O ciclismo do Sporting ficou hoje, 10 de março, a saber que conquistou a Volta a Portugal de 2018. Tudo porque Raúl Alarcón, da W52-FC Porto, foi apanhado nas malhas do doping, sendo anulados todos os resultados a partir de 28 de julho de 2015.

Assim sendo, Joni Brandão – que, em 2018, era ciclista dos leões e curiosamente agora representa a W52-FC Porto – irá ser coroado campeão da Volta a Portugal 2018, faltando apenas a retificação das classificações, o que deverá, de acordo com o site Leonino.pt, deverá acontecer nos próximos dias. Lembre-se que Joni Brandão terminou essa edição da Volta em segundo lugar, a 1 minuto e 3 segundos de Raúl Alarcón.

Para lá da classificação individual, o ciclismo do Sporting deverá vencer ainda a competição por equipas e da montanha, esta última também por Joni Brandão. A somar a este triunfo, junta-se o triunfo no Grande Prémio Nacional 2, por intermédio de Mário Gonzalez.

A verdade é que, pese o anunciar da criação de uma competição em homenagem a Joaquim Agostinho, bem como a criação de uma academia destinada às camadas jovens, que, a médio prazo, deveria culminar no regresso ao ciclismo profissional, a ideia que existe actualmente é que o Ciclismo do Sporting foi extinto em 2019, mesmo que oficialmente nunca tenha sido assumido. E, também por isso, esta é uma conquista insípida.