Enorme prova de maturidade e de consistência por parte do Sporting, ganhando sem mácula ao Paços sensação e aumentando para dez pontos o avanço em relação ao segundo classificado. João Mário foi o maestro invisível de uma equipa onde todos trabalham para um objectivo que está cada vez mais próximo
O jogo era de nível de exigência alto e o Sporting respondeu a preceito: mais um jogo, mais uma vitória, mais um passo rumo a um sonho cada vez mais palpável, mas sobre o qual nos dizem para não falar. Assim sendo, e mesmo que uma distância de 10, 11 e 13 para segundo, terceiro e quarto classificados, respectivamente, jamais tenha sido invertida quando atingida por esta altura do campeonato, não vos falo sobre esse sonho e limito-me a escrever sobre o jogo.
O fcPorto tinha escorregado e o Sporting podia alargar a distância para o seu mais directo perseguidor. A separá-lo dessa possibilidade, o Paços, equipa sensação da prova, que chegava a Alvalade com a possibilidade de chegar ao quarto lugar em caso de vitória. Tiago Tomás, Gonçalo Inácio e João Mário surgiram no onze inicial e a máquina continuou bem oleada e focada desde o primeiro minuto, proporcionando oportunidade a Paulinho de abrir o activo ainda o jogo se espreguiçava, depois de belíssima jogada entre João Mário e Peter Potter, com o 28 a fazer um passe de mágica ao qual o avançado respondeu de calcanhar para aquilo que seria um grande golo.
O Sporting era paciente e esperava pelos momentos certos para colocar a bola com conta peso e medida nas costas da defesa visitante. Foi o que Feddal fez, ali por volta dos 20 minutos, quando meteu a preceito no espaço aberto para a diagonal de Potter. Rebocho (o Gabriel Alves avisou) mostrou toda a sua fragilidade futebolística e atropelou o camisola 28 leonino, dizendo que tinha feito carga de ombro. Acontece que as cargas de ombro não se fazem nas costas e, assim sendo, penalti. João Mário bateu e com toda a calma colocou o Sporting na frente do marcador.
Por falar em João Mário, o que se seguiu foi notável e, ao que parece, invisível aos olhos de muito boa gente, tal o número de Sportinguistas que acham que o craque leonino está fora de forma e não tem intensidade. A verdade é que João Mário foi o verdadeiro maestro da equipa, gerindo os tempos de segurar e de largar a bola, de contemporizar ou de acelerar (ok, só não consegue controlar Porro, mas os cavalos selvagens são mesmo assim). Com o Paços a subir linhas e a intensificar a pressão, o médio calçou as pantufas e deu ao Sporting toda a tranquilidade necessária. Tanto assim foi, que só por uma vez os castores deram sinais de vida ao longo da primeira parte, numa jogada que permitiu a Luther Singh (sou só eu a achar este nome fascinante?) disparar à entrada da área para defesa atenta de Adán. Na baliza contrária, Coates este perto de voltar a marcar depois de três tabelinhas aéreas, mas a mira estava descalibrada.
Perfeita esteve a de Palhinha, logo a abrir o segundo tempo: novamente na sequência de um canto, Feddal saltou mais alto e a bola dirigiu-se para a zona onde estava o camisola seis que não perdeu tempo e rematou de primeira, cruzado, para um golaço que acabou com o jogo quando ainda faltava tanto para o apito final. O Paços até tinha bola, mas o posicionamento e a basculação leonina retiravam-lhe todo o espaço para poder criar algo com ela. A excepção foi uma bomba de Douglas Tanque à malha lateral, momento raro na arte de fugir a uma defesa leonina intratável e com uma notável capacidade para gerir a arte do fora de jogo. No fundo, o Sporting geriu como quis e fê-lo desde o primeiro minuto, face a um adversário que sabe jogar à bola, mas que viu a sua identidade anulada.
No meio de tanta coisa boa, só foi pena Coates não ter forçado um amarelo que lhe permitisse limpar a folha frente ao Portimonense e… ok, ok, não se pode falar em mais do que um jogo de cada vez, mesmo que seja dizer que faltam 15 e temos que ganhar 12. Assim sendo… bem, vamos devagar, de 3 em 3 sempre a somar e desta vez nem foi precisa a estrelinha a acompanhar.
Eu sei
Diz-te a canção do medo
Vê-se um dia o tempo não vos traz
Mas perde a noção do tempo
Quando eu amo é sempre devagar
16 Fevereiro, 2021 at 9:03
Se vai ao longe.
16 Fevereiro, 2021 at 14:54
Neste caso, ao fundo
16 Fevereiro, 2021 at 9:05
BW quando a época é miseravel e o Sporting não joga nada: “o que? paços? menos de três é derrota e ai deles que passem o meio campo!”
BW quando a época encaminha para um sonho e a equipa dá gosto ver jogar: “epa…paços de ferreira…estão a jogar bem…temos que ter cuidado!”
Talvez seja o unico assim…
16 Fevereiro, 2021 at 9:09
Só digo isto, plantel principal do Sporting:
– 23 jogadores;
– 16 portugueses;
– 10 jogadores da formação.
16 Fevereiro, 2021 at 9:53
Formação destes 2 anos com colchões novos. Todos sabemos que antes disso havia um gap…
16 Fevereiro, 2021 at 11:57
Pela via das dúvidas, eu comprava uns 100 jogadores para a Equipa B nestes proximos anos
16 Fevereiro, 2021 at 9:09
Eh pá, só marcam de bola parada. Não merecem ser campeões.
Bazófias à parte, desatando o fardo Palhinha e vencendo no Ladrão, dificilmente foge
16 Fevereiro, 2021 at 9:18
Com um empate já não fugirá.Mas essse vai ser um jogo em que os gajos vão literalmente comer a relva e o árbitro terá uma pressão sufocante.
16 Fevereiro, 2021 at 9:24
Esta equipa do Porto está longe desse Porto que comia relva.
Alguma vez uma equipa do Porto de há uns anos atrás, depois de perder 1-0 na ETAR de Carnide e de sair com cânticos de “Olé” e macha de tourada iria permitir que o adversário ganhasse 2-1 em pleno Dragão (perdão, Chorão) e perdesse o campeonato nesse jogo?
Nunca!
E isso aconteceu.
E com uma equipa melhor que esta.
Obviamente que vai ser uma jogo durinho. Mas, com inteligência, é mais provável cair para o nosso lado do que para o Porto.
16 Fevereiro, 2021 at 9:26
Já a questão da arbitragem é diferente.
Aí acredito que possa ter muita influência no resultado final.
16 Fevereiro, 2021 at 12:17
Medo! Muito medo!
16 Fevereiro, 2021 at 14:02
🙂
16 Fevereiro, 2021 at 11:27
Temos de reconhecer que desde 2015, que ganhar ao porco se tornou uma espécie de tradição. E não apenas no futebol….
16 Fevereiro, 2021 at 9:29
Vai ser o jogo mais fácil do campeonato!
16 Fevereiro, 2021 at 11:39
…
16 Fevereiro, 2021 at 12:16
JJ, és tu?
16 Fevereiro, 2021 at 9:12
Foram só 3 pontos e no sábado há mais 3 para ir buscar. Tudo com calma.
Espero que o primeiro nome do Luther Singh seja Martin…
16 Fevereiro, 2021 at 12:03
…e tal como ele, todos nós temos um sonho…
16 Fevereiro, 2021 at 9:13
Boas malta.
Algumas notas rápidas.
Jogo a jogo, agora e sempre. Penso que se sobrevivermos no Dragão, podemos olhar para as coisas de outra forma. A equipa está focada, isso vale ouro.
Não jogámos bem, ou melhor, bonito. Fomos ‘italianos’, a defender bem e marcando em momentos chave que é como se ganham campeonatos.
Não sei o que vai acontecer ao Palhinha, não sei se teremos Coates no Dragão. Mas até lá…
Antes de terminar, Eustáquio era muito bem sacado aos tripeiros. Ele e Bragança adicionam muito qualidade a um meio campo que com Palhinha é combativo qb.
Putos nas aulas, hoje há uma boa partida de ténis, sub23, andebol e dois grandes jogos na Champions.
16 Fevereiro, 2021 at 9:13
Aquele árbitro devia ganhar comissão por cada amarelo, mas deve ter expirado ao intervalo a promoção.
O Palhinha bem fez por isso na segunda
16 Fevereiro, 2021 at 16:12
Pois! O Nuno “viu” o mesmo que eu: o Palhinha, após o seu golo, cometeu 6 faltas a “pedir ao árbitro” que lhe mostrasse o amarelo que o tirava do jogo com o Portimonense em Alvalade, e lhe permitisse ir ao “Dragoum” com folha limpa (bem, talvez ainda não totalmente limpa … talvez com 1 amrelo para a nova contagem, que isto de despenalizar erros contra o Sporting, mesmo com a palavra do árbitro é algo contra-natura para a F.”P”.”F”.); e só não lhe foi concedido nenhum desses “pedidos” porque este árbitro tinha a missa encomendada pelo bispado do Porto.
SL
16 Fevereiro, 2021 at 9:14
Jogamos com uma excelente equipa, muito bem orientada e com qualidade para dar e vender. Este Paços ganhou a Braga e Porto e na Luz perdeu num jogo onde o Benfica marcou perro do fim. Merito de Pepa na forma como trabalha esta equipa.
Depois foi uma Vitória justa, sem contestação, sem grandes momentos de brilho mas com eficacia, pragmatismo e audácia.
É jogo a jogo. Nos podemos pensar. Mas lá dentro, importa pensar em ganhar ao Portimonense e irmos ao Dragão com (pelo.menos) vantagem de 10 pontos. Obrigará sempre o Porto a jogar para ganhar dando muitp espaço e aí sentimo.nos como uma luva.
Concordo a 100% com o destaque para JM. Que craque
A forma como pausa o jogo, como esconde a bola, como acelera ou nao… E de um nivel extraordinário.
O pantufas é isto mesmo
Nunca mais é sabado
16 Fevereiro, 2021 at 9:18
JM é isto mesmo.
A malta acha que engonha, mas não vê onde ele tem a bola. Ele pauta o jogo numa zona adiantada, outros só o conseguem fazer cá atrás, sem pressão.
Faz lembrar os assobios ao Nani, qd pausava o jogo.
16 Fevereiro, 2021 at 10:50
Tenho achado Palhinha pouco participativo nas zonas de construção nos ultimos 3 jogos. Não sei se por opção tática ou apenas questões de forma.
Mas que JM sabe o que faz à bola, e os timings.
O “problema” é que muitos viam JM como um BF. Sao estilos totalmente opostos
Com BF não há muitas temporizacoes, nem guardar bolas. Ou se remata, ou se poem alguém na cara do golo ou se inventa um passe do caralho, claro tudo isto com riscos.
JM perde bem.menos vezes a bola cque Bruno, mas tambem aarrisca menos. Mas joga num meio campo a 2
16 Fevereiro, 2021 at 9:16
Não fosse o futebol português um terreno pantanoso e diria que o nosso sonho de há 19 anos vai mesmo tornar-se realidade. Assim, continuo a pensar jogo a jogo e a ter a noção de que não vai ser nada fácil.
Spoooooooooortiiinnnggggg!
P.S. O golo de Palhinha é uma coisa sublime.
16 Fevereiro, 2021 at 9:18
Bom dia
Só vi a 2ª parte, que praticamente acabou aos 47 minutos com o golo de Palhinha (e que grande golo!!!). Esperava um pouco mais em termos ofensivos mas era altura de congelar o jogo, e a equipa soube fazê-lo.
As 3 substituiçoes não trouxerma nada e deve ser frustante a um Daniel Bragança depois do que fez nao sair do banco (Tabata parece me um gajo a mais).
Foco já no próximo jogo
16 Fevereiro, 2021 at 9:19
“mesmo que seja dizer que faltam 15 e temos que ganhar 12”
Matematicamente é assim.
Mas a mentalidade não pode nem deve ser essa.
O foco é para 15 vitórias, e não12.
16 Fevereiro, 2021 at 9:26
se forem seguidas só faltam 11
16 Fevereiro, 2021 at 9:29
Sim… Mas a mentalidade não pode ser “Ah, e tal, podemos até perder x jogos”.
Isso dá quase sempre mau resultado.
16 Fevereiro, 2021 at 16:15
Jaime, se forem seguidas (que foi o que o Cherba escreveu), é porque não houve essa mentalidade.
Um abraço e saudações leoninas
16 Fevereiro, 2021 at 9:28
Com Antero, estou descansado.
16 Fevereiro, 2021 at 9:29
🙂
16 Fevereiro, 2021 at 9:30
In Antero we trust. 🙂
16 Fevereiro, 2021 at 9:39
Vitamina A
16 Fevereiro, 2021 at 10:46
Green Antern
16 Fevereiro, 2021 at 15:52
eh eh eh é um dois em um, super-heroi com pronuncia de presidente/medico/capitão/autarca
16 Fevereiro, 2021 at 9:20
Vitória muito importante!
Agora é ganhar ao Portimonense!
Por mim tentava se fazer um contrato ao João Mário…que pezinhos!
16 Fevereiro, 2021 at 9:27
Trabalho é isto.
A nossa defesa a jogar em linha.
Claramente o mestre da tática ensinou o Amorim. Não tenho qualquer dúvida.
16 Fevereiro, 2021 at 9:37
Parte do títalo (caso o ganhemos) é dele!
16 Fevereiro, 2021 at 10:52
Em termos defensivos o.nosso posicionamento é muito bom! A linha de 5 muito coordenada
16 Fevereiro, 2021 at 12:19
Pena não termos despachado o Borja mais cedo. Perdemos dois pontos com o Rio Ave por o gajo não ter sabido posicionar-se no golo do Dala.
16 Fevereiro, 2021 at 9:33
o momento merece…
uma estátua ao antero henrique.
16 Fevereiro, 2021 at 9:33
O campeonato está ganho!
Atenção ao que vai acontecer a seguir! Podemos ficar mais 20 anos a penar, ou repetir a proeza dominadora do FC Porto, está tudo nas nossas mãos, nós é que decidimos não é a comunicação social nem a croquetagem!
16 Fevereiro, 2021 at 9:39
levaste com um pau, foi?
o joaquim agostinho ficou debaixo da bicicleta a 300 metros da meta… foi um cão.
16 Fevereiro, 2021 at 9:50
E tinha a amarela vestida. Um campeao.
SL
16 Fevereiro, 2021 at 9:48
Bom dia líderes,
Antes de mais parabéns ao Sporting e a esta equipa que dá provas de enorme raça e maturidade.
Agora aqui entre nós temos de ir com muita calma, já vejo malta a mandar foguetes. Um empate inesperado com o portimonense e uma derrota no dragão deixam nos a 5 pontos, e aí os cães vão saltar todos em cima do osso. RA faz muito bem em manter discurso de serenidade e nós devemos fazer o mesmo. Nada está definido, mas a pressão está no lado dos nossos adversários que não podem escorregar vez nenhuma até ao fim e nós podemos. Portanto as coisas estão bem encaminhadas, vamos de 3 em 3.
Spoooorting
16 Fevereiro, 2021 at 9:54
Esta equipa tecnica tem bastante mérito no que está a acontecer. Não sei quem treina a parte defensiva da equipa mas merece um aumento salarial, esta tem estado intratável e solidária- a minha vénia.
Faltam 12 vitórias ou, como o Cherba diz e bem, 11 se forem seguidas. Pragmatismo.
SL
16 Fevereiro, 2021 at 9:58
Devo ser dos poucos que vai navagar contra a corrente mas sinceramente isto está longe de estar ganho.
Reconheço á equipa a entrega a confiança e a grande organização defensiva que demonstra mas ofensivamente somos uma equipa que nestes dois ultimos jogos foi demasiado previsivel e “facil” de anular.
Quando digo fácil é no sentido que não criamos oportunidades, não fomos nem somos uma equipa dominadora com bola e isso deixa-me a cada jogo com ansiedade.
Estamos a ter a estrelinha de campeao que outros em outros anos tb a tiveram que mesmo não jogando bem ganhavam e os outros iam empatando aqui e ali…
Mas exactamente por isso a tal bazófia lampionica não deve ser confundida com orgulho e crença nestes rapazes.
O porto e o benfica tem mais que qualidade para ganhar 7, 8 ou 9 jogos seguidos não podemos facilitar um milimetro.
Sinceramente saindo do dragão com 10 de avanço aí sim acho que devemos começar acreditar. Até la muita calma.
É minha opinião
16 Fevereiro, 2021 at 10:12
+1
Já o disse várias vezes, o pouco caudal ofensivo desta equipa deixa me sempre de pé atrás.
Agora ganhar ao Portimonense.
16 Fevereiro, 2021 at 10:37
O caudal é tão fraco que a equipa tem o segundo melhor ataque da liga….. yep
16 Fevereiro, 2021 at 10:53
Sendo grande defensor do RA e da equipa a verdade é que a eficácia tem sido brutal e isso nem sempre vai acontecer.
16 Fevereiro, 2021 at 11:00
Pois exatamente. Contra o Gil quer queiramos quer não aquilo caiu do céu e ontem fomos lá duas vezes de bola parada.
Não conta? Claro que conta e temos tb que reconhecer que defensivamente estamos implacáveis mas este tipo de jogo deixa-me sempre de pé atrás.
E depois na minha leitura não entro naquele pensamento que os rivais estão mal. Tanto um como outro tem mais que qualidade para ganhar os jogos todos até ao fim.
Nós tb é um facto mas ainda á meses andavamos a dizer á boca cheia que eles estavam a milhas de nós portanto muita humildade…
16 Fevereiro, 2021 at 13:33
Os rivais estão fracos. Têm apresentado um futebol miserável, bem pior que o nosso. E o nosso por vezes não é nada de especial…
16 Fevereiro, 2021 at 13:31
O que ele quer dizer, e bem, é que criamos poucas oportunidades. Temos tido eficácia. Conseguimos converter as poucas oportunidades em golos.
Um exemplo. Não fizemos mais ontem do que fizemos, por exemplo, no jogo da taça com o marítimo. Ontem ganhamos 2-0, com o marítimo perdemos. Devemos ter criado mais ou menos as mesmas oportunidades nós dois jogos.
Certo que a ganhar 2 -0 a equipa soube gerir. Ainda assim, compreendo o que diz o Johnny.
16 Fevereiro, 2021 at 13:48
Sim, mas a eficácia é o mais importante.
Que interessa ir 10 vezes à baliza e não marcar? Mais vale ir duas vezes mas bem e marcar pelo menos uma vez.
16 Fevereiro, 2021 at 14:20
“Um exemplo. Não fizemos mais ontem do que fizemos, por exemplo, no jogo da taça com o marítimo. Ontem ganhamos 2-0, com o marítimo perdemos.”
Não viste a 2.º parte contra o Marítimo para a Taça de Portugal, pois não?
Confessa lá…
16 Fevereiro, 2021 at 16:38
No Marítimo tivemos bem mais oportunidades que ontem (ontem tivemos 4, contra o marítimo tivemos umas 8 só na primeira parte, incluindo duas bolas nos ferros); foi exatamente a eficácia que ditou a diferença.
E a eficácia faz parte dos atributos necessários a uma equipa que queira ser campeã.
De que serve ser um “rolo compressor” se não marca golos A equipa que jogar o “tripalo” e arrasar marcou 33 golos (contra os nossos 40,os 43 do porco e os mesmos 33 do carnide-norte) e sofreu 17 (contra os nossos 10 os 21 do porco e os 18 do carnide-norte.
Aliás, não deixa de ser curioso como toda a gente fala do passador defensivo do carnide-sul e da falta de eficácia atacante do porco, quando este tem “só” o melhor ataque e a 7ª (!) melhor defesa e o outro tem a 4ª melhor defesa (atrás de Sporting com 10, Belenenses com 15 e Paços com 16) e o 3º melhor ataque).
Estatisticamente, o problema do carnide-sul está na conjugação dos dois momentos: a diferença de golos marcados e sofridos (16) deixa-os distantes de porco (22) e Sporting (30) e próximos do carnide-norte (15).
Um abraço e saudações leoninas
16 Fevereiro, 2021 at 14:24
Balboa, a equipa até já marca de canto e tudo. Está aqui está o ponta de lança a fazer golos. Mostra lá essa faceta optimista que todos esperamos e admiramos
16 Fevereiro, 2021 at 11:00
Depende do que consideras pouco caudal ofensivo.
E cada jogo é um jogo.
No Gil, na 2a parte, por exemplo dominaste, jogaste em meio campo adversário e tiveste algumas situações de golo.
Ontem e devido tambem ao resultado e à qualidade do Paços, fomos baixando um pouco. Sobretudo quando entraram Matheus, Tabata, Jovane e NS, passaste a procurar jogar mais em transição
E não conseguimos
Mas a verdade é que o Paços não conseguiu chegar com perigo à baliza..
E é isto que temos de ver. Houveram já varios jogos em que criamos muito. Outros nem tanto. Nos ultimos 3 jogos tivemos na minha opinião a falta de 2 jogadores que em.muito se notou. Nuno Mendes que na semana passada nao jogou, e esta esteve claramente fora de forma. É em muito uma forma muito forte de atacar o corredor esquerdo. Depois há o desaparecimento de Palhinha na 2a fase. Tem nestes ultimos 3 jogos andado longe de ter bola.
E não sei até se a entrada de Paulinho e o facto da equipa o estar a conhecer, tendo o que até aqui não tinha, um PL que joga de costas em apoio, em vez de procurar ruturas e diagonais, não faz o normal falta de entrosamento l
16 Fevereiro, 2021 at 14:24
E além disso, acrescento, estamos a defender bem.
Já não há tantos sobressaltos como havia há uns tempos atrás.
16 Fevereiro, 2021 at 11:27
Tenho a mesma opinião e já ontem o tinha dito.
16 Fevereiro, 2021 at 10:03
“ Foi pena o Coates não ter forçado um amarelo …”
Que me desculpe o cronista…
Mas os jogadores do Sporting “ não precisam de forçar amarelos…”
Pois…”estou a lembrar-me daquele amarelo ao Feddal…”
“ por se ter deixado pisar…” pelo jogador do Paços…
Simplesmente…o Coates “ não apanhou o árbitro de feição…”
O que é preciso…é ir ganhando…jogo a jogo…!
16 Fevereiro, 2021 at 10:07
Eu é mais música popular. E a tia Anica diria assim…
Vamos conquistar o title
Devagar devagarinho
Vamos gozando à grande
Vai ser uma história escrita
P’lo Sporting, bem catita,
Mostrará que é gigante
Ti Amorim, Ti equipa
Ganham dentro, ganham fora
Com nós todos áplaudir
Se a máfia não estragar
Os padres missa não darem
Portugal irá rugir
Spooooortiiiiing!
16 Fevereiro, 2021 at 10:18
Jogo a jogo é a receita
3 pontinhos pr’ó bornal
Uma aposta que se aceita
Ser Campeão de Portugal
Vamos lá com muita calma
Alimentando ilusões
Mas sempre com grande Alma
Como verdadeiros Leões
É bom ir assim ganhando
Isto não vai nada mau
Com os outros lamentando…
Aiii…lavaste cum pau…?
Vamos pr’á frente Leões
Com o foco na vitória
Sentindo no coraçoes
Alegrias de Glória…
16 Fevereiro, 2021 at 10:21
Quem acha que este campeonato está ganho não deve ter visto o mesmo campeonato que eu nas últimas décadas. Sim, estamos em excelente posição mas jogamos num antro de corrupção e facilmente nos tiram uns pontos e nunca se sabe o que acontece depois disso.
Além disso, temos todo um histórico de falhar em momentos importantes. Estamos em excelente posição, a equipa não tem dado sinais nenhuns que nos leve a pôr em causa a capacidade de lá chegar mas achar que está ganho…
Quanto ao Coates, volto a dizer o que disse ontem, somos tão anjinhos nestas coisas mas tão anjinhos que até dói. E sim, eu sei que temos que ganhar ao Portimonense antes de jogar com os corruptos mas temos que ter opções para ganhar ao Portimonense em casa sem um dos centrais.
Marquem aqui o que vos digo: Coates, jogando no Sábado, vai ver um amarelo na 1a falta que faça e não vai jogar com os corruptos do Norte
16 Fevereiro, 2021 at 10:24
Pensava eu que o Portimonense podia ser um jogo fácil antes da batalha do Dragão. Contudo, na semana passada vi o jogo
Paços de Ferreira-Portimonense e , como o disse aqui nessa altura, fiquei surpreendido com a qualidade do Portimonense que até mereceria ter ganho o jogo. Parece que se reforçaram em Janeiro e isso poderá explicar a subida de rendimento.
Um aviso à navegação.
16 Fevereiro, 2021 at 10:25
Mais uma lição de eficácia e competência.
Dois golpes certeiros no”super” paços do lampião pepa.
Dá gosto ouvir Amorim falar nas conferências de imprensa.
Adán seguríssimo, é um dos pilares da equipa, Porro intratável, Palhinha idem, João Mário pantufas raramente perde uma bola, e de Coates já nem vale a pena falar, ou melhor, vale a pena lembrar que se levar cartão no próximo jogo falha a visita ao dragão, e se há “personagem” que não pode falhar essa partida é o Uruguaio que é a trave mestra desta equipa, o eterno dilema dos cartões nas vésperas dos clássicos, sempre a mesma merda.
Se ganharmos os próximos 2 jogos somos praticamente campeões, e ainda faltam muitas jornadas.
E ganhar o campeonato invicto? é melhor parar com os sonhos molhados….
16 Fevereiro, 2021 at 10:31
O Sporting quando apertou conseguiu fazer o seu jogo. O Paços pronto, tentou, teve bola, mas a equipa sensação não fez grande jogo.
Marcámos de canto, fds estava a ver que não. Paulinho está lá como estava o Sporar, espero que seja temporário.
Jovane parece estar a ser queimado, ontem entrou para o meio, para fazer algo que não sabe. O TT acho que tem de se aproximar do meio para aproveitar o espaço nas costas do Paulinho. O Paulinho tem de marcar. O bom desta equipa é que parece haver sempre espaço para melhorar.
16 Fevereiro, 2021 at 10:34
Em primeiro lugar o SPORTING
Em segundo bom dia
Palhinha? Mais uma vez foi PALHÃO!
Esta equipa em cada jornada que passa está a fazer com que acredite cada vez mais que vamos ser felizes
SPORTINGGGG
16 Fevereiro, 2021 at 10:37
ORNATOS VIOLETA – adoro!!
Uma boa escolha musical para a vitória de ontem.
“Ouvi dizer” que vamos ser campeões e já não precisamos de “pagar a conta em raiva”!
16 Fevereiro, 2021 at 10:38
10 pontos de avanço com real possibilidade de serem aumentados na próxima jornada!
Nós recebemos o Portimonense e depois vamos ao Dragão.
No caso das 2 equipas que jogam a Liga Europa, Braga e Benfic@, serão 2 semanas complicadas, com 4 jogos. No caso do Porto, só haverá 3.
Boific@:
Arsenal (Roma), Farense (Faro), Arsenal (Atenas) e Rio Ave (Luz).
Braguilha:
Roma (Braga), Tondela (Braga), Roma (Roma) e Nacional (Funchal)
Porco:
Juventus (Dragão), Marítimo (Funchal) e Sporting (Dragão) – terá uma semana igual ao Sporting na abordagem ao clássico.
Sinceramente, acho que só uma catástrofe com o Covid nos pode colocar o titulo em perigo mas estas duas jornadas que se seguem, onde há alguma pressão extra nos nossos adversários, por causa da jornada europeia, podem ajudar a definir ainda mais a situação.
Se no fim deste ciclo estivermos “só” com 7 pontos de avanço ao Porco – sinal que eles ganhariam os 2 jogos do campeonato e nós perderíamos no Dragão – continuamos a ter tudo em aberto para sermos campeões mas a coisa ia piar mais fino. Saindo deste ciclo com 9 ou mais pontos de avanço – sinal que os gajos não ganharam os 2 jogos do campeonato – a coisa está encaminhada e só mesmo a Covid para nos tirar o titulo.
Eu acho, sinceramente, que vamos ser campeões este ano e até já vamos à Luz nessa condição!
Quanto ao jogo de ontem, foi um jogo ganho na competência, mais uma vez. Em 3 jogos com o Paços, eles tiveram 3 oportunidades: nenhuma no 1º jogo, 1 no jogo da Taça e 2 ontem. Levaram 7 golos e não marcaram nenhum. E o Paços é a grande surpresa do campeonato, dizem! Ganhou ao Porto, ganhou ao Braga e perdeu na Luz no ultimo lance do desafio.
Amarelo muito mal mostrado ao Feddal que poderia ter levado outro 10 minutos depois – as opiniões dos analistas dividem-se, logo não é um lance claro!
Também se dividem em relação ao penalti pedido pelo Paços aos 43 minutos, como se dividem em relação a um 2º amarelo ao Rebocho aos 44 minutos.
O Jogo fala num vermelho directo ao Zé Uilton por entrada sobre o Porro aos 74 minutos mas ignora o lance do penalti sobre o Nuno Mendes, que tem a unanimidade nos outros 2 desportivos e não só.
Feddal está nos 2 golos. Faz o lançamento para o Pote no lance do penalti – claríssimo – e faz o desvio para o Palhinha o 2º golo.
Não foi um grande jogo da nossa parte mas foi um jogo, acima de tudo, competente e até maduro, com 3 juniores em campo.
Agora é aguardar ansiosamente pelo próximo jogo do nosso grande amor!
16 Fevereiro, 2021 at 14:34
+1
Acrescentaria que não só a COVID-19 mas também alguma artimanha do CD/FPF ou mesmo arbitragens descaradamente prejudiciais.
Como diria Mourinho… “Em circunstâncias normais, o Sporting vai ser campeão.”
Não acrescento a outra frase que disse, pois é mais difícil.
16 Fevereiro, 2021 at 10:45
Ponto prévio – Tenho gostado muito do trabalho da equipa técnica, e pela idade humildade (que lhes vai permitir crescer e melhorar) capacidade de gerir o Plantel, alguma inovação (temos obrigado todos, excepto o Braga, a adaptarem-se para jogar conosco) gostava que fizessem um ciclo de vários anos independentemente dos resultados aqui e ali serem maus (vai acontecer espero que não este ano) acho que a longo prazo vão render. Estão a fazer uma bela época (mesmo olhando para lá dos resultados)
Mas olhando para lá destes, a nossa vantagem é também fruto dos imponderáveis do jogo (que o treinador não controla) estarem a correr sempre bem! Ainda ontem marcámos aos 10 m, na segunda jogada de perigo que criámos e marcámos dois golos em apenas 4 jogadas de perigo criadas em todo o jogo, sendo verdade que o Paços neste momento está (com a confiança, pressão reduzida e qualidade da organização) quase ao nível dos grandes e o jogo era de dificuldade máxima.
O Rúben tem perfeita noção disto e julgo que a passa aos jogadores, esta equipa não está a dominar como a de 15/16 que era claramente e de longe a melhor equipa.
Este ano o Benfica tem estado fraquíssimo, no entanto mostra sinais de melhoria evidentes nos últimos 2 jogos e acaba por perder pontos no Moreirense num dos tais jogos que ainda não nos aconteceu (fartou-se de criar oportunidades na primeira parte, sofre um penalti num erro ridiculo e depois instalou-se a desconfiança).
Mas se o Benfica parece mais fraco o Porto e o Braga têm perdido pontos em jogos em que tudo lhes corre mal em termos do que o treinador não controla, penaltis falhados, expulsões, golos sofridos nos últimos minutos, bolas nos poste etc.. e não me parecem tão longe assim da qualidade do SCP, (os jogos no Jamor com a BSAD é um bom exemplo, todos tiveram as mesmas dificuldades na mesma medida, todos podiam ter tido o mesmo resultado, no entanto nós ganhámos e eles não).
Por isso acredito que podemos ter sucesso em Maio, mas também sei que distribuição estatística destas coisas (correr bem/mal) tende a normalizar, é preciso que a equipa continue a crescer para poder ser mais dominadora com os mais fracos e por-se a salvo de jogos que não corram tão bem do ponto de vista da eficácia na finalização. É preciso também que a equipa não abane se a vantagem diminuir, porque se acho que a diferença de qualidade para os outros 3 não é assim tão grande, a verdade é que pela qualidade demonstrada não será fácil nos jogos extra grandes eles fazerem muito mais pontos que nós, se mantivermos a cabeça fria.
16 Fevereiro, 2021 at 11:08
Lucidez.
Grande comentário amaral, de quem percebe de bola.
E é precisamente por isso que o nosso treinador tem os pés no chão. Reconhece nos outros essa capacidade e reconhece na nossa equipa problemas que podem mais tarde ou mais cedo aparecer
E isto não é falta de ambição, isto é perceber que á uns meses ninguém dava nada por nós e que o nosso rival este ano era o Braga. Tudo muda e estamos com uma estrelinha do caralho mas já fizeram contas ao que falta jogar?
16 Fevereiro, 2021 at 11:14
Perdemos pontos em Famalicão num jogo bem mais dramático do que o do Benfic@ com o Moreirense.
Um penalti falhado.
Um frango monumental.
Um golo de livre.
Uma expulsão ridicula.
Um golo mal anulado.
Um penalti gamado.
Isto é que nunca aconteceu ao Benfic@!
16 Fevereiro, 2021 at 11:20
Miguel Miguel, és um gajo super ponderado dá para ver isso a cada frase que aqui deixas.
Percebo a confiança mas tenho medo de uma série imparável dos rivais, sobretudo do Porto, que diga-se é perfeitamente possivel. Eles carregam muito e tem perdido pontos sem saber ler nem escrever.
Isto muda muito rápido e nós Sporting somos pródigos em falhar nestes momentos cruciais, portanto calma malta!
16 Fevereiro, 2021 at 11:30
Nao percebo a teoria das series imparáveis: mesmo o porto ganhando todos os jogos (não é impossível mas afigura-se dificil) nós teríamos de perder mais 7 pontos para além de uma derrota com o porto.
Eu também defendo o jogo a jogo e as cautelas no máximo mas… também sei que tidos ainda têm de jogar com todos, dos nossos perseguidores mais directos.
Para já é apontar a mais 12 vitórias sejam elas em que campo forem.
SL
16 Fevereiro, 2021 at 11:44
Sim a nós aconteceu uma vez um jogo em que tudo correu mal, esse do Famalicão e o do Porto que também correu mal com a roubalheira que foi.
No outro sentido tens só assim de cabeça: com Gil Vicente 2 vezes com B-SAd, com Farense, com SLB, jogos em que podias perfeitamente não ter ganho.
Isto não é um ataque à equipa, pelo contrário, é ver que exatamente com o mesma qualidade de jogo o resultado final podia ser diferente e saber que estas coisas tendem a equilibrar numa prova de duração grande.
16 Fevereiro, 2021 at 11:53
E o Benfica tem sido o mais fraco dos 4.
16 Fevereiro, 2021 at 11:57
concordo plenamente com a ideia de não embandeirar em arco, de manter os pés assentes na terra, de pensar jogo a jogo, mas tocas aí num ponto que me parece muito importante nesta fase: a confiança.
Nomeadamente quem praticou desporto a nível federado sabe o quão importante é esse “pormenor” e as vezes que é ele a fazer a diferença. O Sporting soube não perder essa confiança depois de ter sido eliminado da Liga Europa. O Sporting soube não perder essa confiança depois de ter perdido na Madeira e ser eliminado da Taça de Portugal (onde surgiu o tal jogo em que falhámos golos feitos e depois sofremos, acabando a jogar só com coração). É por isso que esta equipa virou o jogo com o fcp, na Taça da Liga, em cima do apito final, ganhou ao benfica quando tudo apontava para o 0-0 ou ganhou o jogo de Barcelos quando tudo apontava para dois pontos perdidos. Não basta ter estrelinha, é preciso olhar para ela e acreditar que se lhe pode tocar. Esta equipa acredita, por isso não me peçam para me encolher num cantinho a fingir que não acredito de igual forma!
16 Fevereiro, 2021 at 12:14
Exacto, a confiança é muito importante.
Quantas vezes falamos aqui que os roubos que nos fazem nunca deixam que a equipa faça uma série suficiente de vitórias para ganhar essa confiança inabalável? Quantas vezes, o gamanço que ajuda as nádegas, lhes dá essa série de vitórias que faz sobressair a confiança na equipa?
Quem é atento ao fenómeno lembra do período do apito dourado que, ano após ano, se resumia fazer 2 coisas nas 10 primeiras jornadas dos campeonatos:
a) garantir essa confiança o FCPorto através duma série de vitórias, que também lhes garantia uma preciosa vantagem pontual;
b) impedir essa confiança nos rivais, que também lhes garantia uma definitiva desvantagem pontual.
Daí para a frente era só gerir mas muitas vezes até aumentavam essa vantagem o que lhes permitia até gerir os jogadores internamente e jogar sempre com a melhor equipa na UEFA.
O Benfic@ está afastado da luta pelo campeonato e vamos ver se consegue pelo menos ficar em 3º lugar.
O Porto ainda não está, até pelo seu historial e empenho em todos os jogos, mas já está a uma distância considerável, que causa uma pressão extra – de não perder pontos – e que corta essa confiança.
O Braga é o Braga. Vai andar ali a ver se Porto e/ou Benfic@ deixam escapar a possibilidade de garantirem um dos 3 primeiros lugares…
16 Fevereiro, 2021 at 12:27
Isto
16 Fevereiro, 2021 at 14:20
É isso tudo Cherba .
Quem não tem confiança não ganha e estamos cheios dela, pelo menos eu estou.
Existem outros pormenores interessantes neste campeonato até a data mas isso agora não intressa nada.
Siga
16 Fevereiro, 2021 at 14:28
Mais…. quem anda cheio de medo de correr mal no fim….nem sequer aproveita, porque correndo bem….. festejam 1 dia… e no dia seguinte começa tudo de novo….
Por outro lado quem manifesta CONFIANÇA (que é diferente de basófia e diferente de assumir que está ganho) vai desfrutando do momento….sendo que o final do campeonato (ou antes disso) será o culminar desta longa epopeia ÉPICA!!!
Não tenham medo de ser felizes!!!!
Desfrutemos!!!
16 Fevereiro, 2021 at 14:41
Por outro lado quem manifesta CONFIANÇA (que é diferente de basófia e diferente de assumir que está ganho)
Isso
16 Fevereiro, 2021 at 17:31
É para mim um dos pontos fortes do RA, como trabalha a parte mental da equipa, e a eficácia passa também por aí, mas mesmo assim nem sempre vai ser a que tem sido.
16 Fevereiro, 2021 at 10:53
É factual (ou fatual?) que somos favoritos ao título.
Quem seria, o Glórias que está a 13 pontos?
O Sporting partiu como candidato e nunca deixou de o ser. Confirma-o semanalmente ao entrar para ganhar e não apenas para pontuar.
Obrigar alguém a afirmá-lo é apenas um exercício de mediocridade intelectual. Demasiada preocupação com a mensagem (parecem o Governo) falada, quando os actos falam por si.
16 Fevereiro, 2021 at 11:25
A questão não é se é candidato ao titulo, ou se é favorito.
A questão agora é apenas se assumir que já se ganhou…. e isso convém não abusar da sorte.
10 pontos são uma grande margem, ganhando ao porco passam a 13, 14 na prática e nessa altura dificilmente o titulo fugirá. Mas há que jogar todos os jogos como se nada fosse porque há sempre que jogar.
Temos o caso do fut.fem onde a equipa era superior a todas as outras durante os dois primeiros anos e apenas com o carnide b havia equilíbrio, mas nem por isso se podia andar a brincar. Tranquilidade…. Quanto maior for a pressão sobre os rivais mais erros eles cometem e quem não está habituado a perder rapidamente implode.