O título deste texto é o nome de um programa humorístico onde se fala de coisas sérias. Ao contrário e nada humorístico, foi a notícia que o Conselho Diretivo terá apelado ao Sportinguismo dos atletas da Canoagem, do Remo, do Tiro e do Ténis para representarem o nosso Clube a troco de… nada. A alternativa era deixarem imediatamente o Clube a troco de… nada.
Isto sim, é gozar com quem trabalha. Isto é gozar com Atletas de Elite do Sporting Clube de Portugal.
Sabemos que as Modalidades de cariz individual não são acarinhadas por este Conselho Diretivo, foi assim com o Judo, foi assim com o Ciclismo, foi assim com o Atletismo, e agora é assim com as que refiro acima. Parece que apenas o Surf interessará ao Presidente, talvez para que, no seu círculo de amizades, fique bem visto.
Que não fiquem dúvidas, este caminho já estava a ser seguido desde o início de mandato, pela mão de Miguel Albuquerque, que privilegiava as modalidades de pavilhão, e que transformou o Gabinete Olímpico numa espécie de SPA para os atletas das modalidades coletivas, quando este tinha sido fundado e liderado pela Sílvia Saiote com critérios de utilização pelos Atletas de Elite do Comité Olímpico Português. A verdade é que enquanto não afastaram a Sílvia Saiote não descansaram. Agora o seu substituto, que serviu de utensílio justificativo para esse afastamento, também bateu com a porta.
Isto tudo aconteceu e acontece na obscuridade, sem uma palavra do Conselho Diretivo, quer do seu Presidente, quer do Vice-Presidente das Modalidades Miguel Afonso que, pasmem-se, foi o dirigente do ano para o Grupo Stromp. Isto se não é gozar com Francisco Stromp e com a memória e legado do Professor Moniz Pereira, então não sei o que é gozar.
Isto tudo é um reflexo de falta de preparação e estudo, pois embora o regresso do Basquetebol tenha sido uma promessa eleitoral, é sabido que num momento em que as quotizações entravam em declínio, esta modalidade retirou espaço orçamental às que já existiam cortando-lhes assim a competitividade.
Os Sócios do Sporting CP deveriam de ter o direito a serem devidamente informados e a poderem pronunciar-se sobre o aparecimento de novas modalidades, ou sobre o regresso de modalidades que já estavam extintas no Clube. Para criar uma Modalidade tem que se ter um business plan para a sua implementação, com as fontes de financiamento, e a estrutura física e humana necessária à sustentabilidade a médio e longo prazo da mesma.
Antes de se avançar para uma decisão deve haver uma análise clara se o Clube tem ou não condições, e não acrescentar uma nova modalidade sem que haja toda uma estrutura envolvente que a promova e desenvolva. Abrir modalidades só para se dizer que se tem muitas modalidades não é sustentável nem engrandece o nosso Clube. Quando isso se faz, só porque sim, como esta Direção o fez, logo se tem o reverso da medalha com estes tristes episódios das modalidades individuais e do projeto do Gabinete Olímpico a cair em desgraça.
Em sentido oposto acabar com uma modalidade também tem de ter uma justificação plausível e um estudo aprofundado do impacto, para ser apresentado aos Sócios, com as razões que levam a tal decisão tão drástica.
Assim, é minha opinião que, a criação ou extinção de uma modalidade deve passar pela aprovação em AG, ou por referendo quando o instituto deste for possível estatutariamente – onde passará a ser obrigatório – pois isso fará com que os Conselhos Diretivos tenham de estudar, refletir, medir impactos e acima de tudo informar os Sócios devidamente antes de forma populista fazerem apelos ao Sportinguismo de uns, e a outros, que não o são, pagarem pequenas fortunas.
Texto escrito por Nuno Sousa no site Leonino.pt
*“outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na internet verde e branca
10 Janeiro, 2021 at 9:51
Perolas a porcos. Nada de novo. Alguem falou da lidetanca no hóquei? No fut feminino? No Basket? Nao, é no tiro, canoagem, berlinde, bilhar de bolso que as viuvas e letais se focam, enquanto espumam a aguardar que no futebol se escorregue rapidamente para voltar o ganha pao. Tristeza!
10 Janeiro, 2021 at 11:00
Incrível como até o léxico (pobre, diga-se) é sempre igual..
10 Janeiro, 2021 at 15:31
Isso, parece tudo escrito pelo mesmo……parece….
10 Janeiro, 2021 at 12:52
conde, desculpa que te diga, mas alguém tem de o dizer.
És o adepto do Sporting equivalente aquilo que nos lampiões chamamos de boca de piano. (As vitorias no futebol condicionam o raciocínio e capacidade de critica = acéfalo)
Ainda não passaram muitos meses e o nojo que sentias, a ameaça de não voltares a Alvalade enquanto os vermes lá estivessem, passou a adulação.
Que passou-se?
PS: Todas as semanas tens posts e comentários a enaltecer e festejar conquistas se para ti são insuficientes em lugar de insultares quem por aqui anda, tens o “hoje escreves tu” para publicares a tua opinião.
10 Janeiro, 2021 at 14:29
Epá, o homem falou de várias modalidades, caramba. Não é só futebol.
Primeiros no Hoquei, no Basquetebol, no Futebol masculino e feminino, no Futsal… No Atletismo nem damos hipótese no feminino e damos alguma luta no masculino – coisa que o rival Benfic@ não faz no feminino.
Mantemos o domínio no Judo e no Ténis de Mesa.
Só o Voleibol masculino e o Futsal feminino parecem um pouco perdidos e fora daquilo que é o normal Sporting nas modalidades.
Então pegam na canoagem – que realmente é uma vergonha o que aconteceu – e fazem disso uma coisa gigante, quando é só uma pequena modalidade do clube. Está mal o que fizeram, e critiquei isso aqui na altura, mas não é o fim do mundo e muito menos o fim das modalidades do Sporting.
E atacar um colega só porque pensa diferente, só mostra o que são. Não sei se é o caso mas o homem até pode não querer saber minimamente da canoagem. Está no direito dele.
Mas daí não se tira que só lhe interessa o futebol, muito menos quando fala de uma série de outras modalidades onde as coisas correm bem, como é costume.
Por muito que te dê mérito na analise das contas, em muitas cenas só deturpas o que as pessoas dizem, para poderes passar a tua mensagem.
10 Janeiro, 2021 at 14:48
Haaaaaa, muito bem Sr. Miguel, eu é que ataquei ….. já nem peço que leias o comentário do Chiquinho, pelo menos vai ler o post e perceber que não fala só de canoagem e pelo caminho podes ler alguns destes posts, que são deste ano e talvez percebas que o conde não tem razão nenhuma para atacar o “editor” da Tasca, quanto mais não seja e se ele acha pouco, que escreva ….
https://atascadocherba.com/2021/01/04/adivinhem-quem-tambem-esta-em-primeiro/
https://atascadocherba.com/2021/01/02/nbca-11-em-11/
https://atascadocherba.com/2021/01/03/la-isla-bonita-2/
https://atascadocherba.com/2021/01/05/bonito-servico-hoje-as-20h-sporting-cp-vs-sl-benfica/
Chiquinho conde no final de 2019:
“Nao sei se consigo voltar a Alvalade enquanto estes vermes la estiverem. Por favor, tirem de la esta gente!”
“Eles sabem o que andam fazer e nao vao sair de la. O nosso sporting acabou!”
Mas são as viúvas e os letais que estão à espera das derrotas, sinceramente, se as viúvas e os letais que estão à espera de derrotas para voltar ao ganha pão, tem nome, conde é perfeito.
10 Janeiro, 2021 at 15:29
Tau!
10 Janeiro, 2021 at 15:16
Qualquer um que venha falar em viúvas mostra ao que vem.
Viesse a outra coisa e deixava-se de merdas. Principalmente quando decide que alguém espume a aguardar que no futebol se escorregue rapidamente para voltar o “ganha pão”.
Quem continua a escrever disto é um imbecil.
10 Janeiro, 2021 at 15:18
Escrevi antes de ler o comentário do Malcom. O dele é melhor.
10 Janeiro, 2021 at 15:28
O teu também é certeiro.
10 Janeiro, 2021 at 18:55
Miguel, o homem falou de várias Modalidades mas comparar modalidades do Sporting com o berlinde e o bilhar de bolso, para mim, enquanto sportinguista, é um insulto, porque, até agora, só tinha ouvido ou lido essa comparação vinda de lampiões sempre que querem diminuir o Ecletismo do Sporting.
SL
10 Janeiro, 2021 at 20:15
Chiquinho, absolutamente vergonhoso o teu comentário. Misturas tudo, para defender o indefensável. Lamentável
10 Janeiro, 2021 at 21:10
127 comentários num post sobre uma modalidade qualquer, ultrapassou os comentários da vitória contra o Nacional.
10 Janeiro, 2021 at 21:15
Tu gostas é de jogar ao berlinde e ao bilhar de bolso.
10 Janeiro, 2021 at 21:22
Sobre uma modalidade!!!???? Nem teste de leitura o agostinho faz.
Vai ler novamente e talvez percebas que o texto é sobre Canoagem, Remo, Tiro, Ténis, Ciclismo, Judo e Atletismo.
10 Janeiro, 2021 at 10:15
Eu pago as minhas quotas do Sporting, para ver as equipes do clube jogarem , há desportos que devem pertencer a empresas como em todo o mundo ou ao estado, agora se o Sporting abre modalidades só porque abre, que não têm significado nenhum para um clube está mal. Penso que o surf é uma delas, quanto ao basquete foi bem aberta. Estamos numa pandemia muito grande, todos têm que ter consciência disso, há muitos que vêem para aqui botar faladura e nem sequer pagam quotas, que nem é um café por dia, haja decoro.
10 Janeiro, 2021 at 10:41
Claro que não, algum dia o surf se pode sobrepor a qualquer modalidade olímpica?? Não concordo com o basquetebol, independentemente do sucesso desportivo, era á partida uma modalidade muito dispendiosa especialmente no momento que o clube atravessa!! pandemias á parte, se não havia condições de trazer o basquetebol de volta não se trazia e pronto, para cumprir uma promessa eleitoral??
Depois de tantas outras que não cumpriram, tinham que ir com esta para a frente!!
Toda esta situação, entre muitas outras, reflete o amadorismo e falta de planeamento deste CD.
10 Janeiro, 2021 at 11:00
O surf será modalidade olímpica em 21 e 24.
À parte, há modalidades que mesmo não sendo olímpicas faz sentido apostar nelas. Por exemplo o padel, mais que o ténis.
10 Janeiro, 2021 at 12:34
Quando se fala do que se conhece mal costuma dar asneira. Os 2 Chicos vê vociferar contra a existência no Clube de Modalidades e Atletas que :
1) já deram ao País medalhas em Jogos Olímpicos, em Mundiais e em Europeus, canoagem, judo, atletismo, Tiro;
2) já deram ao Clube títulos colectivos Europeus;
3) não constituem despesa para o Clube, antes lhe proporcionam receitas que ajudam a pagar as tais Modalidades de Pavilhão;
4) contribuem para a afirmação do Sporting como o Clube mais Eclético do Mundo.
A Canoagem tinha,através dos seus atletas, encontrado o Patrocínio (Volkswagen) para cobrir as suas despesas (e competiria ao Clube a abertura de Escolas para gerar mais receitas e formar novos/as atletas; os “despedidos” decerto se aprontariam a colaborar); no Tiro (primeira Modalidade em que um atleta leonino – Armando Marques – conquistou uma medalha olímpica) são os/as atletas leoninos/as quem pagam os seus equipamentos e quem dão formação que tornam as secções (Tiro com Arco e Tiro com Bala) rentáveis; o surf tem, de momento 2 Escolas SCP (Carcavelos e Costa de Caparica, em parceria com Escolas pré-existentes, com horários só SCP e com o sponsoring e colaboração dos/as atletas do Clube) e compete ao Clube (até com colaboração dos Núcleos) estender a todo o País essa formação, cativando novos/as adeptos/as, fidelizando novos/as Sócios/as, reforçando os Núcleos existentes e estimulando a criação de novos e gerando mais receitas. Outras Modalidades mais individuais, como a Natação ou a Ginástica, geram 1.000.00 euros que equivalem 83% das receitas de inscrições em Modalidades (turmas, escolas e academias de formação), além disso, ao longo dos anos ajudaram a fidelizar milhares de sócio/as SCP.
Por tudo isto, diria que a pandemia, não tem nada que ver com o que se está a passar nas Modalidades do Clube.
Mais grave é a conversa do Conde (deve ser brazonado para expelir esse elitismo) «… tiro, canoagem, BERLINDE, BILHAR DE BOLSO …»; ESSA CONVERSA, ATÉ HOJE, APENAS A TINHA OUVIDO OU LIDO PELA EXPRESSÃO DE LAMPIÕES EMOEDERNIDOS.
SL
10 Janeiro, 2021 at 12:44
Álvaro, conversa típica de lampião, mas por parte dos dois.
Cada um à sua maneira, não passam de dois otários, dois chicos espertos…
10 Janeiro, 2021 at 14:42
Otário, és tu , eu sou o sócio 4500, e tu se tens tomates, cólica aqui o teu número, só tu é que queres ter liberdade de expressão, és um ditador.
10 Janeiro, 2021 at 15:30
Sócio 4500, ninguém te está a condicionar a liberdade de expressão, simplesmente te estão a contraditar. Pessoalmente, e fazendo uso da minha liberdade de expressão, acho que o que o Chiquinho conde escreveu é uma imbecilidade, e acho também que tem todo o direito de o fazer.
E ninguém é obrigado a mostrar número nenhum para ter opinião. Aliás, mesmo quem não tem número de sócio pode opinar. E não ser sócio não reduz a condição de Sportiguista. Era o que faltava…
10 Janeiro, 2021 at 15:38
E chamarem-me lampião, só porque não concordam com àquilo que eu disse está certo ? Há aqui uma pessoa que tem opiniões com que eu muitas vezes não concordo que é o Sr. Álvaro e nunca na minha vida o iria agredir, pois é uma pessoa que defendendo a sua visão, defende o seu clube.
10 Janeiro, 2021 at 16:08
Eu não lhe chamei de lampião caro Chico Faria.
Referi-me ao Chiquinho Conde quando comparou as modalidades do Sporting o berlinde e ao bilhar de bolso; e nem a ele chamei lampião; apenas referi que até agora só tinha ouvido ou lido essa comparação a partir de lampiões empedrenidos. O QUE É UMA CONSTATAÇÃO DO QUE VIVENCIO E NÃO UM INSULTO. Insulto é comparar as nossas modalidades ao berlinde ou ao bilhar de bolso. Por isso o oiço de lampiões. Aliás, até será muito bom sinal se, ao fim de 63 anos, esta foi a primeira vez que ouvi uma tão insultuosa comparação partir de um sportinguista.
Um abraço e saudações leoninas
10 Janeiro, 2021 at 16:16
Sr. Álvaro, não foi o caro amigo, foi o Sr. José Silva, conforme pode comprovar aqui mais em cima, só me referi ao senhor como exemplo.
10 Janeiro, 2021 at 15:38
O que tu és é um monte de merda. O Jesus e o William também são sócios e por mim nem para tapar o fosso queria merda como tu e esses dois.
Mas alguém quer argumentar com desonestos que vem para aqui para defender o indefensável com falácias, chavões ocos e desonestidade intelectual como tens feito desde há uns meses para cá? É mandar-te foder e chega de paleio.
Assume-te, és um paspalho para quem o Sporting só existe com punhos de renda, croquetes e escória da sociedade disfarçada de gente de bem e elegante. Que sa fodam os sócios, os atletas, os títulos, a democracia e por aí fora.
Tudo o que Sporting nunca foi durante 100 anos.
Sabes lá o que é o Sporting boneco de merda.
10 Janeiro, 2021 at 15:43
Já faltava a brejeirice.
Ai qye saudades!
10 Janeiro, 2021 at 15:47
Faltava????
Também saltastes o primeiro comentário deste post.
10 Janeiro, 2021 at 15:53
Não não saltei.
No entanto ressalvo as diferenças se mo permites:
O primeiro post é de alguém a quem não se deve dar retorno (já leste por aqui decerto)…e as patoadas são para a geral.
Este em concreto é para um alvo identificado de nick Chico.
10 Janeiro, 2021 at 15:59
É a tal “selectividade”…
10 Janeiro, 2021 at 16:02
A tua selectiva “selectividade” Jaime!
10 Janeiro, 2021 at 16:29
Claro, forever, claro!… A minha…
10 Janeiro, 2021 at 16:35
Tu queres fazer nos crer que não…mas no fundo sabes mt bem onde está a tua independência selectiva!
Como deves constatar já respondi ao Malcolm
10 Janeiro, 2021 at 16:58
Forever, por norma salto a maioria dos comentários do Jubas, e do Ribeiro, são provocatórios, regra geral não os confundo com o Conde … mas independentemente disso, este e no momento em que é escrito (1º comentário), é por demais ofensivo para quem, como eu, critique a gestão, independentemente do sucesso desportivo. É indiferente se as equipas ganham ou perdem se vão em primeiro ou em ultimo, critico aquilo que acho que devo criticar sem nunca em momento algum desejar derrotas para que as minhas criticas ganhem suporte ou fundamentos.
O texto, já ontem no off o tinha destacado, acho que deve chegar a todos os Sportinguistas e depois há quem concorde e quem discorde, normal ….
Começar por ler um ataque a quem se preocupa com estas coisas, chamando de viúvas, letais e “avençados” e ainda de desejar derrotas, vais desculpar mas isto não é mais do mesmo, é brejeirice e ordinarice e se abrem assim sujeitam-se a respostas na mesma onde sobretudo de quem não tem a paciência para responder de forma mais urbana. normal, também …
10 Janeiro, 2021 at 22:51
Segundo ouvi a tua breguilha encontra se no lado contrário para facilitar as perfurações.
10 Janeiro, 2021 at 20:45
Já tinhas saudades de me lamber a breguilha boneco?
Sem problemas, as saudades vão-te passar rápido.
Queres elegância, vai a um jantar corporate afagar o tomate solitário do Varandas.
10 Janeiro, 2021 at 22:54
Segundo ouvi a tua breguilha encontra se no lado contrário para facilitar as perfurações.
Aqui sim…bem aplicado!
11 Janeiro, 2021 at 8:37
Tens que limpar os ouvidos então, usa o croquete do Varandas.
11 Janeiro, 2021 at 9:12
Estiveste uns dias de ausência e notou-se um ambiente mais limpo e saudável na tasca.
Deves ter aproveitado a ocasião para te arranjarem as breguilhas traseiras das calças de tanto uso que lhe têm dado !
Fazias um belo dueto com o bananas.
11 Janeiro, 2021 at 12:21
Notou-se muita coisa, só não se nota é que tenhas ganho noção.
Já encontraste o que eu disse desonesto?
Pois….
10 Janeiro, 2021 at 15:44
Palhaço coloca aqui o teu número de sócio, já que tens tanta conversa, ou não pagas as quotas e só tens música ?
10 Janeiro, 2021 at 19:25
Sou sócio quotas em dia. E segundo a tua lógica, tenho legitimidade para te mandar para o caralho. É assim, valentão do teclado?
(Sócio por que quero votar destituição destes fdp’s que lá andam, e porque as quotas vão para modalidades, um estorvo para os mesmos fdp’s)
10 Janeiro, 2021 at 20:03
Eu sou sócio Chico palhaço.
Assim posso mandar-te para o caralho?
Então vai e não voltes.
10 Janeiro, 2021 at 19:43
Tu és um monte de merda.
Já o disse várias vezes e confirma-se a cada comentário teu.
Um monte de merda…
10 Janeiro, 2021 at 20:35
Contínuas na mesma lenga lenga, coloca aqui o teu número de sócio. Mais honesto que isto, que coloquei aqui o meu , não há e a ti não te chamei palhaço, foi otário, que foi assim que me tratas-te, mais contínuas a ser um ditador, como também o disse atrás, pois contínuas a querer que eu desapareça daqui, mas sabes uma coisa, nunca vou sair daqui, pois por muito que me ofendas no teclado, darei sempre que o entender a minha opinião. Quando o Cherba quiser que é o patriarca desta tasca, eu não falarei mais aqui.
10 Janeiro, 2021 at 20:41
Mete o numero de sócio pelo cu acima e bate palminhas.
Só mesmo a escória da casta pura que pensa que é mais sportinguista que alguém por ter um número mais antigo de sócio. Não faltam sócios que ao pé de muitos adeptos que estão longe e vão à todos os jogos fora valem ZERO.
O Jesus e o William também são sócios. Tu e estes 2 juntos valem o mesmo: um balde de merda.
10 Janeiro, 2021 at 21:22
Não me conheces, só sabes falar com as pessoas difamando, quem me conhece sabe que eu estou-me maribando para o número de sócio, foi uma maneira de me identificar, mas contigo não dá ,, o 31 que vocês arranjaram por aquilo que eu disse em cima, não lembra ao diabo.
10 Janeiro, 2021 at 21:24
O que eu disse em cima.
Eu pago as minhas quotas do Sporting, para ver as equipes do clube jogarem , há desportos que devem pertencer a empresas como em todo o mundo ou ao estado, agora se o Sporting abre modalidades só porque abre, que não têm significado nenhum para um clube está mal. Penso que o surf é uma delas, quanto ao basquete foi bem aberta. Estamos numa pandemia muito grande, todos têm que ter consciência disso, há muitos que vêem para aqui botar faladura e nem sequer pagam quotas, que nem é um café por dia, haja decoro.
10 Janeiro, 2021 at 21:28
Uma coisa tens muita razão comparado com o que disse o outro Chico o teu comentário era inofensivo, é a tua opinião e tens direito como é obvio a ela.
10 Janeiro, 2021 at 21:37
Porque é que eu tenho de meter aqui o meu número de sócio?
Quem tem de saber esse número sou eu e os serviços do Sporting.
É um número, percebes otário?
Não me faz mais sportinguista que os outros, ao contrário do que tu pensas.
Punhos de renda de merda…
10 Janeiro, 2021 at 21:52
Na minha actividade e tenho 62 anos, punhos de renda, não sou nada, sou mais de arregaçar as mangas.
10 Janeiro, 2021 at 10:32
Os atletas dispensados no judo representavam o Sporting nas provas colectivas?
10 Janeiro, 2021 at 12:42
Sim, representavam. A Daria Bilodid e o Georgii Zantaraia eram patrocinados pelo sporting e representá-lo-iam no europeu de Clubes (assim que ele se realizasse).Era essa a contrapartida. A Daria é só bicampeã Mundial de Judo, a mais jovem de sempre na Modalidade (17 e 18 anos)
SL
10 Janeiro, 2021 at 12:49
Não tenho ideia de ver o Zantararia na equipa dos Europeus de 18 e 19.
E quando foram contratados não o foram pela secção nem com conhecimento do treinador.
10 Janeiro, 2021 at 12:53
«Um lobo bebia água numa ribeira, pela parte de cima de um cordeiro.
Mas como pretendia devorá-lo, implicou com ele e disse que ele lhe sujava a água.
O infeliz cordeirinho, adivinhando as intenções do lobo, tentou dissuadi-lo, dizendo-lhe, num tom de voz suplicante:
– Impossível, amado irmão lobo, porque eu estou pela parte de baixo e a água não sobe.
O lobo aproximou-se dele, enquanto respondia:
– Não interessa! Se não foste tu que me sujaste a água desta vez, foi o teu pai, em qualquer dia que cá nos encontrámos!
E devorou o bichinho…»
10 Janeiro, 2021 at 14:42
Eu falei na Daria nos Mundiais. O Zantaaria foi patrocínio de carreira de 2020.
Sobre a Daria quando foi bi-campeã Mundial (pela Ucrânia, claro).
«Judo. Daria Bilodid, do Sporting, é campeã do mundo pela segunda vez
Com apenas 18 anos, Bilodid era já a mais nova campeã mundial da história do judo. Agora, é também a mais nova bicampeã de sempre. Mundiais decorrem até 1 de setembro em Tóquio. (…)» (in Observador, 25-08-2019)
Ou esta, sob o Título “Daria de Ouro Zantaria de Bronze”
«Atletas Leoninos medalhados no Grand Slam de Paris
Daria Bilodid e Georgii Zantaraia, atletas do Gabinete Olímpico do Sporting CP, estiveram em destaque, este sábado, no Grand Slam de Paris. A judoca verde e branca conquistou a medalha de ouro na categoria -48 kg, enquanto o judoca alcançou o bronze na categoria -66 kg.»(in http://www.sporting.pt, Notícias, 08-02-2020)
Ou outra sob o título “Daria de Ouro em Abu-Dhabi”
«Daria Bilodid conquistou, esta quinta-feira, a medalha de ouro no Grand Slam de Abu Dhabi na categoria de -48 kg. A atleta do Sporting Clube de Portugal levou a melhor sobre a eslovena Marusa Stangar» (in http://www.sporting.pt, Notícias, 08-02-2020) .
O mais curioso nestas notícias do SITE OFICIAL DO SPORTING é que a atleta e o atleta foram fotografados em ambas as provas com equipamentos SCP.
Agora, o Nuno que conclua como quiser.
SL
10 Janeiro, 2021 at 15:54
Os atletas dispensados no judo representavam o Sporting nas provas colectivas?
Sim, representavam.
Afinal, talvez não.
Nesse longo texto há uma frase que salta:
“Daria Bilodid e Georgii Zantaraia, atletas do Gabinete Olímpico do Sporting CP,”
E não do Sporting Clube de Portugal. Talvez porque actuassem à parte da secção de judo. Isso foram contratações do gabinete olímpico do Sporting. Não foram contratações do judo do Sporting.
Faz sentido ter atletas de uma modalidade à parte da secção da mesma?
10 Janeiro, 2021 at 16:08
“Nesse longo texto há uma frase que salta:
“Daria Bilodid e Georgii Zantaraia, atletas do Gabinete Olímpico do Sporting CP,”
E não do Sporting Clube de Portugal. Talvez porque actuassem à parte da secção de judo. Isso foram contratações do gabinete olímpico do Sporting. Não foram contratações do judo do Sporting.”
Lá está a tal “selectividade”.
Se leste o texto todo, não leste apenas “Daria Bilodid e Georgii Zantaraia, atletas do Gabinete Olímpico do Sporting CP,”;
Também leste:
“Judo. Daria Bilodid, do Sporting, é campeã do mundo pela segunda vez”
“Daria de Ouro Zantaria de Bronze
Atletas Leoninos medalhados no Grand Slam de Paris”
“A atleta do Sporting Clube de Portugal”
“O mais curioso nestas notícias do SITE OFICIAL DO SPORTING é que a atleta e o atleta foram fotografados em ambas as provas com equipamentos SCP.”
E (the last, but not the least)
“Agora, o Nuno que conclua como quiser.”
10 Janeiro, 2021 at 16:36
Isso foram contratações do gabinete olímpico do Sporting. Não foram contratações do judo do Sporting.
Claro que li. Não sei como essas frases todas respondem afirmativamente à questão de que actuavam nas provas colectivas em representação do clube, mas posso estar a ser selectivo.
Ah, a frase inicial não é da minha autoria. Talvez assim ganhe credibilidade.
10 Janeiro, 2021 at 16:46
Para ti, a frase inicial é que espelha a verdadeira situação.
As outras não.
É a vontade do freguês…
10 Janeiro, 2021 at 16:46
*É à vontade do freguês.
10 Janeiro, 2021 at 20:15
A frase inicial espelha a situação porque é dita pelo treinador da secção. Quando ele diz “Não foram contratações do judo do Sporting. Não os treino, nem sei quem os treina. Tem de falar com o gabinete olímpico, eu não pertenço ao gabinete olímpico” eu tendo a acreditar que não faziam parte do “judo do Sporting”.
A verdade é que o ucraniano nunca participou em qualquer dos títulos europeus ganhos…
10 Janeiro, 2021 at 21:18
Sim, tens razão.
Pensei que estivesses a falar do que o Álvaro escreveu.
10 Janeiro, 2021 at 17:15
Mas o Gabinete Olímpico do Sporting CP não representa o Sporting?
Repito: vá ao site do sporting ler as notícias do Judo em que a Daria Bilodid e o Georgii Zantaraia coparticipam em Provas do grand Slam e conquistam Medalhas e veja as fotos.
Veja como estão vestidos para mostrar esses troféus e o emblema que trazem nos kimonos.
Se os atletas estão à parte da Secção da mesma provavelmente o problema/opção é da Secção e/ou do treinador. Agora, a resposta à sua questão está nas fotos que infelizmente não consigo colocar em comentário mas deixo-lhe os links: https://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/judo/2020-02-08/daria-de-ouro-zantaraia-de-bronze ou https://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/judo/2019-10-24/daria-bilodid-de-ouro-em-abu-dhabi ou https://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/judo/2019-02-09/zantaraia-de-bronze-no-grand-slam-de-paris
A participação COM AS CORES DO CLUBE em provas do Grand Slam e outras grandes provas internacionais não interessam? Porque o Judo enquanto Modalidade de Alta Competição vive muito dessas provas. É como os grandes meetings no Atletismo. Ou as maratonas emblemáticas. Os/as atletas vão em busca de resultados individuais mas representam o Clube e este ganha notoriedade. Quando o Mamede bate o Recorde Mundial ele e o Lopes vestiam a listada.
Mas nem falo apenas desses 2 atletas no Judo. O que dizer da saída do Anri Egutidze para o Benfica poucos dis após se sagrar bicampeão europeu pelo Sporting? Na conquista desse mesmo título participou também o Nikoloz Sherazadishvili, georgiano naturalizado espanhol, onde vive desde os 14 anos. Desde esse título, apenas tem treinado em Espanha? Continua fazer parte da equipa? se não, porquê? Se sim, qual a diferença para a situação da Daria Bilodid e do Georgii Zantaraia?
SL
10 Janeiro, 2021 at 20:27
Comentário inicial
“Os atletas dispensados no judo representavam o Sporting nas provas colectivas?”
Resposta
“Sim, representavam”
O comentário não fala em provas individuais, nem em usar o emblema em provas individuais. A resposta do Álvaro é chapa 5, não faz a mínima mas siga. Depois é um chorrilho de links e copy pastes em assuntos laterais
Os atletas NUNCA estiveram integrados no judo do Sporting.
O Nikoloz Sherazadishvili E OUTROS (como do deWit) são atletas contratados unicamente para o Europeu, e que chegam ao Sporting nas semanas anteriores ao evento para treinar e competir pela equipa. Fazem parte do judo do Sporting temporariamente.
10 Janeiro, 2021 at 20:51
Aí foi erro meu que não liguei ao “colectivas”.
Mas não acho que seja isso o relevante. O que acho mais relevante é que representaram o Sporting.
Devo dizer que, face às declarações do treinador de Judo do Sporting, ainda acho maior a incompetência. Então alguém contrata 2 atletas, “coloca-os” no Gabinete Olímpico e não coordena com o treinador de Judo, nem a secção sabe de nada?
Os exemplos que dá do Nikoloz e do deWit, não podiam ser replicados com a Daria e o Geogiii? Não é isso incompetência?
Quanto ao que considero ser a questão essencial na relação do Sporting com a Daria e o Georgii, é novamente a incompetência da Direção e a falta de transparência da comunicação do Clube para com os Sócios e Adeptos. Nunca esclareceram o que o treinador esclareceu (só tomei conhecimento dessa situação pelas declarações no comentário do Nuno) e tão pouco esclarecem como e porquê termina a relação … em ano de Jogos Olímpicos!?
SL
10 Janeiro, 2021 at 10:38
Um assunto que merece reflexao, de facto.
Fazer downsizing (de competitividade) ou simplesmente terminar com a modalidade? Ter poucas e boas ou ser ecletico e apostar nas modalidades desde a formacao ate’ aos seniores, independentemente dos resultados? Colocar mais dinheiro (e foco) no Clube ou na SAD?
Concordo que se deva informar os socios sobre o comecar/terminar modalidades – alias, a relacao com os Socios, desde que nao afecte o negocio, deve ser o mais aberta e transparente possivel.
Infelizmente esta e’ uma altura de ajustamentos, mesmo nos nas nossas casa os estamos a fazer, a apertar o cinto, porque os tempos nao estao faceis..e’ um equilibrio dificil que se pede entre a quebra obvia de recitas e os titulos que se exigem.
A ser como veio na CS foi mais uma pessima abordagem ao problema (nomeadamente na canoagem onde ate’ parece que havia dinheiro e onde ate’ a maioria dos atletas tem um salario via bolsa olimpica) – por as cartas na mesa, aberta e honestamente, e’ sempre melhor, evita especulacoes.
SL
PS: Sendo importante, este nao e’, de longe, o maior “elefante na sala” do que aos estatutos diz respeito. Haja coragem e determinacao para forcar uma votacao (e aceitar a decisao dos socios, ja’ agora).
10 Janeiro, 2021 at 12:16
“Infelizmente esta e’ uma altura de ajustamentos”
Sem duvida. o problema é que o ajustamento já era necessário nos dois últimos anos e em lugar de ajustar fizeram o oposto, e agora tens um ajustamento triplo, tens de ajustar aquilo que já era necessário em 18/19, tens de ajustar aquilo que aumentastes em 19/20 e tens de ajustar em 20/21 de acordo com a realidade do “novo normal”.
Mas para um capitão fisiatra a missão será fácil, fácil ….
10 Janeiro, 2021 at 14:35
Então, se é preciso ajustar, o que farias tu para que o ajustamento fosse “porreiro” e não merecesse a tua critica?
Portanto, na canoagem não mexias. Mexias onde?
10 Janeiro, 2021 at 14:50
Nos salários dos dirigentes e funcionários que não há motivo nenhum para terem aumentado 50% em dois anos, só para começar ……
10 Janeiro, 2021 at 15:05
Meu caro, como deve ter lido no post que escrevi há já uns dias, o ajustamento por cortes nas modalidades é apenas uma das “soluções” (coerente com o roquetismo).
O ajustamento passa por: CONTER DESPESAS COM PESSOAL NÃO DESPORTIVO QUE MAIS DO QUE DUPLICARAM EM 2 ANOS E MEIO; aumentar receitas de patrocínios (e esta direção rejeitou um para acabar com uma secção) e de publicidade; aumentar consideravelmente receitas de bilhética (*1); aumentar receitas de quotas (que tal cumprirem com a meta a que se propuseram dos 200.000 associados) aumentar consideravelmente as receitas de “Inscrições nas modalidades”, trabalhando com os Núcleos e TODAS as Secções programas de nacionais de Escolas e Academias Sporting (o que também contribuiria para o aumento de sócios).
Um abraço e saudações leoninas
(*) esta medida terá, inevitavelmente, de esperar pelo fim da pandemia
10 Janeiro, 2021 at 10:39
Bom texto, mas não concordo nada com o parágrafo do basket.
Nada garante que esse dinheiro faria (ainda) mais competitivas as outras modalidades.
E também não me parece que fosse esse dinheiro a evitar saídas muito faladas.
A verdade é que temos uma equipa que nos dá alegrias e não foi campeã por causa do Covid.
Seria o vólei melhor? Porque não o basket?
Estaria o futsal melhor? Estamos lá, na luta.
Estaria o hóquei melhor? Líderes isolados.
Estaria o andebol melhor? Acredito que sim, mas mesmo assim não chegaria para o Porto.
Isto é tudo muito discutível.
Basta limpar o entulho e há dinheiro para outras coisas, mesmo que na “teoria” o dinheiro da bola não seja para as modalidades. Na teoria…
Mas este texto do Nuno é muito, muito interessante.
10 Janeiro, 2021 at 11:37
Bom comentário.
SL
10 Janeiro, 2021 at 12:09
“Nada garante que esse dinheiro faria (ainda) mais competitivas as outras modalidades.”
Isso é matemática simples, o post do Alvaro no primeiro dia do ano tem lá as contas todas.
O problema nem é a competitividade das outras (tens a prova no futebol, com alguns juniores tens uma equipa competitiva) o problema é a sustentabilidade do clube, nos últimos dois anos tivestes a SAD a injetar os milhões necessários, até quando …. *
*Não esquecer que a divida ficou reconhecida nos livros, quer da SAD quer do clube.
10 Janeiro, 2021 at 14:42
A divida é reconhecida se o R&C não for aprovado pelos sócios?
Tenho algumas duvidas!
A Direcção apresenta umas contas aos sócios. Os sócios não aprovam as contas apresentadas… Logo, as contas não foram aprovadas. Como se pode dizer que as dividas estão reconhecidas?
E se as dividas estão reconhecidas, como se pede para ir votar contra o R&C para que a divida do Clube à SAD não seja reconhecida?
Alguém que esclareça, sff…
10 Janeiro, 2021 at 17:18
Miguel as contas da SAD foram aprovadas, nela consta a dívida e o principal accionista, maioritário, é o Clube que as votou favoravelmente.
SL
10 Janeiro, 2021 at 17:52
Tecnicamente se o dinheiro entrou nas contas do clube, se não estas perante uma simulação ou fraude nada se pode fazer, pois se o tribunal nomear um perito ele vai dizer isso o dinheiro entrou e por isso a divida existe …. o problema é estatutário.
Desde logo estamos perante anormalidades, a anormalidade provocada pelo covid e a anormalidade provocado por OS que se julguem donos e senhores do clube e dos estatutos.
Primeiro a AG nunca deveria ser um escrutínio como foi, em condições “normais” teria existido discussão e a direção saberia o que era contestado, e sabendo disso tinha duas opções, corrigia ou explicava e submetia nos prazos fixados as contas para nova discussão e votação. Em caso de chumbo não teria opção que não fosse a demissão, isto caso tivessem honra e dignidade.
Nesta altura ….
” …. pode qualquer sócio requerer ao tribunal que se proceda a inquérito. Nesta situação, o juiz diligenciará posteriormente no sentido da apresentação da referida documentação por parte da sociedade;
– No caso de o gerente ou administrador não submeter aos órgãos competentes da sociedade os documentos para aprovação de contas até ao fim do prazo legal, pode ser punido com uma coima de € 50,00 (cinquenta euros) a € 1.500,00 (mil e quinhentos euros).”
Em todo o modo, a questão não é reconhecer a divida, pois como disse isso é facilmente comprovável, a questão é terem usurpado as funções ao constituírem uma divida sem autorização dos sócios. Se o pmag ou CFD ou ainda uma direção honesta quisessem a demissão era imediata.
Não se demitindo e aproveitando estas anormalidades para se perpetuarem, espero que num futuro próximo paguem por todo o mal que andam a fazer ao clube.
10 Janeiro, 2021 at 18:05
“Se o pmag ou CFD ou ainda uma direção honesta quisessem a demissão era imediata.
Não se demitindo e aproveitando estas anormalidades para se perpetuarem, espero que num futuro próximo paguem por todo o mal que andam a fazer ao clube.”
+1
E paguem todos, desde o PMAG aos do CFeD.
10 Janeiro, 2021 at 12:55
“Nada garante que esse dinheiro faria (ainda) mais competitivas as outras modalidades.”
Nem faço ideia de quantos e paga a basquetebolistas hoje em dia, mas se esta modalidade não existia… de algum sítio terão tirado o pilim para a criar e manter, não? As modalidades menos visíveis que o digam. Mas o pessoal só liga às modalidades jogadas com bola, fazer o quê?
10 Janeiro, 2021 at 13:31
Brave, a contestação não é à introdução do Basket, mas sim à sua introdução sem estarem garantidas as condições da sua sustentabilidade. Após a introdução do Vólei (que só sucedeu por ter havido um aumento de associados que a sustentou), uma avaliação da Direcção anterior apontou para número próximo dos 215.000 a 225.000 sócios para ser sustentável e competitiva sem afectar a sustentabilidade e competitividade de TODAS as outras modalidades. A alternativa era continuar o que já se estava fazendo (porque, em bom rigor, é falso que tenha sido introduzida uma nova modalidade, pois apenas se criou uma equipa de Basket Sénior profissional): aguardar a passagem a seniores da equipe sub18, inscrevê-la no escalão mais baixo e ir reforçando e reajustando até ascender ao escalão principal e, então sim, torná-la integralmente profissional.
Um abraço e saudações leninas
10 Janeiro, 2021 at 13:33
*saudações leoninas (não carreguei no o e saiu uma saudação esquerdista)
10 Janeiro, 2021 at 15:14
Lenina Crowne, the female protagonist in Aldous Huxley’s 1932 dystopian novel Brave New World
Lenina Huxley, a character in the 1993 action movie Demolition Man
“Lenina”, a song by British band The Vapors from their 1981 album Magnets
10 Janeiro, 2021 at 17:21
No liceu tinha uma colega que se chamava Ana Lenine. Nem sei como os pais a conseguiram registrar antes do 25 de abril, em pleno salazarismo.
SL
10 Janeiro, 2021 at 18:06
Antes do 25 de Abril, o francês era a língua alternativa.
Assim, Ana Le Nine era perfeitamete aceitável… 🙂
10 Janeiro, 2021 at 18:07
*perfeitamente
10 Janeiro, 2021 at 16:18
Exactamente Álvaro.
Aliás dito pelo próprio bdc quando questionado em Santa Maria da feira por sócios que queriam o basket.
Disse bdc que adorava ter o basket mas não em detrimento das outras modalidades e a seu tempo com troncos , pés e cabeça o basket iria voltar.
Quanto é mesmo a dívida do clube á sad actualmente ?
Não querem ver a Big picture
10 Janeiro, 2021 at 14:37
Bom comentário.
O importante, o que faz mesmo a diferença, é “como se gasta o dinheiro”.
No tempo em que havia muito mais dinheiro, muito dele foi torrado sem que trouxesse beneficio ao clube.
E até no futebol se passou o mesmo – por todas as direcções.
10 Janeiro, 2021 at 18:45
Respeito os vossos comentários e nesta escada não está ninguém com quem pudesse argumentar o “basket com outra direção era um mimo, com esta tudo estará sempre mal”.
Logo, pelo que conheço pessoalmente ou leio aqui, percebo perfeitamente a questão da “sustentabilidade” ainda por cima em tempos de cortes.
Mas volto a dizer. Se o dinheiro for bem aplicado (como no Basket), pois somos um clube e não uma empresa (ou pelo menos o nosso core business são os resultados desportivos), é investimento. Pode não trazer retorno financeiro, como uma transferência no futebol ou acesso à Champs, mas mexe com o nosso Sportinguismo e ADN.
O importante é NÃO GASTAR MAL.
Digo isto sem qq problema, quero ver estes gajos longe o mais depressa possível.
10 Janeiro, 2021 at 20:44
Brave, o Basket é das modalidades de pavilhão aquela que gosto mais, o meu desejo a exemplo do Andebol, Futsal e Hóquei é ver as melhores equipas da europa a jogarem no PJR.
A questão não é o nome da modalidade nem o facto de ter sido lançada pelo fisiatra, a questão é que desde o final de 2018/19 era visível o problema de sustentabilidade do clube e estes palhaços perante o abismo deram o passo em frente, agora vamos ver onde vai parar, para já, são 17M de divida.
Repara, o PJR foi construído com parte da venda do Rojo, se pela construção o clube aumentasse imenso as suas dividas também estaria a criticar, a questão é esta, o fantoche tem a obrigação de encontrar soluções, por exemplo poderia ter transformado os 17M não numa divida mas num patrocínio da SAD ao clube e nesse caso, só poderia estar a elogiar.
Aquilo que tem acontecido é ainda a ponta do icebergue, desde o final da época 18/19 que ando por aqui a dizer que mais que a SAD estou preocupado é com o clube pois a SAD com um bom ano desportivo e valorização de jogadores pode safar-se, já o clube é uma incógnita total primeiro como vai resolver a divida que lembro 17M em 2 anos e segundo como vai financiar o futuro , vai contar com a SAD até quando????
Não é com aspirinas que resolve o problema. Quantas modalidades de 60 mil euros vai encerrar até perceber que a solução é aumentar as receitas, encontrar patrocinadores e ou encerrar modalidades mas das que consomem milhões e não tostões.
10 Janeiro, 2021 at 22:42
De acordo com tudo.
Só acho que não é pelo basket que se investiu menos noutras, ou que sem basket seriam mais competitivas.
Pura ilusão. Esse dinheiro, sabemos lá como seria gerido…
Just my opinion.
10 Janeiro, 2021 at 22:47
Não é SÓ pelo basket que se investiu menos noutras, mas também é.
O dinheiro que foi canalizado para o basket seria canalizado para as outras modalidades.
O basket deve ser, a par do futsal, das modalidades mais dispendiosas que temos.
10 Janeiro, 2021 at 11:20
Há malta que se diz do Sporting, vociferam que pagam quotas, apontam o dedo aos que não pagam, mas não conhecem a palavra “ecletismo”.
Devem confundi-la com a palavra “elitismo”… Só pode.
Para esses só tenho uma palavra a dizer-lhes: Sporting!
10 Janeiro, 2021 at 11:46
Há malta que se diz do Sporting, vociferam que pagam quotas, apontam o dedo aos que não pagam,
A Oeste do muro nada de novo
10 Janeiro, 2021 at 11:59
Há malta que se diz do Sporting, vociferam que não pagam quotas, apontam o dedo aos que pagam.
A Oeste do muro nada de novo.
10 Janeiro, 2021 at 13:17
Sobre a parte do ecletismo (é isso que faz do Sporting ser diferente dos outros), nem uma palavra.
Bonito!
10 Janeiro, 2021 at 13:18
(Agora o Agnóstico escreve
Bonito, bonito
São os tomates a bater no pito)
10 Janeiro, 2021 at 13:43
Defendo, sempre defendi e contribuo com a minha quotização para um Sporting eclético, que o meu clube é o Sporting Clube de Portugal e não a Sporting SAD.
Respondido.
E sobre a parte de ser sócio, que é o que faz a diferença para se manter o ecletismo, nem uma palavra.
Bonito!
10 Janeiro, 2021 at 13:54
Mais palavras?
Já expliquei porque não sou sócio e quando o vou ser.
10 Janeiro, 2021 at 15:26
Nunca li, devo ter faltado nesse dia. Mas também nao vou procurar.
10 Janeiro, 2021 at 16:09
És um calão… 🙂
10 Janeiro, 2021 at 17:08
Nao sou mestre da pesquisa, abismo-me como o fazem. Mas deve ser uma justificação bastante interessante e que deveria dar pano para mangas.
Cada qual com as suas opções e opiniões desde que tomadas com a ideia de que foram o melhor para o Sporting. Sempre.
SL
10 Janeiro, 2021 at 18:09
Sempre a pensar no Sporting.
E ajudar esta corja não é ajudar o Sporting.
10 Janeiro, 2021 at 18:47
Porque não és, Jaime?
Juro que não sei.
10 Janeiro, 2021 at 21:19
E porque razão deveria ser?
Para poder votar?
10 Janeiro, 2021 at 21:19
Minto: nem votar posso. Só ao fim de um ano.
10 Janeiro, 2021 at 21:21
Obg pela não resposta.
Fiquei na mesma.
Era mesmo só curiosidade.
10 Janeiro, 2021 at 21:25
Curiosity kills the cat.
10 Janeiro, 2021 at 22:44
Deve ser uma razão de muito peso…
Para mim, ser ou não ser é fácil.
Ou se pode, ou não se pode.
Jamais não se quer.
Até para combater os que são e fazem merda.
Um clube mede-se também pelo número de sócios.
10 Janeiro, 2021 at 22:54
“Deve ser uma razão de muito peso…”
Não tem a ver com questões monetárias. Mal seria se não tivesse 144 / 168 euros por ano para quotas (12 ou 14 quotas anuais… já ouvi as 2 versões).
“Ou se pode, ou não se pode.”
Eu posso, mas não quero (para já).
“Jamais não se quer.”
Pois eu não quero.
“Até para combater os que são e fazem merda.”
“Um clube mede-se também pelo número de sócios.”
Que, quem pânico, fazem a cagada que fizeram em Junho de 2018. Também é para combater esses?
10 Janeiro, 2021 at 22:55
*não é “quem”; é “em”
10 Janeiro, 2021 at 13:47
Bonito, bonito
São os tomates a bater no pito
10 Janeiro, 2021 at 18:47
E as músicas do Tozé Brito.
10 Janeiro, 2021 at 13:50
Há que defender os clássicos
10 Janeiro, 2021 at 13:58
“Gotta write a classic
Gotta write it in an attic”
10 Janeiro, 2021 at 14:32
Prefiro escrever na banheira
10 Janeiro, 2021 at 14:56
O Marat também preferiu… e deu-se mal…
10 Janeiro, 2021 at 14:44
Depois há malta que se diz do Sporting, não paga quotas, mas gaba-se de conhecer a palavras “ecletismo”…
E?
10 Janeiro, 2021 at 14:57
Também, também.
Há de tudo.
Por isso é que é um clube eclético.
10 Janeiro, 2021 at 15:09
😉
10 Janeiro, 2021 at 15:13
Meus caros, fico sempre atónito com estas demonstrações de “mais” ou de “menos” sportinguismo associadas ao pagamento de quotas. Eu ó sócio SCP mas não me acho nem mais nem menos sportinguista do que outros 3 MILHÕES de Sportinguistas que não são Sócios.
Os adeptos leoninos, deixaram de ser sportinguistas, é?
Eles não contribuem para o engrandecimento do Clube?
Não é também por essa expansão leonina que se conseguem os patrocínios e apoios que se obtêm?
SL
10 Janeiro, 2021 at 15:31
Quando os não socios chamam os sócios de criminosos porque estes decidiram o que os outros se recusaram a decidir… é a logica do totobola à segunda. Demitem-se de toda e qualquer responsabilidade mas criticam como se esles tivessem escolhido o certo.
e por essa logica um sócio é Sportinguista E sócio.
E tem razão, é uma discussao mais do que batida, já nada se acreacenta, é uma pura perda de tempo dos dois lados – vou parar de argumentar também sobre isto.
SL
10 Janeiro, 2021 at 18:34
“Quando os não socios chamam os sócios de criminosos porque estes decidiram o que os outros se recusaram a decidir… é a logica do totobola à segunda. Demitem-se de toda e qualquer responsabilidade mas criticam como se esles tivessem escolhido o certo.”
Continuas a bater na mesma tecla e eu continuo a dar-te a mesma resposta.
Os sócios que votaram pela destituição cometeram um crime lesa-Sporting.
Totobola à segunda, não… Era um resultado mais do que previsível…
Muitos avisaram para o facto.
Quiseram ir atrás de ódios antigos, de punhos de renda, de CMTVs e do caralho que vos foda.
Agora enfiam a cabeça na areia e não admitem a puta da culpa. E não estou a falar de ti, que nem votaste.
Eu, na altura, se fosse sócio, votava pela NÃO DESTITUIÇÃO e explico-te porquê:
O Bruno de Carvalho (parece-me) tem um feitio de merda. Nem todos gostam disso.
No entanto, o caminho que o Sporting estava a seguir (o tal projecto) era o indicado.
Cometeu erros? Sim, claro! Todos cometem. Mas estávamos no caminho certo.
Ele criou vários inimigos (internos e externos). Era mais do que lógico que
o tentariam derrubar a todo custo (e nada melhor do que o fazerem POR DENTRO).
Estávamos a prepara um EO, iríamos começar a beneficiar de um contrato milionário com a NOS, tínhamos uma reestruturação financeira em curso, em que se incluía a recompra das VMOC e ficar com a dívida a 0 à banca.
Isso iria dar ainda mais elán a Bruno de Carvalho e a matilha não iria permitir isso (ainda para mais, com 500 milhões a entrar – Jackpot!).
Em 2013, BdC apanhou o clube à beira de um PER, cheio de dívidas.
Deixou o clube antecipadamente por causa da Destituição e mesmo assim com resultados positivos, a ganhar em todas as modalidades, a competir com a nádegas no futebol sénior masculino, etc.
Na altura, eu achava que se deveria de marcar eleições, mas só se o CD se mantivesse até à data do escrutínio.
Marta Soares não iria permitir isso.
Eu estou FARTO de explicar isto.
O homem estava a ser queimado em lume brando na CS e depois do post de Madrid, o lume passou para lume alto. Até à decisão do tribunal sobre Al Cochete.
Se na altura, quando ele andou pelo país a explicar o que implicava a Destituição, se tivessem tido 2 dedos de testa, tinham percebido que a Destituição não só iria afastar o “maluco”, mas iria abrir a porta as hienas e lambuças que tinham deixado o Sporting como o deixaram em 2013, bem como dar vitória a todos os nosso inimigos externos.
Não perceber isto… Olha, não tenho palavras para descrever…
É mais do que burrice.
Na altura, com todos os ataques, o que os sócios e adeptos tinham que fazer era condenar o ataque a Al Cochete (e fizeram-no) e consolidar a tal “União de Aço” em torno do Sporting, para afastar de uma vez todos os abutres.
O que decidiram os sócios (tendo em conta que não houve marosca, claro)?
Mandar a “união de aço” às malvas e deitar ao lixo praticamente tudo o que se tinha construído até aí.
Eu sei que muitos foram ao engano. E que reconhecem o seu erro (“para te o que temos, preferia que lá continuasse o maluco!”)
Mas outros não reconhecem e acham que fizeram bem.
Muitos desses têm interesses pessoais que isso acontecesse.
Aí, nada a dizer. O Sporting que se foda. O “maluco” tinha que ser abatido.
Agora os outros?
Eu não entendo… Juro que não entendo.
Isto não se trata de ter outra opinião. Eu comungo da opinião que BdC já não tinha grandes condições na altura. Eram muitos ataques.
Mas porra! Tinha 2 anos de mandato! E um trabalho meritório até aí.
E todos vimos que perdemos na Madeira por culpa dos jogadores e do treinador, ou alguém duvida disso?
União de aço, contra tudo e contra todos, porra!
Não gostas que eu chame “criminoso” a pessoas que tu conheces e que são um exemplo como pessoas? Estás no teu direito.
E eu nem duvido que sejam pessoas respeitáveis.
Mas o que fizeram, voluntária ou involuntariamente, PARA MIM, foi um crime lesa-Sporting. A Destituição lesou mais o Sporting do que o “maluco”.
Mas é a minha opinião.
Não gostas, põe de lado e come só as batatas fritas. 🙂
10 Janeiro, 2021 at 18:38
*Tinha ainda 2 anos de mandato pela frente
10 Janeiro, 2021 at 21:00
Aplaudo. De pé
10 Janeiro, 2021 at 22:28
🙂
10 Janeiro, 2021 at 21:24
Já sabemos de tudo isto, mas de quando em vez é bom e útil ver a descrição da situação.
+ MXMVI
10 Janeiro, 2021 at 22:30
Mas já cansa.
Após estes 2 anos e meio, já deviam ter abrido a pestana e perceber que foram comidos de cebolada, que tomaram a decisão errada.
Não gostam de ser chamados de “criminosos”…
Quem não quer ser lobo não lhe vista a pele.
10 Janeiro, 2021 at 22:31
*aberto a pestana
11 Janeiro, 2021 at 4:16
Resumindo: demites-te de qualquer responsabilidade de escolha e optas por ser um “heroi do sofa”, que isso do “SE EU LA ESTIVESSE” nao conta para nada, ou fazes ou nao fazes.
Tudo o resto que escreveste ‘e um saco cheio de nada, um socio decide em qualquer situacao e quando e’ chamado e nao apenas com BdC, ja’ existia Sporting antes de BdC e continua a existir, o mundo e o Clube, ao contrario do que pensas, nao gira em torno de BdC.
A Madre Teresa de Calcuta’ tem uma frase que se aplica bem a casos como o teu” sao mais sagradas as maos que fazem que os labios que rezam”
Continua, o Sporting precisa e’ de muita malta como tu, para manter o ecletismo e para decidir o futuro do Clube – para o engrandecer e fazer dele um Clube tao grande como os maiores da Europa. oops, espera…
E sim, ja’ sou grandinho o suficiente para escolher o que como e com quem me sento ‘a mesa.
SL
10 Janeiro, 2021 at 11:25
Elas vão caindo, uma por uma, mas pelo que se lê e ouve, isso pouco interessa desde que se siga em 1° noutras.
Estes cortes e escolhas selectivas do que deve ou não continuar a ter as nossas cores, é feito sem dar explicação aos sócios, os quais até chumbaram o orçamento deste ano.
Que melhor exemplo de quero, posso e mando por parte de alguém que já não devia ter o direito de colocar os cascos em Alvalade e no PJR.
É ainda há quem escolha o anormal n.° 2 para Stromp…
10 Janeiro, 2021 at 15:27
+1906
10 Janeiro, 2021 at 13:12
Assunto importante.
Dizer primeiro que o ciclismo é na realidade uma modalidade coletiva. Não individual.
2o o regresso do basket e tendo em conta as equipas que foram formadas foi uma boa ideia.
3o. Ter uma modalidade tem de ser do Sporting e não para o Sporting dar nome. Como foi no tênis, no ciclismo não!
10 Janeiro, 2021 at 15:08
3 pontos com os quais concordo.
10 Janeiro, 2021 at 20:36
Modalidade colectiva, mas dá-se mais valor à vitória individual que por equipas.
Ninguém saberá de cabeça quantas Voltas venceu o Sporting, mas sabem que o Chagas venceu 4.
O ténis nem era dar o nome, era um mero patrocínio. Ter o emblema no saco, como qualquer empresa. Há modalidades que gostaria de perceber ao certo o que dá e recebe o Sporting, automobilismo, hipismo.
10 Janeiro, 2021 at 13:31
Como temos observado, desde que, infelizmente, estes BILTRES entraram nos Orgãos Sociais do SCP, há 2 anos e 5 meses atrás, aquilo que eu e muitos que comungam de linhas de pensamento similares às minhas, aqui dissemos tem vindo a acontecer …
Umas vezes de forma mais descoberta, muitas outras de forma mais encapotada, contudo, quer a divisão (e não a #União) e afastamento dos sócios, quer o desinvestimento nas modalidades, quer o metódico e sistemático atropelo aos estatutos por parte de quem tem por obrigação estatutária a defesa dos associados leoninos, quer os ‘tachos e tachinhos’ para muitos dos que ajudaram na GOLPADA, mas sobretudo a gritante INCOMPETÊNCIA que têm denotado desde o 1º dia deste miserável mandato, e muitas outras situações que pensávamos não ter de volta em Alvalade, esta canalhagem tratou, bem cedo, de demonstrar ao que vinha. E que bom tem sido o Covid-19 para estes BILTRES, pois tem servido para tapar muita coisa que, a seu tempo se saberá.
Portanto, e com muita mágoa o digo, nada disto me surpreende.
O meu desejo para esta gentalha em 2021 é que, para todos estes BILTRES todos, sem excepção, o KARMA lhes dê em dobro ou triplo daquilo que têm feito os Sportinguistas passar.
10 Janeiro, 2021 at 20:42
Outro aqui.
10 Janeiro, 2021 at 13:55
Para ser muito honesto não ligo nenhuma a canoagem, tiro, xadrez ou surf. Só é fixe quando isso representa títulos para o clube. Agora, há que saber fazer as coisas com categoria quando tem marca Sporting.
10 Janeiro, 2021 at 14:47
Ora aqui está um comentário com bom senso e sentido.
10 Janeiro, 2021 at 16:06
E a prática do desporto não interessa?
O Sporting é uma instituição de utilidade pública
10 Janeiro, 2021 at 16:44
Pois é isso mesmo Portuguezza ….
Explicar isso a certos ‘artistas’ é que parece dificil … Ou melhor, dificil é esses ‘artistas’ aceitarem isso …
O problema é a dicotomia entre Sporting Clube de Portugal e Sporting SAD … E muitos são adeptos apenas da Sporting SAD …
10 Janeiro, 2021 at 16:55
“O problema é a dicotomia entre Sporting Clube de Portugal e Sporting SAD … E muitos são adeptos apenas da Sporting SAD …”
Esse é um problema, mas não é o maior.
O maior problema é a dicotomia entre Sporting Clube de Portugal e Campo Grande Football Club…
10 Janeiro, 2021 at 19:14
10 Janeiro, 2021 at 15:06
O Sporting tem de ter modalidades sustentadas. Sejam elas quais forem.
Partindo deste principio, tem que se definir que modalidades queremos e porquê.
Futebol à parte, que pertence à SAD, eu quero as modalidades que são mais “conhecidas” e que, normalmente, têm mais espectadores. E estas são as modalidades de pavilhão – Futsal, Basquetebol, Andebol, Hóquei em Patins e Voleibol – e o Atletismo. Todas nas vertentes masculina e feminina. Dentro destas, se fosse eu a mandar, apostaria um extra naquelas que nos podem trazer títulos internacionais relevantes – Hóquei, Futsal, e Atletismo feminino.
Depois destas, e pelo desempenho Nacional e Internacional dos últimos anos, era de apostar no Judo e no Ténis de Mesa.
Tudo o resto teria de ser auto sustentável e faria excepções para um ou outro atleta olímpico que justificasse apoio extra.
Num Clube muito mais equilibrado e sustentado, teria em conta o ciclismo mas sempre numa perspectiva de ter uma equipa internacional. Só para correr por cá não acho que valesse a pena gastar dinheiro. Mas estamos muito longe de ter o Clube equilibrado e sustentado.
Eu não faço questão de sermos o Clube que tem mais modalidades. Prefiro ter menos modalidades e que sejam todas sustentáveis e minimamente competitivas.
Acho importante ter boas modalidades paralímpicas e penso até que devia ser obrigatório, pelos estatutos, que uma parte da receita – 3%, por exemplo – fosse directamente para essa vertente das modalidades.
Isto, para mim, é muito mais importante que ser o Clube com mais modalidades.
Era bom que houvesse um debate alargado no Clube sobre este assunto – que modalidades apoiar e como – para se deixar de andar à vontade de cada Direcção.
A quantidade de dinheiro que se desperdiça a desfazer o que a Direcção anterior fez para se fazer algo diferente é um absurdo.
O Clube deve ter um rumo definido e as Direcções devem trabalhar o melhor possível dentro desse rumo.
10 Janeiro, 2021 at 15:20
“Partindo deste principio, tem que se definir que modalidades queremos e porquê.”
Emenda: “Partindo deste principio, tem que se definir que modalidades querem e porquê.” O “queremos” há muito deixou de importar. Ou contar.
10 Janeiro, 2021 at 15:55
«Tudo o resto teria de ser auto sustentável e faria excepções para um ou outro atleta olímpico que justificasse apoio extra.»
«Eu não faço questão de sermos o Clube que tem mais modalidades. Prefiro ter menos modalidades e que sejam todas sustentáveis e minimamente competitivas.»
Mas Miguel, o que se passa no Clube é exatamente que:
– as modalidades que mais consomem são as de Pavilhão, o Ténis de Mesa e o Atletismo e são as que estão a consumir mais do que geram;
– quase todas as outras funcionam muito por carolice e são auto-sustentadas ou apenas carecem de pequenos patrocínios que, regra geral, até são os próprios carolas que conseguem;
– os atletas dos projectos Olímpico e Paralímpico, das modalidades menos mediáticas, para obterem rendimento de Alta Competição que os faça almejar medalhas ou boas participações devem ser profissionais ou semi-profissionais e esse custo deve ser repartido entre o Clube e os apoios estatais à Alta Competição (sendo que a parte de Clube deve ser garantida através de patrocínios);
– de entre as Modalidades de pavilhão a mais auto sustentada até tem sido o Voleibol com boas receitas de “Inscrições” e de “Patrocínio e Publicidade”.
Por isso, a discussão sobre fechar Modalidades deveria ser um não-assunto. É falso que se estejam a fechar modalidades por não haver dinheiro para as sustentar. Se o fazem é por mera opção “política” ou por manifesta incompetência.
TODAS as Modalidades fazem falta aos Sporting porque todas elas aportam qualquer coisa ao Clube.
Por exemplo, não sou adepto do Surf, ou do Padel, ou dos E-Sports, mas são modalidades em plena expansão em Portugal e no Mundo e trazem muito mais benefícios que custos.
Do mesmo modo, não percebo porque não haveremos de ter Polo Aquático (e eu nem sei nadar … nos Açores imagine-se), se a Modalidade se auto sustenta, se pode servir para formar mais atletas ou simplesmente para apoiar práticas de vida mais saudáveis e se pode acolher sócios e simpatizantes do SCP que, assim praticam a Modalidade da sua eleição envergando as cores e o emblema do seu Clube.
É essa diversidade que todos deveríamos reconhecer como engrandecedora do SCP. Porque a questão dos seus custo é uma falácia.
Um abraço e saudações leoninas
10 Janeiro, 2021 at 15:26
Um bom post a pôr o dedo na ferida que está à vista de todos, menos de quem não quer ver: É o descalabro financeiro devido a gestão incompetente e amadora e ainda mais alavancado por um All-In suicida em que os 14 milhões por Amorim são só a face mais visível…para já.
Mas não só, é o descalabro desportivo que fez do Sporting a maior potência nacional e também o completo descalabro social de um clube que nos últimos 2 anos trata glórias, atletas, técnicos e leões de raça de forma desprezível e imoral.
Nojo destes filhos da puta é pouco!
Um post FACTUAL começar com comentários de dois Chicos espertos que representam tudo o que o Sporting Clube de Portugal não foi durante mais de 100 anos é um sinal dos tempos: somos cada vez mais uma imitação barata e pobre da mentalidade e falta de noção e vergonha das Toupeiras. Nós que os gozavamos enchiamos a boca com “somos diferentes”….éramos senhores, éramos.
Que sejam estes dois acéfalos a quem basta acenar com uma cenoura para seguirem cegamente, quais burros vestidos, é patético mas é o que é, todo o clube tem entulho deste às pazadas.
Que venham para aqui fazer de conta que só têm o superior interesse do Sporting em mente e que são algo mais que dois paus mandados sem noção do que é Sporting já é esticar a corda e tentar fazer dos outros burros.
Atravessem a 2a circular, estão em casa.
10 Janeiro, 2021 at 16:05
Isto da Pandemia mudou tudo, o apertar do cinto é uma realidade e as modalidades olímpicas de cariz mais amador são as que mais estão a sofrer e é inevitável o desinvestimento ou mesmo o desaparecimento de algumas (nos EUA, no desporto universitário, o encerramento das modalidades olímpicas para sustentar o fut. americano ou basket é brutal). Tenho a certeza que benfica e porto por via das enormes massas salariais do plantel vão-se bem foder no futuro (e eu estou cá para rir).
Agora, que essa opção devia ser a última solução? perfeitamente de acordo! julgo que ainda há muito por onde cortar, em especial nas comissões dos agentes (se calhar uma dava para pagar 2 ou 3 épocas das olimpicas). Mas estar atirar para a lama basket, surf e não sei mais o que em detrimento de outras, desculpem lá mas isso é conversa de merda e já estou fatigado de tanta guerrilha entre nós.
Uma puta da liga colocou a segurança das pessoas à frente da vontade em por o Sporting a jogar em condições adversas! em bloco o que podemos nós fazer para pressionar, ajavardar e expor essas merda de gente? Diz lá Cherba? para isso é que podes contar comigo a 100%. Eu até envie um email para a ligar a dizer que era passageiro nesse voo e queria nome completo dessa vaca para fazer queixa na policia (se serviu para irritar um bocadinho já estou satisfeito, imaginei se fosses-mos todos!
10 Janeiro, 2021 at 16:08
Simples. Bastava não andar a encher os bolsos ao Mendes para pagar muita coisa…
10 Janeiro, 2021 at 19:15
Dava para um estádio novo.
10 Janeiro, 2021 at 16:08
Belo belo !
10 Janeiro, 2021 at 16:08
…fossemos…(desculpem lá o português)!
10 Janeiro, 2021 at 16:54
Incluo o Andebol – que já ganhou duas provas europeias e o Voleibol – com duas meias-finais – entre as modalidades que podem fortalecer o prestígio internacional do Clube, sem esquecer o Rugby, com dois triunfos ibéricos e o Hóquei em Patins ambos femininos que acabou de ganhar em Vila Franca por 5-2.
(Acho ainda que deveríamos manter todas as modalidades olímpicas e de combate, nas quais também já obtivemos resultados relevantes, a comecar pelo Boxe, um autentico Bastiao de Sportinguismo e de amor pela modalidade propriamente dita).
Todos sabemos do jaez Sabujo dos actuais Usurpadores, incluindo as meretrizes que aqui debitam constantemente M… Bastar constatar o manancial de dinheiro desaparecido do Clube para alimentar proxenetas de futebolistas ou as vendas em saldo de promessas sólidas.
Nao havendo dinheiro, mantenham-se a prática amadora e a formacao, custe desportivamente aquilo que custar, pois essas sao as bases de uma futura retoma. Isso seria absolutamente fazivel: bastaria reduzir os ordenados dos parasitas da direccao em 50%.
É apenas o actual contexto político e sanitário, um verdadeiro maná para a sobrevivencia destes Pulhas, a manter os Golpistas no poder. Nem um eventual título no futebol – que, visto o andamento do campeonato me parece cada vez menos possível… – os salvará quando houver liberdade de movimento e de acesso ao estádio.
Vivam o Ecletismo e o Olimpismo do Clube, Viva o Sporting.
10 Janeiro, 2021 at 16:56
“a comecar pelo Boxe, um autentico Bastiao de Sportinguismo e de amor pela modalidade propriamente dita”
Mestre Ferraz, onde quer que esteja, sorriu. 🙂
10 Janeiro, 2021 at 18:25
Estou farto destes dirigentes com cara de prisão de ventre que fazem o Sporting chafurdar em diarreia!
Chega, caraças!
Estamos fartos destes enc…dos!
Volta Bruno, volta depressa, volta mas é já. Estamos todos contigo. Isto assim é um monte de esterco!
10 Janeiro, 2021 at 21:01
Eu gostei deste texto.
11 Janeiro, 2021 at 8:00
Não eram eles próprios que pagavam os custos? 60 mil euros, angariados pelos atletas? Ou seja, nem sequer havia custos para o clube (ou demasiado elevados)?
Alguém consegue confirmar?
É que se já é mau acabar com uma modalidade, pior ainda quando é olímpica e que ganha medalhas internacionais (!!!!) o que dizer de uma que é auto-sustentável? (!!!!!!!!)