Apático, sem ideias e com Amorim congelado, o Sporting empatou em casa com o Rio Ave e desperdiçou a oportunidade de cavar um fosso para fcPorto e a benfica. A resposta à eliminação da Taça de Portugal foi preocupante a vários níveis
Antes do jogo desta noite, imaginar um empate entre fcPorto e benfica era imaginar uma boa notícia. Pela cabeça dos adeptos leoninos, passava um cenário onde os dois rivais perdiam pontos e ficavam a seis pontos de um Sporting que, na ressaca da eliminação da Taça de Portugal, receberia o Rio Ave e somaria mais três pontos.
Ora, atendendo à forma como o Sporting entrou em campo, por certo esse cenário foi bem mais entusiasmante na cabeça dos adeptos do que dos jogadores, que nos primeiros 15/20 minutos praticamente fizeram figura de corpo presente frente a um Rio Ave a pedir a atletas com talento para se limitarem a defender poucos metros à frente da sua área. Inexplicável a apatia leonina face a um jogo que tanto podia significar, algo que se manteria ao longo de 90 penosos minutos para os quais o Sporting avançou com Quaresma e Borja no lugar dos impedidos Neto e de Feddal.
O golo de Pedro Gonçalves, em cima do intervalo, após assistência de Plata, hoje lateral esquerdo, foi um verdadeiro oásis em tão paupérrimos 45 minutos, mas suficiente para dar a Ruben Amorim a miragem de que as coisas até estavam a correr bem. E era tão grande essa miragem que só ele via, que enquanto o Rio Ave pegava no jogo e o Sportins arrancava a segunda parte sem ser capaz de ligar uma jogada não existia uma única substituição que cortasse o ritmo ao adversário e equilibrasse a equipa. Resultado? Golo do Rio Ave, obviamente com o extra de ser marcado numa jogada desenhada por Mané e Francisco Geraldes e concluída por Gelson Dala.
Faltava meia hora da qual se jogariam, com sorte, 15 minutos, e nesse tempo válido entre faltas e faltinhas e gajos a rebolar no chão como se tivessem a parir um alien pelo menisco, o Sporting foi um total deserto de ideias e de capacidade para criar oportunidades de golo. Tabata foi aposta furada, do banco não saiu nem um rapaz que consegue encotrar espaços em zonas apertadas (Bragança) nem o único ponta de lança disponível para ocupar a vaga do covidesco Sporar (Pedro Marques). Entre a irritante teimosia e o recado para quem manda e está com pouca vontade de mexer-se no mercado à procura de reforços, ficou o segundo jogo consecutivo com opções muito questionáveis a partir do banco e uma equipa a dar sinais preocupantes de quebra.
E assim terminou um jogo que, antes de começar, fazia com que imaginar um empate entre fcPorto e benfica fosse imaginar uma boa notícia. O que os adeptos leoninos não esperavam era que fosse mesmo a melhor notícia da noite.
https://www.youtube.com/watch?v=QxM42rG0a08
16 Janeiro, 2021 at 13:50
Azia do caralhete.
Sei que somos mais fracos e que estamos, provavelmente, a viver uma fase de liderança no campeonato, mas não deixa de ser frustrante assistir ao definhar das hipóteses de ser campeão.
Sem confinamento iria gritar e incentivar a equipa neste momento!
Força Sporting Clube de Portugal !
16 Janeiro, 2021 at 13:55
Tudo dito! Já sabemos o que valemos, mas bem podiam prolongar esta fase!
16 Janeiro, 2021 at 14:08
Ó meus amigos, calma, temos tudo para chegar ao fim do mês e ao final da 1ª volta ainda na liderança e depois é uma questão de eficácia e sorte, sim, porque não há campeões sem qualidade e sem sorte.
Só deixo de acreditar quando estivermos a meia dúzia de pontos do 1º e para isso acontecer teremos de perder nesta altura 10 pontos e mais importante, os outros não podem perder nenhum. Não atiro já a toalha ao tapete …
O meu maior receio é que o trabalho silencioso e nas sombras do espantalho venha foder tudo o de bom que se conseguiu nesta época … isto sim aterroriza-me, pois tenho de certeza que não nos esperam boas noticias, infelizmente ….
16 Janeiro, 2021 at 14:08
Enfim. Quando aos 65/70 minutos já não querem jogar futebol e andam a rematar a bola para cascos de rolha é impossível ganhar jogos. 0 jogo interior, 0 cruzamentos de frente para a baliza que são por sinal os mais complicados para quem defende, 0 tabelinhas para acelerar o jogo, aliás isso só aconteceu uma vez o jogo todo para nós numa combinação entre o JM e o PG.
O JM é um anjinho. No início da segunda parte perdeu as divididas todas! O jogo do Sporting passa todo por ele, mas a garra não existe, deixando os seus colegas em apuros por isso mesmo. Já em Famalicão não vai reclamar o penálti que sofre, é incapaz de mandar um berro ou mandar alguém para o caralho. Bem diz o Mourinho, têm de ser “bastards” e tem razão! A diferença entre um jogador de futebol bom e medíocre é exatamente a vontade e a entrega dentro de campo. Isso é que impede que a equipa adversária ganhe ímpeto! Não é andar a trocar a bola e impedir que o adversário a tenha, é mostrar que a nossa equipa tem atletas superiores, mais fortes mentalmente e fisicamente!
Volto a repetir: se não ganharmos na terça, no sábado jogamos no bessa ao invés de jogarmos a final e na semana a seguir Palhinha, Coates e Nuno Santos NÃO JOGAM contra o boifica. Para os gestores de calendários, esta é a única gestão que o Sporting deve pensar. Para além de que no Sporting temos de querer ganhar sempre, ainda para mais contra um adversário direto. Se calhar sou eu que sou demasiado exigente, peço desculpa, não me destituam de adepto, por favor.
16 Janeiro, 2021 at 14:13
O caricato desta merda é que bastaram 3 jogos numa semana para vermos as nossas reais fraquezas… e mais não digo. Bom fim de semana!
16 Janeiro, 2021 at 14:42
Mas quantos de nós manifestamos a nossa insatisfação para o plantel que foi apresentado para disputar o campeonato 2020/21 ?!?
ISto estava na cara, era tão evidente há 6 meses atrás como agora …
Independentemente do brilharete de ainda estarem em 1º lugar, a minha vivência leonina de mais de 45 anos, não me permite ter o optimismo que tenho lido por aqui e por ali … Atenção, ninguém mais do que eu quer que o SCP vença o campeonato e as outras provas, agora, temos e devemos ter os pés na terra e olhar para a floresta e não para a árvore …
O plantel é DESIQUILIBRADISSIMO, o tratamento por parte dos ladrões de apito na boca é diametralmente oposto ao dado aos rivais, a direcção é de uma INCOMPETÊNCIA e COBARDIA atrozes … Portanto, estão reunidos os ingredientes para a “perfect storm” leonina …
A sensação é que a ‘debacle’ desta equipa do SCP já começou há algumas semanas atrás … O pior agora vão ser as lesões curadas à pressa, como me pareceu que fizeram ontem ao Tiago Tomás, que quase de certeza, jogou lesionado … Tudo isso e mais o resto irão cercar cada vez mais o clube do leão rampante …
Vamos ver se o ‘azelha do zenha’ os continua a enganar a todos …
16 Janeiro, 2021 at 15:39
Subscrevo!
16 Janeiro, 2021 at 14:49
Há uma coisa muito nossa. Muito a sporting. Quando não jogamos um chavelho parece que nada mais importa. Ontem há um lance com o Coates que se tivesse sido acontecido com metade da intensidade com azuis ou vermelhos era penalty certinho e 3 pontos no papo.
Admito que não se marque. Fica-me na retina a decisão do VAR mais rápida da história do futebol.
16 Janeiro, 2021 at 14:58
E o lance do João Mário na 1º parte, se formos ao detalhe e ao frame, era possível de penalty para o Rio Ave.
São ambos duvidosos.
16 Janeiro, 2021 at 15:28
Se fosse um atacante a fazer aquilo era falta no momento.
Para mim aquilo é um penalty da treta, mas quantos se marcam, e lá está, ao contrário ninguém pode tocar em ninguém.
16 Janeiro, 2021 at 14:56
Não percebo as criticas ao plantel.
Vamos lá ver.
Redes – Adan e Max.
Centrais – Neto, Feddal, Coates, Inácio e Quaresma.
DE – Mendes, Antunes e Borja
DD – Porro…aqui sim á lacuna clara, mas é olhar para a nossa formação, já que não se conta com Risto, mas mesmo aqui o Porro a descansar uma vez por semana, fora lesões, chega.
Médios: Palhinha, Daniel Bragança, Nunes, João Mário, Pedro G. … 5 gajos para 2 lugares, não chega? Nem conto com os putos da B e sub-23 e o Pote até joga mais adiantado.
Extremos : Jovane, Nuno Santos, Plata, Tabata, mais uma vez podia meter aqui Joelson e Bruno Tavares, por exemplo, ou até o Camacho.
Pontas de lança : Sporar, Tomas e LP, Pedro Marques. Somos o 2º melhor ataque do campeonato, e não temos para muitos jogadores com golo ou um nº9, quero imaginar que com um pinheiro na frente, tínhamos 10 pontos de avanço agora.
Temos perdido pontos pelo o plantel ser curto? Onde tivemos mais dificuldades foi contra o Maritimo, porque 2 dias antes, jogamos á bola num lamaçal.
Esta equipa ao dia de hoje, a jogar com mais intensidade batia o Lask por exemplo.
Ontem perdemos pontos porque o treinador inventou, sem qualquer necessidade e os jogadores dedicaram mal a maioria das jogadas de perigo.
Este plantel não é melhor que Benf@ e Porco, mas continua a ser mais forte que as outras todas, o próprio braga tá a 8 ou 6 dependendo do resultado deles…
Quem teve maus planteis era o Paulo Bento e não me lembro de o ver o chorar, batia no peito e lá ia ele com o que tinha e fez o que fez.
Agora nos últimos 8/10 não temos um plantel fraco (repito para lutar pelo os lugares de cima, tanto benf@ e Porco tirando o 3º ano de JJ, tiveram sempre melhores opções), agora ou há competência e exigência para colocar a malta a jogar á bola ou então são mais 20 anos a ver navios.
Posto isto, continuou ao lado do RA e jogadores, mas também não é preciso beijar a mão.
16 Janeiro, 2021 at 15:25
Querem perceber porque se ganha tão pouco? Então revejam o lance do golo do RA…para além da desorganizada defesa vejam o acompanhamento que João Mário faz do lance…. ridículo.
E depois vejo o Pepe com 37 anos a jogar cada lance como se fosse a final da Champions…só copos de leite este clube fdx
16 Janeiro, 2021 at 15:33
Concordo que RA mexeu tarde no jogo e mal (o 1o a entrar devia ter sido Bragança). Tb não percebo a titularidade de Borja em deterimento de Inácio … talvez para a linha defensiva não ser muito jovem já q do outo lado ia jogar Quaresma? Mas isto é uma má razão …
Plata esforça-se a jogar a lateral (ontem no lado esq até me pareceu mais à vontade do que no lado drt) mas é óbvio que não é a posição dele. Plata é avançado, ponto!
Com a falta de avançados que temos, se é preciso fazer adaptações, não sei se não seria mais interessante por Nuno Santos a avançado centro.
Acho q para estes jogos mais fechados RA deveria começar a pensar num plano B em 4x3x3:
Adan
Porro Coates Feddal N.Mendes
Palhinha
J.Mario Pote
Plata TT N.Santos
16 Janeiro, 2021 at 15:46
Não vi o jogo, mas pelo que leio na tasca parece que ontem não houve tanto compromisso como de costume esta época, portanto levamos logo com um empate. Se hoje vamos no 1º lugar com 4 de avanço é porque tivemos até agora claramente uma equipa a jogar com compromisso. Quando tal falha, perdemos pontos, não é certinho mas é quase e nem é preciso os padres mostrarem serviço.
16 Janeiro, 2021 at 16:50
O Braga a levar 2 do Paços a cerca de 10 minutos do fim. Mantivémos as nádegas a 4 pontos e cavámos ainda mais o fosso para o aspirante a terceiro grande do futebol português. Tudo controlado! O Vagangs e o Amorim é que a sabem toda, pá! Fácil, fácil!
16 Janeiro, 2021 at 17:32
Assim se perdem campeonatos. Este jogo era para entrar com tudo, com a vontade de ganhar que tiveram contra o Nacional, e em outros jogos. Ao invés o que tivemos foi apatia, não só dos jogadores mas dá equipa técnica também, que continua a achar que um jogador que desbloqueio um jogo complicado como foi o do Gil Vicente, não tem capacidade para desbloquear mais nenhum (sim, estou a falar do Daniel Bragança). Para mim a equipa vai subir exponencialmente quando o meio campo for Palhinha + Bragança, mas pelos vistos tem de jogar o João Mário que é cabeça de cartaz, ou o Mateus Nunes que o presidente já disse que o queria vender por 15 milhões… Enfim.
Isto ontem foi Sporting vintage: não só não aproveitamos os facto de algum rival ir obrigatoriamente perder pontos está jornada (acabaram por perder os três rivais, ainda por cima) como fomos e cavados na nossa própria casa por três jogadores ex-sporting que foram escorraçados. It doesn’t get more Sporting than this…
Não apostem no Bragança não, e depois queixem-se que daqui por uns anos é ele que nos vem cá enterrar ao serviço de outra equipa qualquer…
16 Janeiro, 2021 at 18:01
Esta não aposta no Bragança começa a incomodar-me.
Só espero que seja receio infundado, mas quando temos dois totós, ao que se diz, a negociar Matheus Reis e Paulinho, oxalá não façam mais algum disparate, incluindo-o à troca na operação. Desta gente já espero tudo de mau. É pelo menos muito estranho não ir a jogo depois de ter entrado sempre muito bem nos jogos quando foi chamado.
16 Janeiro, 2021 at 23:01
Boa noite. Alguém mais reparou na passividade do J Mário no lance do golo vilacondense? Estando junto ao Xico, por que motivo não mete o pé para evitar o passe? E o que dizer do posicionamento do Borja nesse mesmo lance?
E por que motivo o Pedro Marques não entra? Teria o RA medo de que a mensagem de que falta um PL perdesse força? Esse desejo sobrepõe-se à luta pela vitória?
SL
16 Janeiro, 2021 at 23:25
E o Eduardo Quaresma, que deixa o Dala fugir?
Hesitou demais…
https://www.youtube.com/watch?v=n6TmqFPgqP8
16 Janeiro, 2021 at 23:26
Aliás… Estava a olhar para a bola e não se apercebeu do Dala nas costas…