Sou gajo para apostar que não existe um Sportinguista que no arranque desta nova época ousasse afirmar, em tom sério, que no final da primeira volta estaríamos em primeiro. Menos ainda, se esse prognóstico incluísse 6 pontos de vantagem para o fcp, 9 para o braga e 11 para o benfica.
É realmente engraçado ver a irritação generalizada pelo facto de, mesmo face a estes números, o Sporting, pela voz do seu treinador, não alterar uma vírgula ao discurso e manter o plano inicial: jogo a jogo. Obviamente que na cabeça de Amorim e de todos os que compõem o plantel existe a noção de onde estamos e um objectivo comum, o título, mas tudo depende, efectivamente, dos três pontos que se conquistem jogo após jogo. E para tentar amealhar o máximo de pontos, houve mexidas no plantel.
A chegada de Paulinho, sobre a qual já escrevi aqui, surge com o peso dos números, mesmo que já tenha sido informado que só começamos a pagar o avançado na próxima época. Não querendo ir tanto por essa via, que deverá ser analisada nos próximos prestar de contas desta direcção, também vos sou muito sincero: prefiro comprar um Paulinho do que o Jesé mais um Boulasie mais um Fernando. Tal como serei apologista de dar 8 milhões por um porro em vez de gastá-los num Rosier e num Rafael Camacho. A lógica sempre foi essa: uma base com prata da casa enriquecida com jogadores de inegável qualidade, um caminho que será tão mais complicado de fazer quanto mais tempo se perder a gastar dinheiro em pseudo reforços ou pseudo craques.
Indo, então, directo ao rendimento desportivo, espero claramente que Paulinho seja um reforço a sério. Não sou grande fã do jogador, é verdade, mas foi claro aquilo que pode acrescentar no jogo de estreia. A capacidade de jogar entre linhas, o segurar da bola, a presença física, a completa perceção do que fazer com ela em benefício da equipa. Os golos, acredito, surgirão com total naturalidade e com o progressivo entrosamento. No meio de tudo isto, tenho receio de, face ao empréstimo de Sporar, continuarmos a ter apenas Paulinho e Tiago Tomás como opções para a posição 9, mas aí é fazer figas para que nenhuma lesão ou covid resolva dar um ar de sua desgraça.
Já que falamos em atacantes, Pedro Marques poderá evoluir com o empréstimo ao Gil Vicente. Gostava mais que tivesse rumado ao Farense (quer dizer, com o regresso de Jorge Costa não sei), mas a ida para Barcelos será sempre melhor do que continuar a jogar numa equipa B com nível demasiado baixo para o nosso ponta de lança. Pedro Mendes rumou à Madeira, tentando que a passagem pelo Nacional corra inversamente melhor em relação aos meses passados em Espanha (pelo menos vai para uma equipa que tenta jogar à bola).
Do ataque para a defesa, dois reforços: João Pereira e Matheus Reis.
João Pereira vem resguardar qualquer impedimento de Porro e dar ao balneário o cimento que Coates, Vitorino ou Neto já dão. Conhecedor da casa e do campeonato português, é um acrescento de experiência numa fase em que é fundamental que os mais novos não se deixem levar demasiado cedo às nuvens. E é um homem de inteira confiança de Amorim que, no final desta época, terá em João Pereira o treinador de uma das equipas de formação. Do lado direito para Vila do Conde seguiu Rafael Camacho, rapaz a quem a falta de humildade impediu de ver a utilização a lateral direito como uma oportunidade. São cinco milhões empatados que precisamos recuperar.
Matheus Reis vem rotulado do gajo que se recusou a jogar pelo Rio Ave, vem a precisar de ganhar ritmo e vem ocupar o lugar de Borja, cedido ao Braga no negócio Paulinho. Forte fisicamente e ofensivamente, numa tipologia semelhante à de Porro, resta saber o que pode oferecer à equipa, até porque joga facilmente como terceiro central do lado canhoto.
Resumindo e baralhando, creio que o Sporting sai mais forte do mercado de inverno e com um plantel onde as lacunas que possam existir terão a seu favor o facto de, infelizmente, já não estarmos nem nas competições europeias nem na Taça de Portugal.
Adán e Max;
Porro, João Pereira, Coates, Inácio, Quaresma, Neto, Feddal, Matheus Reis, Vitorino Antunes e Nuno Mendes;
Palhinha, Bruno Paz, Matheus Nunes, Daniel Bragança e João Mário;
Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Tabata, Plata e Joelson;
Tiago Tomás, Jovane Cabral e Paulinho
É com esta rapaziada que partimos para a segunda volta e para um mês que, em minha opinião, decidirá a história do campeonato, começando com o que se vai passar esta noite, em Braga.
Começámos de forma perfeita, derrotando o benfica (1 fev)
Continuámos sem espinhas, indo ganhar à Madeira (5 fev), numa jornada quase perfeita tendo em conta os empates de fcp (BeSad) e benfica (Guimarães)
Depois de amanhã (9 fev), iremos a Barcelos, defrontar o Gil Vicente, quem sabe se com a oportunidade de colocar o fcp a 8 ou a 9 pontos de distância.
aqui pelo meio há mais um Braga vs fcp, a contar para a primeira mão da meia final da Taça de Portugal, no dia 10 à noite
No dia 15, quando passamos a jogar uma vez por semana, recebemos o Paços de Ferreira, equipa sensação deste campeonato, com fcp a receber o Boavista e o benfica a ir jogar ao campo do Moreirense.
aqui pelo meio há um fcp vs Juventus a contar para a primeira mão dos oitavos de final da champions, no dia 17
aqui pelo meio há benfica vs Arsenal e um Braga vs Roma, a contar para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, no dia 18
Cinco dias depois (20 fev), novamente em Alvalade, recebemos o Portimonense, enquanto fcp vai ao Marítimo e o benfica vai a Faro.
Acredito que, na pior das hipóteses, chegamos ao jogo que fecha o mês, o clássico, no dragão, com os seis pontos de vantagem que temos neste momento. Mas, lá está: para que isso aconteça, o mais importante ganharmos o jogo ao Gil Vicente. Jogo a jogo.
7 Fevereiro, 2021 at 19:40
Não nos podemos distrair nem exacerbar; passados bem recentes têm de servir de lição, incluindo a que tivemos.
Teremos 3 jogos que definirão a nossa posição final no Campeonato, nao perder 2 deles deverá ser suficiente.
Esyou com a esperque RA será capaz de manter o plantel focado, tem dado sinais consistentes de que é capaz.
Façamos nós a nossa parte de estarmos alerta e servimos quer de tampão quer de pressão.
SL
7 Fevereiro, 2021 at 19:46
Em primeiro lugar, não acredito que tenham reduzido a massa salarial significativamente, quanto muito a redução será residual.
Em segundo, emprestar Pedro mendes a uma equipa que tem dois bons avançados significará que o rapaz pouco vai jogar….
Reforçamos a equipa e só deixamos sair um meco que fazia de ponta de lança e um extremo de origem que já era central, tudo estrangeiro por isso estamos mais fortes.
7 Fevereiro, 2021 at 19:57
No futebol as surpresas/desilusões aparecem quando menos se espera, não é tempo de festejos, é tempo de preparar o jogo com o Gil Vicente e ir com tudo em busca de mais 3 pontos
7 Fevereiro, 2021 at 20:36
O mercado de Inverno deixou-nos cinco internacionais nas fileiras: J. Pereira, Neto, Antunes, J. Mário, Paulinho. P. Goncalves, Palhinha e N. Mendes estao na calha.
Comecar por ganhar ao Gil, nao perder no Ladrao. Todos os possíveis adversários serao, entretanto, amassados na Europa. Espero que Ronaldo faca um hat-trick.
7 Fevereiro, 2021 at 20:57
Aproveito o fim da primeira volta para indicar:
Melhor jogador do Sporting e do campeonato: Pedro Gonçalves
Jogador mais influente/importante do Sporting: Nuno Santos
Jogador revelação: Pedro Porro
11 do campeonato (1ª volta)
Vlachodimos
Pedro Porro Coates Pepe Nuno Mendes
Palhinha
Sérgio Oliveira Pedro Gonçalves
Ricardo Horta Nuno Santos
Taremi
7 Fevereiro, 2021 at 21:06
Não sei se, desportivamente, o João Pereira será uma mais valia. Por outro lado poderia ter emprestado o Quaresma e o Plata ou Joelson a uma equipa da primeira.
Curioso para perceber o que vale o M. Reis.
7 Fevereiro, 2021 at 21:24
Cherba, esqueceste-te do Luis Phelipe, ou não contas mesmo com ele? Foi ganhar ritmo para a B, mas faz parte do plantel, certo?
7 Fevereiro, 2021 at 21:28
Jogo a jogo.
Nem gosto de ouvir falar em titulo.
7 Fevereiro, 2021 at 22:36
Jogo a jogo, tudo pode acontecer!
Boas noticias da pedreira, porco e venfique B empataram!
7 Fevereiro, 2021 at 22:45
Resultado ideal na Pedreira. Paulinho 3 feira faz primeiro Bis, sem festejar….
Sporting Campeão é Paços de Ferreira em 2 lugar era uma coisa do outro mundo.
O vinho era bom… Depois do empate do Gaitan o último trago foi de penalty, Vilarinho Style.
7 Fevereiro, 2021 at 22:56
uma equipa de tostões…
e vai na frente, se calhar com 8 pontos.
7 Fevereiro, 2021 at 22:57
Temos de ser humildes, jogo a jogo e dar o máximo. Não podemos embandeirar em arco.
Temos de ter calma.
7 Fevereiro, 2021 at 22:57
o que aconteceu hoje em braga é o que nos pode acontecer…
o parvalhal não vai perder 2x… muito menos o trolha.
7 Fevereiro, 2021 at 22:59
Objectivamente, fruteiros e pedreiros recuperaram um ponto.
Depois, amanhã falamos.
SL
7 Fevereiro, 2021 at 23:27
Muito bom post.
Confesso que no inicio da época pensava que íamos lutar pelo terceiro com o Braga.
Dito isto, atenção que isto no campeonato português basta uma derrota e uma ou outra arbitragem habilidosa e ficamos a rasca. Portanto o espírito é esse, jogo a jopo e com os pés bem assentes no chão
8 Fevereiro, 2021 at 0:02
Sinceramente acho que nós é que estamos a surpreender e a superar-nos. A ausência de jogos a meio da semana não justifica tudo, mas ajuda a termos os melhores mental e fisicamente na sua plenitude a cada jornada.
O nosso campeonato está nivelado por baixo em termos de qualidade (vejam a prestação dos nossos clubes na europa), daí achar que os andrades estão a fazer uma época normal, o carnide muito abaixo devido ao seu all-in e braguilha, paços e vitória estão a fazer campeonatos muito bons.
8 Fevereiro, 2021 at 0:10
“A ausência de jogos a meio da semana não justifica tudo, mas ajuda a termos os melhores mental e fisicamente na sua plenitude a cada jornada.”
Mas quais jogos a meio da semana??
Quando foi o ultimo jogo europeu dos calimeros do norte??
Quando foi o ultimo jogo europeu dos D’arrasar??
E agora vai lá ver desde o inicio do ano quem tem mais jogos…..
Se calhares vais ter um surpresa…..
8 Fevereiro, 2021 at 0:28
Estás a brincar comigo? Eu sei que vocês têm problemas com o contraditório e com quem ataque estes golpistas e gestores ruinosos, mas acreditas mesmo que o Sporting teria os mesmos pontos a jogar competições europeias e consequentes viagens?
“E agora vai lá ver desde o inicio do ano quem tem mais jogo….Se calhares vais ter um surpresa…..”
Ao dia de hoje: andrades- 31j, carnide-31j, braguilha-31j e Sporting-25j. É esta a surpresa? Deixa de ser hipócrita.
8 Fevereiro, 2021 at 0:34
Pareces chateado com a classificação do SPORTING.
Perguntei quando foram os últimos jogos europeus dos rivais…
Perguntei o numero de jogos de se o início do ano..2021
E tu… Não respondeste a nada disso.
Ou és desonesto ou não sabes ler.
Agora escolhe
8 Fevereiro, 2021 at 0:48
O campeonato começou a 1 de janeiro para os jogadores terem tido férias? Os treinos, jogos e respetivas viagens não acumulam no corpo e na mente?
Os jogos da taça da liga, taça de Portugal e supertaça a meio da semana não contam?
Mas aqui vai, só este ano civil: andrades- 10j, carnide-9j, braguilha-11j e Sporting-9j.
Quem queres enganar? Sabes, ao contrário de vós nunca desejarei uma derrota do Sporting e em maio festejarei na praça do comércio o título porque sou do Sporting com qualquer presidente, já vós….
8 Fevereiro, 2021 at 0:12
Neste momento, no Ranking UEFA estamos em quinto lugar á frente de ligas como a francesa por exemplo.
Não é por ai, o nosso campeonato já foi bastante pior daquilo que é hoje em dia face á maioria dos orçamentos dos clubes em comparação com outros orçamentos lá fora.
8 Fevereiro, 2021 at 0:37
É verdade que estamos em 5º, mas repara que os andrades foram eliminados da champions o ano passado pelo Krasnodar e esta época o carnide pelo PAOK, o Sporting foi eliminado da liga europa pelo Basaksehir e pelo Lask Linz, respetivamente. E no final desta jornada europeia há fortes possibilidades de já não termos equipas na europa. Portanto, comparado com anos anteriores estamos muito aquém….
8 Fevereiro, 2021 at 1:41
Bom Post!!!
A funcionar como “ponto de ordem à mesa” …
E, à mesa dos Milhões de LEOAS e LEÕES espalhados pelos 4 cantos deste planeta a que chamamos Terra, não pode nem deve haver quaisquer tipo de soberbas e muito menos ‘bazófias’ … A dura vida de se ser Sportinguista já nos preparou para tal … Não embandeirarmos em arco, nem nos armarmos em bons, isso fica para outras gentes … Gentes reles e ordinárias que todos sabemos quem são …
Evidentemente que, quanto ao plantel, estamos muito melhores agora depois destas “afinações” que o mercado de transferências de Inverno nos trouxe. Mais e melhores soluções para quase todas as posições … Parece-me que a posição mais carenciada é mesmo a de nº6 … Temos o Palhão e nada mais … No entanto, é de salientar a abnegação e dedicação da esmagadora maioria dos atletas que compõem este plantel (plata not included) que começou como uma ‘manta de retalhos’, e que se tem, afinal, revelado bem melhor do que a encomenda … Grande mérito para o Amorim, pois não só definiu bem a táctica principal para o tipo de campeonato, mas sobretudo por ter conseguido colocar a sua ideia de jogo dentro das ‘cabecinhas pensadoras’ dos jogadores e desse modo, atingiu um nivel de consistência no plantel como já há muito não me lembro de ver por Alvalade. Acresce ainda a isto uma substancial melhoria ao nivel da preparação fisica, e aqui puxo para cima da mesa a questão do “trabalho invisivel” … Eu não sei se tem sido tudo fruto do acaso, mas quero acreditar que não … O que eu vi naquele jogo da Choupana revela um conjunto de atributos quer ao nivel fisico, mas sobretudo mental que não podem ser fruto do acaso … É que ter sorte uma vez por outra é coisa do acaso … Ter sorte (e sim, temos alguns jogos vencidos com alguma fortuna) muitas vezes seguidas é algo que “dá muito trabalho” …
Portanto, como “diferentes” que somos, e ser do SCP é mesmo ser diferente, devemos elogiar e dar mérito a quem o tem, e criticar quando as coisas não estão a funcionar por demérito próprio …
Por isso caloroso ELOGIO a todos os atletas e a todos os elementos da equipa técnica. Continuem assim e nós cá estaremos para vos carregar quando tal for necessário!
É jogo a jogo! Pra cima deles car@#$o!!!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
8 Fevereiro, 2021 at 7:43
Bom dia, Tasca!
É jogo-a-jogo, guardemos os foguetes e o champanhe, o nosso objetivo prioritário, que é a Champions, está cada vez mais proximo. Quanto ao titulo…faltam 51 pontos em jogo. É muito ainda. É manter uma distância gerivel, entre 6 a 8 pontos até ao ultimo terço e aí já podemos comecar a sonhar
mas sempre de olhos bem abertos!
Amanhã mais uma batalha, mais uma final.
Orgulho!
Onde vai um …vamos todos nós!
Gritem Spooooooooooooooooortiiiinggg!
8 Fevereiro, 2021 at 9:38
Bom post.
Não querendo pôr a carroça à frente dos bois, não consigo no entanto deixar de estar muito curioso para ver como termina esta época … não é só a possibilidade de sermos campeões, é também ver se Braga, Guimarães ou Paços se intrometem entre os nossos rivais e sobretudo perceber se conseguimos manter o núcleo duro deste plantel e ainda reforçar-nos com inteligência como foi feito neste mercado, ou se temos de desbaratar o plantel para pagar a factura ao Braga.
8 Fevereiro, 2021 at 9:45
Exercícios de futurologia ficam para a Maya.
Até agora o Amorim, e a equipa, tem mostrado contenção e concentração. Também sabe das armadilhas que aí vêm, dentro e fora do campo.
Ontem deve ter sido um festim, os lampiões já devem ter percebido que título só pelo canudo, o fecepe vê no Sporting o único adversário, portantos, vamos ter uma frente unida. Já deram um cheirinho com o Palhinha (que vai durar), só tende a piorar.
8 Fevereiro, 2021 at 9:59
Obviamente, jogo a jogo, mas não deixado de ver um pouco mais à frente para ter e estar preparado para tudo.
Depois do empate de ontem do Porco, o jogo de amanhã ganha uma importância acrescida porque pode cavar mais a distância para o 2º lugar. E porque, acredito, teremos um árbitro a atrapalhar – talvez o Pinheiro, que era preciso uns tomates gigantes para meterem o Godinho novamente tão cedo.
Quanto ao futuro, acredito que alguém importante será vendido o verão. Alguém da formação, um dos miúdos, e por bom dinheiro – 25M€ para cima. Era bom que não vendessem ninguém mas não acredito que, mesmo entrando directamente na CL, se consiga não ter de vender… para equilibrar as contas.
De resto, era tentar o empréstimo do João Mário mais um ano, que acho que acaba o contrato com o Inter em 2022 e fazer o que se fez este ano – contratar os bons jogadores que andam por cá.
8 Fevereiro, 2021 at 11:14
Continuo a dizer. Mais do que tudo, é perceber o problema que temos pela frente. Para limparmos de vez a entulhada que vem para ai e prepararmos condignamente já a época 2021/2022.
O plantel está mais forte e com menos lacunas, também está preparado para a eventual saída de jogadores como Nuno Mendes (M. Reis – Antunes), Palhinha (Matheus Nunes, Bruno Paz), João Mário (Bragança – Matheus Nunes) ou Pote (Jovane – Plata).
Precisamos de um central do lado direito (Quaresma precisa de rodar ainda) e um ala direito (João Pereira só dura 5 meses e Porro precisa de competição).
Ficam assim 17/18 jogadores para colocar:
Renan
Bruno Gaspar
Lumor
Ilori
Rosier
Battaglia
Doumbia
Eduardo Henrique
Josip Misic
Diaby
Matheus Oliveira
Rafael Camacho
Pedro Mendes
Pedro Marques
Leonardo Ruiz
Luiz Phellyppe
Não coloco aqui alguns jogadores da B, como o Paulista e o Nasyrov pois finalmente, o contrato deles expira a 30/06/2021, como muitos outros jogadores da B.
Temos aqui milhões empatados e exceto Rafael Camacho e Pedro Marques, não vejo nenhum com reais possibilidades de integrar a equipa, pois muitos deles não passaram no crivo do Amorim.
Para rentabilizar temos:
-Rosier (a fazer uma época bastante boa no Besiktas, acredito que paguem a cláusula de 5 milhões)
-Battaglia (titular absoluto e um dos melhores da equipa que luta para não descer, no Alavés. A clausula de 4,5 milhões deverá ser accionada).
-Josip Misic, voltou à titularidade e depois daquele embróglio com o Paok deverá render alguns milhões à equipa de ALvalade (2,5 milhões ou algo parecido)
-Diaby (Começou a jogar com mais regularidade no Anderlecht)
-Luiz Phellyppe (Deve ter algumas equipas nacionais que o querem)
-Leonardo Ruiz (tem sido titular, tem 6 golos na liga 2 espanhola e tem sido dos melhores jogadores da equipa, segundo o que diz o twitter do Mauro Silva)
O resto será muito dificil de rentabilizar, por isso a negociação da rescisão de contrato seria mais benéfico.
Hugo Viana que comece a preparar o ataque ao mercado de Verão, assegurar saídas para depois atacar as falhas desta equipa, que começam a ser poucas, para sermos competitivos nas quatros frentes para o ano.
8 Fevereiro, 2021 at 11:30
Esta equipa do Sporting está a surpreender tudo e todos inclusive a nós Sportinguistas.
Quem apostaria que faríamos uma das melhores primeiras voltas de sempre?
Quantas vezes aqui foram criticados e quase humilhados, jogadores como Fedal, Antunes ou Nuno Santos, até o “lampião, aprendiz de treinador” por tanta gente foi esconjurado.
Amorim faz bem em não levantar muito as expectativas, mantendo contra toda a opinião dos mídia o foco no jogo seguinte e não no final do campeonato.
Deixando o treinador falar , sem outra gente da direção se pôr em bicos de pé, estamos no bom caminho, caminhando.
Sérgio Conceição, já engoliu ontem a primeira bazófia depois de ter dito que seria campeão se ganhasse tudo até ao fim, não temos de seguir por aí, já o fizemos e demo-nos mal.
O Sporting acima de tudo, de qualquer direção, presidente ou claque, merece o nosso apoio, esperando que no final possamos festejar, no Marquês ou em qualquer outro lugar , mesmo em casa.
8 Fevereiro, 2021 at 11:35
Ainda há dias, acho até que em comentários pós este ultimo jogo na Madeira, lá veio o “lampião, aprendiz de treinador”… o que diz bem do nível que há por aqui e do que as pessoas percebem de futebol… ou são reconhecidas pelo bom desempenho no nosso clube.
8 Fevereiro, 2021 at 11:39
EU terei que fazer um Mea Culpa.
O Sporting até agora, depois de 3 mercados terríveis desta direção, onde só dois jogadores são apostas agora (Matheus Nunes e Neto), o resto foi desastroso.
Estes dois mercados de inverno ao invés, foram no mínimo geniais, onde 12 dos 14 jogadores que jogaram contra o Marítimo foram jogadores que não estavam na época passada. Acertaram em todas as contratações e os mal amados Feddal (que ia levar vermelhos a torto e direito e que tinha pouco ritmo), o Nuno Santos (do Benfica e com uma lesão grave), Ádan (ia roubar o lugar ao Max) e o ANtunes (o tal “velho” Antunes) me calaram e eu tive que engolir em seco.
Finalmente, Hugo Viana e Rúben Amorim tiveram em plena harmonia e acertaram em todas as contratações.
Resta apagar os traços das antigas contratações que foram todas manhosas.
8 Fevereiro, 2021 at 14:23
Muito a ver com o aval ou não do Amorim, na minha opinião. Mas há algum mérito do Viana, que indicou o Feddal, o Porro e o Adan.
8 Fevereiro, 2021 at 11:41
Jogo a Jogo!!! Os ajustamentos de janeiro foram 5 estrelas, tirando a parte financeira do Paulinho, que se tiver um bom rendimento desportivo, que acredito que o tenha, até poderá ser relativizada!!
SPOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!!
PS acredito que o Rubem Amorim já está a preparar a próxima época.