O Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que determina a comercialização centralizada dos direitos televisivos dos jogos das ligas profissionais de futebol, a implementar até à época desportiva 2028/2029. O decreto-lei aprovado, que salvaguarda os efeitos dos atuais contratos em vigor, tem como objetivo “valorizar os direitos televisivos e multimédia das competições profissionais de futebol”, de modo a que a distribuição das receitas seja “mais equitativa entre sociedades desportivas”.
O diploma impossibilita que as sociedades desportivas participantes nas duas competições profissionais de futebol comercializem de forma individualizada os direitos dos respetivos jogos relativos às épocas 2028/29 e seguintes, cabendo à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) a apresentação de uma proposta de modelo centralizado até ao final da época desportiva de 2025/26.
Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, utilizou as redes sociais para reagir ao decreto-lei, considerando ser um “dia histórico”. “O diploma aprovado em Conselho de Ministro e que prevê a centralização dos direitos audiovisuais é um momento histórico e que, não tenho dúvida, marcará para sempre uma mudança estrutural no futebol profissional em Portugal”, escreveu na página oficial no Facebook.
O documento estabelece que Autoridade da Concorrência deve aprovar o modelo centralizado de comercialização definido. “A avaliação feita ao sistema de comercialização individualizada destes direitos – que vigora em Portugal – demonstra que, no que concerne às receitas provenientes da comercialização dos mesmos, a diferença entre a sociedade desportiva que mais recebe e a que menos recebe é de aproximadamente 15 vezes, traduzindo-se, assim, em assinaláveis desigualdades quando se compara com países que já adotaram o modelo de comercialização centralizada”, refere uma nota do gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto. O documento acrescenta, a título de exemplo, que em Espanha e em Itália a diferença é de três vezes mais, na Alemanha 2,5 vezes mais e em Inglaterra 1,3 vezes mais.
Em relação ao modelo em vigor atualmente, é ainda salientado que origina uma “menor competitividade dos campeonatos e limita a concorrência nos mercados de comercialização destes direitos”. “Já a centralização dos direitos de transmissão televisiva responde positivamente à recomendação da Autoridade da Concorrência sobre esta matéria, sendo expectável, igualmente, um aumento de receitas, tendo em conta as diversas experiências internacionais conhecidas”, conclui.
Recorde-se que, em janeiro, a FPF e a Liga de clubes assinaram um memorando de entendimento para concretizarem a centralização dos direitos televisivos até 2027/28. Este acordo, aprovado pelas direções dos dois organismos, visa criar uma sociedade, nos próximos meses, tendo “como único propósito” a “gestão do processo de negociação centralizada dos direitos de transmissão televisiva das competições profissionais”.
26 Fevereiro, 2021 at 7:07
Já vai com 10 a 15 anos de atraso, mas já dizia o ditado…
26 Fevereiro, 2021 at 7:19
Vai dar molho….
26 Fevereiro, 2021 at 7:26
Pois…. o outro é que era maluco por querem centralizar. Foi corrido.
Agora anunciam como uma grande coisa, a aplicar daqui a 7 anos!
Faz lembrar o VAR que era uma ideia maluca, e depois anunciam como se tivessem sido eles a dar a ideia.
26 Fevereiro, 2021 at 9:41
Foi corrido porque já estava em modo auto-destruição levando tudo e todos com ele. E já foi tarde….levou o Sporting a níveis de tensão (to say the least….) nunca vistos na história do clube, mostrando uma total incapacidade para gerir o que quer que seja.
E o pior de tudo, para ele e já não para o clube, é que mostra ainda viver nessa alucinação fantasiosa.
Enfim, o importante agora é mesmo disfrutar o grande momento que o clube vive.
26 Fevereiro, 2021 at 10:13
Até te dizia para ires para o caralho, mas olha, não vou dizer.
Mas se calhar vou dizer para ires para a puta que te pariu…. será? Não, não vou fazer isso, porque isto é um fórum sério.
Por isso vou apenas dizer para ires às putas e bazares daqui….. capische?
26 Fevereiro, 2021 at 11:42
ahaha muito bom!!!
É para bater também?
Que cromo!!!
26 Fevereiro, 2021 at 9:48
Yeah, nunca ninguém tinha falado o VAR ou defendido a sua implementação até o teu amor ter falado no assunto…
E em relação à centralização dos direitos televisivos, a mesma coisa!
Até onde vai a desonestidade!
26 Fevereiro, 2021 at 10:11
claro, falavas tu do VAR seu monte de merda…. tu és o maior
26 Fevereiro, 2021 at 10:54
como presidente em funções foi o unico.
26 Fevereiro, 2021 at 10:54
Desonestidade é não perceber quer o maluco foi atacado por todos os lados por se bater contra merdas destas, que agora que parece que vão ser resolvidas daqui a uns anos, já são coisas boas e defensáveis.
Se o têm defendido e apoiado na luta “maluca” calhando o maluco não tinha feito as maluquices de que agora é acusado.
Foi atacado por tudo quanto foi lado por se bater contra batotas óbvias. A verdade é esta. E agora vêm com merdas. Tansos.
26 Fevereiro, 2021 at 11:46
O maluco não foi atacado por todos, como se pode ver por alguns acólitos que ainda andam por aqui.
O maluco foi posto de lá fora pela maioria dos sócios, por terem o descernimento óbvio de comprovar a decadência acentuada de alguém que já não conseguia cumprir com o minimo dos minimos, prejudicando o clube cada dia que lá estava.
Aliás, basta ver o twitter deste senhor, para facilmente perceber como ainda está.
26 Fevereiro, 2021 at 13:37
Não gosto da treta das “escadinhas” mas tem que ser. Mas como gosto quando percebem o que tento dizer vou tentar aclarar essa “dúvida”: nunca me referi à actualidade do Bruno de Carvalho. Nem estou disponível para a discutir ou interessado nisso. E por consequência não tenho paciência para quem, qual viúva, mas ao contrário, insiste permanentemente nessa treta.
Referi-me ao passado do Bruno de Carvalho. Ao passado.
E pode vir o cartilheiro mais pintado que nunca, NUNCA, me demoverá do que eu vi. Do que eu VI! e o que vi foi um combate sem quartel à batota instalada.
E cartilheiros da treta como tu, ” J “, deviam ter vergonha pelo simples facto de não perceberem o que estava a ser feito ( e então são burros) ou perceberem e estarem a favor de outros interesses q não os do Sporting ( e então são uns valentes filhos da mãe para não chamar outra coisa).
És um tanso.
26 Fevereiro, 2021 at 14:11
A falta de argumentos ou dá em insulto, ou dá nisto do cartilheiro.
É que não dá mesmo mais que isto.
Siga ……
26 Fevereiro, 2021 at 17:01
Caguei, siga a escada.
Pó caralho.
26 Fevereiro, 2021 at 17:02
Ah, e deu para perceber argumentos, tu, imbecil, é que fizeste tábua rasa deles, como de costume, aliás.
26 Fevereiro, 2021 at 16:32
“O maluco foi posto de lá fora pela MAIORIA dos sócios”
6% = maioria.
Para o Calado, 60% era unanimidade.
Para o J., 6% (a fazer fé que o resultado final da contagem do votos foi verdadeiro) do universo dos sócios da altura é a “maioria”.
Todos os argumentos servem para aldrabarem e manipularem a favo da sua cartilha.
Que raio de gente é esta?
Que raio de educação e valores morais é que foram incutidos nestes apparatchiks para se prestarem a este papel.
Têm que mete comida na mesa e por isso mentem e manipulam, é ?
“Foi corrido porque já estava em modo auto-destruição levando tudo e todos com ele.”
Só não levou co ele os 515 milhões de euros dos contratos publicitários (já que o assunto é esse).
Que “maluco”!
Rua!
Não há pachorra…
Uma pessoa ilibada de todas as acusações que lhe eram imputadas, detido num domingo à tarde em frente da família, depois de voluntariamente se te apresentado e o mandarem para casa, detido por 4 dias sem culpa formada e, depois de presente a juiz, mandado para casa, humilhado por tudo e todos durante os 4 dias, por supostamente haver fortes indícios que era o autor moral do ataque a Al Cochete, quando o próprio MP reconheceu, mais tarde, que o mesmo estava inocente.
E o que é que fez o J. e outos da mesma laia?
Aplaudiram isto!
Que espécie de gente é esta?
26 Fevereiro, 2021 at 19:13
Com certeza referia-se aos que foram votar.
São sempre esses que contam.
Goste-se ou não, e eu achei, e acho, uma estupidez, os sócios votaram e o resultado, infelizmente, foi destituírem e expulsarem o homem.
Há que saber lidar com as votações.
27 Fevereiro, 2021 at 15:21
Lidar com as votações (partindo do princípio que a contagem dos votos correspondeu ao votos reais e que os sacos do Lidl tinham apenas guardanapos e garrafas de água vazias) é uma coisa;
Lidar com as votações de quem foi enganado (e muitos continuam a ser enganados, outros já abriram os olhos, mas não querem dar o braço a torcer) é outra.
Se há coisa que mais abomino no ser humano é a injustiça e a ingratidão.
Como diria o falecido Avelino Ferreira Torres: o que fizeram a BdC “foi uma filhadaputice”.
26 Fevereiro, 2021 at 17:09
Ajuda-me numa coisa.
Encontra-me um ataque ao BdC por ele ser a favor da centralização dos direitos televisivos.
Alias…encontra uma declaração de alguém que seja contra que não seja lampião….
Consegues alguma declaração forte do BdC sobre centralização dos direitos televisivos antes dos lampiões romperem e assinarem eles o contrato deles? Onde mostra a tal liderança do processo?
26 Fevereiro, 2021 at 17:47
Desonestidade, dude, é mentir!
O que eu reconheço ou não, não está aqui em causa. O que está é esta mensagem que tentam passar que o VAR foi implementado PORQUE o BdC lutou por isso e que foi ele a bandeira da centralização dos direitos televisivos…
Ele, como muitos outros, foi favorável.
O VAR em Portugal foi implementado aquela altura porque foi do INTERESSE PESSOAL do Fernando Gomes, presidente da corrupta FPDF, para ficar bem na UEFA. Quem está a par de algumas coisas que se passam na UEFA sabe disso – e veio na CS, até!
Agora, ninguém lhe tira mérito por ter defendido muita coisa boa para o futebol, e ter exposto tanta merda que há o desporto português. Mas confundir isto com o VAR ter aparecido pela luta dele é, e desculpa se te ofende, desonesto!
26 Fevereiro, 2021 at 11:51
Não sejas J.
Sabes bem que BdC se bateu pela centralização dos direitos televisivos e pelo VAR. Discutiu isso nos congressos internacionais organizados pelo Sporting, de que não me lembro agora o nome (Future of Football ou coisa que o valha), e em relação ao VAR, até numa reunião na UEFA o abordou. E o que foi gozado e criticado por cá.
Termino como comecei: não sejas J., com um PS: não sejas Luís Ribeiro.
26 Fevereiro, 2021 at 12:13
O caracolinhos também defendia o VAR.
Não sei se ainda defende…
26 Fevereiro, 2021 at 12:24
O videoárbitro e a casa das transferências.
Há muito, muito tempo.
26 Fevereiro, 2021 at 16:35
Acho que já desistiu da contagem dos dias para isso acontecer…
26 Fevereiro, 2021 at 17:47
Ainda conta!
26 Fevereiro, 2021 at 17:50
Agora deve contar anos. 🙂
26 Fevereiro, 2021 at 13:56
Mas o Caracolinhos não tem direito a reuniões na UEFA ou na liga. Resume-se à sua insignificância, debitando o que bem entende nos seus monólogos no seu programa semanal. Dirigentes desportivos, só mesmo BdC deu a voz e a cara.
26 Fevereiro, 2021 at 17:52
Só?
Então porque o VAR foi implementado na Holanda primeiro?
O BdC lutou por isso, como muitos outros lutaram.
Não ter sido o unico NÃO LHE TIRA mérito nenhum.
Dizer que ele lutou sozinho, é desonesto e tira credibilidade a alguns que dizem isso. E digo alguns porque os outros nem têm credibilidade para se tirar… 😉
O VAR em Portugal veio de arrasto pela noticia da implementação do mesmo na Holanda, pelo interesse que o Fernando Gomes teve em subir na escala da UEFA.
Basta ler as noticias da altura.
26 Fevereiro, 2021 at 23:59
O var foi implementado em regime experimental na Holanda, em Portugal e noutros quatro países ao mesmo tempo, na mesma época. Não me lembro se em 2016 ou 2017. O Fernando Gomes era contra. Bdc já há muito que defendia a implementação. Não foi POR CAUSA de BdC que foi implementado, como é óbvio, mas foi o único que deu a cara a reclamar a existência. E sabes perfeitamente que foi gozado por isso, os comentadeiros e jornalistas eram quase todos contra.
Em Portugal, lutou sozinho, sim.
26 Fevereiro, 2021 at 16:14
Começo a achar que o miguel simplesmente quer que falem dele.
Ou então é mesmo manhoso, o que não acredito pois quando fala a sério sobre bola (e às vezes não só) tem boas opiniões.
Não percebo tanto ódio a quem já demonstrou por A + B + C + …. Que foi o melhor presidente da história do clube.
26 Fevereiro, 2021 at 16:36
Não há pessoas perfeitas.
26 Fevereiro, 2021 at 17:56
Man, eu não tenho ódio a ninguém, e muito menos ao Bruno de Carvalho.
Defendo a sua reintegração como sócio, sem perder os anos que tem estado afastado. Entendes?
Mais, fui contra a destituição.
Se o odiasse teria votado a favor, não achas?
Agora, há por aqui um bando de mentirosos que inventam tudo a favor do BdC, como inventam muita merda contra o Varandas, tal como há uns quantos que fazem exactamente o contrário.
E sempre que disserem mentiras, eu contesto isso!
Não gostas?
Não entendes?
Estou a cagar para isso…
26 Fevereiro, 2021 at 16:11
Oh Miguelito. Não fales de desonestidade pois pareces um espelho quando o assunto é fora das 4 linhas.
Quem é que ouviste a falar disso publicamente antes dele? Em Portugal? No mundo?
26 Fevereiro, 2021 at 17:57
O VAR foi implementado primeiro na Holanda por causa do que o BdC defendeu, ó cromo?
26 Fevereiro, 2021 at 18:18
Não estou a falar do var mas de honestidade…
26 Fevereiro, 2021 at 19:16
“Quem é que ouviste a falar disso publicamente antes dele? Em Portugal? No mundo?”
Nem sabes o que dizes…
26 Fevereiro, 2021 at 19:56
escorregadio….
vamos falar de futebol, aí tens opiniões MUITO VÁLIDAS (na minha opinião)
26 Fevereiro, 2021 at 7:27
Chega atrasadissimo… Parece que só por força do governo é que lá se chegou… Isto podia e devia ser uma decisão da liga (clubes)… Esteve quase a acontecer, até que os vermelhuscos à má fila “secaram o mercado” – gomes da silva dixit.
Depois foi o que se viu, com fcp e Sporting a fazerem contratos iguais ou superiores…
Mais uma vez o “eucalipto-encarnado” a foder o desporto em Portugal.
Z
26 Fevereiro, 2021 at 7:32
Incrivel …
Quando há cerca de 5 ou 6 anos atrás, o anterior Presidente do SCP tentou implementar isto … Outras forças se movimentaram, Luis Duque foi a cara de uma Liga de clubes corrupta e subserviente às duas nádegas reinantes … Contudo, o pior disto tudo, foi mesmo qual dos clubes é que se antecipou a todos os outros e firmou o primeiro contrato individual com uma das operadoras televisivas em POORtugal … Sim, esse clube foi o clube dos corruptos de carnide …
Logo, esta noticia tem que ser encarada como … “positiva”, no entanto, apenas daqui a 7 anos a mesma poderá ser implementada … 7 anos … Em suma, uma noticia destas agora não me diz nada … Vai dar muito tempo para subverterem as coisas até lá … MAs não deixa de dar um sinal como uma “derrota em toda a linha” para os corruptos de carnide … Mais uma … Será que o “castelo de cartas” está a ruir???
26 Fevereiro, 2021 at 10:56
Algum dia vai ter que ruir. Resta é saber o que resta à sua volta….
26 Fevereiro, 2021 at 11:07
O anterior presidente do Sporting?
Nessa altura foi um movimento global e foram os lampiões a romper com esse movimento sozinhos….um movimento muito mais impulsionado pelos clubes pequenos do que por qualquer grande…aquelas reuniões dos 15 pequenos. Aliás a reação a não ser possivel nessa altura foi completamente tranquila…
Ainda o BdC não era presidente do Sporting e já o presidente da FPF dizia que era a favor, o Mário Figueiredo já queria fazer isso e já tinha no programa com que se candidatou, etc…
Não tem nada a ver com a situação do VAR em que aí, realmente, o BdC foi muito ativo para a sua adopção…
26 Fevereiro, 2021 at 12:22
sim o anterior presidente, foi o unico dos 3 grandes que deu a cara pela centralização dos direitos televisivos.
26 Fevereiro, 2021 at 15:25
O Porto estava na negociação e com a mesma vontade do Sporting. Só os lampiões romperam e fizeram isto ser impossivel.
Se não me engano do Sporting quer o actual quer os restantes candidatos eram a favor da centralização…
Isto nada tem a ver com o BdC. É um processo que todos menos os lampiões queriam porque os lampiões acharam que iam ganhar uma fortuna comparando com os outros e entretanto perceberam que afinal não…
26 Fevereiro, 2021 at 15:39
o actual era dificil porque na altura era médico e não tinha voto na matéria, pode ter essa visão agora.
o porto teve nas negociações mas publicamente pouco se manifestou comparando com o anterior presidente do Sporting que deu sempre a cara publicamente pela centralização dos direitos televisivos.
os lampiões nem sequer se intressaram desde o incio por essa solução, tinham a sua televisãoe pensaram que só o nome benfica bastava para trazer a maioria dos milhões só para eles só que o antigo presidente do Sporting demonstrou numa brilhante negociação a grandeza do Sporting.
26 Fevereiro, 2021 at 16:56
Ninguém deu a cara e todos deram.
O processo estava a decorrer na liga. O presidente da liga candidatou-se com isso no programa na altura, o anterior (Mário Figueiredo) já tinha esse projecto, o Fernando Gomes da FPF na altura foi um dos que promoveu e já dizia em 2011 e 2012 que era a favor. E quando estoirou também ninguém se chateou muito. Ele apenas disse que era a favor mas como os lamps tinham rompido, seguiam caminho. E foi o que fizemos…
Como digo, isto acontece porque os lamps acharam que iam sacar montes de dinheiro e que o resto ia ficar a ver navios. E foram eles que impediram isto. Como disse, depois dos contratos de porco e Sporting, perceberam que não. E por isso agora já ninguém está contra. Não tem nada a ver com o Bruno de Carvalho. Como disse, ao contrário do VAR, que aí sim ele bateu-se a sério para que o VAR fosse uma realidade.
26 Fevereiro, 2021 at 16:59
concordamos em não concordar completamente
26 Fevereiro, 2021 at 19:16
O grosso dos comentários não é sobre a medida ou como pode implementada. Mas sobre a parentalidade da mesma. Fica tudo dito quanto às agendas e prioridades.
26 Fevereiro, 2021 at 19:31
Isto. E não passamos disto…
SL
26 Fevereiro, 2021 at 16:40
“Isto NADA tem a ver com o BdC.”
É aqui que tu te perdes…
O ódio ao homem cega-te, pá.
Não deixas de te razão o que dizes, mas NADA não é verdade.
Foi um dos que deu a cara por isto.
Há quem esteja atento a estas coisas e há os que estão atentos ao casaco de cabedal, bardamerda, puta da gala, meninos mimados e é chato.
Prioridades…
26 Fevereiro, 2021 at 16:41
*Não deixas de ter razão no que dizes
26 Fevereiro, 2021 at 16:50
Achas mesmo que hoje foi aprovado isto porque o BdC dizia que era a favor?!
Foda-se….
26 Fevereiro, 2021 at 17:01
Isto não aconteceu antes porque os lampiões não quiseram (e todos os outros queriam). Acontece agora porque nem sequer os lampiões têm grande problema com isso já que não ganharam vantagem. Ponto final. A centralização de direitos é tema desde pai 2011. Foi objetivo de Fernando Gomes, Mário Figueiredo e Proença. É dos temas mais unanimes quando à sua necessidade do futebol tuga à montes de anos e só não aconteceu em 2016 porque os lamps achavam que iam fazer muito mais dinheiro do que os outros (que não aconteceu).
Sim, o BdC era a favor como era praticamente toda a gente…daí a dizer que ele foi responsável por esta lei é assim uma coisa mesmo……suis generis ….
26 Fevereiro, 2021 at 17:05
responsável ?
mas alguém está a dizer isso ?
foi na altura um dos dinamizadores.
qual o teu problema com isso ?
26 Fevereiro, 2021 at 17:10
Porque não é verdade.
26 Fevereiro, 2021 at 17:28
e eu digo que é
26 Fevereiro, 2021 at 17:29
Aqui ninguém disse que ele era o responsável.
Eu apenas me insurgi à frase do Tiago “Isto NADA tem a ver com o BdC.”.
Não escrevi que ele era o responsável por isto acontecer.
26 Fevereiro, 2021 at 17:02
esta agora foi estupida tiago, o que é que tem uma coisa a ver com a outra ?
bdc não está em funções
26 Fevereiro, 2021 at 17:27
“Achas mesmo que hoje foi aprovado isto porque o BdC dizia que era a favor?!
Foda-se….”
Não foi isso que eu disse.
Não sejas desonesto, que não te tenho por isso.
Eu vinquei em maiúsculas a palavra “NADA”, que tu escreveste.
“Isto NADA tem a ver com o BdC.”
26 Fevereiro, 2021 at 14:13
A implementação para daqui a 7 anos eve-se à duração dos contratos existentes.
SL
26 Fevereiro, 2021 at 7:51
É de salutar esta decisão, sempre ouvi o presidente Varandas a defender esta medida e é bom perceber que seguramente que foi tido em conta. Sporting clube de Portugal a trilhar novos caminhos no futebol português, esta direção é uma lufada de ar fresco na podridão que é o futebol português.
26 Fevereiro, 2021 at 8:02
*Bruno de Carvalho, tu querias dizer “sempre ouvi o presidente Bruno de Carvalho a defender esta medida” nós sabemos que o teu pensamento está sempre com quem te paga, o que demonstra o teu “profissionalismo” mas isso é certamente um lapsus linguae….
Ou então desonestidade…tipo galáctica mesmo
26 Fevereiro, 2021 at 16:42
😀
26 Fevereiro, 2021 at 8:25
Que vergonha de comentário…
Z
26 Fevereiro, 2021 at 8:32
Oh luis ribeiro …
Tás todo fodid# no cagueiro … Esbardalharam-te a couve-flor toda …
26 Fevereiro, 2021 at 9:49
Foda-se, Frederico, que excelente oportunidade para estares calado!
26 Fevereiro, 2021 at 10:17
E por falar em estar calado… tu calado eras um…. vaso de merda.
Sim, no teu caso continuarias a ser um vasinho de merda.
26 Fevereiro, 2021 at 17:59
Não tentes ser diastristes… Não consegues!
26 Fevereiro, 2021 at 19:33
Hoje está em modo Serôdio…
26 Fevereiro, 2021 at 11:02
Monty Python Show
Cheese Shop
26 Fevereiro, 2021 at 16:42
“esta direção é uma lufada de ar fresco na podridão que é o futebol português.”
Temos político! 😀
26 Fevereiro, 2021 at 7:58
Só não percebo é porque razão o governo “ não se impõe “ noutras situações…
26 Fevereiro, 2021 at 8:20
Bom dia Max, porque nas outras situações não há Milhões de euros em jogo, milhões que nunca vão chegar aos clubes porque vão ser distribuídos através de esquemas por intermediários, facilitadores, legisladores, consultores, associações, talvez uma fundaçãozinha, chulos no geral e políticos no particular, já se acabou o cimento e o alcatrão aonde é que tu pensas que os abutres do parlamento e das autarquias vão encher os bolsos?
E nem quero começar a falar acerca da divisão das verbas pelos clubes, deve vir lá um “algoritmo” que até nos vamos cuspir todos de raiva, ou pensam que os DDT acabaram? O sistema que corrompe e manda nisto tudo “mete férias” quando for da divisão das verbas e volta a seguir? É como os “virús Portugueses” que só atacam na passagem de ano, porque no Natal estão a celebrar as Festas…
Achar que o que vai acontecer em Portugal tem alguma mesmo que remota semelhança com o que se passa na Alemanha ou Inglaterra é andar a viver num conto de fadas, mas devo lembrar que até nos contos de fadas há um Capitão Gancho…
Abco e SL
26 Fevereiro, 2021 at 9:20
Têm sete anos para discutir o assunto, todos os clubes. Que não haja subserviências nem cedências aos DDT, e eles têm mais é de acatar as resoluções.
26 Fevereiro, 2021 at 14:14
Pois teoricamente seria isso, noutro País seria isso mesmo, aqui o embrulho vai ser muito bonito, com lacinhos e flores, vai ser apresentado com pompa e circunstancia e depois fica todo “amachucado” quando bater de frente com a realidade…
Há muitas bocas para “alimentar” muitos esquemas para montar…
26 Fevereiro, 2021 at 8:07
Já vem tarde. Como esperado, tinha de ser ordem do Governo, jamais os clubes chegariam a este acordo. Foi o que se passou em Espanha.
Agora é ver que trambiquice vão fazer para dividir as massas.
26 Fevereiro, 2021 at 8:11
isto foi assinado por um secretário de estado…
não tem qualquer valor.
26 Fevereiro, 2021 at 8:19
Teoricamente o Sporting sera’ o maior perdedor ja’ que, dizem, era o que tinha o maior e mais vantajoso contrato…
Espero que ao menos sirva para elevar a qualidade do campeonato portugues e nao para ser mais uma inevitavel corrida ao “quem e’ mais corrupto”.
SL
26 Fevereiro, 2021 at 14:33
Porrinho, o contrato do Sporting (tal como o do Porto ou o do Benfica) mantêm os seus períodos de validade. A centralização só é obrigatória a partir de 2928/29).
SL
26 Fevereiro, 2021 at 16:44
*2028/29
26 Fevereiro, 2021 at 8:51
Finalmente iremos crescer como Liga, lá para 2040 talvez consigamos ser alguma merda de jeito e não fazer as prestações europeias de merda que fazemos.
26 Fevereiro, 2021 at 8:58
Temos de trabalhar muito. Passa muito por termos mais ritmo de jogo, porque no campeonato português, as equipas parece que não querem jogar. Muito tempo parado, muitos jogadores no chão, tem sido recorrente nos últimos anos… e depois sentimos a diferença quando temos estes jogos com equipas mais difíceis, porque têm um andamento muito superior por jogarem em campeonatos mais intensos e onde se joga muito mais.
26 Fevereiro, 2021 at 9:24
A diferença do Carnide para o Arsenal é gigante, e não devia de ser. Claro que aquilo parece que poucos querem (e sabem) jogar à bola, mas o pior Arsenal dos últimos 30 anos não pode ser superior a um Benfica que investe praticamente o mesmo.
A liga não é competitiva, os árbitros são horríveis e promovem o anti-jogo, e não há a qualidade que havia noutros tempos. Esta decisão pode ser apenas o primeiro passo, depois há muito mais que fazer. Talvez daqui a uns 20 anos tenhamos capacidade para fazer frente a pelos menos este tipo de equipas.
26 Fevereiro, 2021 at 9:46
O Nuno esta’ a referir-se ‘as palavras de um dos manos Horta depois do Roma-Braguilha.
Mas o rapaz ate’ falou bem, a complacencia dos apitadeiros e a nossa gritante falta de cultura desportiva contribuem muito para isto…
SL
26 Fevereiro, 2021 at 10:20
Diz o óbvio. De há anos.
Agora que estes dois foram de vela, aposto que se discute a “falta de competitividade do futebol português”. Quando o Benfica ganhava 15 jogos seguidos em 14 possíveis aviando malta por 10-0 era um não-assunto.
26 Fevereiro, 2021 at 9:19
Excelente notícia! Não sei é se daqui a sete anos não se muda de ideias, que a pressão para que a centralização não aconteça vai ser grande. É esperar para ver. Já agora, era implementar quotas obrigatórias de jogadores da formação nas equipas principais.
26 Fevereiro, 2021 at 9:35
Isto é o telhado da casa….
Até lá, se queremos ter um futebol a sério tínhamos de cuidar do espetáculo dentro de campo com menos manha, melhores relvados, mais tempo útil e mais futebol, tínhamos de cuidar da transparência no futebol de transferências entre clubes, empresários, empréstimos de jogadores, tinhamos de cuidar das finanças dos clubes, com controlos muito severos trimestrais e castigos a sério, etc etc etc……
Como nada disto vai acontecer, o resultado desta nova distribuição dos direitos televisivos vai ser ficar tudo na mesma…Os clubes grandes, pela dimensão e pelo controlo que têm dos pequenos vão puxar a fatia a sério para eles, os clubes pequenos vão ter mais uns trocos para dar a empresários e a donos e pronto…nada vai mudar….
26 Fevereiro, 2021 at 9:44
Aquela lei de os jogadores terem de ficar 6meses no plantel veio ajudar a impedir parte dessas merdas, mas continua a haver um controlo que não se quer fazer.
Quanto à centralização dos direitos é sempre uma medida para ter sucesso fora de portas do que dentro. Os grandes vão continuar a ganhar mais que o resto mas quem não ganhava nada vai começar a ganhar algum. Na Premier os candidatos são sempre os mesmos há 10 anos. Chelsea, ManU, os azuis do barco, Liverpool. A diferença para os restantes manteve-se, mas se fores ver, na Europa as equipas inglesas vão sempre mais longe.
Esta medida vai ter mais impacto nas competições europeias do que propriamente na Liga.
26 Fevereiro, 2021 at 9:50
É uma questão de cultura, acima de tudo.
Tens o exemplo da LE este ano, 8 transmissões, 8 jogos do Benfica. E se perguntares ao adepto (exclui os anti-lampiões) se é justo, eles respondem que ninguém quer saber do Braga.
Enquanto tiveres um campeonato a 3 (na melhor das hipóteses) e o resto a fazer de figurante, vai ser mais do mesmo.
26 Fevereiro, 2021 at 10:41
Aí parece-me mais uma questão de $ do que cultura. Se quem transmitisse fosse a RTP, aceitava a questão, como não é e apenas tem de salvaguardar o interesse próprio transmitem o jogo que garante mais visualizações.
26 Fevereiro, 2021 at 9:52
Não me parece que seja por causa da distribuição que Inglaterra começou a crescer fora de portas. Aliás, tirando o Liverpool as equipas inglesas até têm um histórico nos últimos 20 anos bastante modestos na europa. E se fosse por aí deviam ser muito dominantes. Espanha tem muito mais histórico de poder na europa.
Neste momento Inglaterra começa a fazer mais diferença para os outros porque a PL tem uma barbaridade de guita que ninguém se aproxima. E mesmo assim, uma vez mais só o Liverpool tem tido presença a sério.
Alemanha o mesmo….só o Bayern é que tem algum histórico que se veja.
Acho que esta medida em PT não vai ter nenhum impacto na europa e que na melhor das hipóteses as equipas tugas vão estar iguais na europa ao que estão agora.
Faria muito mais diferença na competitividade das equipas portuguesas todas as outras mudanças do que esta…
26 Fevereiro, 2021 at 10:54
Mais recentemente sim (últimos 4/5 anos), mas ainda há dois anos tiveste uma final entre duas equipas inglesas. Liverpool e City têm sido mais consistentes, mas se recuarmos 10-15 (e mais) anos o cenário é diferente. Depois a CL se puder ser para Barça ou Real é para Barça ou Real, basta ver alguns jogos dos dois para ver barbaridades de nível tuga nas arbitragens. Tens um bom Chelsea Barça ultra roubado, lembro-me de um ManU Real em que o Nani é expulso sem fazer falta, ainda na quarta tens uma expulsão duvidosa do jogador da Atalanta…
Eu acho que é um primeiro passo para a competitividade fora de portas, as equipas vão ter mais dinheiro e isso é sempre bom. Dentro as diferenças serão as mesmas e os problemas não vão mudar.
26 Fevereiro, 2021 at 11:00
Eu acho que as equipas vão ter mais dinheiro e esse dinheiro vai direitinho para os bolsos de quem já vai. Jorge Mendes, diretores e outros empresários…as equipas vão ficar cada vez mais preocupadas em sobreviver na 1ª divisão do que em dar espetáculo, estarão cada vez mais disposta a tudo por isso e a competitividade vai ficar exatamente na mesma…….
26 Fevereiro, 2021 at 9:39
A diferença em Portugal é de 15 vezes mais. Na Alemanha 3, em Inglaterra 1,3. Se isto não é ser pais do terceiro mundo, então já não sei nada.
Obrigado Bruno de Carvalho. Mozart também morreu na miséria e foi enterrado em vala comum.
26 Fevereiro, 2021 at 9:44
?! Bruno de Carvalho?!
26 Fevereiro, 2021 at 9:53
Ah! Ah! Ah!
26 Fevereiro, 2021 at 10:16
Enfiaram-te no rabiosque???
Esses gritinhos não aconteceriam se continuasses a usar vaselina. Agora já aprendeste.
26 Fevereiro, 2021 at 18:00
Tiraste o dia para mim, cretino?
Vai lá para o recreio brincar com o diastristes…
26 Fevereiro, 2021 at 9:48
Mesmo…BC estava 10 anos á frente da concorrencia em toda a linha…..claro, mas não não trafulhice….isso era com as nádegas!!
26 Fevereiro, 2021 at 9:53
Se fosse preciso, está aqui a prova de como o futebol português é corrupto até ao tutano!
Esta cena era algo que devia ser a Liga a regulamentar através da maioria dos seus clubes mas estes nunca o fizeram porque estão na mão de Benfic@ e Porto que sempre se opuseram a isso.
É preciso o Governo legislar isto para isto ir para a frente. Uma vergonha. Mas vamos ainda ver o que vai dar…
26 Fevereiro, 2021 at 10:15
Sério? Ou se calhar isto é apenas a prova que tu és um vaso de merda….
Hmm agora acho que estamos de acordo nalguma coisa.
E tu sendo um vasinho de merda poderias….. sei lá, puxar o autoclismo e desaparecer? Sim, faz lá isso.
26 Fevereiro, 2021 at 18:00
🙂
.l.
26 Fevereiro, 2021 at 10:57
Isso acontece porque a Liga não tem autonomia nenhuma nem capacidade para castigar clubes. Isto que o Proença fez tentou fazer antes, mas como demorou o seu tempo o LFV antecipou-se e assinou um contrato a 10 anos impedindo que a Liga centralizasse os direitos televisivos.
O Governo também faz porque está pressionado de todos os lados, porque toda a gente sabe que um Benfica campeão influência o crescimento do PIB por isso se calhar a vontade até era outra.
26 Fevereiro, 2021 at 18:05
O Proença não conseguiu porque os clubes – os que deviam estar mais interessados – não quiseram avançar para isso – porque estavam muitos deles nas mãos do Benfic@ que lhes emprestava jogadores, que lhes comprava jogadores, para eles votarem sempre de acordo com os interesses que o LFV definia.
E a questão é exactamente essa. Como é que a esmagadora maioria dos clubes mais pequenos não obrigaram a que se fizesse isso e preferiram votar de acordo com os interesses do Benfic@ e contra os seus próprios interesses?
26 Fevereiro, 2021 at 12:17
Vamos ver qual será a distribuição futura mas apontaria para algo do tipo:
N ádegas = 30% cada
40% a dividir pelo outros todos.
Feita justiça!
26 Fevereiro, 2021 at 13:15
Aposto que vão começar a surgir umas sondagens a dizer que somos o terceiro grande em dimensão de adeptos, a anos luz dos lamps e bastante atrás dos tripeiros. Compete à direção rebater esta narrativa e trabalhar bem a nivel de comunicação e marketing, senão é como dizes, levamos fatia menor do que as nadegas.
26 Fevereiro, 2021 at 21:26
É muito fácil descobrir quem é que na realidade tem mais “consumidores” ponham os jogos todos em ppv, ou façam pacotes por clube e depois paguem percentualmente de acordo com os resultados…
Mas isso NUNCA vai acontecer em PT, vão ser “sondagens” e “trends” tudo que permita aldrabar as contas e beneficiar os dois do costume…
Infelizmente vai ser como dizes…
26 Fevereiro, 2021 at 14:23
Os números irão variar consoante as pessoas que ligarem a Tv para verem o jogo. Se o Sporting sentar mais gente em frente à televisão que o Porto irá receber mais. Tudo o resto será fixo e igual para todos os clubes.
Se seguirem o exemplo da EPL a distribuição será +- assim:
https://www.sbibarcelona.com/userfiles/EPL%2016-19%20DISTRIBUTION.png
26 Fevereiro, 2021 at 18:08
O problema é o futebol tuga não servir outra coisa que não sejam os interesses dos dois clubes corruptos.
Aguardemos pelas cenas (tristes) dos próximos episódios…
26 Fevereiro, 2021 at 13:33
Foi o legítimo Presidente Dr. Bruno de Carvalho, que se bateu pelo VAR ( incluindo a passagem das imagens nos ecrãs dos estádios ) pela maior equidade na distribuição dos direitos televisivos, pelo reconhecimento dos 22 campeonatos, pela infâmia que foi o campeonato de 2015/2016, etc, etc, etc.
Quem não reconhecer estes factos , continua a faltar à verdade.
Basta ler os jornais da altura , para confirmar estes factos e outros.
Quem colocou a tarja no estádio, em que se pode ler : 22 campeonatos nacionais?
Queres ver que foi o fivelas?
Ele só sabe imitar , o que de mal , se faz lá fora, como por exemplo: “ onde vai um “vai “ todos”
26 Fevereiro, 2021 at 16:16
Perfeito
26 Fevereiro, 2021 at 19:07
Bem eu hoje não queria falar muito porque tal como todos os que amam o andebol estou de luto pela partida do melhor redes que vi jogar em PT, mas tem de ser…
Em primeiro lugar devo dizer que compreendo que uma caneta de aluguer, os js e luises desta vida, digam e escrevam aquilo que lhes pagam para dizer, isso é um “trabalho” que eu nunca aceitaria, mas cada um tem os princípios e valores (ou falta deles) que quiser…
A outra coisa é o revisionismo que é uma forma insidiosa de desrespeitar os direitos do individuo no particular e a verdade no sentido lato e geral, um revisionista tenta “mudar” o que realmente se passou, aldrabando, omitindo e propagandeando uma realidade alternativa…
Estes são infra-humanos do mais baixo e abjecto que existem, são ladrões da memória individual e colectiva, alguns são directamente responsaveis pelos maiores crimes cometidos contra a Humanidade, sejam eles os gulags do stalin ou os campos de concentração do hitler, o revisionista é um ladrão cobarde que se esconde atrás de textos, narrativas ou supostos relatos que têm como objectivo amputar aos outros, a nós, parte daquilo que faz de cada um de nós o que nós somos, individual e colectivamente!!!
Portanto ponto 1 quem lutou originalmente em PT com todo o empenho, toda a Alma por um desporto limpo, competitivo e com regras iguais para todos, tanto com o VAR como na Centralização dos direitos televisivos foi BdC e nem vou permitir sequer discussão sobre este ponto, porque quem quiser passar outra narrativa mais ou menos fantasiosa, está-me a faltar ao respeito pessoalmente!!!
Porque isto não são “interpretações” mais ou menos livres, são FACTOS e eu assisti a eles, vi com os meus olhos, ouvi com os meus ouvidos e quem me quiser “meter o Rossio na rua da Betesga” arrisca-se a levar uma resposta com a mesma falta de respeito que me estão a demonstrar!!!
Não tenho qualquer obrigação moral de respeitar quem não me respeita a mim…
Ponto 2 como disse na resposta acima ao Max, estão-se a acabar os sectores publicos ou privados da sociedade que não estejam já depauperados e exangues das sangrias das “elites” politicas e financeiras, eles são muitos, para a dimensão do País, têm um apetite voraz e insaciável por €€€€, são corruptos e venais!!!
Já consumiram e depauperaram, com esquemas, favores, gestores de “topo” amigalhaços e familiares, tudo o que “mexia” em PT, o sector industrial, pesado e o de transformação foi a primeira vitima, seguiu-se o “cimento” das grandes obras publicas, o “alcatrão” das auto-estradas (raro é o Português que não tem uma a passar á porta) a banca que está de tanga, o negócio da saúde privada vai pelo mesmo caminho, nem vou falar da pesca ou da agricultura, portanto é urgente para essa gente arranjar outra “fonte” de rendimento que ainda não controlem ou tenham exaurido a 100%
Ponto 3 a única coisa positiva que os DDT fizeram pelo futebol Nacional foi passar aquela mensagem que o futebol e a politica não se misturam, claro que a intenção era que ninguém se metesse nos esquemas corruptos deles, mas teve um efeito secundário que foi “isolar” o futebol da ganancia das “elites” politico-financeiras..até agora…
A promulgação desse decreto que na teoria é bom, nos outros Países é bom, em Portugal significa apenas que quem colocou os outros sectores industriais e empresariais do País de joelhos e a lutar pela sobrevivência, quando não estão já moribundos sem salvação possível, vai agora entrar a todo o vapor no futebol… e aceito apostas sobre isto!!!
E para isso acontecer são precisas 3 coisas, uma legislação “adequada” subjectiva q.b. para os “espertos” aproveitarem os lapsos da lei, uma imprensa submissa e instrumentalizada para vender a “coisa” á carneirada como se fosse a última batata do pacote e que todos os “major players” alinhem, comam a parte deles e calem o resto, porque o Povão não tem nada que saber essas coisas, ainda se punham com ideias ou começavam de repente a pensar…
Nããã, o que os olhos não vêem o coração não sente!!!
Agora pensem comigo, acham que é possivel montar um esquema “lucrativo” se um dos major players em vez de comer e calar, se puser a denunciar os esquemas, as irregularidades, as falcatruas as ilegalidades?
Sei que há aqui muita gente, eu inclusive que tenta descobrir o móbil, o esquema por trás da queda de BdC, eu com este primeiro avanço da politica na Industria do futebol, outros se seguirão, estejam tranquilos, fiquei finalmente esclarecido!!!
Sempre achei estranho que os golpistas tivessem o poder e a influencia para fazerem acontecer tudo o que aconteceu, leis que aparecem e desaparecem, ordens directas da Presidencia da Républica para uma esquadra da GNR, proibição “vinda de cima” para os investigadores seguirem todas as ramificações do processo de Alcochete, prisões pidescas e anti-constitucionais, CS com autorização para inventar, deturpar e bater sem ética ou deontologia durante meses e ANOS sem um reparo que fosse da Alta autoridade que a regula, desculpem lá mas uma coisa ou outra os “conspiradores” até conseguiam, tudo junto é areia a mais para a camioneta deles, mesmo com o dinheiro do sobrinho, os esquemas do mendes, os conhecimentos do lingua de prata alves e a influencia dos “viscondes” o nível do que aconteceu está muito acima do nível de influencia de quem numa primeira fase recolheu o “prémio” vulgo controle do SCP!!!
Estas jogadas da alta finança/politico partidária são preparadas com muita antecedência, como se um jogo de xadrez se tratasse e peça que não colabore é impiedosamente removida do tabuleiro…
Estou farto de dizer e repetir para se “curar” o futebol, primeiro é preciso “curar” o País porque o “sistema” que manda no futebol é igual ao que controla Portugal só que numa escala diferente…Até agora…
Agora os “profissionais” vão entrar em campo e o “jogo” vai mudar…para pior, para muito pior, porque quando alguém quiser lutar contra isso, denunciar ou agitar o charco, “há uma lei que diz….” vocês são inteligentes e não precisam que eu acabe a frase, certamente…
SL e amanhã é para ganhar, ou ganhar!!!
PS Peço desculpa por mais um testamento
26 Fevereiro, 2021 at 20:39
Até podes dizer que é um testamento mas foram tão bem empregues todos os segundo gastos a ler.
De leitura obrigatória e merecia um: *«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos”
Clap, clap, clap
26 Fevereiro, 2021 at 21:08
Desculpa só responder agora, estava a ver o andebol, é dificil ganhar quando só se joga na segunda parte, mas já estamos apurados para a próxima fase que era o essencial…
Quanto ao texto eu sei que alguns de nós como é o teu caso, além de pensarmos de forma parecida, temos a pachorra de ler sobre assuntos não “imediatos” e que não versem o “a bola entrou, ou bateu na trave” além do que textos com mais de dois ou três parágrafos ás vezes estão desenquadrados do “ambiente” geral, foi por isso que pedi desculpa pelo testamento, mas comentários como o teu dão-me incentivo para continuar a tentar descodificar as continuas jogadas de bastidores, mesmo que para isso tenha de massacrar o teclado até ele pedir piedade…
ABco e SL
26 Fevereiro, 2021 at 22:16
+1 aqui.
Excelente, Tenham. 🙂
«Sempre achei estranho que os golpistas tivessem o poder e a influencia para fazerem acontecer tudo o que aconteceu, leis que aparecem e desaparecem, ordens directas da Presidencia da Républica para uma esquadra da GNR, proibição “vinda de cima” para os investigadores seguirem todas as ramificações do processo de Alcochete, prisões pidescas e anti-constitucionais, CS com autorização para inventar, deturpar e bater sem ética ou deontologia durante meses e ANOS sem um reparo que fosse da Alta autoridade que a regula, desculpem lá mas uma coisa ou outra os “conspiradores” até conseguiam, tudo junto é areia a mais para a camioneta deles, mesmo com o dinheiro do sobrinho, os esquemas do mendes, os conhecimentos do lingua de prata alves e a influencia dos “viscondes” o nível do que aconteceu está muito acima do nível de influencia de quem numa primeira fase recolheu o “prémio” vulgo controle do SCP!!!»
Tal e qual.
26 Fevereiro, 2021 at 21:37
Desculpa?
Não tens nada que a pedir eu é que tenho de agradecer.
Simplesmente verdadeiro , nada mais.
Obrigado.
26 Fevereiro, 2021 at 21:57
Thanks e não imaginas o que eu gostaria de extrair ilações diferentes disto, era tão bom sinal para o futebol e acima de tudo para o País, já mereciamos uma abébiasinha, um intervalo com um D.JoãoII, um D.Diniz ou um Marquês de Pombal em vez disso levamos com D.Sebastiões e Vasconcelos em catadupa…
26 Fevereiro, 2021 at 23:49
Entretanto, o “maluco” continua a sua luta contra este sistema…
https://www.jn.pt/justica/mp-investiga-denuncia-de-bruno-de-carvalho-sobre-ataque-a-alcochete–13398641.html?fbclid=IwAR0qPc_Tt2dPC2dGeA62214QZy2Ylu0zosp0gU-k6yZnDksl6-PJnX-dnyA
26 Fevereiro, 2021 at 23:53
*”este sistema” não se refere ao tema do assunto; é o sistema que patrocinou a golpada.
26 Fevereiro, 2021 at 23:57
Ele já tinha dito que ia fazer isso enquanto não só cidadão, mas como vítima de um processo “politico” á moda da “outra senhora”
Mas estando os investigadores impedidos de investigar na direção do cheiro a esturro, eu sei e tu sabes o que é que vai acontecer, na pior hipoteses “sacrificam” um ou dois peões e os verdadeiros arquitectos da coisa, aqueles que têm o real poder de manipular a justiça e fazer acontecer o que todos vimos acontecer vão sair da confusão a “cheirar a rosas”
26 Fevereiro, 2021 at 19:20
Até lá que não doam as costas.
Será que as operadoras estão satisfeitas com o negócio que fizeram?
Haverá disponibilidade (e concorrência) para despejar 150 a 200M por ano num contrato televisivo?
Quem vai negociar, a Liga?
Que percentagem será dividida equitativamente?
26 Fevereiro, 2021 at 19:35
Fazes boas perguntas, de facto e pelo pouco que conheço de ti, tal como eu, já sabes as respostas á maior parte delas, estás só a jogar o “jogo” porque te diverte…
26 Fevereiro, 2021 at 22:22
É um pândego, este Agnóstico. 🙂
26 Fevereiro, 2021 at 23:06
yeep, eu acho que ele se diverte realmente com muitas das coisas que se passam neste espaço, a dobrar quando é ele que as provoca directa, ou indirectamente….
26 Fevereiro, 2021 at 23:40
Aparentemente, sim.
Como não o conheço, não sei o seu real estado de humor do lado de lá do teclado.
Muitas (das) vezes, os palhaços que mais fazem rir são os que são mais tristes (e não, não estou a chamá-lo de palhaço… é apenas uma analogia).