Bem vindos a mais uma quarta-feira de futsal, que esta semana começa obrigatoriamente com uma mensagem para o nosso Cardinal, que viu ser confirmado o pior cenário ao ser diagnosticada a rotura do tendão de Aquiles direito, que obriga a uma paragem longa. Só desejamos que o nosso Cardigol regresse rapidamente, que a recuperação seja boa e sabemos que ele vai regressar mais forte e pronto para nos dar muitas mais alegrias. Por isso Fernando este ano será muito para ti!

Futsal Masculino
No Masculino o Sporting foi até Vale de Cambra dar mais um show de futsal. O Futsal Azeméis em casa emprestada não teve hipóteses nem argumentos para um Sporting tão forte. 9-0 foi o resultado de mais um jogo em que o Sporting venceu sem problemas e sem dar margem de esperança adversário.

A entrada de jogo foi à Sporting, com tudo, muito fortes e dois golos em dois minutos. O primeiro foi de uma grande penalidade e o segundo pelo mágico Merlim. Temos que destacar o Futsal Azeméis porque estiveram com muitos casos de covid, muitos dias de fora, muitos problemas, vários casos positivos, por isso é de realçar o que a equipa de Ricardo Canavarro fez e faz, porque tentou sempre e nunca viram a cara à luta. Sem Cardinal e por opção, Nuno Dias só levou o jovem Zicky para pivot e o jovem jogador esteve muito interventivo na partida. Voltando ao jogo, o mister Nuno Dias deu mais tempo ao 4X0, ou seja, jogámos ainda mais tempo sem uma referência na frente, mais jogo nos alas, mais velocidade e como sempre muitas oportunidades e muito perigo criado desde cedo.

A primeira ação de Perigo do Azeméis foi ao minuto 5, quando já estavam a perder e a ser dominados, foi na primeira vez que o Sporting levanta o pé e que conseguiram criar relativo perigo. Era uma diferença gigante, de um lado uma equipa a jogar bem, todos os processos e momentos de jogo controlados e dominados, com tudo a sair muito bem e basicamente o jogo estava a ser um tiro ao boneco, no caso o Gerson Pinho guardião do Azeméis, e do outro lado como se esperava, um Azeméis que tinha problemas em parar o Sporting, nem com dois fixos, nem com tudo recuado, não conseguiam de maneira nenhuma segurar o ímpeto dos leões que estavam por cima, a controlar e a dominar.

Com tudo isto o Sporting chega ao golo aos 8 minutos, um canto cobrado pelo Pany que depois é ele a marcar, uma jogada ensaiada que depois de bem cobrada acabou mesmo por ser marcada pelo Pany. 3-0 vantagem confortável e foi aqui que o Azeméis cresceu um pouco, baixámos demais e eles souberam aproveitar para criar perigo. Foram duas grandes oportunidades para o Azeméis neste momento em que estavam melhores, as duas evitadas pelo Guitta que pouco mais teve de defender. Mesmo com o Azeméis um pouco melhor, deu Sporting, mais uma vez uma boa jogada do Sporting com a dupla Merlim-Cavinato a fazer a diferença, neste caso voltou a ser Cavinato a marcar, bela jogada e grande golo do nosso Cavinato.

Vantagem confortável ao intervalo, domínio do Sporting, e nem no natural momento em que se baixa um pouco o Azeméis conseguiu mostrar futsal, estiveram sempre com problemas na ligação, na saída de jogo e por isso só deu Sporting, podendo a vantagem até ser maior. No regresso dos balneários o Sporting continuou por cima, o Azeméis a revelar os mesmos problemas e por isso o Sporting chega naturalmente ao golo por intermédio do Merlim com mais uma bela jogada. Aos seis minutos da chegada e dois minutos depois chegamos novamente ao golo, novamente Merlim e neste caso por um erro do Diogo Couceiro que defendeu e a bola bateu no Tomás Páço e acabou dentro da baliza. Depois deu mais Sporting, o Azeméis esboçou uma reação quando colocaram o Ruben Freire como guarda-redes avançado mas como tantos outros, não deu em nada, isto porque frente ao Sporting que é das melhores equipas do mundo a defender o 5×4 ou está muito bem trabalhado ou então nada feito. Mesmo com 4 faltas o Azeméis não criou grande perigo, e viu o Merlim fazer o hattrick de forma natural.

Nos destaques individuais, nota para o Diogo Santos que voltou a ter minutos, não foram muitos, mas dá para ver que ele além da confiança já está bem enquadrado na equipa, além de que joga bem e com os dois pés e isso ajuda muito. Vai somando minutos, mais uns em que se mostrou e em que deu boas indicações. Depois falar do Hugo Neves, pivot que vai regressar, ele estava emprestado ao Quinta dos Lombos, por isso é o jogador que vem ocupar a vaga do Cardinal. Mais um jovem de qualidade, um pivot bem diferente do Zicky, e isso é ótimo, dois jovens Pivots de qualidade e que oferecem ao jogo coisas diferentes. Um jogador que nos Lombos levava 6 golos e várias boas exibições. É um peso tremendo que se coloca sobre ele, mas ele tem qualidade e joga muito bem.

Na classificação nada de novo, continuamos empatados com o nosso rival no primeiro lugar, agora com 62 pontos. No próximo jogo, dia 20, temos o duelo com os Checos do FK Chrudim, a contar para os oitavas-de-final da Uefa Futsal Champions League, e depois a receção ao Clube Recreativo de Candoso. Dois duelos onde somos favoritos e onde mais uma vez vamos confirmar esse favoritismo. Com o Candoso vamos enfrentar uma equipa que está a lutar para não descer, uma equipa que está no lugar logo acima da zona vermelha, equipa que vai defender muito, que se vai fechar e que se não marcarmos cedo podemos ter alguns problemas. Basta ver que sofreram 78 golos, menos que o Elétrico que está em nono e pouco mais que Portimonense que está em quinto lugar e sofreu 73 golos. Equipa que conta entre outros com o nosso bem conhecido Paulinho Roxo, agora com 39 anos, mas que jogou de verde e branco.

Futsal Feminino
No futsal feminino, fomos até Condeixa-a-Nova vencer o ARCD Venda da Luísa por 6-1, eu queria muito falar do jogo, mas como estamos em 1990 e não existe forma de transmitir o jogo não tivemos transmissão. Ainda se entende menos não só por ser 2021, como todo o investimento que é feito no futsal (masculino), e ainda mais a pandemia que faz com que ninguém possa ir ver jogos. Com isso mais uma boa vitória, destacar a Carolina Pedreira que voltou a fazer um bom jogo e voltou a marcar, a Cristiana Gonçalves que bisou e chegou assim aos 5 golos esta época. Ana Alves voltou a marcar, a nossa capitã também marcou e por fim destacar a Matilde Ferreira, ela esteve dois anos de fora, sem jogar e regressou assumindo não só a titularidade como marcando um golo, por isso melhor regresso era impossível para a nossa Leoa.

Mantemos assim a liderança com agora, 12 pontos nesta fase de manutenção e continuamos a jogar bom futsal. A equipa está claramente em crescendo e a jogar cada vez mais. No próximo jogo recebemos o Lusitânia de Lourosa, uma equipa que está na antepenúltima posição, que nesta fase de manutenção em três jogos, leva uma vitória e duas derrotas. Uma equipa com alguns problemas defensivos e que leva menos dez golos marcados que nós. Uma equipa com muitas jovens, mas o grande destaque a ser a Pivot, a Raquel Vasco.

claudia diasA jogadora apresentada esta semana é a Claúdia Dias, uma ala de 31 anos que conta com uma experiência internacional em Itália. A Cláudia é bairradina, terra boa e conhecida pelo bom Leitão, mas claro que em primeiro é a Terra da Cláudia e só depois do leitão. A Cláudia mostrou-se cedo com aptidão para o futsal, foram vários clubes como o Aways Young clube de Vagos, depois esteve no Ourentã, clube de Cantanhede, onde a Claúdia brilhou bastante. De Cantanhede foi um saltinho até ao Novasemente, onde com muita concorrência a Cláudia mesmo assim se desatacou, mas depois saiu para o ARCD Venda da Luísa, clube que defrontámos e vencemos, por isso um duelo ainda mais marcante para a nossa Leoa este último. Foram alguns anos até que saltou para Itália. Pois é, a nossa Leoa mostrou tanta qualidade que deu o salto par uma das ligas mais fortes do mundo e para uma grande equipa como a Lázio. A meio decidiu dar o salto para a cidade de Nápoles, foi-se mostrando sempre uma jogadora de muita qualidade. Este ano chegou ao Sporting e já mostrou muito do que vale. Foi melhor marcadora e melhor jogadora em Aveiro quando jogava no Allways Young, destacou-se em vários momentos e em vários torneios, como no torneio de Futsal Feminino de Celorico da Beira. Sempre forte, sempre rápida e sempre uma marcadora de golos, sem precisar de muito a nossa leoa marca, seja a titular ou a suplente. Experiente, com qualidade, uma ala que dá golo e que joga muito bem. Fica apresentada mais uma craque da nossa equipa feminina.

Por esta semana é tudo, cuidem-se todos, não se esqueçam de ver futsal e de apoiar as nossas grandes equipas. Já sabem que as quartas são do futsal na Tasca do Cherba!

*às quartas, o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal