Café cheio e um Dom marcelo de Felgueiras. Depois outro café.
Era para ser ontem o 100⁰ almoço, mas existiram alguns contratempos pelo que será hoje a pandega. Que contratempos? Ó agostinho vários;
– o talho dos pardais na Almirante Reis trocou-se e só hoje vai chegar a carrinha a dizer mansão da carne carregadinha de proteina
– era dia de votar e fui votar a caminha, onde estou recenseado há 25 anos, mas não moro lá, só tenho carinho pela terra. Tive receio porque andei e voltei por concelhos quando há proibição de circulação, mas ve lá que não fui o unico, encontrei o Professor Marcelo numa estação se serviço a atestar o carro e a comprar um maço de cigarrilhas de 2.80 e pastilhas elásticas. Congratulei-o pela mais que provável vitória, até lhe confessei que votei nele. Falei-lhe do almoço da tasca e vê lá que se convidou, expliquei-lhe que não podia ser, nem agostinhos, nem ele se iam sentir bem. Pensou que era por ser da Académica de Coimbra, tive de lhe explicar que na unica vez que me lembro de ele ter falado de algo relacionado com futebol, mais valia estar calado.
Como vês Agostinho não tive tempo, agora desampara a loja. Vais queixar-te ao Varandas, vai lá, vai. Aproveita para lhe dar os parabéns pela taça da liga e para parar com essa trampa de querer ir buscar o Paulinho ao Braga. Diz-lhe também que no meio de tanto insulto na tribuna, eu o vi a tirar a máscara para gritar ao invés de resolver logo aquilo com as artes clinicas do exercito português, fazia de conta que estava em Kandaar e por uma vez eu o aplaudia de pé.
Que dizes? Se fosse fazer o que fazia em Kandaar ia procurar uma estação de radio para ouvir o relato? Ó agostinho…
O 100⁰ almoço vai ser Feijoada à Transmontana, pedi ajuda à minha vizinha de cima que é transmontana e que vai tornar tudo mais aprazível, desde a confeção à degustação e até à vista 🙂
As carnes já sabem vêm do Talho dos Pardais, é de confiança, é nacional e é bom. Temos orelha de porco, focinho de porco, chispe, chouriço de carne, salpicão, presunto, chouriço mouro. Primeiro lava-se bem a orelha, o focinho e o chispe, raspam-se e metem-se a cozer.
Faz-se um refogado com alhos, cebola e azeite, até ficar bem passadinho. Acrescento louro, o chouriço, o salpicão e o presunto, cortados aos pedaços e as carnes cozidas, cortadas também em pequenos pedaços, ficam um bocadinho na gordura até as refrescar com vinho branco. Adiciono de seguida a cenoura cortada às rodelas e a couve portuguesa e o lombardo aos pedaços. Fica a cozer com um pouco da água da cozedura das carnes. Dai a uns minutos coloco o feijão encarnado, previamente demolhado e cozido, envolvendo. Fica a apurar e acrescenta -se o sal, pimenta e cominhos.
À parte, coza o chouriço mouro que depois de estar tudo na travessa é colocado às rodelas.
Para já vamos carregar no favaios, martinis e ginjas, que ainda é cedo e cozinhar tem muito mais encanto com boa companhia e aperitivos. Quem nao quiser tem estrella damm no frio, o Z deixou a arca cheia.
M60 o vinho é por tua conta, ana liberta a criatividade e surpreende a malta com uma doçaria conventual.
Xiripitis ? Tenho a certeza que eles vão aparecer.
Dose reforçada de enchidos para mim, se faz favor. Troco os chispes e as carnes pelos bons dos fumeiros com os tasqueiros que não apreciem as iguarias entripadas.
Pastéis de nata para a sobremesa. E tigeladas!
Chef Gibreelfarishta,
Que grande Petisco, o melhor de todos, pá!
Parabéns, está simplesmente divinal!
Não queres assumir a cozinha a partir daqui? Vá lá, é só uma horinha por dia, não é? Ahahahahah.
“tive de lhe explicar que na unica vez que me lembro de ele ter falado de algo relacionado com futebol, mais valia estar calado.”
Tau!!! Ahahahahaha
“Se fosse fazer o que fazia em Kandaar ia procurar uma estação de radio para ouvir o relato.”
Para ouvir debaixo da cama. Ahahahahahah
“Como vês Agostinho não tive tempo, agora desampara a loja.”
Mainada. Ahahahahaha
Grande abraço.
P.S. Hoje queremos todos provar o teu Manjar, mas a partir de amanhã vou começar a publicar algumas Curiosidades acerca dos 100 Petiscos. 😉
E não é que me ia esquecendo da pinga?
Ora bem, para um Pitéu maravilhoso como este, convém caprichar, mas só hoje, é que demorei muito tempo a encontrar estas garrafas na tua Adega.
Vamos ver se conheces o Enólogo.
REYNOLDS – GRANDE RESERVA 2007
Tipo de Vedante: Rolha
Família: Vinho Classificado
Sub-Família: Tinto
Produtor: Reynolds wine growers
Enólogo: Gibreelfarishta
Região: Alentejo
Castas: 40% Alicante Bouschet, 40% Trincadeira, 20% Syrah
Fermentação: Em Balseiros de Carvalho Francês da Seguin Moreau com Temperatura Controlada
Estágio: 18 meses em Barricas Seguin Moreau. 18 meses em Garrafa.
Graduação Alcoólica: 14,5%
Capacidade da Garrafa: 75cl
Temperatura de Serviço: 16º-18º
NOTAS DE PROVA
– Visão: Granada.
– Olfato: aromas de ameixas frescas, frutas vermelhas, algumas especiarias e café verde.
– Paladar: estruturado, com taninos elegantes fresco.
Emparelhamento: Ideal carnes vermelhas, rosbife, carnes grelhadas.
QUINTA DO COUQUINHO RESERVA 2017
Tipo de Vedante: Rolha
Família: Vinho Classificado
Sub-Família: Tinto
Produtor: Quinta do Couquinho
Enólogo: Gibreelfarishta
Região: Douro
Castas: Touriga Nacional
Vinificação: As Uvas são colhidas manualmente e são Fermentadas em Moinhos com degraus, seguido de Fermentação em Tanques de Aço Inoxidável, em seguida, a Fermentação maloltica.
Estágio: Amadurece em Barricas de Carvalho Francês durante 10 meses
Graduação Alcoólica: 14,5%
Capacidade da Garrafa: 75cl
Temperatura de Serviço: 16º
NOTAS DE PROVA
– Visão: intensa cor púrpura.
– Olfato: complexo, floral, frutado, com notas de madeira, baunilha e especiarias doces.
– Paladar: excelente, volumoso, sabor delicado no palato. Com notas de madeira e frutas vermelhas, com taninos maduros.
Emparelhamento: Ideal com carnes vermelhas, assados, salsichas, estufados, guisados e queijos maduros.
Gosto também de feijoada mas estava-me a apetecer umas ovas e fígados de peixe fritos, pão de milho e uma boa pinga … a sobremesa fica por conta da Ana e a “boa pinga” fica a cargo do M60…. está bem??!!!
MOUCHÃO – AGUARDENTE BAGACEIRA 6 ANOS
Categoria: Aguardentes
Marca: Mouchão
Região: Alentejo
Produtor: Herdade do Mouchão
Enólogo: Gibreelfarishta
Castas: 100% Alicante Bouschet
Envelhecimento: Em velhas pipas de madeira, com notas doces, de 550L, vai permitir a obtenção de uma aguardente de cor suave, um corpo aveludado, suave e intenso de sabor.
Estágio: Durante um mínimo de 72 meses
Graduação Alcoólica: 45%
Capacidade da Garrafa: 50cl
NOTA DE PROVA
– Sabor: Jasmim, Gengibre, Velas de Cera perfumadas, Sândalo, Pudim Serradura e Pétalas de Rosa. Suave e deliciosa no Palato.
Gastronomia: Bebida perfeita após refeição a acompanhar Chocolate Preto, um rico Café Expresso ou um Charuto.
Aviso amarelo, Coates, Nuno Santos, Palhinha e Neto proibidos de ver amarelos amanhã.
Acho que ainda não ouvi ninguém falar no covid, se por acaso temos o azar de haver um bicharouco desses no SCP, com a vitoria, abracos, cantigas e afins estamos bem fodidos.
Normal. Há uns anos o voto de protesto era no BE, agora que o BE faz parte da máquina o voto de protesto é no Chega. Muitas das vezes é mais um indicador de que as pessoas estão fartas do estado vigente das coisas e menos de uma conexão ideológica.
O Bloco tinha eleitorado. Nem que fossem os jovens, porque todos nós fomos de esquerda a um ponto. Tinha gente com cartel, como o Portas, e foi integrando malta nova, tipo Ana Drago. Futebolisticamente, tinha um projecto (sempre foi, e é, saco de gatos, mas que Partido não o é).
O Chega é uma… coisa.
O Chega também tem eleitorado e projecto futebolístico.
Acho que o terceiro assenta-lhes bem, até porque é uma derrota na boca do AV.
As pessoas votam consoante o que as faz sentir melhor, não há muito pensamento na coisa. Olhamos para o actual governo, em semana de grande escândalo e conseguem mesmo assim subir nas intenções de voto (sondagens também valem o que valem nesta altura). É o que temos.
Sou novo, mas o meu pai diz-me que tirando o Ramalho Eanes e o falecido Sá Carneiro foram muitos poucos ou nenhuns os políticos decentes (acho que o lado militar lhe influencia o pensamento lol). Isto em quase 50 anos de democracia demonstra que o problema vai além do sistema.
Podes incluir aí também o Antonio Guterres e Jorge Sampaio, reformas sociais e no ramo da saúde nunca antes vistas, tempos áureos esses primeiros 4 anos de mandato.
De resto é mais do mesmo, nada muda, protestamos e fazemos barulho para haver mudanças e no fim elegemos os mesmos de sempre.
16/20 anos é tudo de esquerda. O Avante serve o propósito isso e a ilusão de que o Bloco vai legalizar as drogas recreativas. Só nas segundas legislativas é que o Bloco e o PCP por vezes dão lugar ao PS e PS ou a outro qualquer.
Meio milhão é alguma coisa. Ainda assim, preocuparia mesmo se os 60% (chama-lhe pandemia) que não puseram os cotos nas assembleias de voto começassem a migrar para o Basta II. Esse é que é o perigo.
Entretanto os políticos tradicionais/moderados/o que quiserem chamar continuam é preocupados com o “seu espaço”. Não é à toa que as manas Gomes/Marisa defendiam que aquilo era para abolir, é mais fácil proibir do que mandá-los abaixo por meios democráticos.
O efeito da pandemia nem foi muito grande, nas legislativas se não estou em erro a abstenção roçava quase os 50%.
As politicas sociais são quase inexistentes, aumenta-se o ordenado mínimo, as reformas e fica-se por aí, não há algo estrutural. O facto de metade da malta que fala contra o AVenturas entrar sempre no jogo dele tem-no ajudado bastante. Felizmente eu acredito que este tipo de personagens que diz sempre a mesma coisa acaba por rapidamente saturar o pessoal, e acredito que nas próximas legislativas apenas irá representar a direita radical.
Nestas eleições houve um aumento de 1,5 M de recenseados nos círculos do estrangeiro, que muito dificilmente votam (os constrangimentos são enormes)
Retirando esses da equação, verifica-se que a abstenção no Continente e Ilhas teve percentagem idêntica à das últimas Presidenciais (que foram de “primeira eleição” que leva sempre mais gente que as de “reeleição” e que não tiveram uma pandemia no seu pico máximo a afetá-las).
Nesse sentido acho que é muito louvável o esforço dos portugueses para votarem. Talvez o mais significativo, para mim, destas eleições.
SL
Houve um claro esforço, acho que mesmo que os números fossem inferiores era devido ao esforço dos portugueses. Isto não está para brincadeiras, mas onde votei havia muita gente envelhecida pronta para cumprir o dever. Mesmo assim, acho que a abstenção continua a representar números demasiado altos para uma democracia, e os políticos continuam, ano após ano a fazer vista grossa.
Estão, como sempre estiveram, a ca*ar-se para isso.
Enquanto forem vencendo (basta ver o PCP, que vence todas as eleições), siga. Querem lá saber se votam 1 milhão, 10 milhões ou meis dúzia.
Ontem foi mais uma esfrega, o espaço da esquerda, o espaço do centro, o espaço das direitas, anda tudo entretido nisso. Não ajuda a “análise” ser feita pelos cromos de sempre, os Soares, Júdices e Pachecos. Agora tivemos a adenda destas votações serem o que são porque o povo subitamente é ignorante e bronco.
Os rabolhos lãpiões já estão a ‘chorare’ que não vão ter o everton e o odysseas para o jogo de alvalade … Ou seja, já começou o PRESSING para nos tirarem vários jogadores, seja através das análises do Covid, seja através dos cartões amanhã no Bessa …
Aquilo ali pros lados de carnide vai uma choradeira …
Estamos na altura crítica da época: não pode haver poupanças mas tem de haver muita cabeçinha. Os jogadores têm de perceber que não podem barafustar nem dar outras oportunidades aos árbitros. É responder com assistências e golos!
O CDS morreu há canos. O Lucas Pires faleceu e o Freitas converteu-se.
Tem havido o Partido do Portas, que usurpou o símbolo sem pagar os direitos de autor. Como este agora é comentador (a regressar, é para formar um Partido com o Marques Mendes e o Santana, o Partido dos Comentadores Portugueses), é hora de lhe dar a extrema-unção.
Revê esses números que a abstenção rondou os 60%. Depois o sistema é enraizado, não existe nenhum partido na AR que não faça parte do sistema, no inicio até podem não fazer, mas um ano na AR muda tudo.
É um embuste, fala contra os “bandidos” e que os políticos são coniventes com eles, e depois não só é amigo de um dos maiores caloteiros do estado como fez parte da sua equipa de cartilheiros para quem os meios justificam os fins.
Penso que a malta votou nele maioritariamente por dois motivos: o voto de protesto como já aqui escreveram, mas também há quem acredite no discurso de ruptura e vão atrás porque “diz umas verdades”, a minha dúvida é que percentagem dos seus votantes é a dominante.
Quando aparecem “Venturas” a responsabilidade é maioritariamente da classe política que não sabe/quer mais para o país e para os Portugueses. Os sintomas estão à vista e não são de agora, começaram com a abstenção a aumentar, algo que se veio a arrastar no tempo e chega a um ponto que novos sintomas se desenvolvem, e o Chega é mais um sintoma. Depois temos a classe política na sua totalidade a mostrar incómodo, o que acaba por dar força ao Ventura…
Depois, vejo populismo em todos os partidos, uns mais outros menos polidos, normalmente consoante a bagagem política de cada um, mas para todos os partidos só o Chega é que é populista.
Para terminar, uma referência à comunicação social, que é conivente com tudo isto, não lhes reconheço a essencial independência (do poder político por exemplo) para cumprirem o seu papel na sociedade. Ainda agora tivemos o episódio em Setúbal onde apedrejaram o aventuras, e a jornalista que entrevistou o agente da PSP que controlou a situação, quase lhe deu um ralhete por ter ordenado a carga polícial necessária para dispersar. Já dizem que lhe atiraram pastilhas, não sei, o que sei é que o próprio agente da PSP disse que ordenou a carga policial pois estavam a ser arremessados objectos susceptíveis de tirar a vida a uma pessoa, e nesse caso não podiam ir lá e pegar nos desordeiros pelo braço. Eu, neste caso, acredito mais num agente da autoridade do que num diz que disse que não sei onde apareceu, mas isto sou eu.
“Penso que a malta votou nele maioritariamente por dois motivos: o voto de protesto como já aqui escreveram, mas também há quem acredite no discurso de ruptura e vão atrás porque “diz umas verdades”, a minha dúvida é que percentagem dos seus votantes é a dominante.”
Corroboro na íntegra com o teor deste parágrafo. O que me preocupa, apesar de concordar com muito do que ventura diz, é que um dia muitos como eu, fartos dos políticos e da politica praticada há décadas, queiram “provar” e “testar” efectivamente essa doutrina !
“Objectos susceptiveis de tirar a vida a uma pessoa…”
De facto, uma garrafa de água ou uns rebuçados podem tirar a vida a uma pessoa, dependendo da forma como forem utilizados..
Agora mais a sério…
Peimeiro, eram pedras da calçada…
Agora, são objectis susceptíveis de tirar a vida a uma pessia – tal como as pedras da calçada.
No entanto, no meio daquela chuva de “pedras da calçada”, ninguém dp Ventrulha apresentou um arranhão, um hematomazinho, um sangramento, a viatura nenhuma amolgadela ou vidro partido…Nada!
Mas estamos a brincar?
Ah, e tal, um jornalista da TVI… o joelho…
Vão gozar com o caralhinho, pá.
Esta história dos “ataques” a candidatos a eleições é um truqye antigo – e que tem resultado.
Só cai quem quer.
Esse foi um dos exemplos que referi. Deu resultado.
O do Reagan e o do Bolsonaro também.
O Ventrulha não quis para já enveredar por aí, apenas numa chuva de “pedras da calçada”, que não atingiram vivalma, e protestos dos ciganos (que pareciam ser sempre os mesmos, segundo o próprio Banha da Cobra, e eu acedito que eram, mas contratados pelos próprios fachegas).
Ah e outra coisa que não referi, será tão difícil assim um partido político, qualquer um, com décadas de experiência desmontar um candidato que toda a gente sabe como funciona e que é populista?
Pelos vistos sim, e escondem a sua incapacidade na capa do “é populista ” ou “não podemos descer ao seu nível”.
Curioso que o candidato Tiago Mayan G. foi o único (?) que lhe deu troco nos debates referindo a sua ligação ao estadista vieira.
Temos de ser exigentes.
A taça da liga só faz sentido com uma vitória agora no Bessa, essa sim é “A final”
Nada de poupanças e pés bem assentes na terra. Este grupo tem de ter consciência que em 2 jogos pode perder “quase” tudo o que conquistou nos últimos meses.
Ganhar no Bessa de forma imperial como se ganhou ao Nacional – vitória clara sem perder Palhinha ou Coates para o jogo seguinte. E, com a provável ausência do Pote para o derbi, é importante não perder o Nuno Santos.
É dos melhores russos da atualidade, não me cheira que haja dinheiro para o contratar, mas seria, no papel, uma boa contratação. Tem 1,96m e leva até agora 13 golos em jogos oficiais, tendo na época passado marcado 21
Bom dia Tasca!
Jogo muito importante no Bessa.
Hoje não se preveem percalços dos covideiros do Seixal, podendo haver alguma surpresa no jogo dos fruteiros. Os primeiros já se começaram a chorar e lá irão certamente dar o recado ao sôr árbitro antes do jogo começar.
Os segundos, vão entrar com tudo para rebater a derrota do jogo com o Sporting, mas sendo em Faro poderão ter mais algumas dificuldades.
No Bessa, vamos levar com os caceteiros e o Veríssimo.
Muito medo dos amarelos que devem começar o jogo prontos a sair do bolso do Veríssimo.
Mas vamos com tudo que este é o jogo mais importante. O seguinte logo se vê.
50 anos de PS/PSD a mamar no tacho e de vez em quando convidam uns amigos CDS/PCP/BE. Onde está Portugal? Na merda, na causa da Europa de mão estendida a ver se pinga qualquer coisa. A abrir falência de 5 em 5 anos.
Salários de merda, serviços de saúde de merda, escolas de merda, cheio de corruptos, tachos, institutos da treta. Mas a malta continua com a retórica no socialismo amigo ( PS) ou socialismo democrático (PSD) ou com laivos de comunismo ( BE) sempre contra a iniciativa privada e o grande capital como os inimigos do povo.
Já era tempo do povo português acordar e ver os países que se desenvolveram economicamente e por arrasto socialmente e aprenderem algumas lições.
Eu não gosto de falar de política ou outros assuntos quando estas páginas deviam ser dedicadas 100% ao Sporting, mas também não posso ficar indiferente ao que se vai dizendo por aqui.. Por mim podem eliminar tudo o que tiver conotação política. Eu não votei no Chega, mas também não sou parvo para ser comido de cebolada pelos que nos têm governado sucessivamente, portanto dispenso a propaganda que por aqui aparece amiude
Não quero saber em quem votaste. Eu também tenho a minha opinião sobre a política portuguesa, a política internacional e muitos outros temas. São temas muito importantes, sem a mínima dúvida, mas não é aqui que devem ser debatidos. Aqui fala-se e debate-se Sporting, porque para debater política procuro outros locais. Sobre o André Ventura posso dizer que é um javardo. Defende as trafulhices do Benfica e do seu presidente.
haja ventura e Portugal estará perto do paraiso, pontes em ouro que tanto foi prometido e nunca cumprido mas agora sim temos o salvador dos portugueses de bem que se financia do sistema e que sempre esteve ao serviço desse mesmo sistema.
mente igualzinho ao primo, usa a mesma tactica lampionica, até folhas com prints leva para os debates, afinal existe muito lampião por aqui.
O problema é mais estrutural e social do que de nomes ou idealismos políticos. Há sectores que deviam de ser prioridades, mas que são claramente secundários como a Saúde e Educação, e gorduras com prejuízos históricos que representam muita despesa anual para o Estado como a TAP. Há também um grave problema da Segurança Social que no seu modelo não me parece ser sustentável: os meus descontos deviam de pagar a minha reforma e não a do meu pai por exemplo.
Endireitar o país vai muito mais além do PS ou PSD, passa até mais pela esfera da Comunicação Social do que propriamente pelos políticos (que são sempre os mesmos com os mesmos objectivos).
Falemos só da Irlanda uma das economias mais livres do mundo, (embora vocês não saibam o que isso quer dizer, podem sempre pesquisar,) apostou na baixa dos impostos, criação de empresas, mercado livre com mínimo de intervenção do estado, qualificação da mão de obra e trabalhadores, economia livre e aberta, o resultado?? ?
Quase 4x o nosso PIB per capita, mas lá vive-se mal de certeza porque não tem partidos comunistas para proteger os trabalhadores , nem a Marisa e as amigas para atacar os fdp capitalistas que criam empresas e emprego, nem um Jerónimo para nacionalizar e sustentar empresas publicas com prejuízos de biliões, nem um Costa ou um Rio para taxar a 40% ou 50% empresas e todos os negócios com IRC, PPC, PEPC, imposto selo, imposto circulação, tributação autonoma, segurança social, imi, imt, licenças de utilização, nem um Medina para expulsar os turistas que estragaram a Lisboa em ruínas que eu conheci com o seu dinheiro e investimento.
Enfim é como pregar no deserto, para os portugueses falar de política ou de economia é como falar de futebol, eu sou daquele clube e pronto… Nada a fazer
tudo certo e em algumas questões até acertivo mas se for como a ryanair que quando está a rasca vai perdir e pressionar os governos.
os liberais é uma ideia engraçada, o problema é quando ficam á rasca.
Bem, se reduzes tudo ao PIB vou-te dizer apenas, Qatar, Kuwait, EAU… e depois contrapõe com Suécia, Noruega, França, etc onde tens um estado social forte, regulamentado.
Se nao sabes a diferença entre crescimento e desenvolvimento e se nao sabes a diferença entre estado social e selvajaria pura nem vale a pena…
Vamos manter isto um blog sobre o Sporting (que muitas vezes já nem é, divagações dessas, aqui, nao acrescentam nada..).
Tens absoluta razão, de forma absurdamente clara. Mas o povo está educado pela Igreja durante 48 anos que o reino dos céus será dos estúpidos e ignorantes, pois Salazar educou o povo a pedir pouco para não ter nenhum !
Depois da alvorada do dia 25 Abril è’
Depois da Alvorada do dia 25 Abril de 74, os “lideres” políticos da dita democracia, avacalharam tanto as instituições, que hoje nem há PÃO, nem EDUCACÃO, e perdeu-se a RAZÃO pela perda da Justiça enquanto um dos pilares da Nação !
Resumindo o povo est]q qbqndonqdo
aventura vai levantar este pais, é só desejar com toda a força, vai ser o milagre portugues mas somente para os portugueses de bem, os maus que emigrem.
esses paises também tem governos xenófilos e homofóbicos ?
como não estudei economia gostava de ter uma explicação como é que esses paises chegaram a esses numeros, porque do céu não cairam.
Se percebes o mínimo sobre economia, então deves saber wue há vários fsctores a ter em conta no que ao PIB, PNB, BT, FBCF,etc. Dizem respeito.
Obviamente que as políticas adoptadas têm a sus influência, mas não são o unico factor.
Enquanto tiveres uma sociedade com esta mentalidade e nível de corrupção e fuga aos impostos, bem podes por lá Ventrulhas Banha da Cobra, que isso não vai alterar praticamente nada.
” Enquanto tiveres uma sociedade com esta mentalidade ”
Bingo, uma sociedade que come as verdades todas ao almoço e ao jantar e por isso elege o maior populista de todos, mais grave que os populistas extremistas (melhor ou pior podem ser combatidos) são os populistas que não fodem nem saem de cima, importa é ficar bem na fotografia.
Acabou na Etar.
Este resultado vai nos foder amanhã e para a semana.
Mas não me venham com merdas. A culpa do carnide empatar é do COVID???
A equipe que entrou em campo custa mais que todo o plantel dos porcos da madeira.
Cavalo branco no seu melhor
25 Janeiro, 2021 at 7:06
SPOOOOOORTING
25 Janeiro, 2021 at 7:13
Bom dia tasqueiros/as
Café cheio e um Dom marcelo de Felgueiras. Depois outro café.
Era para ser ontem o 100⁰ almoço, mas existiram alguns contratempos pelo que será hoje a pandega. Que contratempos? Ó agostinho vários;
– o talho dos pardais na Almirante Reis trocou-se e só hoje vai chegar a carrinha a dizer mansão da carne carregadinha de proteina
– era dia de votar e fui votar a caminha, onde estou recenseado há 25 anos, mas não moro lá, só tenho carinho pela terra. Tive receio porque andei e voltei por concelhos quando há proibição de circulação, mas ve lá que não fui o unico, encontrei o Professor Marcelo numa estação se serviço a atestar o carro e a comprar um maço de cigarrilhas de 2.80 e pastilhas elásticas. Congratulei-o pela mais que provável vitória, até lhe confessei que votei nele. Falei-lhe do almoço da tasca e vê lá que se convidou, expliquei-lhe que não podia ser, nem agostinhos, nem ele se iam sentir bem. Pensou que era por ser da Académica de Coimbra, tive de lhe explicar que na unica vez que me lembro de ele ter falado de algo relacionado com futebol, mais valia estar calado.
Como vês Agostinho não tive tempo, agora desampara a loja. Vais queixar-te ao Varandas, vai lá, vai. Aproveita para lhe dar os parabéns pela taça da liga e para parar com essa trampa de querer ir buscar o Paulinho ao Braga. Diz-lhe também que no meio de tanto insulto na tribuna, eu o vi a tirar a máscara para gritar ao invés de resolver logo aquilo com as artes clinicas do exercito português, fazia de conta que estava em Kandaar e por uma vez eu o aplaudia de pé.
Que dizes? Se fosse fazer o que fazia em Kandaar ia procurar uma estação de radio para ouvir o relato? Ó agostinho…
O 100⁰ almoço vai ser Feijoada à Transmontana, pedi ajuda à minha vizinha de cima que é transmontana e que vai tornar tudo mais aprazível, desde a confeção à degustação e até à vista 🙂
As carnes já sabem vêm do Talho dos Pardais, é de confiança, é nacional e é bom. Temos orelha de porco, focinho de porco, chispe, chouriço de carne, salpicão, presunto, chouriço mouro. Primeiro lava-se bem a orelha, o focinho e o chispe, raspam-se e metem-se a cozer.
Faz-se um refogado com alhos, cebola e azeite, até ficar bem passadinho. Acrescento louro, o chouriço, o salpicão e o presunto, cortados aos pedaços e as carnes cozidas, cortadas também em pequenos pedaços, ficam um bocadinho na gordura até as refrescar com vinho branco. Adiciono de seguida a cenoura cortada às rodelas e a couve portuguesa e o lombardo aos pedaços. Fica a cozer com um pouco da água da cozedura das carnes. Dai a uns minutos coloco o feijão encarnado, previamente demolhado e cozido, envolvendo. Fica a apurar e acrescenta -se o sal, pimenta e cominhos.
À parte, coza o chouriço mouro que depois de estar tudo na travessa é colocado às rodelas.
Para já vamos carregar no favaios, martinis e ginjas, que ainda é cedo e cozinhar tem muito mais encanto com boa companhia e aperitivos. Quem nao quiser tem estrella damm no frio, o Z deixou a arca cheia.
M60 o vinho é por tua conta, ana liberta a criatividade e surpreende a malta com uma doçaria conventual.
Xiripitis ? Tenho a certeza que eles vão aparecer.
As 13h toca o sino, bom apetite.
25 Janeiro, 2021 at 8:38
Uopá!
Dose reforçada de enchidos para mim, se faz favor. Troco os chispes e as carnes pelos bons dos fumeiros com os tasqueiros que não apreciem as iguarias entripadas.
Pastéis de nata para a sobremesa. E tigeladas!
25 Janeiro, 2021 at 17:03
Sim sra. Bem escolhido.
25 Janeiro, 2021 at 8:44
Bom dia e bom apetite!
Hoje levo vermute de Reus para o aperitivo!
Para quem não sabe é a terra natal do Gaudi, e tem um excelente clube de hóquei em patins ao qual ganhámos a final da taça CERS em 2014/5
Z
25 Janeiro, 2021 at 17:04
Vernute de Reus deve ser bom 🙂
25 Janeiro, 2021 at 9:59
Chef Gibreelfarishta,
Que grande Petisco, o melhor de todos, pá!
Parabéns, está simplesmente divinal!
Não queres assumir a cozinha a partir daqui? Vá lá, é só uma horinha por dia, não é? Ahahahahah.
“tive de lhe explicar que na unica vez que me lembro de ele ter falado de algo relacionado com futebol, mais valia estar calado.”
Tau!!! Ahahahahaha
“Se fosse fazer o que fazia em Kandaar ia procurar uma estação de radio para ouvir o relato.”
Para ouvir debaixo da cama. Ahahahahahah
“Como vês Agostinho não tive tempo, agora desampara a loja.”
Mainada. Ahahahahaha
Grande abraço.
P.S. Hoje queremos todos provar o teu Manjar, mas a partir de amanhã vou começar a publicar algumas Curiosidades acerca dos 100 Petiscos. 😉
25 Janeiro, 2021 at 17:07
Substituir-te, não dá. Tu tens classe, requinte. Tempo não sei se tens, mas eu não tenho nenhum desses 3. 😉
25 Janeiro, 2021 at 17:15
Desculpas 😛
25 Janeiro, 2021 at 10:05
E não é que me ia esquecendo da pinga?
Ora bem, para um Pitéu maravilhoso como este, convém caprichar, mas só hoje, é que demorei muito tempo a encontrar estas garrafas na tua Adega.
Vamos ver se conheces o Enólogo.
REYNOLDS – GRANDE RESERVA 2007
Tipo de Vedante: Rolha
Família: Vinho Classificado
Sub-Família: Tinto
Produtor: Reynolds wine growers
Enólogo: Gibreelfarishta
Região: Alentejo
Castas: 40% Alicante Bouschet, 40% Trincadeira, 20% Syrah
Fermentação: Em Balseiros de Carvalho Francês da Seguin Moreau com Temperatura Controlada
Estágio: 18 meses em Barricas Seguin Moreau. 18 meses em Garrafa.
Graduação Alcoólica: 14,5%
Capacidade da Garrafa: 75cl
Temperatura de Serviço: 16º-18º
NOTAS DE PROVA
– Visão: Granada.
– Olfato: aromas de ameixas frescas, frutas vermelhas, algumas especiarias e café verde.
– Paladar: estruturado, com taninos elegantes fresco.
Emparelhamento: Ideal carnes vermelhas, rosbife, carnes grelhadas.
QUINTA DO COUQUINHO RESERVA 2017
Tipo de Vedante: Rolha
Família: Vinho Classificado
Sub-Família: Tinto
Produtor: Quinta do Couquinho
Enólogo: Gibreelfarishta
Região: Douro
Castas: Touriga Nacional
Vinificação: As Uvas são colhidas manualmente e são Fermentadas em Moinhos com degraus, seguido de Fermentação em Tanques de Aço Inoxidável, em seguida, a Fermentação maloltica.
Estágio: Amadurece em Barricas de Carvalho Francês durante 10 meses
Graduação Alcoólica: 14,5%
Capacidade da Garrafa: 75cl
Temperatura de Serviço: 16º
NOTAS DE PROVA
– Visão: intensa cor púrpura.
– Olfato: complexo, floral, frutado, com notas de madeira, baunilha e especiarias doces.
– Paladar: excelente, volumoso, sabor delicado no palato. Com notas de madeira e frutas vermelhas, com taninos maduros.
Emparelhamento: Ideal com carnes vermelhas, assados, salsichas, estufados, guisados e queijos maduros.
25 Janeiro, 2021 at 17:09
É caray que pomadas… isto sim é qualidade.
25 Janeiro, 2021 at 10:29
Psssst,
Tens de ir pedir livros de receitas à vizinha de cima, porquê?
Não te chegam as Gordas? 😀
25 Janeiro, 2021 at 17:09
Para apimentar 🙂
25 Janeiro, 2021 at 14:41
Gosto também de feijoada mas estava-me a apetecer umas ovas e fígados de peixe fritos, pão de milho e uma boa pinga … a sobremesa fica por conta da Ana e a “boa pinga” fica a cargo do M60…. está bem??!!!
SL
25 Janeiro, 2021 at 16:19
Por mim está muito bem, veremos o que diz o Chef Gibreelfarishta. 😉
25 Janeiro, 2021 at 17:11
Hoje comes a feijoada que não à pedidos à lá carte, amanhã fazes essas ovas pois então 🙂
25 Janeiro, 2021 at 17:16
Vai um Digestivo?
MOUCHÃO – AGUARDENTE BAGACEIRA 6 ANOS
Categoria: Aguardentes
Marca: Mouchão
Região: Alentejo
Produtor: Herdade do Mouchão
Enólogo: Gibreelfarishta
Castas: 100% Alicante Bouschet
Envelhecimento: Em velhas pipas de madeira, com notas doces, de 550L, vai permitir a obtenção de uma aguardente de cor suave, um corpo aveludado, suave e intenso de sabor.
Estágio: Durante um mínimo de 72 meses
Graduação Alcoólica: 45%
Capacidade da Garrafa: 50cl
NOTA DE PROVA
– Sabor: Jasmim, Gengibre, Velas de Cera perfumadas, Sândalo, Pudim Serradura e Pétalas de Rosa. Suave e deliciosa no Palato.
Gastronomia: Bebida perfeita após refeição a acompanhar Chocolate Preto, um rico Café Expresso ou um Charuto.
25 Janeiro, 2021 at 7:23
#1 gordas
SAD já prepara recursos para Amorim a Pote.
Esperança por Amorim e Pote no derbi.
O Pote é quase certo que não irá a jogo.
25 Janeiro, 2021 at 7:25
Sanatório Leonino
Filipe Soares Franco (2018): “Gostava que o Sporting voltasse a ser dos sportinguistas”
25 Janeiro, 2021 at 8:40
Eu também. É manter a esperança.
25 Janeiro, 2021 at 7:26
#2 gordas
Aviso amarelo, Coates, Nuno Santos, Palhinha e Neto proibidos de ver amarelos amanhã.
Acho que ainda não ouvi ninguém falar no covid, se por acaso temos o azar de haver um bicharouco desses no SCP, com a vitoria, abracos, cantigas e afins estamos bem fodidos.
25 Janeiro, 2021 at 7:52
Bom dia.
É ir com todos os disponíveis no jogo a seguir, esquecendo os outros.
De que adianta poupar com o Boavista se depois não vencermos?
25 Janeiro, 2021 at 7:28
Parabéns Presidente.
25 Janeiro, 2021 at 7:32
Cheira-me que temos tasqueiros que deram votos ao lampião de Loures…
25 Janeiro, 2021 at 8:52
Normal. Há uns anos o voto de protesto era no BE, agora que o BE faz parte da máquina o voto de protesto é no Chega. Muitas das vezes é mais um indicador de que as pessoas estão fartas do estado vigente das coisas e menos de uma conexão ideológica.
25 Janeiro, 2021 at 9:05
O Bloco tinha eleitorado. Nem que fossem os jovens, porque todos nós fomos de esquerda a um ponto. Tinha gente com cartel, como o Portas, e foi integrando malta nova, tipo Ana Drago. Futebolisticamente, tinha um projecto (sempre foi, e é, saco de gatos, mas que Partido não o é).
O Chega é uma… coisa.
25 Janeiro, 2021 at 9:44
O Chega também tem eleitorado e projecto futebolístico.
Acho que o terceiro assenta-lhes bem, até porque é uma derrota na boca do AV.
As pessoas votam consoante o que as faz sentir melhor, não há muito pensamento na coisa. Olhamos para o actual governo, em semana de grande escândalo e conseguem mesmo assim subir nas intenções de voto (sondagens também valem o que valem nesta altura). É o que temos.
Sou novo, mas o meu pai diz-me que tirando o Ramalho Eanes e o falecido Sá Carneiro foram muitos poucos ou nenhuns os políticos decentes (acho que o lado militar lhe influencia o pensamento lol). Isto em quase 50 anos de democracia demonstra que o problema vai além do sistema.
25 Janeiro, 2021 at 10:11
Podes incluir aí também o Antonio Guterres e Jorge Sampaio, reformas sociais e no ramo da saúde nunca antes vistas, tempos áureos esses primeiros 4 anos de mandato.
De resto é mais do mesmo, nada muda, protestamos e fazemos barulho para haver mudanças e no fim elegemos os mesmos de sempre.
25 Janeiro, 2021 at 10:27
Jorge Sampaio?
Foi aquele que dissolveu o parlamento para que o amigo Ze pudesse governar?
25 Janeiro, 2021 at 10:33
“… porque todos nós fomos de esquerda a um ponto.”
😀 😀 😀
25 Janeiro, 2021 at 10:48
16/20 anos é tudo de esquerda. O Avante serve o propósito isso e a ilusão de que o Bloco vai legalizar as drogas recreativas. Só nas segundas legislativas é que o Bloco e o PCP por vezes dão lugar ao PS e PS ou a outro qualquer.
25 Janeiro, 2021 at 9:29
Tino de Rans. Ou o outro candidato que nem podia ser eleito. Agora lampião não.
25 Janeiro, 2021 at 9:40
Meio milhão é alguma coisa. Ainda assim, preocuparia mesmo se os 60% (chama-lhe pandemia) que não puseram os cotos nas assembleias de voto começassem a migrar para o Basta II. Esse é que é o perigo.
Entretanto os políticos tradicionais/moderados/o que quiserem chamar continuam é preocupados com o “seu espaço”. Não é à toa que as manas Gomes/Marisa defendiam que aquilo era para abolir, é mais fácil proibir do que mandá-los abaixo por meios democráticos.
25 Janeiro, 2021 at 9:50
O efeito da pandemia nem foi muito grande, nas legislativas se não estou em erro a abstenção roçava quase os 50%.
As politicas sociais são quase inexistentes, aumenta-se o ordenado mínimo, as reformas e fica-se por aí, não há algo estrutural. O facto de metade da malta que fala contra o AVenturas entrar sempre no jogo dele tem-no ajudado bastante. Felizmente eu acredito que este tipo de personagens que diz sempre a mesma coisa acaba por rapidamente saturar o pessoal, e acredito que nas próximas legislativas apenas irá representar a direita radical.
25 Janeiro, 2021 at 11:31
Nestas eleições houve um aumento de 1,5 M de recenseados nos círculos do estrangeiro, que muito dificilmente votam (os constrangimentos são enormes)
Retirando esses da equação, verifica-se que a abstenção no Continente e Ilhas teve percentagem idêntica à das últimas Presidenciais (que foram de “primeira eleição” que leva sempre mais gente que as de “reeleição” e que não tiveram uma pandemia no seu pico máximo a afetá-las).
Nesse sentido acho que é muito louvável o esforço dos portugueses para votarem. Talvez o mais significativo, para mim, destas eleições.
SL
25 Janeiro, 2021 at 12:34
Houve um claro esforço, acho que mesmo que os números fossem inferiores era devido ao esforço dos portugueses. Isto não está para brincadeiras, mas onde votei havia muita gente envelhecida pronta para cumprir o dever. Mesmo assim, acho que a abstenção continua a representar números demasiado altos para uma democracia, e os políticos continuam, ano após ano a fazer vista grossa.
25 Janeiro, 2021 at 13:24
Estão, como sempre estiveram, a ca*ar-se para isso.
Enquanto forem vencendo (basta ver o PCP, que vence todas as eleições), siga. Querem lá saber se votam 1 milhão, 10 milhões ou meis dúzia.
Ontem foi mais uma esfrega, o espaço da esquerda, o espaço do centro, o espaço das direitas, anda tudo entretido nisso. Não ajuda a “análise” ser feita pelos cromos de sempre, os Soares, Júdices e Pachecos. Agora tivemos a adenda destas votações serem o que são porque o povo subitamente é ignorante e bronco.
25 Janeiro, 2021 at 13:10
+1
25 Janeiro, 2021 at 14:44
+1
25 Janeiro, 2021 at 9:15
os facistas aqui da tasca encontraram o seu palhaço, melhor lampião não existe, dizem que é primo do pedro guerra.
25 Janeiro, 2021 at 7:57
Poupar num jogo para o jogo seguinte dá mau resultado. Têm é que pensar que o jogo do título é no Bessa!
25 Janeiro, 2021 at 8:05
As poupanças deram merda na Taça.
Se pensam que agora vai ser melhor, basta recordar que é o Bessa onde geralmente…dá merda.
25 Janeiro, 2021 at 13:02
Exactalqualmente …
Os rabolhos lãpiões já estão a ‘chorare’ que não vão ter o everton e o odysseas para o jogo de alvalade … Ou seja, já começou o PRESSING para nos tirarem vários jogadores, seja através das análises do Covid, seja através dos cartões amanhã no Bessa …
Aquilo ali pros lados de carnide vai uma choradeira …
25 Janeiro, 2021 at 8:03
Estamos na altura crítica da época: não pode haver poupanças mas tem de haver muita cabeçinha. Os jogadores têm de perceber que não podem barafustar nem dar outras oportunidades aos árbitros. É responder com assistências e golos!
25 Janeiro, 2021 at 8:31
Pensamento do meu leaozinho com 4 anos acabados de fazer. Acordou e diz a mae: ” mãe adoro te…. Só é pena seres do benfica” que orgulho…
25 Janeiro, 2021 at 10:34
😀 😀 😀
25 Janeiro, 2021 at 11:34
Ah ganda puto!
SL
p.s.: pode ser que o amor de mãe “abra os olhos à sua mulher”
25 Janeiro, 2021 at 13:13
O miúdo vai fazê la mudar, não duvides!
SL
25 Janeiro, 2021 at 14:24
Espero que sim…. Da minha parte fiz o que podia… A de 7 Sportinguista e o de 4 doente pelo nosso grande Amor….
25 Janeiro, 2021 at 17:13
Hajajajaja deve ter dedo do pai 🙂
25 Janeiro, 2021 at 8:38
Bom dia, tasca!
25 Janeiro, 2021 at 8:40
O candidato André Ventura é uma ameaça maior, por enquanto, ao PSD do que ao país
25 Janeiro, 2021 at 9:16
+1
25 Janeiro, 2021 at 9:42
Sim. Já comeu o CDS e começa agora a comer o PSD
25 Janeiro, 2021 at 11:16
O CDS morreu há canos. O Lucas Pires faleceu e o Freitas converteu-se.
Tem havido o Partido do Portas, que usurpou o símbolo sem pagar os direitos de autor. Como este agora é comentador (a regressar, é para formar um Partido com o Marques Mendes e o Santana, o Partido dos Comentadores Portugueses), é hora de lhe dar a extrema-unção.
25 Janeiro, 2021 at 10:35
Ameaça ao país é ver 60% votar no sistema…
Portanto, está bem assim!
25 Janeiro, 2021 at 10:52
Revê esses números que a abstenção rondou os 60%. Depois o sistema é enraizado, não existe nenhum partido na AR que não faça parte do sistema, no inicio até podem não fazer, mas um ano na AR muda tudo.
25 Janeiro, 2021 at 10:57
De entre os que votaram, 60% votou no sistema….
25 Janeiro, 2021 at 11:05
A abstenção foi de 54,55%.
25 Janeiro, 2021 at 11:07
Inscritos 10.791.490
Votantes 4.261.209 39,49%
Abstenções 6.530.281 60,51%
Brancos 47.041 1,10%
Nulos 39.997 0,94%
Freguesias apuradas 3.092
Freguesias por apurar 0
Consulados apurados 96
Consulados por apurar 3
By TSF
25 Janeiro, 2021 at 14:29
Provavelmente o valor que coloquei não teve em conta o tal milhão e tal de emigrantes que automaticamente foram incluídos nos cadernos eleitorais.
25 Janeiro, 2021 at 11:05
É um embuste, fala contra os “bandidos” e que os políticos são coniventes com eles, e depois não só é amigo de um dos maiores caloteiros do estado como fez parte da sua equipa de cartilheiros para quem os meios justificam os fins.
Penso que a malta votou nele maioritariamente por dois motivos: o voto de protesto como já aqui escreveram, mas também há quem acredite no discurso de ruptura e vão atrás porque “diz umas verdades”, a minha dúvida é que percentagem dos seus votantes é a dominante.
Quando aparecem “Venturas” a responsabilidade é maioritariamente da classe política que não sabe/quer mais para o país e para os Portugueses. Os sintomas estão à vista e não são de agora, começaram com a abstenção a aumentar, algo que se veio a arrastar no tempo e chega a um ponto que novos sintomas se desenvolvem, e o Chega é mais um sintoma. Depois temos a classe política na sua totalidade a mostrar incómodo, o que acaba por dar força ao Ventura…
Depois, vejo populismo em todos os partidos, uns mais outros menos polidos, normalmente consoante a bagagem política de cada um, mas para todos os partidos só o Chega é que é populista.
Para terminar, uma referência à comunicação social, que é conivente com tudo isto, não lhes reconheço a essencial independência (do poder político por exemplo) para cumprirem o seu papel na sociedade. Ainda agora tivemos o episódio em Setúbal onde apedrejaram o aventuras, e a jornalista que entrevistou o agente da PSP que controlou a situação, quase lhe deu um ralhete por ter ordenado a carga polícial necessária para dispersar. Já dizem que lhe atiraram pastilhas, não sei, o que sei é que o próprio agente da PSP disse que ordenou a carga policial pois estavam a ser arremessados objectos susceptíveis de tirar a vida a uma pessoa, e nesse caso não podiam ir lá e pegar nos desordeiros pelo braço. Eu, neste caso, acredito mais num agente da autoridade do que num diz que disse que não sei onde apareceu, mas isto sou eu.
25 Janeiro, 2021 at 11:19
A Comunicação Social que desmonta as redes de influência do Aventura é a mesma que ia esquiar à conta.
25 Janeiro, 2021 at 12:39
“Penso que a malta votou nele maioritariamente por dois motivos: o voto de protesto como já aqui escreveram, mas também há quem acredite no discurso de ruptura e vão atrás porque “diz umas verdades”, a minha dúvida é que percentagem dos seus votantes é a dominante.”
Corroboro na íntegra com o teor deste parágrafo. O que me preocupa, apesar de concordar com muito do que ventura diz, é que um dia muitos como eu, fartos dos políticos e da politica praticada há décadas, queiram “provar” e “testar” efectivamente essa doutrina !
SL
25 Janeiro, 2021 at 14:42
“Objectos susceptiveis de tirar a vida a uma pessoa…”
De facto, uma garrafa de água ou uns rebuçados podem tirar a vida a uma pessoa, dependendo da forma como forem utilizados..
Agora mais a sério…
Peimeiro, eram pedras da calçada…
Agora, são objectis susceptíveis de tirar a vida a uma pessia – tal como as pedras da calçada.
No entanto, no meio daquela chuva de “pedras da calçada”, ninguém dp Ventrulha apresentou um arranhão, um hematomazinho, um sangramento, a viatura nenhuma amolgadela ou vidro partido…Nada!
Mas estamos a brincar?
Ah, e tal, um jornalista da TVI… o joelho…
Vão gozar com o caralhinho, pá.
Esta história dos “ataques” a candidatos a eleições é um truqye antigo – e que tem resultado.
Só cai quem quer.
25 Janeiro, 2021 at 15:23
Vai à Marinha Grande dizer isso.
25 Janeiro, 2021 at 17:47
Esse foi um dos exemplos que referi. Deu resultado.
O do Reagan e o do Bolsonaro também.
O Ventrulha não quis para já enveredar por aí, apenas numa chuva de “pedras da calçada”, que não atingiram vivalma, e protestos dos ciganos (que pareciam ser sempre os mesmos, segundo o próprio Banha da Cobra, e eu acedito que eram, mas contratados pelos próprios fachegas).
25 Janeiro, 2021 at 11:16
Ah e outra coisa que não referi, será tão difícil assim um partido político, qualquer um, com décadas de experiência desmontar um candidato que toda a gente sabe como funciona e que é populista?
Pelos vistos sim, e escondem a sua incapacidade na capa do “é populista ” ou “não podemos descer ao seu nível”.
Curioso que o candidato Tiago Mayan G. foi o único (?) que lhe deu troco nos debates referindo a sua ligação ao estadista vieira.
25 Janeiro, 2021 at 14:44
Levou logo com o rótulo de “travesti de direita”.
25 Janeiro, 2021 at 14:45
A Ana Gomes também falou do Vieira.
25 Janeiro, 2021 at 10:15
Temos de ser exigentes.
A taça da liga só faz sentido com uma vitória agora no Bessa, essa sim é “A final”
Nada de poupanças e pés bem assentes na terra. Este grupo tem de ter consciência que em 2 jogos pode perder “quase” tudo o que conquistou nos últimos meses.
25 Janeiro, 2021 at 10:29
Concordo!
Gerir sim, poupanças nao!
Não podemos ir ao Bessa sem Coates e Palhinha pelo menos.
25 Janeiro, 2021 at 10:31
Chegámos vivos ao último jogo de Janeiro. Ficou uma competição pelo caminho e um troféu em Alvalade.
Agora são 20 jogos até ao fim, cada vitória a valer 3 pontos.
20 jogos para defender uma posição que é nossa, sabendo de antemão que se ganharmos as 20 finais somos campeões.
Fará sentido pensar tão à frente? Eu acho que não. Prefiro jogo a jogo. Sem fatalismos.
25 Janeiro, 2021 at 11:39
Ainda há mais 2 jogos em janeiro: amanhãno Bessa e dia 31 contra o carnide-sul em . Se ganharmos esses 2, a minha fé consolida-se.
SL
25 Janeiro, 2021 at 10:37
Ganhar no Bessa de forma imperial como se ganhou ao Nacional – vitória clara sem perder Palhinha ou Coates para o jogo seguinte. E, com a provável ausência do Pote para o derbi, é importante não perder o Nuno Santos.
25 Janeiro, 2021 at 11:30
Avançado Dzyuba próximo do Sporting.
25 Janeiro, 2021 at 12:38
É dos melhores russos da atualidade, não me cheira que haja dinheiro para o contratar, mas seria, no papel, uma boa contratação. Tem 1,96m e leva até agora 13 golos em jogos oficiais, tendo na época passado marcado 21
25 Janeiro, 2021 at 12:41
Seria o ideal…género Slimani !
Sl
25 Janeiro, 2021 at 13:06
Qual é a fonte disso Grilo?
Viste algum post nas redes sociais? Ou é algum jornalista de referencia?
Isso seria bom de mais para ser verdade
25 Janeiro, 2021 at 14:47
Foi numa página do Sporting no facebocas.
Vale o que vale, claro.
25 Janeiro, 2021 at 14:49
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3009530095816026&id=663418620427197&sfnsn=mo
25 Janeiro, 2021 at 15:26
Gostei de pesquisar Dzyuba e aparecer logo “jogador expulso de selecção por vídeo de masturbação”
25 Janeiro, 2021 at 17:19
Hajajajaja está apresentado, todinho 🙂
25 Janeiro, 2021 at 17:50
Ahahahah.
A mim foram mulheres com esse apelido.
25 Janeiro, 2021 at 13:08
Jaime,
Lá por o Gibreel ter feito a ‘Feijoada à transmontana’ não era para teres atacado as caves d’A Tasca tão cedo …
Agora que está tudo à mesa … Chegas aqui com o ‘passo trocado’ …
Dzyuba no SCP … Tá bem tá …
25 Janeiro, 2021 at 11:45
Bom dia Tasca!
Jogo muito importante no Bessa.
Hoje não se preveem percalços dos covideiros do Seixal, podendo haver alguma surpresa no jogo dos fruteiros. Os primeiros já se começaram a chorar e lá irão certamente dar o recado ao sôr árbitro antes do jogo começar.
Os segundos, vão entrar com tudo para rebater a derrota do jogo com o Sporting, mas sendo em Faro poderão ter mais algumas dificuldades.
No Bessa, vamos levar com os caceteiros e o Veríssimo.
Muito medo dos amarelos que devem começar o jogo prontos a sair do bolso do Veríssimo.
Mas vamos com tudo que este é o jogo mais importante. O seguinte logo se vê.
25 Janeiro, 2021 at 11:59
Ao ponto a que chegamos no Sporting. Ver no forum, comentários a dizer que a atitude do Nacional é uma Filha da Putice.
25 Janeiro, 2021 at 12:15
50 anos de PS/PSD a mamar no tacho e de vez em quando convidam uns amigos CDS/PCP/BE. Onde está Portugal? Na merda, na causa da Europa de mão estendida a ver se pinga qualquer coisa. A abrir falência de 5 em 5 anos.
Salários de merda, serviços de saúde de merda, escolas de merda, cheio de corruptos, tachos, institutos da treta. Mas a malta continua com a retórica no socialismo amigo ( PS) ou socialismo democrático (PSD) ou com laivos de comunismo ( BE) sempre contra a iniciativa privada e o grande capital como os inimigos do povo.
Já era tempo do povo português acordar e ver os países que se desenvolveram economicamente e por arrasto socialmente e aprenderem algumas lições.
25 Janeiro, 2021 at 12:30
Propaganda política a esta hora?
Aqui é para beber Sporting.
Se quiser histórias de aventuras e desventuras vou a outro lado.
25 Janeiro, 2021 at 13:15
Eu não gosto de falar de política ou outros assuntos quando estas páginas deviam ser dedicadas 100% ao Sporting, mas também não posso ficar indiferente ao que se vai dizendo por aqui.. Por mim podem eliminar tudo o que tiver conotação política. Eu não votei no Chega, mas também não sou parvo para ser comido de cebolada pelos que nos têm governado sucessivamente, portanto dispenso a propaganda que por aqui aparece amiude
25 Janeiro, 2021 at 13:16
+1
25 Janeiro, 2021 at 13:45
Não quero saber em quem votaste. Eu também tenho a minha opinião sobre a política portuguesa, a política internacional e muitos outros temas. São temas muito importantes, sem a mínima dúvida, mas não é aqui que devem ser debatidos. Aqui fala-se e debate-se Sporting, porque para debater política procuro outros locais. Sobre o André Ventura posso dizer que é um javardo. Defende as trafulhices do Benfica e do seu presidente.
25 Janeiro, 2021 at 14:07
haja ventura e Portugal estará perto do paraiso, pontes em ouro que tanto foi prometido e nunca cumprido mas agora sim temos o salvador dos portugueses de bem que se financia do sistema e que sempre esteve ao serviço desse mesmo sistema.
mente igualzinho ao primo, usa a mesma tactica lampionica, até folhas com prints leva para os debates, afinal existe muito lampião por aqui.
25 Janeiro, 2021 at 14:08
prefiro Vieira.
Um ferrari para casa português
25 Janeiro, 2021 at 14:15
😀
Ganda Manuel João!
https://youtu.be/-WbZ4FUzRGo
25 Janeiro, 2021 at 15:42
o aventura é mais tesla, limpinho limpinho
25 Janeiro, 2021 at 12:45
O problema é mais estrutural e social do que de nomes ou idealismos políticos. Há sectores que deviam de ser prioridades, mas que são claramente secundários como a Saúde e Educação, e gorduras com prejuízos históricos que representam muita despesa anual para o Estado como a TAP. Há também um grave problema da Segurança Social que no seu modelo não me parece ser sustentável: os meus descontos deviam de pagar a minha reforma e não a do meu pai por exemplo.
Endireitar o país vai muito mais além do PS ou PSD, passa até mais pela esfera da Comunicação Social do que propriamente pelos políticos (que são sempre os mesmos com os mesmos objectivos).
25 Janeiro, 2021 at 13:08
Podes então dar exemplos desses paises e que politicas seguiram? É para um amigo…
25 Janeiro, 2021 at 14:18
O Rodrigo não tem em conta a mentalidade dos povos e pensa que é só aplicar uma matriz ideológica e já está resolvido.
25 Janeiro, 2021 at 16:52
https://pt.countryeconomy.com/paises/grupos/uniao-europeia
PIB per capita Portugal 20.700€
Países que há uns anos estavam atrás de nós…. Alguns saídos da maravilha do imperialismo soviético que nem pão tinham para comer
Irlanda 72 mil
Malta 26 mil
Chipre 25 mil
Eslovénia 23 mil
Estónia 21 mil
Rep. Checa 21 mil
Agora embrulhem e vão aprender sobre economia, não tem mal… diz que foi um amigo que ensinou
25 Janeiro, 2021 at 17:09
Falemos só da Irlanda uma das economias mais livres do mundo, (embora vocês não saibam o que isso quer dizer, podem sempre pesquisar,) apostou na baixa dos impostos, criação de empresas, mercado livre com mínimo de intervenção do estado, qualificação da mão de obra e trabalhadores, economia livre e aberta, o resultado?? ?
Quase 4x o nosso PIB per capita, mas lá vive-se mal de certeza porque não tem partidos comunistas para proteger os trabalhadores , nem a Marisa e as amigas para atacar os fdp capitalistas que criam empresas e emprego, nem um Jerónimo para nacionalizar e sustentar empresas publicas com prejuízos de biliões, nem um Costa ou um Rio para taxar a 40% ou 50% empresas e todos os negócios com IRC, PPC, PEPC, imposto selo, imposto circulação, tributação autonoma, segurança social, imi, imt, licenças de utilização, nem um Medina para expulsar os turistas que estragaram a Lisboa em ruínas que eu conheci com o seu dinheiro e investimento.
Enfim é como pregar no deserto, para os portugueses falar de política ou de economia é como falar de futebol, eu sou daquele clube e pronto… Nada a fazer
25 Janeiro, 2021 at 17:22
tudo certo e em algumas questões até acertivo mas se for como a ryanair que quando está a rasca vai perdir e pressionar os governos.
os liberais é uma ideia engraçada, o problema é quando ficam á rasca.
25 Janeiro, 2021 at 18:30
Sempre foi assim
Aqui em Portugal, os que mais sugam o Estado são precisamente os que vociferam por menos Estado.
“Quem não off-shora, não mama.”
25 Janeiro, 2021 at 18:28
Bem, se reduzes tudo ao PIB vou-te dizer apenas, Qatar, Kuwait, EAU… e depois contrapõe com Suécia, Noruega, França, etc onde tens um estado social forte, regulamentado.
Se nao sabes a diferença entre crescimento e desenvolvimento e se nao sabes a diferença entre estado social e selvajaria pura nem vale a pena…
Vamos manter isto um blog sobre o Sporting (que muitas vezes já nem é, divagações dessas, aqui, nao acrescentam nada..).
25 Janeiro, 2021 at 18:31
Tal e qual.
25 Janeiro, 2021 at 18:56
Rodrigo companheiro,
Tens absoluta razão, de forma absurdamente clara. Mas o povo está educado pela Igreja durante 48 anos que o reino dos céus será dos estúpidos e ignorantes, pois Salazar educou o povo a pedir pouco para não ter nenhum !
Depois da alvorada do dia 25 Abril è’
25 Janeiro, 2021 at 19:04
continuando….
Depois da Alvorada do dia 25 Abril de 74, os “lideres” políticos da dita democracia, avacalharam tanto as instituições, que hoje nem há PÃO, nem EDUCACÃO, e perdeu-se a RAZÃO pela perda da Justiça enquanto um dos pilares da Nação !
Resumindo o povo est]q qbqndonqdo
25 Janeiro, 2021 at 19:08
Resumindo o Povo Português encontra-se abandonado à sua sorte !
25 Janeiro, 2021 at 17:19
aventura vai levantar este pais, é só desejar com toda a força, vai ser o milagre portugues mas somente para os portugueses de bem, os maus que emigrem.
esses paises também tem governos xenófilos e homofóbicos ?
como não estudei economia gostava de ter uma explicação como é que esses paises chegaram a esses numeros, porque do céu não cairam.
25 Janeiro, 2021 at 18:33
😀
25 Janeiro, 2021 at 17:53
“Vão aprender mais de economia…”
Ahahahahaha!
Ainda andavas tu a saltar de tomate para tomate já eu percebia de economia.
Vieste bater à porta errada, Samuelson.
25 Janeiro, 2021 at 17:59
Se percebes o mínimo sobre economia, então deves saber wue há vários fsctores a ter em conta no que ao PIB, PNB, BT, FBCF,etc. Dizem respeito.
Obviamente que as políticas adoptadas têm a sus influência, mas não são o unico factor.
Enquanto tiveres uma sociedade com esta mentalidade e nível de corrupção e fuga aos impostos, bem podes por lá Ventrulhas Banha da Cobra, que isso não vai alterar praticamente nada.
25 Janeiro, 2021 at 18:01
(desculpem os erros, mas não me ajeito a teclar no telemóvel)
Também não é BT, mas BTC.
25 Janeiro, 2021 at 18:14
” Enquanto tiveres uma sociedade com esta mentalidade ”
Bingo, uma sociedade que come as verdades todas ao almoço e ao jantar e por isso elege o maior populista de todos, mais grave que os populistas extremistas (melhor ou pior podem ser combatidos) são os populistas que não fodem nem saem de cima, importa é ficar bem na fotografia.
25 Janeiro, 2021 at 17:28
Aos 42′ na etar de carnide …
fifica 12 faltas … nacional 4 faltas …
Estão a ganhar por 1-0 …
25 Janeiro, 2021 at 17:30
Faltas não assinaladas a favor do nacional nas imediações da área das toupeiras corruptas de carnide … Enfim, a “missa” do costume
25 Janeiro, 2021 at 17:56
1-1
25 Janeiro, 2021 at 18:00
ALERTA … ALERTA … ALERTA
Quase com 60′ … naquela etar de carnide …
toupeiras 1 nacional 1
Prevêm-se acontecimentos … “fora do anormal” …
25 Janeiro, 2021 at 18:01
Vejam uma falta INEXISTENTE que foi assinalada sobre o Cervi (piscinas) … aos 57′ …
25 Janeiro, 2021 at 18:07
toupeiras tiram rafa e darwin … metem o pedrinho e gonçalo ramos …
25 Janeiro, 2021 at 18:05
O RA, embora caríssimo, tem sido a tábua de salvação do varandas no Sporting.
Surpreendeu-me muito positivamente, mesmo que não tenha ganho nada.
L SL
25 Janeiro, 2021 at 18:27
+1
25 Janeiro, 2021 at 18:30
Que tenha ganho pouco…
25 Janeiro, 2021 at 18:20
Aos 74 e 75′ … Dois potenciais penalties a favor do nacional …
O ‘padre’ até ficou sem saber o que fazer … MAs não deu nada …
25 Janeiro, 2021 at 18:26
Eu dizia “inacreditável”, só que não.
Nada que não estivéssemos já à espera.
25 Janeiro, 2021 at 18:29
Querem ver que o VAR vai arranjar mais uma caldeirada pras toupeiras …???
25 Janeiro, 2021 at 18:31
Vá(R) lá … não marcou penalty …
25 Janeiro, 2021 at 18:33
…ainda.
Caso seja necessário…
25 Janeiro, 2021 at 18:33
89′ …. na etar de carnide … 1-1
25 Janeiro, 2021 at 18:35
5′ de descontos …
25 Janeiro, 2021 at 18:40
ACABOu …
As toupeiras empataram 1-1
25 Janeiro, 2021 at 18:41
Yesssss! 😀
25 Janeiro, 2021 at 18:41
Acabou na Etar.
Este resultado vai nos foder amanhã e para a semana.
Mas não me venham com merdas. A culpa do carnide empatar é do COVID???
A equipe que entrou em campo custa mais que todo o plantel dos porcos da madeira.
Cavalo branco no seu melhor
25 Janeiro, 2021 at 18:44
Acho incrivel só se saber o número de jogos das expulsões da final da taça da liga … amanhã …
O jogo foi no sábado …
25 Janeiro, 2021 at 18:45
Custa muito mais que o nosso plantel…