Com seis jogadores formados na Academia no onze inicial e dois no banco de suplentes, o Sporting derrotou o Braga e venceu a Taça da Liga. Num relvado encharcado e com zonas impraticáveis e com uma arbitragem patética, Coates foi digno de um sentido “O Captain! My Captain!”, Palhinha foi um monstro no miolo e Porro mereceu ser o herói improvável de uma equipa que merece todos os sorrisos conquistados
Levaram-se os últimos dias a falar no encaixe tático, na importância de ganhar o meio campo, na pressão alta para não deixar o adversário construir a partir de trás e quando chegas ao Municipal de Leiria… quando chegas ao Municipal de Leiria percebes que o relvado não aguentou a chuva e que quase metade está tão ensopada que a bola não rola. Por outras palavras, será um risco sair a jogar, ainda maior se for sair a jogar pelo meio, entregando a bola ao João Mário, como o Sporting tanto gosta.
Mas é nestas alturas que se vê o carácter dos jogadores e cedo se percebe que faz todo o sentido escrever coisas como #OndeVocesForemEuVou. Logo nos primeiro minutos, Coates está-se nas tintas para o risco e só com Adán nas costas passa com classe pelo meio de dois adversários, dando o mote para uma das melhores exibições (ou a melhor) com a verde e branca vestida. No meio de tanto miúdo, Sebastião foi o patrão que a equipa precisava e o sinal de segurança e confiança que fez a diferença ao longo dos quase 98 minutos.
O exemplo foi seguido por todos os outros, sem excepção. João Mário, por exemplo, mostrou a quem gosta de falar em intensidade ou falta dela que é possível jogar de pantufas de biqueira de aço. Ao seu lado, Palhinha parecia estar a jogar na relva mais macia e bem cortda do mundo, impondo a sua presença em duelos de uma lateral à outra. Feddal estava intratável e contagiava o jovem Gonçalo Inácio para uma exibição onde até ganhou em corrida a Galeno. Jovane, além de ser quem mais procurava as saídas com variação de flanco, disputava cada lance como se fosse o último e era brindado com o primeiro amarelo pateta do jogo. Pedro Gonçalves fazia peito a gajos com o dobro do tamanho e Tiago Tomás encarnava Rocky Balboa, dizendo “You ain’t so bad, you ain’t so bad” aos adversários que lhe batiam como Clubber Lang. Do Adán falo-vos na segunda parte e, não, não me esqueci de Pedro Porro, rapaz que contagia pela qualidade e pela raça e que voltou a meter no bolso um tal de Galeno. E como se isso fosse pouco, o lateral direito recebeu um passe longo de Inácio (na marcação de uma falta que resulta de um pontapé na barriga de Palhinha que um trolha foi à sala de imprensa dizer que não tinha existido) arrancou decidido, entrou na área e marcou um golaço num remate cruzado.
Faltavam cinco minutos para o intervalo e ambas as equipas jogavam com os treinadores na bancada, depois do árbitro ter resolvido mandar ambos para o cantinho da pausa por estarem a ser feios um para o outro. O Sporting marcava numa altura crucial e logo a seguir teve oportunidade de fazer o segundo: Peter Potter aproveitou uma nesga de relvado mais seco e ensaiou um passe de magia que o deixou na cara do redes. Faltou metê-la lá dentro.
A chuva parou ao intervalo, o relvado melhorou um pouco, menos na zona do desgraçado do Nuno Santos que entrou para o lugar de Jovane e que de cada vez que tentava arrancar via a bola ficar presa na água. Depois viria Sporar para o lugar do exausto Tiago Tomás e pronto a levar a mesma porrada que o puto, mas com um extra: teria nos pés a oportunidade de matar o jogo. A dez minutos do final, Matheus Nunes, entrado para o lugar de um João Mário que parece ter saído por precaução, arrancou pela direita e cruzou para a entrada do esloveno e para uma emenda que foi na direcção do redes bracarense.
Antes disso, o Sporting havia passado por calafrios, até porque Carvalhal jogou mão daquela coisa que costuma correr bem aos adversários: meter jogadores formados no Sporting. Esgaio já lá estava, depois veio Iuri Medeiros para ensaiar aqueles remates banana da direita para a esquerda. O criativo ameaçou uma vez, à figura de Adán, e voltou a tentar provocando a recarga de Esgaio (lá está) para um golo bem anulado por fora de jogo. Também em fora de jogo estava Paulinho, o avançado de quem tanto se fala, quando no único lance em que a defesa do Sporting se deixou apanhar nas costas rematou com estrondo à trave, com ligeiro desvio de Adán. Por falar no nosso redes, foi assinalável a competência com que geriu os lances bombeados para a área que Coates não conseguiu limpar. A punhos, que o tempo não estava para brincadeiras, ou tirando literalmente da cabeça do adversário uma bola cruzada para a boca da baliza.
Quando isso aconteceu já passavam quatro minutos dos cinco que o árbitro havia dado de descontos. Nuno Mendes, o puto, tinha ido duas vezes lá à frente e tido o desplante de fintar dois e três adversários de cada vez. Pedro Gonçalves tinha questionado uma bola que era sua e que o bandeirinha ofereceu ao adversário, levando um amarelo que passaria a dois quando já para lá da hora que estava para lá da hora, arregalou os olhos em direcção do Tiago do apito por este ter soprado uma falta que só ele viu e que dava um livre muito periogoso. Adán defenderia para canto e só quando o canto foi marcado e em nada deu, o tal do Tiago teve vergonha na cara e mandou dizer a todos que o canequinho era do Sporting e desta equipa que merece todos os sorrisos que se seguiram.
24 Janeiro, 2021 at 2:54
Esta equipa dá gosto ver. A entreajuda. A entrega.
Vejam bem as reacções do Antunes no banco. Um veterano de 33 anos que vinha para cá para ser o titular na esquerda. Senta o cu no banco os jogos todos, no meio dos putos, e vejam como é sempre o primeiro a saltar. Seja para festejar, seja para mandar os mestre do apito para o caralho.
E prefiro sempre perder jogadores (vide Ristovski) do que perder o grupo.
O mérito? Rúben Amorim. A matéria prima sempre lá esteve. E nenhum antes dele fez igual ou parecido.
E o gozo que dá ver os putos todos made in Sporting a dar tudo em campo?
#formaçãolover
#ondeelesforemeuvou
24 Janeiro, 2021 at 8:30
Isto tudo.
24 Janeiro, 2021 at 9:55
+1906
24 Janeiro, 2021 at 10:19
Fico sinceramente feliz por ver um comentário teu e por saber que ainda por aqui andas. Abraço!
24 Janeiro, 2021 at 10:55
Como diria o Severus Snape: “Always!”
Um grande abraço, Cherba.
24 Janeiro, 2021 at 20:52
Super10, só não concordo que o Antunes tenha vindo para ser titular, pois quando veio já Nuno Mendes tinha começado a jogar e mostrava claramente estar para ficar…. Concordo com todas as outras opiniões!
SL
24 Janeiro, 2021 at 3:37
Ontem o João Mário jogou bem. Atitude, raça, sem medo do confronto, assim está bem! Que jogue com as pantufas, mas que não se esqueça da biqueira de aço! Alias, estiveram todos exemplares. Era uma final e estiveram à altura dela.
Quem não esteve à altura de uma final foi a equipa de arbitragem. O amarelo ao Jovane, a cotovelada no TT, o amarelo por mostrar ao al musrati na falta do golo (só o viu já perto do final da partida), o amarelo ao Pote e depois o vermelho por ser um menino mal comportado. É tão fácil amarelar os jogadores do Sporting. A sequência de faltas não assinaladas a nosso favor, no último lance da partida, ainda na esperança de levar o jogo a penaltis. Todos vimos ao que o tiaguinho vinha, mas correu lhe mal. Temos pena!
Por fim, uma palavra para o carvalhal que deve ter ficado com uma meloeira do tamanho da do cãoceição que reza a lenda que a esta hora ainda não conseguiu fechar a porta do elevador! Por isso é que não foi receber a medalha.
Uma tristeza. Este gajo já foi treinador do Sporting Clube do Portugal, temos aqui outro ressabiado como o abel?
Pelo menos a equipa dele não fez como aqueles cancros do futebol que abandonaram o campo há uns anos (e agora a memória falha-me, mas creio que na final da taça de Portugal fizeram o mesmo?) e não são capazes de mostrar respeito por quem ganha, o tal fair-play que todos os românticos do futebol gostam de falar. Fair-play é a guarda de honra feita pelo Sporting. Fair-play é o que o RAmorim e o Palhinha fizeram antes de receberem as medalhas. Fair-play é ver o Esgaio a falar com o João Mário no final e dar-lhe os parabéns.Isso sim é o tal fair-play. Para se ter fair-play é preciso ver o jogo como um Sportinguista, que na derrota e na vitória saberá sempre estar, sempre honrado!!! (e aqui não é o saber estar fora de campo, dentro de campo é o que conta, afinal o futebol joga-se dentro dele, não é? 😉 ). Obrigado ao RAmorim por incutir a mentalidade certa. A mentalidade Sporting.
Venha o boavista.
SPOOOOOOORTING!!!
24 Janeiro, 2021 at 11:57
«(…) o amarelo ao Pote e depois o vermelho por ser um menino mal comportado (…)».
Com o comentário do post («… levando um amarelo que passaria a dois … ») esta é a minha dúvida : foi acumulação de amarelos ou amarelo mais um vermelho directo?
Se foi expulso por acumulação de amarelos torna-se evidente que só vai faltar o jogo do Boavista e pode jogar contra o carnide-sul; se foi amarelo e vermelho direto, poderão não usar o precedente Taremi e aplicar 2 jogos em vez de 1, falhando, assim, o jogo contra os toupeiras.
SL
24 Janeiro, 2021 at 20:53
Caro Álvaro, penso que foi vermelho direto..
24 Janeiro, 2021 at 3:56
Spooooooooorting!
24 Janeiro, 2021 at 6:23
Bom dia,
Campeões de inverno!
24 Janeiro, 2021 at 6:56
A expulsão do nosso POTTER revela bem a missão que este corrupto do TIAGO MARTINS tinha!
Este é o fdp que anulou um pênalti claríssimo, neste campeonato, contra os fruteiros do monte aventino – foi ele o VAR certo ?!?
Veremos o que ele escreveu no relatório e depois constataremos qual o castigo para o PEDRO … que viu VERMELHO DIRETO e não segundo amarelo … veremos contra quem ele não vai jogar …
Excelente DOMINGO caros leões !
SL
24 Janeiro, 2021 at 9:09
E como o jovane, levou amarelo por sofrer falta…
24 Janeiro, 2021 at 7:22
Só queria aqui lembrar aos esquecidos selectivos que o Presidente Dr. Frederico Varandas em 2 anos tem o mesmo número de títulos do destituído em 5… obrigado e bom dia
24 Janeiro, 2021 at 7:47
Isso, e tb construiu um pavilhão, aumentou o número de sócios, aumentou o número de modalidades, tem a espinha dorsal da seleção nacional na nossa equipa,… opa vai cagar para dares peidos, ando farto de ler merda de santola vinda directamente da tua marmita. Cura-te.
24 Janeiro, 2021 at 8:25
E também bateu vários recordes a época passada — a pior de sempre —, ao mesmo tempo que torrou o dinheiro da NOS e vendeu (mal) praticamente todos os jogadores com mercado.
24 Janeiro, 2021 at 9:42
Tem assim tantos títulos? É complicado que assim seja, dado o destituído ter conquistado inúmeros, sendo alguns deles títulos europeus.
Mas uma coisa é certa, tem o titulo do pior presidente da história do clube…. e isso em apenas dois anos é obra, pois outros tentaram e acabaram por ser corridos mais cedo.
Igualmente o titulo do maior numero de violações de estatutos, o que como sabemos é algo sagrado, até porque por vezes se inventam estatutos para se destituir outros.
E agora para que fique bem claro, taca da liga não é titulo, da mesma forma que uma competição qql de pré-epoca não é um titulo. É um trofeu, uma taca que fica esquecida no museu. Que se ganhe tudo o que houver, mas não vamos agora começar a chamar marisco ao tremoco….. um fdp será sempre um fdp, seja ele um fivelas ou um varandas, mas um fdp nunca será Presidente.
24 Janeiro, 2021 at 9:56
Leio e continuo a ler para não lhe fazerem a vontade: responder
Sabemos ao que vem. Deixem no sozinho no palco.
Esta será o meu ultimo post a qq comentário do género deste nick!
24 Janeiro, 2021 at 13:10
E, nós, os autênticos Sportinguistas, a obrar das alturas do Evereste, para isso. Ainda nāo perdi a esperança de ver o bananas a enfardar às māos de um azeiteiro qualquer, na tribuna ou no balneårio, só para medir a sua elegância e a sua ekevaçäo.
24 Janeiro, 2021 at 10:08
Ontem o Dr. Varandas chegou a casa feliz. Tão feliz que a esposa fez-lhe a vontade e deixou-o ir sozinho deitar fora o lixo, antes de se deitar. Quando o Dr. Varandas já estava no seu soninho de 8 horas, a esposa sai de casa e vai colocar as embalagens no amarelo. E ainda vai buscar um paninho e o limpa-vidros para limpar os linguadões que o Dr. Varandas deixou no espelho da casa de banho.
24 Janeiro, 2021 at 10:57
Óptimo, agora só falta isto e temos presidente:
– Recuperação do Orgulho Sportinguista.
– Reestruturação Financeira que permitiu ao Clube recuperar credibilidade, capacidade negocial e cumprir os compromissos com parceiros e credores.
– Recuperação de passes de 37 jogadores valorizada em 41 milhões de euros, que o Clube encaixou em transferências
– Redução da dívida bancária em mais de 103 milhões de euros entre Junho de 2013 e Dezembro de 2017.
– 200 milhões de euros em vendas de jogadores em que 154 milhões de euros são mais valias, atingidos em Dezembro de 2017.
– Vindos da pior classificação de sempre do Clube no Campeonato Português, Sporting consegue a entrada directa na Liga dos Campeões.
– Maior venda da história de um jogador português na I Liga, João Mário para o Inter de Milão por 45 milhões de euros.
– São efectuadas 4 das 10 maiores transferências de sempre do Sporting.
– Duplicação dos activos da SAD em relação a 2013 para os 283 milhões de euros.
– Reestruturação e forte investimento no Atletismo com o objectivo de recuperar a hegemonia nacional sob o lema “Ganhar o Futuro” e com Carlos Lopes e o Vice-presidente para as modalidades Vicente Moura a liderarem o projecto.
– Regresso de Carlos Lopes ao Clube para ser Director do Departamento de Atletismo do Sporting.
– Contatação de Sara Moreira, Leonor Carneiro, Lecabela Quaresma e Eduardo Mbengani para reforçarem a equipa de Atletismo do Sporting, em 2015.
– Contratação de Nélson Évora, Rui Pedro Silva, Marco Fortes, Rasul Dabo, Jorge Paula, Helio Gomes, Bruno Albuquerque e Marcos Caldeira, que deixam o Benfica para reforçarem a equipa de Atletismo do Sporting em 2017.
– Contratação de Jéssica Augusto, Leonor Tavares(regresso), Sandy Martins e Licínio Pimentel, entre outros, para reforçarem a equipa de Atletismo do Sporting.
– Regresso em 2018 dos atletas Edi Maia, Tiago Boucela, Carla Salomé Rocha, Catarina Ribeiro e Inês Monteiro e o concurso de outros como Yazaldes Nascimento, Alberto Paulo, Tiago Aperta, Miguel Moreira, Miguel Marques, Luís Monteiro, Tiago Costa, Nuno Lopes, Cláudia Bobocea, Evelise Veiga, Cátia Pereira, Carina Vanessa, Rosalina Santos e Dorothé Évora.
– Melhor jogador do Mundo, Cristiano Ronaldo torna-se o Sócio 100.000-0 do Sporting Clube de Portugal.
– Eric Cantona torna-se o Sócio 150.000 e o Sporting entra para o top5 dos clubes com mais sócios.
– Entrada no Top 3 Mundial dos Clubes com mais sócios, um aumento de mais de 60% ultrapassando a fasquia dos 170 mil sócios.
– Aumento da média de assistências do Estádio José Alvalade, de 26.521 espectadores para os 43.077 mil espectadores por jogo.
– Sporting torna-se em 2017 o Clube em Portugal com maior média de ocupação do seu Estádio (86,7%) segundo dados da Liga Portuguesa de Futebol.
– Pela primeira vez é ultrapassada a barreira dos 50 mil espectadores no novo Estádio José Alvalade.
– Publicação detalhada no Jornal Sporting de todos os negócios efectuados após o fecho do mercado.
– Auditoria detalhada as anteriores direcções, conforme prometido em campanha.
– Passagem na totalidade do valor das quotas para o Clube.
– Três presenças na Liga dos Campeões de Futebol em 5 anos.
– Sporting obtém os maiores encaixes de sempre em prémios nas competições europeias.
– Regresso das noites europeias a Alvalade em duelos com outros gigantes europeus como Real Madrid, Barcelona, Borussia Dortmund e Juventus.
– Todas as épocas com resultado positivo no Clube (inédito).
– Renovação com jovens com potencial com cláusulas de rescisão elevadas para melhor negociação futura.
– Abertura do Canal Oficial do Clube, a SportingTV, com arranque as 19h06 em 17 de Julho de 2014.
– Concretização do melhor contrato de direitos televisivos em Portugal (Contrato NOS) no valor de 515 milhões de euros.
– Lançamento de um novo site com novas funcionalidades com destaque para a área de Sócios e Loja Verde Online.
– Fim da Gamebox adepto que passou a ser exclusivo para Sócios.
– Simplificação do processo para converter Adeptos em Sócios com maior facilidade, com a criação do inovador “Sócio num Minuto”.
– Criação do Cartão Pré-Pago.
– Criação da Campanha “Regresso num Minuto”.
– Criação do “Bilhete Anticrise” (7 euros exclusivo para Sócios).
– Criação de nova quota mensal de 6 euros.
– Possibilidade de pagamento da Gamebox em três prestações sem juros.
– Sporting revoluciona no ambiente digital leonino com a criação da “Onda Verde” que
proporciona um crescimento de seguidores nas redes sociais, para 2,4 milhões de fãs, com partilhas de fotos por todo o Mundo. #OndaVerde, #VocesSabemLa e #DiadeSporting são hashtags que se entranharam no léxico digital.
– Lançamento da campanha “Dá-me a Tua Camisola” que a partir de 2017/2018 permitiu que os sócios pudessem desenhar a camisola alternativa.
– Reformulação gráfica do site do Sporting e melhor gestão das redes sociais do Clube.
– Criação do conceito “Made In” Sporting, de forma a potenciar jogadores da formação. Na final de Paris 10 dos 14 jogadores utilizados foram formados no Sporting, imortalizados como “Os Aurélios”, levando Portugal à conquista do maior Título de Selecções da sua história.
– Protocolo com a Salutare para a utilização de câmara hiperbárica na reabilitação física de atletas de 10 modalidades.
– O Sporting torna-se no primeiro Clube em Portugal a vender bilhetes online para um pavilhão desportivo e para o futebol.
– Sporting é o primeiro Clube Português a apresentar um Relatório de Sustentabilidade.
– Alteração na estrutura do Clube com implementação de uma sistema de meritocracia, com avaliação de desempenho para melhor cumprimento dos objectivos, reconhecimento e motivação.
– Dinamização da Fundação Sporting cujo trabalho ao nível da responsabilidade social mereceu destaque a nível Nacional e Internacional ao ser-lhe reconhecido o estatuto de IPSS que a partir daí manteve ano após ano.
– Criação da Sporting Training Academy.
– Criação do Departamento de Alto Rendimento sob a liderança de Ricardo Porém.
– Criação da Sporting Summer School, oferta que permite a jovens treinadores residirem na Academia Sporting durante os meses de Julho e Agosto e frequentarem um curso para treinadores com o selo de qualidade Sporting, em áreas como o treino, preparação física, psicologia do rendimento, recrutamento e área clínica.
– Projecto pioneiro de parceria com o ISEG para Master de Gestão Desportiva, com o objectivo de desenvolver o tecido desportivo profissional, aposta forte na formação superior na área de Gestão.
– Desenvolvimento de um sistema de aprendizagem direccionado para jovens atletas com dificuldades escolares, com a criação de cursos vocacionais de 3 anos e com equivalência do 12º ano, leccionados na Academia, e possibilitando aos jovens poderem ser canalizados pela Fundação Sporting e pela sociedade civil.
– Criação de um Master em Saúde Desportiva para profissionais de clubes de pequena e média dimensão, supervisionados por Frederico Varandas.
– Realização do SCP Legends, jogo com estrelas do Universo Leonino (Futre, Peixe, Manuel Fernandes, Marinho, Augusto Inácio, Carlos Xavier, Sá Pinto, Cadete, Dani, entre outros) no Estádio José Alvalade para homenagear antigas glórias do Sporting já falecidas: César Nascimento, Osvaldo Silva, Vitorino Bastos e Vítor Damas.
– Uniformização da imagem dos Núcleos do Sporting Clube de Portugal devolvendo a estes lugar de relevo na vida do Clube.
– Realização Anual do Congresso dos Núcleos (2017).
– Reabertura do Núcleo do Sporting Clube de Portugal em Nova Iorque depois de anos fechado.
– Abertura do Núcleo do Sporting da Assembleia da República.
– Expansão da Marca Sporting pelo Mundo com abertura e reabertura de Núcleos e abertura de Escolas Academia Sporting (EAS) garantindo a presença em 4 continentes.
– Retirada do número 12 das camisolas e atribuição simbólica aos Sócios e Adeptos do Sporting.
– Requalificação do Estádio José Alvalade com modernização dos balneários e recuperação definitiva do relvado que tantos problemas apresentou desde a inauguração.
– Obras de manutenção e recuperação no Multidesportivo onde trabalham mais de 1500 atletas.
– Intervenções de fundo e beneficiação no Pólo EUL.
– Requalificação da Academia com o aumento do número de campos de treino.
– Colocação de rede de protecção em ambas as bancadas superiores de Alvalade para evitar quedas no fosso.
– Criação da Caixa de Segurança para as claques adversárias.
– Criação do Gabinete Psicológico, de Nutrição e Fisoterapia.
– Parceria com o Football Aid com a realização de jogos no Estádio de Alvalade, com todo o dinheiro angariado a reverter para a Fundação Sporting.
– Criação e realização anual do Congresso Internacional “The Future of Football”.
– Luta sem tréguas pelo reconhecimento dos Campeonatos de Portugal conquistados entre 1922 e 1938.
– Apresentação de propostas concretas para alterações no futebol e no desporto junto do Governo, AR e Presidente daRepública.
– Apresentação de propostas concretas para alterações no futebol e no desporto, no Parlamento Europeu e Comissão Europeia.
– Apresentação de propostas concretas para alterações no futebol, na Liga Portuguesa de Futebol e Federação Portuguesa de Futebol.
– Apresentação de propostas concretas para alterações do futebol à UEFA e FIFA.
– Proposta do Sporting para o fim dos fundos torna-se uma realidade.
– Proposta do Sporting para introdução de novas tecnologias no futebol ( VAR) torna-se uma realidade.
– Realização do Dia da Criança Encontro EAS com a presença no relvado de Alvalade de 26 Escolas EAS e mais de 3000 crianças entre os 7 e os 11 anos.
– Campanha “Missão Pavilhão” com a participação de 22.000 Sportinguistas que ajudaram na construção do Pavilhão João Rocha.
– 6 Taças Europeias conquistadas em 4 modalidades distintas.
– Realização Anual do Treino Solidário em Alvalade em que os Sportinguistas são convidados a trazerem um presente para a Fundação Sporting.
– Renovação do Museu Sporting.
– Criação da ´Gala Honoris Sporting` que homenageia e destingue profissionais e atletas do Sporting Clube de Portugal através da atribuição dos Prémios Honoris Sporting.
– Homenagem aos Heróis da Conquista da Taça das Taças com uma viagem dos Campeões à Antuérpia e ao Estádio onde conquistaram o título frente ao MTK, e onde puderam rever os adversários da final.
– Nova deslocação a convite do MTK para inauguração do seu novo Estádio com a presença uma vez mais dos nossos Campeões de 64.
– Unificação da “Curva Sul” com o Estádio a entoar a uma só voz “O Mundo Sabe Que”.
– Reconhecimento em 2013 do Sporting como Superbrand com atribuição de um Trófeu que todos os anos temos reconquistado desde então.
– Construção da Cidade Sporting numa área superior a 30 mil metros quadrados.
– Abertura do Pavilhão João Rocha, o maior e mais moderno pavilhão polidesportivo de Portugal.
– Abertura da Rua Prof.Mário Moniz Pereira.
– Inauguração da Estátua na Rotunda Visconde de Alvalade
– Homenagem a José Travassos com atribuição de uma rua com o seu nome.
– Homenagem a Vitor Damas com a atribuição de uma rua com o seu nome.
– Construção de 3 campos de futebol como complemento do Pólo EUL: Campo Fernando Peyroteo, Campo Luís Figo e Campo Cristiano Ronaldo.
– Novo Museu Sporting com enfoque nos Títulos Internacionais.
– Mural com o nome de todos os Sportinguistas que contribuíram para a construção do Pavilhão João Rocha.
– Reconhecimento Internacional do Sporting como referência Mundial no Desporto Adaptado reforçando valores identitários do Clube como a inclusão.
– Criação do Gabinete de Apoio ao Atleta e Famílias para o Futebol e Modalidades.
– Criação do Gabinete Sporting Olimpics.
– Maior delegação de sempre do Clube nos Jogos Olímpicos com 32 atletas em nove modalidades, no Rio 2016.
– Abertura da Loja Verde no Pavilhão João Rocha.
– Abertura da Loja Verde no centro de Lisboa para aproximar o Clube dos turistas.
– Abertura de Novas Escolas Academia Sporting pelo Mundo
– Homenagem a Fernando Peyroteo no derby com o Benfica com os jogadores leoninos a envergarem camisolas com o nome de Peyroteo.
– Homenagem a Fernando Peyroteo com destaque de capa e suplemento especial no Jornal Sporting.
– Homenagem a Mário Moniz Pereira e Fernando Peyroteo no Núcleo da AR.
– Homenagem a Mário Moniz Pereira com a Corrida Sporting a ser rebaptizada com o seu nome.
– Primeiro Semestre de 2016/2017 SAD apresenta o melhor resultado de sempre com lucro de 46,5 milhões de euros.
– Sporting regista em 2017 um volume de negócios recorde na sua História atingindo um valor de 173 milhões de euros.
– Batido Recorde Nacional de assistência num jogo de Futebol Feminino, em Portugal, com 9.263 espectadores no Estádio José Alvalade (vitória por 1-0 sobre o Sporting de Braga).
– Batido o Recorde do acto eleitoral mais participado de sempre do Sporting Clube de Portugal com 18.661 vpotantes + 1469 votantes por correspondência.
– A SportingTV torna-se no canal do cabo a reter o maior número de espectadores durante as 24 horas, chegando aos 48.000 espectadores entre as 21h e as 22h30 de 4 de Março de 2017.
– Criação do Sporting Paralympics e reconhecimento do Sporting como Clube nº1 do Mundo no desenvolvimento do Desporto Paralímpico contando com mais de 150 atletas divididos em 12 modalidades.
– Criação do Gabinete Médico para Atletas
– Criação do Gabinete Psicopedagógico para acompanhamento do aproveitamento escolar dos jovens da Academia.
– Sporting adere a iniciativa da Associação Amigas do Peito na batalha pela prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, onde para além de sustentar a “Onda Rosa”, promove actividades e campanhas de sensibilização onde estiveram presentes as jogadoras do Futebol Feminino e os jogadores de Futebol Senior a actuar oficialmente com camisolas com o laço rosa, símbolo da causa, camisolas estas que posteriormente foram postas a venda com a receita a reverter integralmente para a Associação.
– Iniciativa Sporting de angariação de alimentos, roupas e agasalhos para os bombeiros e populações afectadas pela vaga de incêndios no verão, recolhe mais de 20 toneladas de bens com participação activa dos Núcleos do Sporting em Portugal.
– Iniciativa Jubas Athletics Kids organizado pela Academia Sporting de Atletismo para centenas de crianças dos 6 aos 12 anos conhecerem e experimentarem as modalidades do Clube.
– Assinatura de um memorando de entendimento com o Governo da Costa do Marfim no intuito de fornecer conhecimento e contribuir no desenvolvimento do desporto daquele país.
– Participação na Bolsa de Turismo de Lisboa, iniciativa que contou com a presença de dezenas de atletas das diversas modalidades do Clube durante 5 dias com o objectivo de a Marca Sporting no universo turístico.
– Comemorações do Centenário de Fernando Peyroteo com diversas iniciativas e homenagens ao maior goleador da história de Portugal.
– Atribuição à Fernando Peyroteo do eterno nº 9 de sócio.
– Alteração da designação da Tribuna Centenário para Tribuna Peyroteo.
– Encontros com a FPF para a promoção e reconhecimento de Fernando Peyroteo como o jogador com melhor rácio jogos/golos da história do futebol mundial.
– Inauguração da Exposição Viagem à China nas comemorações dos 40 anos da primeira deslocação do Sporting à China e que posteriormente teve todo o material transferido para ser exposto em Pequim.
– Presença do Sporting na Inauguração da Exposição Moniz Pereira e assinatura de protocolo entre o SCP e o Instituto Português do Desporto para desenvolvimento de programa anual tendo em vista a divulgação da obra de Moniz Pereira.
– Criação do mote “Feitos de Sporting”.
– Visita anual das Escolas Academia Sporting (EAS) à Academia de Alcochete.
– Criação do Serviço Educativo do Museu Sporting
– Reforço no Ecletismo com as modalidades a passarem de 35 para 55 no total.
– Sporting recebe pelo segundo ano o Certificado de Qualidade de Escola Portuguesa de Minibasquetebol atribuído pela Federação Portuguesa de Basquetebol, em 2017.
– Regresso do Hóquei em Patins como modalidade oficial do Clube, com a conquista da Taça Cers na época de estreia.
– Regresso do Ciclismo como modalidade oficial do Clube.
– Regresso do Voleibol como modalidade oficial do Clube com a conquista do Campeonato Nacional no ano de estreia do Pavilhão João Rocha.
– Regresso do Futebol Feminino como modalidade oficial do Clube com a conquista do Triplete na época de estreia e conquista de todos os Títulos nos escalões de formação.
– Conquista dos Títulos Nacionais em todas as modalidades de Pavilhão selando com chave de ouro a época de estreia do Pavilhão João Rocha e a melhor de sempre das modalidades.
– Sporting torna-se membro fundador da Associação Europeia de Clubes de Goalball ocupando a Vice-presidência do G4.
– Sporting ultrapassa o Barcelona a nível de ecletismo com 8 modalidades a disputar as respectivas “Champions”.
– Assinatura de parceria com a ECADInt para a construção de 10 Escolas Academia Sporting em território chinês.
– Abertura da Escola Academia Sporting em Chalandri, Grécia, a 30ª na Europa.
– Abertura da Escola Academia Sporting em Washington D.C. com 77 crianças.
– Inauguracão da Escola Academia Sporting de Florianópolis, a primeira em solo brasileiro, liderada por Carlos Saleiro e Pedro Silva, ex-jogadores leoninos.
– Recuperação do Orgulho Sportinguista.
Futebol
– Sénior Masculino
Bruno de Carvalho é eleito a 23 de Março de 2013, nessa altura o Sporting treinado por Jesualdo Ferreira (4º treinador da época) encontrava-se no 10º lugar com 27 pontos, a 34(!) do 1º lugar ocupado pelo benfica e 9 pontos acima da linha de água. BdC mantém o treinador até final do contrato (final da época) e a equipa termina em 7ª lugar em igualdade pontual com o 6º classificado ficando a 3 pontos do acesso às competições Europeias.
BdC não mexe na equipa médica liderada por Frederico Varandas que tinha sido indicado por Godinho Lopes e a mantém durante todo o seu mandato.
Durante o mandato de BdC, o Sporting apresenta sempre equipas de futebol competitivas a lutar pelos títulos e a ombrear com as melhores equipas internacionais, sempre com equipas técnicas de reconhecido valor. Na época de 2015/16 o Sporting bate o seu recorde pontual e só não foi campeão porque o campeonato foi completamente subvertido pelo polvo lampiânico (Esta época está a ser investigada pelas autoridades com suspeita de vários jogos comprados pelo benfica), e nas épocas de 13/14, 14/15 e 16/17, o mesmo “sistema” impediu o Sporting de lutar pelo título até ao final, e na última época (17/18), com o maior investimento de sempre, os interesses individuais dos jogadores, da equipa técnica e dos agentes que gravitam ao seu redor, sobrepuseram-se aos interesses do Sporting e boicotaram um título que era previsível.
– Formação
O Sporting vivia períodos conturbados na Academia, de alguma negligência, que permitiu a entrada de um quadro ex-benfica para a direcção de scouting (Bruno Maruta), para passado dois anos regressar ao ex-clube, dando claramente a entender que o Sporting foi alvo de espionagem industrial. Durante a última Direcção houve um claro desinvestimento na Formação, com o desmantelamento da rede de olheiros e com a saída de vários jogadores importantes aliciados por empresários.
É neste cenário que entra em funções a Direcção presidida por BdC, com Virgílio Lopes como Director da Academia, e depois de uma primeira época de reorganização, o clube entra novamente na senda dos títulos: Iniciados em 14/15, Juvenis em 15/16, Juniores e Juvenis em 16/17 e Iniciados em 17/18.
– Escolas Academia
Com a chegada de Bruno de Carvalho à Presidência do Sporting, a expansão das Escolas Academia Sporting no estrangeiro foi alargada, tendo o Clube avançado com três Academias na África do Sul, em Rustemburgo inaugurada em Março 2015, em Bedfordview e em Nelspruit inauguradas em Setembro 2016, duas em Cabo Verde na Praia e no Mindelo, inauguradas em Março 2016, uma em Getafe na Espanha inaugurada em Outubro 2016, uma em Atenas na Grécia, inaugurada em Novembro 2016 e outra na Costa Rica inaugurada em Março de 2017. Para além disso foram estabelecidos diversos protocolos com clubes e outras entidades desportivas, em países como Angola, Austrália, Brasil, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Guiné Equatorial, Índia, Inglaterra e Luxemburgo.
Em Fevereiro de 2017 foi inaugurada a primeira Academia Sporting na China, uma iniciativa enquadrada numa parceria com a ECADint que visava a abertura de 10 academias em território chinês, até 2018.
– Futebol Feminino
Regresso do Futebol Feminino em 2016/17 em todos os escalões, 21 anos depois de ter sido extinto após actividade entre 91 a 95 com alguns lugares honrosos, mas sem títulos nacionais.
Nas duas épocas de actividade o Futebol Feminino obteve todos os títulos em disputa ( 2 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 1 Supertaça) sem ter averbado qualquer derrota em território nacional. O Clube obteve também títulos nacionais tanto em Juniores como em Juvenis.
Recorde de assistência na final da Taça de Portugal 16/17 (12.213 espectadores no Jamor frente ao Braga) e recorde de assistência (9.263 espectadores) em jogo do campeonato a 25 de Fevereiro de 2017, em Alvalade também frente ao Braga.
Modalidades
– Futsal
O Sporting Clube de Portugal cedo se tornou a maior potência desta modalidade e quando esta Direcção entrou o clube tinha 11 Campeonatos Nacionais (o 11º título foi já conquistado com BdC na Presidência mas deve ser contabilizado na Direcção anterior dado que teve a maior quota parte), na segunda posição encontrava-se o benfica com 6 Campeonatos, mas fazendo a contabilização desde o momento da entrada do rival na modalidade, o Sporting tinha desvantagem de 5 campeonatos contra 6.
Nas 5 épocas com BdC, o Sporting ultrapassa a luta particular com o rival (9 campeonatos contra 7) e reforça-se como maior potência da modalidade com 15 campeonatos contra 7 do rival.
Títulos: 4 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 2 Supertaças, 2 Taças de Liga e 2 vezes vice-campeão Europeu de Clubes.
– Atletismo
O Atletismo é a par do Futebol, a modalidade que se pratica desde sempre no Sporting Clube de Portugal, sendo também aquela que mais contribuiu para que o Clube seja o segundo da Europa com mais títulos conquistados, só ultrapassado pelo Barcelona.
Com a retirada do Prof Moniz Pereira em 2010 já com 89 anos, inicia-se o desinvestimento na modalidade e o clube perde o domínio no sector masculino para o benfica, com a saída de vários atletas para o clube rival.
Durante o mandato de BdC, o Sporting não só volta a recuperar o domínio em Masculinos, regressando aos títulos nacionais de Corta Mato, Estrada e Pista Coberta, como reforça o domínio nos Femininos. Durante este período a equipa feminina é bi-campeã Europeia de pista ao ar livre (2016 e 2018) e vence pela primeira vez a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato (2018). Nos masculinos o Sporting, recordista europeu de títulos de corta mato, regressa aos títulos 24 anos depois (2018).
– Andebol
Bi-campeão nacional (16/17 e 17/18) interrompendo o domínio do rival fcporto ( 7 títulos nos últimos 8 anos). O Sporting não vencia um campeonato desde 2006 e em 16/17 vence pela 2ª vez uma competição europeia (Taça Challenge). Na época 2017/18 ostentando o estatuto de Campeão Nacional, o Sporting regressou, 16 anos depois à EHF Champions League onde teve um desempenho muito meritório, tendo vencido metade dos jogos disputados.
– Hóquei em Patins
Em 2014/15, BdC faz regressar o Hóquei em Patins a titulo oficial a Alvalade, e logo nesta mesma temporada o Sporting conquistou a Taça CERS.
Depois do regresso aos títulos europeus, dá-se o regresso à conquista de troféus nacionais. Supertaça em 2015/16 e Elite Cup (Taça Liga do Hóquei) em 2016/17.
No Campeonato, com um investimento progressivo, 5º classificado em 14/15 (27 pontos do 1º lugar), 4º Classificado em 15/16 (20 pontos do 1º lugar), 4º Classificado em 16/17 (10 pontos do 1º lugar), que culmina na temporada de 2017/18, onde o Sporting conquista o título de Campeão Nacional de Hóquei em Patins, 30 anos depois, com um desempenho repleto de atitude, compromisso, superação e muita garra.
– Voleibol
A 05 de Junho de 2017 o Sporting Clube de Portugal anunciou oficialmente que o Voleibol passa a fazer de novo parte do ecletismo leonino, com a equipa sénior masculina a competir na Primeira Divisão Nacional na época 2017/18, tendo o incontornável Miguel Maia como capitão.
Após alcançar o primeiro lugar da fase regular, no dia 01 de Maio de 2018 o Sporting sagrou-se Campeão Nacional de Voleibol, ao fim de 24 anos, na época de regresso da modalidade a Alvalade.
Este que foi o sexto campeonato nacional do voleibol leonino, foi também o primeiro titulo nacional de sempre a ser conquistado no Pavilhão João Rocha.
– Ténis de Mesa
O Sporting é o clube dominador da modalidade em Portugal. Esta hegemonia teve o seu período áureo entre 1985 e 1995, quando o Clube ganhou 11 Campeonatos Nacionais e 10 Taças de Portugal, falhando apenas um de vinte e dois títulos possíveis.
A Direcção de BdC entra após um período de desinvestimento na modalidade, com o Sporting dos últimos anos a vencer apenas 1 campeonato (2012) nas últimos 4 épocas, perdendo o domínio para equipas da Madeira e Açores. Com este Direcção a secção é reorganizada e o clube regressa aos Títulos nacionais tornando-se Tricampeão (2016, 2017 e 2018).
Na época 17/18 o Sporting repete o triplete da época anterior (Título no Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça) e atinge as meias finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, feito histórico para o Ténis de Mesa nacional.
– Natação
Sempre campeões, manteve-se a dinâmica vencedora. A Natação tem 7 títulos nacionais masculinos, conseguidos consecutivamente (Hepta-campeão), 5 dos quais conquistados durante o mandato de BdC.
– Futebol de Praia
Voltámos a ser campeões em Futebol de Praia (2016) e Madjer nomeado melhor jogador do Mundo.
– Goalball
– Com 3 épocas de vida, esta Secção, que tendo vencido tudo o que havia para ganhar nas épocas anteriores em Portugal, disputou e venceu em 2017/18 a Super Liga Europeia, tornando-se Campeão Europeu de Goalball.
– Padel
A modalidade foi instituída no Sporting em Agosto de 2016. Vasco Pascoal, Sportinguista assumido, tricampeão nacional e então nº 2 do ranking nacional e 109º do ranking mundial, foi a primeira contratação. Em Outubro de 2016 Ana Catarina Nogueira e Filipa Mendonça conquistaram o título de Campeãs Nacionais de Padel, tendo este sido o primeiro título do Sporting na modalidade.
Em Outubro de 2017 Filipa Mendonça e Ricardo Martins conquistam o título de Campeões Nacionais de Padel em Pares Mistos e em Dezembro desse ano decorreu no Porto o Campeonato Nacional de Clubes, tendo o Sporting Clube de Portugal conquistado pela primeira vez o título de Campeão Nacional de Padel.
– eSports
A 21 de Julho de 2016 a eSports foi apresentada como nova modalidade.
17/18 foi uma época para relembrar para os jogadores dos Leões que em três competições possíveis realizadas pela FPF eSports, sendo estas a Taça nacional, o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal, garantiram o último título que faltava para completar o tão desejado triplete.
– Pool
14/15 – Taça de Portugal em Pool Português; 15/16 – Campeonato e Taça de Portugal em Pool e Campeonato Nacional e Supertaça em Pool Português; 16/17 – Supertaça em Pool e Campeonato Nacional e Supertaça em Pool Português; 17/18 – Campeonato Nacional e Taça de Portugal em Pool.
– Judo
O Judo do Sporting tem 7 títulos nacionais de clube em masculinos e nos últimos anos só não foi campeão em 2015.
– Karaté
Foi durante o mandato de Bruno de Carvalho que o Sporting conquistou os únicos dois títulos nacionais (2014 e 2015).
– Kickboxing
Após anos de desinvestimento na modalidade, a época de 2014/15 representa o início de um novo ciclo de campeões para o Kickboxing do Sporting Clube de Portugal, com as contratações de Ricardo Fernandes, Bruno Susano e Adolfo Reis Barão, e os grandes títulos não se fizeram esperar, com a conquista das medalhas de ouro e de prata de Ricardo Fernandes no Campeonato do Mundo de 2014 ao serviço da Selecção Nacional e o título de Campeão Europeu K1 em -100kg de Bruno Susano.
O ano de 2016 dificilmente poderia ter começado melhor para o Kickboxing leonino já que a 30 de Janeiro, Bruno Susano defendia com sucesso o título mundial que tinha conquistado em 2013, quando ainda não estava no Sporting.
Em 2017 André Santos sagra-se Campeão Mundial ISKA 63,5 kg e Tiago Santos, seu irmão, Campeão do Mundo de Amadores ISKA Juniores (16/17 anos) K-1 63 kg. Em 2018 o Sporting vence o Campeonato Regional por equipas de Light Kick.
24 Janeiro, 2021 at 11:24
Lion Up,
Acredita se quiseres … mas ao ler o teu Post, já me caíram as lágrimas por ver que foi tudo isto que se perdeu, e mais o que vinha a caminho !
Em troca de 10% de escumalha que assaltou o clube !
24 Janeiro, 2021 at 11:32
Magnífico trabalho. Parabéns.
Sporting sempre
24 Janeiro, 2021 at 18:20
SHOW dxi BOLA LionUp!!!
Muito bem recordado … Pode ser que assim, as ‘ameebas’ gelatinosas que tanto gostam das tais ‘frases feitas’ engulam, mas engulam isto tudo, e que se remetam à insignificância …
SL
24 Janeiro, 2021 at 20:29
A resposta que eu gostava de ter escrito. 🙂
Já agora e para que todos fiquem satisfeitos de seguido faço a lista das coisas que o fantoche pois como alguem diz por aqui não faz tudo mal.
– Contratou Luiz Phellype por 500 mil euros o melhor cliente da sua clinica.
E é tudo malta!
24 Janeiro, 2021 at 10:58
Foda se… estes gajos que levam o cão à rua e não trazem um saquinho para apanhar às necessidades do bicho. Como se já não bastasse deixarem nas fazer em frente ao estabelecimento da Tasca, na bela da calçada lisboeta. Enfim, ainda são mais cães do que o cão, no sentido que não têm consciência do que fazem ou dizem.
24 Janeiro, 2021 at 11:02
Pareces o Salvador do Braga.
24 Janeiro, 2021 at 12:07
Também contratou tantos pinos a peso de ouro em dois anos quantos o Bruno contratou em 5… E o mesmo em dinheiro queimado nesses pinos.
Já e treinadores, vai no dobro em 3 anos do que o Bruno em 5!
Epá, Frederico, não sejas parvalhão!
Alguma vez há comparação possível com a incompetência que esta direcção tem demonstrado?
24 Janeiro, 2021 at 18:26
Porra, foda-se! Não há paciència para aturar “such a… …”
! Não percebes o papel que estás a desempenhar? Ou, se calhar percebes muito bem! Não sei se és mesmo do Sporting, uma vez que estás sempre com a mesma conversa! Para a próxima, quando começares a escrever, pensa sempre que há um gajo com 64 anos, cego congénito -, portanto impedido de tomar conhecimento de como é a tua tromba, a não ser que te aplique uma direita bem medida e assim passe a tê-lo -, Sportinguista desde que se conhece como gente, que te está já a mandar “pó caralho”! Como vês, não tenho medo das palavras e conheço suficientemente bem o vernáculo para poder falar ao nível de tipos como tu! Desampara!…
24 Janeiro, 2021 at 7:35
Voto feito, Democracia cumprida.
Foi bom ver a raça, a luta, a entrega. Temos uma equipa de Leões nao há dúvida, e a excelente conferência de imprensa do Neto demonstrounisso mesmo e o nível de compromisso que é necessário para se fazer parte do grupo – talvez passe muito por aí a justificação para alguns andarem a correr na mata.
Um bom Domingo a todos, mantenham-se seguros, isyo não está fácil.
SL
24 Janeiro, 2021 at 8:07
Fácil.
24 Janeiro, 2021 at 8:09
Mais uma vez parabéns Sporting, um título é sempre mais um título, a azia provocada não tem preço.
Como é que vamos eatar na terça feira no bessa?
24 Janeiro, 2021 at 8:20
O “ trolha” foi protestar e” com razão…”
Para já…o golo do Esgaio” é limpinho” …o rapaz estava para aí apenas a uns 3 metros atrás da defesa do Sporting…mas “ na linha do fora de jogo” viu-se bem o equívoco do bandeirinha…
“ Teve muita razão em queixar-se”…
Bem vistas as coisas…o árbitro “ fez um trabalho absolutamente tendencioso…” ( nesta …eu acertei…)…
Será por falar de árbitros…” não há “ melhor…?
Ou trata-se de uma provocação grosseira ao Sporting…?
Agora mais a sério…
Ontem, confesso… que acabei o jogo cansado ( diria mesmo “ desesperado “…
Já não tenho paciência “ para aturar” árbitros portugueses…
Os nossos jogadores foram heróis…
“ quem aguenta “ um árbitro desses…
Um relvado (?) daqueles..
Umas “ bestas” daquelas…
E “ consegue “ sair vivo…e com o “ caneco” na mão…
Consegue aguentar tudo…
Começo a pensar…
“ Que podemos ser campeões…”
Sporting Sempre…!
Obrigado “ Gerois da lama…”
SL
24 Janeiro, 2021 at 11:57
Hoje estou de acordo contigo. No entanto, António Salvador merece algum crédito pelos feitos conseguidos pelo seu clube pelo que é da mais elementar justiça o prémio, em forma de troféu, que foi instituído por reconhecimento da sua obra e que está em fase de acabamento.
https://youtu.be/1cH8vvIuXDw
24 Janeiro, 2021 at 15:29
Para mim, que reconheço o que tem feito pelo Braga, que respeito como clube..
Acho que ele sofre de um qualquer “ sintoma de inferioridade “…
Que o leva “ a querer vestir as calças do pai…para parecer um homem…”
O Braga é um clube com alguma grandeza…mas “querer que tenha a grandeza” do Sporting…
É como “querer comparar…a fome, com a vontade desconte…”
Abraço e SL
24 Janeiro, 2021 at 8:29
Bom dia.
Vencemos com toda a justiça e como o Tenham Orgulho apontou e bem ontem, o Braguilha teve menos ocasiões que nós (a não ser que queiramos contar com as ocasiões em lances ilegais)
Sabem que eu nunca tinha lido e sempre dei o benefício da dúvida ao Tribunal d’O Logro, esse pasquim do Porto.
Então esses atrasados não viram o biqueirão que o Palhinha levou na barriga?? Foda-se.
Mais, na jogada do amarelo do Jovane, ele é que é pisado.
24 Janeiro, 2021 at 8:35
E o lance do Matheus algumas vez era para vermelho? Estupidez
Irrita esta merda de mesquinhez o futebol
Ontem, para me rir também, estive a ver a CMTV com aqueles quatro comentadores. Só reconheci o Calado e o F Mendes.
Mas o conteúdo da discussão é mesmo estupidificante. Inacreditável. Há quem veja o copo vazio e que diga que a população é burra e que procura aquilo, mas eu acredito que a população tem mais capacidade e é a TV que emburrece.
24 Janeiro, 2021 at 11:09
Verdade, a TV emburrece. Não se aprende nada ali. Falei do mesmo no off-topic, o melão para os lado do nojo continua inchadíssimo. Como é que aquilo não é falta, aliás, ali está um caso de que não é por tocar primeiro na bola que a ação seguinte não é falta, por essa ordem de ideias, também há uma falta sobre o galeno em que o Porrão, (El toro, melhor lateral direito PT, ESP, ENG, FR, ALE, Kyle Walker ibérico) toca primeiro na bola e depois faz a falta. Ou então, o penálti sobre o Feddal contra o farense. Mas pronto, quando o Sporting ganha a malta não gosta. Um Sporting com adeptos/jogadores galvanizados pelas vitórias é um Sporting a temer como eles tão bem sabem. Vão ser precisas muitas missas, mas o Sporting é ateu.
24 Janeiro, 2021 at 11:14
(Merda faltou o IT :D)
24 Janeiro, 2021 at 8:34
Se tiverem acesso…
Leia no Expresso…
Na “ Tribuna”…
“Umas ideias “ do Rúben Amorim…
O homem “sabe o que quer…”
24 Janeiro, 2021 at 8:38
Na raça. Num terreno onde não havia outra forma…
Coates Imperial, mas toda a equipa foi fenomenal defensivamente.
Os putos…tão bom. O Amorim e o discurso do Neto.
A azia do trolha e a arbitragem, convém não esquecer.
Pena o Pote. No Bessa vai ser fodido e tudo está feito para não jogar com os lamps. E provavelmente sem Palhinha e Nuno Santos. Futebol português…
Hoje há muito Sporting e uma final para a seleção de andebol.
24 Janeiro, 2021 at 8:54
E NFL com esse duelo imperdível entre o A. Rodgers e o T Brady, com os Bucaneers a visitar os Packers no Lambeau Field ( Já agora leiam um bocadinho sobre o que são os Green Bay Packers)…
24 Janeiro, 2021 at 11:52
Não conhecia… fui pesquisar.
“Os Packers são a última das “equipes em pequenas cidades” que eram comuns na NFL durante os primeiros anos da década de 1920 e 30″.
Já agora, tb há um United – Liverpool para a FAcup.
24 Janeiro, 2021 at 12:06
E são sustentados pela comunidade de Green Bay, pelos sócios, os donos são os sócios…
24 Janeiro, 2021 at 8:51
Sporar e Tiago chegam para uma competição?
É só a que não ganhamos há 20 anos.
Falta um PL e bater a opção do Iuri. Não esquecer que sem Porro, não há outro.
24 Janeiro, 2021 at 10:05
Em equipa que ganha não se mexe como é usual dizer se, contudo concordo plenamente contigo:
A manta é curta e se desejarmos continuar a lutar pelo titulo é mais do que urgente contratar um PL.
SL
24 Janeiro, 2021 at 11:55
Vejo malta a dizer que como é só uma competição, Tiago e Sporar chegam.
Depois não chegam e essa mesma malta vai dizer que faltava um PL, porque há jogos onde o adversário se fecha e só fogo na área os podemos desbloquear.
Qualquer investimento bem feito nesta altura, com um plano financeira pensado, é recuperado com acesso à champs, para não dizer o que vale um título para os adeptos que não deixam de apoiar a equipa mesmo com 20 anos a ver bonés.
24 Janeiro, 2021 at 8:58
Quem falar em contratações com uma equipa que está em primeiro lugar e com um grupo forte, coeso e amigo (basta ver os festejos, com as brincadeiras dos “putos” com os “maivelhos”). Se se diz que “em equipa que ganha não se mexe”, deixem-se lá de contratações agora. É ir com estes até ao fim. E mais uma vez relembro: 2014/2015 e 2015/2016 foram as melhores épocas. Começaram a entrar craques… foi o que se viu. Mais do que a qualidade dos jogadores, importa o ambiente, a amizade. Compensa-se o vedetismo com homens/putos de fato-macaco, solidários, trabalhadores. Eles, sim, encarnam o mote que foi dado pelo treinador: #OndeVaiUmVãoTodos. Era para a equipa de futebol, mas os adeptos também vão com eles.
Um troféu já cá canta. O outro em disputa… é continuarem a jogar na raça como têm feito até aqui. Contra tudo e contra todos. Nem poderia ser de outra maneira.
24 Janeiro, 2021 at 9:13
Sou o primeiro a dizer que precisávamos de um central, um extremo e um ponta de lança, mas recordado que o porto perde um campeonato quando vai buscar o Pepe, e o benfica quando vai buscar o wengl, ou lá como se escreve, mais ficar quietinho… Vamos com os que temos…
24 Janeiro, 2021 at 9:18
“De estivesse no nosso adn…”
“Era mais seguro…comprar a estrutura dos árbitros…”
Sem ela…até podemos ir buscar o CR7…
Que o resultado será o mesmo…
24 Janeiro, 2021 at 10:21
Bom dia Ana,
Lamento discordar ! mas …
Se não formos buscar 1 ou 2 jogadores para reforçar a equipa não chegamos a Maio à frente do campeonato !
abraço !
24 Janeiro, 2021 at 10:30
Não lamente. Isto cada cabeça cada sentença. E cada cabeça convencida da certeza da sua sentença. 🙂
24 Janeiro, 2021 at 11:56
Não é por vir um PL que a equipa deixa de vestir o fato macaco, até porque Amorim não facilita e vê-se a meritocracia.
O pessoal esquece-ce que uma vez, veio um Mpenza, Cruz e De Franceschi.
24 Janeiro, 2021 at 12:45
Cesar Prates
24 Janeiro, 2021 at 17:56
Foi o que eu escrevi. O Cherba é que alterou o comentário.
24 Janeiro, 2021 at 9:17
Parabéns ao SCP por esta conquista, fruto do trabalho do corpo técnico e grupo de jogadores que efectivamente vão formando uma verdadeira equipa ! O caminho faz-se caminhando e se da parte do grupo de trabalho fico com esperanças de mais conquistas já do corpo directivo não tenho ilusões , mas para todos os efeitos vou parabenizar também o Presidente do Sporting pelo único acto de gestão que não se tem revelado um total fracasso.
24 Janeiro, 2021 at 9:50
Accionava a cláusula do Iuri e mandava o trolha à vida dele, uma vez mais. E fazia-o, sobretudo, porque o Iuri seria útil. Remates em banana (Cherba, 2021) como aquele, há poucos.
O Trolha é um coitado. O Carvalhal é um pouco piorzito. Pessoas sonsas tendem a ser do pior. É um revoltado sempre que se mete o Sporting ao barulho – vá-se lá saber porquê -, mas é um estadista sempre que o assunto é outra coisa. Tem cara para levar duas lambadas, é o que ele tem.
O trolha, como já disse, é um coitado. Está sempre a levar do Sporting, seja em que competição for. Aquela boca do Sporting que se agiganta contra o Braga, é só indescritível. Eu, se fosse adepto do Braga, sentir-me-ia envergonhado. Podia dizer tudo, mas aquilo…
É o tipo de boca à qual nem se responde.
O Porro é um craque. Craque, mas craque. O Coates é um central muito melhor do que aquilo que o pintam. O Palhinha está um jogadorzão. Mas, de resto, jogaram todos bem e deram todos tudo. O Nuno Santos é completamente ineficaz em terrenos destes. Percebeu-se no primeiro movimento que fez e não se conseguiu adaptar às condições.
24 Janeiro, 2021 at 10:41
Merece resposta. Se ficarem sem resposta vão pensar que podem continuar com essas boquinhas. Por outro lado o braga é aquele puto num supermercado a fazer a clássica birra de que quer levar aquele brinquedo de que não precisa porque tem 500 em casa. O melhor a fazer, por incrível que pareça, é mesmo ignorar e deixá-lo a berrar sozinho até ele entender que o pai ou a mãe desapareceram. É tão engraçado ver que afinal o brinquedo não era assim uma necessidade por aí além assim que dão conta que estão sozinhos e o mundo é demasiado grande para eles 🙂
Sporting em modo Marlo Stanfield, traficante de dorga, varrendo todos os rivais à lei da bala ou Sporting pai do ano?
24 Janeiro, 2021 at 14:16
Eu quero que as Leoas do Voleibol e do Hóquei sejam como a Snoop e que as modalidades masculinas sejam todas uma mistura de Omar com Brother Mouzon.
SL
24 Janeiro, 2021 at 10:04
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
24 Janeiro, 2021 at 10:15
Bom Dia Tasca,
Que dia Lindo de sol ! VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !
Homens de Barba rija e bem orientados até aqui ! Os meus parabéns rapaziada !
1° – Pena, triste e revoltante a VINGANCA deste monte de merda do Arbitro que em dois jogos em que arbitrou o SCP, expulsou nas duas vezes o Amorim ! Pena não haver uns jagunços das claques, que lhes façam uma visitinha, para lhe substituir a placa dos dentes !
2° – Lamentável !!!! O Neto que andou lá dentro a suar a camisola não ter medalha !
teve o motorista, os três roupeiros, o director, o vice director, o adjunto do director a secretária do director… enfim o homem a quem se deve a proeza de contra tudo e todos ser um dos suou a camisola, não tem medalha ! primeiro os jogadores depois o staff técnico e se sobrar o resto da comitiva ! Num clube organizado seria assim !
Neste clube de dirigentes imbecis dá nisto !
3° – Estes dirigentes do SCP que criticavam a direcção anterior, só envergonham os sportinguistas, de facto são malcriados, indignos do cargo que ocupam, responder daquela forma aos trolhas de Braga é dar-lhes importância que eles não têm !
E sobretudo rebaixar o SCP a um ponto inimaginável ! Aí se fosse o Bruno de Carvalho hoje ninguém se calava !
PARABÉNS EQUIPA !
24 Janeiro, 2021 at 12:11
Ui, então?
Não ficaste triste pela vitória?
E o castelo de cartas? Não veio abaixo com o vento nem com a chuva?
Triste do queralho!
24 Janeiro, 2021 at 12:11
Quanto à medalha do Neto a liga já explicou que avisou os clubes, antes do jogo, que tinha 40 medalhas para cada clube. Mesmo assim o Neto vai receber a sua medalha posteriormente.
24 Janeiro, 2021 at 10:18
Salvador no seu melhor. A azia foi tão grande que disse: o árbitro mostrou o cartão vermelho sem primeiro adverter. Deve de ter estudado na escola do padrinho vieira. O tal do nunca sube.
24 Janeiro, 2021 at 10:25
Que grande grupo temos.
Amorim não é apenas um grande speaker nas conferências, mas um condutor de homens, a propósito já meteram o Luiz Neto no departamento de comunicação? depois dos jogos devia ser sempre ele a falar, que patrão.
Já não há palavras para Super Coates, o homem voa mais que um pássaro, um controlador aéreo de luxo o nosso “Capitán” , Porro é sportinguista desde pequenino e Pote fez dos seus melhores jogos, da expulsão nem vale a pena falar, simplesmente nojento, era preferível um TT em versão mariposa do que Sporar mas não vale a pena bater mais no ceguinho, e uma palavra para Adan, apesar das críticas e dúvidas que suscitou ao início e da injustiça para com Max, o espanhol neste momento é um bom elemento e ontem voltou a ser decisivo.
* Grande malha dos Creedence Clearwater Revival !!
24 Janeiro, 2021 at 10:46
Bom dia tasca, hoje acorda tudo tarde he he. Antes de mais parabéns ao Rúben e aos jogadores que trouxeram este caneco para casa contra tudo e contra todos.
1) Relvado ao nível de um jogo da 2 divisão não de uma final, nem o Sporting nem o Braga deviam ficar calados perante isto.
2) Espero que o SCP não fique calado com esta arbitragem, amarelo ao Jovanne escandaloso, amarelo ao Pote quando sofre uma falta óbvia na linha a 1 metro do fiscal de linha e este marca fora para o Braga, o vermelho é por protestos a uma sequência de pelo menos 2 faltas por marcar até conseguir um livre para o Braga na linha da área. Jogo com 5 min de descontos aos 7 min ainda marca canto ? . TT ceifado por trás no calcanhar, cotoveladas, empurrões, agarroes, porra é mesmo como diz o Cherba, o puto levou tanto quanto o Rocky III em Moscovo.
3) Para mim o futebol tem muito disto, equipa unida jamais será vencida. Nestas equipas as injustiças que sofrem ainda as tornam mais coesas e fortes, estou convencido que no Bessa vão – se vingar do que fizeram ao Pote
4) a única resposta que merece o trolha é levar na boca na próxima final…. Outra vez
5) é urgente o Sporting colocar comentadores de confiança nos jornais, nos canais e programas televisivos, de tanta mentira que se diz, para a maioria passa como verdade, reescrever se a história ao jeito deles. Não podemos continuar a ser passivos nem condescendentes com esta situação.
Não sejam mansos
24 Janeiro, 2021 at 11:11
A equipa valeu pelo seu todo pois fizeram tudo o necessário e possivel para trazer o caneco naquele batatal vergonhoso mas como já tinha salientado ontem este trio destacado pelo Cherba merece a individualização:
Coates – MVP cortou, limpou, dobrou, iniciou, ajudou, fez tudo e tudo bem! Á capitão! E tanto que ele merecia levantar um troféu como capitão, já vem com 2 anos de atraso!
Porro – Pelo jogo, pelo golo, por ser dos poucos que consegue jogar em qualquer terreno sem grande oscilação, qual 4×4, pela garra e querer e por aqueles festejos encarnados em qualquer um de nós simples adeptos.
Palhinha – Mais uma exibição de categoria, ele que a par de Porro parece conseguir jogar em qualquer terreno, em qualquer condições, frente a qualquer equipa, frente a qualquer sistema que o tente amarrar, sempre ao mesmo nível….nível MONSTRO de trinco, jogador, pessoa e sportinguista.
Chora o Salvador, chora o Carvalhal, chora o Fransérgio, choram os drampiões todos por essas redes sociais fora. Delícia!
24 Janeiro, 2021 at 11:26
Também não me pareceu falta. O tipo dá uma biqueirada na bola e no seguimento acerta no Palhinha. Mas como foi essa, foram muitas outras, e ao contrário. A começar pelo amarelo ao Jovane, que nem falta era, a toda a porrada que o Tomás foi levando. A acabar nas constantes simulações, especialmente a do guarda redes avançado.
Jovane teria sido útil no segundo tempo, mas o Amendoim teve de o tirar. Foi um milagre não ter sido expulso, mas se-lo-ia, aliás tentaram o mesmo número com o Porro na segunda parte
O critério disciplinar foi o do costume, bónus para o Pote, e as faltas e faltinhas a permitir ao Braga colocar gente na frente e ir avançando.
Não duvido que nas ligas da verdade tenhamos saído como os beneficiados, infelizmente poucos ou nenhuns atribuem a devida influência ao lance do amarelo ao Jovane.
24 Janeiro, 2021 at 12:56
Seria verdade se o ‘seguimento’ não fosse levantar o pé acima da cintura do Palhinha. Zero necessidade, evitável, logo é falta claríssima.
24 Janeiro, 2021 at 11:38
A Vitória nesta taça sabe muito bem por ter sido contra um rival (porto) e um pseudo-rival que sonha um dia ser como o Sporting.
Mas nem vai dar para saborear pois o foco tem de ser total nos próximos jogos.
Todos vimos o que o artista do apito ontem fez e só se pode esperar pior dos próximos padres.
Que a equipa arranje forças e ganas à Porro e mentalidade à Amorim para continuar a liderar o campeonato.
24 Janeiro, 2021 at 11:58
Muito bem ontem o caracolinhos Rui Santos na análise à expulsão de ambos os treinadores, a imputar responsabilidades à corja reinante na arbitragem portuguesa, julgando-as totalmente injustas pelo que lhe foi dado a conhecer, comparativamente aos comportamentos mais que usuais dos labregos Cãoceição e Judas, chamando os bois pelos nomes, sem qualquer medo !
SL
24 Janeiro, 2021 at 12:15
Não era o gravatinas lambidinho que intervenção após intervenção, estava sempre a focar o Braga como o novo terceiro grande?
24 Janeiro, 2021 at 12:29
Sinceramente desconheço esse foco contudo ontem, não só na análise ao anteriormente por mim referido, também desancou no Salvador quando este ao tentar menorizar o SCP, relembrou-lhe toda a nossa massa associativa, a nossa história e troféus conquistados !
SL
24 Janeiro, 2021 at 13:00
O GelSantos é um catavento. Como é que ainda há quem lhe dê crédito…
24 Janeiro, 2021 at 14:37
Não digo que não. Contudo ontem pelo menos para mim foi assertivo!
SL
24 Janeiro, 2021 at 12:36
Nunca o ouvi dizer essa barbaridade.
24 Janeiro, 2021 at 17:57
Devo ter lido mal algures, nesse caso.
24 Janeiro, 2021 at 12:22
Orgulho nestes rapazes!
Coates fez uma exibição magistral, de facto! Liderar com autoridade e serenidade não é para todos! E ao mesmo tempo intratável nos cortes pelo ar ou pelo chão … e ainda saia a jogar com qualidade num terreno quase impossível! Que classe!
PS – boa escolha musical, Cherba, como sempre! Um alegre clássico verde!
PS2- hoje estou a estrear a minha nova camisola vintage de homenagem ao Jordão … estava a guardá-la para um dia em que me sentisse orgulhoso dos rapazes do meu clube. Tinha de ser hoje. Onde quer que esteja, o Jordão tb está contente hoje!
SPPOOOOOOOOOOOOOOOOORRRTTING!!!!
24 Janeiro, 2021 at 12:35
O Sporting não falar desta arbitragem acho uma estupidez. No mínimo, lançava hoje um vídeo resumo com o pau dado pelos jogadores do Braga – sempre que não acertaram nos nossos jogadores ou a bola não ficou presa numa poça, chegámos com perigo à área deles na 1ª parte!
Sequeira nem devia ter acabado a 1ª parte. O Al Musrati também deu pau com fartura e podia perfeitamente ter levado um 2º amarelo – só leva o 1º amarelo já nos descontos.
TT parecia um saco de boxe… Em cada lance a que ia era pau onde desse para acertar!
Braga leva 2 amarelos no jogo todo!
Nós, 6 amarelos e 1 vermelho directo. Amarelo ao Jovane e ao Pote quando são eles que sofrem falta. Vermelho ao Pote e amarelo ao Neto por palavras. Amarelo ao Nuno Mendes e ao Matheus correctos. O amarelo ao Porro é muito forçado.
Campo inclinado todo o jogo!
Coates imperial, muito bem ladeado pelo Feddal e pelo Inácio (júnior).
Adan, Porro e Nuno Mendes (júnior) foram muito competentes.
Palhinha um gigante na luta no charco do meio campo.
Esteve aqui 70% da vitória neste jogo.
João Mário tem mais dificuldade nestes jogos onde o físico ganha preponderância mas cumpriu bem.
TT (júnior) deu uma luta fantástica à defesa do Braga e só com pancada o pararam. Com uma arbitragem decente, nem todos tinham acabado o jogo.
Bom jogo do Pote, que nunca deu descanso à defesa do Braga e ainda ajudou no meio campo.
Jovane muito voluntarioso mas também muito massacrado.
Os suplentes não acrescentaram nada à equipa mas ajudaram na luta pela bola, como todos os outros.
Muito bem o Neto na conferência de imprensa e o Amorim na entrevista à Sportv.
A azia que andava pelos diversos comentadores nas TVs diz bem daquilo que é a perseguição ao Clube.
Agora é recuperar para o Bessa, onde é importante garantir os 3 pontos sem perder Coates, Palhinha, Nuno Santos e Neto.
Meus caros, foi um troféu ganho a uma boa equipa com 3 juniores lançados na equipa titular! Nenhum outro clube em Portugal faz isto!
24 Janeiro, 2021 at 12:35
Ah! E muito bom sonoro!
24 Janeiro, 2021 at 12:40
Tendo apanhado o Pinheiro contra o Porco, o Martins contra o Braga, restam o Godinho, o Artur Soares Dias e o Hugo Miguel para nos arbitrarem o derbi contra o glorigozo.
Como não acredito que tenham a lata de meter o Godinho, os grandes candidatos são os outros 2… Se a escolha for o cabrão do Artur, bem podes ir levar na peida, ó Varandas, mais o teu apoio ao fontanelas…
24 Janeiro, 2021 at 13:11
Para o der-by terá de ser o A S D.
24 Janeiro, 2021 at 13:26
Terá se quiserem…
Não me admirava que o ASD fosse arbitrar no Bessa – é já uma garantia! – e o Hugo em Alvalade.
Agora, ou no Bessa ou em Alvalade, vamos levar com o ASD…
24 Janeiro, 2021 at 13:01
É, pelo menos, desde 17/18 que deveríamos estar a fazer esta aposta – agora forçada pela penúria em que os Golpistas nos meteram – em jogadoes como D. Duarte, Demiral, Geraldes, Gauld ou
Dala. Mesmo outros como Esgaio, C. Mané, I. Medeiros e W. Eduardo, deveriam ter sido mais aproveitados e nunca mandados para os seus actuais clubes.
Agora lembremo-nos dos negócios horripilantes de B. Dost, B. Fernandes e M. Pereira, das vergonhosas dispensas de Montero e Nani e do maior dano potencial feito às fileiras do Clube, o saque de R. Leāo. Escolham entre estes nomes todos uma māo-cheia de formandos, somem-lhe um ex estrangeiro e acrescentem-nos ao actual plantel do Sporting. Seríamos Muito mais fortes, teríamos gastado menos e provavelmente feito mais dinheiro com transferências, e estaríamos na linha da frente para ganhar o campeonato. Odeio o Carrocel e é desde os tempos de Damas que o SPORTING gera em sua casa jogadores de valia internacional. Eu quero é ver Maximiano, Inácio, Bragança e Tomás aprenderem na relva com um Capitāo como o nosso, renderem desportivamente no Clube, para o fazerem economicamente depois disso, acompanhados por filhos pródigos como J. Mário e Palhinha, cujos esforços e dedicaçāo pelo SCP sāo evidentes em campo. E quero que o nível das compras além-fronteiras seja o Porro, porra.
PS- Já aqui propus esta obra-prima, Cherba. Se eu mandasse, esta cançāo soaria em cada entrada em campo das equipas femininas do SPORTING.
24 Janeiro, 2021 at 13:38
Não havendo OFF hoje, vou introduzir aqui um tema que já falei…
A mulher do Cebolinha foi infectada com o Covid… Diz o protocolo que quem mora com ela tenha de ficar de quarentena também, mesmo que o teste não dê positivo – que foi o caso – porque existe alta probabilidade de estar infectado.
O jogador do Benfi@ não ficou de quarentena – contrariando o protocolo – e foi a jogo com o Braga, tendo depois passado a viver em casa do colega Pedrinho.
Agora testou positivo, como era expectável.
Voltando ao protocolo, o Pedrinho tinha de ficar de quarentena. Não há qualquer indicação disso.
Querem mais evidências que os clubes são tratados de forma diferente, sendo uns favorecidos e outros prejudicados, pelas instâncias deste país?
24 Janeiro, 2021 at 13:51
O Cherba está em poupança de recursos. Se fores ver, o off topic de ontem é para o fim de semana.
24 Janeiro, 2021 at 13:59
Não tinha reparado.
Vou passar o comentário para lá.
Obrigado pelo alerta.