O Sporting anunciou esta quinta-feira em comunicado que vai desenvolver entre o Estádio José Alvalade, a zona do Alvaláxia e o Pavilhão João Rocha aquilo que ficará como a “Cidade Sporting, que envolverá desporto, arte e tecnologia”. “Um espaço pioneiro, pensado para dinamizar o ecossistema leonino, dando uma nova vida ao Estádio José Alvalade, ao Pavilhão João Rocha e às suas zonas envolventes, permitindo dar aos sportinguistas uma nova experiência, um novo espaço de convívio e a possibilidade da prática desportiva”, acrescenta o clube.
A ideia, que irá arrancar em maio, passa por criar aquilo que define como “uma artéria verde”, feita com uma pista de tartan em memória daquilo que existia no antigo estádio e que recebeu não só grandes meetings de atletismo mas também muitas provas de ciclismo, incluindo passagens da Volta a Portugal. Vão seguir-se depois outros espaços em junho, com a criação de um campo de basquetebol e de um parque de skate: “Os dois espaços serão alvo de pinturas de arte urbana, ganhando também uma dimensão cultural e uma atrativa estética adicional”.
“O Sporting quer com isso apostar no skate, à imagem do que fez com o surf, e reforçar a aposta no basquetebol, modalidade que recuperou em 2019/2020, ainda que, neste caso, numa componente mais lúdica, mas que pretende atrair mais praticantes. O campo de basquetebol embora não seja oficialmente de 3×3 – modalidade olímpica a partir deste ano –, está alinhado com o projecto 3×3 BasketArt, promovido pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB). Estes espaços ainda estão a ser desenvolvidos e serão idênticos a vários que já existem pelo Mundo fora, nomeadamente nos Estados Unidos da América, onde a arte urbana se faz sentir em maior escala, com estes desportos a serem também muito praticados.”, explica a propósito de modalidades ou variantes que já estão integradas na lista dos desportos olímpicos e que farão a sua estreia nos Jogos de Tóquio.
“Este projeto do Sporting vem, assim, de certa forma, também ao encontro do da própria cidade de Lisboa, que em 2021 é Capital Europeia do Desporto, e que com isso dará aos lisboetas e aos seus visitantes novos espaços para a prática desportiva. A Cidade Sporting foi e está, inclusive, a ser planeada com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa (CML), nomeadamente através do Gabinete de Arte Urbana (GAU), e com a Junta de Freguesia do Lumiar. O GAU é a entidade que está a projectar os espaços que a CML quer melhorar um pouco por toda a cidade, no âmbito da Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, tendo este projeto também um papel social de enorme relevo”, acrescenta o clube verde e branco em comunicado colocado no site oficial.
“O Sporting, tendo na sua génese um papel social muito importante e ativo, construindo desde 1906 uma história eclética, estará, portanto, e mais uma vez, em consonância com o desenvolvimento e as intenções da própria cidade com este projeto pioneiro da Cidade Sporting. Uma cidade que, pela arte e envolvimento que terá, será uma espécie de “Cidade‑Museu”, com o Sporting no seu epicentro, reunindo as vertentes desportiva, cultural e empresarial do clube”, conclui o texto apresentado esta quinta-feira pelos leões, no Jornal Sporting.
25 Março, 2021 at 12:06
Nome pomposo para reabilitação urbana… mais importante: quem paga?
25 Março, 2021 at 12:10
Espero que não seja o Sporting,porque se foram despedidos tantos funcionários do clube que lá estavam a anos porque não havia dinheiro…Também não deve haver para isto,certo?
25 Março, 2021 at 12:21
Nesse sentido, errado. Muitas organizações fazem despedimentos quando detectam ineficiências, querem ser mais ágeis ou mudam alguns paradigmas operacionais. A IA, por exemplo, vai provocar despedimentos em massa, já se está a assistir a isso no sector bancário, por exemplo.
Se é renovacao urbana, com mobiliário urbano, se nao faz parte do nosso negócio e se Lisboa deve tanto e tanto e tanto ao Sporting, para mim é óbvio que devia ser a Câmara a pagar.
25 Março, 2021 at 12:31
A requalificação urbana em Portugal normalmente significa dinheiro para construtoras (e não só), e um resultado muito bom para selfies e intas, mas fraco para o uso das pessoas.
A ver…
25 Março, 2021 at 12:50
Tudo muito giro mas mais util seria por as rolotes mais proximas do estadio em vez do outro lado da 2º circular. Isso sim, seria serviço público.
25 Março, 2021 at 13:42
Acredita. Que saudades.
Ultimamente, havia jogos que já nem passava lá…
25 Março, 2021 at 16:39
Diz a verdade phá!!! Mais de metade das roullotes correram contigo porque se recusavam a vender aquela coisa amaricada dos panachés que tu bebes…
25 Março, 2021 at 18:22
LOL !!!
25 Março, 2021 at 20:52
Não é verdade. Pagava o mesmo.
E já viste o que faturavam com os 3 pitachorros que comia antes de cada jogo?
Agora, o convívio qd eram junto ao estádio… epá… priceless.
25 Março, 2021 at 13:00
Muito gosta esta gente de obras e remodelações. É do que precisamos como de pão para a boca, agora. Uma cidade desportiva. Para isto não há pandemia que os pare! Ridículos! A dever tanto dinheiro a tanta gente, e vêm com esta conversa.
#hajanoção
25 Março, 2021 at 13:08
RIDICULO: faz-se uma pista de tartan, uma area para dar voltas de skate e uma campo de basket 3×3. E acha-se isto um grande projeto e dá um alarido do caralho.
Copia-se o nome do projeto de Bruno de Carvalho e já está.
Só que o projeto do gordo coreano contemplava um Restaurante Executivo de top de linha, um Sports Bar, se não me engano uma unidade hoteleira e mais duas ou três coisas que serviriam, para além de dinamizar a área, servir como uma importante fonte de renda para o clube. Enfim, ter património à séria.
Assim, faz-se um alarido do caralho por ter uma pista de skate e um campo de basket 3×3.
É o Sporting croquete. Espero que chamem o godinho lopes para fazer o orçamento.
25 Março, 2021 at 16:39
O que estava previsto em 2018 pela Direcção de BdC para implementar até 2020-2021:
CONCLUIR A CIDADE SPORTING – GERAR POLO DE REFERÊNCIA TURÍSTICA E ANIMAÇÃO
1. Restaurante de Luxo junto ao Auditório Artur Agostinho com panorâmica para o relvado (aluguer Corporate e eventos).
2. Restaurante no PJR
3. Quiosque Loja Verde na Praça Centenário
4. Sporting Fans Bar na Praça Centenário
5. Loja Vintage Sporting 1906 e CR7
6. Polo “Aperitivo Virtual” do Museu Sporting no PJR
7. Loja Verde Modalidades no PJR
8. Hostel na Praça Centenário
9. * Torneios Fans Futebol 7 nos campos anexos ao PJR
10. Recuperação de património do complexo Alvalade XXI alienado no consulado de Soares Franco (renda Centro Comercial Alvaláxia; concessão exploração Restaurante; renda Clínica Cuf e Clínica Holmes)
11. * Museu Sporting com presenças regulares de Atletas das Modalidades do Clube para eventos promocionais e visita guiada OBRIGATÓRIA a todos os novos atletas e às equipas de formação (até aos sub15 inclusive) de todas as Modalidades
*os 9 e 11 são apenas ideias minhas sobre como otimizar estruturas já existentes. Não constavam da proposta.
25 Março, 2021 at 13:29
hehe
7 comentários realizados, 7 comentários a malhar…. um clássico!
E como não, este ultimo comentario, com a alusão habitual a esse grande gestor que iria revolucionar o SPorting, e desde que saiu tem feito um trabalho assinalavel em diversas frentes.
Fantástico!!!!
25 Março, 2021 at 15:56
As eleições não são daqui a um ano?
Este projeto parece ser já de caça ao voto ó J…
25 Março, 2021 at 18:49
Epá ó jbidé continua a comer a merda que os bidés de merda que tu gostas tanto, te servem às colheradas
26 Março, 2021 at 8:22
Muito bom 🙂
25 Março, 2021 at 13:30
Tudo o que seja para melhorar a envolvência do Estádio José de Alvalade e Pavilhão João Rocha, eu gosto. Dá dó percorrer o perímetro do estádio.
Creio que o facto de atribuírem o nome Cidade Sporting não é no sentido de apropriação do mesmo, mas sim dar continuidade à mesma aquando da construção do PJR. Pelo menos é a minha interpretação.
O dr não ocupar a cadeira da forma mais correta, não lida com os sócios e adeptos da forma mais correta e não teve dois primeiros anos de mandato que se possa elogiar.
Neste terceiro ano tem cometido no entender de muitos , erros devido a despedimentos e cortes nas modalidades. Eu sinceramente entendo ambos.
As empresas, as com grande carga salarial e fiscal vivem e sobrevivem de objectivos e afins. Quando os mesmos não são conseguidos, há que fazer reajustamentos e alocar recursos onde os mesmos são necessários.
O mesmo para as modalidades. Sem receitas de bilheteira, decréscimo de patrocínios, decréscimo de quotização, com os vencimentos praticados. Os cortes não são necessários, são elementares como um ato de gestão.
Posto isto. Escrevo como alguém que sempre votou BdC e em nada aprecia o dr e alguns atos de gestão. Mas na presente época 20/21, nota-se que há mais rumo do que no período 2018/2020. Creio , no meu entender, que se deve a uma maior experiência apesar de aqui e ali darem uma no cravo e outra na ferradura. Como exemplos:
Campo Paulo Futre, darem aos parabéns ao Futre e não a Inácio, a suposta contratação de Miguel Ángelo, o permitir o acesso à tribuna por parte do orelhas entre outras pérolas.
Para concluir. 2022 está quase aí. Para se tirar se lá o varandas, só é possível aparentemente de uma forma. Em eleições, e para isso, é ter as quotas em dia e sair de casa para ir votar.
SL
25 Março, 2021 at 14:06
Muito bom comentário, na minha opinião!
25 Março, 2021 at 14:27
Obrigado
25 Março, 2021 at 14:17
Custa-me muito ver um despedimento coletivo e a perda de qualidade das modalidades (menos uma) num clube que dá 16M por um PL……
Eu gosto do modelo em que o futebol é o motor do clube, não gosto de concentrar recursos no futebol e +1 modalidade. Sempre disse isto.
Como disse antes, vou usar um exemplo até de um jogador que correu bem. Eu preferia manter o investimento nas modalidades e não contratar o Nuno Santos do que contratar o Nuno Santos e descer a qualidade nas modalidades. Ter uma equipa de fubteol que eu adore ver jogar, uma equipa de Andebol espetacular e capaz na europa, ter uma equipa de Volley ganhadora, uma equipa de Atletismo que nos orgulhe, etc….
Mas isto é uma questão de gosto….há quem goste de concentrar tudo no futebol e as modalidades apenas existirem, há quem nem queira modalidades….não creio que haja certo e errado, apenas formas de ver o Sporting…
25 Março, 2021 at 14:33
Concordo e creio que bem ou mal, esta administração está a separar o que é da SAD só Clube.
Eu também preferia o ecletismo e estarmos presentes para vencer. Não lhes posso, a estes ,ou outros que estejam à frente do Sporting Clube de Portugal, que invistam sem receitas.
Também não gosto de despedimentos coletivos, detesto, mas entendo o contexto e não misturo com a aquisição de Paulinho. São questões diferentes de contextos diferentes .
Infelizmente só quem lá está dentro é que sabe, e não sendo a comunicação o forte, vamos ficar sempre reféns do que vem da pasquinada, com os riscos que isso acarreta.
Por isso o apelo que faço. A única forma de podermos agir, é pagar as quotas e votar. Tudo o resto servirá para nada.
Os atletas e funcionários do clube, não têm culpa de quem está acima deles, escolhidos pelos sócios. Digo isto desta administração como de outra.
Não é deixar de pagar as quotas que ajudamos.
25 Março, 2021 at 14:38
Isto.
“Por isso o apelo que faço. A única forma de podermos agir, é pagar as quotas e votar. Tudo o resto servirá para nada.
Os atletas e funcionários do clube, não têm culpa de quem está acima deles, escolhidos pelos sócios. Digo isto desta administração como de outra.”
25 Março, 2021 at 15:40
Eu não acho que sejam questões diferentes. Para mim nós somos O Sporting Clube de Portugal. Não há SAD e Clube. Não há Sporting de primeira e de segunda. Há o Sporting. Por isso para mim o tema é o mesmo. A questão para mim é a de alocação de recursos e a vontade. A gestão é separada, as empresas são separadas mas a estratégia para mim deve ser global e integrada. Depois a aplicação dessa estratégia tem de ultrapassar a divisão SAD vs Clube.
O futebol gera um balúrdio face ao restante. Então, na minha opinião, deve servir de alavanca para as modalidades, dentro do razoável claro. E para mim a questão do razoável é o Sporting ser competitivo a sério nas modalidades que tem.
A mim custa-me imenso ver o futebol com recursos gigantescos e ao lado as modalidades a serem despidas e pessoas despedidas em pandemia por falta de dinheiro…
Mas claro que sim. Nunca deixar de pagar quotas….
25 Março, 2021 at 16:28
Eu percebo o que dizes. Concordo discordando.
Com a criação das sociedades anónimas desportivas, queiramos ou não, acaba por existir uma divisão e duas formas distintas de alocar os recursos. Isto na vertente corporativa .
Na vertente desportiva. Obviamente que concordo a 100% . Não pode haver SportingCP de primeira e de segunda.
25 Março, 2021 at 17:31
Caro Pedro Miguel, os despedimentos foram seletivos e não significaram reduções de custos com pessoal (estes, pelo contrário, aumentaram).
Reduzir os problemas dos 2 primeiros anos a «O dr não ocupar a cadeira da forma mais correta, não lida com os sócios e adeptos da forma mais correta e não teve dois primeiros anos de mandato que se possa elogiar.» é ignorar as contas da SAD e do Clube no VERMELHO e sem melhorias visíveis, pelo contrário.
Afirmar «O mesmo para as modalidades. Sem receitas de bilheteira, decréscimo de patrocínios, decréscimo de quotização, com os vencimentos praticados. Os cortes não são necessários, são elementares como um ato de gestão.» é lançar poeira para os olhos. O que se poupou com a redução de 30% de salários de atletas e técnicos e com a aplicação do lay out é bem superior ao que se deixou de receber de bilhética e patrocínios, que foi residual. Além disso, basta o exemplo da canoagem, onde os atletas tinham garantido o patrocínio de 60.000€ que a Direcção alegou em falta para encerrar a Modalidade.
Os bons resultados do Futebol, que todos devemos saudar e sempre desejar (como em qualquer outra modalidade, aliás), não apagam a situação catastrófica a que estão a conduzir Clube e SAD. Ao contrário do que afirma, se as Contas já eram más e, por isso, foram chumbadas no Clube, desde então para cá, quer no Clube quer na SAD, a situação só se tem agravado. E sem perspetivas de grande solução. Na SAD, os dinheiros da Champions não resolvem um quinto do problema e as vendas de ativos serão inevitáveis mas só mesmo vendendo os melhores muito bem se conseguiria resolver alguma coisa (só dividas a fornecedores já ultrapassam ps 70M€). Só que aí, é como o cobertor curto: tapa a cabeça mas destapa as pernas, porque, sem esses ativos, é mais difícil entrar dinheiro que se veja na Champions e será mais difícil voltar a aceder a esta diretamente.
SL
25 Março, 2021 at 13:32
Mas onde é que o trinca bolotas ia fazer isso tudo ? Ia deitar o estádio a baixo ?
25 Março, 2021 at 13:44
Uma pista de tartan como deve de ser ocupa muito m2 por isso acho que isso é uma não pergunta… Espaço não devia de faltar, principalmente quando nos lembramos que toda aquela área circundante pertencia ao Sporting, agora já nem sei.
25 Março, 2021 at 13:48
Creio que do que era nosso …já pouco deve restar…
Se é para valorizar…
25 Março, 2021 at 13:56
Dizes bem pertencia…
25 Março, 2021 at 16:44
Quem vendeu “essa” parte não foi um “amiguinho” do teu presidente? Por metade do preço de mercado?
25 Março, 2021 at 16:45
Se utilizar o espaço vazio do teu cérebro até sobra….
25 Março, 2021 at 13:45
Academia perto… fosso out… pista de atletismo.. cadeiras pintadas.
Venha um muçulmano e pague isto tudo.
25 Março, 2021 at 13:48
No papel tem tudo para ser bom, na Tuga tem tudo para ser uma merda mal amanhada. Vamos ver quanto nos custa, se custa algo, e como será aproveitado. Provavelmente será mais uma coisa para inglês ver.
25 Março, 2021 at 13:49
Sempre olhei para aquela zona a sonhar meter ali um mini-estádio onde a equipa principal pudesse ir treinar ocasionalmente e onde jogasse o Feminimo, a B e os sub23…
Possivelmente seria impossivel e não haveria espaço….mas sempre foi o que eu sonhei ver ali…
25 Março, 2021 at 14:37
Qd o BC deu o pontapé de saída (cidade Sporting) vi aqui uma ideia brutal de um dia termos uma espaço fantástico.
Aliás, pelo que fez no JR, imagino como seria o Estádio…
25 Março, 2021 at 16:08
Daria perfeitamente para fazer tudo isso no… próprio Estádio de Alvalade, salvo conflitos de agenda.
25 Março, 2021 at 16:11
Não faz sentido…
Não só não temos relvado para isso como os custos de abrir o estádio de Alvalade são gigantescos para este efeito….
25 Março, 2021 at 13:54
No papel parece me bem.
Gosto de dar espaço para o Skate em PT, tendo em conta que passou a ser uma modalidade olímpica.
Tudo o que seja para dinamizar a vida do Sporting e seu adeptos, é bem vindo.
25 Março, 2021 at 14:30
Skate, basket, arte urbana, tá tudo, são tendências e o Sporting como clube popular tem de captar os mais jovens.
Agora, a Cidade Sporting é um half pipe, um campo de basket 3×3 sem medidas oficiais e um pedaço de tartan tipo fragmento do muro de berlim?
25 Março, 2021 at 14:53
Esta “cidade Sporting” é a que foi inaugurada em 2017 ou é outra?
25 Março, 2021 at 20:53
É a que foi pensada pelo JR.
Mas sem o alarido à volta de skates e cestos de basket.
Nada contra, mas ali pede-se algo maior.
Aquela terra toda ao pé dos autocarros é de quem?
26 Março, 2021 at 12:50
Os terrenos foram vendidos pelos croquettes à MDC por cerca de 60 milhões de euros, um valor mto baixo para o verdadeiro valor dos terrenos. Hoje penso que pertencem à Norfin.
Croquettes, what else?
25 Março, 2021 at 15:05
Sinceramente, não me parece nada de jeito.
25 Março, 2021 at 15:11
Arte urbana lol
25 Março, 2021 at 20:54
Arte urbana era fazer ali um animatógrafo, com ginginha ao lado.
26 Março, 2021 at 12:28
Nem mais.
25 Março, 2021 at 15:21
O problema desta “Cidade Sporting” é o custo de oportunidade:
Para fazer isto, do que é que se tem de abdicar? Reforçar modalidades? Melhoramentos dentro do estádio?
Se for tudo pago pela CML, ok! Senão é capaz de não ser prioritário … ou será para ser apresentado como trunfo eleitoral?
25 Março, 2021 at 15:37
Estou-me marinbando para estás merdas . O clube que tem melhor cidade desportiva é o Belenenses, vejam onde anda, nós campeonatos de Portugal e não é competitivo em nada. Tem que haver uma política desportiva correta e aí sermos verdadeiramente competitivos, no velhinho pavilhão de Alvalade, tivemos grandes equipas e tínhamos o pavilhão cheio com 6000 pessoas. O que eu quero é ver o Estádio e o pavilhão cheio, com o ambiente a fervilhar, é isso que nós faz felizes e verdadeiramente grandes.
25 Março, 2021 at 15:49
Passamos de uma Cidade Sporting (projeto de BdC) com Restaurante TOP, Sports Bar, Hotel, etc…
para como alguem diz aqui ser constituida por “um half pipe, um campo de basket 3×3 sem medidas oficiais e um pedaço de tartan”. Tudo bem, vai ter mais um grafites a condizer 😉
E o pessoal que lambe o escroto aos croquetes batem palmas.
Bem duma coisa eu tenho certeza, a nova Cidade Sporting é para os Skaters e para o Street Basket, mas na mão dos godinhos lopes custará tanto como o projeto original do Bruno de Carvalho!
25 Março, 2021 at 16:16
Hotel ?? Só por curiosidade onde íamos construir o Hotel ?
25 Março, 2021 at 20:55
No fosso.
25 Março, 2021 at 16:24
E um centro comercial também….
Imagina…chamar-lhe…sei lá…Alvaláxia!
Tem tudo para correr bem….
25 Março, 2021 at 17:54
Parece que o Tiago ao entrar na escadinha do Jubas ficou contagiado.
Mas leram bem ao menos?
Jubas: «Hotel ?? Só por curiosidade onde íamos construir o Hotel ?»
8. Hostel na Praça Centenário.
Ficou respondido? Não era Hotel era Hostel e era para a Praça centenário.
Tiago:«E um centro comercial também…. Imagina…chamar-lhe…sei lá…Alvaláxia! Tem tudo para correr bem….»
10. Recuperação de património do complexo Alvalade XXI alienado no consulado de Soares Franco (renda Centro Comercial Alvaláxia; concessão exploração Restaurante; renda Clínica Cuf e Clínica Holmes).
Ficou respondido? Não é um Centro Comercial novo. É recuperação do património alienado no tempo de Soares Franco e cuja concessão parece que termina em 2021, havendo uma cláusula que privilegia a recuperação pela Sporting SGPS. E esse património inclui ainda a exploração do Restaurante no Estádio, e as rendas da Clínica Cuf e da Clínica Holmes.
SL
25 Março, 2021 at 15:54
Mas então, segundo versão oficial do clube, a herança é tão pesada que nem uma ida à Champions vai dar lucro e vão apostar numa cidade desportiva? Deve ser custeada 100% pela CMA
25 Março, 2021 at 16:16
O que me interessa é isto
https://youtu.be/7FufGJXtLaE
25 Março, 2021 at 17:23
🙂
25 Março, 2021 at 16:58
Parei na pista de tartan, a seguir ao Pavilhão que “deviamos” ás nossas modalidades, uma pista de tartan mesmo nossa é a melhor forma de homenagear a visão do SCP do Prof Moniz Pereira e todos os atletas que nos têm coberto de glória ao longo dos tempos…
A equipa feminina de Atletismo é bi-campeã Europeia de Atletismo, a Masculina também foi campeã Europeia pelo menos uma vez, nada mais justo que estes e estas atletas possam ter um sitio que seja deles e nosso, eu sei que treinam por esse País fora, mas além da pista de Tartan ser um emblema ao ecletismo do Sporting é um prémio mais do que justo para os nossos atletas, além do que em captação de talentos vai fazer diferença!!!
Quanto ás criticas do pessoal por não termos dinheiro e irmos gastar “nisto” queria lembrar-vos que embora compreenda e até “sofra” da mesma desconfiança, se BdC pensasse assim ainda hoje não havia Pavilhão…
SL
25 Março, 2021 at 18:09
Tenham Orgulho, não é uma pista de tartan mas um arruamento “verde” com pavimento em tartan em homenagem aos momentos de glória do atletismo (e falam também, do ciclismo quando a pista de ciclismo nem era em tartan).
Como alguém já disse será uma espécie de Pipe de tartan
SL
25 Março, 2021 at 18:27
Fosga-se a sério?
Nesse caso não passa de propaganda, fonix
Eu bem que estava desconfiado destes gajos fazerem algo de bom pelo Clube INTENCIONALMENTE, não considero a contratação do RA uma situação projectada estratégicamente, foi mais uma cena de “eh phá vamos la ver se “desta” vez (em oposição ás outras 5x em 2 anos) acertamos na lotaria e…acertaram!!!
Nesse caso tem tudo a ver com eles muita “estética” e imagem, pouco sumo, leia-se infraestruturas económicas, patrimoniais e desportivas…
O que interessa a esta gente é a casinha estar bonita por fora, se está toda podre por dentro ou lhe falta a casa de banho, para eles não interessa é a apologia do “parecer e não do ser…”
SL e obrigado pelo esclarecimento…
25 Março, 2021 at 19:13
hahahahahahahahahaha
Estes gajos estão a acabar pouco a pouco com o atletismo e querias uma pista de tartan toda bonita? de 400 metros nao?
hahahahhahahahahahahhaa
Ingénuo…. Acorda pah, isto é o varandas e o zenha
25 Março, 2021 at 18:09
Tenham Orgulho, não é uma pista de tartan mas um arruamento “verde” com pavimento em tartan em homenagem aos momentos de glória do atletismo (e falam também, do ciclismo quando a pista de ciclismo nem era em tartan).
Como alguém já disse será uma espécie de Pipe de tartan
SL
25 Março, 2021 at 17:21
Se fizessem um complexo desportivo com uma piscina de 50 metros é que era.
25 Março, 2021 at 20:57
Se encherem o fosso, é piscina olímpica.
Nas pausas de competições, coloca-se lá uns peixinhos para a secção de pesca.
25 Março, 2021 at 17:27
O que eu gostava, repito gostava, era que a Alvaláxia fosse do clube e que se conseguisse fazer uma Mega LojaVerde e um Museu há dimensão deste clube nesse espaço.
Não que o actual não seja bom mas que realmente tivesse a grandeza deste clube centenário, quem visita-se o museu teria sempre de sair na Mega Loja Verde como se faz no Oceanário por exemplo, afim de estimular sempre a aquisição de produtos Sporting.
Logicamente estes tempos de Covid (e financeiros) tornam insustentáveis estes desejos.
Que o Edificio Visconde retornasse ao clube e que os serviços fossem aí centralizados (como já foram) com as comodidades e acessos necessários a idosos e pessoas com incapacidades.
Quanto ao projecto apresentado é o que é, agradará a alguns e a outros não e haverá razões coerentes de ambos os lados será sempre uma questão de opinião.
25 Março, 2021 at 18:12
“Por fim e o mais importante, quero referir o futuro e aquilo que estava idealizado. Um clube sem passivo bancário, dono do seu destino, em ótimas condições para avançar com o projeto de readquirir património, nomeadamente, o complexo Alvalade XXI, tomar posse das garagens, investir no sonho “Cidade Sporting”, transformando a zona de Alvalade num “spot” comercial e turístico, muito atrativo para quem visita Lisboa, mas sobretudo para os milhões de Sportinguistas. Esta aposta na vertente comercial, com a criação de restaurantes, bares, hostel, quiosque e lojas de roupa casual com marca Sporting e CR7 seriam a garantia que não faltaria ao clube as receitas tão necessárias para manter a competitividade desportiva.”
escrito em janeiro de 2020, aqui:
https://www.rugidoverde.com/2020/01/19/futuro-morto-ou-apenas-adiado/
25 Março, 2021 at 18:59
Mas parece que o pessoal já fica satisfeito com um halfpipe, uma campo de sreetbasket e uma imitação de tartan….
Se o pessoal bate palminhas a isto para quê se darem ao trabalho?
O Sporting? Quanto mais pequeno melhor!
25 Março, 2021 at 18:44
bastava dizer:
dar continuidade ao projecto iniciado em 2017 e o mundo verde e branco estaria bem mas era pedir demais á malta dos outdoors, mesmo em primeiro lugar continuam com a política divisionária do clube, enfim.
25 Março, 2021 at 18:51
A continuar com o que estava pensado e bem pensado.
Assim sim, pena não o terem feito com a reestruturação que deitaram ao lixo e que só ia tornar o Sporting livre dos garrotes financeiros.
O problema era que secava tetas.
A preocupação é que com tanto peso da herança de onde vem o dinheiro para isto?
Estarão a cavalgar alguma certeza à custa de um campeonato?
25 Março, 2021 at 19:04
Que giro… Nunca tinha ouvido falar. O que se seguirá? Uma Sporting TV?
25 Março, 2021 at 19:10
hahahahahahahaha
Não… como os projetos são para andar de cavalo para burro, acho que vão fazer uma Sporting Rádio!
25 Março, 2021 at 19:47
Tudo isto são peaners!
https://twitter.com/ViscondeP/status/1375100222699925505
25 Março, 2021 at 20:49
Pobre Bruno de Carvalho. Enfiou dinheiro demais naquela merda. Agora é à tripa forra. Toca a gastar que há que mamar!!!!
Mário Túlio
25 Março, 2021 at 22:06
mau
ridículo
estúpido
inútil
palhaçada
aldrabice
é preciso salvar o SPORTING.
25 Março, 2021 at 23:29
Lembro-me de um bilhete de um jogo das CE no início dos anos 80 que o meu pai foi ver e que trazia no verso a “cidade desportiva” ou “olímpica” não estou certo, idealizada por JR.
Ficou tudo por fazer, perderam-se terrenos, património, projetos … e não vencemos títulos.
Ainda assim, com tantos problemas internos, com facções, somos tantos e tão fiéis.
26 Março, 2021 at 10:06
João Rocha não pretende transformar “o Sporting num centro de negócios”. Procura “encontrar mais receitas que lhe permitam ser cada vez melhor naquilo que foi fundado”. Das linhas gerais do projeto, “vasto mas inadiável”, consta a construção da Cidade Desportiva.
Alias, o projeto até é anterior a ele:
“Mas o grande objectivo desta Direcção era a construção da Cidade Desportiva do Sporting Clube de Portugal e o fecho da bancada do Estádio José Alvalade, e para isso foi criada a categoria de Sócios Construtores, para aqueles que pudessem contribuir com pelo menos 1000 escudos, sendo fixado como objectivo atingir uma receita de 13 mil contos, à qual se deveria somar o resultado de uma espécie de quota suplementar, proposta aos restantes sócios, que deveriam contribuir com 240$ cada, podendo pagar em prestações ao longo de um período máximo de 24 meses, numa altura em que se previa que as obras estivessem concluídas em 1973”
mas tal como sucedeu no seculo XXI, enquanto alguns projetam outros concretizam enquanto uns encontram dificuldades outros encontram soluções, pois:
“Para a história ficam também muitas obras feitas, com destaque para o fecho das bancadas do Estádio José Alvalade, a construção da Pista de Tartan e dos Pavilhões, o aproveitamento das naves, as novas torres de iluminação do estádio, as salas do Bingo e a sala de convívio Joaquim Agostinho.
De resto João Rocha deu particular importância aos sócios, triplicando o seu numero, pois quando chegou ao Sporting o Clube tinha cerca de 40 mil associados, e em 1985 ultrapassou os 130 mil.”
Até pode ser irónico mas a historia teima em repetir-se:
“Em 1979 despoletou uma crise institucional, queixando-se de falta de apoio para a resolução dos problemas financeiros do Clube e de alguns obstáculos colocados pelos órgãos governativos, que punham em causa a execução da obra que ele tinha planeado para o Sporting, e desafiou a oposição a apresentar listas para as eleições previstas para o mês de Julho de 1980, que mais uma vez ganhou sem concorrência.”
A historia a puta da historia, é só substituir Roquete pelo atual Croquette:
“Durante o período que ficou para a história do Sporting como o “Projecto Roquete”, fez algumas criticas ao rumo seguido pelo Clube”
26 Março, 2021 at 10:11
JR
O melhor presidente da história do SCP, que me recorde.
SL
26 Março, 2021 at 3:09
O Projeto Olímpico, as Modalidades extintas e os funcionários despedidos devem achar uma piada a está Areia para os olhos….
Meu querido BdC…
L SL
26 Março, 2021 at 9:58
A Cidade Sporting que já existia desde a inauguração do Pavilhão…
27 Março, 2021 at 11:48
A ideia em sim não é má, aliás até considero bem interessante, mas qualquer coisa que venha da malta do trabalho invisível é sempre para desconfiar. E não é porque o futebol mostra resultados que vou comer este fardo de palha, deixo para os jotinhas.
Para já não passa de umas frases bonitas, chavões, só senti falta dos típicos anglicismos para ajudar a vender a ideia. Não há dinheiro para umas coisas, pandemia coiso e tal, o Bruno Fernandes se fosse hoje até saia por 30M€ para verem como isto está mau! Mas esperem lá que para este investimento no ecossistema leonino já se arranja qualquer coisa, curioso, deve ser porque é para um amigo, perdão, para um parceiro estratégico (com direito a derrapagem orçamental?).
A ironia da coisa é mesmo o evocar das memórias relativas ao atletismo e ciclismo, quando no presente não existe grande interesse na sua dinamização. Na minha opinião a melhor forma de homenagear os momentos e feitos do passado será permitir que hoje se construa sobre essa história dando-lhe continuidade, neste caso apenas temos uma fachada bonita.
P.S. só pisa o tartan da artéria verde quem se descalçar?
27 Março, 2021 at 14:17
Este sã porting fica provado mais uma vez que é um de clube de gentes hipocritas, ultrajantes e falsos moralistas.
Um clube ultrapassado e sem projecto, dejecto de uma sociedade ou um contexto social (lisboa/poortugal) traficantes de interesses.
Fica aqui demonstrado que o país é amarelo/cinzento e muito atrasado nos mais básicos e éticos factores sociais.
Muito ladrão proxeneta à volta do clube, clube frouxo e de frouxos por natureza.