos mais aniversários do Tomás.
Um feliz 20121 para a Vossa Família.
Um abraço e saudações leoninas
Ontem, aquando daquela “conversa” não me referia só ao Xupas, este era outro, a diferença é que está do outro lado do espectro, e do que me lembro, ao contrário do Xupas, acrescenta 0 à tasca. O Xupas a bem ou a mal, se quiser até é construtivo, o Luís Ribeiro só diz disto.
Concordo, e nem e’ o dizer “0”, e’ apenas provocar (mas sem ofender).
Mas tb existem “Luis Ribeiro” do outro lado, alguns deles que..uiii.
Mas como diz o Nuno, e’ passar em frente, coloquei a citacao do XaP apenas para evidenciar que estes comentarios sao diarios e de parte a parte, tornando-se por vezes dificil avancar. Sao copy/pastes e CTRL+F constantes, misturados com algumas missas – penoso.
Sim era só isso que queria insinuar. Há aqui demasiada malta que de construtiva tem pouco, dos dois lados “do muro”. E concordo com um dos maiores “muristas” da tasca (apesar de achar que por vezes o Agnóstico transcende o muro lol), aliás tenho seguido isso, sempre que dá, mas esperava que com um novo ano viessem novas coisas. Afinal será mais do mesmo.
PS: Ontem houve alguem que escreveu que o ambiente estava melhor na Tasca, mais respiravel e que isso viria do ciclo positive que estamos a atravessar. A cultura popular portuguesa e’ riquissima, tem um dizer para quase todas as situacoes. Para esta poderia ser “em casa onde nao ha pao, todos ralham e ninguem tem razao”.
Continuo à espera que respondas a algumas questões que tenho vindo a colocar.
Só mostra que tens espinha dorsal semelhante a um monte de merda deixado no passeio pelo cu de um Podengo.
Quanto à merda que debitas aí, já todos sabemos que o “exclusivo” foi afinal a mãe da tua parente, merdas Laranjo que tirou fotos às dicas e enviou à puta que tem por filha.
Eu percebo que hoje estejas um pouco mais azedo, após o empate nos Açores. Mas é como eu digo a algum incauto que inadvertidamente ponha a sola do sapato em contacto com a tua superfície “é lidar”.
Estimados, lembram-se de quando em 2015/2016 estivemos à frente do campeonato por uns 7 ou 8 pontos e depois perdemos para os cabeçudos?
É preciso ter calma até chegar ao marques
Perdemos pela arrogância e soberba do JJ, e pelas incorrectas atitudes do Teo, que ficou de férias em pleno mês de janeiro, salvo erro. E quando regressou continuou a jogar. Este ano só claudicaremos se os padres abusarem….
Ainda vão aí? A sério? Ainda há pessoal que acha que foi por isso que perdemos e que os lampiões ganharam mil jogos seguidos pela soberba, pelo Teo ter estado lesionado e porque o Renato Sanches os revolucionou?
Foram só mais de 10 missas a ditar um campeão: carnide-sul a ser beneficiado em Braga, Guimarães (escandaloso) em Paços de Ferreira (escandaloso), na Madeira com o Marítimo, em
Rio Ave, Alvalade (escandaloso), em casa com o Estoril (1ª jornada a dar o mote; absolutamente escandaloso; ganham por 4-0 mas marcam o 1º aos 78m após terem visto o padre a perdoar-lhes um penalti, uma expulsão e 2 golos do Estoril mal anulados); e Sporting a ser roubado em Alvalade contra Paços Ferreira, Boavista, Tondela e carnide-sul (isto para não falar da escandaleira em Braga para a Taça de Portugal)-
SL
Os padre vão sempre abusar o que for preciso….basta recordar as arbitragens desse ano que referes.
JJ foi pavão (e será sempre) mas não é isso que nos tira o campeonato !
O pessoal não devia ficar muito empolgado ainda porque a depois queda no final será grande….
o JJ podia estar calado, o Teo fez falta, mas para lá dos golos falhados (guimarães e benfica) ou do único remate que o Chamorro acertou na vida, notou-se alguma soberba da equipa desde o início da 2ª volta até ao derby.
Ou era da vantagem, ou dos outros perderem pontos, dava sensação que a coisa estava controlada… e não estava.
Em Janeiro e Fevereiro temos 1 empate com o Tondela em que jogamos com -1 durante 70 minutos (expulsão do RP logo no inicio e 1-0 para eles de penalti), um empate com o Rio Ave em casa e depois é o empate em Guimarães (em que ela não entrou nem por nada e era sempre um jogo dificil) e a derrota com os lamps (já em Março)…
Pelo meio tens 6 dados em Setúbal, uma reviravolta espetacular com o Braga que nem sequer devíamos ter começado a perder porque estávamos a jogar de caralho, 4 ao Nacional…
São os piores meses do ano com jogos uns atrás dos outros e com a eliminatória com o Leverkursen pelo meio…não me parece assim tanta soberba quanto isso…no limite poderá ter havido no jogo com o Rio Ave que confesso que já nem me lembro. Mas o que espanta nem é a perda de pontos do Sporting nesta altura…é a coisa mais natural. Nesse ano o que foi curioso foi a não perda de pontos dos lampiões e foi isso que ditou a perda do campeonato…
Não é só contra-ataque, é meter gente na frente. Quantos jogos o Barrote venceu com táctica à distrital, 3 ou 4 pontas de lança. Charuto para a molhada, quantos mais tiveres lá dentro, maior a probabilidade da bola calhar num deles.
Claro que num campeonato a sério, uma equipa que jogue assim é atropelada por um adversário que tenha o mínimo de capacidade de ganhar a bola e sair a jogar.
Mas o nosso campeonato nem é sério, quanto mais a sério.
Nunca mais me lembro de uma equipa ganhar um campeonato a jogar assim…mesmo cá……
Equipas que não são espetaculares a jogar sim. Que são fracas e tal…mas a jogar em contra-ataque ou em chuveirinho desesperado? Não me lembro de outra…
Estava a falar de coisas mais recentes…nem me lembro desse campeonato. Não tinha idade para perceber o que era jogar bem ou mal. Lembro-me do Trapalhonni mas nesse caso nem sequer em contra-ataque…e esse sim, foi claramente um campeonato perdido por nós e não ganho por eles….
Não gostei de ver a atitude de alguns jogadores após o empate em Guimarães.
E nesses jogos em que se perderam pontos, a atitude desde o 1º minuto não foi a mesma que após perder a liderança, aí sim havia um sentido resolver as coisas rápido.
Com o Tondela deu-se a volta, e em vez de ir resolver a coisa, recuou-se (esta é típica do JJ, como confirmamos posteriormente).
Noutra linha, a 2ª volta do slb não é coisa normal. Mas não totalmente inesperada.
O resto é o resto, noutro cenário o Slmani poderia ser suspenso, o Sporting poderia ser gamado forte após o jogo com o Benfica, mas isso são suposições.
O Slimani não podia ter sido suspenso porque nunca foi intensão suspender e resolver. Sempre foi ter o Slimani a jogar condicionado uma data de jogos…
Para quê gamar forte o Sporting se eles iam em 1º e a ganhar e sabiam que iam ganhar quase sempre, custasse o que custasse? Se houvesse um acidente de percurso e houvesse necessidade, ia acontecer como sempre aconteceu. Aliás como aconteceu com o Tondela…RP expulso por defender a bola e levar com o jogador do Tondela que já ia a cair antes de lhe tocar…
É típico JJ mas nesse jogo com o Tondela, não tens razão. 1º porque estávamos com -1 à montes de tempo e estava cansada a equipa. E 2º porque…o golo que sofremos foi em contra-ataque, não foi por a equipa ter recuado demasiado.
Eu não gostei de ver o William tranquilo porque continuava em 1º no jogo com o Guimarães. Mas não concordo contigo que tenha sido um problema de atitude. Até porque depois desse só vem o jogo dos lamps. E não achei nada o jogo com o Guimarães um problema de atitude. O Sporting jogou, controlou sempre o jogo, teve mais que oportunidades para marcar…o unico que eu achei que teve um problema de atitude nesse jogo foi o Slimani mas porque não podia ver amarelo antes do jogo com os lamps (lá está…tipica merda que eles nunca têm de gerir…porque nunca vêem…).
Há sempre problemas em jogos nestas alturas. Há sempre a gestão de esforço, há sempre equipas cansadas…o normal é isso custar alguns pontos. O anormal é não custar a uma equipa grande que não joga um boi a não ser em contra-ataque….
O gamanço era no caso do Sporting ter ganho ao Benfica.
No jogo com o Tondela a equipa carregou e encostou os gajos atrás até ao 2-1. Fdx, mais uns minutos assim e comiam o 3º. Nunca perceberei esta mentalidade (já o falecido Robson dizia o mesmo), de com o adversário nas cordas recuar.
Cansada por cansada, mais vale ir à procura de resolver de vez do que tentar aguentar.
“O resto é o resto, noutro cenário o Slmani poderia ser suspenso, o Sporting poderia ser gamado forte após o jogo com o Benfica, mas isso são suposições.”
Tal e qual.
Lembro-me do jogo em que ganhámos 1-0 em Moreira de Cónegos, com aquele golo do Slimani em que andaram a fazer projecções de geometria para ver se estava ou não fora de jogo.
O árbitro foi Bruno Paixão, que, no mesmo jogo, anulou um golo limpo ao Sporting (que seria o 2-0).
Bastava te anulado o golo do Slimani (sem VAR nem linhas, dar-se-ia o benefício da dúvida ao árbitro) e acabava-se ali o campeonato.
Mais: o campeonato foi perdido o Bessa, quando Artur Ladrão Dias nos roubou um golo limpo, por suposta falta de Slimani sobre o defesa do Boavista, que veio de costas contra Slimani e, mas sentiu o contacto, atirou-se para o chão.
Por isso, quando vêm com a lengalenga que perdemos o campeonato por culpa do falhanço do Bryan Ruíz, mando-os dar uma volta ao bilhar grande.
O Sporting não podia ganhar esse campeonato… PONTO!
«Nesse ano o que foi curioso foi a não perda de pontos dos lampiões e foi isso que ditou a perda do campeonato…»
Pois … é só lembrar as missas em Alvalade, Rio Ave e Paços de Ferreira (onde se juntaram as piscinas do Jonas) e a mala-ciao na Madeira.
Assim até eu não perdia pontos!
SL
“O jornal turco ‘Fanatik’ avança, esta segunda-feira, que o defesa-central Merih Demiral, ex-jogador do Sporting, pretende deixar a Juventus nesta janela de transferências com o objetivo de somar mais minutos.”
O Demiral seria demasiado bom para ser verdade. Iria ajudar em dois problemas: Neto, e ficaríamos mais fortes nas bolas paradas. Tentar um empréstimo seria perfeito. Mas não me acredito que queira vir, ou que estes mecos o tentem sequer.
Espero que o Viana nesta altura seja capacho do Amorim, porque a amostra que deixou quando fez tudo por conta dele significa para cima de 7M de prejuízo todos os anos.
Por acaso até acho que, a ser emprestado para somar minutos, o Demiral até veria com muito bons olhos o Sporting. Conhece a casa, conhece alguns jogadores, saberá que o treinador até nem olha ao B.I. … (perdão, ao C.C.) e o CR7 até poderia dar uma mãozinha, convencendo a Juve a pagar parte do salário
Seria uma grande “contratação” de inverno.
O maior entrave para que aconteça até acho que esteja na Direção: dificilmente quererão “correr o risco” de demonstrar a todos os adeptos que a sua saída foi um mau negócio … embora possam sempre lançar o ónus dessa má decisão para cima do geriátrico Cintra (ou do seu amigo Pires, que sabia muito de futebol).
SL
o sonho de soares franco e amigos cada vez mais perto de se tornar realdidade, estava á vista de todos e não digam que não foram avisados, deviam estar vacinados contra esse virus depois de soares franco – godinho mas insistem que o virus séra a cura.
parabéns a todos na ajuda que deram para a retoma desse sonho tão desejado que levou o clube a falencia.
Por acaso, acho que neste momento é o momento certo para haver uma certa unanimidade entre os adeptos do Sporting.
Primeiros no futebol (feminino incluido) sem os recursos dos adversários, o que aumenta ainda mais o nosso mérito e com o uso recorrente aos jogadores formados na Academia.
Depois nas modalidades, estamos primeiros no hóquei, futsal e basket o que reforça ainda mais a identidade do Sporting como clube.
Mas pronto, ainda há muito que percorrer e isto não é como começa, mas como acaba.
Nem por isso. Pelos vistos as modalidades olímpicas não estão famosas, algo que nos tem distinguido durante anos. Das 5 modalidades de pavilhão parecemos estar bem em 3, mas ainda não se ganhou nada, principalmente quando existem os artistas do apito como há por exemplo no futsal. Todas as épocas temos encerrado modalidades, o que é contrário ao que vinha a ser feito e num primeiro momento continuado por este CD.
Vamos às finanças e aí há muita razão para estarmos unidos, mas não no sentido em que me pareces estar a defender. Um clube é muito mais do que a bola ir ao poste ou entrar.
“quando existem os artistas do apito como há por exemplo no futsal”
Os do hóquei ainda são piores.
Esses é à descarada!
Há um árbitro que anulou um golo da Oliveirense CONTRA os outros árbitros, pessoal da mesa e, pasme-se, jogadores do clube beneficiado – o Carnide – na última meia-final.
Com este golo, a Oliveirense passava à final com o Sporting.
Foram a penalties e o Carnide passou.
Depois, na final, foi nomeado O MESMO ÁRBITRO, e o Carnide venceu o Sporting, novamente nos penalties.
As modalidades olímpicas não estão famosas porque…
Em termos de participação, o Sporting já tem vário/as apurado/as, e alguns mais se devem seguir.
Nas medalhas, Portugal (não o Sporting) irá cheio de esperanças* como de habitual, mas o pecúlio não deve fugir muito à média (1).
Lá está, há que trabalhar mais, fds nunca mais tivemos uns Olímpicos como os de Atenas. OS país descora o desporto é inegável mas gostava que o Sporting tivesse uma posição diferente. Desinvestir e trabalhar mal o Atletismo deixa-me sempre triste, mesmo que me tenha afastado de ver as competições, os JO nunca falho. As noticias de hoje são ainda mais desanimadoras.
São cenas pontuais. Levamos sempre meia dúzia de “medalháveis”, mas como em todos os países, uns conseguem, outros não. Só que enquanto os outros atacam com 50, nós vamos com 5 e a margem de erro é menor.
É raro levar alguém que digamos à partida que vai ganhar medalha, aconteça o que acontecer. Lopes, Mota, a Vanessa Fernandes, assim de cabeça. O resto pode dar, pode não dar… vão andar na luta.
Em Atenas foram 3(?), noutros foram 0.
Gostaria de ver o Sporting ter uma postura diferente em algumas modalidades, mas convenhamos que também não é obrigação do Sporting mudar o país, e há demasiada coisa errada para ser UM clube a andar a carregar isto. Por vezes mais vale, à tuga, ca*ar e andar.
Foram 3 sim, o Francis, o Rui Silva que era um monstro (agora acho que anda a treinar o Carnide) e um gajo no ciclismo se não me engano. Pena a Naide na altura ainda não ser “especialista” no salto em comprimento, talvez fosse mais uma. Agora nem sei o que temos. Se temos algum atleta com melhor marca europeia para mim será uma surpresa e isso diz muito do nosso estado enquanto país.
O problema do fazer à tuga, é que ninguém dá o primeiro passo, às vezes é só isso que é preciso.
Isto é muito maior do que resultados desportivos…sempre foi….quem só queria porque estávamos na merda no futebol nunca viu a floresta, apenas a arvore …
Bem sei, que quando se representa um lado porque sim, tem-se alguma dificuldade em reconhecer certos méritos mesmo quando estamos a falar do Sporting. Porque é isto que estamos a falar aqui, do Sporting.
Até ver não há qualquer clube em Portugal, que apresente melhores resultados desportivos que nós ( no futebol e nas modalidades de pavilhão), mas claro imagino que muito de vocês isso não seja suficiente.
Mesmo os tais resultados financeiros, tirando as receitas da Champions, não creio que haja um clube que vá apresentar melhores resultados financeiros (operacionais) que nós.
Mas pronto, quando se quer marrar porque sim, é indiferente qualquer resultado porque o que interessa é provar que se tem razão, porque o odio pessoal a uma pessoa/direção é maior que o sucesso do próprio clube
O facto de tu não veres e de gerires o teu apoio em função do momento desportivo no dia não invalida que os outros não gostam do que vêem só porque sim. Aliás isso invalida que eu te consiga explicar o que se passa com os resultados financeiros e com o aperto em que nos meteu esta direção em pagamento a curto prazo…não consigo, porque era preciso que quisesses sequer perceber. E se quisesses, já tinhas percebido, tamanha a informação que há disponível e a quantidade de vezes que já falámos todos aqui disso…
Até era capaz de perceber se fosses fazer um balanço do mandato e votasses apenas em função dos títulos ganhos…eu não sou assim mas percebia. Agora gerir pela classificação a 05 de Janeiro quando estão decorridos 1/3 dos jogos e quando, na realidade, o que já acabou foi a participação europeia…é assim meio surreal….mas é o que é….
Repito, não é só a bola que entra que entra.
É a bola que entra, com putos de 18 anos a jogar como titular nesta equipa, reforços que todos juntos custaram 1/10 do que custaram o dos nossos rivais e com um acerto de quase 100% no aproveitamento desportivo, é ver um investimento num treinador jovem que dá baile em termos de comunicação a outros com muito maior experiência, é estar em primeiro mesmo ser prejudicados (e os outros beneficiados) em quase todos os jogos.
É tudo isto e muito mais.
Bem sei que no Sporting as boas noticias não costumam durar por muito tempo. Mas bolas, se vocês como sportinguistas não conseguem ficar empolgados com tudo isto, então é o tal fenómeno sociológico que já tentei explicar aqui….quando acreditas que a terra é plana, para quê discutir certas “curvas”?
Boa tarde a todos!!!
PS – O que me custa aqui ver que enquanto os nossos rivais a venderam as suas mais jovens promessas por valores entre 40 (F.Silva) e mais de 100 milhões(J.Felix) enquanto nós temos que ir com penhoras para conseguir buscar pouco mais de 15…espero também que esses tempos já façam parte do passado!
Se vais por aí, o nosso treinador custa o dobro do dos lampiões e pai 10 vezes mais do que o do porco….por isso tem mais é que estar em primeiro com uma equipa supostamente mais fraca. Dá baile em termos de comunicação?! Foda-se…batemos fundo a “rapar o tacho”.
Acerto em contratações pelas quais pagámos muito mais que elas valiam e por partes de passes que serão um problema sério?
Se um dia perdemos o primeiro lugar, o que é que te sobra? Nada….
E a aflição financeira em que estamos depois de mais de 200 Milhões em vendas em 2 anos? Não te diz nada?
Tem de haver entusiasmo com as equipas. Tudo o resto é uma bela merda…
Tu só não vês porque nunca viste nem sequer te interessa ver…não é para isso que andas por aqui…acho que todos sabem disso…
Certos argumentos de tanta repetição, só mostra o fraco poder de argumentação da maioria daqui.
Ao troll de serviço já nem digo nada, agora outros a mandar para o ar que ando aqui a serviço de alguém, apenas porque não se consegue argumentar o que quer que seja….enfim, siga!
Queres argumentos mais válidos dos que o que o TCdL expôs!?
Vens com essa conversa, mas também não rebates o que ele diz. 200M entraram desde que puseram lá os cotos, e o Sporting continua com a corda ao pescoço, mais ainda do que estava em 2018/19. Rebate, e não venhas com a ladainha de Alcochete e Covid, porque os 200M entraram independentemente disso.
Malta, ajudem-me lá a entender essa conversa do entraram 200M e onde anda o dinheiro.
Então foi por termos feito um mercado de 20M na época 19/20 que o clube entrou num estado calamitoso?
A ideia que eu tenho desde o início é que foram herdados uma série de compromissos financeiros da direção anterior + comissão de gestão, numa altura em que ninguém sabia o que é que ia dar as rescisões.
Já alguém viu os 16M do Rafael Leão? Até agora parece que ainda não chegaram. Se não tivessem havido acordos pelos outros, onde andaria o dinheiro para pagar os ditos compromissos herdados?
As rescisões aconteceram no tempo desta direção?
Posto isto, compreendo algumas das preocupações que são levantadas, no sentido em que apesar desta situação financeira delicada, investiu-se sem critério em alguns nomes que agora são fardos por resolver.
Em simultâneo, acertaram no treinador, acertaram nas contratações e em breve dois tipos de retorno financeiro estão no horizonte:
1. Champions League via direta
2. Venda de ativos
Se corre bem, podemos ter títulos no bolso, o que só valoriza ainda mais os ativos.
Numa lógica de continuidade de trabalho realizado, porque não perspectivar para 21/22 um ano com mais Champions e mais valorização de ativos, quiçá com mais títulos?
Poderemos não conseguir pagar logo os compromissos todos, mas os nossos credores olharão com confiança redobrada para o Sporting e ficarmos com margem, para de forma consistente estabilizarmos no topo.
Se não for com títulos, valorização de ativos da academia e prestações europeias interessantes na Champions que vamos lá, então ajudem-me que não estou a ver qual o caminho.
Compromissos deixados que foram tem: 30M de E. Obrigacionaista e 40M de fornecedores.
Mais de 300 Milhões em empréstimos e transferências depois…temos 60M de fornecedores a 1 ano e para 30M de EO que acaba este ano….
300M dava para acabar com praticamente todo o passivo que havia quando esta direcção entrou…ok…cerca de 90M ficavam porque foi o empréstimo da Apollo (que é um cancro…) e o EO dos 30M…
Estou a ir MUITO ao de leve porque se não faço aqui um post gigante…o Malcom tem mais paciência que eu para fazê-lo…
Tiago não é preciso fazer um exercício muito grande acho eu… Entraram bem mais de 200M, mas tudo o que devia de ter baixado, aumentou. Foi passivo, foram dívidas a fornecedores, o tal demónio que o deixou de ser, foram dividas a agentes, foi tudo e mais alguma coisa.
O Presidente vir à televisão dizer que o Bruno Fernandes foi uma grande venda porque em Fevereiro, ou o que foi, de 2020 só iria valer 20 ou 30M é o resumo perfeito deste CD. Não só não percebem um crlho de futebol, como também percebem menos que eu de negócios.
As loas que estes gajos andam a cantar ao CD deve-se a uma puta de sorte, porque deram 10M (14) por um gajo que não só faz de treinador como também é Diretor Desportivo, Diretor de Comunicação, e provavelmente também é Presidente do Clube.
O passivo total, em 30/06/2018, que inclui tudo mas mesmo tudo, curto , medio e longo prazo, ficamos a dever zero a bancos, comissionistas, fornecedores, trabalhadores …. era de 282.549M e podemos acrescer o valor total de aquisição das vmocs 40M e pudemos dizer que com 322.549M ficava a casa mais que arrumada.
Só em vendas de jogadores apôs 30/06/2018 o valor já vai em 256M* se juntarmos os dois anos adiantados da nós 70M e os 26M do Empréstimos Obrigacionista, são já 352M de receitas “extra”.
Estas receitas davam para pagar tudo e ainda sobravam 30M para reinvestir.
Não só, não reduzimos absolutamente nada e ainda se conseguiu aumentar as dividas pois o passivo já é de 298.624M.
Uma gestão mesmo entusiasmante …. isto vai ser um sonho.
*Se quiserem coloco novamente a lista de vendas com valores mencionados no ReC
PS: Confesso que estou surpreso, já estamos no dia 05 e não não fizemos nenhuma venda que será essencial para pagar salários, só espero que o adiantamento da nós não vá já para além do mandato. Aguardemos, brevemente haverá novidades.
Para além de teres aumentado todos os custos operacionais, mantivemos os custos com pessoal praticamente intactos sem termos a Champions que tivemos antes.
No fundo o dinheiro foi para sustentar uma estrutura de custos muito superior ao que o clube suportava. Para além de os custos com as transferências terem disparado e dos juros terem disparado com o contrato com a Apollo.
O que foi feito de diferente foi isto…uma total desadequação da estrutura de custos aos proveitos estimados para o ano que gerou buracos gigantescos. Uma vez que recebíamos pouco de transferências porque pagamos muito de custos de transferências, precisamos de transferir valores muito altos.
E aqui reside outro problema…já se sabe quem tratou de tudo isto e por isso já se sabe que mesmo disto, o que entra é muito mais residual e por isso, para além do déficit nas contas, estamos com um déficit de tesouraria…que vamos precisar de recorrer ao mesmo para resolver num ciclo vicioso de que será quase impossivel libertar o Sporting (basta estudar um bocadinho o que se passa com o porco ou nos lamps para perceber como isto é quase impossivel de se libertar…)
Essa é fácil, em 2019 e 2020 o desequilíbrio operacional foi de 30M e 40M respetivamente. se acrescentar os juros pagos nos 2 anos (10 + 15), encontramos uma necessidade de financiar cerca de 100M.
Ou seja, as receitas operacionais (Bilheteira, patrocinios, GBox, direitos televisivos, Merchandising etc..) não só não chegaram para pagar salários e serviços como ainda geraram um desequilíbrio de 100M.
Depois, há o valor investido em jogadores e treinadores, não foram 30M mas precisamente 67.067M o valor gasto em 2 anos.
Por fim, nas vendas de jogadores houve um gasto, sobretudo em comissões, que estimo cerca de 40M
Só aqui, e até 30/06/2020 temos mais de 200M e depois teremos acrescentar o desequilíbrio e o investimento feito nos primeiros 3 meses, e rapidamente chegas a mais de 300M.
Mas há solução certo? Isto é, se continuarmos neste caminho, próximos três anos sempre apurados na champions, regresso do público aos estádios, a vender cerca de 50M / ano, poderemos estabilizar?
Claro que em 1º lugar é preciso competência muita competência na defesa dos interesses da SAD.
Mas já não chega.
O sucesso desportivo e entrada na UCL claro que vão ajudar e muito.
Por fim será, preciso nos próximos anos vender e com muito lucro e em principio o melhor processo para isso é vender jogadores da formação. E vendendo melhores jogadores, a competitividade da equipa pode ressentir-se, é uma pescadinha. Pode ser que o carrossel do comendador trate bem a nova joia da coroa, ou seja o nosso clube, é também uma alternativa 🙂
Repare, esta época, ou melhor neste mercado e para aguentar compromissos até junho, seguramente terão de realizar vendas que ocasionem 30 a 40M em mais valias, a alternativa é mais um adiantamento da nós e foi prometido que não fariam …. vamos ver.
Depende de quanto se gaste.
Este ano vamos ser campeões, e portanto vamos à LC com Porto e Braga (pré-eliminatória)
Nesse cenário, aposto que a Direcção acha que se deve “reforçar” a equipa, ter um plantel com mais opções e outros chavões que significam entradas e mais entradas. E claro, como o plantel é jovem, têm de ser jogadores com experiência.
Contando com 30 ou 40M em compras, mais um acréscimo de 10 ou 15M nos salários, lá se vão os prémios da Champions e das vendas.
Pronto, com falta de onde pegar, clama-se agora pelos 200 milhões de euros (que deviam ser uns 100 milhões mais ou menos, pela brincadeira daqueles que mostraram o que é defender o clube “á séria em Maio de 2018….”). Coisa pouca portanto….
E obviamente que aqui há um claro demérito na forma como se investiu até ao legado Amorim. Apesar de logo no primeiro ano se ter ganho quase o mesmo no futubol que nos 10 anos anteriores, com o tempo é indiscutivel que se investiu mal.
Mas isso também era já algo que vinha detrás. Aliás é tão mais fácil arranjar um onze de flops tão ou mais caro que o que tivemos nos ultimos anos: Vivano, B.Gaspar, A.Pinto, Douglas, Lumor, Petrovic, Misic, M.Oliveira, A.Ruiz, Doumbia e Castaignos.
E já sem falar em Marcelo, Meli, Spalvis, André Balada, Campbell, Markovic, Elias, etc etc e a carrada de gajos para a equipa B, que como facilmente se comprova este ano deveria servir apenas para os nossos putos a competir com seniores.
O único que deixaram levar a brincadeira até ao fim foi o tribunal condenou a pagar uma indemnização por …… imagina, rescisão sem justa causa, apesar dos esforços feitos pelo varandas em tribunal para que a sentença fosse diferente.
E não não são 200M são já 255M, tens aqui a lista, para que nunca mais te enganes no valor e se quiseres juntar o adiantamento de 2 anos da nós, são já 325M que serviram para que em 2020 as dividas sejam maiores que em 2018, e para piorar o quadro … sem a herança que permitiram faturar 255M.
Gelson: 22.500M
WC: 16.000M
Rui Patricio: 18.000M
Picinni: 8.000M
Demiral: 3.500M
Jonathan: 2.700M
Arias: 1.250M
Bruno Fernandes: 55.000M
Raphinha: 21.000M
Thierry: 12.000M
Matheus: 9.132M
Podence: 7.000M
Felix Correia: 3.500M
Domingos Duarte: 3.000M
Iuri: 2.000M
Bas Dost: 7.000M
Acuna: 10.500M
Bruno Fernandes: 3.000 (objectivos)
Boubakar Kiki: 0.700M
Wendell: 20.300M
Rafael leão: 16.500M
Vietto: 7.000M
Mec. Solidar. e Outros: 6.878M
Drums keep pounding a rhythm to the brain
La de da de de, la de da de da
Drums keep pounding a rhythm to the brain
La de da de de, la de da de da
Drums keep pounding a rhythm to the brain
La de da de de, la de da de da
Drums keep pounding a rhythm to the brain
La de da de de, la de da de da
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes
And the beat goes
And the beat goes
And the beat goes
And the beat goes on
Drums keep pounding a rhythm to the brain
La de da de de, la de da de da
Drums keep pounding a rhythm to the brain
La de da de de, la de da de da
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
Ai vem o Malcom, boa!
Então a grande vitória no caso do R.Leão foi conseguir menos de metade de um valor que ainda está por receber e que é menos de metade do preço de venda do mesmo um ano depois de ter saido do Sporting (saiu para o Milan por 35 milhões)
Fantástico!!!! Por esta ordem de ideias e percentagens , tinhamos recebido 12 milhões de euros pelo Gelson, em vez dos tais 22 (foi vendido ao Monaco por 30 milhões)
Que sejam 255 milhões então. Mais o emprestimo obrigacionista e as antecipações da Nós.
Primeira pergunta, no mesmo periodo quanto é que arrecadaram Porto e Benfica por vendas de jogadores?
Segunda pergunta, qual era o orçamento total de Sporting, Porto e Benfica nesse mesmo periodo?
Terceira pergunta, tirando o dinheiro da Champions, qual seria o deficit de actividade destes 3 clubes?
Disclaimer: Não vale a pena dizer que com o mal dos outros estamos nós bem. O Sporting compete em Portugal contra estes adversários numa competição que tem as suas especificidades e que toca de maneira semelhante a todos, isto é, sem venda de jogadores e dinheiro da Champions, é uma actividade altamente deficitária para quem quer continuar competitivo.
Se os outros gastam 200, nós devemos gastar 200….mesmo só tendo 100 para gastar! Claro que o Sporting tem de ser gerido em função do que é a gestão dos outros…
Isto explica muita coisa….já percebi porque é que achas que está tudo bem. Aliás toda esta conversa com todos nós deixa bem evidente porque é que achas que devíamos estar unidos…
Agora é pedinchar por união, podes pedinchar o que quiseres mas não levas nada daqui.
Apoiar ?
Sempre a equipa.
Festejar?
só com amigos , porque sou incapaz de dar um abraço a gajos que são iguais a lampiões.
Já o fiz e não cometerei novamente esse erro.
Pessoas que desejaram derrotas do Sporting e agora pedem união pró caralho.
Quanto ao rafael, se ainda não recebestes tens perguntar ao capitão porque ainda não ativou os mecanismos que permitem receber, quanto ao valor aproveita e pergunta porque não recorreu da decisão, mas pensa que o valor é calculado em função do valor do jogador no momento da rescisão e tem em conta variáveis como o salario, o valor de mercado etc… Não me parece que o valor fosse muito desproporcional, tens de pensar o inverso, imagina o Patrício, campeão europeus dos mais bem pagos e o fantoche fez um acordo que rendeu praticamente o mesmo que o leão …. será que não há diferenças???
Já fiz e ainda não foi há muito tempo, o valor das vendas dos rivais nas duas ultimas épocas, se procurares encontras isso, julgo que coloquei aqui na Tasca* e se o Porto vendeu muito menos, o Benfica vendeu praticamente a mesma coisa.
Quanto ao resto o TCL já respondeu, temos de viver fazendo o orçamento de acordo com a nossa realidade e se fores por aí, olha o Braga com 1/4 do nosso orçamento no ano passado conseguiu entrada direta na UEFA e nós já ficamos pelo caminho ….
*Mais logo vou tentar procurar e se encontrar coloco aqui os valores.
Claro que não, comparar para quê? o Sporting compete sozinho numa realidade paralela e fantasiosa e apenas pode ser comparado com o que diz o excel do Malcom. 🙂
Além disso, há que aproveitar porque não é só especialista em fórmulas de somar e dividir, como também sabe muito de aspectos legais no que diz respeito a rescisões de contratos.
Ora entao o Varandas é que é culpado por não ter defendido bem o Sporting no processo em tribunal e por ainda não ter encontrado forma de pagamento. Fantástico!
Mas sabem o que teria sido mesmo fixe!? Pois, que não tivesse rescindido….mas quem lá estava nessa altura já estava num equilibrio mental deplorável e desde então, não aparenta estar muito melhor.
Alucinas com o fantasma … fala-se na gestão atual, no processo, na forma como se está a gerir os rendimentos do clube e apareces com a conversa do ilibado de todas as acusações …. mas tu no teu café és medico, júri e jurado, todo e mais alguma coisa, és o maior a debitar sentenças …. o henrique dos aventais é um aprendiz.
Sim, já percebi que geres a tua casa com o orçamento do vizinho, parabéns por isso.
A quem saiba responder: o que foi julgado foi a justa causa da rescisão. Depois de condenado em tribunal por falta de justa causa, o clube não pode interpor outra ação a pedir uma indemnização por danos materiais ou morais, ou o que quer que seja? Lembro que o Rafael Leão vale bem mais do que 16,5 milhões, que vamos ver… lá para 2056… E o clube que contratou o jogador não sofre consequências nenhumas? O Lille passa pelos pingos da chuva no meio disto tudo? Fica com o jogador a custo zero, transfere-o para o Milão e ganha uma pipa de massa e o Sporting fica anos e anos à espera para receber a totalidade dos 16,5 milhões? Mas estamos a brincar? Já para não falar do superagente trafulha. Os milhoes que já não deve ter ganho à conta do miúdo.
“*Mais logo vou tentar procurar e se encontrar coloco aqui os valores.”
– Malcolm
Para quê?
Para ele dizer que isso é fácil de rebater porque ganhámos 2 títulos europeus com a estrutura que o maluco deixou (esta parte, convenientemente omitida, claro)?
Ainda te chama “mentiroso”, como o tipo que ofende a tia dos outros…
Um gajo lê este segmento e percebe logo que para o J o sucesso imediato é mais importante que a sustentabilidade. Sempre foi o nosso problema enquanto clube, corda no pescoço, mas um 2o lugar lá relança a falácia de que precisamos de gastar rios de dinheiro para ser campeão, no fim deu merda.
No ReC tens as respostas, sim há uma acão para responsabilizar o Lille no pagamento do valor decidido no TAD em Portugal que lembro o Sporting não recorreu e há um recurso do Sporting no TAS da Suiça solicitando que seja lá decidida a questão.
“A Sporting SAD encontra-se a desenvolver as diligências adequadas junto das instâncias judiciais e
desportivas competentes com vista a obter a execução daquela decisão e a cobrança do crédito que a
mesma reconhece a seu favor, quer contra o jogador quer contra o clube francês LOSC Lille, que é
solidariamente responsável nos termos do artigo 17.2 dos Regulamentos da FIFA. ”
…………..
“Em 16 de Novembro de 2018, a Sporting SAD apresentou junto da FIFA Dispute Resolution Chamber uma acção contra o jogador Rafael Leão e o clube francês LOSC Lille, em que peticionou a declaração de que o jogador resolveu unilateralmente o contrato de trabalho desportivo sem justa causa e a sua condenação, solidariamente com o referido clube, no pagamento de uma indemnização no valor de €45.292.516, acrescida de juros. Em 20 de Fevereiro de 2020, a DRC proferiu decisão, cujos fundamentos divulgou a 15 de Abril seguinte, pela qual considerou verificar-se excepção de litispendência atenta a existência do processo no TAD, declinando, com esse fundamento, analisar o mérito da acção. A Sporting SAD
apresentou recurso desta decisão junto do Court of Arbitration for Sport em 6 de Maio de 2020, reiterando
os pedidos formulados perante a DRC, encontrando-se esse processo arbitral a correr os seus termos.”
Nem deveria responder, pois é nitidamente o caso de chama-lhe antes que te chame a ti, mas aqui vai a resposta.
Falta argumentação????
Fala-se na gestão dada aos 250M realizados nos ultimos dois anos e meio e que nem assim se conseguiu eduzir o passivo e a tua argumentação é ironizar com o excel …. e argumentas assim porque sabes que os valores são os que estão no ReC e foram comunicados à CMVM.
Fala-se que uma parte do valor quase 70M foi gasto em cepos e a tua argumentação é os cepos contratados outrora. Lindo de ver …. brilhante .
Fala-se no facto dos jogadores não terem razão para rescindir e a tua argumentação é armado em psiquiatra julgar a saúde mental de quem já não interessa.
De facto a argumentação do varandas consegue ser melhor que a tua.
Que confusão de ideias que vai para aí.
Primeiro as comparações desportivas com os rivais onde mistura SAD com PARTE do Clube (4 das 55, agora 55 Modalidades do clube)e mistura os resultados desportivos com os financeiros. Vamos por partes:
Desportivamente, o que se pode comparar é 2018/19, já que na época seguinte não houve competições.
Na Sporting Futebol SAD:
Futebol – 1º SLB, 2º FCP, 3º SCP;
Fut. Fem. – 1º SCB, 2º SCP -(SLB estava ainda na 2ª Divisão, 1º ano da Modalidade no Género; FCP não tem)
Em parte do SCP Clube (Modalidades de PJR em Masculino – feminino é ainda pior a comparação):
Futsal – 1º SLB, 2º SCP (FCP não tem)
Andebol – FCP 1º, SCP 2º, SLB 3º
Hóquei em Patins – FCP 1º, SCP 3º, SLB 4º
Voleibol – 1º SLB, 2º SCP (FCP não tem)
Financeiramente, não faço comparações com outros, até porque com as contas dos outros eles que se preocupem. Assim comparo as nossas: da gestão anterior (a 30 de Junho de 2018) com as desta gestão (a 30 Junho 2020):
NA SAD
Dívidas a empresários – 2018: 17,4M€ / 2020: 27,8M€ — +60%
Dívidas a fornecedores – 2018: 44M€ / 2020: 64,4M€ — +47%
Dívidas a Clubes – 2018: 26,7M€ / 2020: 30,2M€ — +13%
Antecipação receitas – 2018: 49,4M€ / 2020: 64,8M€ — +30%
PASSIVO TOTAL – 2018: 282,6M€ / 2020: 298,9M€ — + 6%
NO CUBE
2018 – Dívida à SAD de 244.000€; Result. Operac.: + 2,021M€
2020 – Dívida à SAD de 17.000.000€; Result. Operac.: + 0,074M€.
Enfim, seja por que prisma que queira fazer a comparação, a actual gestão não tem ponta por onde se pegue.
SL
Só vi agora, e é muito fácil de rebater.
Nas modalidades, foram dois titulos de campeão europeu. Algo inédito na história do clube.
E as contas também. Basta ver que no ano anterior tivemos Champions e no ano a seguir, pelas brincadeiras de gestão do plantel da direção do “impoluto”, ficamos a ver navios “oferecendo” 40 milhões ao Benfica…..e uma Taça de Portugal a um clube que já nem existe.
Terrível!
Mas o que é que BdC é para aqui chamado? Não comparo a Estrada da Beira com a beira da estrada.
Respondi ao seu comentário e demonstrei com FACTOS e números o quanto ele foi ridiculamente absurdo.
E o J continua a ser absurdamente ridículo.
Não há ponta onde pegar na gestão de Varandas.
Nas modalidades que citou, desportivamente tem sido sempre a descer.
Na gestão financeira tem sido um desastre completo.
Na actividade associativa a ditadura é TOTAL.
No relacionamento com os Sócios a sobranceria e os tiques ditatoriais só sobrelevam a incompetência e falta de pudor.
Lembrar que estes dirigentes foram eleitos sob o lema “Unir o Sporting”.
J… Nós não fomos à Champions em 2018 por causa do jogo da madeira, muito antes de qualquer rescisão, antes do ataque, antes do cash ball antes dessa treta toda… E já não íamos à Champions.
«Basta ver que no ano anterior tivemos Champions e no ano a seguir, pelas brincadeiras de gestão do plantel da direção do “impoluto”, ficamos a ver navios “oferecendo” 40 milhões ao Benfica…..e uma Taça de Portugal a um clube que já nem existe.
Terrível!»
Terrível mesmo é a sua capacidade para ser o próprio a argumentar contra … si próprio.
No ano anterior (2017/18) tivemos Champions. Pois tivemos … e em 2016/17 também … e em 2014/15 também … depois de em 2014/15 (essa sim uma pesadíssima herança) falharmos, pela 2ª vez na História, as competições Europeias.
Ficámos a ver navios mas não foi pelas »brincadeiras de gestão do plantel do impoluto». Foi pela atitude intolerável de jogadores profissionais que preferiram o seu ego a cumprirem com as suas obrigações e se “demitiram” de jogar contra o carnide em Alvalade e o Marítimo na Madeira. As rescisões não foram pedidas pós Alcochete: Patrício, William, Gelson e outros rescindiram nesses 2 jogos. Tal como Varandas rescindiu na Madeira pois é inaceitável, até deontologicamente, um médico ver um jogador em sofrimento (Piccini), a pedir insistentemente para ser substituído durante meia hora, e não fazer nada para o poupar a esse sofrimento.
A oferta da Taça de Portugal a um cube que já nem existe talvez se deva ao facto de a equipa técnica e os jogadores terem “faltado” aos treinos normais para apenas fazerem “terapia de manutenção na Clínica do capitão do exército ,e deputado municipal que entretanto preparava a sua candidatura a Presidente cuja disponibilidade anuncia ainda antes de ser convocada a Assembleia para destituir o que tinha sido eleito no ano anterior.
Terrível!
Estamos a falar de modalidades olímpicas. Do projeto. Mandámos embora atletas JÁ APURADOS para os jogos olímpicos. Isto vai ser secar TUDO em nome do futebol. Se isso não te chateia muito pela perda que representa para o Sporting, imagina o cenário mais do que provável de levares, daqui a uns mesinhos, com o António Salvador em bicos dos pés a gritar ao mundo que o clube dele tem atletas nos Jogos Olímpicos. E vais levar novamente com a ladainha da comunicação social a dizer que está os bracarenses estão a roubar o lugar do Sporting na hierarquia. Agora, até em grandeza além-fronteiras. E o futebol… vai ser campeão se os polvos e os mercados de fruta o permitirem.
Nuno, talvez não sejam precisas lesões.
Talvez se fechem mais algumas Modalidades ou saiam mais alguns “medalháveis”.
Pretender desvalorizar o sucedido é que acho grave. ATÉ PELA FORMA COMO SUCEDEU.
Creio que estará de acordo que isso não é o Sporting (ou não deveria ser, infelizmente está a ser).
SL
Álvaro, longe de mim impor a minha visão futeboleira ao público ferrenho das modalidades olímpicas.
Talvez, talvez, talvez sim, talvez não.
O João Costa também saiu. Até sair. Ainda pode acontecer.
Ninguém desvaloriza dispensas e muito menos o modo, daí a colocar-nos abaixo do Salvador e do seu Braga, são desvarios para que que prefiro não contribuir.
“Ninguém desvaloriza dispensas e muito menos o modo, daí a colocar-nos abaixo do Salvador e do seu Braga, são desvarios para que que prefiro não contribuir.”
Mas era isso que se afirmava ontem nas televisões.
Que o Braga estava interessado nos atletas.
Percebeste bem o que quis dizer. As pessoas acham-te muita graça, mas eu acho que devias mudar o teu nick novamente. Para Nuno, o Cínico Empedernido. São apenas alguns, menos do que os que deviam, ser. E isso já te devia deixar chateado e sem vontade de sacares tiradas destas.
Claro que percebi. A Ana está a ser pessimista.
Já eu sou um optimista nato.
(há pessoas e pessoas, cada um diverte-se com o que e com quem quer)
Pega no exemplo da dispensa de 2 canoístas apurados e extrapola para o pior cenário.
Entretanto houve uns quantos que foram renovando… percebo que essas notícias não tenham o mesmo impacto, mas existem.
Agora que ia falar disso…
Bem jogado Ana, grande drible ! sentaste-me na relva como deve ser .
Mas não faz mal !
Esta Direcção de merda (… e dos Merdas ) levou o Paulo Malico de Sousa Coordenador do Gabinete Olímpico do SCP, à demissão pelo motivo do afastamento ( por parte da direcção) de vários Atletas medalhados Olímpicos, num claro desinvestimento !
Demitiram a Sílvia Saiote que tinha feito um excelente trabalho, para meter lá este gajo, sem currículo, e agora correm com ele desinvestindo no projecto, que cada vez mais estará condenado a desaparecer !
Ah grandes Croquetes !!!!! e depois somos nós que andamos ao desmame !
A direcção ( SCP ) ao não auscultar o Director do projecto, ao pô-lo de lado, e ao não dar financiamento, para ele trabalhar … está na cara que criaram as condições para o homem pedir a demissão ! Certo ?
Bom dia tasca
Estou embasbacado. O papoila do carnide, debitou ontem na c m (mê de merda) tv que o lance do penalti no porco/moreirense (com o resultado em 0/0) tinha muita água no bico porque o puto era do porco, o Treinador, por intromissão grosseira no seu metier por parte do dono da agremiação, se demitiu já que as ordens seriam para levar o puto a jogo o que ele (Treinador) não queria, dado que se esboçava um manifesto conflito de interesses.
Tudo regado com múltiplas repetições do caricato lance.
Com aqueles telhados de vidro o carnide não devia destapar aquela arca. Bem, mas naquele auditório, sem contraditório viável, não deve haver azar. Talvez na porco tv se vejam coisas a respeito com algum interesse…
Tanta azia.
SPORTING SEMPRE
Sobre isso é só pegar em pipocas e ouvir a discussão, porque sinceramente, um porquista e um fifiquista a discutirem sobre qual dos clubes é mais corrupto é como se dois cagalhões discutissem sobre qual dos dois é mais nojento
Ainda sobre o processo que o Presidente Bruno de Carvalho meteu à cofina, só peca por tardio.
As calúnias, invenções e golpadas que esse grupo engendrou, se houver justiça, serão devidamente penalizadas.
Um dos exemplos, embora dos que menos importância têm, é o do pretenso exclusivo , que a merda tv, teria do seu casamento.
Todos sabem, mas fazem-se esquecidos, que a ténia laranjo, usou ,abusivamente, as imagens que a sua mãe lhe enviou.
Mas este caso, é o mais fácil de provar.
Quanto ao resto, vamos aguardar, com calma, pois a justiça tarda, mas chega.
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, quero um Chá Verde
bem quentinho para aquecer o esqueleto e uns biscoitos Cantucci que o Chef Gib esteve a fazer durante a noite. Nem dormiu, o novo doceiro.
Eh, pá, andei a fazer zapping na minha tv e, caramba, não consegui ver o temporal nos Açores. Espero que esteja tudo bem e que quem tenha de regressar ao Continente, que o faça com todo o entusiasmo. Acredito que os agostinhos já estejam mais bem-dispostos e nos façam companhia ao Almoço.
Deixa lá ver o que diz a Ardósia.
“Salada de Melão com Tomate Cereja e Hortelã à Chef Leao Sheffield”
– Chef Leao Sheffield, tu és tramado, fazer Salada de Melão talvez não caia muito bem na mesa do canto, para além disso, um pratinho quente sabia muito bem. Ai sobrou Canja de Galinha dos Açores? Então, quem quiser pode aquecer as tripas. Pois claro, peço desculpa, não se deve deitar comida fora com tanta necessidade que anda por aí, é que nem todos podemos dar-nos ao luxo de rechear a carteira com 500€ diários, não é? Como ainda estou enfastiado da doçaria que comi, vem mesmo a calhar essa Saladinha. Vais cortar Melões Verdes e Amarelos, fazer bolinhas com as polpas para serem colocadas nas saladeiras, depois cortas os Tomatinhos ao meio, picas a Cebola e juntas uns raminhos de Hortelã. Ó Chef Leao Sheffield, a língua portuguesa é muito traiçoeira, olha que isso de cortares os Tomates ao meio pode parecer uma carnificina e ficares conhecido como o Estripador da Tasca! Então e essas molheiras são para quê? Para uma molhenga que preparas com Sumo de Limão, um pouco de Mel, Vinagre Balsâmico, Sal e Pimenta. Ai mãe! Finalmente, envolves tudo e fica prontinho a servir.
Gib, já perguntaste à ana o que tem para acompanhar a Salada? Sumos naturais? Bem, como o Álvaro trouxe uma carrinha cheia de Meloas de Santa Maria, não era mal pensado fazermos uns batidos.
Ana, temos de aproveitar estas alegrias, pois não duram para sempre.
Zandonaide, arranja aí um Xiripiti, se faz favor. Sim, até podiam ser mais, mas um não é mau.
Resistentes, o Chef Leao Sheffield vai tocar o Sino, vamos para a mesa.
Bom proveito.
Para Xiripiti hoje trago Ratafia. Um licor tradicional da Catalunha à base de frutas e ervas… Na minha opinião é um bocadinho amargo… mas digam de vossa justiça…
Batido de meloa com este frio? É evidente que o pessoal vai acompanhar a refeição com vinho, a sobremesa com vinho e beber aguardente com o café! Acho que seria deitar dinheiro fora, quéd’zer!
“Perguntem à polícia porque não ganhei”, desafia Bruno de Carvalho
2021-01-05 12:55:00 “Jesus é uma pessoa intragável. Uma melancia que apregoava o seu sportinguismo quando lá dentro só tem águia”
Jorge Jesus já não treina o Sporting, Bruno de Carvalho não é líder dos leões, Augusto Inácio não faz parte da estrutura verde e branca, nem Octávio Machado. Mas ambos continuam a dar que falar no universo verde e branco, nomeadamente pelos tempos em que conviveram em Alvalade. Bruno de Carvalho lamenta que Jorge Jesus o tenha forçado a trocar Augusto Inácio por Octávio Machado.
O ex-líder dos leões penitencia-se por ter levado em consideração o pedido de uma “melancia” para retirar da estrutura do futebol leonino um “campeão no Sporting como jogador e treinador”, em alusão a Inácio.
“Tive uma conversa que me custou muito. Estamos a falar de um sportinguista campeão como jogador e como treinador em troca de uma melancia que é o Jorge Jesus, que apregoava o seu sportinguismo quando lá dentro só tem águia.”
Bruno de Carvalho avalia essa como “uma péssima decisão” mas que na altura acreditava ser correta. “Eu acreditava que o Jorge Jesus podia ser uma solução. Eles estavam com problemas antigos que eu resolvi num almoço”.
Sobre esse almoço, Bruno de Carvalho lembra que “a coisa correu muito bem mas o Jorge [longa pausa]”. E depois da pausa explicou que conheceu aí Jorge Jesus.
“Abdiquei do Inácio no Sporting mas mantive-o no Sporting. Percebi claramente da pessoa intragável que é o Jorge Jesus, que foi quando fizemos esse almoço. Passou o almoço todo a sorrir e a dizer ao Inácio que estava tudo perdoado e quando o Inácio foi embora disse que não trabalhava com aquele boneco”, confessou Bruno de Carvalho.
Destacando que na sua vida “nunca” foi “pelo caminho fácil”, o ex-presidente lembra que quando chegou à liderança do clube de Alvalade não quis dar desculpas sobre a herança “pesada” que teve mas quis, por seu lado, lidar com a questão financeira e ao mesmo tempo potenciando a ambição dos adeptos na conquista de títulos.
Com Marco Silva foi uma experiência “traumatizante” e quando surgiu a possibilidade de Jorge Jesus, Bruno de Carvalho diz que “apesar dos egos” e dos “milhões”, o técnico tinha “perfil de campeão”.
O ex-presidente leonino referiu ainda que não tem explicações para não ter vencido o título na equipa de futebol principal mas acredita que as autoridades vão saber responder a essa dúvida.
“Fomos campeões em tudo menos no futebol sénior masculino. Até há uns meses atrás não sabia responder. Agora digo que têm de perguntar à polícia porque não ganhei”, assumiu Bruno de Carvalho.
“Pelos vistos, quem ganhou está a ser investigado, o que não é mau, digo eu”, acrescentou o ex-líder verde e branco, em declarações durante uma conversa no Facebook da On FM, isto numa altura em que se levantam suspeitas sobre a forma como, alegadamente, o Benfica terá vencido o campeonato na época 2015/16.
Além disso, os adeptos do Sporting têm reclamado com Frederico Varandas aquilo que foi uma promessa eleitoral do então candidato, agora presidente, de contar o que sabe sobre essa época, em que acompanhou de perto a formação então orientada por Jorge Jesus na qualidade de líder clínico dos leões.
Frederico Varandas prometeu então aos sócios que contaria tudo que presenciou ao longo de “11 anos de futebol”, se estes escolhessem a sua lista para vencer o ato eleitoral em Alvalade. Situação que viria a acontecer.
“Dizem-me que na guerra é preciso andar na lama e baixar de nível, mas o soldado mais forte é aquele que anda na linha da frente. Não anda na lama. Não é preciso andar na lama, mas se for preciso vamos pisar a lama. O que quero dizer com isto? Não temos tido o tratamento que outros tiveram. Eu vi muita coisa que não vai continuar. Vamos lutar pela verdade desportiva e, no dia 9 de setembro, vou reunir com as instituições que regulam o futebol e vou contar tudo o que vi em 11 anos de futebol”, prometeu Varandas, ainda antes das eleições de 8 de setembro de 2018 que venceu.
Recentemente, recorde-se, na sequência das buscas efetuadas ao Estádio da Luz, a TVI avançou, por intermédio do responsável pela secção de justiça daquele canal, que a Polícia Judiciária suspeita de que o Benfica possa ter vencido o primeiro campeonato da era Rui Vitória, em 2015/16, com recurso a um alegado “esquema ilícito”.
A SAD do Benfica confirmou as buscas às suas instalações, não revelou a que se deviam, mas mostrou-se totalmente disponível para colaborar com as autoridades para esclarecer as questões do processo em causa.
É que é claramente mentira que ele tenha azedado com o JJ logo no inicio….
É evidente para quem quer lembrar-se como deve ser que ele este “in love” com o JJ até o JJ se meter do lado dos jogadores no jogo com o Paços de Ferreira….
O BdC teve todas as oportunidades do mundo para ir problematizando o que o JJ estava a fazer, em cortar as vazas ao investimento brutal que ele pedia, em atirar ao treinador em vez de estar sempre a atirar aos jogadores, em ir deixando cair pelos que o rodeavam que não estava contente e que queria mais. O BdC SEMPRE apoiou o JJ, nunca ouviste 1 palavra ou sequer um suspiro de quem rodeava o BdC sobre insatisfação com o JJ. Até Paços de Ferreira…
Para mim é completamente evidente que um dos maiores erros do BdC foi exatamente esse. Acreditar tanto no JJ que não só lhe deu tudo como decidiu sempre ficar do lado do JJ e culpar todo o plantel.
E se o JJ não tem ficado do lado do plantel e se o BdC não tem saído estou pronto a apostar que ia haver uma alteração grande do plantel, com 15 a saírem (alguns por forçarem e para “limpar plantel” e outros porque…JJ) e 15 a serem comprados e o JJ a treinador….
“Desperdiçar” dinheiro do Sporting era uma facada p/ BdC, então pagar mais de 10M para despedir um gajo como o J, não seria uma facada mas sim uma rajada de metralhadora.
Se ele pensasse que o dinheiro não era dele mas do clube, tinha despedido o J e ainda era presidente.
BdC não foi enganado foi traído (acreditando que pelo menos 50% votaram p/ destituição)
Acrescentar mais isto. BdC rescindiu com Jesus sem lhe pagar um tostão de indemnização e ainda hoje (mais antes dele vir novamente p/ lampiões), que não perdoam o facto de ele ter rescindindo com Jesus e isso foi determinante para votarem a destituição. Só lembrar que o Cintra fez tudo e mais alguma coisa para reverter a rescisão.
Ainda vou mais longe, há tantos e muitos deles aqui na Tasca que não perdoam a rescisão de Marco Silva …. parecendo que não, no SCP o treinador tem mais força que um presidente.
PS: Pensem no Amorim e Varandas 🙂 e digam que não tenho razão.
Tiago, Não questiono o dar tudo a JJ, a ambição de ser campeão era enorme e os resultados da gestão isso possibilitaram.
A questão centra-se sobretudo a partir de fevereiro e da celebre AG, poderia voltar a colocar a cronologia para veres que tudo encaixa, mas sobretudo acontece porque apesar de péssimas exibições andávamos próximos da frente e em todas as competições tendo já ganho a Taça da Carica. Final de março há a derrota em braga que nos afasta quase irremediavelmente do titulo, se tivéssemos ganho ficávamos a 3 pontos dos lampiões e que ainda iriamos receber e logo de seguida a derrota em Madrid, nesta fase tardia da época e com muito ainda para ganhar não se despede um treinador de milhões, mas havia que fazer algo, mexer com o brio dos jogadores e foi isso que foi feito e a partir dessa altura entraram num ciclo de vitorias …. depois é historia.
Dizer que estava do lado do JJ e contra os jogadores é demasiado redutor, ele queria era ganhar e que os interesses do clube fossem protegidos e agiu da forma como achou conveniente agir e nem foi a primeira vez, já o conhecíamos. Pode-se questionar, não gostar, mas porra não deveria ter sido surpresa para ninguém ninguém foi enganado.
Estou curioso para perceber como é que o Amorim vai gerir o plantel neste ciclo de jogos seguidos. Nacional, Maritimo, Rio Ave e Final 4 taça da liga e Boavista.
Tirando lesões e castigos.
Na defesa vai ter de rodar para ter equipa. Quer o Neto quer o Feddal vão ter de rodar neste ciclo. Eu deixaria de fora Feddal com o Marítimo e o Neto contra o Rio Ave. Seria o Inácio a jogar em ambos os casos (quando substitui o Neto, seria o Coates à direita e o Inácio no meio).
O N. Mendes está em dificuldades físicas evidentes…não vai dar para os jogos todos. O Porro também não vai dar para os jogos todos porque ambos têm de fazer piscinas constantes. Eu deixaria o N. Mendes de fora contra o Nacional (a ver se recupera a 100%), deixaria o Porro de fora contra o Marítimo. Em ambos os casos, meteria o Plata a fazer a ala toda. Quer a esquerda, quer a direita.
No meio campo deixava o Palhinha de fora contra o Rio Ave (aliás aproveitava até para limpar os amarelos). Deixaria de fora o JM contra o Marítimo. Em ambos os casos, M. Nunes lá para dentro apesar de gostar mais do Bragança. Mas o M. Nunes está com mais ritmo e num momento melhor. Bragança entraria certamente.
O trio da frente mudaria totalmente contra o Marítimo. Tabata, Jovane e Sporar lá para dentro com o Marítimo. Tenho a tendencia para querer tirar já um deles contra o Nacional mas o Pote voltou aos golos e precisa claramente de confiança e o N. Santos está bem…e como descansariam com o Maritimo…
Ou seja:
Nacional:
Adan;
Neto, Coates, Feddal
Porro, JM, Palhinha, Plata
Pote, TT e N. Santos
Maritimo:
Max
Neto, Coates, Inácio
Plata, M. Nunes, Palhinha, N. Mendes
Tabata, Sporar, Jovane
Rio Ave
Adan
Coates, Inácio, Feddal
Porro, JM, M. Nunes, N. Mendes
N. Santos, TT, Pote
Porco:
Adan
Neto, Coates, Feddal
Porro, JM, Palhinha e N. Mendes
N. Santos, TT e Pote
Eu sei…eu sei…estou a gerir a uma distancia demasiado grande, sem contar com amarelos e lesões e sem contar com momentos físicos dos jogadores que não conheço em profundidade nem conheço muito bem os adversários…é só um exercício teórico e uma base que serviria depois para gerir jogo a jogo.
E estou a partir do principio que queremos ir a todas. Se eu fosse treinador e se me sentisse da direção abertura para isso, geria na mesma os outros mas contra o porco ia:
Max,
Quaresma, Coates, Inácio
Porro, Palhinha, Bragança, Plata
M. Nunes, Sporar e N. Santos
E passando o porco, depois ia à final com:
Max
Quaresma, Feddal, Inácio
Plata, JM, M. Nunes, N. Mendes
Tabata, TT, Pote
Não sei se teremos muita margem para mexer. Plantel curto, e calendário muito apertado. Jogar com o Porto a meio do mês e com o Benfica no fim vai fazer mossa. Num cenário perfeito apanhávamos e ganhávamos o Benfica na final da carica, e íamos galvanizados para o jogo em casa contra eles. Mas vai ter de ser tudo feito com pinças.
Pois…daí eu fazer poucas mexidas no campeonato e apenas aquelas que acho mais criticas para não comprometer a competitividade da equipa para as taças…
Estou curioso para ver como é que o R. Amorim vai gerir a equipa, porque ela vai ter de ser gerida. Quanto mais não seja porque não está habituada a este ritmo competitivo (infelizmente) e porque a intensidade tem sido muito importante para a equipa funcionar. Sem ela a equipa ou fica partida ou passa a defender mal ou deixa de conseguir atacar…
Acredito que hajam jogos que vai dar para gerir o resultado na segunda parte. Aqui o Bragança e a capacidade de segurar a bola serão importantes para evitar o desgaste. Há também 5subs para fazer por isso acho que é melhor usá-las do que rodar demasiado a equipa. No meio campo não sei se dará para mexer, porque ninguém dá o que o Palhinha dá.
O ideal seria contra as equipas de fundo da tabela ir para a segunda parte com vantagem folgada e gerir o resultado.
O Palhinha é essencial para o jogo com os lamps, por isso deveria levar um amarelo no fim do jogo com o Nacional para limpar em casa com o Rio Ave. Dos outros à bica, acho preocupante o Coates (se desse para “amarelar” no final do jogo com o Rio Ave) seria ótimo, limparia fora com o Boavista. Neto e Feddal só acharia preocupante se amarelassem os 2 no Bessa (se for só um a ficar de fora com, o carnide-sul, não é muito preocupante). O resto, é como diz o FixTix, há 5 substituições por jogo, é ir gerindo. Jogos para a Taça Lucílio Batista, nestas circunstâncias dava relevância quase zero. Contra o porco : Max; E.Quaresma, Coates, G.Inácio; Plata, Matheus Nunes, Daniel Bragança, Borja; Jovane, TT, Nuno Santos; se passássemos e a final fosse ass-hole-b:
Max; Neto, Coates, Feddal; Porro, Palhinha, João Mário, Borja; TT; Sporar; Plata (um 11 mais rotinado, não apenas por ser a final, mas para pôr em sentido o fifica, com quem jogamos no último dia do mês para a Liga NOS; se formos à final com o Braga, jogaria com o Rodrigo Fernandes a “6” e o Matheus Nunes a seu lado no processo defensivo e à sua frente no ofensivo (em vez do Palhinha e João Mário) e no trio atacante Tabata, TT e Jovane. Seria nestes jogos que “mexeria mais (excepto fifica, pelas razões explicadas).
Nos outros só mexeria em função dos amarelos que se forçassem no jogo anterior, para limpar.
Dava rotação com as substituições, particularmente se os resultados já estivessem bem encaminhados.
SL
Eu prescindia do Coates e do Palhinha com o Rio Ave, que é a equipa mais acessível teoricamente deste ciclo até ao Benfic@ em 31 de Janeiro.
Mas isso também depende da prestação do Neto e do Feddal, de não levarem amarelo no jogo com o Nacional.
Não acho que se possa “dar relevância quase zero” num jogo com um rival e que tem uma Taça em disputa. Perder com o Porto é dar moral a eles e retirar alguma a nós. Se perdermos de caras, pior ainda.
Porto, Benfic@ e Braga chegam aqui com mais jogos. Braga e Benfic@ com vários casos Covid e o Porto com algumas lesões importantes. Nós é que temos de gerir mais que eles? Não me parece…
Preferia entrar com tudo contra o Maritimo e Nacional, não fazia grandes mexidas.
Preferia fazer alguma rotação com o Rio Ave em casa e na taça da liga (alguem dá alguma importância a esta competição? Desde o seu primeiro ano que perdeu totalmente a credibilidade). Com um ciclo de 2/3 jogos a rodar jogadores, estariamos preparados para os jogos que faltavam até ao fim de Janeiro.
Só o jogo com o Rio Ave é um pouco mais fácil, por aquilo que o Rio Ave anda a jogar – ainda agora levou 2 secos do Paços.
Tentava limpar o Coates e o Palhinha nesse jogo – tinham de levar amarelo com o Nacional, jogando na mesma com o Marítimo que é outra competição. Descansava o Nuno Mendes neste jogo também.
Nacional e Marítimo convinha estarem bem encaminhados ao intervalo – 2 de avanço – para se poder gerir de alguma forma na 2ª parte
Estes 3 jogos são fundamentais para ver depois como se pode gerir o resto.
É bom não esquecer que são 5 jogadores com 4 amarelos: Neto, Coates, Feddal, Palhinha e Nuno Santos. Matheus Nunes e Pote já têm 3. E há Bessa e Benfic@ antes do fim do mês, com a Taça da Liga pelo meio.
É complicado. Já deviam ter limpo alguns cartões antes de entrar neste ciclo.
A croquetagem aqui da tasca, pode dizer o que quiser, mas a verdade é que o Frederico Varandas, andou durante anos a passar informações, minando o balneário ( do interior do Sporting ) ao grupinho de amigos que se reuniam na Marisqueira de cascais, a saber:
Godinho Lopes, João varandas, José Pedro Rodrigues, Soares Franco, José Roquete pelo SCP e José Capistrano e o ” Mr. Bean ” … que agora não me lembro o nome do canalha, e que é ainda hoje, o ideólogo do Benfica mesmo não estando na estrutura há muito tempo !
A golpada foi preparada na marisqueira de cascais, por estes senhores, e só assim , se justifica a presença dos Diabos Vermelhos E “NN” no grupo de assalto a Alcochete !
Tiveram 5 anos para preparar tudo ! E como viram que através dos sócios não era garantido chegarem ao poder em eleições livres, fizeram Alcochete !
O Bruno de Carvalho tem fotografias desses almoços na marisqueira !
Contudo faltam aí alguns nomes … A seu tempo se saberá …
Só adiciono um, que deve ter entrado com parte do dinheiro que serviu para a realização da ‘invasão a Alcochete’ … De seu nome …
Álvaro Sobrinho …
E houve um, que foi convidado amiúde a essas reuniões, mas que, apesar de não estar com muito boas relações com BdC, nunca quis entrar nessas “conspirações” … De seu nome, Ricciardi …
O negócio deste bando de assaltantes no SCP, é a Sporting SAD que é o “Filet mignon”, do clube !
Com Alcochete arranjaram maneira de ganhar MILHÕES, sem trabalharem, agora quem os meteu lá que os tirem de lá ! Se quiserem ? senão continuem a pagar as quotas e não refilem !
5 Janeiro, 2021 at 7:02
Bom dia tasqueiros/as
Café, um rissol e outro café. Atenção os cafés quero-os cheios.
Hoje vou baralhar tudo.
Porque?
Porque vou trazer a sobremesa e a ana que traga o vinho.
🙂
Então vamos lá à sobremesa:
“cantucci no vin santo”
Cantucci que são biscoitos feitos à base de amêndoa.
Vin santo, bom… já estou a ver narizes torcidos por ser doce, calma… calma.
O Vin Santo, vinho que era na antiguidade elaborado com uvas desidratadas no vento. Vinhedos plantados perto do mar, nas encostas, baías e ilhas. Predominantemente com uvas brancas nativas da região de Toscana, Itália.
Atualmente as uvas são colhidas bem maduras, no final de setembro, mais ainda firmes no cacho para que não se desprendam nem apodreçam. Em seguida, os bagos começam a desidratar transformando-se em passas sobre arejados estrados de madeira ou dependuradas em ripas fixadas na parede.
Permanecem ali até o momento da prensagem, numa espera de três ou quase meses que determina se o vinho será mais seco ou mais doce.
Depois de prensadas, as uvas produzem um mosto (o caldo antes de ocorrer a fermentação) que é colocado nos caratelli (barricas de vinho) hermeticamente fechados com cera e guardados a seguir na vinsantaia, adega localizada no sótão da cantina. Ali o vinsanto permanecerá por três a oito anos em condições ideais para amadurecer e ganhar o seu rico patrimônio de aromas e sabores.
O vinsanto simboliza gentileza e amizade. É oferecido às visitas como sinal de boas-vindas.
Os cantucci molham-se no vinho e comem-se, sabem melhor.
Até já
5 Janeiro, 2021 at 7:06
Bom dia Gi.
Muito obrigado por ests lição. Quero provar esse nectar.
5 Janeiro, 2021 at 7:27
🙂
Agradeço mas sao só pesquisas no google para animar as hostes.
A culpa foi do M60, esta minha faceta vinucula 🙂 🙂
5 Janeiro, 2021 at 7:50
Muito obrigado pelo teu interesse e disponibilidade em “viniculares” os repastos.
Grande abraço.
P.S. Não há uma gordinha acerca do megaprocesso que o Belzebu meteu à Cofina?
5 Janeiro, 2021 at 16:54
Sério? A gorda foi tão bem escondida que só estou a saber agora.
5 Janeiro, 2021 at 13:14
Então estás como eu. Até nisto a Tasca é pedagógica.
Um bom 2021!
SL
5 Janeiro, 2021 at 8:22
Eh pá, é melhor a ana meter folga, então, porque não percebo puto de vinhos. Quando deres por ela, estão a beber o vinho da sobremesa e comem os cantucci a seco.
5 Janeiro, 2021 at 10:35
Olá:
O mosto que origina este vinho fermenta no exterior, nas próprias uvas a desidratar, que abrem micro rachas, colocando as leveduras em contacto com os açúcares do mosto que é o sumo da uva, iniciando o processo. Se este fermentasse numa barrica selada, a subida de pressão por libertação de dióxido de carbono, subproduto da fermentação, faria explodir a barrica, ou então faria desselá-la, o que não se pretende. Num processo muito parecido ao retardador com o das panelas de pressão que têm uma válvula de escape para o ar quente sair.
Só depois de parcialmente fermentado é que o agora vinho vai para a barrica. E nunca antes. E como já tem muito álcool, a fermentação pára porque o referido álcool mata as leveduras e interrompe o processo. E tem muito álcool porque as uvas foram desidratadas, aumentando a concentração de açúcares no mosto, logo aumentando o produção de álcool, outro produto da fermentação.
Se se adicionar aguardente vínica, o Vin Sant fica fortificado e passa a licor ou vinho licoroso.
Numa vinificação clássica podem ocorrer chatices. Por vezes com a pressa de “arrecadar o vinho” e ele pode ir para a cuba ou barrica ainda a fermentar. Na barrica não há problema, o batoque (tampa) salta, sai C02 e pode-se perder algum vinho, ganhar manchas inestéticas e trabalho a limpar. No inox é mais complicado, porque mais rígido. Senão não abrirmos as válvulas ou o sulfurador, o gás acumula-se porque não sai e podem ocorrer vários acidentes, desde uma cuba deformada na melhor das hipóteses, uma cuba rebentada ou então quando se retira a cinta da tampa, uma morte ou um grande galo, porque ela a tampa sai disparada.
Este tipo de procedimento é uma das regras fundamentais e básicas em Enologia: nunca fermentar em ambientes fechados e selados.
Em Portugal também se faz vinho licoroso fantástico, o Porto e o Madeira, só que o modo de lá chegar é diferente, as uvas não são desidratadas, a fermentação é tradicional, interrompendo-se por adição de aguardente vínica que mata as leveduras como escrevi.
SL
5 Janeiro, 2021 at 14:13
Categoria, sempre a aprender.
5 Janeiro, 2021 at 15:05
Obrigado pela explicação.
Tasca é Cultura!!!
SL,
5 Janeiro, 2021 at 16:14
Boa explicação,
Agora sim muito melhor.
5 Janeiro, 2021 at 7:04
Sanatório Leonino [LOST SOULS]
José Peseiro: “Não senti apoio total (…) mas se calhar ele [Frederico Varandas] tinha outras prioridades ou eu não era prioridade. Pelos vistos não era (…) Foi injusta a minha saída do Sporting porque dei e tinha muito a dar ao clube”
5 Janeiro, 2021 at 7:08
Foi injusta a entrada
Baralhou-se
5 Janeiro, 2021 at 7:51
Dasse, ainda mexe?
Talvez o maior pé frio do futebol português e uma das piores escolhas possíveis para treinador na altura.
Que vá tomar no cu como lhe disse certa vez o Rochembach.
5 Janeiro, 2021 at 7:06
#1 gordas
Ruben Amorin supersónico
Hahahahah hahahahaha a bola no seu melhor. Qq dia chamam-lhe danger mouse..
5 Janeiro, 2021 at 13:18
Gosto mais do Speedy Gonzalez. E ainda mais do Road Runner. «Beep!Beep!!!»
SL
5 Janeiro, 2021 at 7:09
#2 gordas
Prioridade às saidas.
Aleluia aleluia
5 Janeiro, 2021 at 8:07
Se conseguirmos despachar o muito “entulho ” que temos sera ja um mercado interessante.
5 Janeiro, 2021 at 13:20
Diria mesmo que será mesmo um mercado MUITO, MESMO MUITO INTERESSANTE e absolutamente necessário.
SL
5 Janeiro, 2021 at 8:16
Se os conseguirem emprestar sem o Sporting suportar mais custos até final da época será um feito.
Ilori não abdicará de 1€.
Bruno Gaspar e Camacho são flops caros que ninguém quer.
Diaby tem interessados mas não devem querer pagar para o ter.
Ristovski ainda pode render alguma coisa tal como Borja.
A tesouraria do Sporting estará nesta altura a abanar por todos os lados, pelo que a solução que vejo mais uma vez é o contrato da NOS, esperando que as vendas, neste momento, sejam a última das soluções para os incompetentes do CD.
5 Janeiro, 2021 at 13:24
Eu só acharia mesmo muito interessante se os conseguissem despachar de vez, rendendo alguma coisinha. Poupavam-se custos e amortizava-se parte do muito que se deve a tanta gente (particularmente sensíveis e perigosas são as dívidas ao Trolha e eventuais atrasos nos ordenados de jogadores; mas há também MUITO a pagar a fornecedores e a empresários . estes sempre podem esperar mais uns tempitos, na mira de eventuais futuros negócios)-
SL
5 Janeiro, 2021 at 8:39
Depende das saídas.
São 7M/ano em jogadores que rendem zero (e nem contamos com outros emprestados que por aí andam, mais pessoal da B e sub-23 a fazer número).
O Gag é que a sabia
5 Janeiro, 2021 at 9:29
Não digas isso que depois ele acredita
5 Janeiro, 2021 at 8:44
Se nao sao mais-valia nenhuma… e’ sairem e darem lugar a outros (de preferencia da formacao, mais baratos e com potencial e vontade).
Ao menos que os emprestem, de preferencia sem se pagar salarios tentando que valorizem/nao desvalorizem tanto…
SL
5 Janeiro, 2021 at 9:35
Acho que leio isso todos os mercados e mesmo entre mercados…
Resolver é que é mais dificil….
Estou pronto a apostar que teremos pelo menos 1 contratação antes de despacharmos metade do entulho….
5 Janeiro, 2021 at 7:10
#3 gordas
Pressão por Matheus Reis
??? Não estava ja certo ???
5 Janeiro, 2021 at 7:17
Vou tentar meter aqui uma frase que ouvi ontem de uma celebridade.
O pizzi é um jogador importante para a equipa, por aquilo que tem representado no futuro antes de eu chegar.
Hahahaha granda J
5 Janeiro, 2021 at 7:17
Bom dia para “a família da Tasca”
Continuação de bom ano para todos e suas famílias…
Sporting Sempre…!
SL
5 Janeiro, 2021 at 12:43
E deixem-me deixar aqui um abraço de parabéns para o meu neto Tomás que hoje celebra os seus 12 anos de vida…
Também ele já me perguntou…:
Oh avô…quando vamos ver o Sporting…?
Havemos de ir…
Abraço para o sócio 71 087-0 do nosso
Grande Sporting…!
Parabéns Tomás…
5 Janeiro, 2021 at 13:40
PARABÉNS TOMÁS!!! GRANDE LEÃO!!
E os parabéns também para o avô babado!
Que continue a ser aquela importante referência por muitos mais aniversários do Tomás.
Um feliz 20121 para a Vossa Família.
Um abraço e saudações leoninas
5 Janeiro, 2021 at 13:41
* 2021 (saiu-me um 1 a mais; estávamos feitos Matusalém!)
SL
5 Janeiro, 2021 at 17:22
Obrigado amigo…
Boa saúde para o amigo e família
Feliz Ano de 2021…
Abraço e SL
5 Janeiro, 2021 at 17:39
Parabéns ao Tomás, alegria do avô Max.
Saúde e que em breve ambos possam comemorar o titulo de campeão juntos.
SL
5 Janeiro, 2021 at 18:43
Obrigado amigo
Boa saúde
Abraço e SL
5 Janeiro, 2021 at 7:19
Um jogo de cada vez
O campo do nevoeiro é danado.
5 Janeiro, 2021 at 7:58
o Benfas tb está a ir jogo a jogo.
5 Janeiro, 2021 at 8:04
Então o destituído meteu a confina em tribunal? A mesma cofina que convidou para o casório? Hahahaha tá a acabar a grana
5 Janeiro, 2021 at 8:18
“Xupa-me as Peles
4 Janeiro, 2021 at 9:52
Como é que isto vai?!? Olha, os palermas do costume a falarem no anterior Presidente do SCP a cada comentário … ”
Montes de palermas, montes deles.
5 Janeiro, 2021 at 8:48
Ontem, aquando daquela “conversa” não me referia só ao Xupas, este era outro, a diferença é que está do outro lado do espectro, e do que me lembro, ao contrário do Xupas, acrescenta 0 à tasca. O Xupas a bem ou a mal, se quiser até é construtivo, o Luís Ribeiro só diz disto.
5 Janeiro, 2021 at 8:50
E?
É passar à frente…
5 Janeiro, 2021 at 9:27
Concordo, e nem e’ o dizer “0”, e’ apenas provocar (mas sem ofender).
Mas tb existem “Luis Ribeiro” do outro lado, alguns deles que..uiii.
Mas como diz o Nuno, e’ passar em frente, coloquei a citacao do XaP apenas para evidenciar que estes comentarios sao diarios e de parte a parte, tornando-se por vezes dificil avancar. Sao copy/pastes e CTRL+F constantes, misturados com algumas missas – penoso.
SL
5 Janeiro, 2021 at 10:18
Sim era só isso que queria insinuar. Há aqui demasiada malta que de construtiva tem pouco, dos dois lados “do muro”. E concordo com um dos maiores “muristas” da tasca (apesar de achar que por vezes o Agnóstico transcende o muro lol), aliás tenho seguido isso, sempre que dá, mas esperava que com um novo ano viessem novas coisas. Afinal será mais do mesmo.
5 Janeiro, 2021 at 10:53
O Agnostico e’ “O muro” itself.
E o muro deveria ser o Sporting, nao “os lados”.
SL
PS: Ontem houve alguem que escreveu que o ambiente estava melhor na Tasca, mais respiravel e que isso viria do ciclo positive que estamos a atravessar. A cultura popular portuguesa e’ riquissima, tem um dizer para quase todas as situacoes. Para esta poderia ser “em casa onde nao ha pao, todos ralham e ninguem tem razao”.
SL
5 Janeiro, 2021 at 10:58
Adorador de escadas, mas fiel ao “muro”…
Comparado ao que já se passou aqui, isto agora parece uma pasmaceira, no entanto, ainda dá para melhorar alguma coisa. Há que ser exigente lol
5 Janeiro, 2021 at 11:07
+1 brick
https://www.youtube.com/watch?v=8ZUlq0lil1w
5 Janeiro, 2021 at 13:47
Nuno, como é que um Agnóstico (ainda por cima resignado) coloca no seu muro mais um tijolo a dizer (I am God!)?
Um abraço e saudações leoninas
5 Janeiro, 2021 at 8:37
Tag
#Caras
#Vidasaaferver
#Tertuliarosa
5 Janeiro, 2021 at 8:47
Merdas Ribeiro,
Continuo à espera que respondas a algumas questões que tenho vindo a colocar.
Só mostra que tens espinha dorsal semelhante a um monte de merda deixado no passeio pelo cu de um Podengo.
Quanto à merda que debitas aí, já todos sabemos que o “exclusivo” foi afinal a mãe da tua parente, merdas Laranjo que tirou fotos às dicas e enviou à puta que tem por filha.
Eu percebo que hoje estejas um pouco mais azedo, após o empate nos Açores. Mas é como eu digo a algum incauto que inadvertidamente ponha a sola do sapato em contacto com a tua superfície “é lidar”.
5 Janeiro, 2021 at 8:23
B-b-b-b-b-om d-d-d-d-d-dia, t-t-t-t-a-s-s-s-ca!
5 Janeiro, 2021 at 8:48
Está frio?
Aqui onde estou é -9°C.
5 Janeiro, 2021 at 9:09
Foda-se……
Já me sinto mais quentinho…..
5 Janeiro, 2021 at 9:32
🙂
5 Janeiro, 2021 at 9:53
Bem, comparado com isso… digamos que está um calor esquisito aqui para as minhas bandas.
5 Janeiro, 2021 at 9:01
Estimados, lembram-se de quando em 2015/2016 estivemos à frente do campeonato por uns 7 ou 8 pontos e depois perdemos para os cabeçudos?
É preciso ter calma até chegar ao marques
5 Janeiro, 2021 at 10:06
Perdemos pela arrogância e soberba do JJ, e pelas incorrectas atitudes do Teo, que ficou de férias em pleno mês de janeiro, salvo erro. E quando regressou continuou a jogar. Este ano só claudicaremos se os padres abusarem….
5 Janeiro, 2021 at 10:28
Ainda vão aí? A sério? Ainda há pessoal que acha que foi por isso que perdemos e que os lampiões ganharam mil jogos seguidos pela soberba, pelo Teo ter estado lesionado e porque o Renato Sanches os revolucionou?
Deus do céu…tende misericórdia …..
5 Janeiro, 2021 at 10:30
Esqueci-me de referir também a atuação dos padres nessa época, naturalmente. Mas este ano são só os padres, era isso que eu queria dizer.
5 Janeiro, 2021 at 13:41
Obviamente que mais que qualquer JJ ou Teo, quem os levou ao colo foi o polvo vermelho.
Expoente máximo foi o célebre jogo na Madeira onde a equipa da casa a jogar contra 10, se recusou a atacar a equipa do Orelhas.
Até deu para gozar com o jogo da mala no meio de uma almoçarada entre filhos da puta:
https://www.google.com/amp/s/www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/amp/carlos-pereira-e-vieira-brincam-com-o-jogo-da-mala-5163881.html
5 Janeiro, 2021 at 14:55
Foram só mais de 10 missas a ditar um campeão: carnide-sul a ser beneficiado em Braga, Guimarães (escandaloso) em Paços de Ferreira (escandaloso), na Madeira com o Marítimo, em
Rio Ave, Alvalade (escandaloso), em casa com o Estoril (1ª jornada a dar o mote; absolutamente escandaloso; ganham por 4-0 mas marcam o 1º aos 78m após terem visto o padre a perdoar-lhes um penalti, uma expulsão e 2 golos do Estoril mal anulados); e Sporting a ser roubado em Alvalade contra Paços Ferreira, Boavista, Tondela e carnide-sul (isto para não falar da escandaleira em Braga para a Taça de Portugal)-
SL
5 Janeiro, 2021 at 10:29
LOL !!!
Se ??? Isso é ser muito tenrinho !
Os padre vão sempre abusar o que for preciso….basta recordar as arbitragens desse ano que referes.
JJ foi pavão (e será sempre) mas não é isso que nos tira o campeonato !
O pessoal não devia ficar muito empolgado ainda porque a depois queda no final será grande….
5 Janeiro, 2021 at 10:41
Não foi só a comunicação do JJ, nem a ausência do Teo, mas, na minha opinião, essas situações contribuíram muito.
É a minha opinião.
5 Janeiro, 2021 at 10:52
o JJ podia estar calado, o Teo fez falta, mas para lá dos golos falhados (guimarães e benfica) ou do único remate que o Chamorro acertou na vida, notou-se alguma soberba da equipa desde o início da 2ª volta até ao derby.
Ou era da vantagem, ou dos outros perderem pontos, dava sensação que a coisa estava controlada… e não estava.
5 Janeiro, 2021 at 11:05
Em Janeiro e Fevereiro temos 1 empate com o Tondela em que jogamos com -1 durante 70 minutos (expulsão do RP logo no inicio e 1-0 para eles de penalti), um empate com o Rio Ave em casa e depois é o empate em Guimarães (em que ela não entrou nem por nada e era sempre um jogo dificil) e a derrota com os lamps (já em Março)…
Pelo meio tens 6 dados em Setúbal, uma reviravolta espetacular com o Braga que nem sequer devíamos ter começado a perder porque estávamos a jogar de caralho, 4 ao Nacional…
São os piores meses do ano com jogos uns atrás dos outros e com a eliminatória com o Leverkursen pelo meio…não me parece assim tanta soberba quanto isso…no limite poderá ter havido no jogo com o Rio Ave que confesso que já nem me lembro. Mas o que espanta nem é a perda de pontos do Sporting nesta altura…é a coisa mais natural. Nesse ano o que foi curioso foi a não perda de pontos dos lampiões e foi isso que ditou a perda do campeonato…
5 Janeiro, 2021 at 11:06
Numa equipa que não jogava um boi….ainda se fossem uma grande equipa….
Era uma equipa cuja unica arma era o contra-ataque….no campeonato tuga….e teve 1000 vitórias seguidas….
5 Janeiro, 2021 at 11:15
Não é só contra-ataque, é meter gente na frente. Quantos jogos o Barrote venceu com táctica à distrital, 3 ou 4 pontas de lança. Charuto para a molhada, quantos mais tiveres lá dentro, maior a probabilidade da bola calhar num deles.
Claro que num campeonato a sério, uma equipa que jogue assim é atropelada por um adversário que tenha o mínimo de capacidade de ganhar a bola e sair a jogar.
Mas o nosso campeonato nem é sério, quanto mais a sério.
5 Janeiro, 2021 at 11:30
Nunca mais me lembro de uma equipa ganhar um campeonato a jogar assim…mesmo cá……
Equipas que não são espetaculares a jogar sim. Que são fracas e tal…mas a jogar em contra-ataque ou em chuveirinho desesperado? Não me lembro de outra…
5 Janeiro, 2021 at 11:52
tens o campeonato do porto com ivic, aquilo era jogar feio e mais feio.
5 Janeiro, 2021 at 11:57
Estava a falar de coisas mais recentes…nem me lembro desse campeonato. Não tinha idade para perceber o que era jogar bem ou mal. Lembro-me do Trapalhonni mas nesse caso nem sequer em contra-ataque…e esse sim, foi claramente um campeonato perdido por nós e não ganho por eles….
5 Janeiro, 2021 at 11:12
Não gostei de ver a atitude de alguns jogadores após o empate em Guimarães.
E nesses jogos em que se perderam pontos, a atitude desde o 1º minuto não foi a mesma que após perder a liderança, aí sim havia um sentido resolver as coisas rápido.
Com o Tondela deu-se a volta, e em vez de ir resolver a coisa, recuou-se (esta é típica do JJ, como confirmamos posteriormente).
Noutra linha, a 2ª volta do slb não é coisa normal. Mas não totalmente inesperada.
O resto é o resto, noutro cenário o Slmani poderia ser suspenso, o Sporting poderia ser gamado forte após o jogo com o Benfica, mas isso são suposições.
5 Janeiro, 2021 at 11:25
O Slimani não podia ter sido suspenso porque nunca foi intensão suspender e resolver. Sempre foi ter o Slimani a jogar condicionado uma data de jogos…
Para quê gamar forte o Sporting se eles iam em 1º e a ganhar e sabiam que iam ganhar quase sempre, custasse o que custasse? Se houvesse um acidente de percurso e houvesse necessidade, ia acontecer como sempre aconteceu. Aliás como aconteceu com o Tondela…RP expulso por defender a bola e levar com o jogador do Tondela que já ia a cair antes de lhe tocar…
É típico JJ mas nesse jogo com o Tondela, não tens razão. 1º porque estávamos com -1 à montes de tempo e estava cansada a equipa. E 2º porque…o golo que sofremos foi em contra-ataque, não foi por a equipa ter recuado demasiado.
Eu não gostei de ver o William tranquilo porque continuava em 1º no jogo com o Guimarães. Mas não concordo contigo que tenha sido um problema de atitude. Até porque depois desse só vem o jogo dos lamps. E não achei nada o jogo com o Guimarães um problema de atitude. O Sporting jogou, controlou sempre o jogo, teve mais que oportunidades para marcar…o unico que eu achei que teve um problema de atitude nesse jogo foi o Slimani mas porque não podia ver amarelo antes do jogo com os lamps (lá está…tipica merda que eles nunca têm de gerir…porque nunca vêem…).
Há sempre problemas em jogos nestas alturas. Há sempre a gestão de esforço, há sempre equipas cansadas…o normal é isso custar alguns pontos. O anormal é não custar a uma equipa grande que não joga um boi a não ser em contra-ataque….
5 Janeiro, 2021 at 11:55
o meu desespero atrás daquela baliza do vitoria, tantas vezes que gritei golo.
5 Janeiro, 2021 at 11:58
Foda-se…….ainda tenho suores frios com esse jogo….mais do que com o falhanço do BR com os lamps, que esse foi só 1….
5 Janeiro, 2021 at 12:08
O gamanço era no caso do Sporting ter ganho ao Benfica.
No jogo com o Tondela a equipa carregou e encostou os gajos atrás até ao 2-1. Fdx, mais uns minutos assim e comiam o 3º. Nunca perceberei esta mentalidade (já o falecido Robson dizia o mesmo), de com o adversário nas cordas recuar.
Cansada por cansada, mais vale ir à procura de resolver de vez do que tentar aguentar.
5 Janeiro, 2021 at 12:45
mais vale ir à procura de resolver de vez do que tentar aguentar.
por outro lado foi o que nos fodeu na final da taça da uefa.
Estás a ganhar por 1 e vais á procura de uma forma anárquica do segundo.
5 Janeiro, 2021 at 19:10
“O resto é o resto, noutro cenário o Slmani poderia ser suspenso, o Sporting poderia ser gamado forte após o jogo com o Benfica, mas isso são suposições.”
Tal e qual.
Lembro-me do jogo em que ganhámos 1-0 em Moreira de Cónegos, com aquele golo do Slimani em que andaram a fazer projecções de geometria para ver se estava ou não fora de jogo.
O árbitro foi Bruno Paixão, que, no mesmo jogo, anulou um golo limpo ao Sporting (que seria o 2-0).
Bastava te anulado o golo do Slimani (sem VAR nem linhas, dar-se-ia o benefício da dúvida ao árbitro) e acabava-se ali o campeonato.
Mais: o campeonato foi perdido o Bessa, quando Artur Ladrão Dias nos roubou um golo limpo, por suposta falta de Slimani sobre o defesa do Boavista, que veio de costas contra Slimani e, mas sentiu o contacto, atirou-se para o chão.
Por isso, quando vêm com a lengalenga que perdemos o campeonato por culpa do falhanço do Bryan Ruíz, mando-os dar uma volta ao bilhar grande.
O Sporting não podia ganhar esse campeonato… PONTO!
5 Janeiro, 2021 at 19:11
*ter anulado
*no Bessa
5 Janeiro, 2021 at 21:33
«Nesse ano o que foi curioso foi a não perda de pontos dos lampiões e foi isso que ditou a perda do campeonato…»
Pois … é só lembrar as missas em Alvalade, Rio Ave e Paços de Ferreira (onde se juntaram as piscinas do Jonas) e a mala-ciao na Madeira.
Assim até eu não perdia pontos!
SL
5 Janeiro, 2021 at 21:37
«Nesse ano o que foi curioso foi a não perda de pontos dos lampiões e foi isso que ditou a perda do campeonato…»
Pois … é só lembrar as missas em Alvalade, Rio Ave e Paços de Ferreira e a mala-ciao na Madeira.
Assim até eu não perdia pontos!
SL
5 Janeiro, 2021 at 10:32
Sabe bem estar em primeiro em qualquer altura da época, contudo contínuo a não nos ver como candidatos ao titulo.
Espero bem estar enganado!
É gozar e usufruir semana a semana.
SL
5 Janeiro, 2021 at 9:01
Sanatório Leonino [LOST SOULS]
Tiago Fernandes: “Sei que um dia vou levar os adeptos do Sporting ao Marquês”
5 Janeiro, 2021 at 9:03
Isso é tão fácil. É só pegar no carro…
5 Janeiro, 2021 at 9:04
eu estou a pensar em ir de metro
5 Janeiro, 2021 at 9:09
Portanto o Tiago Fernandes vai tirar a carta para ser maquinista do Metro….
5 Janeiro, 2021 at 9:22
Ja levou, tinha uma 4L verde.
SL
5 Janeiro, 2021 at 11:05
O gajo que dizia que não havia quem lhe ensinasse nada de futebol…
A falta de humildade faz o Karma aparecer mais depressa.
5 Janeiro, 2021 at 9:08
Bom dia tasca!!
5 Janeiro, 2021 at 9:09
Bom dia
“O jornal turco ‘Fanatik’ avança, esta segunda-feira, que o defesa-central Merih Demiral, ex-jogador do Sporting, pretende deixar a Juventus nesta janela de transferências com o objetivo de somar mais minutos.”
Isto é que era um grande upgrade!!!
5 Janeiro, 2021 at 10:01
Ainda ontem fiz referência a isto no podcast do 160….
5 Janeiro, 2021 at 10:27
O Demiral seria demasiado bom para ser verdade. Iria ajudar em dois problemas: Neto, e ficaríamos mais fortes nas bolas paradas. Tentar um empréstimo seria perfeito. Mas não me acredito que queira vir, ou que estes mecos o tentem sequer.
5 Janeiro, 2021 at 10:42
É confiar no Viana 🙂
5 Janeiro, 2021 at 10:55
Espero que o Viana nesta altura seja capacho do Amorim, porque a amostra que deixou quando fez tudo por conta dele significa para cima de 7M de prejuízo todos os anos.
5 Janeiro, 2021 at 11:06
Isso!
5 Janeiro, 2021 at 10:56
Este é o Balboa optimista de que todos gostamos e sentimos falta!!
5 Janeiro, 2021 at 10:59
+1
5 Janeiro, 2021 at 14:00
I’ll be back!!
5 Janeiro, 2021 at 12:43
Eles ainda nos devem da transferência do Ronaldo, não?
Ou aquele que mandaram com as pernas partidas já contou para pagar isso?
5 Janeiro, 2021 at 21:57
Por acaso até acho que, a ser emprestado para somar minutos, o Demiral até veria com muito bons olhos o Sporting. Conhece a casa, conhece alguns jogadores, saberá que o treinador até nem olha ao B.I. … (perdão, ao C.C.) e o CR7 até poderia dar uma mãozinha, convencendo a Juve a pagar parte do salário
Seria uma grande “contratação” de inverno.
O maior entrave para que aconteça até acho que esteja na Direção: dificilmente quererão “correr o risco” de demonstrar a todos os adeptos que a sua saída foi um mau negócio … embora possam sempre lançar o ónus dessa má decisão para cima do geriátrico Cintra (ou do seu amigo Pires, que sabia muito de futebol).
SL
5 Janeiro, 2021 at 9:52
Há gente com coluna no Sporting.
https://twitter.com/3Sporting/status/1346384586167771138/photo/1
5 Janeiro, 2021 at 10:32
o sonho de soares franco e amigos cada vez mais perto de se tornar realdidade, estava á vista de todos e não digam que não foram avisados, deviam estar vacinados contra esse virus depois de soares franco – godinho mas insistem que o virus séra a cura.
parabéns a todos na ajuda que deram para a retoma desse sonho tão desejado que levou o clube a falencia.
viva a SAD
viva o Sporting of Lisbon.
5 Janeiro, 2021 at 11:06
Por acaso, acho que neste momento é o momento certo para haver uma certa unanimidade entre os adeptos do Sporting.
Primeiros no futebol (feminino incluido) sem os recursos dos adversários, o que aumenta ainda mais o nosso mérito e com o uso recorrente aos jogadores formados na Academia.
Depois nas modalidades, estamos primeiros no hóquei, futsal e basket o que reforça ainda mais a identidade do Sporting como clube.
Mas pronto, ainda há muito que percorrer e isto não é como começa, mas como acaba.
5 Janeiro, 2021 at 11:31
o teu momento não é o meu.
#VarandasOut
5 Janeiro, 2021 at 11:34
Nem por isso. Pelos vistos as modalidades olímpicas não estão famosas, algo que nos tem distinguido durante anos. Das 5 modalidades de pavilhão parecemos estar bem em 3, mas ainda não se ganhou nada, principalmente quando existem os artistas do apito como há por exemplo no futsal. Todas as épocas temos encerrado modalidades, o que é contrário ao que vinha a ser feito e num primeiro momento continuado por este CD.
Vamos às finanças e aí há muita razão para estarmos unidos, mas não no sentido em que me pareces estar a defender. Um clube é muito mais do que a bola ir ao poste ou entrar.
5 Janeiro, 2021 at 11:57
+1906
5 Janeiro, 2021 at 13:20
“quando existem os artistas do apito como há por exemplo no futsal”
Os do hóquei ainda são piores.
Esses é à descarada!
Há um árbitro que anulou um golo da Oliveirense CONTRA os outros árbitros, pessoal da mesa e, pasme-se, jogadores do clube beneficiado – o Carnide – na última meia-final.
Com este golo, a Oliveirense passava à final com o Sporting.
Foram a penalties e o Carnide passou.
Depois, na final, foi nomeado O MESMO ÁRBITRO, e o Carnide venceu o Sporting, novamente nos penalties.
Não há coincidências.
5 Janeiro, 2021 at 13:28
As modalidades olímpicas não estão famosas porque…
Em termos de participação, o Sporting já tem vário/as apurado/as, e alguns mais se devem seguir.
Nas medalhas, Portugal (não o Sporting) irá cheio de esperanças* como de habitual, mas o pecúlio não deve fugir muito à média (1).
*Pimenta, Telma, Fonseca, Pichardo.
5 Janeiro, 2021 at 14:04
Lá está, há que trabalhar mais, fds nunca mais tivemos uns Olímpicos como os de Atenas. OS país descora o desporto é inegável mas gostava que o Sporting tivesse uma posição diferente. Desinvestir e trabalhar mal o Atletismo deixa-me sempre triste, mesmo que me tenha afastado de ver as competições, os JO nunca falho. As noticias de hoje são ainda mais desanimadoras.
5 Janeiro, 2021 at 14:15
São cenas pontuais. Levamos sempre meia dúzia de “medalháveis”, mas como em todos os países, uns conseguem, outros não. Só que enquanto os outros atacam com 50, nós vamos com 5 e a margem de erro é menor.
É raro levar alguém que digamos à partida que vai ganhar medalha, aconteça o que acontecer. Lopes, Mota, a Vanessa Fernandes, assim de cabeça. O resto pode dar, pode não dar… vão andar na luta.
Em Atenas foram 3(?), noutros foram 0.
Gostaria de ver o Sporting ter uma postura diferente em algumas modalidades, mas convenhamos que também não é obrigação do Sporting mudar o país, e há demasiada coisa errada para ser UM clube a andar a carregar isto. Por vezes mais vale, à tuga, ca*ar e andar.
5 Janeiro, 2021 at 14:29
Foram 3 sim, o Francis, o Rui Silva que era um monstro (agora acho que anda a treinar o Carnide) e um gajo no ciclismo se não me engano. Pena a Naide na altura ainda não ser “especialista” no salto em comprimento, talvez fosse mais uma. Agora nem sei o que temos. Se temos algum atleta com melhor marca europeia para mim será uma surpresa e isso diz muito do nosso estado enquanto país.
O problema do fazer à tuga, é que ninguém dá o primeiro passo, às vezes é só isso que é preciso.
5 Janeiro, 2021 at 22:04
Temos a Auriol Dongmo com a melhor marca mundial do ano 2020 no lançamento do peso.
SL
5 Janeiro, 2021 at 13:49
Tudo dito.
Aos Jotas só interessa se a bola entra.
Se o clube tem problemas graves e que comprometem gravemente o futuro?
Isso pouco interessa
5 Janeiro, 2021 at 11:36
Unanimidade?
Só se for no #VarandasOut .
Isto é muito maior do que resultados desportivos…sempre foi….quem só queria porque estávamos na merda no futebol nunca viu a floresta, apenas a arvore …
5 Janeiro, 2021 at 11:47
Bem sei, que quando se representa um lado porque sim, tem-se alguma dificuldade em reconhecer certos méritos mesmo quando estamos a falar do Sporting. Porque é isto que estamos a falar aqui, do Sporting.
Até ver não há qualquer clube em Portugal, que apresente melhores resultados desportivos que nós ( no futebol e nas modalidades de pavilhão), mas claro imagino que muito de vocês isso não seja suficiente.
Mesmo os tais resultados financeiros, tirando as receitas da Champions, não creio que haja um clube que vá apresentar melhores resultados financeiros (operacionais) que nós.
Mas pronto, quando se quer marrar porque sim, é indiferente qualquer resultado porque o que interessa é provar que se tem razão, porque o odio pessoal a uma pessoa/direção é maior que o sucesso do próprio clube
5 Janeiro, 2021 at 11:55
O facto de tu não veres e de gerires o teu apoio em função do momento desportivo no dia não invalida que os outros não gostam do que vêem só porque sim. Aliás isso invalida que eu te consiga explicar o que se passa com os resultados financeiros e com o aperto em que nos meteu esta direção em pagamento a curto prazo…não consigo, porque era preciso que quisesses sequer perceber. E se quisesses, já tinhas percebido, tamanha a informação que há disponível e a quantidade de vezes que já falámos todos aqui disso…
Até era capaz de perceber se fosses fazer um balanço do mandato e votasses apenas em função dos títulos ganhos…eu não sou assim mas percebia. Agora gerir pela classificação a 05 de Janeiro quando estão decorridos 1/3 dos jogos e quando, na realidade, o que já acabou foi a participação europeia…é assim meio surreal….mas é o que é….
5 Janeiro, 2021 at 11:58
porque o odio pessoal a uma pessoa/direção é maior que o sucesso do próprio clube
e pela boca morre o peixe
5 Janeiro, 2021 at 12:10
Repito, não é só a bola que entra que entra.
É a bola que entra, com putos de 18 anos a jogar como titular nesta equipa, reforços que todos juntos custaram 1/10 do que custaram o dos nossos rivais e com um acerto de quase 100% no aproveitamento desportivo, é ver um investimento num treinador jovem que dá baile em termos de comunicação a outros com muito maior experiência, é estar em primeiro mesmo ser prejudicados (e os outros beneficiados) em quase todos os jogos.
É tudo isto e muito mais.
Bem sei que no Sporting as boas noticias não costumam durar por muito tempo. Mas bolas, se vocês como sportinguistas não conseguem ficar empolgados com tudo isto, então é o tal fenómeno sociológico que já tentei explicar aqui….quando acreditas que a terra é plana, para quê discutir certas “curvas”?
Boa tarde a todos!!!
PS – O que me custa aqui ver que enquanto os nossos rivais a venderam as suas mais jovens promessas por valores entre 40 (F.Silva) e mais de 100 milhões(J.Felix) enquanto nós temos que ir com penhoras para conseguir buscar pouco mais de 15…espero também que esses tempos já façam parte do passado!
5 Janeiro, 2021 at 12:20
Se vais por aí, o nosso treinador custa o dobro do dos lampiões e pai 10 vezes mais do que o do porco….por isso tem mais é que estar em primeiro com uma equipa supostamente mais fraca. Dá baile em termos de comunicação?! Foda-se…batemos fundo a “rapar o tacho”.
Acerto em contratações pelas quais pagámos muito mais que elas valiam e por partes de passes que serão um problema sério?
Se um dia perdemos o primeiro lugar, o que é que te sobra? Nada….
E a aflição financeira em que estamos depois de mais de 200 Milhões em vendas em 2 anos? Não te diz nada?
Tem de haver entusiasmo com as equipas. Tudo o resto é uma bela merda…
Tu só não vês porque nunca viste nem sequer te interessa ver…não é para isso que andas por aqui…acho que todos sabem disso…
5 Janeiro, 2021 at 12:49
não é para isso que andas por aqui…acho que todos sabem disso…
A maioria já percebeu Tiago
5 Janeiro, 2021 at 13:09
Certos argumentos de tanta repetição, só mostra o fraco poder de argumentação da maioria daqui.
Ao troll de serviço já nem digo nada, agora outros a mandar para o ar que ando aqui a serviço de alguém, apenas porque não se consegue argumentar o que quer que seja….enfim, siga!
5 Janeiro, 2021 at 13:27
eh eh eh… óvalhamenossassenhora…
5 Janeiro, 2021 at 13:30
Queres argumentos mais válidos dos que o que o TCdL expôs!?
Vens com essa conversa, mas também não rebates o que ele diz. 200M entraram desde que puseram lá os cotos, e o Sporting continua com a corda ao pescoço, mais ainda do que estava em 2018/19. Rebate, e não venhas com a ladainha de Alcochete e Covid, porque os 200M entraram independentemente disso.
5 Janeiro, 2021 at 13:34
Além dos adiantamentos da NOS.
5 Janeiro, 2021 at 14:18
Esquece Fix…
É o que é…temos todos de perceber o que é…e seguir em frente…
5 Janeiro, 2021 at 14:18
Malta, ajudem-me lá a entender essa conversa do entraram 200M e onde anda o dinheiro.
Então foi por termos feito um mercado de 20M na época 19/20 que o clube entrou num estado calamitoso?
A ideia que eu tenho desde o início é que foram herdados uma série de compromissos financeiros da direção anterior + comissão de gestão, numa altura em que ninguém sabia o que é que ia dar as rescisões.
Já alguém viu os 16M do Rafael Leão? Até agora parece que ainda não chegaram. Se não tivessem havido acordos pelos outros, onde andaria o dinheiro para pagar os ditos compromissos herdados?
As rescisões aconteceram no tempo desta direção?
Posto isto, compreendo algumas das preocupações que são levantadas, no sentido em que apesar desta situação financeira delicada, investiu-se sem critério em alguns nomes que agora são fardos por resolver.
Em simultâneo, acertaram no treinador, acertaram nas contratações e em breve dois tipos de retorno financeiro estão no horizonte:
1. Champions League via direta
2. Venda de ativos
Se corre bem, podemos ter títulos no bolso, o que só valoriza ainda mais os ativos.
Numa lógica de continuidade de trabalho realizado, porque não perspectivar para 21/22 um ano com mais Champions e mais valorização de ativos, quiçá com mais títulos?
Poderemos não conseguir pagar logo os compromissos todos, mas os nossos credores olharão com confiança redobrada para o Sporting e ficarmos com margem, para de forma consistente estabilizarmos no topo.
Se não for com títulos, valorização de ativos da academia e prestações europeias interessantes na Champions que vamos lá, então ajudem-me que não estou a ver qual o caminho.
Quem vier depois, vai exigir-se o quê?
Este Sporting entusiasma muito!
5 Janeiro, 2021 at 14:28
Salgas…
Entrou mais de 300 Milhões…
Mais de 200 Milhões é só em vendas.
Compromissos deixados que foram tem: 30M de E. Obrigacionaista e 40M de fornecedores.
Mais de 300 Milhões em empréstimos e transferências depois…temos 60M de fornecedores a 1 ano e para 30M de EO que acaba este ano….
300M dava para acabar com praticamente todo o passivo que havia quando esta direcção entrou…ok…cerca de 90M ficavam porque foi o empréstimo da Apollo (que é um cancro…) e o EO dos 30M…
Estou a ir MUITO ao de leve porque se não faço aqui um post gigante…o Malcom tem mais paciência que eu para fazê-lo…
É fazer as contas…
5 Janeiro, 2021 at 14:43
Tiago não é preciso fazer um exercício muito grande acho eu… Entraram bem mais de 200M, mas tudo o que devia de ter baixado, aumentou. Foi passivo, foram dívidas a fornecedores, o tal demónio que o deixou de ser, foram dividas a agentes, foi tudo e mais alguma coisa.
O Presidente vir à televisão dizer que o Bruno Fernandes foi uma grande venda porque em Fevereiro, ou o que foi, de 2020 só iria valer 20 ou 30M é o resumo perfeito deste CD. Não só não percebem um crlho de futebol, como também percebem menos que eu de negócios.
As loas que estes gajos andam a cantar ao CD deve-se a uma puta de sorte, porque deram 10M (14) por um gajo que não só faz de treinador como também é Diretor Desportivo, Diretor de Comunicação, e provavelmente também é Presidente do Clube.
5 Janeiro, 2021 at 16:03
O passivo total, em 30/06/2018, que inclui tudo mas mesmo tudo, curto , medio e longo prazo, ficamos a dever zero a bancos, comissionistas, fornecedores, trabalhadores …. era de 282.549M e podemos acrescer o valor total de aquisição das vmocs 40M e pudemos dizer que com 322.549M ficava a casa mais que arrumada.
Só em vendas de jogadores apôs 30/06/2018 o valor já vai em 256M* se juntarmos os dois anos adiantados da nós 70M e os 26M do Empréstimos Obrigacionista, são já 352M de receitas “extra”.
Estas receitas davam para pagar tudo e ainda sobravam 30M para reinvestir.
Não só, não reduzimos absolutamente nada e ainda se conseguiu aumentar as dividas pois o passivo já é de 298.624M.
Uma gestão mesmo entusiasmante …. isto vai ser um sonho.
*Se quiserem coloco novamente a lista de vendas com valores mencionados no ReC
PS: Confesso que estou surpreso, já estamos no dia 05 e não não fizemos nenhuma venda que será essencial para pagar salários, só espero que o adiantamento da nós não vá já para além do mandato. Aguardemos, brevemente haverá novidades.
5 Janeiro, 2021 at 16:40
Malcolm, então mas para onde foi o dinheiro?
Falo a nível oficial. Se vais acompanhando o R&C deves saber.
Esta direção por ter trazido 30M em jogadores desde que iniciou o mandato destruiu as finanças do clube?
É essa a parte que me deixa com mais dúvidas no meio disto tudo.
5 Janeiro, 2021 at 16:50
Com os 12M desta época são 42M , mais o Amorim, vamos pôr isto na casa dos 55M.
É suficiente para rebentar com as contas do clube?
Até porque como bem apontas depois também entrou bastante dinheiro, que poderá ter sido parte dele canalizado para este investimento.
Na tua visão, o que é que está a ser feito de forma diferente que fez o BdC a nível de gastos com a equipa, estrutura e contratações?
5 Janeiro, 2021 at 17:07
Salgas.
Para além de teres aumentado todos os custos operacionais, mantivemos os custos com pessoal praticamente intactos sem termos a Champions que tivemos antes.
No fundo o dinheiro foi para sustentar uma estrutura de custos muito superior ao que o clube suportava. Para além de os custos com as transferências terem disparado e dos juros terem disparado com o contrato com a Apollo.
O que foi feito de diferente foi isto…uma total desadequação da estrutura de custos aos proveitos estimados para o ano que gerou buracos gigantescos. Uma vez que recebíamos pouco de transferências porque pagamos muito de custos de transferências, precisamos de transferir valores muito altos.
E aqui reside outro problema…já se sabe quem tratou de tudo isto e por isso já se sabe que mesmo disto, o que entra é muito mais residual e por isso, para além do déficit nas contas, estamos com um déficit de tesouraria…que vamos precisar de recorrer ao mesmo para resolver num ciclo vicioso de que será quase impossivel libertar o Sporting (basta estudar um bocadinho o que se passa com o porco ou nos lamps para perceber como isto é quase impossivel de se libertar…)
5 Janeiro, 2021 at 17:11
Eu disse “teres” referindo-me ao Sporting…desculpa….
5 Janeiro, 2021 at 17:15
Essa é fácil, em 2019 e 2020 o desequilíbrio operacional foi de 30M e 40M respetivamente. se acrescentar os juros pagos nos 2 anos (10 + 15), encontramos uma necessidade de financiar cerca de 100M.
Ou seja, as receitas operacionais (Bilheteira, patrocinios, GBox, direitos televisivos, Merchandising etc..) não só não chegaram para pagar salários e serviços como ainda geraram um desequilíbrio de 100M.
Depois, há o valor investido em jogadores e treinadores, não foram 30M mas precisamente 67.067M o valor gasto em 2 anos.
Por fim, nas vendas de jogadores houve um gasto, sobretudo em comissões, que estimo cerca de 40M
Só aqui, e até 30/06/2020 temos mais de 200M e depois teremos acrescentar o desequilíbrio e o investimento feito nos primeiros 3 meses, e rapidamente chegas a mais de 300M.
5 Janeiro, 2021 at 17:51
Mas há solução certo? Isto é, se continuarmos neste caminho, próximos três anos sempre apurados na champions, regresso do público aos estádios, a vender cerca de 50M / ano, poderemos estabilizar?
5 Janeiro, 2021 at 18:12
Solução?
Claro que em 1º lugar é preciso competência muita competência na defesa dos interesses da SAD.
Mas já não chega.
O sucesso desportivo e entrada na UCL claro que vão ajudar e muito.
Por fim será, preciso nos próximos anos vender e com muito lucro e em principio o melhor processo para isso é vender jogadores da formação. E vendendo melhores jogadores, a competitividade da equipa pode ressentir-se, é uma pescadinha. Pode ser que o carrossel do comendador trate bem a nova joia da coroa, ou seja o nosso clube, é também uma alternativa 🙂
Repare, esta época, ou melhor neste mercado e para aguentar compromissos até junho, seguramente terão de realizar vendas que ocasionem 30 a 40M em mais valias, a alternativa é mais um adiantamento da nós e foi prometido que não fariam …. vamos ver.
5 Janeiro, 2021 at 18:14
Depende de quanto se gaste.
Este ano vamos ser campeões, e portanto vamos à LC com Porto e Braga (pré-eliminatória)
Nesse cenário, aposto que a Direcção acha que se deve “reforçar” a equipa, ter um plantel com mais opções e outros chavões que significam entradas e mais entradas. E claro, como o plantel é jovem, têm de ser jogadores com experiência.
Contando com 30 ou 40M em compras, mais um acréscimo de 10 ou 15M nos salários, lá se vão os prémios da Champions e das vendas.
5 Janeiro, 2021 at 13:51
tens cá uns argumentos do caralho fdx que até fiquei sem palavras mas tens de receber ao fim do mes e um gajo tem de fazer pela vida.
5 Janeiro, 2021 at 13:54
Problemas financeiros?
Com isso vivemos nós bem.
Pensamento típico dos croquetes até 2013.
E assim se rebenta com um clube
5 Janeiro, 2021 at 14:35
Pronto, com falta de onde pegar, clama-se agora pelos 200 milhões de euros (que deviam ser uns 100 milhões mais ou menos, pela brincadeira daqueles que mostraram o que é defender o clube “á séria em Maio de 2018….”). Coisa pouca portanto….
E obviamente que aqui há um claro demérito na forma como se investiu até ao legado Amorim. Apesar de logo no primeiro ano se ter ganho quase o mesmo no futubol que nos 10 anos anteriores, com o tempo é indiscutivel que se investiu mal.
Mas isso também era já algo que vinha detrás. Aliás é tão mais fácil arranjar um onze de flops tão ou mais caro que o que tivemos nos ultimos anos: Vivano, B.Gaspar, A.Pinto, Douglas, Lumor, Petrovic, Misic, M.Oliveira, A.Ruiz, Doumbia e Castaignos.
E já sem falar em Marcelo, Meli, Spalvis, André Balada, Campbell, Markovic, Elias, etc etc e a carrada de gajos para a equipa B, que como facilmente se comprova este ano deveria servir apenas para os nossos putos a competir com seniores.
5 Janeiro, 2021 at 14:38
Tu achares que os 200 Milhões foram mal investidos porque foram investidos em Flops diz tudo sobre a tua falta de noção do que se passou…
Isso e a comparação entre gastar o que se tem e gastar o que não se tem….
5 Janeiro, 2021 at 15:13
Vais meter aí também a lista dos bons investimentos dp CD anterior e do retorno que esses investimentos deram?
Junta e depois faz a comparação com o trabalho do Varandas até agora.
Assim passarás por alguém sério coisa que até agora não foste….
5 Janeiro, 2021 at 16:11
O único que deixaram levar a brincadeira até ao fim foi o tribunal condenou a pagar uma indemnização por …… imagina, rescisão sem justa causa, apesar dos esforços feitos pelo varandas em tribunal para que a sentença fosse diferente.
E não não são 200M são já 255M, tens aqui a lista, para que nunca mais te enganes no valor e se quiseres juntar o adiantamento de 2 anos da nós, são já 325M que serviram para que em 2020 as dividas sejam maiores que em 2018, e para piorar o quadro … sem a herança que permitiram faturar 255M.
Gelson: 22.500M
WC: 16.000M
Rui Patricio: 18.000M
Picinni: 8.000M
Demiral: 3.500M
Jonathan: 2.700M
Arias: 1.250M
Bruno Fernandes: 55.000M
Raphinha: 21.000M
Thierry: 12.000M
Matheus: 9.132M
Podence: 7.000M
Felix Correia: 3.500M
Domingos Duarte: 3.000M
Iuri: 2.000M
Bas Dost: 7.000M
Acuna: 10.500M
Bruno Fernandes: 3.000 (objectivos)
Boubakar Kiki: 0.700M
Wendell: 20.300M
Rafael leão: 16.500M
Vietto: 7.000M
Mec. Solidar. e Outros: 6.878M
TOTAL: 256.460M
5 Janeiro, 2021 at 16:19
Drums keep pounding a rhythm to the brain
La de da de de, la de da de da
Drums keep pounding a rhythm to the brain
La de da de de, la de da de da
Drums keep pounding a rhythm to the brain
La de da de de, la de da de da
Drums keep pounding a rhythm to the brain
La de da de de, la de da de da
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes
And the beat goes
And the beat goes
And the beat goes
And the beat goes on
Drums keep pounding a rhythm to the brain
La de da de de, la de da de da
Drums keep pounding a rhythm to the brain
La de da de de, la de da de da
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
And the beat goes on
https://www.youtube.com/watch?v=3b9D1HaOKHs
5 Janeiro, 2021 at 16:35
Ai vem o Malcom, boa!
Então a grande vitória no caso do R.Leão foi conseguir menos de metade de um valor que ainda está por receber e que é menos de metade do preço de venda do mesmo um ano depois de ter saido do Sporting (saiu para o Milan por 35 milhões)
Fantástico!!!! Por esta ordem de ideias e percentagens , tinhamos recebido 12 milhões de euros pelo Gelson, em vez dos tais 22 (foi vendido ao Monaco por 30 milhões)
Que sejam 255 milhões então. Mais o emprestimo obrigacionista e as antecipações da Nós.
Primeira pergunta, no mesmo periodo quanto é que arrecadaram Porto e Benfica por vendas de jogadores?
Segunda pergunta, qual era o orçamento total de Sporting, Porto e Benfica nesse mesmo periodo?
Terceira pergunta, tirando o dinheiro da Champions, qual seria o deficit de actividade destes 3 clubes?
Disclaimer: Não vale a pena dizer que com o mal dos outros estamos nós bem. O Sporting compete em Portugal contra estes adversários numa competição que tem as suas especificidades e que toca de maneira semelhante a todos, isto é, sem venda de jogadores e dinheiro da Champions, é uma actividade altamente deficitária para quem quer continuar competitivo.
5 Janeiro, 2021 at 16:46
Olha…agora é assim que se gere um clube…
Se os outros gastam 200, nós devemos gastar 200….mesmo só tendo 100 para gastar! Claro que o Sporting tem de ser gerido em função do que é a gestão dos outros…
Isto explica muita coisa….já percebi porque é que achas que está tudo bem. Aliás toda esta conversa com todos nós deixa bem evidente porque é que achas que devíamos estar unidos…
Lá está…é o que é….siga a banda…
5 Janeiro, 2021 at 17:19
Agora é pedinchar por união, podes pedinchar o que quiseres mas não levas nada daqui.
Apoiar ?
Sempre a equipa.
Festejar?
só com amigos , porque sou incapaz de dar um abraço a gajos que são iguais a lampiões.
Já o fiz e não cometerei novamente esse erro.
Pessoas que desejaram derrotas do Sporting e agora pedem união pró caralho.
O troll
5 Janeiro, 2021 at 17:44
Tantas perguntas ….
Quanto ao rafael, se ainda não recebestes tens perguntar ao capitão porque ainda não ativou os mecanismos que permitem receber, quanto ao valor aproveita e pergunta porque não recorreu da decisão, mas pensa que o valor é calculado em função do valor do jogador no momento da rescisão e tem em conta variáveis como o salario, o valor de mercado etc… Não me parece que o valor fosse muito desproporcional, tens de pensar o inverso, imagina o Patrício, campeão europeus dos mais bem pagos e o fantoche fez um acordo que rendeu praticamente o mesmo que o leão …. será que não há diferenças???
Já fiz e ainda não foi há muito tempo, o valor das vendas dos rivais nas duas ultimas épocas, se procurares encontras isso, julgo que coloquei aqui na Tasca* e se o Porto vendeu muito menos, o Benfica vendeu praticamente a mesma coisa.
Quanto ao resto o TCL já respondeu, temos de viver fazendo o orçamento de acordo com a nossa realidade e se fores por aí, olha o Braga com 1/4 do nosso orçamento no ano passado conseguiu entrada direta na UEFA e nós já ficamos pelo caminho ….
*Mais logo vou tentar procurar e se encontrar coloco aqui os valores.
5 Janeiro, 2021 at 18:00
Claro que não, comparar para quê? o Sporting compete sozinho numa realidade paralela e fantasiosa e apenas pode ser comparado com o que diz o excel do Malcom. 🙂
Além disso, há que aproveitar porque não é só especialista em fórmulas de somar e dividir, como também sabe muito de aspectos legais no que diz respeito a rescisões de contratos.
Ora entao o Varandas é que é culpado por não ter defendido bem o Sporting no processo em tribunal e por ainda não ter encontrado forma de pagamento. Fantástico!
Mas sabem o que teria sido mesmo fixe!? Pois, que não tivesse rescindido….mas quem lá estava nessa altura já estava num equilibrio mental deplorável e desde então, não aparenta estar muito melhor.
5 Janeiro, 2021 at 18:16
Alucinas com o fantasma … fala-se na gestão atual, no processo, na forma como se está a gerir os rendimentos do clube e apareces com a conversa do ilibado de todas as acusações …. mas tu no teu café és medico, júri e jurado, todo e mais alguma coisa, és o maior a debitar sentenças …. o henrique dos aventais é um aprendiz.
Sim, já percebi que geres a tua casa com o orçamento do vizinho, parabéns por isso.
5 Janeiro, 2021 at 18:29
A quem saiba responder: o que foi julgado foi a justa causa da rescisão. Depois de condenado em tribunal por falta de justa causa, o clube não pode interpor outra ação a pedir uma indemnização por danos materiais ou morais, ou o que quer que seja? Lembro que o Rafael Leão vale bem mais do que 16,5 milhões, que vamos ver… lá para 2056… E o clube que contratou o jogador não sofre consequências nenhumas? O Lille passa pelos pingos da chuva no meio disto tudo? Fica com o jogador a custo zero, transfere-o para o Milão e ganha uma pipa de massa e o Sporting fica anos e anos à espera para receber a totalidade dos 16,5 milhões? Mas estamos a brincar? Já para não falar do superagente trafulha. Os milhoes que já não deve ter ganho à conta do miúdo.
5 Janeiro, 2021 at 18:47
Lá está, quando falta a capacidade de argumentação, vem a desconversa e o disparate em cadeia…. enfim, siga!
5 Janeiro, 2021 at 19:14
O tempo que vocês perdem em da resposta a estes bonecos…
Gabo-vos a paciência…
5 Janeiro, 2021 at 19:14
*dar
5 Janeiro, 2021 at 19:30
“*Mais logo vou tentar procurar e se encontrar coloco aqui os valores.”
– Malcolm
Para quê?
Para ele dizer que isso é fácil de rebater porque ganhámos 2 títulos europeus com a estrutura que o maluco deixou (esta parte, convenientemente omitida, claro)?
Ainda te chama “mentiroso”, como o tipo que ofende a tia dos outros…
5 Janeiro, 2021 at 20:03
Um gajo lê este segmento e percebe logo que para o J o sucesso imediato é mais importante que a sustentabilidade. Sempre foi o nosso problema enquanto clube, corda no pescoço, mas um 2o lugar lá relança a falácia de que precisamos de gastar rios de dinheiro para ser campeão, no fim deu merda.
5 Janeiro, 2021 at 20:03
Ana
Essa é uma boa questão.
No ReC tens as respostas, sim há uma acão para responsabilizar o Lille no pagamento do valor decidido no TAD em Portugal que lembro o Sporting não recorreu e há um recurso do Sporting no TAS da Suiça solicitando que seja lá decidida a questão.
“A Sporting SAD encontra-se a desenvolver as diligências adequadas junto das instâncias judiciais e
desportivas competentes com vista a obter a execução daquela decisão e a cobrança do crédito que a
mesma reconhece a seu favor, quer contra o jogador quer contra o clube francês LOSC Lille, que é
solidariamente responsável nos termos do artigo 17.2 dos Regulamentos da FIFA. ”
…………..
“Em 16 de Novembro de 2018, a Sporting SAD apresentou junto da FIFA Dispute Resolution Chamber uma acção contra o jogador Rafael Leão e o clube francês LOSC Lille, em que peticionou a declaração de que o jogador resolveu unilateralmente o contrato de trabalho desportivo sem justa causa e a sua condenação, solidariamente com o referido clube, no pagamento de uma indemnização no valor de €45.292.516, acrescida de juros. Em 20 de Fevereiro de 2020, a DRC proferiu decisão, cujos fundamentos divulgou a 15 de Abril seguinte, pela qual considerou verificar-se excepção de litispendência atenta a existência do processo no TAD, declinando, com esse fundamento, analisar o mérito da acção. A Sporting SAD
apresentou recurso desta decisão junto do Court of Arbitration for Sport em 6 de Maio de 2020, reiterando
os pedidos formulados perante a DRC, encontrando-se esse processo arbitral a correr os seus termos.”
5 Janeiro, 2021 at 20:23
J.
Nem deveria responder, pois é nitidamente o caso de chama-lhe antes que te chame a ti, mas aqui vai a resposta.
Falta argumentação????
Fala-se na gestão dada aos 250M realizados nos ultimos dois anos e meio e que nem assim se conseguiu eduzir o passivo e a tua argumentação é ironizar com o excel …. e argumentas assim porque sabes que os valores são os que estão no ReC e foram comunicados à CMVM.
Fala-se que uma parte do valor quase 70M foi gasto em cepos e a tua argumentação é os cepos contratados outrora. Lindo de ver …. brilhante .
Fala-se no facto dos jogadores não terem razão para rescindir e a tua argumentação é armado em psiquiatra julgar a saúde mental de quem já não interessa.
De facto a argumentação do varandas consegue ser melhor que a tua.
5 Janeiro, 2021 at 21:05
Malcolm,
Tal como o Jaime referiu, gabo-te a paciência para rebateres, sem apelo nem agravo, as falácias desses caramelo …
A esse tipo de invertebrados basta uma singela frase de vernáculo português … É mandá-lo —
“Vira oCú e manda-os foder” …
5 Janeiro, 2021 at 23:33
Fdx malcom a perderes o teu tempo com quem debita argumentos válidos :).
Caga no gajo , tem a missa estudada e não vai sair desse registo.
Faz como aqui o troll e manda o gajo pró caralho.
Pedincha por união pedincha
seu pedinchão .
# VarandasOut
5 Janeiro, 2021 at 18:20
Que confusão de ideias que vai para aí.
Primeiro as comparações desportivas com os rivais onde mistura SAD com PARTE do Clube (4 das 55, agora 55 Modalidades do clube)e mistura os resultados desportivos com os financeiros. Vamos por partes:
Desportivamente, o que se pode comparar é 2018/19, já que na época seguinte não houve competições.
Na Sporting Futebol SAD:
Futebol – 1º SLB, 2º FCP, 3º SCP;
Fut. Fem. – 1º SCB, 2º SCP -(SLB estava ainda na 2ª Divisão, 1º ano da Modalidade no Género; FCP não tem)
Em parte do SCP Clube (Modalidades de PJR em Masculino – feminino é ainda pior a comparação):
Futsal – 1º SLB, 2º SCP (FCP não tem)
Andebol – FCP 1º, SCP 2º, SLB 3º
Hóquei em Patins – FCP 1º, SCP 3º, SLB 4º
Voleibol – 1º SLB, 2º SCP (FCP não tem)
Financeiramente, não faço comparações com outros, até porque com as contas dos outros eles que se preocupem. Assim comparo as nossas: da gestão anterior (a 30 de Junho de 2018) com as desta gestão (a 30 Junho 2020):
NA SAD
Dívidas a empresários – 2018: 17,4M€ / 2020: 27,8M€ — +60%
Dívidas a fornecedores – 2018: 44M€ / 2020: 64,4M€ — +47%
Dívidas a Clubes – 2018: 26,7M€ / 2020: 30,2M€ — +13%
Antecipação receitas – 2018: 49,4M€ / 2020: 64,8M€ — +30%
PASSIVO TOTAL – 2018: 282,6M€ / 2020: 298,9M€ — + 6%
NO CUBE
2018 – Dívida à SAD de 244.000€; Result. Operac.: + 2,021M€
2020 – Dívida à SAD de 17.000.000€; Result. Operac.: + 0,074M€.
Enfim, seja por que prisma que queira fazer a comparação, a actual gestão não tem ponta por onde se pegue.
SL
5 Janeiro, 2021 at 18:23
Com a escada veio parar aqui, mas é resposta ao seguinte comentário:
« J.
5 Janeiro, 2021 at 11:47»
SL
5 Janeiro, 2021 at 19:04
Só vi agora, e é muito fácil de rebater.
Nas modalidades, foram dois titulos de campeão europeu. Algo inédito na história do clube.
E as contas também. Basta ver que no ano anterior tivemos Champions e no ano a seguir, pelas brincadeiras de gestão do plantel da direção do “impoluto”, ficamos a ver navios “oferecendo” 40 milhões ao Benfica…..e uma Taça de Portugal a um clube que já nem existe.
Terrível!
5 Janeiro, 2021 at 19:52
Mas o que é que BdC é para aqui chamado? Não comparo a Estrada da Beira com a beira da estrada.
Respondi ao seu comentário e demonstrei com FACTOS e números o quanto ele foi ridiculamente absurdo.
E o J continua a ser absurdamente ridículo.
Não há ponta onde pegar na gestão de Varandas.
Nas modalidades que citou, desportivamente tem sido sempre a descer.
Na gestão financeira tem sido um desastre completo.
Na actividade associativa a ditadura é TOTAL.
No relacionamento com os Sócios a sobranceria e os tiques ditatoriais só sobrelevam a incompetência e falta de pudor.
Lembrar que estes dirigentes foram eleitos sob o lema “Unir o Sporting”.
5 Janeiro, 2021 at 20:21
J… Nós não fomos à Champions em 2018 por causa do jogo da madeira, muito antes de qualquer rescisão, antes do ataque, antes do cash ball antes dessa treta toda… E já não íamos à Champions.
Mas pelo menos íamos à Europa…
5 Janeiro, 2021 at 22:34
«Basta ver que no ano anterior tivemos Champions e no ano a seguir, pelas brincadeiras de gestão do plantel da direção do “impoluto”, ficamos a ver navios “oferecendo” 40 milhões ao Benfica…..e uma Taça de Portugal a um clube que já nem existe.
Terrível!»
Terrível mesmo é a sua capacidade para ser o próprio a argumentar contra … si próprio.
No ano anterior (2017/18) tivemos Champions. Pois tivemos … e em 2016/17 também … e em 2014/15 também … depois de em 2014/15 (essa sim uma pesadíssima herança) falharmos, pela 2ª vez na História, as competições Europeias.
Ficámos a ver navios mas não foi pelas »brincadeiras de gestão do plantel do impoluto». Foi pela atitude intolerável de jogadores profissionais que preferiram o seu ego a cumprirem com as suas obrigações e se “demitiram” de jogar contra o carnide em Alvalade e o Marítimo na Madeira. As rescisões não foram pedidas pós Alcochete: Patrício, William, Gelson e outros rescindiram nesses 2 jogos. Tal como Varandas rescindiu na Madeira pois é inaceitável, até deontologicamente, um médico ver um jogador em sofrimento (Piccini), a pedir insistentemente para ser substituído durante meia hora, e não fazer nada para o poupar a esse sofrimento.
A oferta da Taça de Portugal a um cube que já nem existe talvez se deva ao facto de a equipa técnica e os jogadores terem “faltado” aos treinos normais para apenas fazerem “terapia de manutenção na Clínica do capitão do exército ,e deputado municipal que entretanto preparava a sua candidatura a Presidente cuja disponibilidade anuncia ainda antes de ser convocada a Assembleia para destituir o que tinha sido eleito no ano anterior.
Terrível!
5 Janeiro, 2021 at 12:02
Estamos a falar de modalidades olímpicas. Do projeto. Mandámos embora atletas JÁ APURADOS para os jogos olímpicos. Isto vai ser secar TUDO em nome do futebol. Se isso não te chateia muito pela perda que representa para o Sporting, imagina o cenário mais do que provável de levares, daqui a uns mesinhos, com o António Salvador em bicos dos pés a gritar ao mundo que o clube dele tem atletas nos Jogos Olímpicos. E vais levar novamente com a ladainha da comunicação social a dizer que está os bracarenses estão a roubar o lugar do Sporting na hierarquia. Agora, até em grandeza além-fronteiras. E o futebol… vai ser campeão se os polvos e os mercados de fruta o permitirem.
5 Janeiro, 2021 at 12:03
E não me venhas com o rame-rame do decréscimo do pagamento de quotas…
5 Janeiro, 2021 at 13:13
O Sporting também terá atletas nos Jogos Olímpicos.
5 Janeiro, 2021 at 13:25
… o de Gijón?
5 Janeiro, 2021 at 13:30
Não, de Tóquio
5 Janeiro, 2021 at 13:35
“Ganda” Tsubasa!
5 Janeiro, 2021 at 13:36
“de Tóquio” são OS Jogos Olímpicos…
Eu escrevi “O”, logo não podiam ser os JO, mas sim, o Sporting.
Estás distraído… Que andaste a beber ao almoço? Masi uma laranjada, presumo…
5 Janeiro, 2021 at 13:37
*Mais
5 Janeiro, 2021 at 13:54
Podia ter sido gralha.
Acontece
Aliás, este comentário é a prova factual disso mesmo.
5 Janeiro, 2021 at 16:46
Nuno, talvez não sejam precisas lesões.
Talvez se fechem mais algumas Modalidades ou saiam mais alguns “medalháveis”.
Pretender desvalorizar o sucedido é que acho grave. ATÉ PELA FORMA COMO SUCEDEU.
Creio que estará de acordo que isso não é o Sporting (ou não deveria ser, infelizmente está a ser).
SL
5 Janeiro, 2021 at 17:06
Álvaro, longe de mim impor a minha visão futeboleira ao público ferrenho das modalidades olímpicas.
Talvez, talvez, talvez sim, talvez não.
O João Costa também saiu. Até sair. Ainda pode acontecer.
Ninguém desvaloriza dispensas e muito menos o modo, daí a colocar-nos abaixo do Salvador e do seu Braga, são desvarios para que que prefiro não contribuir.
5 Janeiro, 2021 at 19:20
“Ninguém desvaloriza dispensas e muito menos o modo, daí a colocar-nos abaixo do Salvador e do seu Braga, são desvarios para que que prefiro não contribuir.”
Mas era isso que se afirmava ontem nas televisões.
Que o Braga estava interessado nos atletas.
5 Janeiro, 2021 at 13:51
Calma, ainda agora vamos em janeiro…
5 Janeiro, 2021 at 13:56
Tens razão, podem lesionar-se todos até lá. São ainda alguns, mas pode acontecer. Esperemos que não.
5 Janeiro, 2021 at 16:44
Percebeste bem o que quis dizer. As pessoas acham-te muita graça, mas eu acho que devias mudar o teu nick novamente. Para Nuno, o Cínico Empedernido. São apenas alguns, menos do que os que deviam, ser. E isso já te devia deixar chateado e sem vontade de sacares tiradas destas.
5 Janeiro, 2021 at 17:01
Claro que percebi. A Ana está a ser pessimista.
Já eu sou um optimista nato.
(há pessoas e pessoas, cada um diverte-se com o que e com quem quer)
Pega no exemplo da dispensa de 2 canoístas apurados e extrapola para o pior cenário.
Entretanto houve uns quantos que foram renovando… percebo que essas notícias não tenham o mesmo impacto, mas existem.
5 Janeiro, 2021 at 10:18
Bom Dia tasca,
Agora que ia falar disso…
Bem jogado Ana, grande drible ! sentaste-me na relva como deve ser .
Mas não faz mal !
Esta Direcção de merda (… e dos Merdas ) levou o Paulo Malico de Sousa Coordenador do Gabinete Olímpico do SCP, à demissão pelo motivo do afastamento ( por parte da direcção) de vários Atletas medalhados Olímpicos, num claro desinvestimento !
Demitiram a Sílvia Saiote que tinha feito um excelente trabalho, para meter lá este gajo, sem currículo, e agora correm com ele desinvestindo no projecto, que cada vez mais estará condenado a desaparecer !
Ah grandes Croquetes !!!!! e depois somos nós que andamos ao desmame !
Vai lá vai até a barraca abana !
5 Janeiro, 2021 at 10:44
Aproveitando a onda de lideres do campeonato de futebol… vai daí, e começam a fechar modalidades do clube !
Porque… acreditem; isto é só o inicio do que ” os gajos do desmame ” Brunistas, andavam aqui na Tasca há muito tempo a dizer que ia acontecer !
Quem vai ficar desmamados e completamente, serão os burros dos Sportinguistas !
Dêem-lhes mais tempo e vocês irão ver !
5 Janeiro, 2021 at 12:05
Não correram com ele. Foi ele que se foi embora.
O não-sei-quantas Afonso que tome conta dessa pasta também.
5 Janeiro, 2021 at 12:20
Nao pode, foi assado no espeto pelo M60!
ahahahahah
SL
5 Janeiro, 2021 at 13:26
😀
5 Janeiro, 2021 at 16:49
Esteve muito bem agora, Porrinho!
Humor bem assertivo!
SL
5 Janeiro, 2021 at 12:22
Qual pasta?
Não há pasta que sobre…a questão é essa…
5 Janeiro, 2021 at 13:26
Pasta de dentes…
5 Janeiro, 2021 at 13:29
Há falta de pasta.
5 Janeiro, 2021 at 13:48
É isso que chamas à “vontade”? Pasta?
5 Janeiro, 2021 at 14:46
Minha cara amiga,
A direcção ( SCP ) ao não auscultar o Director do projecto, ao pô-lo de lado, e ao não dar financiamento, para ele trabalhar … está na cara que criaram as condições para o homem pedir a demissão ! Certo ?
é o que se deduz do artigo !
5 Janeiro, 2021 at 16:47
Podia ser como alguns que lá andam. Deixar-se ficar a receber o dele sem produzir o que quer que fosse. Daí a minha referência à coluna do senhor.
5 Janeiro, 2021 at 10:22
Bom dia tasca
Estou embasbacado. O papoila do carnide, debitou ontem na c m (mê de merda) tv que o lance do penalti no porco/moreirense (com o resultado em 0/0) tinha muita água no bico porque o puto era do porco, o Treinador, por intromissão grosseira no seu metier por parte do dono da agremiação, se demitiu já que as ordens seriam para levar o puto a jogo o que ele (Treinador) não queria, dado que se esboçava um manifesto conflito de interesses.
Tudo regado com múltiplas repetições do caricato lance.
Com aqueles telhados de vidro o carnide não devia destapar aquela arca. Bem, mas naquele auditório, sem contraditório viável, não deve haver azar. Talvez na porco tv se vejam coisas a respeito com algum interesse…
Tanta azia.
SPORTING SEMPRE
5 Janeiro, 2021 at 14:10
Sobre isso é só pegar em pipocas e ouvir a discussão, porque sinceramente, um porquista e um fifiquista a discutirem sobre qual dos clubes é mais corrupto é como se dois cagalhões discutissem sobre qual dos dois é mais nojento
5 Janeiro, 2021 at 10:37
Ainda sobre o processo que o Presidente Bruno de Carvalho meteu à cofina, só peca por tardio.
As calúnias, invenções e golpadas que esse grupo engendrou, se houver justiça, serão devidamente penalizadas.
Um dos exemplos, embora dos que menos importância têm, é o do pretenso exclusivo , que a merda tv, teria do seu casamento.
Todos sabem, mas fazem-se esquecidos, que a ténia laranjo, usou ,abusivamente, as imagens que a sua mãe lhe enviou.
Mas este caso, é o mais fácil de provar.
Quanto ao resto, vamos aguardar, com calma, pois a justiça tarda, mas chega.
5 Janeiro, 2021 at 10:43
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, quero um Chá Verde
bem quentinho para aquecer o esqueleto e uns biscoitos Cantucci que o Chef Gib esteve a fazer durante a noite. Nem dormiu, o novo doceiro.
Eh, pá, andei a fazer zapping na minha tv e, caramba, não consegui ver o temporal nos Açores. Espero que esteja tudo bem e que quem tenha de regressar ao Continente, que o faça com todo o entusiasmo. Acredito que os agostinhos já estejam mais bem-dispostos e nos façam companhia ao Almoço.
Deixa lá ver o que diz a Ardósia.
“Salada de Melão com Tomate Cereja e Hortelã à Chef Leao Sheffield”
– Chef Leao Sheffield, tu és tramado, fazer Salada de Melão talvez não caia muito bem na mesa do canto, para além disso, um pratinho quente sabia muito bem. Ai sobrou Canja de Galinha dos Açores? Então, quem quiser pode aquecer as tripas. Pois claro, peço desculpa, não se deve deitar comida fora com tanta necessidade que anda por aí, é que nem todos podemos dar-nos ao luxo de rechear a carteira com 500€ diários, não é? Como ainda estou enfastiado da doçaria que comi, vem mesmo a calhar essa Saladinha. Vais cortar Melões Verdes e Amarelos, fazer bolinhas com as polpas para serem colocadas nas saladeiras, depois cortas os Tomatinhos ao meio, picas a Cebola e juntas uns raminhos de Hortelã. Ó Chef Leao Sheffield, a língua portuguesa é muito traiçoeira, olha que isso de cortares os Tomates ao meio pode parecer uma carnificina e ficares conhecido como o Estripador da Tasca! Então e essas molheiras são para quê? Para uma molhenga que preparas com Sumo de Limão, um pouco de Mel, Vinagre Balsâmico, Sal e Pimenta. Ai mãe! Finalmente, envolves tudo e fica prontinho a servir.
Gib, já perguntaste à ana o que tem para acompanhar a Salada? Sumos naturais? Bem, como o Álvaro trouxe uma carrinha cheia de Meloas de Santa Maria, não era mal pensado fazermos uns batidos.
Ana, temos de aproveitar estas alegrias, pois não duram para sempre.
Zandonaide, arranja aí um Xiripiti, se faz favor. Sim, até podiam ser mais, mas um não é mau.
Resistentes, o Chef Leao Sheffield vai tocar o Sino, vamos para a mesa.
Bom proveito.
5 Janeiro, 2021 at 11:08
Bom dia!
Para Xiripiti hoje trago Ratafia. Um licor tradicional da Catalunha à base de frutas e ervas… Na minha opinião é um bocadinho amargo… mas digam de vossa justiça…
Z
5 Janeiro, 2021 at 12:06
Estás desatento. O Gibrecoiso trata da sobremesa, hoje. Estou de folga.
5 Janeiro, 2021 at 15:54
Ele disse que trocava contigo e eu pensei que tratavas das bebidas, por isso, sugeri batido de meloa 😛
5 Janeiro, 2021 at 16:58
Batido de meloa com este frio? É evidente que o pessoal vai acompanhar a refeição com vinho, a sobremesa com vinho e beber aguardente com o café! Acho que seria deitar dinheiro fora, quéd’zer!
5 Janeiro, 2021 at 18:32
Além de que a meloa de Santa Maria em batido é puro desperdício. Toca mas é de a juntar à salada do Leão de Sheffield; vão ver que liga bem.
SL
5 Janeiro, 2021 at 11:03
Sanatório Leonino [LOST SOULS]
Marcel Keizer: “Vai demorar algum tempo até o Sporting ser uma equipa dominadora”
5 Janeiro, 2021 at 12:50
Dormi 8 horinhas com 4 pontos de avanço.
Obrigado.
5 Janeiro, 2021 at 14:04
“Perguntem à polícia porque não ganhei”, desafia Bruno de Carvalho
2021-01-05 12:55:00 “Jesus é uma pessoa intragável. Uma melancia que apregoava o seu sportinguismo quando lá dentro só tem águia”
Jorge Jesus já não treina o Sporting, Bruno de Carvalho não é líder dos leões, Augusto Inácio não faz parte da estrutura verde e branca, nem Octávio Machado. Mas ambos continuam a dar que falar no universo verde e branco, nomeadamente pelos tempos em que conviveram em Alvalade. Bruno de Carvalho lamenta que Jorge Jesus o tenha forçado a trocar Augusto Inácio por Octávio Machado.
O ex-líder dos leões penitencia-se por ter levado em consideração o pedido de uma “melancia” para retirar da estrutura do futebol leonino um “campeão no Sporting como jogador e treinador”, em alusão a Inácio.
“Tive uma conversa que me custou muito. Estamos a falar de um sportinguista campeão como jogador e como treinador em troca de uma melancia que é o Jorge Jesus, que apregoava o seu sportinguismo quando lá dentro só tem águia.”
Bruno de Carvalho avalia essa como “uma péssima decisão” mas que na altura acreditava ser correta. “Eu acreditava que o Jorge Jesus podia ser uma solução. Eles estavam com problemas antigos que eu resolvi num almoço”.
Sobre esse almoço, Bruno de Carvalho lembra que “a coisa correu muito bem mas o Jorge [longa pausa]”. E depois da pausa explicou que conheceu aí Jorge Jesus.
“Abdiquei do Inácio no Sporting mas mantive-o no Sporting. Percebi claramente da pessoa intragável que é o Jorge Jesus, que foi quando fizemos esse almoço. Passou o almoço todo a sorrir e a dizer ao Inácio que estava tudo perdoado e quando o Inácio foi embora disse que não trabalhava com aquele boneco”, confessou Bruno de Carvalho.
Destacando que na sua vida “nunca” foi “pelo caminho fácil”, o ex-presidente lembra que quando chegou à liderança do clube de Alvalade não quis dar desculpas sobre a herança “pesada” que teve mas quis, por seu lado, lidar com a questão financeira e ao mesmo tempo potenciando a ambição dos adeptos na conquista de títulos.
Com Marco Silva foi uma experiência “traumatizante” e quando surgiu a possibilidade de Jorge Jesus, Bruno de Carvalho diz que “apesar dos egos” e dos “milhões”, o técnico tinha “perfil de campeão”.
O ex-presidente leonino referiu ainda que não tem explicações para não ter vencido o título na equipa de futebol principal mas acredita que as autoridades vão saber responder a essa dúvida.
“Fomos campeões em tudo menos no futebol sénior masculino. Até há uns meses atrás não sabia responder. Agora digo que têm de perguntar à polícia porque não ganhei”, assumiu Bruno de Carvalho.
“Pelos vistos, quem ganhou está a ser investigado, o que não é mau, digo eu”, acrescentou o ex-líder verde e branco, em declarações durante uma conversa no Facebook da On FM, isto numa altura em que se levantam suspeitas sobre a forma como, alegadamente, o Benfica terá vencido o campeonato na época 2015/16.
Além disso, os adeptos do Sporting têm reclamado com Frederico Varandas aquilo que foi uma promessa eleitoral do então candidato, agora presidente, de contar o que sabe sobre essa época, em que acompanhou de perto a formação então orientada por Jorge Jesus na qualidade de líder clínico dos leões.
Frederico Varandas prometeu então aos sócios que contaria tudo que presenciou ao longo de “11 anos de futebol”, se estes escolhessem a sua lista para vencer o ato eleitoral em Alvalade. Situação que viria a acontecer.
“Dizem-me que na guerra é preciso andar na lama e baixar de nível, mas o soldado mais forte é aquele que anda na linha da frente. Não anda na lama. Não é preciso andar na lama, mas se for preciso vamos pisar a lama. O que quero dizer com isto? Não temos tido o tratamento que outros tiveram. Eu vi muita coisa que não vai continuar. Vamos lutar pela verdade desportiva e, no dia 9 de setembro, vou reunir com as instituições que regulam o futebol e vou contar tudo o que vi em 11 anos de futebol”, prometeu Varandas, ainda antes das eleições de 8 de setembro de 2018 que venceu.
Recentemente, recorde-se, na sequência das buscas efetuadas ao Estádio da Luz, a TVI avançou, por intermédio do responsável pela secção de justiça daquele canal, que a Polícia Judiciária suspeita de que o Benfica possa ter vencido o primeiro campeonato da era Rui Vitória, em 2015/16, com recurso a um alegado “esquema ilícito”.
A SAD do Benfica confirmou as buscas às suas instalações, não revelou a que se deviam, mas mostrou-se totalmente disponível para colaborar com as autoridades para esclarecer as questões do processo em causa.
5 Janeiro, 2021 at 14:17
Foda-se……
É que é claramente mentira que ele tenha azedado com o JJ logo no inicio….
É evidente para quem quer lembrar-se como deve ser que ele este “in love” com o JJ até o JJ se meter do lado dos jogadores no jogo com o Paços de Ferreira….
5 Janeiro, 2021 at 14:36
Ou se calhar pareceu.
Porque é importante dar certos sinais para fora
Quando é que te apercebeste que o Marco Silva não estava alinhado com a direcção? Por exemplo.
5 Janeiro, 2021 at 14:46
No inicio da época. Soube-se logo.
E depois pareceu irreversível em Dezembro.
4 meses depois…
O JJ só se manifestou 2 anos e meio depois?!
O BdC teve todas as oportunidades do mundo para ir problematizando o que o JJ estava a fazer, em cortar as vazas ao investimento brutal que ele pedia, em atirar ao treinador em vez de estar sempre a atirar aos jogadores, em ir deixando cair pelos que o rodeavam que não estava contente e que queria mais. O BdC SEMPRE apoiou o JJ, nunca ouviste 1 palavra ou sequer um suspiro de quem rodeava o BdC sobre insatisfação com o JJ. Até Paços de Ferreira…
Para mim é completamente evidente que um dos maiores erros do BdC foi exatamente esse. Acreditar tanto no JJ que não só lhe deu tudo como decidiu sempre ficar do lado do JJ e culpar todo o plantel.
E se o JJ não tem ficado do lado do plantel e se o BdC não tem saído estou pronto a apostar que ia haver uma alteração grande do plantel, com 15 a saírem (alguns por forçarem e para “limpar plantel” e outros porque…JJ) e 15 a serem comprados e o JJ a treinador….
5 Janeiro, 2021 at 18:13
O próprio já admitiu que o JJ foi um erro.
Mas tu ias entender que depois de um investimento no treinador o BdC se divorciasse tão rapidamente?
O BdC estava sempre fodido. Foi enganado, como todos os sportinguistas foram.
5 Janeiro, 2021 at 20:31
Não queria voltar a isto, mas vai ter que ser.
“Desperdiçar” dinheiro do Sporting era uma facada p/ BdC, então pagar mais de 10M para despedir um gajo como o J, não seria uma facada mas sim uma rajada de metralhadora.
Se ele pensasse que o dinheiro não era dele mas do clube, tinha despedido o J e ainda era presidente.
BdC não foi enganado foi traído (acreditando que pelo menos 50% votaram p/ destituição)
5 Janeiro, 2021 at 20:39
“BdC não foi enganado foi traído (acreditando que pelo menos 50% votaram p/ destituição)”
Tal e qual.
5 Janeiro, 2021 at 20:40
Acrescentar mais isto. BdC rescindiu com Jesus sem lhe pagar um tostão de indemnização e ainda hoje (mais antes dele vir novamente p/ lampiões), que não perdoam o facto de ele ter rescindindo com Jesus e isso foi determinante para votarem a destituição. Só lembrar que o Cintra fez tudo e mais alguma coisa para reverter a rescisão.
Ainda vou mais longe, há tantos e muitos deles aqui na Tasca que não perdoam a rescisão de Marco Silva …. parecendo que não, no SCP o treinador tem mais força que um presidente.
PS: Pensem no Amorim e Varandas 🙂 e digam que não tenho razão.
5 Janeiro, 2021 at 21:03
Tiago, Não questiono o dar tudo a JJ, a ambição de ser campeão era enorme e os resultados da gestão isso possibilitaram.
A questão centra-se sobretudo a partir de fevereiro e da celebre AG, poderia voltar a colocar a cronologia para veres que tudo encaixa, mas sobretudo acontece porque apesar de péssimas exibições andávamos próximos da frente e em todas as competições tendo já ganho a Taça da Carica. Final de março há a derrota em braga que nos afasta quase irremediavelmente do titulo, se tivéssemos ganho ficávamos a 3 pontos dos lampiões e que ainda iriamos receber e logo de seguida a derrota em Madrid, nesta fase tardia da época e com muito ainda para ganhar não se despede um treinador de milhões, mas havia que fazer algo, mexer com o brio dos jogadores e foi isso que foi feito e a partir dessa altura entraram num ciclo de vitorias …. depois é historia.
Dizer que estava do lado do JJ e contra os jogadores é demasiado redutor, ele queria era ganhar e que os interesses do clube fossem protegidos e agiu da forma como achou conveniente agir e nem foi a primeira vez, já o conhecíamos. Pode-se questionar, não gostar, mas porra não deveria ter sido surpresa para ninguém ninguém foi enganado.
5 Janeiro, 2021 at 16:53
Esta não entra.
Não, não soube quem era o asno de troia nesse almoço, se soubesse não encostava o Inácio.
Depois o outro que se que lidasse.
Acredito que achava que ia ganhar com o Asno mas não sabia que o asno era de troia.
O asno quando teve de montar um plantel por ele próprio espalhou-se ao comprido, se não tivesse querido ser Ícaro, resolvia, não resolveu.
Já agora, para mim o grande mérito do RB é a escolha dos homens que achou que iriam fazer diferença.
5 Janeiro, 2021 at 14:12
Estou curioso para perceber como é que o Amorim vai gerir o plantel neste ciclo de jogos seguidos. Nacional, Maritimo, Rio Ave e Final 4 taça da liga e Boavista.
Tirando lesões e castigos.
Na defesa vai ter de rodar para ter equipa. Quer o Neto quer o Feddal vão ter de rodar neste ciclo. Eu deixaria de fora Feddal com o Marítimo e o Neto contra o Rio Ave. Seria o Inácio a jogar em ambos os casos (quando substitui o Neto, seria o Coates à direita e o Inácio no meio).
O N. Mendes está em dificuldades físicas evidentes…não vai dar para os jogos todos. O Porro também não vai dar para os jogos todos porque ambos têm de fazer piscinas constantes. Eu deixaria o N. Mendes de fora contra o Nacional (a ver se recupera a 100%), deixaria o Porro de fora contra o Marítimo. Em ambos os casos, meteria o Plata a fazer a ala toda. Quer a esquerda, quer a direita.
No meio campo deixava o Palhinha de fora contra o Rio Ave (aliás aproveitava até para limpar os amarelos). Deixaria de fora o JM contra o Marítimo. Em ambos os casos, M. Nunes lá para dentro apesar de gostar mais do Bragança. Mas o M. Nunes está com mais ritmo e num momento melhor. Bragança entraria certamente.
O trio da frente mudaria totalmente contra o Marítimo. Tabata, Jovane e Sporar lá para dentro com o Marítimo. Tenho a tendencia para querer tirar já um deles contra o Nacional mas o Pote voltou aos golos e precisa claramente de confiança e o N. Santos está bem…e como descansariam com o Maritimo…
Ou seja:
Nacional:
Adan;
Neto, Coates, Feddal
Porro, JM, Palhinha, Plata
Pote, TT e N. Santos
Maritimo:
Max
Neto, Coates, Inácio
Plata, M. Nunes, Palhinha, N. Mendes
Tabata, Sporar, Jovane
Rio Ave
Adan
Coates, Inácio, Feddal
Porro, JM, M. Nunes, N. Mendes
N. Santos, TT, Pote
Porco:
Adan
Neto, Coates, Feddal
Porro, JM, Palhinha e N. Mendes
N. Santos, TT e Pote
Eu sei…eu sei…estou a gerir a uma distancia demasiado grande, sem contar com amarelos e lesões e sem contar com momentos físicos dos jogadores que não conheço em profundidade nem conheço muito bem os adversários…é só um exercício teórico e uma base que serviria depois para gerir jogo a jogo.
E estou a partir do principio que queremos ir a todas. Se eu fosse treinador e se me sentisse da direção abertura para isso, geria na mesma os outros mas contra o porco ia:
Max,
Quaresma, Coates, Inácio
Porro, Palhinha, Bragança, Plata
M. Nunes, Sporar e N. Santos
E passando o porco, depois ia à final com:
Max
Quaresma, Feddal, Inácio
Plata, JM, M. Nunes, N. Mendes
Tabata, TT, Pote
5 Janeiro, 2021 at 15:09
Não sei se teremos muita margem para mexer. Plantel curto, e calendário muito apertado. Jogar com o Porto a meio do mês e com o Benfica no fim vai fazer mossa. Num cenário perfeito apanhávamos e ganhávamos o Benfica na final da carica, e íamos galvanizados para o jogo em casa contra eles. Mas vai ter de ser tudo feito com pinças.
5 Janeiro, 2021 at 15:16
Pois…daí eu fazer poucas mexidas no campeonato e apenas aquelas que acho mais criticas para não comprometer a competitividade da equipa para as taças…
Estou curioso para ver como é que o R. Amorim vai gerir a equipa, porque ela vai ter de ser gerida. Quanto mais não seja porque não está habituada a este ritmo competitivo (infelizmente) e porque a intensidade tem sido muito importante para a equipa funcionar. Sem ela a equipa ou fica partida ou passa a defender mal ou deixa de conseguir atacar…
5 Janeiro, 2021 at 15:45
Acredito que hajam jogos que vai dar para gerir o resultado na segunda parte. Aqui o Bragança e a capacidade de segurar a bola serão importantes para evitar o desgaste. Há também 5subs para fazer por isso acho que é melhor usá-las do que rodar demasiado a equipa. No meio campo não sei se dará para mexer, porque ninguém dá o que o Palhinha dá.
O ideal seria contra as equipas de fundo da tabela ir para a segunda parte com vantagem folgada e gerir o resultado.
5 Janeiro, 2021 at 16:28
O Palhinha é essencial para o jogo com os lamps, por isso deveria levar um amarelo no fim do jogo com o Nacional para limpar em casa com o Rio Ave. Dos outros à bica, acho preocupante o Coates (se desse para “amarelar” no final do jogo com o Rio Ave) seria ótimo, limparia fora com o Boavista. Neto e Feddal só acharia preocupante se amarelassem os 2 no Bessa (se for só um a ficar de fora com, o carnide-sul, não é muito preocupante). O resto, é como diz o FixTix, há 5 substituições por jogo, é ir gerindo. Jogos para a Taça Lucílio Batista, nestas circunstâncias dava relevância quase zero. Contra o porco : Max; E.Quaresma, Coates, G.Inácio; Plata, Matheus Nunes, Daniel Bragança, Borja; Jovane, TT, Nuno Santos; se passássemos e a final fosse ass-hole-b:
Max; Neto, Coates, Feddal; Porro, Palhinha, João Mário, Borja; TT; Sporar; Plata (um 11 mais rotinado, não apenas por ser a final, mas para pôr em sentido o fifica, com quem jogamos no último dia do mês para a Liga NOS; se formos à final com o Braga, jogaria com o Rodrigo Fernandes a “6” e o Matheus Nunes a seu lado no processo defensivo e à sua frente no ofensivo (em vez do Palhinha e João Mário) e no trio atacante Tabata, TT e Jovane. Seria nestes jogos que “mexeria mais (excepto fifica, pelas razões explicadas).
Nos outros só mexeria em função dos amarelos que se forçassem no jogo anterior, para limpar.
Dava rotação com as substituições, particularmente se os resultados já estivessem bem encaminhados.
SL
5 Janeiro, 2021 at 17:12
Eu prescindia do Coates e do Palhinha com o Rio Ave, que é a equipa mais acessível teoricamente deste ciclo até ao Benfic@ em 31 de Janeiro.
Mas isso também depende da prestação do Neto e do Feddal, de não levarem amarelo no jogo com o Nacional.
Não acho que se possa “dar relevância quase zero” num jogo com um rival e que tem uma Taça em disputa. Perder com o Porto é dar moral a eles e retirar alguma a nós. Se perdermos de caras, pior ainda.
Porto, Benfic@ e Braga chegam aqui com mais jogos. Braga e Benfic@ com vários casos Covid e o Porto com algumas lesões importantes. Nós é que temos de gerir mais que eles? Não me parece…
5 Janeiro, 2021 at 15:35
Preferia entrar com tudo contra o Maritimo e Nacional, não fazia grandes mexidas.
Preferia fazer alguma rotação com o Rio Ave em casa e na taça da liga (alguem dá alguma importância a esta competição? Desde o seu primeiro ano que perdeu totalmente a credibilidade). Com um ciclo de 2/3 jogos a rodar jogadores, estariamos preparados para os jogos que faltavam até ao fim de Janeiro.
5 Janeiro, 2021 at 15:40
Tenho duvidas que o Feddal possa fazer esses 2 jogos em tão pouco tempo. O mesmo do N. Mendes no estado em que está…
5 Janeiro, 2021 at 17:05
Só o jogo com o Rio Ave é um pouco mais fácil, por aquilo que o Rio Ave anda a jogar – ainda agora levou 2 secos do Paços.
Tentava limpar o Coates e o Palhinha nesse jogo – tinham de levar amarelo com o Nacional, jogando na mesma com o Marítimo que é outra competição. Descansava o Nuno Mendes neste jogo também.
Nacional e Marítimo convinha estarem bem encaminhados ao intervalo – 2 de avanço – para se poder gerir de alguma forma na 2ª parte
Estes 3 jogos são fundamentais para ver depois como se pode gerir o resto.
É bom não esquecer que são 5 jogadores com 4 amarelos: Neto, Coates, Feddal, Palhinha e Nuno Santos. Matheus Nunes e Pote já têm 3. E há Bessa e Benfic@ antes do fim do mês, com a Taça da Liga pelo meio.
É complicado. Já deviam ter limpo alguns cartões antes de entrar neste ciclo.
5 Janeiro, 2021 at 14:30
Companheiros,
A croquetagem aqui da tasca, pode dizer o que quiser, mas a verdade é que o Frederico Varandas, andou durante anos a passar informações, minando o balneário ( do interior do Sporting ) ao grupinho de amigos que se reuniam na Marisqueira de cascais, a saber:
Godinho Lopes, João varandas, José Pedro Rodrigues, Soares Franco, José Roquete pelo SCP e José Capistrano e o ” Mr. Bean ” … que agora não me lembro o nome do canalha, e que é ainda hoje, o ideólogo do Benfica mesmo não estando na estrutura há muito tempo !
A golpada foi preparada na marisqueira de cascais, por estes senhores, e só assim , se justifica a presença dos Diabos Vermelhos E “NN” no grupo de assalto a Alcochete !
Tiveram 5 anos para preparar tudo ! E como viram que através dos sócios não era garantido chegarem ao poder em eleições livres, fizeram Alcochete !
O Bruno de Carvalho tem fotografias desses almoços na marisqueira !
O resto é conversa !
Sporting CP sempre !!!!!!!!
5 Janeiro, 2021 at 15:39
Má nada!
5 Janeiro, 2021 at 21:20
Exactamente …
Contudo faltam aí alguns nomes … A seu tempo se saberá …
Só adiciono um, que deve ter entrado com parte do dinheiro que serviu para a realização da ‘invasão a Alcochete’ … De seu nome …
Álvaro Sobrinho …
E houve um, que foi convidado amiúde a essas reuniões, mas que, apesar de não estar com muito boas relações com BdC, nunca quis entrar nessas “conspirações” … De seu nome, Ricciardi …
5 Janeiro, 2021 at 14:40
Sanatório Leonino [LOST SOULS]
Leonel Pontes: “Mais do que uma tarefa, como disse o presidente, tenho uma missão, que é pôr a equipa a ganhar, jogar bom futebol e ser competitiva”
5 Janeiro, 2021 at 15:22
O negócio deste bando de assaltantes no SCP, é a Sporting SAD que é o “Filet mignon”, do clube !
Com Alcochete arranjaram maneira de ganhar MILHÕES, sem trabalharem, agora quem os meteu lá que os tirem de lá ! Se quiserem ? senão continuem a pagar as quotas e não refilem !
5 Janeiro, 2021 at 16:51
Nacional-Sporting
Árbitro: Manuel Mota
Assistentes: Jorge Fernandes e Luciano Maia
4.º árbitro: Iancu Vasilica
VAR: António Nobre
AVAR: Pedro Martins
SC Braga-Marítimo
Árbitro: Hélder Malheiro
Assistentes: Rui Cidade e Gonçalo Freire
4.º árbitro: Flávio Lima
VAR: Artur Soares Dias
AVAR: Rui Licínio
5 Janeiro, 2021 at 17:34
4.º árbitro: Iancu Vasilica = lánocú Vaselina !?!
é a gozar nao é? porra…
Já não basta o Mota…
Godinho ou Soares na Luz…GARANTIDO
5 Janeiro, 2021 at 17:00
Sanatório Leonino [LOST SOULS]
Jorge Silas: “A história do Sporting exige muito mais do que isto”
5 Janeiro, 2021 at 17:26
Os Sub23, se bem que sejam muito jovens, deixam muito a desejar.
Joelson está uma sombra do que já mostrou.
Derrota com o Portimonense.