Ainda a digerir o inenarrável “caso PALHINHA”, a nação sportinguista foi sobressaltada com as declarações do ideólogo do “projeto roquette”, enquanto à mesma hora o onze leonino lutava em Alvalade pela vitória perante o Paços Ferreira: o antigo presidente leonino, anunciou como inevitável a entrada de novos investidores para a SAD, confessando que esse sempre fora o seu objetivo.

O tema da “venda (do futebol) do clube tem sido objeto da intervenção da Torcida Verde há bem mais de uma década. A nossa primeira tomada de posição ocorreu na presidência de JEB. Importa sublinhar que o antigo dirigente tem o direito de explanar suas opiniões e que como todos os presidentes deve merecer o respeito institucional pelas responsabilidades exercidas no SCP. Nessa condição, estranhamos a inusitada “incontinência verbal” do antigo responsável leonino, claramente em contradição com o “discurso oficial” da nomenklatura que exigia o máximo de contenção e recato nas declarações públicas.

Na altura, repetia- se à exaustão que o facto da entrada na bolsa da SAD, exigia uma enorme contenção nas declarações. Isto porque poderiam afetar o desempenho da sociedade, para além da “apertada” vigilância da CMVM, agitando- se mesmo fantasmas de avultadas perdas financeiras. Esse era o discurso quando o ideólogo do “Projeto Roquette” era presidente do SCP. O tempo parece ter esbatido tais preocupações que na entrevista à RTP1 foram substituídas por uma outra: A “inevitabilidade” dos sportinguistas cederem os destinos do futebol a terceiros. Será caso para dizer “faz o que eu digo, não faças o que eu faço”.

Importa relembrar que a nação leonina acolheu o “Projeto roquette” de forma quase reverencial, tal a confiança depositada na nova ordem que se iria estabelecer em Alvalade. À extinção de modalidades como o hóquei patins, o voleibol e o basquetebol, salvando-se o andebol, após um infame plebiscito; seguiu- se a imposição de uma onerosa anuidade (mais de 110 euros, em janeiro 1996). Ao esvaziamento das modalidades, seguiu- se o esvaziamento associativo com a perda de dezenas de milhares de sócios.

Numa histórica entrevista, o antigo presidente João Rocha, lançava contundentes alertas!
www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/joao-rocha-projecto-roquette-liquidou-o-sporting
Com a alienação do património não desportivo, emergiu a inconfessa falência do “Projeto Roquette”.

Eclodiu uma guerra na nomenklatura que desde 1995 dirigia o clube que se transformara numa holding, com uma miríade de empresas. Enquanto isso as modalidades resistentes, pulavam de pavilhão em pavilhão. As modalidades e adeptos como nós. Daí termos sentido “na pele” o esvaziamento do ecletismo e a ausência de um pavilhão. A saída do presidente Dias da Cunha, escancarou as portas à alienação patrimonial, apesar da sua indignação: leaodaestrela.blogspot.com/2008/10/recortes-morte-do-sporting.html?m=1

Apresentado como o principal sustentáculo do ” projeto Roquette”, volvidos pouquíssimos anos a “solução inevitável “…era a sua venda. Para espanto de muitos adeptos, o ideólogo do projeto roquette era agora um acérrimo defensor… da venda do património.
jornaisvintage.blogspot.com/2006/02/o-jogo-16-de-fevereiro-de-2006-vender.html?m=1″

A nação leonina ficou, de novo confusa e atónita com as entrevistas contraditórias dos vários executores do “Projeto Roquette” que instalara uma dinastia em Alvalade. A mais longa da história do SCP.
www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/projecto-roquette-colocado-em-xeque

Quem vivenciou todos aqueles anos, sentia a crescente futebolização do clube com o consequente esvaziamento do ecletismo, com graves e irreparáveis danos na Identidade do grande SCP! Depois das lutas nos bastidores dos resquícios do “establishment” do “Projeto Roquette”, a inexorável marcha do tempo viria detonar lutas fratricidas entre a própria nação leonina. Daí à balcanização seria uma questão de tempo.

Será questionável, o timing da supra referida entrevista do ideólogo do “Projeto Roquette” que per si” poderá ser um aliado (in) voluntário para a famigerada ” balcanização” que na Torcida Verde denunciamos desde há muito. Numa altura em que a “aposta na formação ” coloca o futebol no topo do principal campeonato com 13 pontos de vantagem sobre um rival que “investiu” para cima de 100 milhões, o ideólogo do “Projeto Roquette” afirma como “inevitável” a entrada de “investidores estrangeiros”. Dos inseparáveis milhões que, literalmente, encantaram os adeptos…em 1995.

Queremos acreditar que, entretanto, os verdadeiros adeptos do grande Sporting, sentiram na pele os resultados da legião de tecnocratas que residiam em Alvalade, exibindo- se com a máxima “saber o preço de tudo e o valor de nada”. Acreditamos que esta “mensagem” não irá desestabilizar a jovem equipa treinada por Ruben Amorim, o qual recentemente afirmou que “Os clubes devem permanecer nos sócios”
www.publico.pt/2020/07/20/desporto/noticia/amorim-investidores-maioritarios-clubes-pertencer-socios-1925199

O nosso percurso de 36 anos, afirma que o SCP não precisa dos milhões de NINGUÉM. Um clube com 4 milhões de adeptos. Um clube com 37 títulos europeus, no topo da Europa com Real Madrid e Barcelona que, como o Sporting CP são dos seus sócios. Um clube com quase 200 atletas olímpicos, muitos dos quais medalhados. Um clube que no futebol forma,10 campeões da europa de seleções e futebolistas “bolas de ouro”. Um grande SCP, aceitar esses tais ” investidores” seria um atestado de pequenez e servilismo perante os ideólogos da teoria que afirma que “o dinheiro não tem cor”.

O Sporting tem que continuar e reforçar a aposta na formação que a atual situação pandémica aconselha. Como na Torcida Verde temos lutado, desde há longos anos! Que esta nossa convicção possa contagiar a nação verde e branca. Este também é o tempo de reafirmar uma faixa apresentada pela Torcida Verde, precisamente há um ano atrás… SPORTING UNIDO JAMAIS SERÁ VENDIDO!

Texto escrito na página oficial da Torcida Verde
*“outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na internet verde e branca

EXTRA DA TASCA