As lágrimas de um menino, abraçado por toda uma equipa onde não faltam outros meninos que, de semana para semana, se comportam como verdadeiros adultos. Do brilho da primeira parte aos dentes cerrados na segunda, o Sporting venceu o Guimarães e deu mais um passo seguro rumo ao título
Que grande primeira parte fez o Sporting. Sim, é mesmo desta forma que faço questão de iniciar esta crónica, pois aqueles primeiros 45 minutos foram de uma qualidade assinalável, com a equipa transformada num verdadeiro carrossel e os putos a pedirem mais e mais velocidade. Apanhado de surpresa, o Guimarães não conseguia jogar, preparado que vinha para ter Paulinho como referência atacante. Acontece que Paulinho ficou no banco e o Sporting apresentou-se com Tiago Tomás a fazer de falso 9 (e que grande jogo fez), pois tão depressa era ele a estar ali como era Daniel Bragança ou Peter Potter. A estes três juntava-se João Mário e a bola circulava de pé para pé, com critério, qualidade e velocidade, com Nuno Mendes a regressar às exibições grandes e Gonçalo Inácio a deixar orgulhoso o ausente Capitão Coates, que via o menino assumir o centro da defesa.
Ora, se a isto juntarmos aquele monstro chamado Palhinha, não admira que o Sporting tenha jogado e criado várias situações de golo, não valendo de nada aos vitorianos a aposta em cinco elementos na defesa. João Mário tentou à bomba; Peter Potter transformou uma recepção algodão doce num remate bufa; o mesmo camisola 28 deixou a trave a tremer depois de cruzamento perfeito de Porro. Não houve uma sem duas nem duas sem três e à quarta foi de vez: arrancada super de Nuno Mendes, Bragança faz o elo enquanto leva porrada, Peter Potter faz o truque da assistência e Tiago Tomás mete-a lá dentro. Jogada do caraças, anulada porque quase um minuto antes a bola conduzida por Porro terá saído totalmente de campo. Resumidamente, golos daqueles que só se anulam ao Sorting.
Estavam os Leões a digerir tal episódio, quando o Vitória se chega à frente e Edwards remata para defesa de Adán contra a trave. Na sequência do canto, Óscar Estupiñán cabeceou à trave e no espaço de dois minutos os da cidade berço esgotaram as suas oportunidades de golo. Respondeu o Sporting da melhor forma: livre estudado, desvio com classe de TT, entrada de rompante das torres Palha e Feddal, emenda de Gonçalo Inácio na cara do redes. Outra vez anulado, pelo menos durante três ou quatro minutos, tempo que o homem na carripana com ecrãs demorou a tentar encontrar um motivo para mandar marcar uma falta ou um fora de jogo, antes de dizer ao árbitro que podia apontar para o centro do terreno.
Pouco depois, intervalo e o resultado a pecar por escasso para a qualidade do futebol leonino, coisa que Palhinha tentou alterar logo a abrir o segundo tempo, disparando de fora a tentativa de chegar ao segundo. Acontece que esse segundo golo não apareceu e o Guimarães foi subindo as linhas face a um Sporting na dúvida entre se devia continuar a tentar marcar ou apostar tudo na defesa menos batida da europa para conservar a vantagem.
Optou pela segunda e a meia hora do fim já todos sabíamos que nos esperava mais um teste ao coração. Não que o adversário criasse situações de golo, mas temos décadas de jogos em que a bola acaba por entrar meio às três pancadas, num canto ou numa carambola. João Henriques ia lançando mão de todas as opções ofensivas que tinha no banco, Amorim ia respondendo com as substituições que considerava necessárias para equilibrar a equipa, começando pela entrada de Tabata e Paulinho para os lugares de Bragança e de Tiago Tomás (Paulinho acaba a falhar a última grande oportunidade do jogo), de Matheus Reis para o lugar de Nuno Mendes, de Essugo para o lugar de João Mário e demasiado tarde, parece-me, de Jovane para o lugar de Peter Potter.
No final, com o relógio já a bater nos 96, suspiraram de alívio os Sportinguistas, ao ver a sua equipa somar mais três pontos e manter a distância de dez para o mais directo perseguidor antes da pausa para selecções. E chorou o menino Dario Essugo, não controlando as emoções da estreia seis dias após celebrar 16 anos e sendo prontamente abraçado por toda uma equipa onde não faltam outros meninos que, de semana para semana, se comportam como verdadeiros adultos. Uma equipa onde, ontem, couberam Palhinha, Gonçalo Inácio, Tiago Tomás, Bragança, João Mário, Nuno Mendes, Jovane e Dário Essugo. Isto não é estrelinha. É um céu cheio de estrelas. (clica para ouvires e imaginares a festa)
21 Março, 2021 at 10:18
E onde o abraço maior foi o do Neto, que deve ter filhos da idade do Dario.
Foi bonito de se ver, realmente bonito. E se foi marketing foi genial.
Menos um jogo, mais 3 pontos na conta.
Spoooooooooooorting
21 Março, 2021 at 11:36
Também reparei. Um Homem . Mesmo tendo perdido a titularidade, dá o máximo em cada jogo e ontem foi de uma sinceridade desarmante na forma como saudou o menino.
21 Março, 2021 at 12:16
Cada vez estou mais convencido que Neto sendo um jogador mediano é um dos jogadores mais importantes do nosso plantel por aquilo que faz e representa no balneário. É uma espécie de cola que agrega tudo aquilo. Representa a voz nos ouvidos dos mais jovens e a capacidade de liderança dos mais velhos.
Muito importante.
É ver o podcast ADN de Leão para ter ima ideia da sua personalidade…
21 Março, 2021 at 12:48
Não o considero assim tão mediano, estwve no onze base a maior parte do tempo até agora, na defesa menos batida da Europa… é respeitado e parece ser bastante respeitador, tem experiência de selecção e internacional, começou por baixo, tem tudo para servir de (bom) exemplo para os mais novos.
Gosto do Neto, tem ADN de Leão
SL
21 Março, 2021 at 14:44
Tens razão.. Também não o considero mediano…
Z
21 Março, 2021 at 15:09
Acho-o mediano. Mas jogadores medianos podem ter a sua utilidade num plantel bem orientado. Como nuno santos, pote, paulinho etc
21 Março, 2021 at 15:10
É um jogador razoável, se não quisermos usar o termo mediano. Está seguramente atrás dos 3 que tem jogado e até Quaresma terá mais talento.
No entanto, por tudo o que já mostrou, quer as suas atitudes, quer as suas palavras, ficava com ele no clube até ele se querer ir embora.
21 Março, 2021 at 10:20
Fenonemal primeira parte onde o jogo podia estar arrumado.
Segunda com tiki taka mas sem objetividade.
Fantástico Inácio, grande Palhinha, classe de JM e Bragança.
O trabaho de organização defensiva desta equipa, com e sem bola, é notável. A par do discurso, colocam Amorim como a grande surpresa da época.
Olhamos para o histórico de Varandas e… quem diria que estaríamos a viver um ano assim?
Desfrutar até ao Moreirense.
Hoje há muito Sporting.
21 Março, 2021 at 10:22
O Sporting é aquele Michael schumacher nos bons dias. Parte na frente, gere a distância e depois começa a abrandar para ver se o segundo se distrai e faz um erro.
Bom jogo. Bom Bragança.
Acabem já com aquela música após golos.
#bringbackjamesbrown
21 Março, 2021 at 10:39
Carai, toda a gente a falar da música. Mas que música é essa que irrita tanta gente? Não dei por nada. Mas eu a festejar golos abstraio-me de tudo. My bad!
21 Março, 2021 at 10:41
Com o piloto Seba na pista, somos fortíssimos na última curva…
21 Março, 2021 at 14:06
A música “É o Sporting!”? Epa é um clássico da k7 anos 90! Muito ouvi isso em garoto!
21 Março, 2021 at 16:05
Idem,
Canto-a sempre que quero irritar lampiões.
21 Março, 2021 at 10:37
É voltar o Coates, saltar o Neto e está feito o onze ideal para atacar o resto do campeonato. Uma defesa de betão, um meio campo com um herói-para-todas-as-tarefas e dois estrategas. E dois putos lá à frente a fazerem estragos. Já que o Paulinho é bom a reter a bola, que entre para substituir um dos putos. Não sei se são os meus olhos bragantinos a traírem-me, mas a saída do Bragança tirou um bom bocado de lucidez ao meio campo. Admito que seja.
De resto, de três em três a somar.
Faltam quinze dias para ver de novo o meu Sporting jogar. Isto não se faz. Isto não se faz. Façam lá uns insides com umas peladinhas em Alcochete só mesmo para uma pessoa não estar a ressacar tanto tempo, ófaxavor.
21 Março, 2021 at 13:21
Bragança estourou fisicamente. Aguentou 55/60 min. Os últimos 10 foram em esforço.
Ate lá enorme jogo
21 Março, 2021 at 10:38
Imprrssionante foi ver o Neto, dar um beijinho no menino Essugo, reconfortando-o pelo seu choro, no final do jogo.
21 Março, 2021 at 10:41
Inácio excelente como patrão. TT, um poço de força, magrinho e franzino mas que segurou muito bem a bola mesmo com pressão dos defesas contrários. JM e Bragança ofereceram muito controlo de posse de bola. Pote, sem muita gente reparar, correu feito um louco quase todo o encontro, merecia o golo naquela bola à barra, também fez um passe magistral para TT no golo anulado. E depois Palhinha, este gajo não existe, é impossível, não há palavras para descrever esta muralha de titânio do meio campo. Parabéns também ao miúdo Dário, que seja o primeiro de muitos porque com 16 anos e ser lançado na equipa A, há ali alguma coisa que RA viu no puto, vou tentar acompanhar ao máximo o trajeto deste rapaz. Mais 3 pontos, primeira parte de excelente qualidade, segunda parte mais fria mas com um controlo de posse de bola muito bom. Continuemos malta, de três em três a somar. SPOOOOOOOORTING
21 Março, 2021 at 10:48
Como já tinha dito aqui: “A Terra é 70% coberta por água, o resto por João Palhinha”
21 Março, 2021 at 12:02
Eheheh
21 Março, 2021 at 10:43
Grande jogo que deu muito prazer ver, mesmo tendo em conta o nervosismo
Exibições excelentes
21 Março, 2021 at 10:47
Só queria deixar um abraço apertadinho a todos aqueles que cuspiram no “lampião” Amorim.. bom domingo a todos
21 Março, 2021 at 10:53
O segundo a dar troco ao mono é mono também. Eu já sujei a caixa de comentários. #NãoSejamAna
21 Março, 2021 at 11:29
Relaxa gata.. não me consegues esquecer mas já passou o teu tempo, tiveste uma oportunidade e desperdiçaste (como um qualquer ex presidente)
21 Março, 2021 at 11:03
Não achas que já era altura de acabar com estas criancices?
Isso de estar sempre a atirar pedras, quer de um lado quer do outro, não contribui em nada.
Todos queremos o melhor para o Sporting, e já vai sendo tempo de acabar com os rótulos seja eles brunistas, varandetes ou croquetes.
O nosso único emblema é e sempre será o Leão.
Saudações Leoninas irmão
21 Março, 2021 at 11:16
Bom dia Luís. Folgo saber que estás em, porque vi esta notícia e fiquei preocupado
https://www.informativo.com.br/geral/produtor-perde-suinos-por-falta-de-racao,274961.jhtml
21 Março, 2021 at 18:32
ah ah ah, não ofendas os suínos, que não têm culpa deste monte de merda…. este seria o que o suíno manda para fora depois de comer a ração.
21 Março, 2021 at 12:04
E eu so quero que vas para o caralhinho e bom domingo a todos… Lampiurso… O a
21 Março, 2021 at 11:04
É muito complicado conseguir gostar ainda mais desta equipa….Talvez se o Ruben em vez de ter insistido em ir buscar o Paulinho nesta altura, tivesse apostado em Pedro Marques por exemplo
Mas como censurar?
Sinto-me como uma espécie de levitação sportinguista…já vejo e revejo jogos do Sporting e as conferências do Ruben; faço refresh a cada 5 minutos nos jornais deportivos para ler repetidamente as mesmas noticias 🙂
Que sensação, minha nossa!!!
21 Março, 2021 at 11:12
Posso estar enganado, mas Paulinho vai ser fundamental na reta final.
21 Março, 2021 at 12:28
Suporto esta ideia
21 Março, 2021 at 18:36
Sem duvida…. vai ser essencial para se conseguir explicar porque se estourou milhões num pé de chumbo que nem sequer joga.
E a melhor parte foi que o dinheiro foi dado a um dos principais rivais, pois tirando os dois corruptos é o carnide b que irá lutar agora pelo terceiro lugar.
E a pensar que já se foram buscar jogadores de topo, tipo, nâo sei, Bas Dost, BF, Acuña e mais baratos…..e a parte gira é que vieram todos para jogar, não para aquecer bancos. Este está mais ao nivel dum vietto…. quem? Esse mesmo.
Pagaram o dobro do que valia e depois foi vendido pelo valor antigo, ou seja, metade do que foi pago.
21 Março, 2021 at 18:40
Não acho que seja pé de chumbo, tem as tais características que no plantel não temos.
Agora, idade vs valor, não havendo qq negócio futuro… é estranho qd no mercado havia 2 ou 3 (até mais baratos) com as mesmas características e mais novos.
No entanto, que Amorim me engane outra vez.
Aliás, que marque já ao Moreirense.
21 Março, 2021 at 11:19
Que jogo incrivel de Inacio e Palhinha!
O Inácio tem 19 anos. Que classe!
O Ruben Amorim tem feito uma gestão fabulosa dos jogadores. Ontem deu a braçadeira ao Neto, deu oportunidade ao Bragança de jogar de início, deu minutos ao Paulinho, estreou Dário Essugo com 16 anos.
Está tudo lá!
21 Março, 2021 at 11:26
Primeira parte Champagne com o melhor Peter Poter e TT das últimas jornadas, coadjuvados por Dani “Modric” Bragança e pantufas João Mário.
Gonçalo Inácio vai ser mesmo um central de classe Mundial.
Super Palhinha limpa e varre tudo o que lhe aparece, não há Kryptonite que o destrua.
O menino Essugo pôs-nos todos a chorar de alegria.
Temos mesmo de parar duas semanas por causa da porcaria das seleções? Eu queria mesmo era ganhar já ao Moreirense, porra!
* Tudo isto tem um obreiro, Rubem Filipe Marques Amorim, 36 anos, em 2 anos como treinador principal em quase meia centena de jogos para o campeonato tem…2 derrotas, este ano leva 20 vitórias em 24 jogos para a Liga, líder invicto e isolado com 10 pontos de avanço sobre o 2º classificado a 10 jornadas do fim, num clube que não ganha um campeonato há quase 20 anos, melhor defesa dos campeonatos europeus, começou ontem o jogo com 8 portugueses e lançou um menino de 16 anos num jogo vital, também consegue ser um comunicador excepcional , notável.
21 Março, 2021 at 11:30
Se o Palhinha não senlesionou minimamente, então está explicado: não tem ossos e é um robot programado pela melhor engenharia. Que monstro. Deve ser dos gajos mais fortes do futebol mundial.
21 Março, 2021 at 11:32
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/so-tenho-medo-que-chegue-um-sheik-no-fim-da-epoca-e-nos-leve-o-treinador-e-os-miudos-todos?ref=HP_DestaquesPrincipais
Esta está boa
21 Março, 2021 at 18:38
Sheik? É essa a nova alcunha do mendes?
O treinador ninguém paga, por isso não será um problema, mas os miúdos é quase certo…. e vai ser um black friday bem caprichado!!!
Barato, baratinho e ainda ficam os custos e comissões todas a cargo do fivelas. Quem é amigo?
21 Março, 2021 at 11:34
Isto é adormecer e acordar de peito feito e ponteiro do orgulho no red line!
Mais pelo que se vai vivendo na equipa, com um espírito de verdadeira equipa, onde miúdos se misturam com graúdos e se juntam num só! Memorizem a frequência para épocas futuras.
Acho que nunca vi haver tanto Sporting numa época só! Exceção à ausência das competições europeias, a época está a fazer-me sentir um entusiasmo como não vivi antes, nem mesmo em 99/00 (exceto naquele jogo do Salgueiros) nem em 01/02! Porque mais que os resultados, é tudo o que esta equipa demonstra que me enche de felicidade – entreajuda, companheirismo, compromisso, esforço, devoção, dedicação e cereja no topo do bolo, a apenas algumas vitórias da glória! Muito mérito ao Ruben Amorim, lampião cheio de profissionalismo. Que o mantenha!
Quanto ao jogo, apenas quero apontar o seguinte: Perdemos muita bola e o domínio do jogo com a saída do Bragança. E seguindo a mesma opção do Amorim, teria puxado o Pote para fazer de Bragança, mais cá atrás. Quem o viu no Famalicão, saberá que mexe muito com o jogo a partir de trás.
Era escusado ter tido sensação nos últimos 10 minutos que a qualquer momento poderiamos sofrer um golo estapafúrdio!
Por fim, o puto Essugo. Para mim que acompanho sub-23 e equipa B era um desconhecido total! Ainda hoje não sei o que vale mas ser aposta aos 16, terá no mínimo, muito compromisso para com a missão de ser jogador da bola! Que o seja e dos bons. Bonito ver a emoção da estreia no final e mais uma vez, uma verdadeira equipa a unir-se em volta do novo elemento, como sendo mais um famíliar!
Por fim: muita pena tenho que haja jogadores desta equipa que não chegarão a sentir o calor dos adeptos em Alvalade! Puta de pandemia!!!
Bom domingo a todos!
21 Março, 2021 at 11:49
Belíssima primeira parte, onde a qualidade de passe do Inácio no meio fez toda a diferença. Acresceu a isto a boa mobilidade de Pote e TT, mais libertos do que quando jogam a 3 que deu cabo do juizo do vitória e a capacidade de ter bola e de a fazer circular do Bragança e do João Mário.
No entanto naqueles 2 lances notou-se bem a falta do Coates. Na cobertura ás costas do central (Inácio estava muito longe do Neto) e na bola parada.
Na segunda parte a equipa abrandou, cedeu a bola ao Vitória e deixou de conseguir jogar. Pareceu-me que Bragança, João Mário e P. Gonçalves estoiraram muito cedo todos e a equipa deixou de conseguir criar perigo. As substituições não ajudaram nada já que quer o Paulinho quer o Tabata não trouxeram nada ao jogo. Não consigo perceber como o Tabata entra sempre à frente do Jovane….
A noticia do dia é os colhões do Amorim a meter um puto de 16 anos num jogo que estava complicadíssimo. Estou dividido neste caso. Claro que é bonito ver o puto entrar aos 16 anos, a ter aquela reação, etc. No entanto é difícil para mim perceber como é que é um puto de 16 anos a entrar na necessidade estando o Paz na equipa B e a jogar bem. Vamos ser sinceros…correu bem porque ganhámos mas a decisão é um bocado “à maluca”. E se passa a mensagem para a formação que o Amorim aposta muito na academia, passa uma mensagem para a equipa B que é uma equipa de castigo…o mesmo aconteceu com o defesa esquerdo que foi para o Banco e, mais uma vez temos 2 putos de qualidade quer na B, quer nos sub23….não consigo perceber muito bem o critério e não me digam que o puto, por mais bonito que seja a situação, está mais preparado para integrar o plantel a tempo inteiro que o Paz……
21 Março, 2021 at 11:49
No entanto fica o mais importante.
Belissima primeira parte, mais uma vitória, mais perto do grande sonho e os parabéns ao puto e imagino a emoção que não vai naquele coração….
21 Março, 2021 at 12:06
Estou totalmente de acordo contigo Tiago, só há uma coisa que penso um bocadinho ao contrário, Jovane parte de trás em relação ao Tabata, porque defende pior. Jovane a atacar é uma coisa a defender é outra e a equipe pode-se desequilibrar mais, para Amorim como vemos dá muita importância a coesão defensiva
21 Março, 2021 at 11:58
Compreendendo perfeitamente o que dizes.
A titulo meramente informativo, o miúdo não podia jogar nem nos Sub23 nem na equipa B uma vez que não tendo contrato de profissional só o poderá fazer após os 16 anos.
Completada a idade decerto vamos começar a vê-lo com mais frequência numa dessas equipas.
SL
21 Março, 2021 at 12:12
É verdade. Mas isso também mostra que o puto não pode estar mais preparado para estes jogos que um Paz…
A interpretação que eu faço disto é mesmo…pah…quem está na B não tem hipótese nenhuma de jogar na A. Eventualmente o LP mas é um caso diferente de todos os outros. A equipa B é os jogadores que o Amorim tem completamente de parte. O caso do Essugo é mais porque joga. O caso do do puto defesa/ala esquerdo para mim ainda é mais estranho….O Gonçalo Costa ou o Mees de Wit não estão mais preparados para a equipa A?!
Sinceramente isto faz-me bastante confusão, mas pronto….no limite podemos dizer que correu bem por isso que se lixe…
21 Março, 2021 at 12:45
Não percebo a confusão. O Paz também já foi ao banco antes. E já esteve no treinos. A mensagem que passa é que o Dário é mais jogador que o Paz, ou está mais preparado que o paz. Quem treina melhor durante a semana, joga! Não há grande margem para interpretar mal.
21 Março, 2021 at 12:48
Porque o Essugo não está mais preparado que o Paz.
Vamos ver no futuro quem vai ser o titular da B nestes próximos jogos e onde vai jogar o Essugo….
21 Março, 2021 at 12:10
Sobre o Essugo.
Eu penso que foi um prémio por o mesmo estar num escalão onde o futebol está parado e ele ultimamente treinar com os seniores.
Mas compreendo o teu ponto de vista.
21 Março, 2021 at 12:14
É um bocado caro para prémio….
Até correu bem…mas quer dizer…..
E o Paz também merece prémio….não tem tido uma “vida fácil” e tem dado a volta…enfim…só digo isto porque me fez confusão. Nem sequer é uma coisa muito popular já que a imagem que saiu do jogo foi a do puto….
21 Março, 2021 at 12:16
Lê o que escrevi a seguir.
21 Março, 2021 at 12:13
Também pode ser visto como facto de motivação para todos os que estão na B, sub-23 e restante formação: a qualquer momento, podem ser chamados.
Aliás, com a ida de grande parte da equipa para as selecções, muitos vão já integrar os próximos treinos.
21 Março, 2021 at 12:17
Tudo isso !
SL
21 Março, 2021 at 12:18
Como assim?
Num caso destes, a precisar de ala esquerdo e de médio foram 2 putos de 16 anos…como é que um gajo já “graúdo” que está na B pode ver isto como motivação e não como “já fui….fui passado por um puto que acabou de fazer 16 anos…”.
A única alternativa que encontro é o Amorim ou a estrutura falar com os putos da B e dos sub23 e dizer “Isto aconteceu porque queremos que a equipa B e os sub23 sejam estanques e uma equipa coesa…para o próximo ano serão vocês a serem chamados à pré-época se continuarem a fazer um bom trabalho”. Mas quer dizer…basta ver os sub23 jogar ou as idas da A para a B para perceber que isto é meio bullshit….
Enfim…olha…não sei. Isto parece-me tudo um bocado “esotérico” e meio louco mas pronto…correu bem!
21 Março, 2021 at 12:23
Talvez.
A equipa B ainda tem hipóteses de ascender à 2.ª Liga.
Sobre os sub-23 não encontro explicação, de facto.
21 Março, 2021 at 12:23
O puto é desconhecido da maioria de nós.
A equipa precisava de um médio defensivo pois não existia outro no banco.
Para lateral esquerdo tínhamos o Matheus.
O puto é mesmo bom !
Penso que a mensagem que RAM quis emitir está expressa no post do Jaime.
SL
21 Março, 2021 at 13:01
Por essa ordem de ideias o Mendes, o Inácio e o TT ainda não tinham chegado à primeira equipa.
Malta, se esta gestão fosse fácil de entender e fácil de fazer, não estaríamos a assistir a história a acontecer aos nossos olhos. São recorde atrás de recorde, sempre a somar.
É normal que possa ser difícil de entender, como foi para muita gente o sistema tático, o Matheus Nunes, o Feddal…
O mais fácil é criticar e julgar. O mais difícil é pensar. Para alguns esta última é mesmo impossível. Pensando podemos questionar para nós próprios o porquê das opções serem tomadas, tentar ir a fundo e perceber como é que alguém que sabe mais que nós, é muito bem pago por isso, faz a gestão de um trabalho que toda a gente está familiarizada porque vê na tv, ou lê no jornal, mas que a maior parte não faz ideia do que consiste. Claro que para pensar nestas coisas também é preciso ter algum conhecimento da coisa e se até muitos dirigentes claramente não percebem nada disto, pode exigir-se isso aos adeptos, claro que não!
A beleza deste desporto é precisamente esta: aos adeptos cabe a parte de apreciar, opinar, sentir, pelo que desde que tendo da legalidade, podem fazer e dizer tudo, sem responsabilidade!
O melhor de ser adepto é que se podem dizer as maior barbaridades durante anos e depois emendar a mão com simples: tenho que admitir que estava errado em relação a … afinal isto foi bem feito.
Pois é… só que essa política não serve para quem toma decisões importantes todos os dias. É preciso pensar! Porque se estiverem errados normalmente acabam sem trabalho. Ligeiramente diferente não é?
Esta época tem sido especial para a família da tasca. Já caíram muitos mitos. Muito gajo que só escreve merda já atingiu o estatuto de pateta alegre do pedaço.
Está tudo contente da vida e já tudo comeu o respetivo chapéu e deu a mão à palmatória. Alguns latidos, nada que impeça a caravana de passar.
Uma época que tem sido uma lição para os adeptos e que tipo de postura devem ter no futebol. Mais paciência, mais cabeça, ver primeiro o que vai dar, falar depois. Assim evitamos fazer o mea culpa mais tarde, por mais que eu entenda que quando se é campeão por quase duas décadas a tendência é para acreditar que vai correr mal.
Mas… e se corre bem?
21 Março, 2021 at 13:06
*saiu com alguns erros mas acho que se entende o sentido, as vezes o tlm pega partidas com estes corretores e acabei por reler antes de publicar, abraço
21 Março, 2021 at 13:19
Está bem assim e tens imensa razão quando avalias a parte desportiva, a bola que bate no poste e entra ou sai continua a fazer muita diferença para os adeptos.
Quanto ao resto o mau já conhecemos e o bom ficamos pela fezada.
Já coloquei centenas de comentários e seguramente encontras poucos para não dizer nenhum com criticas a jogadores e a treinadores (P0 era excepção), já a critica que fiz e faço à gestão e negócios azelhas e varandettes só pecaram por escassos. Já não falo nas critica ao Oclinhos que trata os donos do clube como acéfalos e se calhar com razão.
21 Março, 2021 at 13:23
Opah…não vale a pena….
Gasta o latim com um gajo que tenha 2 dedos de testa para perceber…
21 Março, 2021 at 13:24
Podes ter razão em tudo o que dizes, mas não podendo alterar o atual status quo prefiro ver o nosso clube no lugar que ocupa do que muitos de nós prognesticavamos no inicio da época!
SL
21 Março, 2021 at 13:21
Foda-se….este comentário é de tal forma idiota que nem me merece grande resposta…
Não vale a pena andar a discutir ideias com uma besta que não sabe somar 2 + 2 sem que alguém lhe sopre a resposta…
21 Março, 2021 at 13:22
Também não percebi como entrou um “puto” num jogo destes. Mas relembrando tasca vintage, tu não estás a ver os treinos, nem nunca treinaste um colosso, portanto é confiar. Ou então insinuar que há agendas, e pôs um puto de 16 anos para ter alibi caso não vencesse, ou mesmo para enterrar de propósito, porque para o ano os jogadores saem todos e ele vai para a cadeira do jota x2.
21 Março, 2021 at 13:27
O futuro dirá e se o puto passar a fazer parte do plantel agora, pronto. O Amorim prefere o puto e eu aceito, claro…
Mas eu tenho MUITAS duvidas que o puto faça sequer parte do plantel do próximo ano e que não seja do plantel dos sub23…
21 Março, 2021 at 13:43
Pode ser um Fokobo. Ou um Santamaria.
O ano passado foi jogando o Quaresma e o Inácio não, este ano o oposto.
Desde m**da, mesmo sem culpa do puto, a conversa era outra, CLARO! Mas custa-me acreditar que o Amendoim estivesse sob o efeito de substâncias e mandasse um puto lá para dentro só porque a cartomante dele disse que sonhou com um besugo na noite anterior e era um bom presságio.
21 Março, 2021 at 13:43
Desse m….
21 Março, 2021 at 13:50
Mas lá está…o Quaresma e o Inácio para mim estão +- ao mesmo nível. Percebo que jogue mais o Inácio porque dá mais saída de jogo mas estamos a falar de 2 talentos +- ao mesmo nivel.
O puto podia ser ultra-talentoso. O puto não joga. Está parado à 1 ano. Tem 16 anos feitos agora. Mesmo muito talentoso….foda-se….um sénior sem ritmo de jogo é dificil, imagina um chavalo de 16 anos…
Correu bem porque ganhámos. O puto não deu nada à equipa e era praticamente impossivel dar. Imagino o que lhe tremeu as pernas. E viu-se que claro que foi engolido pelo jogo. Um golo ás 3 pancadas e eu era o primeiro a dizer que isto foi completamente desnecessário.
Não creio que estivessem sob efeito de substâncias. Acho que no limite foi um excesso de confiança que calhou bem….
21 Março, 2021 at 14:01
As 5 substituições é uma medida definitiva ou será valida apenas neste fase de pandemia?
Parece algo que potencia apostas arriscadas e planteis mais longos …
21 Março, 2021 at 15:37
Este ano só. Provavelmente será reavaliada no Verão, mas com tudo normalizado não há razão para se fazerem 5subs (pior num campeonato onde muitas são feitas para quebrar ritmo ou queimar tempo).
21 Março, 2021 at 15:57
In Amorim we trust
21 Março, 2021 at 14:27
Amorim, pode ter gostado muito dos treinos que o miúdo Essugo, fez durante a semana com ele na equipe A
21 Março, 2021 at 12:25
Bom dia, o Paz se jogar na equipa A já não poderá a voltar a jogar na B.
E enquanto matematicamente seja possível, deverão lutar até ao fim pela subida…
21 Março, 2021 at 12:26
Isso.
21 Março, 2021 at 12:29
Não pode? Porquê?
21 Março, 2021 at 12:38
O regulamento diz que , nas últimas 3 jornadas do CNS, não podem jogar jogadores pelas equipas B que já tenham efectuado minutos na equipa A.
21 Março, 2021 at 12:40
Então o Plata não vai poder jogar…não fazia ideia…
Talvez seja por aí então….
21 Março, 2021 at 12:45
De qualquer das formas a prioridade devia ser a A ser campeã….mas pronto…assim ao menos há uma explicação minimamente lógica…
21 Março, 2021 at 13:25
Por acaso não concordo.
Acho normal que se lancem jogadores uns à frente dos outros.
Ate nem sei se o que Paz daria era o que o Amorim queria. E nao sei se esta associado o facto da B ainda tentar subir.
Nao sei.
Sei que foi à maluca?
Nao me acredito.
Quanto a Tabata no lugar de Jovane, sinceramente percebo.
Sobretudo defensivamente
Tabata da muito mais.
Jovane da mais em momentos de espaço e de profunidade.
21 Março, 2021 at 13:37
Claro que sim. Eu percebo que o TT tenha passado o Marques e o Mendes. É melhor. Não creio que seja este caso…e acho que o futuro o dirá. Mais depressa acho que foi por o que disseram. A equipa B não poder em caso nenhum prescindir do Paz. Não estou de acordo com o principio mas compreendo muito melhor do que me digam que o Essugo está mais preparado, porque isso para mim é incompreensível …
Se era para defender, metia ali o Quaresma….
Bastou ver a diferença como o Jovane travou muito mais o vitória do que o Tabata.
Nós não estávamos a precisar de mais defesas, estávamos a precisar de quem esticasse o jogo e não perde-se a bola 2 segundos depois da receber…
21 Março, 2021 at 14:02
Os defesas esquerdos de qualidade na formação são o Nazinho, que estava no banco, e o Gonçalo Costa. E o Gonçalo Costa perdeu quase 2 anos lesionado. Daí perceber-se a aposta o Nazinho, ainda que qualquer dos 2 seja interessante.
O Paz está a um mês de fazer 23 anos. O Essugo acabou de fazer 16. Têm 7 anos de diferença.
Eu defendo que quem tem de qualidade tem de começar a aparecer aos 17, 18, 19, no máximo. Dou mais 2 anos aos GR.
Aos 21/22 anos têm de ser titulares para serem vendidos aos 22/23 anos, que é quando podem dar retorno desportivo e bom retorno financeiro ao Clube. É isto que o Ajax faz há décadas!
Provavelmente vamos ser campeões este ano.
Ontem, num jogo que se adivinhava complicado, jogaram 8 jogadores da formação em 16 utilizados, sendo que 3 são juniores e 1 é juvenil. É este o caminho.
21 Março, 2021 at 14:20
“Aos 21/22 anos têm de ser titulares para serem vendidos aos 22/23 anos”
Porra, 2 ou 3 anos a titulares, não faço ideia se é isto que o Ajax faz, mas sei que faltam aí palavras chaves como consolidar, sucesso desportivo, defender interesse do clube e vender apenas por valores irrecusáveis. Espero que seja este o “projecto” pois não quero um entreposto e muito menos acredito que cenas como este ano atípico vão acontecer sempre.
21 Março, 2021 at 14:27
Claro….
Cada caso é um caso. Há putos que estarão prontos aos 18, há putos que estarão no ponto aos 22.
E se calhar os mais importantes são estes últimos que chegam à equipa principal aos 22/23 anos, que são titulares aos 24/25 e que temos a possibilidade de os manter muitos anos e serem o esteio da equipa…
21 Março, 2021 at 14:22
Estás a contradizer-te….
Estás a dizer que quem é melhor e está mais preparado deve jogar independentemente da idade (principio com o qual concordo a 100%) e depois dizes que o Paz já tem 23 anos e usas como argumento…
Não me digas a mim que o caminho é apostar na formação…não te quero lembrar ao tempo que digo isso…
O que eu acho é…o Paz estava mais preparado e é melhor neste momento que o Essugo. Como acho que o Gonçalo Costa ou o Mees de Wit são que o Nazinho. Quanto mais não seja porque têm ritmo. Todos nós vimos seniores bem batidos a voltar ao fim de 1 ano a jogar e a estarem “fora dela”, imagina putos de 16 anos…
Mas como digo…se no próximo ano ambos fizerem parte da equipa A e passarem os outros, é opção. Aceito. Mas custa-me muito perceber atualmente que eles estejam mais preparados que os outros….
Eu estou pronto a apostar contigo como quer o Essugo quer o Nazinho estarão nos sub 23 no próximo ano…
21 Março, 2021 at 19:41
Ou então, tal como aconteceu com o Joelson, pode ter o efeito contrário colocá-los já na equipa principal.
Depois de “provarem” a equipa principal, não entenderão porque são relegados para os sub-23 e/ou a B.
21 Março, 2021 at 11:57
Tanto Sporting!
Impossível não acordar com a alma cheia!
21 Março, 2021 at 12:07
Tudo dito. 🙂
21 Março, 2021 at 12:08
Palhinha é tipo tecnologia alemã. Robustez, qualidade de construção e fiabilidade 😉
21 Março, 2021 at 12:14
Só que a tecnologia alemã paga-se e bem.
21 Março, 2021 at 12:18
Pois, é verdade, mas esta saiu barata e vai dar lucro.
A pensar que este Mercedes esteve emprestado, edepois dispensado e à venda por tuta e meia…
21 Março, 2021 at 12:24
🙂
21 Março, 2021 at 13:07
Nao sei se já foram aqui referidas as excelentes palavras de João Matos; é de homens assim, com braçadeira ou não, que o Sporting precisa. Sao esses que mantêm e passam a mística, a vontade de ganhar e o respeito pelo Clube e adeptos.
Como disse por aqui alguém cada vez vêem-se menos Brunettes e Varandettes e vê-se mais Sportinguismo, mais gente a vibrar, mais unida.
SL
21 Março, 2021 at 13:18
É desse tipo de gente que o Sporting necessita.
Allez Sporting allez
21 Março, 2021 at 13:14
Coates mete os seus golos no fim, Inácio marcou cedo, dando muito tempo para o adversário empatar. Tem que corrigir estes erros.
Bem Paulinho no fim a enviar a bola para longe, não dando hipótese do VG fazer um contra-ataque. Nestes pormenores vêem-se os grandes jogadores
21 Março, 2021 at 13:20
Dasse…és demais oh agnóstico!
SL
21 Março, 2021 at 14:05
😀 o Lil Paul está a guardar as suas barras para o duelo com o trolhense
21 Março, 2021 at 19:45
In Little/Tiny/Small Paul we (some of us) trust.
21 Março, 2021 at 13:48
Sobre o jogo em si não há muito a dizer. Boa primeira parte, que devia ter acabado com o jogo resolvido – 4-1!
4 oportunidades de golo claras e outras 4 onde faltou qualquer coisinha para serem também oportunidades claras.
Do outro lado duas oportunidades que podiam ter dado 1 golo – se marcam a 1ª não haveria a 2ª oportunidade, portanto dessas duas só podia ter resultado um golo.
Eu não gosto quando abordamos o jogo como o fizemos na 2ª parte. Passar tempo a jogar para o lado e para trás, sem ter foco na baliza, é desesperante não só pelo feio que isso é, como por podermos sempre levar um golo e depois lá temos de correr atrás do prejuízo, como aconteceu com o Santa Clara.
Percebo que se controle mais o jogo mas não percebo este abdicar da baliza adversário.
O treinador adversário e a CS de hoje falam do jogo como se tivesse sido quase equilibrado – o treinador chega a dizer que foi uma questão de eficácia!
Ou não viram o mesmo jogo, ou são desonestos!
A 2ª parte, sim, foi equilibrada.
A 1ª?
Levaram um banho de bola e, sendo verdade que podiam ter marcado um golo, nós podíamos ter marcado 4 ou 5. Para não falar de um completo domínio na posse de bola – 70/30.
Ontem não fomos eficazes porque se fossemos e, por exemplo, tivéssemos 50% de eficácia, tinham perdido 3-0.
Grandes tomates do Amorim em colocar o Essugo quando o jogo ainda estava em aberto. 16 anitos acabados de fazer, contrato profissional assinado, provavelmente o mais jovem campeão no futebol do Sporting!
Espero que o Max tenha a sua oportunidade, tal como o Joelson e o Phellype. É mais que justo para todos eles.
A única cena que me custa aceitar no Amorim é colocar o Jovane sempre tão perto do fim do jogo. Será que não dá para jogar 20 ou 30 minutos?
Excelente o Amorim na CI no final!
21 Março, 2021 at 14:07
Ana, vim tarde mas ja cheguei.
3 pontos. Venham os próximos
21 Março, 2021 at 14:13
O Palhinha é monstruoso. Não há mesmo pai para ele. A segunda parte foi uma valente mer… o coração sempre a mil, uma ansiedade enorme. Mais uma vez após a entrada de Jovane é que voltamos a criar perigo e a conseguir transportar a bola para a frente… mas o Lil Paul mandou uma charutada para o sintético à porta do PJR.
3 pontos, 30 em jogo. A 7 vitórias do nosso lugar por direito.
21 Março, 2021 at 14:26
Uma muito boa 1 parte (será que a entrada de Bragança ajudou??), com apenas 30 segundos “tremidos”…uma 2 parte muito ao estilo deste Sporting de RA (pode se não gostar, mas enquanto resultar em vitórias, quem sou eu).
Palhinha é um monstro, TT muito bem (aquela jogada de calcanhar merecia mais), Bragança é craque…Inácio é centralão…enfim, começo a acreditar!!
Gostei das palavras de RA no fim, muito bem.
SL
21 Março, 2021 at 14:40
Se a bola usada num jogo fosse um quadrado, sabíamos que quando a sua base está para lá da linha, então todo o seu corpo tambem está. Como é uma esfera, é possível que a sua base esteja assente num ponto totalmente fora do campo, mas ainda assim a projeção da sua extremidade se encontre parcialmente em cima da linha. Como a lei do jogo diz que a projeção da esfera tem de transpor totalmente a linha, isto quer dizer que em 90 por cento das vezes que se diz “fora”, a bola está na realidade ainda dentro. Eu acho que isto só pode acontecer num país de gente que maioritariamente tem nota negativa nas disciplinas de matematica/geometria.
Posto isto, eapanta-me como é que o homem da carripana com ecrãs a olhar para uma imagem que não esclarece totalmente pode reverter a decisão do árbitro quando um fiscal de linha a metros do lance não assinalou fora.
Tenho para mim que o fiscal de linha passou a matemática e o golo foi mal anulado. Má fé da mais pura. Não conseguiram ontem mas tenho medo que consigam um dia destes. É melhor apressarem-se.
21 Março, 2021 at 15:27
Subscrevo!
É a minha opinião.
A bola até pode ter saído mas não há imagem nenhuma que prove que saiu, logo…
Mas não deixa de ser sintomático que hoje na CS todos validam a decisão do VAR. Sem uma imagem inequívoca que a bola realmente esteve TODA fora.
21 Março, 2021 at 17:25
Eu também subscrevo tudo… À exceção da parte em que disse “quadrado” em vez de “cubo” 🙂
21 Março, 2021 at 17:54
😀 😀 😀
21 Março, 2021 at 15:53
Se há imagem que define o esterco do nosso futebol, é o boi a dar palmadinhas no cu aos jogadores do facadas e a pedir-lhes muita desculpa por não ter conseguido anular-nos mais um.
21 Março, 2021 at 16:35
ISTO!!!
Eu ontem fiz exactamente menção a isso no BLOCO de NOTAS …
Enojou-me …
MAs lixaram-se, mais uma vez …
SL
21 Março, 2021 at 16:51
O Tiago,, tinha dito o esquisito que era jogar o nosso menino de 16 anos em vez do Paz da equipa B, isto responde a tudo.
https://www.lateralesquerdo.com/2021/03/21/dario-essugo-o-monstro-ja-se-estreou/
Mas mais tinham-no escondido até fazer 16 anos e poder assinar contrato profissional, para não nos passarem a perna