De manhã começa o dia e devemos olhar para ele com alegria sempre que acontecem coisas e acasos que nos fazem sorrir. Não seria possível ignorar esta magnífica vitória do Sporting no futebol, nem mesmo numa rubrica de voleibol.

Como muitos já devem ter reparado, eu sou um observador de pormenores. Se os “pormaiores” são importantes porque mostram um caminho, os detalhes dão identidade. O Cherba, ainda hoje, colocou a foto do festejo do Daniel Bragança. Um jogador que fez cerca de zero toques na bola no tempo que esteve em campo, como bem realçou o Nuno Valinhas. Esta semana trago-vos 3 pormenores, detalhes, miudezas, particularidades, profundidades, identidades, chamem o que quiserem que eu vou concordar. Estas servirão para continuar a sorrir e acreditar que, no voleibol feminino, a coisa está a ser bem preparada.

Detalhe 1: Harmonia
Chamei a este vídeo “harmonia” precisamente pelo que se passou. Este começa com um desconto de tempo pedido pelo adversário, após uma boa sequência de pontos da nossa parte. Reparem bem:

– A Carolina, que aparece de camisola comprida, reparem no que ela faz: (1) vem a correr da zona de suplentes; (2) vai cumprimentar todas as colegas que estavam em campo; (3) vai tentar encontrar água para refrescar uma companheira;
– A Bárbara Pereira, uma das capitães, agarra logo em 2 garrafas e água e vai distribuidor pelas colegas;
– A Amanda e a Bia também fazem o mesmo gesto das colegas.

No dia anterior, estas jogadoras estavam em campo a derrotar o Belenenses e agora estavam a participar ativamente no jogo com o seu ESPÍRITO DE GRUPO. Quem entende isto, como estas jogadoras, está mais perto de ser melhor equipa, melhor jogadora, melhor pessoa. A extensão da equipa vê-se nestes detalhes. Bravo!

Detalhe 2: Diversão
A diversão não é a irresponsabilidade de uma ação. A diversão é a alegria e o sorriso de quem gosta do que faz. Neste pedaço de vídeo vemos a Ana Couto a brincar com a colega Aline Timm. Vou até usar uma metáfora futebolística para traduzir. Imaginem o que seria o Neto pegar na bola ainda na sua grande área e começar a fintar tudo e todos até à área adversária. O que fariam se vissem isto? Agora vejam a Ana Couto e está explicado, certo? A Aline é uma jogadora fantástica na sua posição, no entanto ninguém espera que um passe saia com aquela perfeição, ou sequer que seja ela a fazer um passe. Bom dji mais! Só a alegria, diversão e bom ambiente de um grupo podia “deixar” que a Ana Couto fizesse esta brincadeira, gerando um evidente “uauu” aquando da conclusão do ponto. Bravo!

Detalhe 3: Dignidade
Tenho para mim que, no Sporting, quem melhor nos defende são os treinadores. São eles que fazem a diferença pelo sportinguismo, profissionalismo, espírito de sacrifício e atitude. Os exemplos são tantos que não vale a pena enumerar. A incapacidade latente dos muitos que têm gerido as modalidades contrasta com a competência absurda dos nossos treinadores. Tantas são as vezes que eles defendem os adeptos, que defendem os jogadores, que defendem os colegas, que defendem o Sporting.

A dignidade vem de berço, vem de quem nos educa e nos faz pessoas. Na falta de um gabinete de comunicação para as modalidades, na falta de um diretor geral para as modalidades (este e o anterior), na falta de espaço público para defesa, o mister Rui Pedro Costa fez o que alguém com carácter faz. E mais uma vez no Sporting foi o treinador a fazer isso. O treinador. Bravo!

Jogos do fim de semana:

Feminino.
Belenenses 0-3 Sporting (parciais: 20-25, 24-26 e 16-25)
Sporting 3-0 Porto Volei (parciais: 25-21, 25-17 e 25-19)

Masculino.
Sporting 3 -1 Espinho (parciais: 25-23, 21-25, 25-23 e 25-22)
Vitória SC 0 – 3 Sporting (parciais: 20-25, 20-25 e 20-25)

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)