“O Sporting segue escrupulosamente o protocolo acordado pela Liga, que por sua vez foi feito com a DGS, e o Sporting vai mais além e faz testes diários de controlo antigénio. Pela primeira vez, desde agosto, que os resultados não bateram certo com os testes PCR. Recebemos a notificação e os jogadores [Nuno Mendes e Sporar] ficaram privados de serem utilizados com o Rio Ave. Os jogadores fizeram mais dois testes, mais dois de antigénios e deram sempre negativos. Eu sou médico e posso afirmar que os jogadores não têm Covid. Entrámos em contacto com o laboratório Unilabs, foi enviada toda a documentação e o próprio diretor clínico afirmou que se tratavam de falsos positivos, mostrando-se disponível para enviar a documentação. Numa amostra de 30 testes, o Sporting teve dois positivos. É muito azar mas aceitamos isso, acontece. Quando falámos com o diretor clínico do laboratório, a possibilidade de 1% quer dizer que em cada 100 testes existe, pelo menos, um falso positivo. Consequência disso, frente ao Rio Ave, fomos privados de usar os dois jogadores”, começou por dizer.
“Para espanto meu, no dia seguinte de manhã, já com a informação de todos os testes documentados, com o email do diretor clínico onde afirma que os jogadores tiveram dois testes falsos, remetemos toda a documentação e a Autoridade Regional de Saúde [ARS] autorizou a utilização dos jogadores. Com o número de casos a aumentar, é normal que hajam mais falsos positivos. Mas, dentro de muitos azares, existem coisas estranhas também. A delegada da ARS quando vai para liberar os jogadores do SINAVE deteta que o Nuno Mendes nem sequer esteve inserido no SINAVE. Por isso, nunca houve razão nenhuma para Nuno Mendes não ter sido convocado para o jogo com o Rio Ave, ao contrário de Sporar que tinha sido registado”, pormenorizou.
“A ARS assumiu que o caso foi muito estranho mas aconteceu. Temos provas documentais de que isto aconteceu, de que Nuno Mendes não estava inserido no SINAVE. Posto isto, a ARS liberta o Sporar e temos a notificação de que os jogadores podem treinar e jogar. Acontece que, a partir de hoje [terça-feira] de manhã, o documento que era necessário, onde o laboratório afirmava que falsos positivos, já não chegava para a DGS. Queriam que o laboratório emitisse um documento onde tivesse escrito que tinha havia um erro. A DGS enviou então um email a pedir para mudar o conteúdo, a palavra, de falso positivo para erro. Até agora a resposta não chegou. O jogo já decorreu”, explicou, a propósito do motivo que levou à ausência dos dois jogadores no clássico.
“Há só um pormenor que eu não tolero nem admito. Podem dizer que o Sporting joga mal ou que joga pouco mas há uma coisa que não admito: porem em causa a honestidade do corpo clínico e dos médicos que trabalham no Sporting. Vamos fazer uma queixa na Ordem dos Médicos do diretor clínico da Unilabs que, infelizmente, li que disse que não havia problema nenhum e que nem sequer tinha sido contactado. Pena que temos um email às 17 horas de hoje desse mesmo senhor. Volto a dizer, eu não negoceio valores, sejam presidentes, colegas, seja quem com for. Por fim, que já é tarde, vou abandonar este patético mundo de Covid porque dentro de poucas horas vou entrar num banco durante 24 horas para tratar doentes de Covid reais”, concluiu.
_______________________
As palavras de Frederico Varandas, na conferência de imprensa após o clássico, não devem ser olhadas de ânimo leve. E o Sporting não deve desarmar e continuar a tudo fazer para clarificar este assunto o mais rapidamente possível.
Até lá, fiquemos a saber um pouco mais sobre a Unilabs.
20 Janeiro, 2021 at 16:03
Mesmo com a sua dicção errática conseguiu explicar o que se passou sem passar cartão ao folclore de bragas e portos.
20 Janeiro, 2021 at 16:19
Um falso positivo pode não querer dizer que houve um erro laboratorial.
Segundo o Varandas, a DGS pediu um e-mail a dizer claramente que houve um erro no laboratório, algo que obviamente não vão admitir.
O máximo que vão admitir é que são dois falsos positivos, mas não por erro do laboratório e, assim sendo, a DGS não vai autorizar a utilização dos jogadores antes dos 10 dias.
Quando o director da Unilabs veio falar para o jornal O Jogo (coincidências da vida), vi logo como iam ser as coisas…
20 Janeiro, 2021 at 16:35
Creio que não será um “erro” o que o laboratório deve admitir…
Mas sim a existência desses falsos positivos, que sendo uma “gota de água” num oceano…
Comprovam a excepção que “mergulha” na regra…
Mas se depois do falso positivo…outras análises (e se deixamos de acreditar nas análises estamos mal…), comprovam inequivocamente que os atletas não estão infectados…
Para mim…”há má fé de quem deve dar a ordem para normalizar a situação…”
20 Janeiro, 2021 at 16:44
Para mim também há óbvia má fé neste processo todo, ainda que não acredite que tenham adulterado de propósito os testes. Acho que se limitaram a aproveitar a situação…
Importante, que acho que passou um pouco ao lado para toda a gente…
“Pela primeira vez, desde agosto, que os resultados não bateram certo com os testes PCR. ”
Quando se pensa na quantidade absurda de testes que se fazem, só 2 darem resultados diferentes diz bem do bom trabalho que se tem feito no clube neste aspecto.
20 Janeiro, 2021 at 17:07
Pode falar-se muito da estrutura, mas parece que quanto ao Covid estão a trabalhar exemplarmente.
Fazer testes diários é essencial para evitar surtos no plantel e permite detectar incoerencias com os resultados laboratoriais.
20 Janeiro, 2021 at 17:06
Segundo as declarações do Varandas (que assumo que não se enganou), a DGS pediu um e-mail da Unilabs a confirmar que houve um erro do laboratório.
Ora, isso nunca o vão fazer, até porque põe em causa o seu nome e podem sempre fiar-se na infima percentagem existentes de falsos positivos.
No entanto, espero que seja um erro no discurso do Varandas e que tenha sido solicitado um e-mail a confirmar os falsos positivos e não o erro.
20 Janeiro, 2021 at 17:42
Claro que não vão fazer, até porque não é preciso um erro para haver um falso positivo.
Mas, na minha opinião, só pedem isso para engonhar a resolução do problema – que não existiu nem no Fabril, nem no Guimarães, nem no Famalicão, onde tudo foi tratado pelo protocolo e pela DRS da zona.
20 Janeiro, 2021 at 16:28
Um post porreiro para os idiotas que ontem deturparam tudo…
Serviço publico sportinguista, mais uma vez, do Cherba.
Muito bem
20 Janeiro, 2021 at 16:53
Concordo. Há que guardar as pedras para quando há motivo. Atacar o gajo na área que é a dele e de onde nunca deveria ter saído é estupidez e revela pouca ininteligência.
Tomará a nós que ele fosse apenas um médico…
20 Janeiro, 2021 at 17:39
Infelizmente, oportunidades para o criticar não faltam.
20 Janeiro, 2021 at 18:02
Felizmente.
Não queremos golpistas traidores e por isso quanto mais coisa para criticar, melhor.
20 Janeiro, 2021 at 23:20
E o Sporting que se lixe, certo?
20 Janeiro, 2021 at 17:53
Completamente de acordo, Miguel.
SL
21 Janeiro, 2021 at 8:14
Yep. Certíssimo.
E é como dizes, não falta merda para malhar.
20 Janeiro, 2021 at 16:30
Na verdade, assim lido (e não ouvido)…até dá “outra pica”…
Melhor “uma profunda raiva…”
Não é de agora que em muitos sectores do futebol (e não só…)…
O Sporting…” é maltratado…”
Este foi apenas o ultimo episódio de muitos outros…
Num país infelizmente “”corrupto”…
Tudo pode ser admitido…”há lugar para tudo”…(pensam esses mesmos corruptos…)
– Menos para a Verdade…
– Menos para a Honra…
– Menos para Vergonha…
Já todos sabem que não apoio o actual Presidente…
Mas neste caso…quem foi…(quem está) em causa…
Quem “foi ferido”…
Foi o Bom Nome do Sporting…
E não se pode (nem se deve…) “arrastar” pelo chão (onde anda a verdade desportiva portuguesa…)…
O Nome do Sporting Clube de Portugal…
Que é MAIOR que todos esses “vermezitos” de que está impregnada a sociedade portuguesa…
Um bem haja por isso…a quem preside aos destinos do Sporting (lembrando também…que os Presidentes passam…e o Sporting continua…)…
Sporting Sempre…!
20 Janeiro, 2021 at 16:33
Em Portugal tudo pode acontecer menos o Sporting ser campeão no futebol…
20 Janeiro, 2021 at 19:16
Meu caro Max.
Se reflectir um pouco verá que, o que preocupa o dito presidente é a honra e honorabilidade do corpo clinico do clube, já que para esse traumatizado de guerra ” – até podem falar mal da equipa do Sporting … mas nunca por em causa a honorabilidade e seriedade dos médicos do Sporting . ” …” Eu sou Médico ….! Etc…Etc…
20 Janeiro, 2021 at 19:23
Sim…mas é preciso ter em conta…que o Sporting “está a ser posto em causa…”
Na pessoa do seu corpo clínico…
20 Janeiro, 2021 at 19:29
Continuando …
Este dito presidente é alguém que se julga acima do clube, levitando nas nuvens, vendo os plebeus lá em baixo !
Acusaram outros injustamente dos erros que agora cometem, ocupam-se do Sporting CP nas horas vagas ou entre bancos de serviço hospitalar .
20 Janeiro, 2021 at 19:35
O ego pessoal desse senhor, está como sempre tem estado, à frente do Sporting Clube de Portugal !
Conte apenas o n° de vezes em que ele menciona com dignidade o SCP !
Infelizmente não posso concordar consigo caro Max. ! Mas respeito a sua opinião !
Esse senhor está muito cheio de si próprio !
20 Janeiro, 2021 at 16:40
E pelos vistos continua a não estar resolvido.
20 Janeiro, 2021 at 16:46
Se a DGS – que nem devia ter intervido no assunto porque a responsabilidade é da DRS – e a Unilabs não fizerem nada, nem se resolve em tempo útil de poderem jogar no sábado.
Mas os jogadores treinam com a equipa.
20 Janeiro, 2021 at 17:45
Estamos em Portugal, a culpa morre sempre solteira e a malta é promovida e aumentada.
20 Janeiro, 2021 at 17:50
ISto!!!
Mas só se fizer parte de alguma das muitas “coutadas” que por aí estão …
20 Janeiro, 2021 at 18:10
Só espero que a equipa do Sporting não tenha casos covid depois de jogar com os porcos porque os lampiões estão minados depois de jogarem com eles.
Coincidências do caralho
20 Janeiro, 2021 at 19:34
Desta vez pôs o dedo na ferida certa.
Aos soluços mas foi lá.
Depois de ver o video um tipo só reforça a ideia de um país espetacular cheio de gente de merda.
20 Janeiro, 2021 at 19:40
Amigo nesse país mal governado e com dirigentes corruptos, há muita gente séria e responsável, não generalizemos as coisas ! estão é afastados dos centro de decisão !
Certo?
20 Janeiro, 2021 at 19:58
Ceritíssimo.
Obrigado pelo reforço.
20 Janeiro, 2021 at 20:05
Mas a merda é cada vez mais e bons cada vez menos.
20 Janeiro, 2021 at 20:41
O presidente do SCP no seu delírio,
EU sou médico… EU sou deputado…EU sou Militar…. EU sou …EU sou….Eu quero…EU posso….EU mando ….EU sou bonito … EU visto-me bem e tenho motorista à porta de casa !
Fredericosinho TU ÉS UMA GRANDE MERDA DE PESSOA !!! MUITO FALSO E MENTIROSO, bem pior que Judas Iscariote !!!!!!!!!!!!! VENDES-TE por Milhões !
Ouviste ó palhaço !!!!!!!!!!!!!
20 Janeiro, 2021 at 23:19
Diastristes, começo a pensar que para ti é verdadeiramente um dia triste…ver o presidente do Sporting defender bem o clube é triste, nao é? Preferes que o homem nos enterre, certo? Se calhar até é triste termos ganho aos trapaceiros? Porque o Sporting está acima de tudo e de todos, não é?
20 Janeiro, 2021 at 21:00
O fcp é desde há décadas um clube batoteiro. Fazem batota como respiram.. para eles é assim… é “normal”…
É ir atrás desta merda até ao fim!
Z