Olá a todos os habituais e não tão habituais fregueses desta tasca que emana Sporting por todos os seus poros!
Aproveito para deixar um abraço ao Cherba que me ofereceu a oportunidade para escrever, esperando corresponder. Espero poder abrir um espaço de debate sobre o futuro de duas equipas ainda à procura do seu ADN. Elas não se podem dissociar uma da outra e, falar separadamente sobre elas não faria muito sentido. Falo, claro, dos dois últimos degraus que separam o peixe miúdo do graúdo: falo, obviamente, da equipa B e da equipa sub-23.
Digo isto porque são duas equipas ainda muito jovens, não só pela idade dos seus executantes (18,54 anos para a equipa de sub-23, 21,08 anos para a equipa B) mas também por serem duas equipas que renovaram este ano todo o seu staff técnico. Além de que a equipa sub-23 está na sua terceira época na liga revelação e a equipa B se apresenta pela primeira vez no primeiro escalão de futebol sénior.
Partindo deste pressuposto, e antes de analisar os jogos do dia a dia, centremo-nos no estado atual de ambas as formações. Comecemos pela equipa sub-23. Equipa que tem jogadores da geração de 2000 e 2004 e que devido à pandemia, cancelou todos os campeonatos do futebol de formação, e no contexto de nova renovação da equipa (do ano passado, só resta Bruno Tavares, Hevertton Santos, Joelson Fernandes, Hugo Cunha e Anthony Walker), foi necessário subir a equipa de sub-19 e até os melhores jogadores dos sub-17 (Diego Callai, Youssef Chermiti, Gilberto Batista). Prova disso, é que neste campeonato a equipa mais nova é a do Sporting, seguindo-se a do Benfica com 19,1 anos. É uma equipa muito jovem e que ainda procura encontrar as suas dinâmicas e o seu melhor 11.
Comecemos precisamente por aí: Filipe Pedro demorou a encontrar o seu 11 base (foi necessário quase uma fase inteira de apuramento), o que fez com que os resultados iniciais fossem muito abaixo do que é exigido a uma equipa Sportinguista. Nas primeiras jornadas, fruto da falta de preparação inicial que a equipa denunciava, era notório a rotação excessiva de jogadores, sem que houvesse um pensamento estrutural.
Neste campeonato, jogaram pela equipa de sub-23 cerca de 30 jogadores, entre eles 5 guarda-redes diferentes! Também se realizaram contratações algo incoerentes, como Diogo Alves (avançado de 20 anos que veio do Lusitano de Évora e que foi emprestado ao Esperança de Lagos), Danilo Luís (avançado do Vitória FC que ainda não teve qualquer minuto) e Alexandre Mendes (lateral esquerdo que está tapado por Gonçalo Costa e Flávio Nazinho). Tudo isto reflete o caos!
Analisando o jogo jogado, a equipa de Filipe Pedro assenta num 4x3x3, com um médio defensivo (Renato Veiga/João Daniel), um organizador de jogo com alguma chegada à área (Duarte Carvalho/Lucas Dias) e um médio mais criativo (Tiago Ferreira/Duarte Carvalho). Um 4x3x3 que, na transição ofensiva, faz descer o médio defensivo para uma construção a 3, permitindo aos dois laterais subir e colar mais à linha, para receberem e fazerem o “overlap” dos extremos do seu lado. A partir desta ideia, verificam-se algumas lacunas. Gonçalo Costa é um lateral muito ofensivo, com alguns problemas de posicionamento que motivam ataques das equipas adversárias pelo seu corredor com mais incidência que do lado de Hevertton Santos. Contudo, a culpa não se centra neste jogador. É verdade que ele sobe muitas vezes desenfreadamente, mas para esta estratégia de construção de jogo por trás, é necessário muita segurança de posse entre os dois defesas centrais e o médio defensivo.
Apercebemo-nos de um segundo problema. Tanto Chico Lamba como Renato Veiga (ainda vão fazer 18 anos em 2021) não têm capacidade de sair a jogar. Chico arrisca muito o passe vertical para os seus colegas do meio-campo, o que resulta em muitas perdas de bola, já Renato é um jogador muito físico e pouco inteligente com bola, ora a despeja para os três jogadores atacantes ou tentar romper as linhas em posse com insucesso na maioria das vezes.Filipe Pedro já colocou Daniel Rodrigues/João Daniel na tentativa de assegurar uma posse com menos sobressaltos, todavia nenhum dos dois tem, para já, a capacidade necessária para gerir a pressão de forma a fazer mais do que 60 minutos, chegando muitas vezes desgastados ao fim da partida.
Concluo com um terceiro aspeto que é no meu ponto de vista fundamental, e que se prende com o facto de não existir ainda nesta equipa um “João Mário/Matheus Nunes/Bragança/Bruno Paz”. Um jogador que queira ter a bola e que consiga pautar os ritmos de jogo provocando desequilíbrios e roturas no meio campo adversário. Que tenha firmeza tanto no transporte de bola, como no passe. Duarte Carvalho e Lucas Dias são jogadores bastante criativos e disruptivos, contudo os seus raios de ação são em terrenos mais próximos da baliza. Tentou-se, sem sucesso, com Lucas Dias, João Daniel, Gonçalo Batalha e Duarte Carvalho. Falta um pêndulo no meio campo, onde assente toda a manobra ofensiva. É notória a falta de capacidade de pausar o jogo, uma vez que todos os jogadores do meio campo procuram automaticamente o passe longo para o extremo do lado contrário, seja Joelson, Bruno Tavares ou Samuel Lobato. Todos estes fatores excluindo a análise aos avançados (que ficará para uma próxima oportunidade), ajudam a explicar os quase 20 golos sofridos em 12 jogos.
Faltam apenas dois jogos para terminar a fase de apuramento para a taça revelação. Jogamos com o Boavista fora e recebemos o Benfica em Alcochete. Estamos novamente em risco de falhar o apuramento para a próxima fase. É necessário ganhar os restantes jogos, e esperar que o Portimonense escorregue numa das três partidas que lhe faltam.
Confesso-me algo preocupado com esta equipa e com a sua nova renovação para 2021/2022.. Hevertton Santos, Gonçalo Costa, Chico Lamba, Duarte Carvalho, Joelson e Bruno Tavares seguirão caminho para a equipa B, o que deixa de novo esta equipa órfã dos seus melhores executantes. Resta perceber se Filipe Pedro é o homem indicado para o cargo, ou se haverá nova revolução do staff da equipa. Na minha opinião, e dado a confusão inicial na construção da equipa, seria benéfico dar mais um ano de hipótese a Filipe Pedro no comando desta equipa. Não tendo sido um ano fácil, o técnico está ainda a conhecer os jogadores que tem à disposição, sendo notória a melhoria nesta segunda fase de apuramento.
PS: A transferência de Matheus Nunes, tal como a de Demiral e de Palhinha, mostram um caminho que, na minha opinião, o Sporting deveria considerar. Contratar os melhores sub-23 das equipas que estão à frente, (lembro-me de Cher Ndour e Ronaldo Camará do Benfica, Tomás Costa da Académica ou Klishmahn e Lucho Veja do Estoril), e investir de “baixo para cima”. É uma estratégia que pode dar frutos não só à equipa de sub-23, mas também à equipa B.
*às quintas, o JFCC coloca na ementa um prato com dedicatória para os #FormaçãoLover
11 Março, 2021 at 9:06
Epá, muita info para absorver. Boa rubrica!
Tenho grande esperança no puto Diego na baliza, tem tudo… E no Tiago Ferreira, que apesar de pequeno é muito completo. E tem uns pezinhos, estilo Bragança.
Por outro lado, não tenho dúvida que Joelson vai ser “jogador”, o potencial é tremendo e é de facto uma pérola.
Só não concordo contigo no Filipe Pedro. Não dava mais ano nenhum. Muito fraco, inclusive na leitura dos jogos.
11 Março, 2021 at 10:06
O Joelson tem um bocado tiques de vedeta e mania de que joga/resolve sozinho. Precisa de os perder.
Faz-me lembrar o Gelson nesse aspecto. Ou o Nani da primeira época.
11 Março, 2021 at 10:21
Tiago Ferreira que, inclusivamente, já está nos quadros da B. Nos últimos três jogos, Rabo de Peixe, B Sad – B e o olímpico do montijo, fez pelo menos 30 min em cada um dos jogos.
Diego Callai é um boa aposta de futuro, mas por ainda é só isso. Tem de lhe dar estabilidade e poder jogar numa defesa que esteja mais rotinada, para não sofrer 41 golos em 24 jogos.
Treinador não sei. A tarefa era muito dificil, para ser sincero. Não é fácil a conjetura de Filipe Pedro. É preciso dar estabilidade aos garotos nesta altura, é essencial que eles tenham um treinador que esteja em sintonia com a equipa A e B e que não andem a mudar de ano a ano de estrutura e staff técnico.
Concordo contigo que FP não é um bom treinador. Se calhar, também não vimos realmente o que ele pode fazer.
11 Março, 2021 at 16:19
Se não fosse ele, eram para aí uns 60 ou 70 em 24 jogos.
11 Março, 2021 at 9:22
Eu vi pouco dos sub23 deste ano…..
E do pouco que vi….acho que falta treinador.
Não percebo muito bem o que ainda fazem lá o Joelson ou o Tavares mas também não os vi jogar grande coisa este ano. Um rasgo ou outro mas pouco. Outra evidencia é que falta treinador. Não vi muito mas foi sempre uma equipa completamente desconexa em que parecia que os putos treinavam cada um no seu escalão (sub17, sub19, B e alguns até na A) e se juntavam ao fds para jogar todos juntos numa equipa sub23.
Pareceu-me ver alguns rasgos de talento em alguns jogadores mas é difícil perceber se é algo consistente ou não numa equipa tão mediocremente liderada…
Esta equipa de sub 23 já teve o Lima, o Pontes e agora este….não dá para arranjar um treinador digno desse nome?
Para o próximo ano vamos ter o problema de haver tantos escalões completamente parados este ano…vai ser um desafio muito grande para todos conseguir dar a volta a putos parados 1 ano inteiro…
11 Março, 2021 at 9:26
Tb acho que Joelson e Tavares podiam estar a dar cartas na B.
Mas a verdade é que joga-se muito pouco futebol no campeonato nacional, principalmente fora.
11 Março, 2021 at 9:34
Essa é outra….
Já alguém percebeu qual é o passo mais alto? A B ou os sub23? É que vejo o Amorim chamar da B como dos sub23…eu parece-me que está mais dividido em função da idade do que do talento.
E isto nem é uma critica. Estou mesmo a tentar perceber porque se tenho visto pouco os sub23, da B não tenho visto mesmo nada….
11 Março, 2021 at 10:16
Na minha ideia, a separação entre equipa B e sub 23 resume-se em três fatores:
– Idade entre os jogadores
– Épocas que os jogadores jogaram juntos.
– Ser imperativo que a equipa B suba para a segunda liga;
Faz sentido que toda a equipa B do Sporting jogue junta, pois já se conhecem melhor. Conhecem-se desde 2017/2018.
Joelson e Bruno Tavares jogavam com estes rapazes nos sub-17 desse ano.
Ajuda também a explicar que a equipa sub-23 é um punhado de jogadores que não jogaram assim tantas vezes juntos. Ajuda a explicar os maus resultados que tivemos na primeira fase de apuramento. Não é tudo, mas é um fator importante
Eu acho bem que quer Joelson e quer Bruno Tavares estejam nos sub-23. Um fez agora 18 e o tavares vai fazer 19. É importante que eles subam para o ano com aquela base para se mesclarem com o que vai restar da equipa B.
Mas isso, virá numa outra crónica
11 Março, 2021 at 14:04
Percebo…e não tenho visto o suficiente para dizer o contrário.
Instintivamente diria que os melhores deviam estar na B, independentemente da idade. E do que vi que o Tavares e o Joelson já estão a mais nos sub23, apesar da idade. E que precisam de desafios novos. Mas como digo…não vi o suficiente…
Faz-me lembrar o Matheus Pereira na B……Ele sozinho levava o Sporting ao topo da tabela ou então, quando descia por a equipa B estar aflita, metia-a a meio da tabela. Não estava a fazer nada naquela equipa B a não ser mostrar que na 2ª divisão parecia um jogador profissional a jogar contra um grupo de casados que se junta à sexta para não engordar muito…
Foi para Inglaterra fazer o mesmo…praticamente sozinho meteu o WBA na PL. Tanto que agora que é preciso mais que 1 jogador…boa noite…..
11 Março, 2021 at 14:05
E obrigado por esta nova rubrica!!
Faz muita falta uma rubrica de quem sabe e que acompanhe os putos…A Maria Ribeiro abandonou os taqueiros formação lovers… 😀
11 Março, 2021 at 10:23
Não esqueçamos que temos jogo às 11:00 contra o Boavista.
Se é altura de não falhar é agora. Temos de ganhar e esperar que o Portimonense não ganhe hoje contra o Rio Ave.
Além de termos de ganhar ao Benfica na próxima jornada
11 Março, 2021 at 10:25
Diego Callai,
Hevertton, Rodrigo Rego, Rafael Fernandes, Gonçalo Costa,
Duarte Carvalho, Daniel Rodrigues, Renato Veiga,
Diogo Cabral, Joelson e Paulo Agostinho.
4x3x3
Suplentes:
Vasco Gaspar, Youssef Chermiti, Babacar Fati, Samuel Lobato, Roberto Martinez, Edson Silva, Diogo Brás, Rui Reis, Alex Mendes.
11 Março, 2021 at 10:49
Não queiram deitar já abaixo um treinador (Filipe Pedro) quando o homem não tem qualquer hipótese de consolidar uma base de equipa. Tem que treinar, gerir e dar minutos a um plantel de quase 40 jogadores, pelo que se torna impossível a qualquer treinador consolidar processos e mecanismos de jogo num grupo de trabalho. O facto de não haver campeonatos de sub 19 e sub 17 condiciona e muito o trabalho dos sub 23.
11 Março, 2021 at 10:57
Concordo com o Brave e o Tiago, a maior pecha dos sub23 parece ser o treinador. Nota-se qualidade individual mas mediocridade colectiva e, isso, é falta de treinador.
11 Março, 2021 at 11:19
Entretanto, os sub23 estão a jogar com o Boavista, fica a dica.
11 Março, 2021 at 11:20
E estão a jogar bem!
11 Março, 2021 at 11:20
GOLO.
Hevertton Santos
11 Março, 2021 at 11:28
1-1 Boavista.
Jorge Silva
11 Março, 2021 at 11:49
eu diria que há alguns jogadores que não enganam: Diego Callai, Duarte Carvalho, Bruno Tavares e Joelson, sendo que até vejo mais potencial no Tavares do que no Joelson. E sou só eu a achar estranho o Skoglund não ser a referência ofensiva da equipa?
11 Março, 2021 at 12:10
Devia jogar sempre. Trata bem a bola, é rijo, é grande… e está na posição que mais precisamos no futebol português.
Raramente formamos e aliás, acabámos de dar uma pipa de massa por um.
11 Março, 2021 at 12:10
GOLO
Paulo Agostinho
1-2
11 Março, 2021 at 12:22
Fdx. Alguma vez isto é penalti… que gamanço.
11 Março, 2021 at 12:23
Falhou!!!!!!!! 🙂
Bem, que defesa fez o Diego antes do penalti. Monstro, Que mancha…
11 Março, 2021 at 12:30
Portimonense vence fácil.
Passam 2?
11 Março, 2021 at 12:36
Portimonense tirando este jogo tens dois jogos fáceis, em casa com o boavista e fora contra o cova da piedade.
Temos de ganhar este e o dérbi em casa.
Não é o melhor dos sinais.
Aqueles dois/três empates estupidos com rio ave, vitória sc e cova da piedade.
11 Março, 2021 at 16:20
Mas passam 2?
11 Março, 2021 at 16:33
Os dois primeiros, sim. Agora percebi que não tinha respondido à tua pergunta.
Desculpa
11 Março, 2021 at 12:47
Sobre esta parte:
« Contratar os melhores sub-23 das equipas que estão à frente, (lembro-me de Cher Ndour e Ronaldo Camará do Benfica, Tomás Costa da Académica ou Klishmahn e Lucho Veja do Estoril) »
Para Académica e Estoril, ok; mas para o SLB… qual foi a última ocasião em que houve “fluxo” de jogadores de lá para cá?
11 Março, 2021 at 13:12
Na formação até aos sub 19 até é habitual as trocas.
A partir daí é mais complicado, é verdade
11 Março, 2021 at 13:04
Excelente tópico.
Parabéns pelo texti e trabalho.
Eu acho extremamente importante a equipa S23 continue a trabalhar neste sentido. Dois últimos anos de Formação e no máximo mais um ano de senior. A B que me parece um projeto com mais tronco e membros este ano, tem de ser para subir já este ano. Estar na 2a Liga da arcaboiço e ompetitividade que o.CDP.nao tras.
A diferença é grande, mas por exemplo olhar para um Bruno Paz que tem feito bastantes bons jogos na B, mas fica a dúvida se seria igula na 2a e na 1a.
Quanto aos S23, há 3 jogadores que me saltam à vista mas em ambos acho ainda curtos para chegarem à A. Joelson, Tavares e Goncalo Costa .
11 Março, 2021 at 13:54
Luis Miguel, se a equipa sub23 continuar a trabalhar com os 2 últimos anos da formação e apenas o 1º ano de seniores, o que faz à equipa de sub 19? Deixa de competir? Compete só com alguns miúdos dos eu escalão e a maioria do plantel dos sub17? Se for assim, o que acontece à equipa de sub17 e assim sucessivamente?
Acho que os sub23 devem absorver os miúdos de 20 a 22 ainda sem espaço na A (que fariam também alguns jogos na B) e alguns dos miúdos no último ano de sub19.
Porque, a partir da próxima época já deve haver competições de formação (mesmo que se iniciem só em Novembro ou Dezembro).
Um abraço e saudações leoninas
11 Março, 2021 at 13:59
Quanto à empreitada do JFCC, mais uma janela aberta na Tasca a deixar entra a circulação de boas ideias e aumentando as medidas profiláticas da Cultura Leonina.
Muito bom começo. Excelente post, assertivo, bem explicadinho e puxando ao debate.
Mais um Serviço Público Leonino naTasca.
Obrigado JFCC
11 Março, 2021 at 18:12
As 1as fases dos campeonatos de juniores são por norma passeios. A diferença é abismal entre os dois ou 3 primeiros e os restantes.
Ter os juniores que levar desde cedo com alguns sub 20, 21 ou mais só lhes fara ganhar.
E na fase final cim as melhores sim, faz sentido.
Ganhar em sub 23 não tem de ser a prioridade.
11 Março, 2021 at 18:26
Caro Luis Miguel, o que realmente interessa se as primeiras fases são ou não apenas “passeios”?
Existe um plantel de sub 19 que está em PROCESSO DE FORMAÇÃO.
E não são os jogos apenas que fazem parte da formação.
São os treinos, é o coaching individual e coletivo, é o relacionamento grupal, é a capacidade de integração na Instituição, é muito mais que só os jogos.
E, nessa primeira fase, começa-se a desenhar o que será a formação durante a época. Estou certo que se alguém no grupo (quem quer que seja) entender que a competição nessa fase é um passeio, deverá ser seriamente trabalhado para corrigir atitudes ou, se o não conseguir, deverá ser seriamente aconselhado a mudar rapidamente de clube.
Mas regressemos ao que originou os comentários: «Eu acho extremamente importante a equipa S23 continue a trabalhar neste sentido. DOIS ÚLTIMOS ANOS DE FORMAÇÃO E NO MÁXIMO MAIS UM ANO DE SENIOR.»
Ora, 2 últimos anos de formação, é TODO o escalão de sub 19. Se os põe nos sub 23, o que acontece aos sub 19?
SL
11 Março, 2021 at 13:33
A minha conclusão:
Não temos treinador…viu se desde o inicio.
Organização zero.
Teem treinadores na estrutura há anos muito mais competentes.
Não compreendo a aquisição deste nem do da equipa b.
Felizmente renovamos com o treinador de juniores e veja se o exemplo do Bernardo que veio de uma equipa de futebol de sete (polo) ,salvo erro, e que caminhava em primeiro no campeonato nacional de iniciados com grande categoria.
Eles estão lá…é só apostar!
SL
11 Março, 2021 at 13:42
Bom texto, excelente tema JFCC, parabéns. Quanto a mim, não gosto de Felipe Pedro, pois acho-o muito defensivo (ataca com muitos pouco jogadores) e demora muito a reagir.
Quanto à equipa destaca-se Diego Callai (que guarda redes!!!!), depois Joelson (está muito fussas) e Bruno Tavares, depois num patamar mais abaixo: Duarte Carvalho que às vezes parece ter paragens cerebrais, Chico Lamba, Gonçalo Costa, e são estes últimos que gostava que desses mais a tua opinião, porque Gonçalo Costa (percebe-se o medo a jogar) Renato Veiga e restantes (não incluo aqueles que têm 16 anos neste grupo) não me parece que vão dar em alguma coisa.
11 Março, 2021 at 13:50
Chico Lamba já não jogou hoje porque está na equipa B, a fazer de quarto central atrás do Goulart, Ricciuli e Quaresma. É um central de toque refinado, mas com demasiada confiança. Tem um bom poder de salto, inclusive já tem 3 golos na liga revelação. É um central alto e possante, mas não é pastelão, como o Rafael Fernandes.
Fez 18 anos ontem, por isso temos aqui um valor com muito potencial. Depende agora de como ele se dá nos escalões de seniores.
Gonçalo Costa está em crescendo. Ainda disputava o lugar com o Flávio Nazinho, mas a partir do dérbi no Seixal para a segunda fase de apuramento, conquistou o lugar. Ainda tem muitas falhas de posicionamento, mas é muito ofensivo, cruza bem e tem golo. Este rapaz recuperou bem da lesão e os seus indícies físicos e de confiança estão a crescer.
Se Mees de Wit e Babacar Fati não renovarem o seu vínculo, o que eu acho expectável, Costa e Nazinho estarão na B para a próxima época. Veremos é se a B sobe este ano ou não
11 Março, 2021 at 15:24
Continuo a achar que o G. Costa entra nas divididas com muito medo, algo que nos séniores é impraticável. Nazinho, para mim, ainda é uma incógnita.
Só tenho pena que o Paulo Agostinho seja um cepo, porque o gajo fisicamente é um bicho!
11 Março, 2021 at 15:02
O Ronaldo Camará já foi nosso. Foi eleito o melhor jogador do torneio da pontinha por nós e passado uns meses saltou para o outro lado, tinha 13 ou 14 anos.
Ele está (ou estava) em fim de contrato e encostado por não renovar. Não sei se está na mesma situação.
Sempre foi um dos melhores da sua geração e os melhores devem estar no Sporting. Mas é daqueles casos: quem já o fez 1 (e ele, ao que parece, já está a fazer 2)… é sempre um risco.
11 Março, 2021 at 15:15
Este ano nem conta. Os miúdos parados, uns devem andar pelos sub-23 só para não passarem ano sabático.
Não percebi o porquê da equipa sub-23 nem da competição… mais valia irem emprestados para uma segundona, ou então irem às suas vidas.
11 Março, 2021 at 15:22
Ou inventarem as equipas “C”… e “D”… e…
11 Março, 2021 at 17:00
Nuno, a equipa de Sub-23 este ano até faz algum sentido: é uma forma de acomodar muitos sub19 e alguns sub17 que ficaram sem competição há já um ano. O Chermitti, por exemplo tem 16 anos e está a treinar e competir nos sub 23. Se não existisse esta equipa, estaria parado há um ano, o que é PÉSSIMO nessas idades. Como ele estão mais uns 4 ou 5 sub 17 e vários sub19 (os outros sub19, os mais “dotados” estão integrados na A e na B).
A aposta na formação, não foi apenas um plus do Ruben Amorim (teve influência pois até começou cedo, quase após a sua entrada no Clube com o recurso ao Rodrigo, ao Edu e ao Joelson); ela tem sisdo mais forte e consistente também por imperativo do impacto da situação financeira do Clube na capacidade de investimento e do impacto da situação de pandemia na ausência de competição nos escalões de Formação.
Mas, após resolvida esta última questão, também acho que deve ser muito bem ponderada a continuidade da existência da equipa de sub 23 (ou da equipa B).
Um abraço e saudações leoninas
11 Março, 2021 at 17:30
Boa rubrica…
Mas pelo que li…
Não fiquei com muita esperança no futuro…
11 Março, 2021 at 18:36
Excelente rubrica. Parabéns.
Dos poucos jogos que vi dos sub 23, destaco os que saltam à vista de toda a gente, porque já foram várias vezes sitados pelos tasqueiros neste posta: Joelson, Bruno Tavares e Gonçalo Costa. Parecem-me ser os que têm mais talento e potencial, embora tenham obviamente ainda muito para pedelar. Destes 3 quem vejo mais preparado é o Bruno Tavares.
Gostaria que falasses, JFCC, se quiseres, um pouco do Rodrigo Rego. Dos jogos que vi (não foram muitos, como disse acima) pareceu-me ser o melhor central e um dos melhores em campo, cortando inúmeros lances de forma muito segura, mesmo lances pelo ar, apesar da baixa estatura. Tirando uma ou outra abordagem menos boa, pareceu-me cobrir na perfeição o seu espaço, dobrar o Gonçalo Costa que está sempre lá à frente e ainda ajudar no meio campo sempre que era preciso recuperar a bola/cortar um lance.
11 Março, 2021 at 19:12
Eu sou um apaixonado pelo Rodrigo Rego desde que o comecei a acompanhar.
Salvo erro tem prai 1,82 que para central é curto mas compensa com um enorme poder de elevação e a bola dos pés dele sai geralmente redonda.
Pena de x em qdo ter umas paragens.
É a minha opinião.
SL
11 Março, 2021 at 19:37
Central pequeno, mas com grande poder de impulsão. Tem um bom controlo de profundidads e tem de ir muito às dobras do gonçalo costa.
Todo o processo de construção a 3 começam no lado esquerdo por causa do Rodrigo. Tem visão de jogo e um passe com boa precisão.
Tem um problema, é muito impetuoso e algo displicente no tackle. Muitos dos penalties que a equipa sofreu foram más abordagens do defesa central.
Vejo o chico lamba com amis futuro, mas Rodrigo Rego se aumentar os seus nívris de intensidade podemos ter o nosso Puyol da cantera leonina
12 Março, 2021 at 8:42
O Canavarro ganhou a Bola de Ouro e tinha 1.75, nao vou por ai’. Se tiver velocidade e bom posicionamento, a altura que tem e’ mais do que suficiente.
SL
11 Março, 2021 at 20:34
O Rodrigo Rêgo é daqueles que pode ser muito beneficiado pelo sistema.
Pelas suas características físicas e técnicas diria que muito dificilmente chegaria a uma equipa principal a jogar com defesa a 4 mas, que tem boas perspectivas de o fazer jogando como jogamos agora, a 3.
O Gonçalo Costa poderá chegar mais cedo também por isso, fica mais liberto de tarefas defensivas e destacar-se-ia no que faz melhor, apoiar o ataque. Um pouco como o Nuno Mendes, salvaguardando as devidas distâncias.
11 Março, 2021 at 21:54
Também acho que Joelson e Bruno Tavares são as estrelas da equipa. O BT até mostrou mais consistência do que JF, nos jogos em que assisti. O João Daniel foi uma agradável surpresa, ao início pensei que fosse um pivot defensivo na senda de Palhinha, mas parece-me mais 8 do que 6.
Concordo plenamente que os nossos piores problemas residem no processo defensivo e construtivo (saída a jogar).
Não se falou que o João Pereira, Ranhoso, vem com o objetivo de liderar a próxima equipa e sub-23?
SL
11 Março, 2021 at 22:10
Gostei do post e dos comentarios, tão bom.
12 Março, 2021 at 8:17
+1. Venham mais!