Jogando novamente em condições climatéricas bastante adversas e com uma lesão de última hora de Paulinho, o Sporting voltou a ser de extrema competência e ainda ofereceu momentos de nota artística. Palhinha foi um verdadeiro monstro, mas nunca lhe faltaram amigos para defender ou para atacar, segredo para os Leões garantirem que chegam ao clássico com pelo menos dez pontos de avanço sobre o segundo classificado
A paixão que liga os adeptos ao clube é o mote para o que se sente após cada vitória ou derrota, mas existe algo além desse sentimento que ameaça tornar cada vitória desta equipa do Sporting tão saborosa: a constante tentativa de retirar mérito ao que os verde e brancos fazem.
Ontem, depois de ter chegado a ver a sua equipa andar à procura da bola durante os oito minutos que antecedram o intervalo, Paulo Sérgio (como é que este gajo foi nosso treinador?) foi capaz de chegar à flash e dizer que teve o jogo quase sempre controlado e que, depois, a sua equipa acabou por oferecer dois presentes ao adversário. Duas palermices, chamou-lhe ele depois de ter a lata de dizer tanto disparate em tão pouco tempo, ainda com a azia a queimar.
As duas palermices a que o Paulo se refere são o golo de Feddal, aos 26 minutos, na sequência de um livre bem cobrado por Pedro Gonçalves para o desvio de Coates e emenda na crença do central marroquino que fez uma primeira parte irrepreensível; e o golo de Nuno Santos, cinco minutos depois, na sequência de uma pressão fortíssma do Sporting que obriga a defesa algarvia a errar e que o extremo leonino teve a capacidade de transformar em golo (belíssima primeira parte de Nuno Santos). Mas importa referir que antes das duas palermices, o tal jogo completamente controlado que o treinador adversário viu, o Sporting tinha tido um remate de Nuno Santos que o redes defendeu (7′), tinha tido uma assistência incrível de Nuno Santos que Peter Potter não foi capaz de dominar quando já estava na cara do redes (10′) e tinha deixado os seus adeptos a gritar golo quando Tiago Tomás chegou um segundo atrasado a uma bola cruzada que percorreu toda a pequena área.
Ora, portanto, aos 32 minutos de jogo o Portimonense era um conjunto de rapazes bem empenhados em não deixar o Sporting jogar, com fortes marcações homem a homem das quais apenas parecia estar dispensado o calmeirão Beto, ponta de lança que, na fase de relaxamento leonino, teve, então sim, uma oportunidade de ouro, mas o desvio à boca da baliza saiu por cima. Logo a seguir, Dener marcou mesmo, mas estava em fora de jogo e seria bom perguntar ao Paulo Sérgio o que acha da precisão com que a defesa leonina coloca os adversários para lá da linha permitida, coisa que se vai repetindo todas as semanas e que é fruto de muito trabalho.
Esse cinco minutos de vida que o Portimonense teve depressa foram anulados e dei por mim, nos últimos oito da primeira parte, a pensar que estava apaixonado por esta equipa. A pressão alta, as recuperações constantes, a capacidade de ter a bola (João Mário está em modo Nani e só falta ouvir assobios por saber o que fazer-lhe), o saber quando largá-la, a confiança com que se sai a jogar de trás com o redes a fazer parte do carrossel, tudo isto com uma carrada de miúdos e um grupo de mais crescidos que honram o símbolo do primeiro ao último minuto. E enquanto eu pensava isto, o Palhinha mostrava ao mundo que joga em terrenos ensopados com a mesma leveza com que a Julie Andrews rodopiava na relva enquanto cantava the hills are alive. Uma delícia.
Por falar em delícias e passando para a segunda parte que o Sporting geriu, Peter Potter pregou uma valente cueca ao Lucas possiqualquercoisa e tentou em jeito a primeira vez. Ao lado. Depois repetiu a dose para defesa do redes Samuel, que voltou a ter que ir à relva para safar um remate de Jovane. Do lado dos que tiveram o jogo sempre controlado, duas cabeçadas em bolas paradas, uma por cima e outra à figura, antes de ficar por marcar um penalti claro sobre Porro, mesmo a fechar o jogo e quando Daniel Bragança já andava lá no meio a jogar com os dois pés.
E foi isto. Competência e vitória sem discussão, pese todas as tentativas de minimizar o que de bom se faz. Diria mesmo, que à estrelinha, à vantagem de só estar focado no campeonato, à sorte de ter tido jogadores encovidados logo no arranque da época, aos golos de bola parada que dantes eram laboratório e que agorra são aberrações e ao facto de não haver público nos estádios, este Sporting ainda tem um extra que ajuda a explicar esta liderança no campeonato: tem chovido muito mais do que em anos anteriores.
I’m only happy when it rains
I’m only happy when it’s complicated
And though I know you can’t appreciate it
I’m only happy when it rains
21 Fevereiro, 2021 at 13:32
Mais 3 pontos.
Seguimos invictos.
10/10.
Só dependemos de nós para sermos campeões.
Paulinho não joga no clássico, azar na lesão, mas continuamos a ter um plantel forte e unido dentro de campo, ganhamos sem Paulinho, ganhamos com Paulinho, portanto é seguir este rumo até ao tão desejado titulo.
Acredito que Paulinho ainda vai render muito.
SL!
21 Fevereiro, 2021 at 13:49
O que me lixa é que o Porto pressiona muito forte. Ou seja, vamos muitas vezes ter Adan e os centrais a bater na frente.
Se pressionam alto, a manta não estica, mas em relação ao Tiago, Paulinho tem outra capacidade de segurar a bola e dar profundidade.
No entanto, o miúdo não tem deixado ninguém ficar mal, dá tudo, leva patada e levanta-se. Qd rebentar, vem Jovane.
Mas é óbvio que com Paulinho estaríamos mais equilibrados.
Vai ser tramado, para eles vai ser a final da liga dos campeões.
21 Fevereiro, 2021 at 14:05
Vai ser um jogo muito pegado e agressivo.
A nossa linha defensiva tem estado muito bem, ao contrário do Porto onde qualquer equipa lhes marca, temos que aproveitar isso, alias nós ficamos mais confortáveis quando jogamos na transição temos 3 setas no ataque…
Estou confiante.
21 Fevereiro, 2021 at 15:13
Pote, de surra. Ninguém dá por ele…
My bet.
21 Fevereiro, 2021 at 16:27
E o Matheus Nunes, o puto tem uma tendencia anormal para marcar nos jogos mais importantes, braga, carnide…
21 Fevereiro, 2021 at 17:09
Porto pressiona muito forte. Pressiona os árbitros, o var, o conselho de disciplina, pressão em todos os campos e do início ao fim
21 Fevereiro, 2021 at 13:53
Sobre a lesão do Paulinho tenho a referir o seguinte …
Se a lesão for daquelas recorrentes e que, só com uma cirurgia será definitivamente debelada, eu ia para essa opção … Mais vale o jogador ficar completamente recuperado daqui a 2 ou 3 meses, do que irem fazendo terapias conservativas em que o jogador nunca vai tendo o desempenho a 100% por jogar condicionado …
21 Fevereiro, 2021 at 14:06
Certo.
21 Fevereiro, 2021 at 14:21
Errado. Se conseguir aguentar que seja (se for necessário) apenas operado quando matematicamente ou perto nao precisarmos dele. É um recurso e tem de ser utilizado enquanto tal – para além de que é um recurso escasso…
É morder o lábio e aguentar.
21 Fevereiro, 2021 at 17:30
Pois … E o risco de perderes o “activo” para sempre também sobe exponencialmente …
Determinadas lesões se forem sendo sucessivamente “mascaradas”, com esses tratamentos (infiltrações, etc, etc) conservativos, têm o efeito de reduzir a vida útil do atleta … Muitas vezes acabam mesmo com a carreira dos mesmos …
Já deu para perceber que nunca praticaste nenhum desporto, nem ao nivel das escolinhas, quanto mais ao nivel federado, ou mesmo internacional …
21 Fevereiro, 2021 at 17:38
Já deu para perceber que nunca geriste activos em função de objectivos nem fazes a mínima ideia do que é um ROI… falta-te visão estratégica, e muita, é melhor ficares limitado ao Placard.
Se tiveres de ter percas a curto-prazo para teres muito maiores rendimentos a medio/longo tens de o fazer. Mas tens de ter tomates…
21 Fevereiro, 2021 at 17:55
Eu nunca geri activos?!?
‘artista’ eu já fiz o que tu nunca na tua vidinha de ‘wanna be’ fizeste, nem nunca farás … Talvez daqui a 2 ou 3 gerações os teus descendentes lá cheguem …
Esses teus “tiques de superioridade” só denotam os ENORMES COMPLEXOS DE INFERIORIDADE de que padeces … Trata-te … Procura ajuda ao nivel psicológico, vais ver que vais ter muito mais satisfação e realização pessoal e profissional se não observares as coisas apenas a “preto e branco” ou em 2D …
21 Fevereiro, 2021 at 18:03
E só para que saibas o … ROI (return on investment) entre outras ‘ferramentas de análise’ da gestão moderna, é apenas um … indicador … Útil sim, se souberes o que procuras avaliar, mas sobretudo se souberes identificar e quantificar as parcelas (Variáveis) que são utilizadas para o seu cálculo …
A análise SWOT é outra ‘ferramenta’ dessas a que aludi anteriormente … E muitas mais existem …
Tens é que saber o que pretendes atingir, e, claramente, teres um plano estratégico bem delineado, para que, ciclicamente possas ir aferindo, com recurso a estas e outras ‘ferramentas’, o estado da tua empresa ou projecto …
Continua aí, no teu “deserto” … Enquanto a teta da camela te for dando o leitinho …
21 Fevereiro, 2021 at 18:25
Tantos.lugares comuns… e decidires, sabes o que é? Estratégia?
Repito: dedica-te ao placard que aí consegues decidir, sozinho, e sem perturbares ninguem.
Ah, o wannabe ja trabalhou em 4 continentes… e nao te prwocupes com a teta da camela, preocupa-te antes com as pelws que xupas…
Triste.
21 Fevereiro, 2021 at 16:14
Não sei, talvez possamos deixar o Paulinho recuperar e usamos o Pedro Mendes, pera não o Pedro Marques, não espera… Podemos usar o Sporar, não espera também não, mas temos o Luis Philippe, ou talvez não está a caminho do Brasil a treinar no pinhal, bom se o TT se lesionar usamos o Coates. Nada como ter um plantel montado com 1 ponta de lança e 1 junior para jogar na frente. Este RA faz milagres com tão competente estrutura
21 Fevereiro, 2021 at 14:00
Foi um jogo onde nunca esteve em causa a nossa vitória, apesar de eu achar que só o 3-0 matava mesmo o jogo. Um golo caído do céu pode sempre acontecer, numa bola parada por exemplo, e se o Portimonense faz o 2-1 a coisa podia complicar-se.
Mas temos sido, acima de tudo, competentes. Por vezes nem é preciso nota artística. A competência resolve, tem resolvido, a maioria dos jogos. Competência e entrega dos jogadores.
A entrega dos jogadores do Portimonense, bem acima do normal como se percebeu pelos constates protestos com o árbitro, faz-me querer que havia ali um prémio chorudo para tirar-nos pontos. A maneira como rodeiam o árbitro no golo anulado é absolutamente patética pois não seria ele a decidir da sua validade mas sim o VAR – e as imagens provavam claramente o fora de jogo assinalado pelo bandeirinha.
Enfim, mais 3 pontos que dão agora para ver no sofá, à “erói”, os 3 adversários a lutarem por não saírem desta jornada mais longe do que quando entraram!
Penso que o Braga ganhará sem problema ao Tondela.
O Porto parte favorito na Madeira mas é um jogo ode pode perder pontos.
Em Faro, o Benfic@ terá de fazer um jogo bem melhor do que aquilo que tem feito ultimamente para levar de vencida o Farense. Logo já ficamos a saber se o JJ conseguiu treinar os rapazes ou não…
21 Fevereiro, 2021 at 16:32
De quem é a responsabilidade do sucesso?
Do presidente?
Da estrutura?
Do treinador?
Dos jogadores?
E de quem é a responsabilidade do insucesso?
Do presidente.
Queiram ou não,este é o critério de avaliação de um clube que é campeão ou não.
Não tenhamos dúvidas se o Sporting for campeão,o varandas vai ganhar as eleições se se recandidatar,porque o sucesso só pode ser avaliado pelo sucesso desportivo.
As vitórias unem e as derrotas destroem tudo.
Se formos justos,se ganharmos este campeonato,o varandas terá 2 taças da liga,uma taça de Portugal,e um campeonato, é mau?? Eu não acho.
Eu não votei varandas nem gosto do estilo vingativo da sua presidência,mas também sei que as vitórias dão tempo e tolerância aos adeptos para lidarem com os defeitos das direções,e não tenhamos dúvidas que qualquer presidente que fosse campeão pelo Sporting será reeleito, é bom que os adeptos se mentalizem para de uma vez por todas não destruir o que de bom esta a ser feito,seja o Amorim ou o varandas o responsável,e sermos Sporting e não brunos Carvalho ou croquetes
21 Fevereiro, 2021 at 16:45
onde é que está o sucesso?
já ganhaste o campeonato?
não!
então… toma lá mais estas cascas de amendoim…
e vai varrer o chão da tasca.
21 Fevereiro, 2021 at 17:31
E quem disse que já ganhamos o campeonato??? Leste bem o que escrevi??
21 Fevereiro, 2021 at 18:57
Ganhar a Taça da Liga e, à 20 jornada, ir com 10 pontos de avanço ao Porto, 11 ao Braga e 13 ao Benfic@, não desta época, até agora, um sucesso?
Ou só não é sucesso porque tu, e outros, não querem associar sucesso a esta Direcção porque vai contra o que vocês debitam aqui? Até já há idiotas a escrever que se enganaram a contratar o Amorim, que pensavam que era uma merda como o Silas e afinal é bom treinador e lixou a ideia de arruinar o Clube, como a Direcção queria.
Enfim… Enquanto respirar o Varandas vai ser culpado de tudo, faça bem ou faça mal.
Como eu acho que vamos ser campeões este ano, ao fim de 19 anos de jejum, alguns dos quais – 3 ou 4 – forçados pelo sistema corrupto, quero ver, se isso acontecer, a quem vão ser dados os méritos desse SUCESSO!
E quero ver onde vão meter a retórica de que a ideia era fazer tudo mal para desvalorizar a SAD e vendê-la aos amigos…
O gajo fartou-se de fazer merda nos 2 primeiros anos, queimou dinheiro estupidamente, mente quase sempre para não ser responsabilizado pelas asneiras mas, ganhando, tem muito mérito nessa vitória.
Por muito que tenha mudado de opinião em relação a ele – principalmente a ele, que foi em quem confiei! – isso nunca me impediu de ser isento na analise que fiz e faço ao seu desempenho, coisa que vocês não conseguem de modo nenhum, tornando-se uns varandinhas de trazer por casa ao mentirem só para poderem SEMPRE dizer mal do gajo.
A questão do Eduardo faz TODO o sentido, infelizmente para vocês!
Enfim, siga que o importante é o Sporting ser campeão, por mais que isso dificulte o vosso raciocínio!
21 Fevereiro, 2021 at 17:19
A parte do João Mário e dos assobios acho que é exactanente a parte em que muitos falam que o facto de não haver público nos pode beneficiar…
21 Fevereiro, 2021 at 18:06
Essa do não haver público nos estádios beneficia o SCP na medida em que as duas nádegas perderam a possibilidade de fazerem dinheiro “vivo”e com isso haver jogo da mala e mais algumas despesitas!
21 Fevereiro, 2021 at 18:15
Basta ver que os lamps não terem ainda um único penalty a seu favor era impensável com os adeptos presentes, os próprios lamps já o vieram admitir na bolatv…
Agora, com uma equipa tão jovem, o nosso velho hábito do assobio parvo, não nos iria beneficiar em nada, ainda por cima em vários jogos que resolvemos nos minutos finais… a pressão que os próprios adeptos iriam colocar com esses assobios em nada nos ajudaria
21 Fevereiro, 2021 at 18:24
Se não tem penaltis a favor é porque tem havido diferenças a ajuizar os lances por parte dos “ padres” que não têm tido almoços grátis!
21 Fevereiro, 2021 at 18:17
Não queria deixar a ideia de estar a deitar foguetes (até que sou quanto ao futebol pessimista) mas parece-me que o jogo na Luz já não vai servir de nada, nessa altura já seremos Campeões!!
Deus me oiça!
SL
21 Fevereiro, 2021 at 18:38
Amém
21 Fevereiro, 2021 at 19:00
Tenho essa ideia, também. 🙂
Vamos ver!