Bem-vindos à nossa quarta do futsal! Uma nova semana, começando sempre por desejar que todos estejam bem, onde vamos falar de duas vitórias convincentes e dois bons jogos de futsal. Por isso venham daí, duas vitórias para serem dissecadas e ainda uma nova jogadora para ser apresentada.
Futsal Masculino
Para começar vamos a mais um belo jogo de futsal. Fomos até Sandim em Vila Nova de Gaia vencer o Modicus por 7-1. Um jogo que seria complicado se a equipa não entrasse bem e se não entrasse focada, como tal a equipa entrou como habitualmente, muito forte e a querer desde cedo assumir e controlar o rito de jogo, e sempre a querer marcar cedo. O Modicus é uma equipa que está numa boa temporada, estão na luta pelo terceiro lugar, estavam com duas vitórias seguidas e com 5 golos marcados nos dois encontros antes deste jogo. No nosso caso a boa forma é evidente. Mais uma vez em que entrámos com tudo desde o início, em que não quisemos esperar para ficar em vantagem e com todo este ímpeto chegámos naturalmente ao golo.
Já tínhamos tido alguns remates, algumas oportunidades criadas através de várias boas jogadas coletivas, mas foi numa ação individual do Cardinal que fez o primeiro golo acontecer. Cardigol rodou sobre o defensor, no caso o Uesler, e não deu hipótese ao Rui Pedro. O 2×1 ia funcionando, a equipa estava pressionante, poucos erros, o jogo era mais que nosso nesta altura e o golo desbloqueou tudo ainda mais. Não muito tempo depois o Pany abriu o livro, numa jogada toda dele, em que ele finta e consegue ultrapassar a defesa, chegando à baliza e atirando com toda a força. Foi de tal forma forte este remate que até ficou a ideia que a bola não tinha entrado.
Como reposta ao golo do Pany o Modicus chega ao golo através do Márcio: um mau corte, onde errámos, e o Modicus conseguiu aproveitar para reduzir. Verdade seja dita que esta vantagem mínima durou pouco porque era o período de maior acerto de ambas as equipas e logo de seguida o Sporting chega ao terceiro golo, através de mais uma bola parada, como sempre trabalhada por Nuno Dias que “sacou” mais uma jogada do seu laboratório e foi através dela que nós conseguimos chegar ao terceiro golo com o Rocha a ser o jogador do toque decisivo. Depois acalmou um pouco tudo, mas jogo sempre animado, muitas oportunidades principalmente para nós. Fomos assim a vencer por 3-1 para o intervalo.
No regresso dos balneários mais oportunidades para o Sporting que serviram para o Rui Pedro ter vários minutos em grande evidencia com várias boas defesas. Depois o Modicus tem uma baixa de peso quando perdem o Ueslar que foi expulso e ainda viram o nosso mago Merlim converter com classe o livre direto. Depois disso fomos controlando o jogo, fomos gerindo, mas sempre assumindo a partida sem grandes erros e sem grandes sustos. Na baliza do Modicus entrou o Hiram, mas não serviu de nada, o Cardigol voltou a aparecer e se no primeiro golo já tinha estado em evidencia, neste segundo foi ainda melhor. Desta vez rodou sobre o Celso, que era o seu marcador direto, e marcou um grande golo, mais um para Cardinal que está numa das melhores formas de carreira, está sem saber jogar mal, e não fica muito tempo sem marcar. Cardigol é enorme, está formidável nesta altura e mais uma vez o provou com ótimos pormenores, vários detalhes só ao nível de um dos melhores do mundo. Cliquem aqui e vejam isto!
Depois deste golo, Sporting por cima, sempre no comando do jogo, sempre com o controlo e com o ritmo do baile a ser colocado por nós. O último golo aparece de uma jogada do Mamadu Turé que lançou uma bomba indefensável. O jovem Mamadu, entrou bem, sempre ativo, e teve esta grande oportunidade que não desperdiçou. Uma bomba do Mamadu, e é bom vê-lo a jogar bem, a entrar bem e ainda melhor, a marcar porque lhe vai dar ainda mais motivação para o que aí vem, onde ele vai ser importante. Um campo sempre complicado, uma equipa em boa forma e fomos nós que conseguimos tornar o jogo “fácil” com a nossa qualidade e com mais um jogo dominador. Em destaque nesta partida esteve o Cardinal que foi novamente o homem do jogo. Na próxima semana recebemos o Dínamo Sanjoanense para mais um duelo na nossa casa. Cardinal agora com 26 golos continua a ser o melhor marcador da Liga Placard. Na classificação continuamos em primeiro lugar com 56 pontos, os mesmos que o nosso rival.
Futsal Feminino
No Futsal feminino recebemos e vencemos o Águias de Santa Marta, vitória inequívoca por 3 a zero. Mais um bom jogo de futsal, é evidente que a equipa está a crescer de jogo para jogo, nota-se mais confiança, a equipa mais solta e a jogar cada vez melhor. Algumas jogadoras a conseguirem mostrar mais, nota-se claramente que algumas precisavam de tempo e que a forma como a época foi planeada não ajudou nada no começo, a juntar a isso as paragens e os problemas que a pandemia criou. Não são, nem servem de desculpas, mas a verdade é que como se vê a equipa rende, está a render cada vez mais, como previsto, sem paragens e a jogar todas as semanas as jogadoras estão confiantes e a equipa a jogar mesmo bem.
Neste jogo entrámos muito bem, tem sido normal a equipa entrar bem em jogo, sempre a criar oportunidades, mas nesta partida marcámos cedo para evitar sustos e para controlarmos ainda mais. A nossa Cristiana Gonçalves a marcar ainda dentro do primeiro minuto de jogo, a jogadora de Belas fez mais um bom jogo, marcando e dando a tranquilidade inicial que esta equipa precisava. Depois do golo fomos controlando, já o tínhamos feito nos últimos jogos e aqui não foi diferente. Sempre nós com mais oportunidades, sempre nós por cima e sempre nós no comando do jogo. O Águias foi criando algum perigo, a Cris, neste caso a Cristina Fonseca que eu apresentei na semana passada, esteve como sempre muito atenta, sem errar e sem dar margem para golos do Águias.
O segundo golo já tinha surgido, mais uma boa jogada e mais um belo golo da Ana Alves. A Ana é uma jogadora sempre em destaque, sempre com pormenores de qualidade, mais uma das nossas jogadoras que está em grande forma, e por isso os golos que ela tem marcado, mais os muitos detalhes e pormenores técnicos deliciosos a cada partida. Domínio do Sporting, controlo e isto diz bem da nossa equipa, pois o Águias é forte, e nós tornámos o jogo “fácil” e reduzimos o Águias a uma equipa fraca. Uma primeira parte melhor ainda que nos jogos anteriores, o golo cedo ajudou muito, mas mais uma boa primeira parte. Na segunda, mais do mesmo, mais Sporting, mais domínio e mais controlo. O nosso terceiro e último golo surgiu aos 31 minutos, serviu para tranquilizar ainda mais a equipa e selar o triunfo que nos garantiu a liderança nesta fase e ainda a terceira vitória em 3 jogos.
Mais uma vez bom jogo, ainda mais a ser transmitido na SportingTv, acaba por ser importante que o jogo tenha qualidade de lado a lado, e ainda mais importante que a nossa equipa demonstre a qualidade que está a demonstrar. Boa sequência de jogos, bons pormenores, equipa a crescer, equipa a jogar cada vez melhor, mesmo no entrosamento percebe-se que existe um bom balneário, não estamos onde queríamos e onde devíamos, mas estamos numa boa sequência de vitórias, é o que se exige nesta altura, vitórias e apenas e só vitórias.
Nesta partida várias jogadoras em destaque. A Carolina Pedreira sempre bem, sempre com fintas e grandes pormenores, a Cristina sempre atenta, a Ana Alves sempre muito bem e eu destaco muito neste jogo a Lima, a nossa Inês Gonçalves foi o nosso maior destaque na partida, porque foi mais interventiva que em jogos anteriores, e além disso jogou que se fartou. Uma jogadora de qualidade que o tem vindo a mostrar e a cada jogo mostra mais de si, mais pormenores e mais o que vale. A Inês é uma boa jogadora, rendeu e jogou muito, merece o destaque que lhe dei no Twitter ao longo da partida e mesmo no fim. Jogadoras em bom plano, nota-se mesmo que estão confiantes, a querer provar que jogam e sabem jogar e que existe qualidade neste grupo, bem mais do que muitos pensam, a começar por alguns da direção, não todos porque apesar de existir uma grande alergia ao desporto feminino na direção do nosso Sporting e por isso alguns nem sabem que elas existem.
No próximo jogo vamos até Condeixa a Nova jogar com o ARCD Venda da Luísa, uma equipa que leva três pontos, ou seja em dois jogos têm uma vitória e uma derrota. 3 golos marcados, 5 golos sofridos, uma equipa muito pressionante e que por vezes até se excede nas faltas, prova disso os 5 amarelos em apenas 2 jogos. No último duelo com esta equipa vencemos por 7-1 em novembro. Este jogo temos obrigatoriamente de vencer como todos, mas sem dar margem para sustos e para que o Venda da Luísa possa surpreender. A nossa equipa a jogar como está vai garantir mais 3 pontos e mais uma alegria para todos nós. Destacar nestas nossas próximas adversárias, a Maria Oliveira uma ala que é a arma secreta, sempre a saltar do banco, que por norma anima a equipa, depois a Vera Tinoco que é uma das pivots da equipa, seja titular em conjunto com a outra pivot a Carolina Silva, seja sozinha, seja a saltar do banco, ela sempre cria perigo e destaco ainda a Inês Morais, mais uma ala que já marcou 2 golos este ano e que também é uma das melhores jogadoras desta equipa. Na classificação como eu disse estamos em primeiro com 9 pontos, 10 golos marcados como o Chaves, mas com a melhor defesa, pois sofremos apenas 2 golos.
Para terminar vamos apresentar mais uma jogadora, desta vez a nossa capitã Débora Venâncio, uma fixo que também pode jogar a ala. A nossa capitã além da qualidade caracteriza-se por ser uma jogadora que nunca desiste, que nunca baixa os braços, consegue jogar na ala e a fixa, rende sempre muito, sempre defendendo bem e sempre dando tudo independente do tempo em que estiver em jogo.
A Débora começou no CAD (Clube Académico de Desportos) equipa da Póvoa de Santa Iria, depois disso saltou para o União Atlético Povoense, equipa também da Póvoa de Santa Iria, foi onde ela terminou a formação e onde começou a dar nas vistas em sénior. Deu tanto nas vistas que acaba por dar o salto para o Benfica em 2017/2018 onde esteve mais uma época, contabilizando duas épocas na luz onde venceu uma Liga Portuguesa, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Em 2018/2019 é anunciada como nossa nova jogadora, já lá vão três épocas de leão ao peito, 61 jogos e 21 golos, além claro da braçadeira de capitã. A Débora sempre se evidencia, seja pela liderança, seja pela entrega, seja pela garra, é uma jogadora que todos os treinadores e adeptos gostam porque dá tudo e mais alguma coisa.
Por esta semana é tudo, espero que tenham gostado desta nossa nova quarta do futsal, espero que estejam todos bem, cuidem-se todos, obrigado e como sempre vejam e apoiem o futsal do nosso Sporting, em especial o feminino que tanto merece nesta altura. Até à próxima semana para mais uma quarta do Futsal verde e branco.
*às quartas, o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal
10 Fevereiro, 2021 at 13:37
Não tenho visto jogos, futsal não é propriamente desporto de eleição, e com o formato competitivo, até aos playoffs é meio encher chouriças. Mas a equipa parece continuar em modo de cruzeiro, como habitualmente.
Nesse golo, o redes faz aquilo que não se deve fazer, anda a dançar exactamente atrás do defesa. Por falar nisso, sempre vão aplicar processo ao Cardinal?
É um prazer ver uma crónica de futsal sem ler “quadra” (fdX, meia quadra)
10 Fevereiro, 2021 at 21:31
Muito obrigado!! Mas o futsal está mesmo nessa velocidade cruzeiro, rendem e jogam muito e vão ultrapassando todos com muita qualidade.
Cardinal corre esse risco, vamos ver o que vai dar, mas é provável!
SL
10 Fevereiro, 2021 at 14:31
Vi ambos os jogos e foram sem espinhas.
Nas senhoras parece claro que o objectivo mínimo vai ser atingido e nos homens vai ser o 1X2 clássico mas todos nós confiamos no querer e no saber de Nuno Dias.
SL
10 Fevereiro, 2021 at 21:33
Verdade, dois jogos seguros e bons das nossas equipas.
Nas leoas vamos com tudo para vencer estes duelos todos, nos masculinos vai ser com o rival e vai ter que ser muito pela capacidade do Nuno Dias!
SL
10 Fevereiro, 2021 at 14:31
Bem vindo Zé Ricardo com mais uma excelente crónica sobre futsal.
Houve algum problema entre o Cardinal e o treinador do Modicus ? Vai haver problema disciplinar com o Cardinal ?
10 Fevereiro, 2021 at 15:07
Vinha aqui perguntar isso sobre o Cardinal.
Afinal, o que se passou?
10 Fevereiro, 2021 at 21:39
Lance que não devia ter acontecido, o Cardinal deu uma cotovelada no treinador do Modicus, depois de umas bocas e tal, mas era tudo tão evitável. Cardinal deve sofrer um castigo.
10 Fevereiro, 2021 at 21:36
Muito obrigado JotaEsse. Com o Cardinal ele deu uma cotovelada no Ricardo, existe uma queixa e o Cardinal é provável que acabe por ser castigado!
11 Fevereiro, 2021 at 19:05
O “castigo” já saiu: teve uma rotura do tendão de aquiles e vai parar 10 meses.
Azar para ele e para o Sporting.
10 Fevereiro, 2021 at 15:35
Bom jogo do Sporting frente ao Modicus. Mas que golo do Cardinal… hmmmmm delicioso!
Hoje, 20h30, canal 11, contra a sanjoanense.
10 Fevereiro, 2021 at 15:37
E Sporting TV, mas por alguma razão quer o flashscore como a zona técnica não o referem… mas para o jogo dos bois já metem lá a merdaTV… ok.
10 Fevereiro, 2021 at 16:13
Hoje vai ser tranquilo.
Isto é mesmo até à final dos playoffs e mesmo uma negra sem público é bem diferente no que toca ao fator casa.
Sobre as miúdas, gostava de saber qual é o plano para o próximo ano. Ou próximos anos…
10 Fevereiro, 2021 at 19:11
Também concordo que o fator casa faz a diferença. Quanto às miudas, é como quanto ao resto do desporto de formação, só a partir de setembro quando contam ter 70% da população imune é que haverá alguma luz ao fundo do tunel.
10 Fevereiro, 2021 at 19:11
Falo de formação porque neste caso o futuro dessa secção passa por aí com toda a certeza
10 Fevereiro, 2021 at 21:44
Depende, temos jogadoras sem ir às juniores e podemos nem apostar em nenhuma, mas depende do que vai acontecer à secção…ninguém sabe ainda.
10 Fevereiro, 2021 at 21:40
Fator casa perde-se um pouco, vai ser o duelo entre treinadores a fazer a diferença.
Sobre as leoas estamos todos a querer saber isso…
10 Fevereiro, 2021 at 21:39
Um grande golo!!
10 Fevereiro, 2021 at 16:24
Mais uma bela crónica.
O Cardinal deu uma cotovelada num dos treinadores do adversário e o árbitro não viu.
Se houver processo, sujeita-se a ser castigado. Era evitável.
10 Fevereiro, 2021 at 21:45
Era mesmo, tudo aquilo era mais que evitável. Vai ser castigado porque é uma cotovelada, e nada justifica aquilo.
10 Fevereiro, 2021 at 21:53
Muito obrigado meu caro MVG!!
10 Fevereiro, 2021 at 20:04
Cardinal, sob pena de estar f-o-d–etc, tem de ser Guna com os próprios, mas isso sao peaners quando comparado com a época que está a fazer. É nele que eu me fio para os quartos de final da CL, para voltarmos ao nosso habitat Natural da modalidade.
Espero que aproveitem o jogo com o Dínamo para melhor o goal average.
Quanto as Leoas: Nao me importo de ser tres anos terceiro se estivemos a formar e consolidar. Há que garantir a manutencao e um ano off, tolera-se. Mas volto a lembrar que até aqui o carnide já teve de Roubar.
10 Fevereiro, 2021 at 21:47
Infelizmente pela forma como saiu não parece ser bom, podia ser ele a liderar na Champions, mas saiu a chorar e em ombros, esperemos que seja menos grave, mas foi feio.
10 Fevereiro, 2021 at 20:21
E já ganhamos ao dinamo
1-0 por cavinato
10 Fevereiro, 2021 at 20:30
2-0 por merlim numa boa jogada individual
10 Fevereiro, 2021 at 20:36
3-0
Trabalho de pivot maravilhoso de Cardinal
10 Fevereiro, 2021 at 20:40
Fds
Cardinal sai lesionado, espero muito bem que não seja nada de grave
10 Fevereiro, 2021 at 21:31
Pela forma como saiu, medo… muito medo.
10 Fevereiro, 2021 at 21:48
Mesmo muito medo, esperemos que não seja nada, mas foi muito feio.
10 Fevereiro, 2021 at 20:56
Intervalo no João Rocha
Vantagem de 3-0 para o Sporting
10 Fevereiro, 2021 at 21:20
Caramba!
Atrasei me para a segunda parte e já houve 2 golos
4-1 para o Sporting
10 Fevereiro, 2021 at 21:26
5-1
Mamadu
10 Fevereiro, 2021 at 21:26
Mais um
6-1
10 Fevereiro, 2021 at 21:27
Foi auto-golo do GR do dinamo
Golo muito caricato
10 Fevereiro, 2021 at 21:28
Bem isto agora está a ser como o ketchup
7-1 por Rocha
10 Fevereiro, 2021 at 21:31
Mais um de Rocha
8-1
10 Fevereiro, 2021 at 21:39
9-1 Zicky
10 Fevereiro, 2021 at 21:42
10-1
Pontapé canhão de Mamadu
10 Fevereiro, 2021 at 21:49
Muito bom jogo, mais um, deu para ver mais de alguns miúdos e deu para a equipa golear. Mais um bom jogo. 10-1 e só fica manchado pela lesão do Cardinal!
10 Fevereiro, 2021 at 21:45
Mantendo Nuno Dias e com esta juventude… futuro risonho.
O sucessor de Cardinal está aí à porta (Hugo Neves).
10 Fevereiro, 2021 at 21:50
Futuro muito risonho, mas só os miúdos não chega e não podemos cair nesse erro, eles rendem assim muito pelo mister Nuno Dias.
O Hugo é ainda superior ao Zicky em alguns aspetos, são jogadores diferentes, isso também é bom, garantimos dois jovens pivots de qualidade e que dão coisas diferentes à equipa.
10 Fevereiro, 2021 at 21:57
Sim, para vencer lamps internamente e chegar à final four da Uefa, temos de ter sempre 3 gajos de topo mundial.
Hoje temos Guitta, Taynan, Merlin e Cardinal, depois uma segunda linha de muita qualidade e os putos.
O João Matos é mesmo pela influência que tem, mística e tatica. Porque está uns furos abaixo no resto.
10 Fevereiro, 2021 at 21:59
Já agora, o Mamadu, que nos mais jovens parecia sempre uns bons anos à frente dos outros, mas que se perdia muito taticamente. É um portento de qualidade.
Com o Nuno e nos seniores, aprende 🙂
10 Fevereiro, 2021 at 21:56
E o Tomás Paçó tem “João Matos” escrito todo nele, a continuar assim e teremos (mais) um fixo de qualidade mundial
10 Fevereiro, 2021 at 21:58
E o irmão é fortíssimo na baliza, que aprenda com o Guitta.
10 Fevereiro, 2021 at 21:53
Final de jogo no João Rocha
Vitória expressiva do Sporting por 10-1 sobre o Dínamo Sanjoanense. Uma primeira parte algo fria do Sporting comparada com os jogos que têm feito, seguida de uma avalanche ofensiva na segunda parte.
Neste jogo alcançou-se a marca histórica dos 2000 golos na era Nuno Dias, venham mais 2000! 🙂
Outra nota muito importante: em alguns momentos do jogo o cinco do Sporting esteve composto pelos irmãos Bernardo e Tomás Paçó, Zicky, Mamadu e Diogo Santos, todos “Made in Sporting”, mostra a qualidade de jogadores que o Sporting produz e mostra também um sinal positivo para o futuro do futsal português.
Estou muito apreensivo pela saída do Cardinal, a forma como saiu do jogo (carregado por elementos da equipa técnica e a chorar) deixam alguns sinais alarmantes, esperemos que não seja nada de grave e que possamos ver o melhor pivô português de todos os tempos novamente em breve nas quadras. As melhoras Cardinal!
10 Fevereiro, 2021 at 22:19
Tres bis, Cavinato, Mamadu e Rocha, sustentados também aqui pela formacao. O novo recorde fe golos marcados durante uma época será estabelecido por esta Grande Equipa. Oxalá que Cardinal recupere a tempo de jogar contra os checos. Antes de disputar o título com a Rabolhagem, acho importante que regressemos a Final Four e joguemos com os “Camaradas” russos para ganhar.
Parabéns Nuno. Devemos-te dois mil sorrisos. Um dos Nossos, sem dúvida alguma.
11 Fevereiro, 2021 at 19:12
Jogo de m**da contra uma equipa da treta, Cardinal acaba a temporada.
Fdx