O Sporting está fora da Taça de Portugal, eliminado por um Marítimo ao nível do relvado, que fez da falta a sua maior arma e que contou com o desacerto dos Leões na finalização para celebrar um resultado que conta a história do jogo de forma estranha
“O Sporting foi a equipa que tem sido”. As palavras de Emanuel Ferro indignaram muito boa gente, mas parecem-me fazer sentido. Ou, se preferirem, confirmam o sentimento de que é uma enorme injustiça estar a crucificar treinador e jogadores por esta eliminação da Taça de Portugal. Houve erros? Claro que sim. Mas nem sempre a história de um jogo se conta apenas pelo resultado final.
Comecemos, então, pelo princípio. Amorim mediu o peso às pernas dos jogadores depois da batalha no lamaçal da Choupana e optou por várias mexidas. Mac foi para a baliza, Plata foi o falso lateral direito, Borja o terceiro central à esquerda, Matheus Nunes deixou João Mário a descansar, Tabata no lugar de Peter Potter, Tiago Tomás em vez de Sporar. Oportunidade para uns, rotação normal para outros.
E a verdade é que o Sporting entrou em campo como se lá estivessem todos os habituais titulares, encostando o Marítimo à sua defesa, mesmo que os insulares tenham querido jogar com a defesa subida para encurtar o campo. Até porque, fruto dessa ousadia, sobrava muito espaço para Nuno Santos, Tabata e Tiago Tomás acelerarem por ali fora prontos a fazer estragos.
E só não os causaram logo aos cinco minutos, porque a jogada desenhada acabou com o jovem Tomás a fazer a emenda em direcção à barra. Depois, seguiram-se vários lances semelhantes, com a defesa do Marítimo em sobressalto e invariavelmente salva pelas decisões questionáveis de um fiscal de linha com tique de bandeira ou pela complacência de um árbitro que deixou bater (quantas entradas para amarelo sofreu Tiago Tomás?). Ah, e o penalti do Neto? É verdade, teve uma paragem cerebral e fez penalti ao achar que a mão era a coxa. Erro claro a nosso favor. Palmas!
E com tantas palmas é normal que não se ouça falar em dois lances capitais, numa segunda parte que começou como mais do mesmo, com Palhinha a engolir completamente o meio campo e os madeirenses a defender com onze na sua metade. Primeiro, uma falta que só o árbitro viu, numa molhada de jogadores em que a bola vai ao poste e, na recarga, é introduzida na baliza por Palhinha. Depois, outra falta que só o árbitro viu e que interrompe uma jogada em que Nuno Santos ficava isolado na cara do guarda redes. Deste lance, aliás, resultaria o início da jogada que daria o golo ao Marítimo, cínico a aproveitar a primeira falha de posicionamento da defesa leonina.
Amorim mexia à pressa, fazendo substituições que se pediam há uns bons minutos, mas no meio de tanto ajuste ficou meia equipa a dormir na sequência de um canto e sofremos um golo por um gajo que devia estar na rua pelo menos duas vezes, tal a quantidade de faltas que vinha fazendo.
Depois… Depois foi desespero, com as pernas a pesar, com Coates a ponta de lança para ganhar poder aéreo na área e com a equipa a jogar com muito coração e pouca cabeça. Aquele falhanço inacreditável de Sporar, em cima dos 90, é sinal desse estado de espírito.
Por tudo isto e voltando ao início desta crónica, concordo que o Sporting foi muito a equipa que tem sido. Dominou, criou diversas oportunidades de golo (o momento do jogo é a bola à barra, logo aos cinco minutos), cometeu erros a defender as bolas paradas e voltou a desaproveitar os vários cantos e livres que teve a seu favor. A diferença esteve, precisamente, no não ter marcado quando devia marcar e no facto de, ao contrário do que vem sendo hábito, o treinador não ter mexido com mestria quando teve que mexer.
Resulta tudo isto numa eliminação que é uma desilusão e uma lição. Saiba equipa técnica e plantel aprendê-la e saibamos nós, adeptos, não esquecer que há três dias aplaudíamos de pé está rapaziada de farda enlameada, dizendo que nos enchiam de orgulho pela atitude demonstrada. E também nessa atitude este Sporting derrotado foi igual ao que tem ganho semana após semana.
https://youtu.be/EMWTFncgYuo
12 Janeiro, 2021 at 8:54
Faz tudo sentido, em termos de discurso.
Achei erradas as alterações no 11 porque, apesar de tudo, a taça de Portugal é importantíssima. O plantel é curto, tenta-se gerir, e há uma oportunidade para ser o ano do campeonato, mas a desaposta teria de ser sempre na taça da liga, essa competição que não vale para rigorosamente nada. O erro esteve aqui. Que se foquem agora só no campeonato, como tem acontecido, de forma fantástica. Continuo a achar o trabalho do RA estupendo. Falta-lhe ter confiança no Bragança. É o erro que lhe aponto.
12 Janeiro, 2021 at 9:11
“(…) mas a desaposta teria de ser sempre na taça da liga, essa competição que não vale para rigorosamente nada.”
Não podia estar mais de acordo contigo.
12 Janeiro, 2021 at 14:27
Por outro lado, a Taça da Liga joga-se com o Porto que é sempre um Clássico onde se medem forças e estados de alma coletivos.
Com a “curteza” do nosso plantel, acho que não devíamos sobrevalorizar nenhuma das Taças.
Mas também acho que a equipa técnica não desvalorizou nada. Poupou o que tinha de poupar, por uma questão de rendimento no próprio jogo (e a verdade é que fomos muito superiores na 1ª parte) e por uma questão de gestão de esforço para o jogo do campeonato.
Se forem a ver bem, as 6 “mudanças” começariam por ser só 5 porque a do Ádan pelo Max nem conta: é assim para as Taças e até espero que a mantenha contra o Porto. A entrada do Tiago Tomás também não é anormal. Nem mesmo a do Tabata ou do Matheus Nunes serão de estranhar dado o enorme desgaste de João Mário e Pedro Gonçalves no jogo da Choupana (o qual esteve nenos favorável, fisicamente, às suas características).
As maiores mexidas foram as saídas de Coates e Porro, mas nesses, além do enorme desgaste de sábado, havia todo o acumulado “nas pernas”.
Acho que foi a gestão NECESSÁRIA e não uma desvalorização da competição. Poderia ter forçado alguns dos jogadores para não mexer tanto, mas aí acho que estaria a SOBREVALORIZAR a competição e a colocar em maior risco os jogadores que “sacrificasse”.
Além disso, acho que , apesar do resultado, até demos uma demonstração de que, mesmo com tantas mexidas, não se perdeu identidade, nem agressividade, nem competitividade.
Perdemos no resultado. Parece uma verdade de La Palice. Mas o que quero salientar é que esse resultado até é construído com base numa perda de bola defensiva resultante de um erro (mais um) clamoroso do Luis Neto, que faz um passe disparatado para o adversário. E o Luis Neto até foi um dos que se manteve dos titulares.
SL
12 Janeiro, 2021 at 9:32
Eu acho que tinhas de mudar um bocado porque se não pagavas o preço com o Rio Ave e não na taça da liga.
E acho que esta 11 inicial chegava e sobrava para ganhar o jogo…no limite, precisava que o Amorim tivesse tido uma reação muito mais rápida quando o jogo entrou no marasmo ali aos 25 minutos…não pode esperar por um golo deles ou pelos últimos minutos para “ajudar” a equipa a desequilibrar o adversário. Ao intervalo ou logo no inicio da 2 parte já a equipa pedia ajuda porque não estava a conseguir desamarrar-se…
E este problema não é de hoje. Já aconteceu em vários jogos em que depois tivemos estrelinha…neste não tivemos….
12 Janeiro, 2021 at 11:30
” Falta-lhe ter confiança no Bragança.” Eu diria melhor: falta ao Bragança no campo ganhar a confiança do Amorim
12 Janeiro, 2021 at 12:27
Pois falta, mas para isso é preciso porem-no……em campo.
12 Janeiro, 2021 at 13:13
Jogou mal cada vez que jogou não foi? Estes gajos não vêem os jogos do Sporting e depois vêm mandar papaias.
12 Janeiro, 2021 at 16:26
Escrevem o que lhes mandam.
Já reparaste que os formados e a aposta na formação são uma maravilha EXCEPTO os que a direcção empresta ou vende em saldos ou os que Amorim não põe a jogar. Esses não valem nada.
Há guidelines a seguir.
12 Janeiro, 2021 at 11:32
Não podes abordar um jogo com um rival, especialmente onde está uma taça em disputa, com uma 2ª linha porque te arriscas a perder forte e claramente, e isso terá impacto no moral e confiança da equipa para o resto do campeonato.
É fácil dizer isso, sem se ter qualquer responsabilidade, especialmente depois de eliminado pelo Marítimo, mas, a mim, parece-me algo muito pior do que o que o Amorim fez.
Esta equipa que jogou foi melhor que o Marítimo e portanto não se pode dizer que se “desapostou” na Taça de Portugal.
Esta equipa contra o Porto dificilmente não perderia claramente contra o Porto e, isso sim, seria uma “desaposta” numa competição.
E o Sporting não pode “desapostar” – entrar claramente mais perto da derrota do que de lutar pela vitória – em qualquer competição nacional.
12 Janeiro, 2021 at 8:54
Tudo dito. Uma derrota que nos custa muito, mas que sirva para nos dar mais força para o que aí vem.
Não vamos deixar de acreditar.
Força Sporting!
12 Janeiro, 2021 at 8:55
O pior é que não aprendem…
12 Janeiro, 2021 at 9:06
Mais de 500 comentários… viu-se logo que foi derrota (Tasca Vintage). Não acredito que haja pessoas felizes, mas que estavam com a cutelaria preparada, estavam.
Antes de mais, é péssimo sair da Taça, é competição para vencer, e essa coisa de jogar a 200% no campeonato que é o que interessa (Tasca Vintage) é treta.
Da arbitragem, foi mais do mesmo. Habilidade. Traulitada sem cartões, faltas fantasma (qualquer jogada de molhada na área adversária é interrompida antes que aconteça algo de mau, tipo um golo às três pancadas) e uma novidade, duas paragens de jogo com posse de bola perigosa para o Sporting, uma delas com o jogador fora de campo.
Agora, as opções do Mestre Amorim, hoje designado como Lampião Faxo Amendoim.
Plata não é nem será lateral direito. O homem vive de futebol de dribles, de arriscar, portanto vai perder bolas. Não só se perde capacidade no ataque, e foi ele que fez as jogadas das duas chances na 2ª parte, como ainda vai enterrar na defesa. Por piores que sejam Gaspar e Ristovski, têm que ser melhores opções que o Plata. Não percebi a ausência do Inácio (lesionado?), ou Quaresma, em detrimento do Borja. E sim, acho que no meio de tanta alteração, deveria ter jogado o Adan, não que tenha sido pela baliza que a coisa ruiu. O resto foram opções naturais depois de um jogo há 72 horas num lamaçal.
O que aconteceu durante o jogo? o Sporting não foi eficaz, não teve sorte para quem goste da expressão, o adversário fez 2 golos com praticamente 100% de eficácia. Houve jogos no sentido oposto, com o Braga podia ter corrido assim, ou com o Farense. O Tomás manda uma ao barrote, o Pinho marca após passe de m**da cá atrás. Se bem que o futebol é uma ciência exacta, ainda acontecem eventos ocasionais que mudam o sentido do jogo. Meia dúzia de pormenores diferentes e hoje o Amorim era um Mestre Lampião Extraordinário Amendoim, em vez de apenas Lampião.
Onde penso que tenha falhado foi em adiar as mexidas. O jogo estava controlado, tinha medo da meia hora extra, mas era preciso mudar algumas peças. E ele adiou, adiou, até que se viu em desvantagem e voltou ao registo que por acaso funcionou, mas só por acaso, com o Gil, meter gajos lá para dentro à balda e ver o que dá.
Em conclusão, citar o último parágrafo, resume tudo.
12 Janeiro, 2021 at 9:17
Eu vinha comentar, mas depois de ver que não se pode quando perdemos, arrependi-me logo.
Peço desculpa, mais uma vez.
12 Janeiro, 2021 at 9:35
Se fosse sobre calçoes verdes … .
12 Janeiro, 2021 at 9:40
Claro que podes, as amarguinhas são tão bem vindas como qualquer outro
12 Janeiro, 2021 at 16:30
Já não sabes que só os comentários do Agnóstico são certeiros, no tempo certo, na medida certa e sempre oportunos.
12 Janeiro, 2021 at 9:24
Concordo que deveria talvez ter mantido Adan.
Mas porra, se Max não jogar nas taças joga quando?
12 Janeiro, 2021 at 10:19
Joga na B.
Ontem no primeiro tem que atacar mais rápido a bola.
O Adan tá num nível bem superior atualmente.
Ontem duvido que leva se aquele 1° golo.
Tem sido dos melhores para RA, melhor redes redes da Liga em Dezembro.
8 golos sofridos no campeonato.
12 Janeiro, 2021 at 10:55
Não concordo.
Para mim e disse o no.inicio da época, que percebia que RA quisesse um Gr mais experiente e tarimbado, mas que para o bem do Sporting não podiamos nem deviamos deixar cair Max.
No fundo ou deixariamos Max na sombra de Adan no campeonato, e dar lhe iamos as tacas independemente dos adversarios e a liga Europa (sem liga europa mais urgente era jogar tacas) ou deixavamos Renan e emprestava mos Max para jogar e crescer. Max é uma aposta clara de futuro. Que vai errar e aprender. Tem carisma e qualidade.
12 Janeiro, 2021 at 11:32
O Max tem quantos anos?
Ainda vai muito a tempo de ser o redes principal do Sporting.
Neste momento não o é.
Ontem devia ter jogado o Adan.
12 Janeiro, 2021 at 16:31
Foda-se, agora foi pelo Max que perdemos…
12 Janeiro, 2021 at 11:24
Bom comentário.
12 Janeiro, 2021 at 14:36
«e uma novidade, duas paragens de jogo com posse de bola perigosa para o Sporting, uma delas com o jogador fora de campo.»
Realmente aberrante! Mais aberrante foi dar as reposições de bola para o Marítimo quando a bola até estava em poder dos jogadores do Sporting.
Mas o pior foi a clara dualidade de critérios quando o TT fica lesionado e permite o contra ataque do Marítimo fazendo sinal para continuara a jogar.
SL
p.s.: se fosse tão lesto a mostra amarelos a jogadores do marítimo quanto foi com o Luís Neto, o germano-brasileiro que vai passar para os rabolhos já não estaria em campo quando marcou o primeiro golo; nem o defesa que tinha acabado de ver o amarelo, minutos depois aplicauma “paralítica” por trás ao TT e recebe … um aviso!!
12 Janeiro, 2021 at 14:42
Excelente Agnóstico.
SL
12 Janeiro, 2021 at 17:39
Acho que é normal teres muito mais comentários nas derrotas do que nas vitórias.
Ou devia ser o contrário?
12 Janeiro, 2021 at 9:10
Tenho muitas reservas em relação a esta euforia com o Amorim. Estamos a queimar o pavio pelos dois lados (à lá mestre da táctica), e quando é preciso descansar alguém os jogadores não estão minimamente preparados.
Estamos fora da Europa, fora da Taça, e não me parece que se não conseguirmos rodar mais a equipa o campeonato vá correr bem à medida que o cansaço se acumula.
12 Janeiro, 2021 at 9:19
Rodar?
Agora jogam uma vez por semana.
Ainda estão cansados?
12 Janeiro, 2021 at 9:16
O problema é que neste clube nunca se aprende com os erros!!
Mudar 6 jogadores é um risco, sendo 3 deles na defesa aumenta ainda mais esse factor…não contente ainda, Amorim decide inventar na escolha dos jogadores.
Cereja no topo do bolo, as substituiçoes foram de amador!!! Tanto no timing (só mudou a perder) como colocar Coates a PL (já houve alguém que o fazia, certo?)
Ah e tal o plantel não tem opções…então porque Bragança não é opção? Onde anda Ristovsky?Onde anda LP??
Acho que se está a tentar transfornar este treinador no que não é!
12 Janeiro, 2021 at 15:07
Concordo e sublinho …
“Acho que se está a tentar transfornar este treinador no que não é!”
Mas é que é isso que eu e muitos já dizemos há muitos meses a esta parte …
12 Janeiro, 2021 at 9:17
Notas breves
-descansar 6 titulares num jogo a eliminar foi uma atitude demasiada arrogante por parte de Amorim.
-Amorim demorou demasiado tempo a mexer na equipa.
-não ter um plano B torna-se as vezes desesperante e quando o resultado não está favorável é tudo ao molho o que até ao jogo de ontem tinha dado resultado mas não pudemos contar sempre com sorte.
– houve falta de eficácia mas já a tivemos em muitos outros jogos em que ela esteve do nosso lado.
– Plata a defesa direito não lembra ao diabo, pelo menos jogava o Quaresma mas esse treina mal 🙂
Não temos alternativa para defesa direito e ao mesmo tempo 3 defesas esquerdos.
-não temos alternativa aos 3 defesas centrais titulares, não temos alternativa ao palhinha, não temos ponta de lança.
– agora vamos imaginar que ainda estaríamos na liga Europa, esta equipa estaria de rastos.
Esta estrutura mesmo tendo contratado melhor esta época graças a exigência de Amorim fez mais uma vez um péssimo planeamento na elaboração do plantel, contrataram pessimamente nas 2 últimas épocas e não conseguiram colocar os excedentes que são da responsabilidade desta estrutura que resultou no encurtamento no plantel para esta época.
Ainda se pode tornar uma grande época, vamos em primeiro no campeonato mas também pode-se tornar uma época completamente desastrosa.
Esta equipa merece todo o nosso apoio por tudo o que dão dentro do campo, pela raça, pela entrega.
Amorim não deve ser discutido mas também ele ainda está numa fase de aprendizagem, não façam do homem o que ele ainda não é.
12 Janeiro, 2021 at 9:22
Demasiado arrogante?
Leio cada coisa
Se perdesse com os titulares normais ias dizes que foi arrogante por não ter dado oportunidades.
Coerência
12 Janeiro, 2021 at 9:42
passa á frente
12 Janeiro, 2021 at 12:30
Luis Miguel, o apoiante de Ventura não percebe bem o sentido da palavra arrogante.
É para rir.
12 Janeiro, 2021 at 11:20
Que o plantel é curto já se sabia até antes de começar a época. Não se descobriu agora…
Isso deve-se à merda de mercados que Cintra e Varandas fizeram no Verão de 2018, no Inverno de 2019, no Verão de 2019 e no Inverno de 2020. 4 janelas de mercado onde se gastaram muitos M€ e não se ganhou grande coisa em termos de jogadores para melhorar o plantel.
Vá lá que escapou o Verão de 2020 e que havia alguma qualidade na equipa de Juvenis de 18/19.
Não houve possibilidade de, neste Verão de 2020, fazer muito mais do que aquilo que foi feito porque o dinheiro era realmente curto – fruto daquilo que queimaram nas 4 janelas de transferência anteriores.
Muito tem feito o Amorim com o que tem ao dispor.
É a ele que se deve a, normalmente, boa prestação da equipa, acima de tudo, mesmo com um plantel que se sabe desde o inicio que é curto e até desequilibrado.
E é com isto que temos de ir até ao fim, mantendo o apoio e esperando que a Direcção, ou os adeptos, não estraguem o que o Amorim tem conseguido fazer.
12 Janeiro, 2021 at 11:28
De acordo contigo Fight, identifico-me a 100% com o que escreveste
12 Janeiro, 2021 at 12:29
Comentário certeiro!
12 Janeiro, 2021 at 9:20
A rotação tinha de existir. Depois da Madeira.
Ou caso nao existisse iriamos pagae com o Rio Ave na sexta.
Percebo que entre o jogo do Rio Ave e este o que temos de por as fichas todas é no Rio Ave. Há um classico noutro jogo e em caso de Vitória poderemos ficar com 7! Pontos de avanco sobre um objetivo importante, ir à champions.
Quanto ao jogo é mesmo como.na crônica. Fizemos o suficiente para ganhar mas não ganhamos. Erramos e. 2 lances e sofremos.
Concordo que Amorim mexeu tarde e em desespero, mas a ideia deve ter sido poupar ao.maximo os titulares.
Faltam 2as linhas. Ja sabiamos.
Vamos com tudo para sexta! Ganhar ao Rio Ave. Só e apenas isso.interessa.
Orgulho nesta equipa e no que teem feito
12 Janeiro, 2021 at 9:56
Mas até acho que não foi um problema de segundas linhas.
Os jogadores que mais falharam ontem, tinham sido titulares na sexta…foram o Neto e o Sportar.
Não fomos inferiores ao Maritimo em nada, apenas na maneira em que nao aproveitamos as oportunidades. Já tinha acontecido antes, só que ai caiu para o nosso lado.
12 Janeiro, 2021 at 12:21
Concordando com tudo o que dizes só tenho a acrescentar o facto de que os que alinharam em substituição dos anteriores titulares, não acrescentaram… nada!
Contudo o jogo poderia perfeitamente ter pendido a nosso favor.
Aquela da insistência do Plata no lado direito a fazer de 5 defesa não lembra a ninguém…defende mal e não tem a capacidade física que o Porro detém, para fazer o corredor !
SL
12 Janeiro, 2021 at 12:31
Já encontraste o que não existe mentiroso?
12 Janeiro, 2021 at 12:35
Tem calma.
Tenho andado ocupado. Mas já comecei a trabalhar no assunto.
Estavas à espreita que postasse ?
Já to disse aqui e repito que se porventura tiver falhado aqui me penitenciarei, algo que tu nunca fazes !
Faz te homenzinho nem que seja com h pequeno.
12 Janeiro, 2021 at 16:39
Eu não o faço porque não coloco palavras na boca dos outros.
Estou-me bem a cagar se tens tempo ou não, para a próxima estás calado.
O que se passou aqui foi muito simples:
Vens para aqui apregoar educação, elevação e bons costumes montado num unicórnio de superioridade moral como faz o teu amigo Parolinho a quem costumas bater muitas palminhas e depois acontece como lhe acontece a ele: és apanhado na tua própria hipocrisia e demagogia e nem homem és para assumir o que fazes, andas às voltinhas até arranjares um buraco para te enfiar, como tem faz o outro.
Eu pelo menos não ando a apregoar uma coisa e faço outra, ainda por cima feito um sonsinho.
Até te desculpares, porque não vais encontrar o que não existe, és um hipócrita mentiroso que põe palavras na boca dos outros e depois não tem a coluna para admitir o erro.
É isto.
12 Janeiro, 2021 at 10:04
“Faltam 2as linhas. Ja sabiamos.”
Faltam sim, mas não deixa de ser curioso que provavelmente os mais preparados para serem opções (essas tais 2as linhas) não contam…Ristovsky (alguém deveria explicar porque não é opção) e Daniel Bragança.
E acredito que Pedro Marques tb desse algum jeito em certos momentos.
12 Janeiro, 2021 at 10:10
Ristovski é um problema de disciplina. Nada a dizer.
Quanto a Bragança concordo que deva ter ainda mais oportunidades
12 Janeiro, 2021 at 10:26
…ok e?? Encosta se assim um ativo do clube com esse vazio de “é problema de disciplina”?? Um gajo que sempre deu tudo enquanto jogou pelo clube?!!?
12 Janeiro, 2021 at 10:57
Não sei exato o que se passou. Mas nao me parece de todo uma birra do Amorim.
Nesses casos e nao sabendo a fundo tenho de dar razão ao treinador
12 Janeiro, 2021 at 15:28
Em caso de dúvida,, de “não se saber a fundo” a razão é sempre do mais forte. Justiça? Fácil, fácil.
Eheheheh
12 Janeiro, 2021 at 17:43
Se não sabes o que se passou mais uma razão para ser explicado.
12 Janeiro, 2021 at 9:21
Tinhamos até ontem o registo de 18 jogos, 15 vitórias, 2 empates e 1 derrota.
Nas competições internas tinhamos 16 jogos, 14 vitórias e 0 derrotas.
Por mais que se olhe para a equipa, é natural que iremos ter alguns dissabores até ao final da época. Até porque já há muito tempo que a diferença de recursos para os rivais, não era tão acentuada como agora.
12 Janeiro, 2021 at 9:23
E ontem, se dúvidas houvessem, ficaram ainda mais visiveis os pontos fracos deste Sporting.
Neto não só comprometeu no golo, como ainda se habilitou a que assinalassem um penalty ridiculo na primeira parte.
E os falhanços de TT e Sporar…..o Tiago ainda tem desculpa de ser ainda muito novo, mas Sporar tem que render muito mais dentro da área.
Acho que um central e um avançado teriam sido extremamente úteis neste mercado de inverso.
12 Janeiro, 2021 at 10:42
Tudo dito, já tinha dito que é necessário um central que saiba sair com a bola nos pés, nos jogos do sporting, em certos momentos em que o jogo está mais “frio”, os defesas do sporting começam a mandar charutadas para à frente e reza-se para que alguém apareça nas costas, quanto ao avançado penso que é vital ter um gajo corpulento com bom jogo aéreo
12 Janeiro, 2021 at 11:10
Não há dinheiro para contratações – e talvez por isso fosse importante ter aproveitado o Pinho em fim de contrato!
Espero que a Direcção não enterre mais o Clube e se limita a vender ou emprestar o entulho que por lá anda só a consumir dinheiro (que nem existe).
Para o campeonato, e uma vez que a Taça da Liga se esgota na próxima semana, este plantel tem que ser mais que suficiente para fazermos uma boa época – que será ganharmos os jogos com as equipas menos fortes e darmos luta nos jogos com as equipas mais fortes – Benfic@, Porto e Braga.
E no fim fazem-se as contas.
12 Janeiro, 2021 at 14:40
!00% de acordo Miguel.
SL
12 Janeiro, 2021 at 14:40
* 100%
12 Janeiro, 2021 at 15:13
‘Mercado de inverso’ é muito bom …
Realmente, a psicologia inversa é uma técnica e uma tendência que actua muito ao nivel do subconsciente …
12 Janeiro, 2021 at 17:44
Se não venderem ninguém já me dou por contente…
12 Janeiro, 2021 at 15:12
AHAHAHAHAH
Já recebeste a ‘nova cartilha’?!?!?
Pois parece que sim … Agora é carregar nas desculpas por causa do plantel …
Então, mas quem é que ‘construiu’ este DESIQUILIBRADO plantel?!?
Ah, ok, são aqueles que tu defendes …
O treinador não teve culpa nenhuma, deve ser a próxima carta a sair do baralho …
Manca-te assalariado …
12 Janeiro, 2021 at 9:21
Falhámos golos, eles marcaram. O Max foi mero espectador, sem hipóteses nos golos que surgem de dois erros nossos.
O Plata jogou na ala, ao contrário do que já li, não foi dos piores, acho até que longe disso, junto com o Nuno Santos eram os únicos que tentavam mexer com o jogo. Na segunda parte cria lance de golo que o Tabata desperdiça, e no fim mostra ao mundo porque é que o Sporar é uma bela merda.
O Matheus Nunes não é médio, peço já desculpas a quem gosta dele, mas não pode jogar ali, não só não se destaca na vertente do passe, mas ajuda defensiva também não parece ser a cena dele.
Tabata coitado.
Jogos a eliminar são assim, resolvem-se nos pormenores, os nossos chamam-se Neto e Sporar. Precisamos de um ponta, acredito que este tenha sido o jogo que mostrou que precisamos mesmo do Paulinho (diz que não há mais nenhum ponta de jeito).
O resto, é a parvoíce do costume, mandar a baixo um gajo que é Diretor Desportivo, Diretor de Comunicação, Treinador, e de certeza que também é Presidente nas horas vagas, é algo que não percebo. O homem trabalha com o que tem, que é muito pouco, falhou nas mexidas, mas isso não é o suficiente para dizer que é uma merda. A cena do bestial a besta nunca fez sentido, não faz agora com o Lampião, o gajo que elevou todos os jogadores que tem, incluindo o Coates que nunca jogou tão bem na carreira, que conseguiu segurar a máquina que é o Palhinha, e que fez o Pote e o Nuno Santos explodirem em relação ao ano passado.
12 Janeiro, 2021 at 11:04
Bom comentário.
12 Janeiro, 2021 at 9:22
O jogo estava controlado, o resultado não… Palhinha escorregou, acontece aos melhores. No segundo golo, TT fica diminuído fisicamente e o jogo segue, ao contrário parava o jogo….
Esta direção foi e é incompetente. Nanu, Zaidu, AL Musrati, Taremi, Tony Martinez, Santana, foram contratados a preço de saldo, Nuno Santos e Pedro Gonçalves, bons jogadores, contratados a preços exorbitantes mais comissões.
12 Janeiro, 2021 at 11:37
Respeito o comentário e rebato o que não concordo:
Palhinha escorrega num passe de merda do Neto que tem 2 tijolos nos pés (esse mesmo Neto, não satisfeito da merda que fez, ainda vai para cima do Bambock que tinha o Borja em cima dele e deixa o Pinho isolado).
Deste Lote: Nanu, Zaidu, AL Musrati, Taremi, Tony Martinez, Santana – Só queria o Taremi.
PS
Quanto a Nuno Santos e Pote, grandes jogadores, de facto. Coisa rara é mesmo esta cambada que nos dirige contratar bons jogadores, apesar do negócio ruinoso.
SL
12 Janeiro, 2021 at 12:05
Tal como deixámos “escapar” Taremi (estava na cara que é bom jogador), ainda nos damos ao luxo de não contar com LP e Pedro Marques.
Alguém acredita mesmo que vamos lutar pelo campeonato com Sporar e TT como PL?
13 Janeiro, 2021 at 4:01
Sporar fortifica o carácter, há que saber Sporar. É Sporar pra ver, porra!
P. S. — acredito que Sporar pode e vai dar muito mais. Ainda não teve seguimento e faltam golos, mas o ketchup vai abrir. Já Neto não serve nem para o banco, e recordo que ontem foi capitão. Como poderia dar certo? Nau capitaneada por Neto naufraga em mares picados de padres.
12 Janeiro, 2021 at 9:23
Começando pelo principio…eu acho que o Amorim fez bem em mudar a equipa. Olhando para o 11, está +- de acordo com o que eu faria. Nisso não culpo minimamente o Amorim. E a equipa entrou bem e intensa e a verdade é que o Ferro tem razão…
A primeira coisa que me irritou foi a soberba do Nuno Santos. Eu acho que o N. Santos entrou…..demasiado convencido (cocky). Eu percebo que tome 1 vez a decisão de chutar de um angulo de merda com 2 ou 3 jogadores em muito melhor posição para marcar. Que o tenha feito 3 ou 4 vezes….é mesmo irritante. Para além disso não entrou com a faca nos dentes. Só a meteu quando as coisas se complicaram. Até lá foi displicente e nunca foi o jogador útil que tem sido.
Conforme o jogo ia correndo o meio campo parecia bem, o N. Mendes estava bem (ao contrário do que tem estado), defensivamente a equipa estava tranquila…mas depois o N. Santos estava no modo que falei antes e a dupla Tabata/Plata não funcionava. Nunca funcionou o jogo todo. O nosso flanco direito foi completamente inexistente.
Eu tenho dificuldade em encaixar o Plata em qualquer lugar neste sistema. Mas se é para ele fazer o flanco direito o Amorim tem de meter um interior que abra bem na ala para permitir o movimento interior do Plata. Plata a ir sempre para cima do Tabata afunila o jogo de tal forma que a equipa fica completamente coxa. Para além disso cada vez tenho mais duvidas sobre o Tabata. Ele parece ter bons pés mas….parece não ter a velocidade para jogar no Sporting. Parece faltar sempre 1 segundo para ele decidir bem ou executar bem. E ele parece estar sempre à procura de espaço com a bola…se o Porro o ajuda a “alargar o campo” e a ter o tal espaço, o Plata só lhe complica a vida porque enche o espaço dele e encurta o campo…
Isto foi muito evidente desde pai os 15, 20 minutos. E isto vem a 2ª coisa que me irritou. A soberba do Amorim do “isto vai chegar”. O plano de jogo de “mais cedo ou mais tarde isto vai chegar” foi o que nos fodeu com o Lask. Quando ela entra a equipa entra em desespero como se nunca lhe tivesse passado pela cabeça sofrer um golo e ficar contra a espada e a parede.
Eu concordo muito com o Ferro. Fomos a equipa que costumamos ser. Desta vez tivemos algum azar no jogo em vez de sorte. Já muitos de nós tinhamos dito…ou o Amorim ganha capacidade de alterar o jogo que está a entrar numa rotina ou se está a complicar para nós ou então vai dar merda porque nem sempre vamos ter a sorte do jogo. Desta vez foi o que aconteceu. O jogo esteve no máximo “morno” desde os 20/25 minutos, com o Marítimo a acertar nas marcações e no timming de matar o jogo com faltas e a partir daí o Sporting entrou num marasmo e o Amorim não foi (e isto tem acontecido várias vezes) capaz de ajudar a equipa a desequilibrar o adversário, fazê-lo ter de lidar com novos problemas.
Para mim confesso que é bastante difícil de entender como o Bragança desapareceu do mapa ou como é que o Inácio não joga no lugar do Coates e reemerge um Borja meio do nada…Ao intervalo eu já só pensava em tirar o N. Santos e meter o Bragança. Partindo do principio que queria poupar jogadores…adiantar o Plata e abrir o M. Nunes na ala ou ao contrário…adiantar o M. Nunes e ser o M. Nunes a abrir na direita e dar espaço ao Plata…e meter o Bragança do lado do Palhinha a meio campo. O jogo todo pensei o que raio estava ali o Borja a fazer e porque é que não nos demos aquela saída de bola que o Inácio dá (não que o Borja tenha metido agua mas nunca ajudou a equipa).
Aquelas 3 substituições ao mesmo tempo deu um sinal de desespero que a equipa entendeu exatamente como isso. A partir daí fomos uma equipa sôfrega, em sofrimento e sem o mínimo de inteligência emocional para ir com calma para cima. A sub do Coates matou o resto que sobrava.
Eu gosto do Amorim…mas são 2 objetivos perdidos em Janeiro contra equipas medianas (na melhor das hipóteses), em jogos que um dos problemas é a vontade de “controlar” o jogo achando que isso é possivel e sem mexer muito para não “desequilibrar” o jogo e acabamos a sofrer 1 golo (porque um 0-0 nunca está controlado) e entramos em pânico. Há um gestão deficiente destes jogos de taça em que nos convencemos que o 0-0 está bom e que não é preciso arriscar ou mudar.
12 Janeiro, 2021 at 9:45
Concordo com muito que disseste … queria apenas sublinhar que para o flanco direito tem de se apostar no Plata mas a extremo (melhor que Tabata) e não a DD!
12 Janeiro, 2021 at 10:02
E tenho sérias dúvidas que Bragança tivesse funcionado melhor que Matheus Nunes, neste jogo, tendo em conta as condições do relvado …
12 Janeiro, 2021 at 10:08
E por isso não o teria colocado de inicio. Metia a meio e não tirava o M. Nunes…era mais para ajudar o Tabata ou o Plata (o que ficasse em campo) fazendo o M. Nunes abrir mais na ala e “descongestionar” o meio…não havia ninguém a “abrir o jogo” e o M. Nunes poderia fazê-lo.
Outras soluções eram o Porro ou/e o João Mário logo ao intervalo ou muito cedo na 2 parte e sair 1 ou logo os 2 (Tabata e Plata) mas deduzo que ambos precisassem mesmo de descansar.
Era evidente que a equipa não estava a funcionar na direita e isso estava a deixar o Marítimo MUITO confortável porque era pressionar e depois se passassem a pressão era fechar bem o meio e a esquerda…
12 Janeiro, 2021 at 10:09
É isso!!
Daniel Bragança que por acaso foi considerado dos melhores jogadores no Estoril na 2ª divisão…deve ter sido só bons relvados e só jogaram no verão…
12 Janeiro, 2021 at 10:16
Exato…
Basta lembrar a diferença que fez na Choupana ter um João Mário que mesmo assim dava algum “perfume” ao jogo.
Quanto mais não seja porque pensam mais depressa que os outros e executam mais rápido. Podem acertar menos que num relvado normal mas obrigam o adversário a ser mais do que correr e “lavrar terra” porque e forem eles encontram o espaço…
Não pode ser uma equipa toda assim mas entrando em jogo…pelo menos desequilibram uma balança que está muito equilibrada….alteram o status quo de um jogo “amarrado”…
12 Janeiro, 2021 at 10:22
Ainda por cima na forma que JPalhinha está (ontem fez mais um jogo de grande qualidade!!!) ainda faz mais sentido jogar Bragança, porque acrescenta muito mais ofensivamente que MN.
Ontem até pelo Tabata tenho a certeza que rendia mais (ficava o miudo na posição de LD e subia o plata)
A não ser que Bragança ande a gtreinar treinar mal…
12 Janeiro, 2021 at 12:52
sim, em vez de Tabata já concordaria
12 Janeiro, 2021 at 10:03
Tenho muitas duvidas porque eu sei que passamos a vida a chamar “aquilo” de extremos mas eles jogam mais como avançados do que como outra coisa. Na verdade nos jogamos com 3 avançados centro e não com 1 avançado e 2 extremos. Eles jogam sempre por dentro. E o movimento do Plata é da ala para dentro e ele parece ter muita dificuldade em jogar por dentro (tem muitos jogadores e por isso está sempre a fintar outro e outro e outro e acaba por perder 90% das bolas).
Eu acho que estamos a tentar encaixar o Plata porque ele tem talento e vontade mas sinceramente acho que não encaixa mesmo em lado nenhum neste sistema porque é um extremo puro e nós jogamos sem extremos…
12 Janeiro, 2021 at 10:07
Mas Tiago, se tem talento e vontade e acabou de fazer 20 anos, porquê então não devemos apostar e tentar fazer-lo evoluir?
Eu ontem só teria dado mais minutos ao Quaresma e/ou Inácio e talvez lancar Bragança na segunda parte.
É esse o ADN do clube nas vitórias…..e será assim obrigatoriamente nas derrotas tb.
12 Janeiro, 2021 at 10:11
É por isso que não me leste dizer para desistir do Plata…
Mas que é uma grande dificuldade encaixá-lo…é….
E confesso que tenho cada vez mais duvidas se não era mesmo melhor emprestá-lo para um clube que jogue onde ele encaixe e ir buscar mesmo um ala direito a sério que seja alternativa ao Porro (sendo que ir buscar pode ser aos dispensados ou à equipa B).
Aliás parece-me bastante incrível que estejamos «à beira» de contratar um ala esquerdo onde há 3 ou 4 alternativas (e por exemplo onde o Plata possivelmente até rendia mais que à direita) e onde não há ninguém…nada….
12 Janeiro, 2021 at 10:20
Não foi pelo Plata que fraquejamos ontem.
Aliás, Tabata esteve bem menos em jogo e com menor acerto.
Não gosto muito da politica de ir comprar suplentes. Acho que para o lugar de Porro temos opções dentro de casa, mais que suficientes.
Já para central e avançado centro….
12 Janeiro, 2021 at 10:22
Não foi pelo Plata nem pelo Tabata…mas um dos maiores problemas da equipa foi a falta de “sociedade” entre os 2 e como afunilaram o jogo…
12 Janeiro, 2021 at 10:28
Talvez…. a parceria Tabata/Plata não ajudou de facto a equipa, é dos tais casos que a soma das individualidades não contribuiu para um colectivo mais forte.
Mas para mim apostar em Neto e Borja em detrimento de Quaresma e Inácio é que não faz muito sentido, porque nestes 2 casos específicos terem maior experiência nao se traduz em maior acerto.
12 Janeiro, 2021 at 11:00
Por acaso acho que os 2 juntos nunca funcionará. Tabata é jogador de movimentos de fora para dentro. O problema é que Plata na direira tambem.
12 Janeiro, 2021 at 10:21
Opa mas a defesa direito…
Deu casa.
O maior erro foi ter insistido tanto naquela ala direita com Tabata e Plata, ou joga um outro, nunca os dois.
12 Janeiro, 2021 at 9:27
Como Sportinguista actual: ainda bem que perdemos. Assim concentramo-nos no campeonato. Temos é que o ganhar.
Como Brunista. Infelizmente perdemos. Noutros tempos havia uma exigência que nos levava a disputar todas as competições até ao fim, a jogar contra Juventus, Manchesters de olhos nos olhos e fodidos por empatar. Obviamente que quero ser campeão, apesar do receio que isso dê carta branca ao desmembramento do clube, que já iniciou de fininho, perante o olhar embevecido e imbecil dos 71% por seguirmos em 1º. Ou, como lhe chamam os cartilheiros, “grande sucesso desportivo” que tudo permite, excepto a crítica.
12 Janeiro, 2021 at 9:36
Quando é que jogámos com o Manchester olhos nos olhos? Ou com a Juventus?!
Jogámos tanto olhos nos olhos como ontem o Marítimo jogou connosco…
12 Janeiro, 2021 at 9:38
Caguem nas competições europeias. O que interessa é o campeonato.
Legia? Que se lixe. Os outros que pontuem na Europa. Temos é de ser campeões.
Bons tempos.
Na, estou a brincar, isto nunca aconteceu.
12 Janeiro, 2021 at 9:44
Exato….
Essa é outra…
Sou capaz de dar um saltinho ao jogo da Juve para ler a indignação do Valdemar por termos empatado…
12 Janeiro, 2021 at 10:02
Eu já descarreguei ontem.
Andou tudo iludido com o catedrático…ainda hoje nem se aperceberam o erro que foi apostar ou manter 3 anos essa personagem.
Siga.
12 Janeiro, 2021 at 11:01
Faltava os 71 após uma derrota!
Que saudades caralho
12 Janeiro, 2021 at 9:28
Fiquei chateado (pq resultou numa eliminação) mas não preocupado!
O Marítimo só teve 2 oportunidades de rematar à baliza e marcou 2 golos. Isto é futebol e acontece a todas as equipas grandes … mas nos 80 jogos duma temporada acontece 1 ou 2 vezes. Mesmo a jogar cansados e sem inspiração podiamos ter facilmente ganho. É esquecer e seguir em frente. Não beliscou a minha crença na equipa. O Rio Ave vai pagar a factura da raiva destes rapazes!
12 Janeiro, 2021 at 9:28
Verdade que ainda estou digerir muito mal está derrota…
Mas “ é isso tudo”…
A equipa “ fez o que devia…”…
“Só que devia ter marcado…e não marcou…”
Como seria o resultado final…se TT em vez de “ ter feito pontaria à barra “…fizesse inquérito (aparentemente) era mais fácil…?
Aceito que estejamos “ chateados”…
Mas isso será razão…para certos comentários feitos ontem ( e que certamente hoje alguns irão continuar…)…?
Não me parece…mas cada um é quecsabe…
Sporting Sempre…!
12 Janeiro, 2021 at 9:30
3 pontos são recuperaveis.
Uma eliminação não.
Isto é que esta a moer.
RA não podia estar a espera e depois correr anarquicamente atrás do prejuízo.
12 Janeiro, 2021 at 9:41
Certo! RA é bom treinador e encaixa no que o clube precisa neste momento, mas ainda está a aprender! Infelizmente temos de ter paciência …
12 Janeiro, 2021 at 9:59
Tem que conseguir o acesso á Champions.
Aprender é com os erros de ontem.
12 Janeiro, 2021 at 9:30
“ fizesse o que ( aparentemente)era mais fácil…
Há alguma maneira de eu tirar o raio da “ escrita inteligente…?
12 Janeiro, 2021 at 9:32
Volto ao post sobre o Iuri Medeiros e aos comentários de “é jogador de equipa do meio da tabela, não de equipa grande”…mas depois vejo apostas em jogadores como borja, tabata…
Ainda bem que não conseguiram vender outro jogador de equipa média…João Palhinha!! Imaginem o que tinha sido.
12 Janeiro, 2021 at 9:58
Já escrevi tudo ontem.
Super importante ganhar ao Rio Ave.
Jogo a jogo, no final fazem se as contas.
Teve mal RA ontem a mexer tarde na equipa.
É continuar o excelente campeonato.
Espero bem que não venha ai um pokemon em Janeiro, para foder este plantel, onde todos têm se mantidos unidos.
Para jogar campeonato chega e sobra.
Bom dia a todos.
12 Janeiro, 2021 at 10:21
Em relação a RA…
Também acho “ que falhou “ foi no timing das substituições…
De resto os que começaram o jogo se tivessem aproveitado as oportunidades…
“ nem se tinha dado” pela falta dos que ficaram inicialmente no banco…
Agora não há nada a fazer em relação ao jogo de ontem…
Que “ abram os olhos” para o que vem a seguir…
SL
12 Janeiro, 2021 at 11:49
Bom dia, desculpe-me a pergunta mas ontem o Ruben Amorim não foi a conferencia de imprensa?
Se não foi por não poder, é estranho pois na liga vai sempre e supostamente tambem não pode.
Se não foi por não querer ir, é muito mau, é que nos maus resultados é que se vê os grandes lideres a assumirem os seus erros e os erros dos que estão as suas ordens.
Saudações Leoninas
12 Janeiro, 2021 at 10:02
Estamos em Janeiro ! Se há altura para reforçar a equipa é agora !
O que temos parece-me curto para atingir qualquer dos objectivos a que nos estamos a propor….
12 Janeiro, 2021 at 10:06
O único objetivo da direção e equipa técnica parece me bastante evidente…3º lugar no campeonato.
12 Janeiro, 2021 at 11:03
Eu daria as fichas todas num central.
Para mim a posição mais carenciada. Pela direita.
Sinceramente mais urgente que qlq PL
12 Janeiro, 2021 at 12:41
São muitos os jogos em que não sofres golos e não tens maneira de desatar a vitoria na frente…
Um atacante é muito mais útil para o nosso jogo !
12 Janeiro, 2021 at 10:06
Que RA tinha de fazer algumas trocas isso para mim era certinho.
Mas esperava era ver Inácio ou Quaresma em vez de Borja que já percebemos que não serve. Plata a fazer de Porro também não serve. Gostava de ter visto Matheus ou Hevertton (capitão da equipa B) na lateral direita. Bragança no meio campo.
Na Taça da Liga gostava de ver Inácio e Bragança a ter minutos.
12 Janeiro, 2021 at 10:23
Depois da demonstração de raça na passada sexta, obviamente que custa perder uma eliminatória da taça contra um adversário mais fraco.
Agora é fácil acusar Rúben de ter mexido de mais na equipa, mas a verdade é que na primeira parte o jogo poderia estar mais do que resolvido, tivesse existido a eficácia que tem sido normal esta época.
Entrar em paranóia devido a este resultado não se justifica. Rúben arriscou, tentando dar ainda mais força ao grupo, com a substituição de 6 titulares. Se tivesse corrido bem, como esteve quase para acontecer, diríamos, exageradamente, que foi uma gestão genial. Passamos rapidamente do 8 ao 80. É futebol…
A verdade é que, colocando uma visão de helicóptero sobre a época, temos tido sorte em alguns jogos, mas, mesmo apesar das eliminações da liga europa e taça, confesso que no início da época nunca imaginei ver a equipa em primeiro lugar em Janeiro e isso deve-se exclusivamente a Rúben e à unidade de grupo de criou, com um plantel que continua a ser desequilibrado em qualidade, sobretudo comparado com Benfica e Porto, mas até mesmo com o Braga.
Não posso, em consciência, crucificar este grupo de trabalho por esta derrota. É isso que constantemente nos mata. Apoio total a este grupo, que tem sabido suar o Rampante.
Agora, quem tem responsabilidades directivas tem que ter outra visão. Esta derrota mostra que ainda não temos um grupo com a qualidade suficiente para atacar várias frentes. Portanto, espero bem que não estejam a descansar à sombra das competências motivacionais de Amorim e que rapidamente ajudem a equilibrar o plantel onde é mais necessário. Haverá competência a este nível?
Quando vejo o Benfica a ir buscar um jogador semelhante ao Paulinho a custo zero, o Braga a ir buscar o Lucas Piázon também a custo zero, e nós nem um tal de Matheus Reis conseguimos confirmar, confesso que fico com as maiores das dúvidas…
Relembro-me que o fim do jejum que terminou em 99/00 foi muito conseguido com algumas contratações cirúrgicas no mercado de inverno. Mpenza, César Prates e André Cruz vieram a revelar-se decisivos. E também então estávamos longe de ser favoritos, sobretudo à beira do Porto de então, que vinha do penta, e ainda havia o Boavistão…
As semelhanças com o período actual são evidentes, e apesar de considerar o actual contexto mais difícil, gostaria de pelo menos sentir que os nossos dirigentes fizeram o máximo para repetir a gracinha.
SL
12 Janeiro, 2021 at 10:50
sapinho
temos de fazer neste inverno entre 20 -30 milhões em vendas para pagar salarios até ao final da época ou adiantar dinheiro da nos, contratações só por emprestimo ou a custo zero, esta é a reralidade o resto são sonhos.
matheus reis ?
4 defesas esquerdos ?
alguém vai ter de saltar fora e que renda um bom dinheiro e só vejo um nessas condições.
12 Janeiro, 2021 at 12:07
Fight for your Right, é possível, com bom scouting, fazer boas contratações sem pagar somas astronómicas. Dei exemplo de dois bons jogadores que o Benfica e o Braga foram buscar a custo zero.
Em relação ao Matheus Reis, eu não estou a elogiar a sua contratação, pois, sinceramente não o conheço. Pelo que li, pode jogar também a central, daí o interesse, parece-me.
Independentemente das questões financeiras, usei o Matheus Reis apenas para ridicularizar o que me parece ser uma mercado de inverno mal preparado pela nossa Direcção, considerando que vamos na frente do campeonato. Se até dificuldades temos em contratar um gajo com imensas reservas e supostamente barato como ele, como ter confiança em contratar 2 ou 3 reforços que realmente acrescentem algo à equipa?
Foi um desabafo, com muita pena minha, pois acho que esta equipa merecia esse esforço.
SL
12 Janeiro, 2021 at 14:05
eu percebi sapinho, só quis alertar para o que está para vir.
12 Janeiro, 2021 at 10:52
Bom comentário.
12 Janeiro, 2021 at 10:33
Este Rodrigo Pinho tem sido uma boa aposta. Com golo e barato. Para completar TT e Sporar.
Rio Ave muito importante ganhar!
12 Janeiro, 2021 at 10:33
* tinha sido
12 Janeiro, 2021 at 10:54
Eu aproveitava as excelentes relações com o rival e ia buscar o Seferovic.
Acredito que na nossa equipa fazia alguns estragos (em termos de relação com baliza, muito superior ao que lá temos)
12 Janeiro, 2021 at 11:42
o melhor modo de completar o Sporar era completando uma transferência.
Não sei o que conta o Phellype… mas continuo na minha de que é bem melhor.
Gajos a preço de banana
– este Pinho
– Santana do SC
– Taremi (no Sporting via 5 amarelos por simulação em 5 jogos, mas pronto)
(o Toni Martinez não vale um p…)
(o Paulinho só por 2 ou 3M, e, e…)
12 Janeiro, 2021 at 11:48
Pois…o Santana (ex-Santa Clara) já foi para a China!
O Luiz Phellipe ainda recupera de lesão?
O Taremi tinha sido bem sacado ao Rio Ave…
Paulinho só por troca com o Braga…podiamos dar Illori, Borja e Camacho!
12 Janeiro, 2021 at 10:43
Como em tantas vezes, tentou-se poupar titulares e “ganhar” suplentes.
Como em tantas vezes, perderam-se suplentes (Tabata, Plata, Borja, por exp., revelaram como estão longe do que se espera para uma equipa a sério) e ficou a poupança dos titulares (nem toda, ainda assim).
Infelizmente, como em tantas vezes, pelo meio ficou uma derrota, com a agravante de ter sido num jogo a eliminar e sem recuperação possível.
12 Janeiro, 2021 at 10:53
a rotação também se faz durante os jogos e não somente num especifico.
12 Janeiro, 2021 at 10:49
Após aquele falhanço à Bryan Ruiz do Sporar, eu disse: “é para esquecer porque a bola hoje não entra”, o RA também foi teimoso em não ter começado a meter os pesos pesados mais cedo, quando a carne foi toda metida no assador, os clientes já tinham saído todos da churrascaria. Outros erros em que se pode apontar é o facto do plata não ser um jogador para fazer o corredor inteiro, visto que tem zero características defensivas, além disso o Matheus Nunes não me parece uma boa opção para jogar a 8 em vez do Bragança.
Fiquei com muita raiva, e espero bem que os jogadores na sexta entrem em jogo e descarreguem toda a raiva dos sportinguistas sentiram com esta o desfecho do jogo de ontem (no bom sentido claro).
12 Janeiro, 2021 at 10:54
mais valia ter jogado o matheus nunes a defesa direito e o bragança no meio campo.
12 Janeiro, 2021 at 11:20
Opinião interessante, já houve jogos em que o matheus entrou para fazer o corredor direito e até se deu muito bem, ele tem bons pés e um bom controlo de bola, o que lhe falta é capacidade de decisão (algo que é muito importante num jogador do meio-camo).
12 Janeiro, 2021 at 11:35
eu até sou da opinião que o matheus nunes rende mais encostado no corredor direito que a interior, tem bom arranque, boa tecnica no um para um, bom passe, um joão mario no tempo de jj.
para mim fazia mais sentido meter o matheus nunes a defesa direito do que plata.
12 Janeiro, 2021 at 11:48
alias até vejo na matheus nunes algumas semelhanças com o pedro barbosa.
12 Janeiro, 2021 at 10:49
Bom resumo do que foi o jogo.
Não foi uma arbitragem escandalosa mas foi uma arbitragem que nos penalizou, tal o pau que foi permitido ao Marítimo dar nos nossos jogadores.
Depois, o resto foi futebol. De lado uma equipa que desperdiçou todas as oportunidades e do outro uma equipa que teve 3 oportunidades – 2 de canto e uma dum mau passe nosso – e marcou 2 golos.
Amorim fez o que tinha de fazer.
Nem sequer o culpo de ter feito as substituições tarde porque, até ao 1º golo, éramos a equipa que estava por cima e mais próximo de marcar… Esperava-se um golo nosso numa das oportunidades que íamos tendo, enquanto o Marítimo praticamente não incomodava o Max.
O Manuel Oliveira é, para mim, o pior árbitro que está na 1ª Categoria dos árbitros portugueses. Eu costumo dizer que não chega ninguém à 1ª Categoria que não seja suficientemente bom árbitro para poder arbitrar um jogo decentemente mas o Manuel Oliveira é a excepção a isso. Todos os outros só não apitam bem porque, em determinados jogos ou momentos, não o querem fazer. Não é o caso com este árbitro, que é incompetente mesmo. O que só piora a situação quando também opta por roubar.
A quantidade de más decisõezinhas foi um absurdo. Obviamente, e mais uma vez, o primeiro amarelo é para nós quando houve 2 ou 3 ocasiões claras de amarelo para o Marítimo que passaram só com um aviso.
Enfim, foi um jogo em que nos faltou eficácia e onde esse foi realmente o ponto forte do adversário. Acontece!
É pena ficarmos fora da Taça de Portugal mas estou 100% de acordo com a gestão feita pelo Amorim. Não concordo com as opiniões de quem, agora, acha que devíamos fazer gestão contra o Porto, por ser Taça da Liga. Aliás, o nosso domínio no jogo, apesar de jogarmos com alguns normalmente suplentes, mostra que podíamos perfeitamente ter ganho. Perdemos porque, é futebol, nem sempre a melhor equipa ganha.
Agora, é manter a cabeça levantada e ganhar ao Rio Ave sem espinhas, seguindo a caminhada invictos no campeonato – aproveitando, se a sorte ajudar, para aumentar para 6 pontos a vantagem sobre os rivais. E, preparem-se, vamos apanhar com um dos árbitros que mais nos rouba… que tentará repetir essa proeza.
12 Janeiro, 2021 at 10:57
Na minha opinião as trocas depois da choupana há 3 dias eram obrigatórias, mesmo assim faltou e muito o “arreganho” de há dias, andámos um bocado a “pastar” até ficarmos de calças na mão…
À partida só 2 erros de R.A. :
– um grave, arrogante – Plata a defesa direito, não é, nunca foi e nunca será e neste contexto (não se lhe pode pedir que defenda) para mim até foi dos melhores no ataque; (tem potencialidade para ser o nosso melhor ( único…) “abre-latas”, assim seja devidamente treinado; a defesa direito só dá para se perder o jogador)
– outro não, nada contra o Max mas para mim jogaria Adan, principalmente não havendo Coates.
De resto concordo com o poste com uma principal ressalva – para Sporar nunca há perdidas incríveis (isso é/foi para Ruiz… ainda hoje me doi…)
Não houve missa (penalty perdoado ao Neto em altura crítica) mas o árbitro fez uma má arbitragem, impedindo o Sporting de atacar (com maritimistas à cacetada e a deitarem-se para o chão apenas com o bafo dos nossos – então um tal de zan qualquer coisa… um jogo de 50 e tal faltas não permite jogar futebol)
Ao maritimo, como acontece frequentemente neste tipo de jogos saiu o vigésimo premiado (fizeram por isso, mas não foi merecido, a bola é assim, Max não fez uma defesa…)
De resto, custou-me mas já estou recuperado – que se f*** a taça!
Vamos mas é a “eles” na sexta, à Leão, como na choupana.
12 Janeiro, 2021 at 11:02
Azia. Mas uma azia diferente.
Há uns tempos, estaria conformado. Varandas é uma merda, não há estrutura, perder ou empatar era normal.
Agora, um gajo vê raça e habitua-se a vencer. Vê os atletas darem tudo, custa perder. É de facto uma azia diferente.
Amorim tinha de mexer, não há volta a dar. O plantel é curto, em muitas posições não há alternativa de qualidade. O jogo da Choupana iria sempre pesar ontem, embora houvesse quem o ignorasse.
Não passámos esta eliminatória porque não fomos eficazes na primeira parte. Jogámos o suficiente para arrumar com o jogo.
Não passámos esta eliminatório pq Amorim mexeu tarde.
Podemos jogar um pouco FM, pq não o Quaresma em vez do Neto, pq não Bragança, etc. Mas não vou discutir isto agora qd vejo o excelente trabalho que o treinador está a fazer. Eu até tinha apostado muito mais ontem que ele, mesmo arriscando o Rio Ave e cagando de alto na taça da liga.
Não há milagres. Se não vem um central e um PL, a raça/estrelinha não chega.
Apoiar estes rapazes, sempre.
12 Janeiro, 2021 at 12:10
Muito bem. Totalmente de acordo.
SL
12 Janeiro, 2021 at 13:14
Bom comentário.
Só acho que estar sempre a pedir mais jogadores é indicio de uma de três coisas:
a) ou não se percebe ou ignora a situação financeira do clube…
b) ou não se quer saber da situação financeira do clube…
c) ou a vontade de ganhar é tão grande que, foda-se, vamos lá fechar os olhos ao resto…
E eu acho que há de tudo um pouco por aqui, na Tasca.
Por mim, tendo em conta que até ao fim da época só há os jogos do campeonato, mais os 2 jogos – que até pode ser só 1! – da Taça da Liga, que acaba para a semana, não contratava ninguém agora, a não ser que aparecesse uma oportunidade daquelas que seria estúpido perder.
É vender/emprestar o entulho e seguir focados no jogo a jogo, sem estragar o excelente trabalho que o Amorim fez até agora, com um plantel curto, desequilibrado, e cheio de moços jovens.
😉
12 Janeiro, 2021 at 13:19
Eu peço jogadoras. Gosto muito daquela inglesa que foi dispensada do Charlton.
12 Janeiro, 2021 at 19:40
E)
Investir num pl, ser campeão. Retorno desportivo, retorno financeiro. Alegria e motivação dos adeptos.
Fácil segurar pérolas por seres campeão e apostar em jovens. Mais retorno desportivo e financeiro.
Despachar o entulho. Scouting de qualidade.
Em vez das desculpas das 3 primeiras alíneas, haja vontade e… competência
12 Janeiro, 2021 at 11:08
Banho de realidade – Episódio 1. Já podia ter sido com o Braga… Mas foi acabou por ser ontem.
Z
12 Janeiro, 2021 at 11:15
…ou com Farense.
Vamos ver até onde irá a euforia.
12 Janeiro, 2021 at 11:15
Yah o Ryan bem tentou agora me lembro…
Z
12 Janeiro, 2021 at 11:27
O anormal é o Sporting estar invicto e com 4 pontos de avanço.
A pressão esta do lado do benfas e porto, até mais do lado do benfas…
Nos vamos correr por fora.
Ontem não podíamos ter sido eliminados, isso sim, mas fomos.
Agora no campeonato vais perder pontos mais jogo menos jogo, vamos ver é se os outros tbm os perdem.
Portanto não me parece que houve banho de realidade.
A nossa realidade para esta época é entrar direto para a Champions…ao dia de hoje estamos num bom caminho, para ser campeão ainda é muito cedo.
12 Janeiro, 2021 at 11:28
Ou para falar em conversas de conquistar o titulo.
12 Janeiro, 2021 at 11:45
Eu não acredito minimamente no título. Nem é pelo plantel ou pelo treinador, que são evidentemente curtos e limitados. É pelas cenas do costume que vão obviamente aparecer. Por isso é que fiquei fodido com a eliminação na LE. Para mim devia ser a prioridade máxima do Sporting. Digo isto há anos! Por uma questão de imagem – Fazer boa figura lá fora e denunciar o que se passa cá dentro… Mas nem esse argumento conseguimos ter…. Uma eliminação nos 1/4 de final (nem seria uma campanha extraordinaria) daria cerca de 10M€ (Vitória 25M€ + Supertaça europeia e apuramento directo para a CL)… Podiamos ter muitissimo mais pontos no ranking da UEFA se levassemos esta competição a sério. Depois numa épca de felicidade em que apurassemos para a CL (via 2º lugar) podiamos evitar o pote 3…
Z
12 Janeiro, 2021 at 11:47
Epá isso não!!!
Coitados dos meninos fazerem 2 jogos por semana!!!
12 Janeiro, 2021 at 15:22
Não digas isso assim … à bruta …
Há muitos meninos que vão a choramingar para casa …
Enfim, tal como tu, não acredito minimamente no título, e, toda esta euforia criada ao redor deste desiquilibradissimo plantel do SCP só tem estado a favorecer o ‘varandas e Cª Lda’ …
E digo mais, venham avançados, defesas, médios … Esqueçam.
Continuem lá a jogar jogo a jogo … MAs só 1 vez por semana … Que se tiverem dois jogos a preparação fisica não chega … Deve ser por o treinador ainda não ter o nivel III, e muito menos o IV …
12 Janeiro, 2021 at 11:14
Há umas semanas, Ruben Amorim disse que qualquer equipa tem a sua quebra. Esta quebra do Sporting (esperemos que momentânea) chateia apenas porque foi num jogo a decidir e é verdade que RA inventou um pouco, principalmente na defesa onde não devia ter mexido tanto. A ausência de dois jogadores nucleares como Coates e Porro afetou muito a coesão da equipa, principalmente nas jogadas de transição do Marítimo em que se viu que a equipa estava muito descompensada. Mas também é verdade que Ruben acabou por ser coerente com a estratégia que tem delineado para o plantel, ou seja, a aposta em jogadores como Matheus Nunes, Tiago Tomás ou Tabata tem sido uma constante e a verdade é que esses 3 jogadores, por exemplo, já contam com muitos minutos na equipa e isso a medio prazo acaba por dotar o plantel de maior competitividade. No entanto, achei um erro a aposta em Borja e principalmente a ausência de Coates. Por outro lado, devia ter apostado eventualmente em Daniel Bragança, mesmo que a partir do banco, pois o Sporting carecia de soluções mais criativas a nível ofensivo.
Posto isto, o que dizer…? Foi uma derrota que valeu uma eliminação. É um facto. E, não alinhando nas teorias conspirativas e não acreditando que RA quisesse perder, há um facto indesmentível e que não podemos contornar: se tivéssemos passado íamos jogar os quartos de final no dia 28 janeiro, a 3 dias dum Sporting-benfica para o campeonato.
As derrotas nunca fazem bem, mas esta eliminação liberta mais tempo a um plantel que continua a ser curto, para se focalizar a 200% no principal objetivo, que é o acesso à Liga dos Campeões (por mais que nos custe, tem de ser esse o principal objetivo, não há volta a dar-lhe).
PS: Gonzalo Plata, ontem para mim teve o derradeiro teste e mostrou que é mesmo…uma carta fora do baralho.
12 Janeiro, 2021 at 12:35
Um extremo puro adaptado a lateral com um tronco como Neto ao lado que não consegue fazer um passe de 3 metros e com um Tabata à frente que não sabe defender ficou fora do baralho.
A tua sapiência futebolística é igual ao teu sportinguismo: ao nível de lampião.