Enorme prova de maturidade e de consistência por parte do Sporting, ganhando sem mácula ao Paços sensação e aumentando para dez pontos o avanço em relação ao segundo classificado. João Mário foi o maestro invisível de uma equipa onde todos trabalham para um objectivo que está cada vez mais próximo
O jogo era de nível de exigência alto e o Sporting respondeu a preceito: mais um jogo, mais uma vitória, mais um passo rumo a um sonho cada vez mais palpável, mas sobre o qual nos dizem para não falar. Assim sendo, e mesmo que uma distância de 10, 11 e 13 para segundo, terceiro e quarto classificados, respectivamente, jamais tenha sido invertida quando atingida por esta altura do campeonato, não vos falo sobre esse sonho e limito-me a escrever sobre o jogo.
O fcPorto tinha escorregado e o Sporting podia alargar a distância para o seu mais directo perseguidor. A separá-lo dessa possibilidade, o Paços, equipa sensação da prova, que chegava a Alvalade com a possibilidade de chegar ao quarto lugar em caso de vitória. Tiago Tomás, Gonçalo Inácio e João Mário surgiram no onze inicial e a máquina continuou bem oleada e focada desde o primeiro minuto, proporcionando oportunidade a Paulinho de abrir o activo ainda o jogo se espreguiçava, depois de belíssima jogada entre João Mário e Peter Potter, com o 28 a fazer um passe de mágica ao qual o avançado respondeu de calcanhar para aquilo que seria um grande golo.
O Sporting era paciente e esperava pelos momentos certos para colocar a bola com conta peso e medida nas costas da defesa visitante. Foi o que Feddal fez, ali por volta dos 20 minutos, quando meteu a preceito no espaço aberto para a diagonal de Potter. Rebocho (o Gabriel Alves avisou) mostrou toda a sua fragilidade futebolística e atropelou o camisola 28 leonino, dizendo que tinha feito carga de ombro. Acontece que as cargas de ombro não se fazem nas costas e, assim sendo, penalti. João Mário bateu e com toda a calma colocou o Sporting na frente do marcador.
Por falar em João Mário, o que se seguiu foi notável e, ao que parece, invisível aos olhos de muito boa gente, tal o número de Sportinguistas que acham que o craque leonino está fora de forma e não tem intensidade. A verdade é que João Mário foi o verdadeiro maestro da equipa, gerindo os tempos de segurar e de largar a bola, de contemporizar ou de acelerar (ok, só não consegue controlar Porro, mas os cavalos selvagens são mesmo assim). Com o Paços a subir linhas e a intensificar a pressão, o médio calçou as pantufas e deu ao Sporting toda a tranquilidade necessária. Tanto assim foi, que só por uma vez os castores deram sinais de vida ao longo da primeira parte, numa jogada que permitiu a Luther Singh (sou só eu a achar este nome fascinante?) disparar à entrada da área para defesa atenta de Adán. Na baliza contrária, Coates este perto de voltar a marcar depois de três tabelinhas aéreas, mas a mira estava descalibrada.
Perfeita esteve a de Palhinha, logo a abrir o segundo tempo: novamente na sequência de um canto, Feddal saltou mais alto e a bola dirigiu-se para a zona onde estava o camisola seis que não perdeu tempo e rematou de primeira, cruzado, para um golaço que acabou com o jogo quando ainda faltava tanto para o apito final. O Paços até tinha bola, mas o posicionamento e a basculação leonina retiravam-lhe todo o espaço para poder criar algo com ela. A excepção foi uma bomba de Douglas Tanque à malha lateral, momento raro na arte de fugir a uma defesa leonina intratável e com uma notável capacidade para gerir a arte do fora de jogo. No fundo, o Sporting geriu como quis e fê-lo desde o primeiro minuto, face a um adversário que sabe jogar à bola, mas que viu a sua identidade anulada.
No meio de tanta coisa boa, só foi pena Coates não ter forçado um amarelo que lhe permitisse limpar a folha frente ao Portimonense e… ok, ok, não se pode falar em mais do que um jogo de cada vez, mesmo que seja dizer que faltam 15 e temos que ganhar 12. Assim sendo… bem, vamos devagar, de 3 em 3 sempre a somar e desta vez nem foi precisa a estrelinha a acompanhar.
Eu sei
Diz-te a canção do medo
Vê-se um dia o tempo não vos traz
Mas perde a noção do tempo
Quando eu amo é sempre devagar
16 Fevereiro, 2021 at 15:51
Acho muito bem o discurso do jogo a jogo, mas o assumir que somos candidatos ao titulo? claro que somos candidatos ao titulo! Somos sempre candidatos ao titulo! Às vezes deixamos de ser é antes do Natal….
Deixo apenas uma nota final:
Na época passada, uma das piores da nossa história, perdemos 20 pontos em toda a 2ª volta.
SL
16 Fevereiro, 2021 at 15:58
Jogo a jogo.
16 Fevereiro, 2021 at 17:18
acho um disparate a não gestão dos amarelos do coates , palhinha e nuno santos . O jogo com o porto vale 6 pontos e vantagem no confronto direto , contra o portimonense só 3 . Já perdemos campeonatos assim .
16 Fevereiro, 2021 at 17:27
Isto não está ganho se ficarmos a 5 pontos do porto nas próximas 6/7 jornadas e isto não é assim tão improvável como muita gente está a achar.
Se isto acontecer dá-se um volte face na confiança das equipas, o porto moraliza-se e começa a ganhar os jogos todos. O Sporting por seu lado fica ansioso e vai tremer muito nos minutos finais dos jogos que está a ganhar por um. Os árbitros vão ficar muito mais pressionados a marcar penalties contra nós, expulsões contra nós, etc…
Para ganharmos também é fundamental não precisarmos de pontuar na luz na última jornada. Eles que nem se lembrem de tornar o jogo da luz decisivo que eu quero viver mais anos.
Se sairmos do dragão com os 10 pontos de vantagem aí sim, temos 98% de probabilidades de sermos campeões.
16 Fevereiro, 2021 at 17:58
«Se sairmos do dragão com os 10 pontos de vantagem aí sim, temos 98% de probabilidades de sermos campeões.»
Melhoramos imenso as nossas hipóteses, mas, atendendo a que esses 10 pontos para o Porto podem significar 9 para o Braga e que ainda teremos de visitar Braga e Benfica e ainda Tondela, Moreirense, Farense e Rio Ave, colocaria a percentagem um pouco mais baixa (para aí uns 75%). O que antecipo nesse cenário é que tenhamos 98% de hipóteses de acesso direto à Liga dos Campeões.
Ganhando ao Portimonense e no dragão, as nossas hipóteses de ser campeões andarão nos 95% (no mínimo, 11 pontos sobre o carnide-norte e 13 sobre o carnide-sul e o porco – sobre estes seriam, na prática 14 pontos); “bastaria” um empate com carnide-norte (29ª jornada) para nos colocar ainda mais próximos do título uma vez que este também ficaria com desvantagem de confronto direto e já teria defrontado a “casa-mãe” do sul tendo 1 deles (ou os 2 que necessariamente perder pontos; e porco também vai ao aterro sanitário do Colombo).
Isto, no entanto, são tudo contas à tuga: até podemos ganhar os 3 jogos com os rivais que, se perdermos todos os outros, nunca seremos campeões. Por isso, acho muito bem que continuemos a preocupar-nos EXCLUSIVAMENTE com o próximo adversário porque é isso que tem permitido preparar bem todos os jogos (tática e mentalmente).
SL
16 Fevereiro, 2021 at 18:40
Bem… na tua ótica, vamos perder jogos em barda e os adversários vão ganhá-los todos. Até entre eles, que se vai dar o milagre da duplicação. Vão fazer grandes jogos e, no fim, em vez do prémio de melhor jogador em campo, vai ser atribuído o da nota artística, presenteando a equipa derrotada com três pontos. 😛
Já disse: a única coisa que me mete medo é a “justiça” desportiva e o que serão capazes de fazer para nos roubar pontos à conta do caso Palhinha.
16 Fevereiro, 2021 at 19:08
No passado disse isto muita vez: “não é que eu não acredite que os adversários não Irão perder pontos, porque isso vai acontecer, o que eu não acredito é que o Sporting vai ganhar todos os jogos para compensar a diferença” .
Este ano é a mesma coisa, mas ao contrário. Mesmo perdendo pontos, seria preciso que o porco ganhasse todos os jogos (repara que estou a usar a palavra ganhar, e não apenas empatar aqui e ali) para compensar a diferença.
Ganhando ao porco o titulo fica entregue. O empate praticamente dará o titulo na mesma. Perdendo com o porco será mau, mas dificilmente fará diferença na caminhada.
No entanto todos os jogos são para ganhar, porque não sabemos o futuro.
Mesmo sendo campeões na teoria há que jogar todos os jogos até ao final do campeonato, e não é ano de haver desculpas com outras competições para poupar o plantel, é campeonato e mais nada.
E em ano de Europeu os jogadores sabem que o mendes não os vai convocar, por isso podem andar tranquilos que vão de férias mais cedo.
16 Fevereiro, 2021 at 18:42
Acredito numa vitória frente ao Portimonense.
16 Fevereiro, 2021 at 18:57
Estive a ouvir um bocadinho de um podcast em que participam representantes dos três grandes. Chegada a vez de o portista falar, lá veio a ladainha de que o Sporting não estar nas competições europeias o favorece porque tem tempo para treinar. Saí. Alguém lhe diga que o distanciamento aconteceu em janeiro/fevereiro. Competições europeias do FCP, só se foi noutra modalidade que não a do futebol. Só desculpas, caramba. Se o Sporting for campeão, é porque os coitadinhos andaram nas competições europeias. E a estrelinha! Não esquecer a estrelinha.
16 Fevereiro, 2021 at 19:12
Já vi essa desculpa em todo o lado…. até parece que não andar na Europa fez a diferença nos últimos dois meses, precisamente a altura em que a diferença aumentou de forma brutal. E até para a taca de portugal ainda contaram apenas com um jogo….
Quem andou a roubar durante anos e anos fica com pouco espirito critico, a chamada miopia clubistica… Aposto que na pré-epoca ambos os corruptos vão implodir, em particular aquele que não ganhar a taca de portugal.
16 Fevereiro, 2021 at 22:14
Isso é cartilha. Areia para os olhos dos sócios e adeptos desses clubes.
Depois eles repetem e difundem, como caixa de ressonância.
16 Fevereiro, 2021 at 22:50
Por mim tinha estrelinha até ao fim da vida, até ponho uma estrelinha ao lado do leão rampante e sou campeão todos os anos, olha que chatice. Agora como dizia o outro, a estrelinha vem com muito trabalho
16 Fevereiro, 2021 at 22:53
🙂
Tal e qual.
16 Fevereiro, 2021 at 21:12
Malta vocês misturam as bolas todas…
Somos favoritos – sim
Somos candidatos – sim
Devemos acreditar – sim
Devemos pensar jogo a jogo – sim
Somos já campeões – não
Dá para começar já a fazer a festa – não
Dá para começar a dar baile – não
O RA devia dizer que vai ser campeão – não
Mais simples que isto é difícil
16 Fevereiro, 2021 at 22:17
Isso.
Se bem que um picanço aqui, um espicaçar ali, não faz mal.
O problema é se a coisa não corre de feição e aí vão ter que levar com as bocas dos lamps/andrades.
Mas cada um é que sabe que postura deve ter.
16 Fevereiro, 2021 at 21:25
Continuo a não perceber a vossa pressa, com esta história do título,malta, parecem jornalistas da cmtv.
Esperámos 20 anos para perder, não podemos esperar 3 meses para ganhar…?
Tenham calma. Portimonense, um clube histórico e sério :próxima batalha.
16 Fevereiro, 2021 at 22:11
Portimonense empatou com o Paços e esta jornada espetou 4 batatas ao Gil Vicente. Muita calma, muita humildade, muita entrega é preciso, o jogo vale os mesmos 3 pontos que o jogo do dragão
16 Fevereiro, 2021 at 22:17
Já tenho o Kitt completo:
– Camisola, Bandeira e Cachecol com campeão 2020-2021;
– Um cobarde passa a vida a morrer;
– O audaz só morre uma vez. Sejam audazes por favor!
Varandas OUT
16 Fevereiro, 2021 at 22:22
Audaces Fortuna Juvat
16 Fevereiro, 2021 at 22:26
Não tem a ver com acreditar ou não, tem a ver com a mensagem que se passa, como se o título pudesse estar entregue a 15 jornadas do fim, criando uma situação de facilitismo que está longe da verdade. Mas cada um fará como bem entender, não te crítico nem dou lições de moral, eu pessoalmente acho que a atitude é postura de RA é a correcta, porque é a melhor forma de manter a equipa concentrada e não porque esteja con medo ou escaldado de desilusões passadas.
SL
16 Fevereiro, 2021 at 22:30
Óbvio.
16 Fevereiro, 2021 at 22:38
Claro que vou aproveitando para ir gozando um pouco do prato como dizias Jaime, “Benfica em confinamento nem sai do quarto” , foi a boca do dia, mas depois digo logo a seguir que falta muito e que temos de ir com calma e os gajos ainda ficam mais fodidos he he. Mas não acho mesmo que o título esteja entregue, temos todas as razões para estar felizes e acredito que temos excelentes hipóteses. Abraço
16 Fevereiro, 2021 at 22:41
🙂
Abraço.
Tens que dar o desconto… A Malta está ansiosa… “Nunca mais é Maio!”…
16 Fevereiro, 2021 at 22:54
Agora só na brincadeira, vê lá se não mandaste fazer as faixas na mesma oficina onde o Jesus mandou fazer as dele.
16 Fevereiro, 2021 at 23:36
😀
17 Fevereiro, 2021 at 0:49
Enquanto estiver a ver o jogo, e verificar correrias como as do Nuno Santos, ou Pedro Porro para recuperarem defensivamente, estou mesmo tranquilo e depois acompanho com um bom Tinto que a coisa corre melhor.
Verifiquem sff há quanto tempo escrevi que íamos ao Dragão com mais de 10 pontos de vantagem…
Depois os tremidinhos é jogo a jogo… se empatarmos com o Portimonense e perdemos no Dragão ficamos a 5 pontos, é, e se o Porto empatar na Madeira e ganharmos no Dragão, ficam a quantos?
17 Fevereiro, 2021 at 1:32
O maritimo nao ganha há 6 jogos, com 5 derrotas para a liga e 1 empate (nos 90 mins) com o estoril para a TdP… não é de todo normal para o maritmo, se pensarmos bem, andar a lutar pela manutenção. Não vai ser fácil para eles porque o maritimo precisa de pontos. Também não espero favas contadas contra o portimonense que tem subido de forma, mas confio na nossa equipa.