Jack Welch, provavelmente o gestor mais bem sucedido do século XX, que comandou a GE – General Electric – durante vários anos, dizia que “para gerir é preciso ter em conta duas medidas, 1) a satisfação dos clientes e 2) a satisfação dos trabalhadores/funcionários. Se um gestor tiver na sua empresa esses índices bem, e a partir daí medir-se o cash flow verificará que à medida que os índices de satisfação dos seus trabalhadores e dos seus clientes crescem, então o cash flow crescerá também”.
Esta minha tradução livre significa tão simplesmente que nenhuma organização pode prosperar sem ter quem nela trabalha envolvida e a acreditar no caminho traçado, e sem ter as pessoas a quem se destina esse trabalho satisfeitas. Só quando esse binómio fica preenchido é que é possível ter o dinheiro a entrar e a completar o círculo virtuoso.
Ora se estivéssemos a analisar a gestão do Sporting CP com este Conselho Diretivo e Conselho de Administração da SAD, tal como Jack Welch o fazia, teria que ser decretado o Estado de Emergência Sportinguista, senão vejamos:
✓ Sócios insatisfeitos, a chumbarem as Contas e o Orçamento em AG, conflitos abertos entre Sócios e Direção.
✓ Défice de tesouraria operacional, que é coberto e financiado com antecipação de receitas e venda de ativos para pagar salários. Acrescente-se o acumular de dívidas a fornecedores que não para de aumentar
✓ Despedimentos de funcionários, o que provoca ondas de choque nas organizações onde a chamada “rádio alcatifa” passa a ser dominante e o tema “quem é o próximo?” incontornável, isto tudo enquanto se instala um clima de desconfiança e de medo, com a consequente baixa de produtividade.
Este último ponto entrou na agenda mediática esta semana, um dia antes de ser anunciado um endurecer das medidas de confinamento do Estado de Emergência em Portugal. Não será inocente o momento escolhido por Frederico Varandas para enviar os e-mails – sim, a coragem não chega para se falar com as pessoas cara a cara. O timing e forma é reveladora do caráter frio e insensível que é marca registada deste mandato.
Mais uma vez este Conselho Diretivo e Conselho de Administração esconde-se nos momentos críticos da vida do nosso Clube. Não dá a cara, nem dá explicações aos Sócios, mas sempre vai passando a informação cá para fora, pelas vias habituais, e com o guião de sempre, já gasto de tanto uso. As famosas poupanças.
Parece que desta vez decidiram poupar 1 milhão de euros – pelas minhas contas deve ser menos – que é como quem diz “6 meses de salários do Ilori”.
Este Conselho Diretivo, que em 2 anos de mercados gastou mais de 70 Milhões de Euros, grande parte deles sem retorno desportivo ou financeiro, anda agora a poupar nos “clips e fotocópias” para tentar respirar no meio da asfixia financeira em que se atolou, e para o qual tanto ajudou, nomeadamente com a eliminação da Liga Europa, que poderia ter dado cerca de 10 Milhões de Euros, que corresponderiam a mais de 10 anos de custos salariais com as pessoas que agora despede.
Em minha opinião, estes despedimentos impedem moralmente qualquer contratação para substituir as pessoas agora despedidas, e não quero acreditar no que me disseram, que já há pessoas em calha para preencher as vagas abertas, isto quando entram no último ano de mandato. Assim como espero que, se o argumento são as poupanças, então que se poupe a sério e também não se contrate nenhum jogador para o Futebol, quer neste mercado, quer no mercado de verão.
Termino com uma palavra apreço para as pessoas que estão neste processo. Obrigado pelo serviço prestado ao Sporting CP.
Texto escrito por Nuno Sousa no site Leonino.pt
*“outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na internet verde e branca
17 Janeiro, 2021 at 8:51
Gestão de excelência. Despeçam-se estes, metam-se miúdos ou conhecidos a fazer o trabalho dos que foram despedidos. Os miúdos a fazerem estágio não remunerado, claro; os conhecidos a recibos verdes, enquanto não houver público no estádio, com a promessa de que assim que isso aconteça, terão direito a contrato.
Sim, estou a inventar, mas é um cenário possível com esta gente.
Já os administradores levarem com cortes nos salários é que ’tá quieto. Administradores esses que, dado o péssimo desempenho que têm tido e o prejuízo que provocaram e continuam a provocar ao clube, há muito que deviam ter, eles sim, sido despedidos. Fosse o Sporting uma empresa, e decerto já lá não estariam. Ah! E devolver o dinheiro dos cortes nos salários dos jogadores era ponto de honra. Mesmo que tudo se mantenha igual à altura em que foram feitos os “sacrifícios”. Como é que se diz? O mexilhão é que se quê?
#VarandasOut
17 Janeiro, 2021 at 13:39
O problema Ana não foi despedir trabalhadores com experiência para os substituir por outros mal remunerados.
O problema foi que em 18 meses passaram, só no SCP, de 38 para 72 funcionários não desportivos e em 2 anos subiram 50% os vencimentos desses funcionários.
E agora estão a despedir os mais antigos por Excesso de pessoal e para cortar nas “gorduras”. Ou seja, anda 18 meses a comer toucinho e a cozinhar com banha e depois afirmam ter fazer dieta cortando os vegetais, a fruta e a fibra e mantendo o toucinho, a banha e as sandes de couratos.
Jobs for the boys seguido de purga, é o que se chama a isto. E assim se podem controlar ainda melhor todos os processos administrativos, incluindo os associativos e os eleitorais.
SL
17 Janeiro, 2021 at 17:56
Tal e qual.
17 Janeiro, 2021 at 9:51
Tem de se acabar com o trabalho viciado de más práticas, acabar com os pseudo sindicalistas que falam e alimentam a crítica. Cortar pela raiz com o passado. O objetivo de uma empresa é o lucro e nao o sucesso desportivo.
Tudo para a rua, viva a sad.
17 Janeiro, 2021 at 13:41
Isto está a ser feito na SAD, mas SOBRETUDO no Clube.
SL
17 Janeiro, 2021 at 10:04
O Nuno Sousa só precisa de um estrategista melhor, mas tem boas idéias
17 Janeiro, 2021 at 13:44
Tem várias boas ideias, mas estraga tudo com uma ideia muito perigosa (Voto electrónico não presencial e em qualquer ponto) e a recusa de outra imprescindível para a popularização do clube (1 Sócio = 1 Voto).
SL
17 Janeiro, 2021 at 10:31
Epá, li hoje que esta malta é competente.
Portanto, estamos mesmo a falar de quê?
Tocas no Welch, o Ford tb era brutal a gerir “pessoas”.
Quanto tempo falta mesmo para as eleições?
17 Janeiro, 2021 at 10:37
Pelo contrario, acho que o Nuno Sousa tem dado bastantes tiros nos pes ultimamente… mistura aquisicoes falhadas (pre-Covid, note-se) com processos de despedimento, comunicacoes do Gpverno com actos de gestao corrente (que estao a acontecer bastante amiude, infelizmente) e sucesso/insucesso desportivo (a eliminacao do acesso ‘a Liga Europa?) com praticas de resposta ‘a situacao Covid.
E’ bastante triste despedirem-se pessoas numa altura em que o mercado esta’ em contracaco acelarada – isso e’ um facto – mas tambem e’ um facto que o mesmo esta’a acontecer de uma forma transversal e transnacional, nao e’ algo que apenas esteja a ser feito pelo Sporting.
Eu acredito piamente que esteja a acontecer uma purga mascarada por necessidades de adaptar as estruturas de custos ‘a situacao actual, inesperada, dificil de planear e de gerir a curto/medio prazo porque as condicoes estao sempre a mudar, vive-se num periodo de incerteza, mas e’ dificil de provar esta purga… mas eu nao tenho as responsabilidades/ambicoes do NS.
SL
17 Janeiro, 2021 at 12:14
Um líder, um gestor, não procura desculpas encontra soluções.
Um destes dias ainda vamos descobrir a injustiça feita ao Godinho pois o coitado apanhou com os efeitos da crise do subprime e o que dizer da gestão da direção anterior que teve de se adaptar às imposições de uma troika narcisista.
Só dois exemplos, os 17M da divida que o clube contraiu junto da SAD davam para viver quase uma década sob efeito da crise pandémica. Isto no clube, se passarmos à SAD, a conclusão da reestruturação que estava pronta a ser assinada (é só ir ler a auditoria) dava para encarar estes tempos sentados numa cadeirinha …. e não, nem vou falar no desperdício de muito mais de 10M de rendimentos esta época (sem contar a perda das próximas) que uma preparação mais cuidada do plantel poderia garantir. (Só de pensar que o palhinha esteve praticamente fora, até arrepia)
O culpa tem um rosto e não é o covid 19 e muito menos o futuro covid 22, é o espantalho que dirige o clube e cada vez mais dos palhaços que o elegeram.
17 Janeiro, 2021 at 12:32
Mais, queres soluções para evitar os despedimentos, que alias o Tiago ainda há dias levantou a questão que podem ser completamente contraproducentes e sem falar no aspeto social e moral, só a cena de terem comprado, já sob efeito da pandemia, um dos treinadores mais caros do mundo deveria cobrir de vergonha já não digo os gerentes mas sim os adeptos do clube.
Mas falando em soluções, aquando da CI em que apresentaram dados seletivos da auditoria, apontaram o dedo 2 rubricas como consumidoras de orçamento e que iriam reduzir imenso o gasto utilizando de forma mais racional os recursos internos, Estamos a falar da comunicação/MKR, dos serviços jurídicos e junto uma terceira, os serviços clínicos.
Nestas 3 rubricas, e em 3 empresas (YN, MGRA e a clinica do espantalho), anualmente eram contratados mais de 1M, empresas que agora já não prestam serviços à SAD.
Olhamos para 2020 e vemos que os serviços contratados externamente aumentaram mais de 1M de euros em relação à média de contratação da direção anterior, quando e até pelo aumento do numero de funcionários era suposto reduzir e muito.
Para quem estão a ser dirigidos os contratos de serviços externos, porque razão continuam a crescer, porque razão não podem ser executados como prometido pelos serviços internos?
Um destes dias, trago um mapa com cores e setas, para que quem não percebeu, fique a perceber.
17 Janeiro, 2021 at 12:36
Nem com setas e cores.
Experimenta cenouras.
17 Janeiro, 2021 at 13:12
Se isso da cenoura é para mim aproveita e enfia-s pelo cu acima… nao estou com humor para aturar merdas dessas, vai-te foder.
Ah, Saudações Leoninas
17 Janeiro, 2021 at 14:27
E serviu.
17 Janeiro, 2021 at 14:37
Ainda bem que te serviu senão enfia uma maior…
17 Janeiro, 2021 at 13:11
Bolas, continuas a falar dessa altura? Eatamos em 2021.
Os gestores não arranjam desculpas, adaptam-se às condições de mercado.
Trabalho numa empresa que faz mais dinheiro por dia que aquele que o Sporting movimenta por ano e aqui também houve ajustamentos devido ao mercado, que contraiu. Isto é gestão corrente.
Um marinheiro nao mantém a vela sempre igual se o vento muda, pois não? Sao dificeia de aceitar ? São. São socialmente e moralmente durissimos nesta altura (e nao conheço a eficiência e eficácia dos trabalhadores nem o custo versus rendimentos nem se sao redundantes se não)? São. Mas é o mercado.
E sabes bem que ninguém foi capaz de prever nem esta pandemia, nem a sua duração, nem os efeitos da mesma. Está tudo reactivo, a navegar à vista e a refazer projecções a cada dia.
E acredito que vão haver muitos mais cortes e em coisas que nos vão custar muito mais.
SL
17 Janeiro, 2021 at 13:50
A falar dessa altura, estou a falar de atos da atual gestão, alguns já executados durante a pandemia.
Olha, se resolverem extinguir as modalidades e entregar a gestão da SAD a um comendador, bates muitas palmas e exclamas …. ADAPTARAM-SE! O vento mudou e mudaram a vela.
PS: E não falo da minha experiencia profissional se não ficarias a saber o significado da palavra adaptaram-se.
17 Janeiro, 2021 at 13:57
Se extinguirem as modalidades deixo de ser sócio porque para mim Sporting é ecletismo, tao simples como isso.
Nao precisam extinguir nada, podem redimensionar e esperar que o vento mude… a unica coisa definitiva é a morte e não acho uma vergonha darem-se passos atrás para se evitar cair, que em primeiro lugar está o Sporting e só depois o orgulho próprio.
SL
PS: nao sou muito de bater palmas, sou mais de ver com a razão e menos com a emoção… e também nao assobio.
17 Janeiro, 2021 at 14:10
Vergonha …. vergonha é continuar a acreditar numa administração que em Maio de 2020 publica somo suplemento do jornal record um plano estratégico dizendo que pouco ou nada fizeram do que prometeram em 2018 mas que iriam fazer imenso até 2022. E 2 dias depois o autor dessa propaganda faz um editorial dizendo que afinal já não é bem assim, o covid, coiso e tal …
Mas continuas a ignorar a questão da contratação de serviços externos, iriam diminuir, apostavam na produção interna e no mínimo poupavam os gastos com a comunicação e marketing, com os serviços jurídicos e clínicos. Cessaram os contratos, admitiram as carvalhosas, agostinhos, bragas e dinizes e a contratação externa em lugar de diminuir continua a aumentar e agora acompanhada de despedimentos ….. estão a adaptar-se, a colocar a vela em função do vento … e dos amigos.
17 Janeiro, 2021 at 14:36
Pode ser vergonha para quem acredita neste CD, sim que até agora tem demonstradouma incapacidade atroz quando teve tempo suficiente para decidir melhor.
Já te disse que não sei as funções nem a competência de quem as desempenhava, nem se existiam redundâncias mas uma máxima da gestão é ” se tiveres duas pessoas que pensam exactamente da mesma forma, despede uma”…
Estão-se a discutir gotas de chuva quando a barragem pode rebentar, discutir minudencias e ravanchismos em vez de se discutir e pressionar no sentido da falta de cultura democrática e no autismo em relação aos pedidos dos sócios – utilizaram erros processuais para negar uma vontade clara e inequívoca, isso é que é uma coisa que me preocupa, o autismo das Direcções.
SL
17 Janeiro, 2021 at 20:08
Perante um quadro de destruição dos recursos, do património e do futuro minimamente sustentável, o autismo das direções é um pormenor, pelo menos para mim.
17 Janeiro, 2021 at 13:14
Se houvesse competência não era necessário despedir ninguém.
Críticas o Nuno Sousa.
Afagas o pelo ao Varandas.
Não passas disto como sempre…
17 Janeiro, 2021 at 13:37
Eu quero é que o Varandas e o Nuno Sousa se fodam… não gosto é de areia nos olhos.
E sim, não passo disto e espero nunca passar.
17 Janeiro, 2021 at 14:26
Resumindo, não vales nada.
Nisso estamos de acordo.
17 Janeiro, 2021 at 14:40
Fico siderado com as tuas conclusões; chegaste lá sozinho ou pediste a ajuda do público ?
Cada grunho…
17 Janeiro, 2021 at 14:01
Porrinho, triste é despedir 20 pessoas com anos e anos de serviço após admitir em 18 meses 34 novos funcionários; triste é despedir pessoas para “cortar despesa” após aumentar os funcionários não desportivos em quase 50% em 2 anos; triste é optar pelo despedimento de 20 e dizer que é para poupar 1M€/ano quando essa é praticamente a soma dos vencimentos dos 72 funcionários do Clube num ano; triste é apresentar esse número quando sabe que terá ainda de pagar as indemnizações desses despedimentos; triste é fazer tudo isso num momento rm que tem ao seu dispor (SE NÃO DESPEDIR NINGUÉM) a ferramenta do novo lay-off simplificado em que o empregador apenas paga 19% do vencimento dos funcionários e o Estado se responsabiliza por 81%.
Triste é verificar que apenas um corte de 30% dos vencimentos e prémios dos membros do CA da SAD e do seu Director Geral tudo aquilo pretendem “poupar” (e 40% foi o que propuseram a todo os atletas profissionais na 1ª vaga pandémica).
Por isso meu caro Porrinho, não compare a beira da estrada com a Estrada da Beira. Este caso NADA tem a ver co racional de gestão, mas APENAS com saneamento “político” para “sedimentar” os 34 Jobs que ofereceu aos Boys em apenas 18 meses (só no SCP).
SL
17 Janeiro, 2021 at 14:44
Se o Álvaro ler foi isso que eu disse, que acreditonque está uma purga em curso. Mas tem de ler, reaponder depois de entender e não o contrário, isso é um erro básico na comunicação…
SL
17 Janeiro, 2021 at 21:07
Meu caro, eu bem li o que disse acerca do que acredita: «Eu acredito piamente que esteja a acontecer uma purga mascarada por necessidades de adaptar as estruturas de custos ‘a situacao actual, inesperada, dificil de planear e de gerir a curto/medio prazo porque as condicoes estao sempre a mudar, vive-se num periodo de incerteza,…», embora pareça não acreditar muito naquilo em que diz acreditar: «… mas e’ dificil de provar esta purga… mas eu nao tenho as responsabilidades/ambicoes do NS.. ».
Além disso, eu não contestei a sua crença ou descrença. Limitei-me a, através de FACTOS, lhe demonstrar que esta decisão pouco teve a ver com qualquer racional de gestão.
E a dar a minha opinião de que ela se prenderá mais com uma purga “político-administrativa”, convicção que sustento no facto de depedir 20 após ter contratado 34 e quando a lei lhe faculta não despedir nenhum.
Mas … se a minha convicção estiver errada e não estarmos perante uma deliberada purga … só resta a hipótese se tratar de insensível incompetência.
Racional de gestão consequente da “situação inesperada” ou da “dificuldade de planear e gerir a curto prazo” é que NÃO É COM CERTEZA.
Até porque navegação à vista parece ser a prática corrente desta (indi)gestão … não sabem é ler a bússola nem manejar o leme.
SL
17 Janeiro, 2021 at 10:50
Bom dia, já recuperei da azia do empate. O hábito faz o monge.
É triste a falta de exigência para com esta direção incompetente. Estamos na liderança e não conseguem 2 ou 3 reforços para dar mais liberdade de escolha a Rúben Amorim.
O descalabro é evidente, a derrapagem financeira assustadora, estamos a caminho do famoso PER.
Incoerência nas palavras, não, para recuperar é preciso entrada directa na liga dos campeões.
17 Janeiro, 2021 at 11:06
Ainda estou com azia…
Mas é daquelas azias que se não fosse o Covid, estaria no Bessa a puxar por eles.
17 Janeiro, 2021 at 11:42
Também estava . E a minha azia é das fortes.
Mas nesta altura virar baterias para a direcção ou para o RA, são só tiros nos pés.
Unidos como sempre a defender a nossa equipa.
RA e jogadores merecem o nosso apoio total.
Tivemos melhor no últimos tempos ? Não me parece.
….tenho mesmo falta de ir ao estádio
Ganhar no Bessa e aos Lamps, não há mais saída.
A Taça da liga … a taça da liga que se foda*
17 Janeiro, 2021 at 14:39
Epá, não meto Amorim e jogadores no mesmo saco do Varandas, Rogério, Viana, etc.
Apoiar os atletas, sempre. Basta defenderem a camisola.
Apoiar esta direção, jamais. O seu trabalho fala por si.
Agora, desejo que façam as merdas bem feitas, obviamente. E isso passa por equilibrar o plantel e dar ao Amorim armas para lutar com os outros.
Só raça não chega.
E guita não é desculpa…
17 Janeiro, 2021 at 11:51
+1 aqui que continua com azia.
Lembrar que fizemos muito pouco para ganhar, o que a acontecer nos colocaria com mais 6 pobtos dos corruptos e a 11 do braguilha.
Cum caraças!
SL
17 Janeiro, 2021 at 14:39
Jogámos lento, mexemos tarde. Aqui nem há a desculpa do Marítimo, ineficácia.
Temos muita culpa no empate.
17 Janeiro, 2021 at 12:45
Completamente de acordo com o texto, no entanto há uma coisa que me intriga desde que vi esta noticia:
– Não faço puto de ideia de quais as funções dos funcionários em causa, mas se dividirmos 1M por 20 dá uma média de qualquer coisa como 50k/ano por funcionário, das duas uma, ou é tudo cargos de chefias e diretores, ou se estamos a falar de secretários, assistentes e afins ganha-se muito, mas mesmo muito bem, a trabalhar no Sporting.
PS: Não tenho dúvidas nenhumas que isto também vai servir para dar tachos a alguns boys.
17 Janeiro, 2021 at 12:46
Boa Tarde,
O expoente da excelência na gestão do clube encontra-se sempre nos que hão-de vir….
SL
17 Janeiro, 2021 at 14:32
Chover no molhado…
Os erros desta Direcção são mais que muitos. No Clube e na SAD. Infelizmente, os 2 primeiros anos foram um desastre de erros acumulados, que só pioraram o estado do Clube/SAD pós Academia e pós marreta Cintra. Hoje, pagamos o preço disso e não há dinheiro para nada.
Pagamos também o preço do único treinador em que acertaram – o 2º ou 3º mais caro do mundo!
E, tirando isso, e, vá, um melhoramento na parte do futebol de formação, tudo o resto deixa muito a desejar: ou é realmente mau, ou é medíocre, ou é mediano. E, obviamente, o Sporting precisa é de boas e muito boas decisões e não esse marasmo de incompetência a que se junta uma comunicação deprimente e mentirosa por parte da Direcção do Clube.
Dado o contexto em que vivemos, muitas empresas optam por despedir quando as receitas caem bastante. Isto é transversal a todas as áreas, menos à área do Estado – porque o povinho paga mais impostos ou taxinhas se for preciso.
É triste?
É!
Mas é a vida. Quando as coisas correm bem as pessoas são contratadas e são aumentadas. Quando corre mal, é o contrário. Sempre foi assim, é assim, será sempre assim – menos no Estado, claro.
O problema não é despedir 20 pessoas num universo de empregados provavelmente com 10 vezes este número. O problema foram 2 anos de incompetência que também ajudaram a chegar aqui e a ter de despedir estas pessoas.
O problema é, por exemplo, contratar quem ganha 30 mil euros e dar-lhe um ordenado de 100 mil mais uma batelada de prémios… porque sim. O problema é a incompetência, é a falta de um projecto, a falta de ideias, o resolver tudo em cima do joelho à medida que vai aparecendo.
O problema é haverem sócios que esquecem 2 anos de más decisões e incompetência só porque se acertou num treinador – com que custo? – que foi capaz de por alguma ordem no futebol e fazer uma equipa que nos tem dado algumas alegrias e, principalmente, nos trouxe de regresso a ansiedade do próximo jogo…
Quando basta uma equipa de futebol minimamente competente para apagar os erros, muitos, duma Direcção ridiculamente incompetente, está tudo explicado.
17 Janeiro, 2021 at 20:51
“Quando as coisas correm bem as pessoas são contratadas e são aumentadas. Quando corre mal, é o contrário.”
Eles andavam a chorar-se na tv da falta de dinheiro e dos 40M que tinham de ser pagos, e por trás andavam a engordar a folha salarial. É tudo compreensível, até que começamos a lidar com estupidez, e quando esta se alia á incompetência pior ficamos.
17 Janeiro, 2021 at 21:22
Miguel, só no Clube passaram de 38 para 72 funcionários (isto de 9 de Setembro de 2018 até 9 de Março de 2020: 18 meses!). Nesse período aumentaram os vencimentos em quase 40%. Como não acho que a maioria dos 20 despedimentos sejam na SAD diria que 72 não é um universo 10 vezes superior ao número de despedidos. Nem é isso o relevante. O que sobreleva é que se despede após andar a contratar desalmadamente, mesmo tendo duplicado os custos com recurso a serviços de terceiros.
Isto não é um acto racional de gestão. Muito menos quando são anunciadas medidas de apoio ao emprego para esta fase da pandemia ainda mais robustas que as do primeiro surto (lay-off com ordenados ordenados sustentados a 100%,cabendo apenas 19% aos empregadores).
Isto é ou perseguição ou incompetência. Em qualquer dos casos, é de uma insensibilidade atroz. Não podem NUNCA ser estes os Valores do SCP.
Um abraço e saudações leoninas
17 Janeiro, 2021 at 15:10
Lá vem o Cherba com a sua agenda a tentar desestabilizar e aproveitando para promover o seu candidato quando o horizonte eleitoral ainda é uma miragem…
Será que passei no teste para soldadinho do exército de nojo, aka cartilheiro? Não?! Porra ainda não é desta que me calha algum pilim dos 30k de orçamento do escritório do Agostinho….
17 Janeiro, 2021 at 15:17
CONTADORES DO FREDERICO GOLPISTA – DIA 107
Data: 17 de janeiro de 2021
1º Contador – Número de dias que faltam até março de 2022 – mês previsto para eleições – 409
2º Contador – 500€ diários que entram na carteira do Frederico Golpista
Dia 17 de janeiro de 2021 = 500€
Total acumulado = 53.500€
17 Janeiro, 2021 at 15:17
CONTADORES DA ANA – A PROTETORA DAS GORDAS – DIA 96
Data: 17 de janeiro de 2021
1º Contador – Número de dias que Baltasar Pinto não respondeu à participação contra Rogério Estatutos Alves – 109
2º Contador – Número de dias que Rogério Estatutos Alves não respondeu aos requerimentos solicitando a destituição do Golpista Varandas e do próprio PMAG, bem como a reintegração de Bruno de Carvalho e de Alexandre Godinho como sócios do Sporting Clube de Portugal – 60 – DEIXOU DE EXISTIR A PARTIR DO DIA 9/12/2020.
3º Contador – Número de garrafas de água com gás que a ana tem de beber até que seja marcada uma Assembleia Geral para destituir o Frederico Golpista – 99
4º Contador – Número de Petiscos que a ana vai ter de experimentar até ser convocada a Assembleia Geral destitutiva do Rogério Estatutos Alves:
1- Iscas à Tasqueiro
2- Moelas Estufadas com molho especial do Chef Gibreelfarishta
3- Salada de Polvo requintada pelo Chef Malcolm
4- Galinha assada no carvão com molho picante extraforte do Chef LionUp
5- Lapas Grelhadas e Cavacos Cozidos à Chefe Álvaro
6- Pica-Pau do Lombo de Vitela à Chef Ayres
7- Sopa de Cação à Chef ana
8- Ameijoas à Bulhão Pato e Douradinhas Grelhadas no Carvão à Chef Leão Portimonense
9- Feijoada de Chocos à Chef Zandonaide
10- Polvinho à Lagareiro com Batatas a Murro à Chef Leoa de Portugal
11- Tiras de Entrecosto de Vitela Barrosã à Chef Leão rampante
12- Choco Frito à Chef Xupa-me as Peles
13- Arroz de Lingueirão à Chef Leo 14
14- Bacalhau Frito Panado e Salsichas Holandesas com Couve Lombarda à Chef Zé Verde Holland
15- Sopa da Pedra Enfarta Brutos À Chef ana
16- Posta Mirandesa à Chef TenhamOrgulho
17- Caras de Bacalhau, Línguas de Bacalhau, Entremeada e Bifanas Grelhadas à Chef Sali
18- Carapaus Alimados à Chef Iorda de Alcacer
19- Carne de Porco à Alentejana à Chef PRETORIANO
20- Filetes de Pescada com Arroz Branco e Batata Frita à Chef Pavel Horváth
21- Favas com Entrecosto à Chef José Silva
22- Coelho Grelhado na Brasa à Chef MVG
23- Caldeirada de Peixe da Lagoa de Óbidos e Enguias Fritas à Chef Max
24- Chambão Estufado em vinho tinto, acompanhado de Arroz de Carqueja à Chef TenhamOrgulho
25- Cozido nas Caldeiras das Furnas, à Chef DocPhil
26- Chanfana de Cabra à Chef Phu7ure
27- Atum de Barrica à Chef LEÃO DOS MARES
28- Bifaninhas à moda de Vendas Novas à Chef André Francisco Fialho Russo
29- Mão de Vaca com Grão à Chefe Julián, o Kmet
30- Arroz de Marisco à Chef Antão Bordoada
31- Grelhada Mista à Chef Gibreelfarishta
32- Bife de Atum de Cebolada à Chef Diastristes
33- Ribeye Steak, de Stabiliser à Chef Portugueezza
34- Javali Guisado à Chef Leão Portimonense
35- Massada de Tamboril e Gambas à Chef Val Verde
36- Carapauzinhos de Escabeche à Chef Moura
37- Febras Palitadas à Chef COYS
38- Gaspacho Alentejano com Petinga Frita à Chef aminhatvpifou
39- Leitão Assado à Bairrada pelo Chef Fight for your Right
40- Arroz de Pato à Chef Valdemar do Cabelo do Aimar e do Redes do Damas
41- Paella Valenciana à Chef Zandonaide
42- Borrego à Padeiro à Chef Koki
43- Arroz de Cabidela à Chef Paulo Renato
44- Caldeirada de Peixe à Chef Nalitzis
45- Costeletas de Borrego na Brasa à Chef Sinhô Silas
46- Bacalhau à Zé do Pipo pelo Chef Lyonne
47- Entrecosto na Brasa com Migas de Espargos à Chef 5 Violinos
48- Sável Frito com Açorda de Ovas à Chef Jordão
49- Sabores do Mar Afrodisíacos à Chef Riacho
50- Papas de Sarrabulho com Rojões à Chef Cara de Bidé.
51- Pescadinha de Rabo na Boca à Chef Dreadbear
52- Tomahawk Steak Grelhado à Chef Marokas
53- Robalo Escalado na Brasa à Chef Rodrigo
54- Ensopado de Borrego à Chef ana
55- Arroz de Camarão à Chef Marta
56- Bife à Portuguesa pelo Chef chuteirasnocacifo
57- Chocos à Lagareiro pelo Chef Mikeleo75
58- Cordeiro Assado à Chef Marco Aurélio
59- Salmão na Brasa à Chef Leão irredutível
60- Espetadas de Lombinho de Porco à Chef Copo de 3
61- Bife de Espadarte Grelhado à Chef Paulo Lopes
62- Vitela Estufada com Legumes à Chef psfilipe
63- Dourada ao Sal à Chef Gibreelfarishta
64- Rolo de Carne Surpresa à Chef Meiguices
65- Churrasco de Picanha ao Alho à Chef praidassim
66- Espetadas de Bacalhau com Gambas à Chef Jordão2
67- Dobrada com Feijão Branco à Chefs Gibreelfarishta e M60
68- Peixe-Espada Grelhado à Chef Gomez
69- Sopa de Nabiças e Escalibada de Legumes à Chef M60
70- Cabrito Assado no Forno à Chef M60
71- Roupa Velha à Chef Mário Túlio
72- Túbaros com Ovos, Salada de Orelha, Salada de Ovas, Salada de Polvo, Moelas, Camarão da Costa e Gambas Cozidas à Chef LEONINO
73- Goraz Grelhado à Chef Tomáš Skuhravý
74- Bife de Vaca com Molho de Mostarda à Chef There Will Be Blood
75- Camarão com Molho de Caril à Chef Lion eats tonight (By F.)
76- Mariscada à Tasca pelo Chef Cherba
77- Porco no Espeto à Chef Portugueezza
78- Postas de Pescada com Molho de Mostarda à Chef Modeler
79- Truta na Folha com Tomate e Ervas Aromáticas à Chef ElPrezidente
80- Canja de Galinha Açoreana à Chef Stojkovic Castigado
81- Salada de Melão com Tomate Cereja e Hortelã à Chef Leao Sheffield
82- Almondegas de Vitela à Chef Leão de Alfragide
83- Lagartinhos Grelhados à Chef Riacho
84- Migas Carvoeiras à Chef Meiguices
85- Lombinho de Porco Recheado com Farinheira e Bacon à Chef Richituga
86- Bacalhau com Camarão à Chef António Serrano America
87- Pão Recheado com Fumeiros à Chef Cara de Bidé
88- Filetes de Peixe-Espada com Banana à Chef ELJimbas
89- Enguias Fritas à Chef Leão de Trouxemil
90- Gratinado de Frango e Salsichas à Chef Phil babb
91- Petinga à Moda das cachinas pelo Chef Agasht
92- Iscas com Elas à Chef Paulo R
93- Cabrito Estonado à Chef buGz
17 Janeiro, 2021 at 17:10
Nuno Sousa não tem qualquer capacidade de gerir um Clube e SAD como o SCP e mto menos know how no lodo do futebol e até no desporto em geral em Portugal.
Jack Welch se viesse para Portugal era apenas mais um engolido pelo sistema, até pq o pedigree dos socios e adeptos do SCP está a anos -luz de um normal valor cognitivo, como ficou mostrado em 2018.
#VoltaOlimpica
18 Janeiro, 2021 at 21:14
Grave foi o Jorge Manguito em 1962 e o António Zé Bastos em 1948, há que aprender a relativizar. Os viuvos destes ex presidentes andam a tentar destabilizar o Sporting e enquanto não se tirar a limpo quem sujou com os dedos cheios de gordura as taças do museu no 25 de Abril não haverá paz possível.
Curiosamente sempre que vem a propósito a incompetência, a arrogância, as mentiras, a gestão danosa, a expulsão dos sócios, o silenciamento da oposição, os resultados desportivos e financeiros desastrosos, o não cumprimento dos estatutos e outras coisas menores apanágios desta direcção, alguns debruçam-se sobre questões do passado