Guardei para a sobremesa do vosso almoço a conferência de imprensa do Neto, que foi à sala no lugar de Rúben Amorim. Um momento raro face ao que se vai vendo, mostrando que é possível falar de forma desassombrada e, com argumentos, tocar em todos os pontos essenciais, além de ser a prova provada de que uma equipa não se faz só de craques e de que, várias vezes, são os patinhos feios que unem e lideram o balneário.
Depois, e porque a tarde convida à leitura (depois de irem votar, claro!), atentem no resumo da belíssima entrevista pós-jogo que o mister Rúben Amorim deu à sportTV. Não tenho vídeo, mas tenho um resumo bem feito pela Tribuna Expresso
O SABOR DA FINAL
“Tem um sabor diferente como jogador e como treinador. Este ano é especialmente diferente, por causa da juventude deste grupo, a inexperiência destes jogadores e o que eles sofreram, a remodelação do presidente e do Hugo Viana. Deixo uma palavra para o Tabata, que não pode estar aqui, e ao nosso enfermeiro Alex também”.
AS EXPULSÕES
“Foi um jogo muito difícil, com a expulsão dos dois treinadores. Acho que devia ser um cartão amarelo: o jogo estava confuso, o momento era importante para os dois clubes, é preciso ter um bocado de paciência. Faço mea culpa também. Não havia necessidade de sermos ambos expulsos.”
O RESTO
“Esta vitória dá outra confiança, consolida o projeto porque olhamos sempre para os resultados. Isto é importante, dá-nos balanço, porque vamos ter de arriscar. Vamos ter um jogo no Bessa, portanto, há que festejar mas também manter o foco. Tenho de trazer já os jogadores à terra amanhã. Mas seria pior se tivéssemos perdido.”
A ESTRELINHA
“Nós procuramos a estrelinha. É o espírito, para mim. O Coates é tão importante como o enfermeiro Alex. Sofremos, cometemos alguns erros, mas acreditamos muito e essa é a nossa maior força.”
OS JOGADORES DO BRAGA
“Tinha de os cumprimentar. Aqueles rapazes do Braga deram-me tudo, foram eles que me levaram na anterior Taça da Liga. São espectaculares, é uma cidade espectacular. Chateei-me com o treinador da outra equipa, acontece, mas tinha de cumprimentar os jogadores”.
O SEGREDO
“Temos o mesmo sistema e as pessoas falam muito nisso. Precisamos de tempo, para nos consolidarem. Até aqui tive a estrelinha de arranjar pessoas como quem trabalha comigo, tive muita sorte. Nós neste momento começamos a ter algumas nuances, com dois na frente e outro a jogar atrás deles, mas é preciso tempo e calma. Eu penso como jogador, não posso ir para lá com dez ideias, vou apenas com três. Agora, ter melhores jogadores, ajuda. Se tivermos um bom encaixe defensivo, haverá sempre uma bola [uma oportunidade] e hoje foi o Inácio que descobriu o Porro que conseguiu marcar o golo. Depois, é difícil bater o Sporting, porque os meus jogadores passam os treinos a defender. Foste treinado pelo Jorge Jesus, como eu, tento beber as ideias de todos por quantos passei. ”
OS TRÊS DEFESAS
Comecei no Casa Pia em 4x4x2 e os meus dois primeiros jogos foram duas derrotas e disse que se perdesse o terceiro jogo, desistia. Tive a sorte de ganhar e, depois, olhei para os centrais que tinha e decidi jogar com três centrais. E como já tenho alguns anos – quer dizer, dois anos, estou para aqui a dizer que treino há muito tempo [risos] – a treinar com 3x4x3… Um dia vou ter que mudar, vai ser bom para evoluir. Se a estrelinha está aqui, se calhar o sistema…”
CANDIDATOS?
“Quando começam a falar nisso, acontece sempre qualquer coisa. Aconteceu em Famalicão, depois a eliminação da Taça com o Marítimo… Se temos um grupo batido, posso assumir coisas, estou mais descansado. Com estes miúdos, não sei. Tenho um grupo muito jovem. E também sei o clube onde estou, a instabilidade e a pressão que vive. Não quero ser mais um factor de instabilidade.”
A COMUNICAÇÃO
“Eu estudei, tirei uma pós-graduação na Faculdade, tenho contactos com psicólogos. Parece que é tudo do ar, mas eu investi muito na minha carreira e é fundamental fazer isso. Eu não sei tudo. Irei falhar muito na vida e se calhar iremos ver outro Rúben. Estou preparado para isso, porque sei que isto não é sempre assim com bons resultados. Agora, eu não me lembrei de ser treinador há pouco tempo; eu terminei a carreira com 31 anos para ser treinador. Quando cheguei do Qatar, fui logo fazer a pós-graduação: depois, fui ao estrangeiro falar com treinadores, estagiei semanas em clubes, há muito para além do querer ser treinador. E sou cunhado do Antero Henrique, passo o Natal a falar com alguém que percebe muito de futebol, E, depois, tenho muita sorte. Tenho uma equipa técnica incrível e bons jogadores.”
PORQUÊ TREINADOR?
“Eu quis muito ser treinador, até porque tive muitas frustrações como jogador. Passei muito tempo no banco de suplentes, tive muitas lesões também, havia um vazio para preencher. Tenho também outras prioridades na vida – a família que tenho -, sou muito mais equilibrado agora.
O FUTURO?
“Este projeto do Sporting tem a minha cara, os meus filhos estão bem na escola, adoro o dia-a-dia, se isto se mantivesse durante muitos anos… Se os resultados continuarem, aviso já que vão ter de me pagar tudo para me tirarem de lá [risos].”
24 Janeiro, 2021 at 14:05
É uma lufada de ar fresco. Não é tudo claro mas comunicar é muito importante mesmo. Agora, assentar e concentrar que em dois dias vamos jogar com os caceteiros
24 Janeiro, 2021 at 14:08
Grande Neto.
Muito respeito.
24 Janeiro, 2021 at 14:13
Mister Neto
24 Janeiro, 2021 at 14:14
kabooom!!!!
24 Janeiro, 2021 at 15:06
Um gajo que não joga um caralho mas fala bem…
Enfim
24 Janeiro, 2021 at 15:15
Também os há que não jogam um caralho e também não dizem um caralho…
24 Janeiro, 2021 at 16:05
Defesa menos batida
24 Janeiro, 2021 at 17:05
É bom jogador é isso?
24 Janeiro, 2021 at 18:13
É. Metias quem? É eficiente e eficaz nas suas limitações e complementa bem o que se passa à sua frente. Porro sobe como sobe porque tem um Neto atrás.
Repito, defesa menos batida com o trio Neto, Coates e Feddal como base e com Adan na baliza. Experiência, experiência, experiência e experiência.
24 Janeiro, 2021 at 18:16
Ontem vi um miúdo de 19 anos a jogar e nem me lembrei do Neto, vê lá.
24 Janeiro, 2021 at 18:35
E ainda bem. E depois visto o Neto a entrar, o mesmo Neto que veio de uma infecção por C19.
Minimizar o que Neto (e toda a defesa do Sporting) tem feito é apenas ridículo. Mas lá esta, cada qual com com a sua opinião, cada cabeça sua sentença. O Quaresma que era teoricamente, a primeira opção para central direito passou para quinta opção em 5 centrais- e se achas que Amorim está a fazer um mau trabalho…
24 Janeiro, 2021 at 18:55
Eu não minimizei nada, apenas não acho o Neto bom jogador…só isso.
Não quero ter razão, é a minha opinião e apenas isso.
O fato de a equipa sofrer poucos golos não faz dele bom ou mau…faz parte de um processo coletivo, em que as suas qualidades, ou falta delas, podem ser potenciadas ou “atenuadas”.
Também temos um dos melhores ataques e isso não faz de Sporar um bom jogador
24 Janeiro, 2021 at 19:21
Contudo admiro a postura dele e que seja muito feliz no nosso clube, atenção!!
24 Janeiro, 2021 at 19:32
Fomos campeões comnum Phillips Bab, certinho, pragmático, a varrer, sem inventar. Ouncomnum Vidigal.
Nao podem ser todos “pantufas”, numa equipa, seja em que disciplina for, tem de haver complementaridade e Neto tem feito bem o seu papel ( again, se o RA o coloca a titular tendo outras opções por alguma coisa è).
Eu também nao quero ter razao, é apenas uma troca de opiniões, acredito que o objectivo é ter o melhor para o Sporting.
SL
24 Janeiro, 2021 at 22:17
discordo por completo, Neto não é um Mathieu mas está muito longe de ser um Tonel ou Gladstone, Neto é um jogador inteligente que por norma joga simples, não complica.
Defesa menos batida também tem a sua contribuição.
24 Janeiro, 2021 at 15:16
Cunhado do Antero? Ora aí estava uma boa contratação!
24 Janeiro, 2021 at 15:17
Comunica como os homens, não precisa de recorrer ao Facebook como os ratos
24 Janeiro, 2021 at 15:21
Nem ao Instagram…
24 Janeiro, 2021 at 15:21
Suck it, Zuckerberg.
24 Janeiro, 2021 at 18:46
Oh lus ribeiro …
Voltou aquela comichão no cagueiro???
24 Janeiro, 2021 at 22:20
assoa-te tens a ranhoca a cair
25 Janeiro, 2021 at 2:39
Rato és tu. E um porco de merda. Quando quiseres, encontramo-nos para me explicares isso, se não fores um rato. Tens coragem, filho da puta?
24 Janeiro, 2021 at 15:26
O Neto já não é a primeira vez que fala bem, pelo grupo e por mais alguém.
O “patinho feio” que deve ser muito importante no balneário.
Nada está conquistado, jogo a jogo.
RA ainda continua com falhas no banco, o que é normal. Ter noção disso, como parece, é importante.
24 Janeiro, 2021 at 15:28
Nenhum plantel se faz só de craques.
Já no 11, prefiro vê-lo apenas quando não houver alternativa.
Ontem, lição de comunicação para dentro e para fora.
24 Janeiro, 2021 at 15:56
o tabata tem de crescer 10x para ser jogador de futebol.
mas ainda vou a tempo de mudar de opinião.
24 Janeiro, 2021 at 16:13
É um tipo franco e isso ajuda na comunicação. É um futebolista fraco, atualmente, mas acredito que seja um bom elemento no balneário.
24 Janeiro, 2021 at 16:26
Incrível.
Acho que nunca vi um grupo assim no Sporting. E parece um ambiente saudável até do ponto de vista da aprendizagem. Continuem assim, nas derrotas e nas vitórias.
24 Janeiro, 2021 at 16:28
Não me lembro.
Não me lembro mesmo de ver tanto grande golo a ser marcado em apenas 11 minutos.
Estava aqui uma hora a ouvir Neto sem me cansar.
Fuodasse, que maquina !
24 Janeiro, 2021 at 16:37
Boss.
Aprende Varandas.
Futuro treinador ou diretor de comunicação.
24 Janeiro, 2021 at 16:41
Pelo que percebi o Sporting B está a ser escandalosamente gamado pela a arbitragem. Duas expulsões e penalti contra ao minuto 91´.
Começou a caça ao Sporting por parte da arbitragem!
24 Janeiro, 2021 at 16:58
Começou?
Mas alguma vez parou?
24 Janeiro, 2021 at 17:41
“Eu quis muito ser treinador, até porque tive muitas frustrações como jogador. Passei muito tempo no banco de suplentes, tive muitas lesões também, havia um vazio para preencher. ”
Para mim, a frase mais importante de todas… A frustração de não ter tido a carreira que queria como jogador é, quando bem trabalhado, o maior combustível para se ser um treinador de topo. Amorim tem tudo para chegar ao topo, não tenho dúvidas – fez bem a direcção em o ir buscar, naturalmente.
Agora, isso não invalida que esta direcção fez merda na sua aquisição: se já tinham conhecimento do gajo no casa pia, porque não o foram contratar para a equipa B / sub23 para aprender cá?
Se ele estava na equipa B do braga, porque não o foram buscar antes de renovar contrato com cláusula?
Foi preciso chegar aos A do braga para verem que, afinal, vale a pena apostar nele? Pois, parece que sim.
Mais uma vez a má gestão desta direcção tirou-nos dinheiro, reforçou financeiramente um rival (in) directo, deu uma péssima imagem do clube em todo o processo (que nem quando for pago vai passar) e fez-nos perder, no mínimo, 6 meses de preparação para os próximos anos (esperemos que não tenhamos uma desilusão no final da época por isso).
Mais uma vez a direcção foi a reboque do que aconteceu e não foi pró-activa. Mesmo acertando no fim.
#varandasOut
24 Janeiro, 2021 at 18:02
Isto.
24 Janeiro, 2021 at 18:04
Muito bem falado, sim senhor.
Que lhe arranjem um lugar a adjunto ou como porta-voz da comunicação e vai-se buscar um central a sério!
24 Janeiro, 2021 at 18:24
Neto tem beef com o TT?
24 Janeiro, 2021 at 18:53
Neto a diretor de comunicação do Sporting, despediram o Paulo Cintrão está aqui o sucessor.
24 Janeiro, 2021 at 19:00
OLÉ Neto!!!
Duas orelhas e rabo cortados e … consequente volta à arena em ombros!!!
SPORTING!!!
25 Janeiro, 2021 at 0:15
Se como central é barra a defender mas esbarra na saída para o ataque, a falar em defesa do Sporting Clube de Portugal coloca as bolas (palavras) todas com uma precisão incrível. Grande Neto.
25 Janeiro, 2021 at 6:08
🙂