Comunicado das federações de Andebol, Basquetebol, Futebol, Patinagem e Voleibol
I. Considerando o conteúdo da recentíssima Resolução do Parlamento Europeu, de 10 de fevereiro de 2021, sobre o impacto da COVID-19 na Juventude e no Desporto (2020/2864(RSP), evidencia o efeito devastador no Desporto e nos setores e indústrias com ele relacionados.
II. Considerando que a opção política das autoridades portuguesas de não integrar no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência qualquer referência à atividade física e desportiva, não encontra respaldo ou limitação nas regras definidas pela União Europeia nos regulamentos que enquadram o mencionado mecanismo e que noutros países as propostas de PRR incluem expressamente o Desporto.
III. As signatárias apresentaram, no âmbito do processo de discussão e auscultação pública do PRR, um conjunto de medidas que têm enquadramento nas três dimensões estruturantes desse Plano: a Resiliência, a Transição Climática e a Transição Digital, bem como, nas 19 componentes do mesmo.
IV. Federação de Andebol de Portugal, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Federação Portuguesa de Futebol, a Federação de Patinagem de Portugal e a Federação Portuguesa de Voleibol, signatárias desse contributo, recomendam ao Governo que adote as medidas propostas.
Espera-se, em suma, por uma resposta específica para o Desporto por aquilo que ele vale para o todo social e não só a aplicação ao Desporto de medidas que, eventualmente, o alcancem como a tantos outros sectores.
Em anexo ao presente Comunicado, divulgamos o enquadramento e as medidas apresentadas pelas signatárias no âmbito do referido processo de discussão e auscultação pública do PRR.
Lisboa e Porto, 26 de fevereiro de 2021
Federação de Andebol de Portugal
Federação Portuguesa de Basquetebol
Federação Portuguesa de Futebol
Federação de Patinagem de Portugal
Federação Portuguesa de Voleibol
Para leres o documento de enquadramento e conheceres as medidas propostas
27 Fevereiro, 2021 at 8:57
É essencialmente um apelo ao governo e um pedido de apoio para o desporto, uma vez que tem um papel essencial na sociedade.
Espero que seja aproveitado para quem precisa e foi mais afectado e que os apoios não aumentem a desigualdade.
O desporto, como as escolas, foi uma das grandes morbilidades das medidas de confinamento, com um retorno no ‘investimento’ muito discutível em termos de saúde pública.
Além dos apoios, deve voltar à normalidade o mais rápido possível.
Merda para o covid
27 Fevereiro, 2021 at 9:02
Nem deveria ser necessario apresentar um requerimento especifico e por apenas algumas federacoes: ou existem desportos colectivos, de contacto (ou sem contacto/contacto limitado) ou nao.
O sol, quando nasce, e’ para todos, ousa dizer-se. Implemente-se.
E’ tenebroso pensar numa geracao ainda mais amorfa…
SL
27 Fevereiro, 2021 at 10:10
Isto do rugby não interessa a ninguém, ainda mais o rugby dos jovens…
27 Fevereiro, 2021 at 10:15
Isso mesmo, nao percebo a “parcialidade”, ou e’ desporto ou nao e’!
SL
27 Fevereiro, 2021 at 13:19
As Federações das modalidades colectivas de “pavilhão” estão unidas já há alguns meses neste movimento. Este é apenas mais uma espécie de apelo, tal como fora feito um há uns dias assinado pelo COP, CDP e CPP, aqui representando todas as modalidades.
27 Fevereiro, 2021 at 12:19
Este (des)Governo é uma merda e 95% do que faz não é a pensar o benefício do país ou da população!
O Sócrates ao pé do Costa é um anjinho, mas bem mais parvo e burro!
27 Fevereiro, 2021 at 13:32
E viva o xuxualismo tuga!
SL
27 Fevereiro, 2021 at 13:46
O Costa é um político habilidoso e um sobrevivente
O seu Governo anda ao sabor das ondas, o futebol profissional regressou à competição em plena pandemia, os restantes ficaram a chuchar. Pelo meio houve 1º de Maio, Motociclismo e Liga dos Campeões. Ele sabe gerir as expectativas e quais os grupos de pressão a manter felizes. Ajuda ter um camarada de luta na presidência (pelo menos assim foi no 1º mandato, agora veremos).
27 Fevereiro, 2021 at 14:04
Exímio na arte da quadrahura do círculo, um político na verdadeira acepção da palavra.