Esperemos que esta fornada tenha muito mais sucesso, e que estes números aumentrm quer em quantidade quer em qualidade.
Tenho visto comentários de que se o Sporting for campeão é a vitória da formação-mas não é; é a vitória do equilíbrio entre juventude com qualidade e experiência com responsabilidade e vontade de ensinar. A espinha dorsal desta equipa é bastante experiente, quer em idade quer em numero de jogos.
Meter a jogar um jogo na equipa principal é uma coisa, agora meter como titular habitual é outra. Para mim aposta na formação é a segunda hipótese. JJ dos jogadores mencionados não apostou em nenhum na minha opinião.
O Quaresma não foi lançado pelo Boloni!?
O quadro demonstra outra coisa, por muito que se goste da formação, que digam que o clube é um clube formador, os anos onde mais jovens se lançam são os anos onde não há dinheiro e não há qualidade no plantel. A prioridade nunca é formar, mas apenas formamos porque não há mais por onde se pegar.
No meio de tudo, mérito para o Rúben que está a fazer uma época muito a cima do esperado, e para o PB, que mesmo aproveitando épocas más do Carnide, conseguiu com muita malta formada, alguma sem qualidade, e gajos que não batiam bem da cabeça, fazer umas épocas boas.
– Estrear na formação não significa aposta na formação. Apostar num jogador da formação, significa, pelo menos que ele seja regularmente convocado e jogue pelo menos 300-350 minutos a cada 8/9 jogos. Isso si, seria um quadro interessante de ver. considerar jovane no mm quadro de JJ é só ridiculo!
– Quantidade nem sempre é sinónimo de qualidade. Veja-se por exemplo Paulo Bento. Dos 11 jogadores, só 4 se fizeram “homenzinhos” e 1 (carriço) acabou por nem ser no Sporting;
– O quadro acima tem 55 jogadores. Quase 20 anos e 55 jogadores. Dá uma média de 3 jogadores da formação lançados por ano! Não é mau….se todos se revelassem bons/mt bons jogadores…. O que claramente não foi o caso;
– Acho que um jogador da formação, se lhe é revelado potencial, deve sempre ser aposta pelo menos numa época e em alguns jogos… Existiram aqui jogadores cuja aposta foi excessiva para o seu talento (djaló) e outros em que n existiu paciência (varela) para o colocar a jogar com regularidade
– Dos 55 jogadores lançados, podem-se indicar entre 18 e 20 os jogadores que fizeram/fazem boas carreiras… que são jogadores de nível internacional… o que neste caso me parece bastante bom, ou seja, 1 a cada 3 jogadores que o Sporting lança chega a um nível bastante elevado! Pena é continuarmos a não aproveitar isto, em proveito próprio!
– No seguimento das mesmas conclusões, e se não me falha a memória, dos 55 jogadores lançados, 20 chegaram a internacionais por Portugal e 1 por Inglaterra e pelo menos + 2 devem lá chegar (GI e TT)… aqui já me parece um n.º um pouco aquém das expectativas…seria de esperar pelo menos metade….falta-nos se calhar a influência do mendes (lol)….apesar disto, são números em linha com as restantes estatísticas referidas anteriormente
– No quadro acima é bem visivel o famoso “gap” que tivemos na qualidade da nossa formação. Lembro-me bem de ler entrevistas do Virgilio e saber por outros sportinguistas bem informados que a formação foi colocada um pouco ao abandono no final do Soares Franco e nos mandatos do Bettencourt e do Godinho…qq coisa como 4 a 5 anos atrasados. Para a recuperar são outros tantos e esse trabalho ficou feito e tb está visivel no quadro anterior. Repare-se que entre Gelson Martins/Podence e Rafael Leão são os tais 4 anos….de deserto
«– Estrear na formação não significa aposta na formação. Apostar num jogador da formação, significa, pelo menos que ele seja regularmente convocado e jogue pelo menos 300-350 minutos a cada 8/9 jogos. Isso si, seria um quadro interessante de ver. considerar jovane no mm quadro de JJ é só ridiculo!»
Exato! É como considerar que Couceiro foi quem lançou o William Carvalho!?
Ou Peseiro quem lançou o Nani!?
LOL
Já agora, de lembrar que este quadro, ao só iniciar em Junho de 2002 deixa de fora o primeiro ano de Boloni, no qual lançou Hugo Viana e Quaresma. Imaginem o que poderia ter sido o Sporting sem a pancada dos vícios Jardel, em 2002/2003, mantendo Hugo Viana e tendo César Prates, Quiroga, Beto, Contreras, Rui Jorge, Tello, João Pinto, Pedro Barbosa, Danny, Toñito, Paulo Bento, Custódio, Rui Bento, Niculai, Sá Pinto, Lourenço, Quaresma e Cristiano Ronaldo. Não fomos campeões por causa dos desvarios do Jardel. E teríamos tudo para passar a dominar o futebol português (3 títulos em 4 anos e 4 anos de seca de Benfica e Porto; Porto que não teria a sua 2ª Liga dos Campeões).
SL
O Pedro Mendes (Pedro Manuel Lobo Peixoto Mineiro Mendes), que tem 21 anos e está emprestado ao nacional da Madeira, não foi o Jesualdo Ferreira que o lançou.
Lembro-me de outro Pedro Mendes no Sporting, nas épocas de 2009/2010 e 2010/2011, mas esse já tinha andado em outros clubes.
Logicamente e o que salta a vista é que o treinador que está no topo da pirâmide é muito importante, sem ele não há projecto consistente com a formação. Logicamente se o investimento aumentar no recrutamento e em tudo que faz parte da área formativa e estrutural vamos ter melhor matéria prima e mais capacitada. Os nossos rivais há anos que estão a investir montes de dinheiro nisso. Eu que conheço Aurélio Pereira pessoalmente e falei com ele sobre este tema, tivemos montes de meninos que estavam sinalizados e eram bons que por o nosso rival chegar ao pé dos pais e lhes darem uma verba, nós ultrapassaram, isto apesar de todos respeitarem muito Mestre Aurélio, mas outros valores se levantaram. Destes meninos muitos são bem conhecidos e são internacionais.
Discordo. O treinador é importante mas não o mais importante. Se não houver um trabalho que vai 10 anos atrás também não há matéria prima.
A conjuntura também é importante: se tens dinheiro ou permissão para gastar, e se não tiveres directivas para apostar na formação, acabas por ir buscar jogadores fora do Sporting.
E o próprio equilíbrio dos objetivos competitivos vs o nível dos jogadores jovens para entrar no plantel principal também influencia. Se não houver matéria prima de qualidade, tem que se ir buscar fora do clube.
Ao contrário do que o Aurélio diz não creio que possamos ver hoje, em 2021, os resultados do investimento na formação. A nível de recrutamento, não se pode ver muito em 2/3 anos. Mas pode-se ver o que a direcção anterior fez nesse capítulo.
Amorim nao tem medo de apostar em jovens quando há qualidade. Jj nem por isso mas com a excepção de Gelson Martins, Matheus Pereira e Palhinha, não vejo onde tivesse matéria prima da academia para trabalhar no seu tempo. E isso é resultado do desinvestimento do tempo de Godinho Lopes. Temos os putos que temos porque em algum momento fomos buscá-los. Nao foi o Varandas que o fez. O que está a acontecer na equipa principal é em grande parte conjuntural: covid.
Nao tenho dúvidas que num futebol tuga em modo normal, com público etc as ‘dinâmicas’ habituais poriam esta equipa, interessante, com malta jovem, bem arrumadinha mas em 3o lugar.
Sim pode, porque o crescimento dos miúdos não é só com o recrutamento é com as condições de trabalho, com as diretrizes que se tomam e são seguidas e com os técnicos que os treinam , com a chegada deste Senhor Paulo Gomes que veio do Epul para a Academia mudou tudo
O mais importante é ter na equipa A quem saiba formar jogadores. Quem os saiba chamar, quem lhes dê tempo, quem os ajude a crescer, etc.
Depois disso, o mais importante é o recrutamento. Depois de lá estarem, qualquer clube grande em Portugal faz bem o trabalho…mas recrutar a qualidade é o mais importante. Um bom jogador “de base” é bom em qualquer grande…
Foi o que os lampiões fizeram bem durante uma fase….eles podem vender cubos mágicos e o crl mas o que lhes deu a liderança foi uma aposta brutal no recrutamento…dinheiro em barda….quando o Sporting praticamente deixou de pagar à sua rede (no tempo do Godinho).
Godinho Lopes, sim. Foi nessa altura que o Sporting deixou de pagar e deixou de ter estrutura.
O verdadeiro “GAP” foi aí…dos anos do Godinho e dos 2 ou 3 que custou a recuperar a academia. E isso via-se na formação abaixo dos que estavam já na B quando o BdC chegou….
Não concordo com isso do “depois de lá estarem”.
Formar um jogador é difícil, basta ver a quantidade de talento que se perde.
Para todos os efeitos é preciso lidar com putos, com tudo o que acarreta, mais as pressões externas, expectativas, evolução, dar carinho e confiança, baixar a garimpa quando preciso, gerir carreira quando chegam a seniores. E o Sporting nem sempre o faz/fez bem. Sem contar com a dicotomia fazer jogadores vs ganhar títulos formação.
Mas não é o que distingue as academias, para mim. Formar o jogador todos fazem. O que as distingue para mim é o recrutamento e a capacidade de quem está na equipa A de os absorver….
Por isso é que não concordo quando dizes que “ir buscá-los” é o menos difícil. Para mim é mais difícil ir buscá-los do que trabalhá-los….
Podence, esgaio, semedo etc.. Lamento mas para mim nao sao jogadores para o Scp. Nem contam. Semedo teve a sua oportunidade, for um desastre. Domingos duarte e demiral sentavam quem… Coates ? Mathieu ?
Também gostava que Geraldes fosse esse tal craque… Tem talento mas não é. Iuri nem no braga é titular…
Se vocês se reveem num braga ou wolves, eu não. Sporting é imensamente maior e tem de ser mais ambicioso.
Queres mesmo que eu meta aqui a lista de centrais, médios e avançados que jogaram com o JJ que não são jogadores para o Sporting?
O Semedo foi um desastre…por isso é que ias sendo campeão com ele a titular…foi o desastre. Meio Semedo vale mais que o um André Pinto inteiro e ainda mais meio.
Aliás o JJ desgosta tanto dele e tamanho desastre que foi que o queria agora outra vez….
Pois…certo…se ninguém servia, então tens razão….
Além disso a questão não é o que eles são hoje mas o que poderiam ser se tivessem tido quem os forma-se. Houve um “Ruben Amorim” naquela altura e seria bem diferente. Com o talento puro que tinham.
Basta ver o que aconteceu ao Palhinha…nunca serviu….até chegar um Ruben Amorim ao Braga….
PS: Estou a abordar o assunto única e exclusivamente do ponto de vista do treinador e não da direção…por aí também haveria muito para falar mas como o post é sobre treinadores….
Mas isso faz parte também da mentalidade formadora do treinador…que inclui não estarem sempre a jogar os mesmos até se andarem a arrastar e não fazer substituições mesmo quando o jogo está favorável, andar a meter jogadores fora de posição à força, etc….
Uma coisa bem feita e estruturada tinha de ponderar o tempo de utilização do jogador e % de utilização e o tempo no clube. Aliás, o Boloni lançou muito mais do que o CR…lançou o Viana, lançou o Quaresma e tenho duvidas se não foi ele que lançou o Custódio e o Djaló, se não foi com ele que eles jogaram primeiro.
Como é só para despachar, meteram o estagiário a fazer uma pesquisa rápida no zero zero e siga. Isto não é nada….
Olhando para este quadro com olhos de ver eu diria:
Paulo Bento foi o nosso treinador que mais apostou na formação. O talento não abundava mas ele nunca se encolheu em procurar na formação jogadores.
Depois de Paulo Bento, diria que Boloni e Amorim são os 2 treinadores mais formadores que tivemos. Ambos parecem ter uma visão completa do que é apostar na formação, pegar no jogador, trabalhá-lo, dar tempo e condições ideais para que cresça e não mandar nomes lá para dentro ao calhas para fazer numero.
Os restantes treinadores…foram coisas pontuais ou mal amanhadas. Nenhum deles foi um formador ou tinha qualquer visão para a formação de jogadores…
Se fosse feito um estudo como deve ser, ponderando a utilização que tiveram, a % de utilização, a qualidade dos jogadores….acho que isto ficaria evidente…
Eu sou um grande apologista da formação, mas neste momento temos 3 pontos a nosso desfavor relativamente aos rabolhos:
1 – Como é que se consegue cativar um jovem para a nossa formação, quando a nossa academia fica no meio do mato e longe da civilização, sem acesso a transportes publicos.
2 – Não temos o mesmo poderia financeiro que os nossos rivais para cativar os pais do jovem.
3 – Não temos uma rede de olheiros decente que se antecipe aos nossos rivais.
Como se consegue ultrapassar isto? Não basta dizer aos miudos que nós ao contrário de outros clubes, damos oportunidades de chegarem ao plantel principal, só isso não chega para cativar os melhores, nem esperar que todos os pais sejam Sportinguistas ferranhos e recusem colocar os filhos nos nossos rivais! SL
Custa-me a crer que o SCP não tenha uma rede de transportes própria para os jovens que treinam em Alcochete. Se não tem devia ter. É claramente uma mais-valia. Talvez melhor do que colchões novos…
Ou nao sabes onde fica a Academia ou desconheces como funciona uma Academia… ou pensas que putos de 14 anos pegam nos seus carros e vao para a night?
Formação é internato, é escola trabalho/trabalho escola. E a academia fica a 10 minutos da Vasco da Gama. E nao deves saber onde fica o Olival/como lá se chega ou mesmo o Seixal.
Sei perfeitamente onde fica a academia, também sei que está a 10 minutos da Vasco da Gama isto se fores em excesso de velocidade, e tenho a certeza que transportes publicos para aquela zona não existem! Desconhecia de todo que a academia era tipo colégio interno para todos os miudos de todas os escalões da formação, sempre pensei que apenas os miudos vindos de longe e os estrangeiros viviam a 100% na academia, mas se tu dizes o contrário…. O Olival desconheço por completo, quanto ao Seixal, posso dizer-te que da estação do Fogueteiro para lá tens autocarros publicos de 30 em 30 minutos, sendo que os rabolhos devem ter transporte próprio a fazer esse curto trajecto. SL
A Academia onde está é um problema logístico, onde beneficiam apenas os jovens atletas que lá dormem.
Apoio de adeptos nos jogos (complicado), muitas dificuldades para os pais e atletlas em tempos de estudo com deslocações demoradas e horários complicados.
Dúvido que sejam só os putos de Lisboa a sair, eu incluiria toda a margem sul (Almada, Seixal, Barreiro, Montijo, Setúbal,…), sempre foi essa a ideia que tive, os putos que residem num raio de 40 a 50 km da academia não ficam lá, ou pelo menos grande parte deles vai dormir a casa e estuda na zona de residencia! Agora como é feita essa deslocação casa/academia? Nem todos os pais têm tempo e dinheiro para andar para trás e para a frente, sendo que no Seixal os miudos têm a vantagem de poder deslocar-se de transportes publicos para os treinos. SL
Nesta tabela levar-nos-ia á primeira pergunta. O que é apostar na formação?
Para mim apostar na formação é estar atento e e constante sintonia com as equipas B, sub23 e sub19. É olhar para os jogadores da formação como apostas no plantel para jogar regularmente a titulares, a serem verdadeiras soluções. Apostar na formação, para mim, é olhar para o plantel que temos ver as lacunas que têm e olhar e perceber que com o dinheiro que temos não arranjamos melhor que Inácio, Nuno Mendes e Bragança.
Não só não arranjamos melhor como estes tem muito potencial. Olhar para o nosso modelo de jogo e perceber que por vezes jogadores que na formação não eram consideradas grandes promessas serão muito interessantes, tipo TT.
Este ano e com Amorim, sim.
Vejo alguém que aposta na formação sem medo. Que não os queima.
Que não mete a cunha, o nome ou a nacionalidade acima da qualidade.
Também na equipa principal existem casos de jogadores que não rendem o esperado e que se percebe que serão curtos para as exigências. Casos de Miguel Luis, Andre Santos, Wilson ou André Martins.
Paulo Bento apostou em jovens. Verdade. Muitos deles sem qualidade obvia para lá estar.
LJ apanhou o que pôde. Marco Silva deu seguimento com alguns casos.
O resto foi por falta de coragem, qualidade técnica ou por desespero.
Acabo com o que é para mim apostar na formação. É não contratar Schelloto e jogar Esgaio. É não ir buscar Eduardo quando há Bragança. é deixar o Alan Ruiz na vida dele quando há Iuri.
Este tema dava pano para mangas.
E o grafico está mal.
Falta Quaresma e Viana para Boloni.
Jovane não foi aposta de Jesus.
Faltou coragem e capacidade de trabalhar os putos…
LJ desperdiçou Dier, João Mário, Esgaio, Semedo, Iuri, Geraldes…
O MS aproveitou o JM, perdeu o Dier, acrescentou o desperdício do Gelson, Podence, Chaby, M. Pereira, Wallyson….
Quer um, quer outro tinham muito poucos recursos financeiros….tinham tudo para apostar nestes putos que tinham talento como crl à espera de ser trabalhado…e quer um quer outro preferiram não usar….
Como desperdiçou o Dier? Estás a brincar? Jogava o Mauricio….onde é que está o Mauricio (se queres ir por aí)…ou o Piris…ou o Magrão…ou o Slavchev….ou o Rossel…Tanaka…..queres que continue? Posso continuar….
Rodou, rodou…havia um Magrão a jogar….como é que havia espaço para um João Mário?! Ou para um Iuri…não dava….quanto mais não seja porque tinham sempre de jogar os mesmos por isso……..
O Pirisca e o Waldinho ou Weldinho eram laterais, e pouco jogaram. O Vitor Silva foi daquelas contratações que…
Heldon vem em Janeiro, nenhum dos extremos eram absolutos (Wilson, Capel, Carrillo e Mané).
Onde o JM tinha dado jeito era no lugar do Andre Martins.
Acho que numa coisa Amorim é consensual. Neste momento não temos UM emprestado que dissessemos taxativamente que deveria estar na equipa principal. E não temos UM jovem que seja unanimemente que digamos que devia ser aposta ou estar na equipa principal.
Os jogadores têm de estar prontos a entrar no nível competitivo da equipa principal e antigamente não lhes era dado esse skill porque a formação era vista de uma forma diferente: juniores, equipa b, empréstimos… Era suposto só com 22 ou 23 anos estarem preparados.
Só casos raros, em que as próprias características dos jogadores tinham essa competitividade, faziam um percurso mais rápido, queimando etapas.
Por exemplo, o João Mário não estava minimamente preparado no tempo do Jardim. Teve muitos problemas com o Abel na equipa B exactamente por não estar preparado para um nível de competitividade superior – que na altura foi passar para a equipa B! Teve de ir rodar para Setúbal para abrir a pestana e ver que não chegava ter bons pezinhos!
O mesmo com o Semedo!
Iuri (equipa B), Geraldes (sub19) e Dier (sub19), não tinham condições para serem aproveitados pelo Jardim!
O Iuri vai para o Arouca na 2ª metade da época do Marco Silva (14/15) e é aqui que mostra alguma competitividade. Portanto, mostra que podia ser aproveitado na época seguinte mas como chegou o JJ, fodeu-se!
O Geraldes no ano do Marco vai para a equipa B. Jogou essa época na equipa B e na época seguinte vai para o Moreirense. Dizer que o Jardim e o Marco não o aproveitaram é um exagero porque os jogadores eram trabalhados num contexto diferente do actual. Provavelmente neste contexto teria sido aproveitado mas não era o que existia na altura. E isto serve para todos os outros.
O que podes contestar é porque raio não se fazia no Sporting, nessas épocas, o que se faz agora desde que o Varandas chegou? E isto é uma pergunta pertinente pois o Benfic@ já fazia isso.
São opções.
Por isso eu digo que se trabalha melhor hoje e há realmente, da parte desta Direcção, essa preocupação em trabalhar melhor e em preparar os jogadores mais cedo para o nível competitivo mais elevado.
Ontem o Aurélio Pereira dizia que hoje os miúdos são metidos na equipa principal e não tremem como tremiam no passado. Isto é um claro sinal que estão melhor preparados – e a qualidade também ajuda.
O João Mário estava tão pronto que na equipa B andou encostado porque aquilo era muito abaixo do nível dele (já lá tinha estado 2 anos antes e era evidente que aquilo era limpar o cu a meninos para ele) e no primeiro mês no Setúbal foi o melhor jovem da liga e no segundo o melhor jogador da liga….bastou acompanhá-lo no Setúbal logo nos primeiros 2 ou 3 jogos para saltar à vista que era mais do que evidente que era MUITO mais jogador do que Vitor Silva ou Magrão. E essa conversa do “para abrir a pestana” é conversa da tanga….ele não precisou nada de abrir a pestana, tanto que pega de estaca e mostra logo que é muito melhor do que tudo o que o rodeava, mesmo no Setúbal.
O Gelson não teve problemas em saltar. O Matheus também não. O Semedo não teria se tivesse havido colhões, mas obrigaram o rapaz a ir meio ano a Setúbal (novamente…) para depois voltar e ser titular absoluto. Para não ir aos Nanis, ao Veloso, ao Montinho, etc…
Para não ir ainda mais atrás. O Dier pegou bem na A, o Bruma pegou bem na A, etc……
Os treinadores tinham medo de os meter. Como tinha o Keizer, como tinha o Silas…..essa conversa é bullshit. O que mudou é que o Amorim não tem medo de os meter e de os trabalhar e tudo mais onde os outros tinham…já no Braga aconteceu o mesmo. Agora aproveita-se isso para falar de um trabalho especial e tal……tiras o Amorim e mete lá o JJ, MS ou LJ e vais ver se não são os mais velhos a jogar e sempre os mesmos que lhes dão segurança….
Aliás, é basta esotérico achar que os putos estão muito mais preparados hoje em dia com 18 anos do que o JM estava com 20 anos e 2 anos a jogar da 2ª divisão…
O Mané esteve preparado para dar esse salto…e digamos que a qualidade de um e de outro…..
Foi com a chegada do Varandas que se passou a um processo diferente na formação dos jogadores. Entre outras coisas, passaram a fazer o que o Benfi@ já fazia há anos, que era subir os jogadores de escalão para os fazer competir a um nível mais difícil – e falo de planteis inteiros e não um ou outro jogador.
Nos sub23 este ano tens gajos com 17, 18 e 19 anos – sub17 e sub19!
O ao passado os sub17 jogavam nos sub19 e alguns até nos sub23.
Foi com o Varandas que isto passou a ser assim.
Essa merda de dizer mal do Varandas só porque sim já mete nojo… Têm tanto para criticar… é preciso inventar?
Tiveste os sun15 a jogar nos sub17, que por isso nem se apuraram para a fase final!
Apostar na formação não é só lançar jovens na equipa principal como se de um concurso se tratasse. Apostar na formação é principalmente antecipar o lançamento desses jovens e fidelizá-los ao Clube segurando-os com contratos profissionais antes que os chamados tubarões e mesmo os nossos rivais internos os venham “caçar” à Academia oferecendo-lhes mundos e fundos. E, neste aspeto, quer queiram quer não queiram temos que dar todo o mérito a esta Direcção, pois das primeiras medidas que tomaram sobre a formação foi segurar todos os potenciais talentos sub 17, primeiro com contratos profissionais de 3 anos (o possível para quem ainda não tem 18 anos) e posteriormente, aos que mostraram real valor, fazer então contratos de longa duração como foram os casos, por exemplo, de Quaresma, Nuno Mendes, TT, Gonçalo Inácio, Joelson, Bruno Tavares
Diego Callai, Tiago Octávio, Luis Gomes
Isnaba Mané, Youssef Chermiti, Guilherme Santos e Dário Essugo
Mendes, TT, Gonçalo Inácio, Joelson, Bruno Tavares, etc.
Atualmente estão a fazer mesmo com a nova fornada dos miúdos de 16 anos, quanto a mim uma das melhores gerações dos últimos anos, já se tendo feito contratos profissionais com os principais miúdos a quem se prevê um grande futuro – Diego Callai, Tiago Octávio, Luis Gomes, Isnaba Mané, Youssef Chermiti, Guilherme Santos e Dário Essugo, entre outros.
Também os melhores sub 15 tem todos contratos de formação, por exemplo o Saná Fernandes (irmão do Joelson e nada inferior).
Lançar um jogador num jogo é uma coisa, outra é apostar nele de forma consecutiva e nessa lista há muito poucos com eles no sítio para apostar em na formação.
O jornalismo do Rascord é a habitual merda…
O seu a seu dono:
Paulo Bento (8): Veloso, Djalo, Patrício, Pereirinha, Adrien, Carriço, Saleiro e Caneira
Caneira é formado no Sporting.
Andou por muitas paragens antes de regressar ao Sporting mas para mim não deixa de ser uma aposta num jogador da casa, seja logo que saia da formação ou anos depois.
Nunca se chegará a um consenso (nem será isso que se pretende), e até já estou um pouco cansado de andar a quantificar qual direção lançou mais jovens.
Parece me evidente é que na generalidade não temos tido a capacidade de retirar O máximo proveito desportivo e financeiro das nossas pérolas.
Não dou grande valor ao lançar um jogador pela primeira vez na equipa principal.
Para mim o que tem valor é utilizar regularmente um jogador.
Basta pegar, por exemplo, no JJ para perceber que isto é mesmo assim.
Dos 6 jogadores que chegaram à equipa principal pela sua mão, 5 não foram aposta regular e o outro não teve tempo de o ser – porque entretanto rescindiu e o JJ também foi embora. Acredito que seria aposta, se ambos têm ficado.
No entanto apostou em Semedo, lançado pela primeira vez pelo Jardim, e em Gelson, lançado pela primeira vez pelo Marco Silva.
Depois, há outro detalhe importante, que é a qualidade dos jogadores.
Pega-se nos jogadores que chegaram à equipa principal pela mão do Paulo Bento e metade delas são de qualidade muito fraca: André Marques, Tomané, Caiado, Pereirinha, Renato Neto e Saleiro. E até o Djaló podia caber aqui, se bem que enquanto esteve no Sporting teve um desempenho interessante.
Aproveitaram-se, em 11: Patrício, Carriço, Veloso e Adrien.
Ou seja, há mais talento agora, com Quaresma, Inácio, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Joelson, Bragança e TT, do que havia naquele tempo.
É muito importante ter jogadores talentosos na formação e dar-lhes o devido acompanhamento – que me parece ser o que acontece agora e que já vinha dos últimos 2 anos de mandato da anterior Direcção. Houve realmente algum desinvestimento que apanhou as Direcções do Bettencourt, do Godinho e a parte inicial do Bruno de Carvalho, que acabou por se reflectir em alguma falta de qualidade nas tais equipas de sub19 e sub23 que iniciaram a época 18/19.
Pegando no que o Aurélio Pereira disse na entrevista que apareceu ontem, os talentos têm de ser apanhados entre os 7 e os 10 anos, ou depois é quase impossível tê-los – as excepções são realmente muito poucas.
Não basta pegar em jovens da formação e mete-los no plantel principal. É preciso que tenham valor, que sejam bem acompanhados, que sejam bem enquadrados, e que a equipa também tenha qualidade para os receber.
Assim está mais correcto.
Apostar na formação não é só lançar jovens na equipa principal como se de um concurso se tratasse. Apostar na formação é principalmente antecipar o lançamento desses jovens e fidelizá-los ao Clube segurando-os com contratos profissionais antes que os chamados tubarões e mesmo os nossos rivais internos os venham “caçar” à Academia oferecendo-lhes mundos e fundos. E, neste aspeto, quer queiram quer não queiram temos que dar todo o mérito a esta Direcção, pois das primeiras medidas que tomaram sobre a formação foi segurar todos os potenciais talentos sub 17, primeiro com contratos profissionais de 3 anos (o possível para quem ainda não tem 18 anos) e posteriormente, aos que mostraram real valor, fazer então contratos de longa duração como foram os casos, por exemplo, de Quaresma, Nuno Mendes, TT, Gonçalo Inácio, Joelson, Bruno Tavares, etc.
Atualmente estão a fazer mesmo com a nova fornada dos miúdos de 16 anos, quanto a mim uma das melhores gerações dos últimos anos, já se tendo feito contratos profissionais com os principais miúdos a quem se prevê um grande futuro – Diego Callai, Tiago Octávio, Luis Gomes, Isnaba Mané, Youssef Chermiti, Guilherme Santos e Dário Essugo, entre outros.
Também os melhores sub 15 tem todos contratos de formação, por exemplo o Saná Fernandes (irmão do Joelson e nada inferior).
SL
A aposta na formacao tambem tem de ser devidamente enquadrada por um modelo de jogo que os proteja.
Por exemplo, o modelo de jogo que RA utiliza, com 3 centrais e’ propicio a lancar jovens na alas e pelo menos um na zona central da defesa. Porque? Porque estao menos expostos e quando erram tem jogadores mais experientes ao lado. Numa defesa a 5 (mais GR) podes ter 3 jovens enquadrados por tres (conto o GR, dai o Max nao cheirar) jogadores mais experientes.
O mesmo se passa do meio campo para a frente. Nas alas ou como medios interiores podes ter jogadores jovens desde que na zona central tenhas experiencia. Com o regresso de Paulinho a evolucao natural sera’ TT derivar para uma ala.
Podes assim enquadrar numa equipa pelo menos 5 jogadores jovens sendo que nenhum deles afecta com os seus erros o equilibrio da equipa, podendo assim crescer.
Dai RA querer manter Joao Mario no plantel.
O ideal seria ir enquadrando competitivamente elementos para as restantes posicoes (como Daniel Braganca, Dario ou Edu Quaresma).
Outro aspecto relativo ‘a competitividade ou nao dos jogadores (e ja’ acima vi varios exemplos, inclusive de Joao Mario) decorre do escalao em que estao a jogar. Um jogador de 17 anos evolui mais no escalao juvenil ou a jogar nos juniores ou mesmo nos sub-23 (para aqueles a quem se augura maior futuro)?
Nao e’ a dar tareias de 8 e 9-0 que estes jogadores evoluem. E’ com jogos mais rijos com adversarios mais fortes (ate’ fisicamente). Nesse aspecto deixamo-nos antecipar pelas galinhas que ja’ ha’ anos que apostam nisso e focamo-nos na conquista de campeonatos das camadas jovens.
Jovem que e’ bom, salvo raras excepcoes, nao precisa de chegar aos 23 anos para agarrar um lugar no plantel principal. Ja’ la’ deve estar com 19 ou 20 depois de anos a jogares em patamares superiores de competitividade.
Tudo bem que os jornalistas têm de trabalhar. Mas este tipo de peça é mais um “encher chouriços” e promover discussão vazia em modos de competição de quem é o maior ou melhor, etc.
Para mim, mais que o treinador X ou o presidente Y, a aposta da formação não tem de ser uma escolha de um ou outro. Tem de ser uma espécie de filosofia do clube, algo que faz parte seja quem for o presidente ou o treinador. E por isso, é imprescindível que a aposta na melhoria das condições da formação (infraestruturas, técnicos, rede de olheiros, condições familiares, etc.) seja constante. Isso é apostar na formação.
Os jogadores da formação alinharem na primeira equipa, é apenas a consequência dessa aposta e não a aposta em si! Isto porque na equipa queremos sempre que estejam a jogar os melhores, sejam eles quem forem. E se eles forem da formação, obviamente que é muuuuuito mais especial!
Como é que se pode olhar para este quadro e dizer que o JJ não deu minutos a jogadores da academia ou que enterrou a formação.
Um treinador que além dos nomes lhe estão atribuídos, fez do Gelson e do Semedo (lançados por outros) jogadores titulares na primeira equipa e que deu oportunidades sérias ao Podence (lançado pelo Marco Silva).
Se o JJ não deu minutos à academia, quem é que deu, os 14 treinadores que estão antes na lista e que em quase 20 anos nenhum deles passa sequer de 4 putos lançados na primeira equipa?
Também é porreiro ver que outro coveiro da formação, o BdC, tem dois treinadores nos primeiros quatro desta lista.
Ok. A narrativa é que o JJ interrompeu algo que estava a acontecer. Pergunto: estava a acontecer pela mão de quem? Quem é que, antes do JJ, e tirando o Paulo Bento, fez mais pela afirmação da Academia na primeira equipa?
Atenção que isto não é sobre o Amorim, espero que o Amorim continue com esta filosofia e se continuar será óptimo para o Sporting.
Disse-o na altura quando falavam de alteração total de paradigma e tal e continuo a dizê-lo agora….
O JJ não foi muito diferente dos anteriores….nenhum deles foi um formador de jogadores e qualquer um deles podia ter feito MUITO mais com a formação que tinham à disposição….em termos de ter aproveitado muito melhor para ajudar os putos a despontarem…aliás, gerações muito fortes do Sporting.
Admito quem me digam que o Leonardo Jardim tinha um trabalho duro porque teve de fazer uma equipa no meio de cacos e que não era fácil, no meio de tudo, apostar muito na rapaziada….mas isto já não é facto, é argumento….eu discordo mas aceito o argumento…
Ok. A narrativa é que o JJ interrompeu algo que estava a acontecer. Pergunto: estava a acontecer pela mão de quem? Quem é que, antes do JJ, e tirando o Paulo Bento, fez mais pela afirmação da Academia na primeira equipa?
Atenção que isto não é sobre o Amorim, espero que o Amorim continue com esta filosofia e se continuar será óptimo para o Sporting.
O JJ não parou nenhuma onde de enorme aposta na academia. Já na altura disse isso quando falaram em grande mudança no projeto e paradigma e tal…e eu não achava isso porque não via essa aposta toda…
Mas o JJ não é um formador. O MS ou o LJ é que também não foram…se bem que faço a justiça ao LJ de ter tido pouco tempo e ter de transformar uma equipa inteira e por isso é mais dificil julgar o que seria depois e não é justo compara o ano do LJ com 3 do JJ….nem 1 ano do LJ é justo comparar com 1 ano do JJ, quanto mais…
Por isso é que digo que tudo isto deveria ter uma análise a serio. E que nessa análise, ponderando minutos que tiveram, consistência da aposta, % utilização, ponderado o tempo que tiveram, etc….acho que se evidenciariam Paulo Bento (claro), Boloni e Amorim… e o resto, mais coisa menos coisa, ia tudo dar ao mesmo…
“Rúben Amorim lança Essugo por 6 minutos+ compansação.
A seguir lança Nazinho por mais 6 minutos.
Depois lança o Loide Augusto por mais 6 minutos.
Depois lança o Hevertton Santos por ais 6 minutos.
Depois lança o Carlos Silva por mais 6 minutos.
Depois lança o Rodrigo Rêgo por mais 6 minutos.
(…)
Depois Xico Magro por mais 6 minutos.
Depois lança Zézé Di Cadoce por mais 6 minutos.
Depois lança Souputode16anosiô por mais 6 minutos.
Depois lança Jásouhomemjátenho18anos por mais 6 minutos.
Ufa!
Amorim: O treinador que mais jovens da formação lançou!”
LJ tinha William, Adrien, Andre Martins, Mane, Wilson…
Já no Mónaco tinha jogadores jovens (dos tais para “potenciar”).
Quanto a isso da “estratégia”, é o que é… a verdade é que o plantel era sempre “composto” por uma carrada de aquisições, tal fora antes, tal foi depois.
A nova mentalidade da nossa formação vê-se nestas declarações:
Dario Essugo (16 anos – feitos há uma semana):
“”Não mudou nada em mim. O que tenho é de trabalhar mais, e mais, e mais para me manter lá. O mais difícil não é chegar lá, mas sim manter-me lá. É para isso que vou trabalhar. O que aconteceu no passado fica no passado. Agora temos de olhar para novos horizontes e objetivos”
Danilo Luis (18 anos – irmão do Dario):
«É tudo novo, mas o Sol nasce à mesma hora, o autocarro passa à mesma hora. No futebol o mais difícil não é chegar ao topo, ter consistência é muito mais complicado. O Dário está consciente disso. O meu papel é de proteger, dar conselhos e puxar-lhe as orelhas quando tenho de puxar, e elogiar quando tenho de elogiar. O Dário sempre foi um menino especial e tentei que tivesse sempre os pés assentes na terra», referiu Danilo Luís.
—
Isto mostra que a diferença não está só na quantidade mas na qualidade.Por exemplo, quantos dos jovens lançados na era Paulo Bento tiveram carreiras dignas de registo, 3…4? E quantos da era de Ruben nós vativcinamos altos voos? Provavelmente, todos os 7, até o Joelson que parece estar um pouco mais atrasado em termos de foco, mas até esse vai lá chegar.
Hoje, os jovens são infinitamente mais maduros e autónomos. Ajuda, e muito, ter pais com a integridade e humildade como os pais do Dario, mas a ambição maturidade e humildade competitivas são geradas mais cedo e nada do que está a acontecer no Sporting é por acaso. Há um trabalho de base que está a ser planificado há muito por esta direção. Ter o homem certo, como RA, é importante mas ninguem de consciencia e honestidade pode achar que Frederico Varandas é alheio a isto. Por muito que não gostemos do bicho.
“Há um trabalho de base que está a ser planificado há muito por esta direção. Ter o homem certo, como RA, é importante mas ninguem de consciencia e honestidade pode achar que Frederico Varandas é alheio a isto. Por muito que não gostemos do bicho.”
Embora existam aqui muitas ideias válidas e interessantes, muitas análises mais ou menos profundas, a discussão é um bocado estéril porque metade das pessoas tem o foco errado…
O problema do SCP nunca foi lançar a formação, foi sempre aproveitar a formação!!!
Saíram sem “rendimento” desportivo (há muitos mais, estes são os mais notórios) como é possível termos deixado isto acontecer?
É que não estamos a falar de um ou dois casos isolados estamos a falar da “regra” e claramente falta um “projecto de carreira” que mantenha os jogadores durante mais um ou dois anos para que o Clube consiga o tal retorno desportivo da excelente formação que tem…
O problema é que para isso acontecer é preciso um processo integrado que comece logo nas escolinhas incutindo uma determinada mentalidade…
Uma mentalidade que não pode ser trabalhada nem “passada” com lampiões ou treinadores que não sejam Sportinguistas “doentes” porque isso tem que ver com a cultura da sociedade Portuguesa, nesta área precisamos de pessoas com um perfil muito especifico, com coração (Sportinguismo) e cabeça (competências técnicas)
Todos nós sabemos as circunstancias pelas quais os jogadores que mencionei acima saíram, uns porque não existia um “projecto de carreira” outros porque determinados dirigentes que passaram pelo nosso Clube tem o problema congénito de não conseguirem resistir a umas notas agitadas á frente da cara, são assim na vida privada, são assim a gerir o Clube….O dinheiro é o Deus deles e isso reflecte-se na gestão do SCP
Mas também temos falhanços no polo oposto, BdC tentou terminar com as saídas precoces dos jogadores formados no Clube; resultado jogadores “revoltados” porque o SCP lhes estava a “cortar as pernas” balneário em pantanas, ambiente de cortar á faca e mesmo que não tivesse havido Alcochete a coisa ia descambar, porque o Clube e os seus frutos, ver jogadores “da casa”, estavam perfeitamente desalinhados em relação aos respectivos objectivos…
Qual foi o erro de BdC?
Tentou resolver o problema de “cima para baixo” nos séniores, atrasando e protelando a venda dos jogadores da formação, mas como é que se faz isso com jogadores que foram “educados” desde pequenos a encararem o SCP como um trampolim e apenas como trampolim para outros voos?
Na maneira de ver desses jogadores cada ano em que não eram vendidos estavam a ser “prejudicados” pelo Sporting, porque o objectivo deles nunca foi chegarem á equipa A, isso era uma mera etapa, como passar de juvenil para junior, o objectivo era SAIREM do Sporting!!! É um cenário insustentável!!!
Como é que se resolve essa situação? Trabalhando a mentalidade dos nossos miúdos desde que entram no Clube e apresentando um “projecto de carreira” que seja desafiante , mas ao mesmo tempo gratificante para o jogador, de forma que eles se sintam “confortáveis” com a permanência mais duradoura no SCP…
Como todos já repararam, aparentemente estes miúdos que estão a “subir” agora têm uma mentalidade diferente, mesmo sabendo eles próprios que devido aos problemas financeiros do SCP alguns vão ser vendidos precocemente, isto porque o Virgilio embora se calhar não fosse o melhor gestor do Mundo, é um Sportinguista devoto e passou isso para toda a estrutura que “educou” os formandos e aparentemente, repito, a mentalidade será diferente para melhor…
Se há coisa em que o varandas tem razão é em falar no “gap” da formação, mas enquanto ele se refere ao talento puro, a realidade é pura e simplesmente outra, o “gap” era de mentalidade e de valores humanos, não só Sportinguismo que não conseguimos passar a várias gerações de jogadores e um dos responsáveis directos por isso foi o irmão dele, mais propriamente o CD de que o irmão fez parte, irmão esse que passa a vida a “bichanar-lhe” aos ouvidos!!!
O futebol é emoção e a gestão tanto de um Clube como da sua formação não pode dissociar um da outra, a gestão do Sporting e dos seus activos não pode ser feita como a de uma empresa que vende frigoríficos, tem de ter outros componentes que não os puramente técnicos…
E esse é o nosso problema, a mentalidade dos formadores e dos formandos da nossa Academia, os princípios e valores que são inculcados, deveriam ser transversais a qualquer Presidente porque aí sim podia-se falar do DNA do SCP!!!
Querem mudar quem manda ou quem treina? Façam o favor de estar á vontade, mas mantenham SEMPRE determinados perfis e princípios nos responsáveis que depois têm de ser transmitidos desde a tenra idade e de forma continua a quem vai para a nossa Academia…
O resto desculpem lá mas é mesmo discutir o sexo dos Anjos…
A mentalidade Sportinguista tem de ser a base, as casas não se constroem pelo telhado, o resto vem por acréscimo e pode ir para a esquerda ou para a direita, desde que a “educação” dos miúdos tenha sempre determinados princípios e valores!!!
25 Março, 2021 at 9:38
Alguns dos nomes lançados por PB… mehh.
Esperemos que esta fornada tenha muito mais sucesso, e que estes números aumentrm quer em quantidade quer em qualidade.
Tenho visto comentários de que se o Sporting for campeão é a vitória da formação-mas não é; é a vitória do equilíbrio entre juventude com qualidade e experiência com responsabilidade e vontade de ensinar. A espinha dorsal desta equipa é bastante experiente, quer em idade quer em numero de jogos.
SL
25 Março, 2021 at 9:46
Exactamente. Sem Adan, Coates, Joao mario, Feddal, Palhinha… Nao havia vitoria da formação.
25 Março, 2021 at 10:31
Exactamente esses nomes e, até certa altura, Neto e Nuno Santos. Sem Nuno Santos era um “pirilau” a nivel tactico, ou uma âncora.
É imprescindível contratar a experiência certa (pouca gente mas boa) para alavancar o crescimento dos miúdos.
SL
25 Março, 2021 at 9:39
Meter a jogar um jogo na equipa principal é uma coisa, agora meter como titular habitual é outra. Para mim aposta na formação é a segunda hipótese. JJ dos jogadores mencionados não apostou em nenhum na minha opinião.
25 Março, 2021 at 9:41
Direções à parte, com o que foi bem ou mal feito, a verdade é que estamos a viver um grande momento.
Ruben Amorim com muito mérito.
O que é fundamental é não deixar que seja um grão de areia no deserto e haja continuidade.
Seja com que presidente for.
25 Março, 2021 at 9:41
Foda-se, o Boloni não lançou o Ricardo Quaresma?!? E o Hugo Viana quem lançou?!?
25 Março, 2021 at 9:50
o quadro só fala em jogadores lançados após o começo da academia, no verão de 2002
25 Março, 2021 at 9:41
Betinho…
Bom exercício de futilidade. Siga.
25 Março, 2021 at 9:42
O Quaresma não foi lançado pelo Boloni!?
O quadro demonstra outra coisa, por muito que se goste da formação, que digam que o clube é um clube formador, os anos onde mais jovens se lançam são os anos onde não há dinheiro e não há qualidade no plantel. A prioridade nunca é formar, mas apenas formamos porque não há mais por onde se pegar.
No meio de tudo, mérito para o Rúben que está a fazer uma época muito a cima do esperado, e para o PB, que mesmo aproveitando épocas más do Carnide, conseguiu com muita malta formada, alguma sem qualidade, e gajos que não batiam bem da cabeça, fazer umas épocas boas.
25 Março, 2021 at 9:49
Várias notas sobre isto:
– Estrear na formação não significa aposta na formação. Apostar num jogador da formação, significa, pelo menos que ele seja regularmente convocado e jogue pelo menos 300-350 minutos a cada 8/9 jogos. Isso si, seria um quadro interessante de ver. considerar jovane no mm quadro de JJ é só ridiculo!
– Quantidade nem sempre é sinónimo de qualidade. Veja-se por exemplo Paulo Bento. Dos 11 jogadores, só 4 se fizeram “homenzinhos” e 1 (carriço) acabou por nem ser no Sporting;
– O quadro acima tem 55 jogadores. Quase 20 anos e 55 jogadores. Dá uma média de 3 jogadores da formação lançados por ano! Não é mau….se todos se revelassem bons/mt bons jogadores…. O que claramente não foi o caso;
– Acho que um jogador da formação, se lhe é revelado potencial, deve sempre ser aposta pelo menos numa época e em alguns jogos… Existiram aqui jogadores cuja aposta foi excessiva para o seu talento (djaló) e outros em que n existiu paciência (varela) para o colocar a jogar com regularidade
– Dos 55 jogadores lançados, podem-se indicar entre 18 e 20 os jogadores que fizeram/fazem boas carreiras… que são jogadores de nível internacional… o que neste caso me parece bastante bom, ou seja, 1 a cada 3 jogadores que o Sporting lança chega a um nível bastante elevado! Pena é continuarmos a não aproveitar isto, em proveito próprio!
– No seguimento das mesmas conclusões, e se não me falha a memória, dos 55 jogadores lançados, 20 chegaram a internacionais por Portugal e 1 por Inglaterra e pelo menos + 2 devem lá chegar (GI e TT)… aqui já me parece um n.º um pouco aquém das expectativas…seria de esperar pelo menos metade….falta-nos se calhar a influência do mendes (lol)….apesar disto, são números em linha com as restantes estatísticas referidas anteriormente
– No quadro acima é bem visivel o famoso “gap” que tivemos na qualidade da nossa formação. Lembro-me bem de ler entrevistas do Virgilio e saber por outros sportinguistas bem informados que a formação foi colocada um pouco ao abandono no final do Soares Franco e nos mandatos do Bettencourt e do Godinho…qq coisa como 4 a 5 anos atrasados. Para a recuperar são outros tantos e esse trabalho ficou feito e tb está visivel no quadro anterior. Repare-se que entre Gelson Martins/Podence e Rafael Leão são os tais 4 anos….de deserto
25 Março, 2021 at 18:37
«– Estrear na formação não significa aposta na formação. Apostar num jogador da formação, significa, pelo menos que ele seja regularmente convocado e jogue pelo menos 300-350 minutos a cada 8/9 jogos. Isso si, seria um quadro interessante de ver. considerar jovane no mm quadro de JJ é só ridiculo!»
Exato! É como considerar que Couceiro foi quem lançou o William Carvalho!?
Ou Peseiro quem lançou o Nani!?
LOL
Já agora, de lembrar que este quadro, ao só iniciar em Junho de 2002 deixa de fora o primeiro ano de Boloni, no qual lançou Hugo Viana e Quaresma. Imaginem o que poderia ter sido o Sporting sem a pancada dos vícios Jardel, em 2002/2003, mantendo Hugo Viana e tendo César Prates, Quiroga, Beto, Contreras, Rui Jorge, Tello, João Pinto, Pedro Barbosa, Danny, Toñito, Paulo Bento, Custódio, Rui Bento, Niculai, Sá Pinto, Lourenço, Quaresma e Cristiano Ronaldo. Não fomos campeões por causa dos desvarios do Jardel. E teríamos tudo para passar a dominar o futebol português (3 títulos em 4 anos e 4 anos de seca de Benfica e Porto; Porto que não teria a sua 2ª Liga dos Campeões).
SL
25 Março, 2021 at 9:50
O Pedro Mendes (Pedro Manuel Lobo Peixoto Mineiro Mendes), que tem 21 anos e está emprestado ao nacional da Madeira, não foi o Jesualdo Ferreira que o lançou.
Lembro-me de outro Pedro Mendes no Sporting, nas épocas de 2009/2010 e 2010/2011, mas esse já tinha andado em outros clubes.
25 Março, 2021 at 9:52
Que fique sem efeito este meu comentário.
É o que dá não ler primeiro as letrinhas em rodapé.
Shame on me.
25 Março, 2021 at 9:55
Pedro Mendes era um defesa central da formação
25 Março, 2021 at 13:20
Esse não foi o que deu uma de ilori, não renovou e esteve parado até ir para o Parma?
26 Março, 2021 at 10:13
O que andou à porrada foi o Ié
25 Março, 2021 at 9:51
Logicamente e o que salta a vista é que o treinador que está no topo da pirâmide é muito importante, sem ele não há projecto consistente com a formação. Logicamente se o investimento aumentar no recrutamento e em tudo que faz parte da área formativa e estrutural vamos ter melhor matéria prima e mais capacitada. Os nossos rivais há anos que estão a investir montes de dinheiro nisso. Eu que conheço Aurélio Pereira pessoalmente e falei com ele sobre este tema, tivemos montes de meninos que estavam sinalizados e eram bons que por o nosso rival chegar ao pé dos pais e lhes darem uma verba, nós ultrapassaram, isto apesar de todos respeitarem muito Mestre Aurélio, mas outros valores se levantaram. Destes meninos muitos são bem conhecidos e são internacionais.
25 Março, 2021 at 11:27
Discordo. O treinador é importante mas não o mais importante. Se não houver um trabalho que vai 10 anos atrás também não há matéria prima.
A conjuntura também é importante: se tens dinheiro ou permissão para gastar, e se não tiveres directivas para apostar na formação, acabas por ir buscar jogadores fora do Sporting.
E o próprio equilíbrio dos objetivos competitivos vs o nível dos jogadores jovens para entrar no plantel principal também influencia. Se não houver matéria prima de qualidade, tem que se ir buscar fora do clube.
25 Março, 2021 at 10:03
Ao contrário do que o Aurélio diz não creio que possamos ver hoje, em 2021, os resultados do investimento na formação. A nível de recrutamento, não se pode ver muito em 2/3 anos. Mas pode-se ver o que a direcção anterior fez nesse capítulo.
Amorim nao tem medo de apostar em jovens quando há qualidade. Jj nem por isso mas com a excepção de Gelson Martins, Matheus Pereira e Palhinha, não vejo onde tivesse matéria prima da academia para trabalhar no seu tempo. E isso é resultado do desinvestimento do tempo de Godinho Lopes. Temos os putos que temos porque em algum momento fomos buscá-los. Nao foi o Varandas que o fez. O que está a acontecer na equipa principal é em grande parte conjuntural: covid.
Nao tenho dúvidas que num futebol tuga em modo normal, com público etc as ‘dinâmicas’ habituais poriam esta equipa, interessante, com malta jovem, bem arrumadinha mas em 3o lugar.
25 Março, 2021 at 10:12
Sim pode, porque o crescimento dos miúdos não é só com o recrutamento é com as condições de trabalho, com as diretrizes que se tomam e são seguidas e com os técnicos que os treinam , com a chegada deste Senhor Paulo Gomes que veio do Epul para a Academia mudou tudo
25 Março, 2021 at 10:21
Formação é mais que recrutamento.
Ir “buscá-los” é menos difícil.
25 Março, 2021 at 10:32
O mais importante é ter na equipa A quem saiba formar jogadores. Quem os saiba chamar, quem lhes dê tempo, quem os ajude a crescer, etc.
Depois disso, o mais importante é o recrutamento. Depois de lá estarem, qualquer clube grande em Portugal faz bem o trabalho…mas recrutar a qualidade é o mais importante. Um bom jogador “de base” é bom em qualquer grande…
Foi o que os lampiões fizeram bem durante uma fase….eles podem vender cubos mágicos e o crl mas o que lhes deu a liderança foi uma aposta brutal no recrutamento…dinheiro em barda….quando o Sporting praticamente deixou de pagar à sua rede (no tempo do Godinho).
25 Março, 2021 at 10:37
Exactmt. GL também deixou ir muito material humano da academia para o carnide.
25 Março, 2021 at 10:45
E não só GL….
SL
25 Março, 2021 at 10:55
Godinho Lopes, sim. Foi nessa altura que o Sporting deixou de pagar e deixou de ter estrutura.
O verdadeiro “GAP” foi aí…dos anos do Godinho e dos 2 ou 3 que custou a recuperar a academia. E isso via-se na formação abaixo dos que estavam já na B quando o BdC chegou….
25 Março, 2021 at 18:11
Onde leste que disse que nao?
Simplesmente após GL tb sairam bons quadros e jogadores para o carnide.
SL
25 Março, 2021 at 11:10
Não concordo com isso do “depois de lá estarem”.
Formar um jogador é difícil, basta ver a quantidade de talento que se perde.
Para todos os efeitos é preciso lidar com putos, com tudo o que acarreta, mais as pressões externas, expectativas, evolução, dar carinho e confiança, baixar a garimpa quando preciso, gerir carreira quando chegam a seniores. E o Sporting nem sempre o faz/fez bem. Sem contar com a dicotomia fazer jogadores vs ganhar títulos formação.
25 Março, 2021 at 11:44
Claro que formar o jogador não é fácil….
Mas não é o que distingue as academias, para mim. Formar o jogador todos fazem. O que as distingue para mim é o recrutamento e a capacidade de quem está na equipa A de os absorver….
Por isso é que não concordo quando dizes que “ir buscá-los” é o menos difícil. Para mim é mais difícil ir buscá-los do que trabalhá-los….
25 Março, 2021 at 10:27
Foda-se…..
JJ teve Geraldes, Podence, Leão, Semedo, Palhinha, M. Pereira, Gelson, Iuri, Esgaio, D. Duarte…assim de cabeça sem ter de pesquisar….
O JJ foi o que teve, a par com o Marco Silva e Leonardo Jardim, as melhores gerações de sempre para meter…e todos desaproveitaram uma enormidade…..
O JJ, MS e LJ podiam ter recebido a melhor coletânea de talentos que a academia produziu em catadupla …
25 Março, 2021 at 10:35
Podence, esgaio, semedo etc.. Lamento mas para mim nao sao jogadores para o Scp. Nem contam. Semedo teve a sua oportunidade, for um desastre. Domingos duarte e demiral sentavam quem… Coates ? Mathieu ?
25 Março, 2021 at 10:39
Também gostava que Geraldes fosse esse tal craque… Tem talento mas não é. Iuri nem no braga é titular…
Se vocês se reveem num braga ou wolves, eu não. Sporting é imensamente maior e tem de ser mais ambicioso.
25 Março, 2021 at 12:24
O Iuri estava a ser dos melhores em Braga até se ter lesionado.
25 Março, 2021 at 10:47
Mathieu entrou no ultimo ano do JJ. E entretanto?
Queres mesmo que eu meta aqui a lista de centrais, médios e avançados que jogaram com o JJ que não são jogadores para o Sporting?
O Semedo foi um desastre…por isso é que ias sendo campeão com ele a titular…foi o desastre. Meio Semedo vale mais que o um André Pinto inteiro e ainda mais meio.
Aliás o JJ desgosta tanto dele e tamanho desastre que foi que o queria agora outra vez….
Pois…certo…se ninguém servia, então tens razão….
Além disso a questão não é o que eles são hoje mas o que poderiam ser se tivessem tido quem os forma-se. Houve um “Ruben Amorim” naquela altura e seria bem diferente. Com o talento puro que tinham.
Basta ver o que aconteceu ao Palhinha…nunca serviu….até chegar um Ruben Amorim ao Braga….
25 Março, 2021 at 11:03
PS: Estou a abordar o assunto única e exclusivamente do ponto de vista do treinador e não da direção…por aí também haveria muito para falar mas como o post é sobre treinadores….
25 Março, 2021 at 11:06
Domingos duarte e demiral sentavam quem… Coates ? Mathieu ?
E pronto, jogam 11.
Sentavam o André Pinto e o Douglas.
25 Março, 2021 at 11:11
Mas isso faz parte também da mentalidade formadora do treinador…que inclui não estarem sempre a jogar os mesmos até se andarem a arrastar e não fazer substituições mesmo quando o jogo está favorável, andar a meter jogadores fora de posição à força, etc….
25 Março, 2021 at 11:20
Olha que belos 4 centrais para 2/3 épocas de Sporting…Demiral e DD até seriam hoje melhores jogadores..
25 Março, 2021 at 16:25
Naquela altura quando apareceu o Gelson Martins, lembro-me do Gelson Fernandes.
25 Março, 2021 at 10:11
Tipica merda de jornalismo….
Uma coisa bem feita e estruturada tinha de ponderar o tempo de utilização do jogador e % de utilização e o tempo no clube. Aliás, o Boloni lançou muito mais do que o CR…lançou o Viana, lançou o Quaresma e tenho duvidas se não foi ele que lançou o Custódio e o Djaló, se não foi com ele que eles jogaram primeiro.
Como é só para despachar, meteram o estagiário a fazer uma pesquisa rápida no zero zero e siga. Isto não é nada….
25 Março, 2021 at 10:20
Olhando para este quadro com olhos de ver eu diria:
Paulo Bento foi o nosso treinador que mais apostou na formação. O talento não abundava mas ele nunca se encolheu em procurar na formação jogadores.
Depois de Paulo Bento, diria que Boloni e Amorim são os 2 treinadores mais formadores que tivemos. Ambos parecem ter uma visão completa do que é apostar na formação, pegar no jogador, trabalhá-lo, dar tempo e condições ideais para que cresça e não mandar nomes lá para dentro ao calhas para fazer numero.
Os restantes treinadores…foram coisas pontuais ou mal amanhadas. Nenhum deles foi um formador ou tinha qualquer visão para a formação de jogadores…
Se fosse feito um estudo como deve ser, ponderando a utilização que tiveram, a % de utilização, a qualidade dos jogadores….acho que isto ficaria evidente…
25 Março, 2021 at 11:22
Caro Tiago
Diria que o LJ está ali num meio termo, pq apostou em jogadores da formação, mas no global já com experiência de 2/3 anos de séniores.
Cedric
WC
André Martins
Wilson Eduardo
25 Março, 2021 at 10:32
Coitado do Djaló 🙂
Ele foi com PB já
25 Março, 2021 at 10:42
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/djalo-ganha-aposta-a-blni
25 Março, 2021 at 11:28
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/yannick-djalo-estreia-de-sonho-seria-com-vitoria
Não percebo a noticia que puseste. Mas com 16 anos…
25 Março, 2021 at 16:28
Essa foi a estreia internacional do Djaló.
25 Março, 2021 at 11:30
Isto é para fazer broche ao Ruben Amorim, como é óbvio. Quem encomenda estas coisas são os empresários
25 Março, 2021 at 10:20
Eu sou um grande apologista da formação, mas neste momento temos 3 pontos a nosso desfavor relativamente aos rabolhos:
1 – Como é que se consegue cativar um jovem para a nossa formação, quando a nossa academia fica no meio do mato e longe da civilização, sem acesso a transportes publicos.
2 – Não temos o mesmo poderia financeiro que os nossos rivais para cativar os pais do jovem.
3 – Não temos uma rede de olheiros decente que se antecipe aos nossos rivais.
Como se consegue ultrapassar isto? Não basta dizer aos miudos que nós ao contrário de outros clubes, damos oportunidades de chegarem ao plantel principal, só isso não chega para cativar os melhores, nem esperar que todos os pais sejam Sportinguistas ferranhos e recusem colocar os filhos nos nossos rivais! SL
25 Março, 2021 at 10:34
Custa-me a crer que o SCP não tenha uma rede de transportes própria para os jovens que treinam em Alcochete. Se não tem devia ter. É claramente uma mais-valia. Talvez melhor do que colchões novos…
Z
25 Março, 2021 at 10:42
Ou nao sabes onde fica a Academia ou desconheces como funciona uma Academia… ou pensas que putos de 14 anos pegam nos seus carros e vao para a night?
Formação é internato, é escola trabalho/trabalho escola. E a academia fica a 10 minutos da Vasco da Gama. E nao deves saber onde fica o Olival/como lá se chega ou mesmo o Seixal.
25 Março, 2021 at 11:03
hmm isso reforça o argumento dos colchões…
🙂
Z
25 Março, 2021 at 11:07
Sei perfeitamente onde fica a academia, também sei que está a 10 minutos da Vasco da Gama isto se fores em excesso de velocidade, e tenho a certeza que transportes publicos para aquela zona não existem! Desconhecia de todo que a academia era tipo colégio interno para todos os miudos de todas os escalões da formação, sempre pensei que apenas os miudos vindos de longe e os estrangeiros viviam a 100% na academia, mas se tu dizes o contrário…. O Olival desconheço por completo, quanto ao Seixal, posso dizer-te que da estação do Fogueteiro para lá tens autocarros publicos de 30 em 30 minutos, sendo que os rabolhos devem ter transporte próprio a fazer esse curto trajecto. SL
25 Março, 2021 at 11:11
A Academia onde está é um problema logístico, onde beneficiam apenas os jovens atletas que lá dormem.
Apoio de adeptos nos jogos (complicado), muitas dificuldades para os pais e atletlas em tempos de estudo com deslocações demoradas e horários complicados.
25 Março, 2021 at 11:20
Espera aí, então mas afinal já não é internato a 100% para todos e de todos os escalões? Esclarecam-me que estou a ficar baralhado… SL
25 Março, 2021 at 11:24
Há muitos putos que saem do pólo, vivem e estudam em lx.
São muitas horas de autocarro.
25 Março, 2021 at 11:32
Dúvido que sejam só os putos de Lisboa a sair, eu incluiria toda a margem sul (Almada, Seixal, Barreiro, Montijo, Setúbal,…), sempre foi essa a ideia que tive, os putos que residem num raio de 40 a 50 km da academia não ficam lá, ou pelo menos grande parte deles vai dormir a casa e estuda na zona de residencia! Agora como é feita essa deslocação casa/academia? Nem todos os pais têm tempo e dinheiro para andar para trás e para a frente, sendo que no Seixal os miudos têm a vantagem de poder deslocar-se de transportes publicos para os treinos. SL
25 Março, 2021 at 13:55
Transportes, pais e tb sistema de transporte do Sporting, que faz volta para quem precisa.
Em qq das situações, muito tempo envolvido e eles têm de estudar.
Não é fácil.
Eu com 15 e 16 anos fazia margem sul – belem.
Autocarro, barco e comboio. Para os dois lados…
Era uma sorte uma boleia…
25 Março, 2021 at 11:39
Estamos a falar de 2% que perdemos pela localização da academia.
Mais do que isso, é o polo universitário. Até aos 13 jogam lá. Aí é que faz verdadeirmanete a diferença
25 Março, 2021 at 11:55
Portanto dos 14 aos 18, apenas 2% dos atletas não vive em regime de internato na Academia? É uma percentagem assim tão baixa? SL
25 Março, 2021 at 10:31
Nesta tabela levar-nos-ia á primeira pergunta. O que é apostar na formação?
Para mim apostar na formação é estar atento e e constante sintonia com as equipas B, sub23 e sub19. É olhar para os jogadores da formação como apostas no plantel para jogar regularmente a titulares, a serem verdadeiras soluções. Apostar na formação, para mim, é olhar para o plantel que temos ver as lacunas que têm e olhar e perceber que com o dinheiro que temos não arranjamos melhor que Inácio, Nuno Mendes e Bragança.
Não só não arranjamos melhor como estes tem muito potencial. Olhar para o nosso modelo de jogo e perceber que por vezes jogadores que na formação não eram consideradas grandes promessas serão muito interessantes, tipo TT.
Este ano e com Amorim, sim.
Vejo alguém que aposta na formação sem medo. Que não os queima.
Que não mete a cunha, o nome ou a nacionalidade acima da qualidade.
Também na equipa principal existem casos de jogadores que não rendem o esperado e que se percebe que serão curtos para as exigências. Casos de Miguel Luis, Andre Santos, Wilson ou André Martins.
Paulo Bento apostou em jovens. Verdade. Muitos deles sem qualidade obvia para lá estar.
LJ apanhou o que pôde. Marco Silva deu seguimento com alguns casos.
O resto foi por falta de coragem, qualidade técnica ou por desespero.
Acabo com o que é para mim apostar na formação. É não contratar Schelloto e jogar Esgaio. É não ir buscar Eduardo quando há Bragança. é deixar o Alan Ruiz na vida dele quando há Iuri.
Este tema dava pano para mangas.
E o grafico está mal.
Falta Quaresma e Viana para Boloni.
Jovane não foi aposta de Jesus.
25 Março, 2021 at 10:39
LJ tinha muito mais para apanhar….e o MS também….
Era o que não lhes faltava era apanhar….
Faltou coragem e capacidade de trabalhar os putos…
LJ desperdiçou Dier, João Mário, Esgaio, Semedo, Iuri, Geraldes…
O MS aproveitou o JM, perdeu o Dier, acrescentou o desperdício do Gelson, Podence, Chaby, M. Pereira, Wallyson….
Quer um, quer outro tinham muito poucos recursos financeiros….tinham tudo para apostar nestes putos que tinham talento como crl à espera de ser trabalhado…e quer um quer outro preferiram não usar….
25 Março, 2021 at 10:44
Joao Mario rodou e voltou titular com MS. Onde é que está o Wallyson ?
Vamos la ser realistas..
25 Março, 2021 at 10:45
Iuri ?? Como é que LJ desperdiçou Dier ?
25 Março, 2021 at 10:52
Como desperdiçou o Dier? Estás a brincar? Jogava o Mauricio….onde é que está o Mauricio (se queres ir por aí)…ou o Piris…ou o Magrão…ou o Slavchev….ou o Rossel…Tanaka…..queres que continue? Posso continuar….
Rodou, rodou…havia um Magrão a jogar….como é que havia espaço para um João Mário?! Ou para um Iuri…não dava….quanto mais não seja porque tinham sempre de jogar os mesmos por isso……..
25 Março, 2021 at 11:19
Slavchev e Rosell não são do LJ.
O Dier foi um “pecado” do Jardim, mesmo assim meteu muito puto (não havia mais)
25 Março, 2021 at 11:39
Não…é o Magrão e o Piris e o Weldinho e o Vitor Silva e o Heldon…..
25 Março, 2021 at 12:11
O Pirisca e o Waldinho ou Weldinho eram laterais, e pouco jogaram. O Vitor Silva foi daquelas contratações que…
Heldon vem em Janeiro, nenhum dos extremos eram absolutos (Wilson, Capel, Carrillo e Mané).
Onde o JM tinha dado jeito era no lugar do Andre Martins.
25 Março, 2021 at 12:14
E do Magrão…
25 Março, 2021 at 11:36
Acho que numa coisa Amorim é consensual. Neste momento não temos UM emprestado que dissessemos taxativamente que deveria estar na equipa principal. E não temos UM jovem que seja unanimemente que digamos que devia ser aposta ou estar na equipa principal.
Isto diz muito.
25 Março, 2021 at 11:52
Não concordo nada contigo!
Os jogadores têm de estar prontos a entrar no nível competitivo da equipa principal e antigamente não lhes era dado esse skill porque a formação era vista de uma forma diferente: juniores, equipa b, empréstimos… Era suposto só com 22 ou 23 anos estarem preparados.
Só casos raros, em que as próprias características dos jogadores tinham essa competitividade, faziam um percurso mais rápido, queimando etapas.
Por exemplo, o João Mário não estava minimamente preparado no tempo do Jardim. Teve muitos problemas com o Abel na equipa B exactamente por não estar preparado para um nível de competitividade superior – que na altura foi passar para a equipa B! Teve de ir rodar para Setúbal para abrir a pestana e ver que não chegava ter bons pezinhos!
O mesmo com o Semedo!
Iuri (equipa B), Geraldes (sub19) e Dier (sub19), não tinham condições para serem aproveitados pelo Jardim!
O Iuri vai para o Arouca na 2ª metade da época do Marco Silva (14/15) e é aqui que mostra alguma competitividade. Portanto, mostra que podia ser aproveitado na época seguinte mas como chegou o JJ, fodeu-se!
O Geraldes no ano do Marco vai para a equipa B. Jogou essa época na equipa B e na época seguinte vai para o Moreirense. Dizer que o Jardim e o Marco não o aproveitaram é um exagero porque os jogadores eram trabalhados num contexto diferente do actual. Provavelmente neste contexto teria sido aproveitado mas não era o que existia na altura. E isto serve para todos os outros.
O que podes contestar é porque raio não se fazia no Sporting, nessas épocas, o que se faz agora desde que o Varandas chegou? E isto é uma pergunta pertinente pois o Benfic@ já fazia isso.
São opções.
Por isso eu digo que se trabalha melhor hoje e há realmente, da parte desta Direcção, essa preocupação em trabalhar melhor e em preparar os jogadores mais cedo para o nível competitivo mais elevado.
Ontem o Aurélio Pereira dizia que hoje os miúdos são metidos na equipa principal e não tremem como tremiam no passado. Isto é um claro sinal que estão melhor preparados – e a qualidade também ajuda.
25 Março, 2021 at 12:03
O João Mário estava tão pronto que na equipa B andou encostado porque aquilo era muito abaixo do nível dele (já lá tinha estado 2 anos antes e era evidente que aquilo era limpar o cu a meninos para ele) e no primeiro mês no Setúbal foi o melhor jovem da liga e no segundo o melhor jogador da liga….bastou acompanhá-lo no Setúbal logo nos primeiros 2 ou 3 jogos para saltar à vista que era mais do que evidente que era MUITO mais jogador do que Vitor Silva ou Magrão. E essa conversa do “para abrir a pestana” é conversa da tanga….ele não precisou nada de abrir a pestana, tanto que pega de estaca e mostra logo que é muito melhor do que tudo o que o rodeava, mesmo no Setúbal.
O Gelson não teve problemas em saltar. O Matheus também não. O Semedo não teria se tivesse havido colhões, mas obrigaram o rapaz a ir meio ano a Setúbal (novamente…) para depois voltar e ser titular absoluto. Para não ir aos Nanis, ao Veloso, ao Montinho, etc…
Para não ir ainda mais atrás. O Dier pegou bem na A, o Bruma pegou bem na A, etc……
Os treinadores tinham medo de os meter. Como tinha o Keizer, como tinha o Silas…..essa conversa é bullshit. O que mudou é que o Amorim não tem medo de os meter e de os trabalhar e tudo mais onde os outros tinham…já no Braga aconteceu o mesmo. Agora aproveita-se isso para falar de um trabalho especial e tal……tiras o Amorim e mete lá o JJ, MS ou LJ e vais ver se não são os mais velhos a jogar e sempre os mesmos que lhes dão segurança….
25 Março, 2021 at 12:07
Aliás, é basta esotérico achar que os putos estão muito mais preparados hoje em dia com 18 anos do que o JM estava com 20 anos e 2 anos a jogar da 2ª divisão…
O Mané esteve preparado para dar esse salto…e digamos que a qualidade de um e de outro…..
25 Março, 2021 at 23:31
Não temos a mesma opinião…
Siga!
25 Março, 2021 at 12:47
Desde que o Varandas chegou passe o pleonasmo…
25 Março, 2021 at 23:31
Foi com a chegada do Varandas que se passou a um processo diferente na formação dos jogadores. Entre outras coisas, passaram a fazer o que o Benfi@ já fazia há anos, que era subir os jogadores de escalão para os fazer competir a um nível mais difícil – e falo de planteis inteiros e não um ou outro jogador.
Nos sub23 este ano tens gajos com 17, 18 e 19 anos – sub17 e sub19!
O ao passado os sub17 jogavam nos sub19 e alguns até nos sub23.
Foi com o Varandas que isto passou a ser assim.
Essa merda de dizer mal do Varandas só porque sim já mete nojo… Têm tanto para criticar… é preciso inventar?
Tiveste os sun15 a jogar nos sub17, que por isso nem se apuraram para a fase final!
25 Março, 2021 at 11:09
Apostar na formação não é só lançar jovens na equipa principal como se de um concurso se tratasse. Apostar na formação é principalmente antecipar o lançamento desses jovens e fidelizá-los ao Clube segurando-os com contratos profissionais antes que os chamados tubarões e mesmo os nossos rivais internos os venham “caçar” à Academia oferecendo-lhes mundos e fundos. E, neste aspeto, quer queiram quer não queiram temos que dar todo o mérito a esta Direcção, pois das primeiras medidas que tomaram sobre a formação foi segurar todos os potenciais talentos sub 17, primeiro com contratos profissionais de 3 anos (o possível para quem ainda não tem 18 anos) e posteriormente, aos que mostraram real valor, fazer então contratos de longa duração como foram os casos, por exemplo, de Quaresma, Nuno Mendes, TT, Gonçalo Inácio, Joelson, Bruno Tavares
Diego Callai, Tiago Octávio, Luis Gomes
Isnaba Mané, Youssef Chermiti, Guilherme Santos e Dário Essugo
Mendes, TT, Gonçalo Inácio, Joelson, Bruno Tavares, etc.
Atualmente estão a fazer mesmo com a nova fornada dos miúdos de 16 anos, quanto a mim uma das melhores gerações dos últimos anos, já se tendo feito contratos profissionais com os principais miúdos a quem se prevê um grande futuro – Diego Callai, Tiago Octávio, Luis Gomes, Isnaba Mané, Youssef Chermiti, Guilherme Santos e Dário Essugo, entre outros.
Também os melhores sub 15 tem todos contratos de formação, por exemplo o Saná Fernandes (irmão do Joelson e nada inferior).
25 Março, 2021 at 11:19
Concordo!
25 Março, 2021 at 11:27
Uma das maiores fidelizações que podemos ter é ser campeões com regularidade e abrir-lhes as portas das seleções.
Pescadinha de rabo na boca? Tem de começar de algum lado.
Os putos nas camadas jovens devem ter orgulho no clube e olhar para os seniores não só como um grande, mas como um grande vencedor.
25 Março, 2021 at 11:15
Lançar um jogador num jogo é uma coisa, outra é apostar nele de forma consecutiva e nessa lista há muito poucos com eles no sítio para apostar em na formação.
O jornalismo do Rascord é a habitual merda…
O seu a seu dono:
Paulo Bento (8): Veloso, Djalo, Patrício, Pereirinha, Adrien, Carriço, Saleiro e Caneira
Ruben Amorim (6): Inácio, Nuno Mendes, Quaresma, Bragança, TT e Palhinha.
Peseiro (6): Jovane, Moutinho, Nani, Varela, Paito e Miguel Luís
Jesus (4): Gelson, Ruben Semedo, João Mário e Podence
Leonardo Jardim (4): William, Cedric, Mané e Wilson
Jesualdo (3): Bruma, Dier e Esgaio
Boloni (3): Quaresma, Ronaldo e Hugo Viana
Fernando Santos (3): Miguel Garcia, Custódio e Carlos Martins
Paciência (2): Ilori e André Martins
Paulo Sérgio (2): André Santos e Diogo Salomão
Silas (1): Max
Keizer (1): Thierry
25 Março, 2021 at 11:26
Lastimo, mas parece-me que tens aí algumas correções
Seguindo a tua lógica, com a qual eu concordo, Nani é PB, João Mário é MS, Varela não é de ninguém, Rafael Leão é Jesus
25 Março, 2021 at 16:12
Nani começa de forma intermitente com o Peseiro, que depois é despedido, e passa a titular indiscutível PB.
Aceito o PB.
Correto sobre o João Mário, é mesmo Marco Silva que aposta nele.
Varela foi lançado por Peseiro com Nani.
Devia ter tido mais oportunidades (Uma espécie de Gauld ou Domingos Duarte).
Quanto ao Leão é Jesus obviamente.
São só 5 jogos mas faltou sem dúvida incluí-lo na lista.
25 Março, 2021 at 11:30
Caneira???
25 Março, 2021 at 16:14
Caneira é formado no Sporting.
Andou por muitas paragens antes de regressar ao Sporting mas para mim não deixa de ser uma aposta num jogador da casa, seja logo que saia da formação ou anos depois.
25 Março, 2021 at 16:19
Caneira = Palhinha
25 Março, 2021 at 11:31
sALOMÃO?
25 Março, 2021 at 11:55
Nem da formação é
25 Março, 2021 at 16:16
Esse está a mais sem dúvida.
Estava convencido que tinha passado na formação mas já veio formado.
25 Março, 2021 at 11:16
Nunca se chegará a um consenso (nem será isso que se pretende), e até já estou um pouco cansado de andar a quantificar qual direção lançou mais jovens.
Parece me evidente é que na generalidade não temos tido a capacidade de retirar O máximo proveito desportivo e financeiro das nossas pérolas.
25 Março, 2021 at 11:17
Não dou grande valor ao lançar um jogador pela primeira vez na equipa principal.
Para mim o que tem valor é utilizar regularmente um jogador.
Basta pegar, por exemplo, no JJ para perceber que isto é mesmo assim.
Dos 6 jogadores que chegaram à equipa principal pela sua mão, 5 não foram aposta regular e o outro não teve tempo de o ser – porque entretanto rescindiu e o JJ também foi embora. Acredito que seria aposta, se ambos têm ficado.
No entanto apostou em Semedo, lançado pela primeira vez pelo Jardim, e em Gelson, lançado pela primeira vez pelo Marco Silva.
Depois, há outro detalhe importante, que é a qualidade dos jogadores.
Pega-se nos jogadores que chegaram à equipa principal pela mão do Paulo Bento e metade delas são de qualidade muito fraca: André Marques, Tomané, Caiado, Pereirinha, Renato Neto e Saleiro. E até o Djaló podia caber aqui, se bem que enquanto esteve no Sporting teve um desempenho interessante.
Aproveitaram-se, em 11: Patrício, Carriço, Veloso e Adrien.
Ou seja, há mais talento agora, com Quaresma, Inácio, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Joelson, Bragança e TT, do que havia naquele tempo.
É muito importante ter jogadores talentosos na formação e dar-lhes o devido acompanhamento – que me parece ser o que acontece agora e que já vinha dos últimos 2 anos de mandato da anterior Direcção. Houve realmente algum desinvestimento que apanhou as Direcções do Bettencourt, do Godinho e a parte inicial do Bruno de Carvalho, que acabou por se reflectir em alguma falta de qualidade nas tais equipas de sub19 e sub23 que iniciaram a época 18/19.
Pegando no que o Aurélio Pereira disse na entrevista que apareceu ontem, os talentos têm de ser apanhados entre os 7 e os 10 anos, ou depois é quase impossível tê-los – as excepções são realmente muito poucas.
Não basta pegar em jovens da formação e mete-los no plantel principal. É preciso que tenham valor, que sejam bem acompanhados, que sejam bem enquadrados, e que a equipa também tenha qualidade para os receber.
25 Março, 2021 at 11:34
Isso.
Mete-los a jogar qlq um o faz.
Apostar verdadeiramente neles é outra coisa.
Dizerem-me que JJ deu oportunidades a Matheus Pereira e a Iuri dá-me uns nervos.
Tivessem sido aposta e veriamos.
25 Março, 2021 at 11:18
Assim está mais correcto.
Apostar na formação não é só lançar jovens na equipa principal como se de um concurso se tratasse. Apostar na formação é principalmente antecipar o lançamento desses jovens e fidelizá-los ao Clube segurando-os com contratos profissionais antes que os chamados tubarões e mesmo os nossos rivais internos os venham “caçar” à Academia oferecendo-lhes mundos e fundos. E, neste aspeto, quer queiram quer não queiram temos que dar todo o mérito a esta Direcção, pois das primeiras medidas que tomaram sobre a formação foi segurar todos os potenciais talentos sub 17, primeiro com contratos profissionais de 3 anos (o possível para quem ainda não tem 18 anos) e posteriormente, aos que mostraram real valor, fazer então contratos de longa duração como foram os casos, por exemplo, de Quaresma, Nuno Mendes, TT, Gonçalo Inácio, Joelson, Bruno Tavares, etc.
Atualmente estão a fazer mesmo com a nova fornada dos miúdos de 16 anos, quanto a mim uma das melhores gerações dos últimos anos, já se tendo feito contratos profissionais com os principais miúdos a quem se prevê um grande futuro – Diego Callai, Tiago Octávio, Luis Gomes, Isnaba Mané, Youssef Chermiti, Guilherme Santos e Dário Essugo, entre outros.
Também os melhores sub 15 tem todos contratos de formação, por exemplo o Saná Fernandes (irmão do Joelson e nada inferior).
SL
25 Março, 2021 at 11:21
A aposta na formacao tambem tem de ser devidamente enquadrada por um modelo de jogo que os proteja.
Por exemplo, o modelo de jogo que RA utiliza, com 3 centrais e’ propicio a lancar jovens na alas e pelo menos um na zona central da defesa. Porque? Porque estao menos expostos e quando erram tem jogadores mais experientes ao lado. Numa defesa a 5 (mais GR) podes ter 3 jovens enquadrados por tres (conto o GR, dai o Max nao cheirar) jogadores mais experientes.
O mesmo se passa do meio campo para a frente. Nas alas ou como medios interiores podes ter jogadores jovens desde que na zona central tenhas experiencia. Com o regresso de Paulinho a evolucao natural sera’ TT derivar para uma ala.
Podes assim enquadrar numa equipa pelo menos 5 jogadores jovens sendo que nenhum deles afecta com os seus erros o equilibrio da equipa, podendo assim crescer.
Dai RA querer manter Joao Mario no plantel.
O ideal seria ir enquadrando competitivamente elementos para as restantes posicoes (como Daniel Braganca, Dario ou Edu Quaresma).
SL
25 Março, 2021 at 12:59
Outro aspecto relativo ‘a competitividade ou nao dos jogadores (e ja’ acima vi varios exemplos, inclusive de Joao Mario) decorre do escalao em que estao a jogar. Um jogador de 17 anos evolui mais no escalao juvenil ou a jogar nos juniores ou mesmo nos sub-23 (para aqueles a quem se augura maior futuro)?
Nao e’ a dar tareias de 8 e 9-0 que estes jogadores evoluem. E’ com jogos mais rijos com adversarios mais fortes (ate’ fisicamente). Nesse aspecto deixamo-nos antecipar pelas galinhas que ja’ ha’ anos que apostam nisso e focamo-nos na conquista de campeonatos das camadas jovens.
Jovem que e’ bom, salvo raras excepcoes, nao precisa de chegar aos 23 anos para agarrar um lugar no plantel principal. Ja’ la’ deve estar com 19 ou 20 depois de anos a jogares em patamares superiores de competitividade.
SL
25 Março, 2021 at 11:26
Muito sinteticamente:
Custou muito dinheiro ter tido um treinador como JJ…ainda bem que foi para as galinhas!
Sou fã do Ruben Amorim! Apostar a sério na formação é o que ele faz. Sem medos, dando confiança aos miúdos!
Vem aí uma grande fornada que tem atualmente 16 anos!
25 Março, 2021 at 11:40
Estou a viver um momento único enquanto formação lover.
Há Amorim e os outros.
Aposta continuada, resultados, rendimento desportivo e valorização financeira.
Incomparável em todas as vertentes.
25 Março, 2021 at 13:40
+1
25 Março, 2021 at 13:07
A peça não está correta. Do boloni lembro-me por exemplo do Viana e quaresma…
Assim sendo, sem credibilidade…
25 Março, 2021 at 13:59
Boa tarde Tasca!
Tudo bem que os jornalistas têm de trabalhar. Mas este tipo de peça é mais um “encher chouriços” e promover discussão vazia em modos de competição de quem é o maior ou melhor, etc.
Para mim, mais que o treinador X ou o presidente Y, a aposta da formação não tem de ser uma escolha de um ou outro. Tem de ser uma espécie de filosofia do clube, algo que faz parte seja quem for o presidente ou o treinador. E por isso, é imprescindível que a aposta na melhoria das condições da formação (infraestruturas, técnicos, rede de olheiros, condições familiares, etc.) seja constante. Isso é apostar na formação.
Os jogadores da formação alinharem na primeira equipa, é apenas a consequência dessa aposta e não a aposta em si! Isto porque na equipa queremos sempre que estejam a jogar os melhores, sejam eles quem forem. E se eles forem da formação, obviamente que é muuuuuito mais especial!
25 Março, 2021 at 14:48
Como é que se pode olhar para este quadro e dizer que o JJ não deu minutos a jogadores da academia ou que enterrou a formação.
Um treinador que além dos nomes lhe estão atribuídos, fez do Gelson e do Semedo (lançados por outros) jogadores titulares na primeira equipa e que deu oportunidades sérias ao Podence (lançado pelo Marco Silva).
Se o JJ não deu minutos à academia, quem é que deu, os 14 treinadores que estão antes na lista e que em quase 20 anos nenhum deles passa sequer de 4 putos lançados na primeira equipa?
Também é porreiro ver que outro coveiro da formação, o BdC, tem dois treinadores nos primeiros quatro desta lista.
25 Março, 2021 at 15:33
Em 3 anos o JJ lançou a sério 3 jogadores. Podence (que não deu mais também por lesão), Gelson e Ruben Semedo.
O resto, “dar minutos” é mesmo a expressão certa…
25 Março, 2021 at 15:55
Ok. A narrativa é que o JJ interrompeu algo que estava a acontecer. Pergunto: estava a acontecer pela mão de quem? Quem é que, antes do JJ, e tirando o Paulo Bento, fez mais pela afirmação da Academia na primeira equipa?
Atenção que isto não é sobre o Amorim, espero que o Amorim continue com esta filosofia e se continuar será óptimo para o Sporting.
25 Março, 2021 at 16:10
Essa narrativa não é minha….
Disse-o na altura quando falavam de alteração total de paradigma e tal e continuo a dizê-lo agora….
O JJ não foi muito diferente dos anteriores….nenhum deles foi um formador de jogadores e qualquer um deles podia ter feito MUITO mais com a formação que tinham à disposição….em termos de ter aproveitado muito melhor para ajudar os putos a despontarem…aliás, gerações muito fortes do Sporting.
Admito quem me digam que o Leonardo Jardim tinha um trabalho duro porque teve de fazer uma equipa no meio de cacos e que não era fácil, no meio de tudo, apostar muito na rapaziada….mas isto já não é facto, é argumento….eu discordo mas aceito o argumento…
25 Março, 2021 at 15:33
Que saudades dos guioes errados do JJ.
Tá tão, mas tão bem onde está agora
25 Março, 2021 at 15:54
Ok. A narrativa é que o JJ interrompeu algo que estava a acontecer. Pergunto: estava a acontecer pela mão de quem? Quem é que, antes do JJ, e tirando o Paulo Bento, fez mais pela afirmação da Academia na primeira equipa?
Atenção que isto não é sobre o Amorim, espero que o Amorim continue com esta filosofia e se continuar será óptimo para o Sporting.
25 Março, 2021 at 15:59
Nisto estamos de acordo…
O JJ não parou nenhuma onde de enorme aposta na academia. Já na altura disse isso quando falaram em grande mudança no projeto e paradigma e tal…e eu não achava isso porque não via essa aposta toda…
Mas o JJ não é um formador. O MS ou o LJ é que também não foram…se bem que faço a justiça ao LJ de ter tido pouco tempo e ter de transformar uma equipa inteira e por isso é mais dificil julgar o que seria depois e não é justo compara o ano do LJ com 3 do JJ….nem 1 ano do LJ é justo comparar com 1 ano do JJ, quanto mais…
Por isso é que digo que tudo isto deveria ter uma análise a serio. E que nessa análise, ponderando minutos que tiveram, consistência da aposta, % utilização, ponderado o tempo que tiveram, etc….acho que se evidenciariam Paulo Bento (claro), Boloni e Amorim… e o resto, mais coisa menos coisa, ia tudo dar ao mesmo…
25 Março, 2021 at 16:35
Tipo isto:
“Rúben Amorim lança Essugo por 6 minutos+ compansação.
A seguir lança Nazinho por mais 6 minutos.
Depois lança o Loide Augusto por mais 6 minutos.
Depois lança o Hevertton Santos por ais 6 minutos.
Depois lança o Carlos Silva por mais 6 minutos.
Depois lança o Rodrigo Rêgo por mais 6 minutos.
(…)
Depois Xico Magro por mais 6 minutos.
Depois lança Zézé Di Cadoce por mais 6 minutos.
Depois lança Souputode16anosiô por mais 6 minutos.
Depois lança Jásouhomemjátenho18anos por mais 6 minutos.
Ufa!
Amorim: O treinador que mais jovens da formação lançou!”
😀
25 Março, 2021 at 16:36
*compensação
25 Março, 2021 at 17:23
Eu leio “Amorim dá oportunidades a jovens”. Se os jovens as desperdiçam como o fizeram Iuri, Palhinha e Matheus com o JJ…
25 Março, 2021 at 17:27
LJ tinha William, Adrien, Andre Martins, Mane, Wilson…
Já no Mónaco tinha jogadores jovens (dos tais para “potenciar”).
Quanto a isso da “estratégia”, é o que é… a verdade é que o plantel era sempre “composto” por uma carrada de aquisições, tal fora antes, tal foi depois.
25 Março, 2021 at 16:37
E qual foi o treinador que mais castigou jogadores do Spoting?
Também foi o Paulo Bento. 😀
https://www.youtube.com/watch?v=9hATFR46q4I
25 Março, 2021 at 16:54
A nova mentalidade da nossa formação vê-se nestas declarações:
Dario Essugo (16 anos – feitos há uma semana):
“”Não mudou nada em mim. O que tenho é de trabalhar mais, e mais, e mais para me manter lá. O mais difícil não é chegar lá, mas sim manter-me lá. É para isso que vou trabalhar. O que aconteceu no passado fica no passado. Agora temos de olhar para novos horizontes e objetivos”
Danilo Luis (18 anos – irmão do Dario):
«É tudo novo, mas o Sol nasce à mesma hora, o autocarro passa à mesma hora. No futebol o mais difícil não é chegar ao topo, ter consistência é muito mais complicado. O Dário está consciente disso. O meu papel é de proteger, dar conselhos e puxar-lhe as orelhas quando tenho de puxar, e elogiar quando tenho de elogiar. O Dário sempre foi um menino especial e tentei que tivesse sempre os pés assentes na terra», referiu Danilo Luís.
—
Isto mostra que a diferença não está só na quantidade mas na qualidade.Por exemplo, quantos dos jovens lançados na era Paulo Bento tiveram carreiras dignas de registo, 3…4? E quantos da era de Ruben nós vativcinamos altos voos? Provavelmente, todos os 7, até o Joelson que parece estar um pouco mais atrasado em termos de foco, mas até esse vai lá chegar.
Hoje, os jovens são infinitamente mais maduros e autónomos. Ajuda, e muito, ter pais com a integridade e humildade como os pais do Dario, mas a ambição maturidade e humildade competitivas são geradas mais cedo e nada do que está a acontecer no Sporting é por acaso. Há um trabalho de base que está a ser planificado há muito por esta direção. Ter o homem certo, como RA, é importante mas ninguem de consciencia e honestidade pode achar que Frederico Varandas é alheio a isto. Por muito que não gostemos do bicho.
25 Março, 2021 at 23:40
“Há um trabalho de base que está a ser planificado há muito por esta direção. Ter o homem certo, como RA, é importante mas ninguem de consciencia e honestidade pode achar que Frederico Varandas é alheio a isto. Por muito que não gostemos do bicho.”
Os haters até dão pinotes…
25 Março, 2021 at 17:10
Esta época está bem e quero que assim continue. Quero lá saber se são 10 se são 20…
26 Março, 2021 at 16:13
Embora existam aqui muitas ideias válidas e interessantes, muitas análises mais ou menos profundas, a discussão é um bocado estéril porque metade das pessoas tem o foco errado…
O problema do SCP nunca foi lançar a formação, foi sempre aproveitar a formação!!!
Esse sim é o nosso problema
Futre
Figo
Simão Sabrosa
Ricardo Quaresma
CR7
Moutinho
Saíram sem “rendimento” desportivo (há muitos mais, estes são os mais notórios) como é possível termos deixado isto acontecer?
É que não estamos a falar de um ou dois casos isolados estamos a falar da “regra” e claramente falta um “projecto de carreira” que mantenha os jogadores durante mais um ou dois anos para que o Clube consiga o tal retorno desportivo da excelente formação que tem…
O problema é que para isso acontecer é preciso um processo integrado que comece logo nas escolinhas incutindo uma determinada mentalidade…
Uma mentalidade que não pode ser trabalhada nem “passada” com lampiões ou treinadores que não sejam Sportinguistas “doentes” porque isso tem que ver com a cultura da sociedade Portuguesa, nesta área precisamos de pessoas com um perfil muito especifico, com coração (Sportinguismo) e cabeça (competências técnicas)
Todos nós sabemos as circunstancias pelas quais os jogadores que mencionei acima saíram, uns porque não existia um “projecto de carreira” outros porque determinados dirigentes que passaram pelo nosso Clube tem o problema congénito de não conseguirem resistir a umas notas agitadas á frente da cara, são assim na vida privada, são assim a gerir o Clube….O dinheiro é o Deus deles e isso reflecte-se na gestão do SCP
Mas também temos falhanços no polo oposto, BdC tentou terminar com as saídas precoces dos jogadores formados no Clube; resultado jogadores “revoltados” porque o SCP lhes estava a “cortar as pernas” balneário em pantanas, ambiente de cortar á faca e mesmo que não tivesse havido Alcochete a coisa ia descambar, porque o Clube e os seus frutos, ver jogadores “da casa”, estavam perfeitamente desalinhados em relação aos respectivos objectivos…
Qual foi o erro de BdC?
Tentou resolver o problema de “cima para baixo” nos séniores, atrasando e protelando a venda dos jogadores da formação, mas como é que se faz isso com jogadores que foram “educados” desde pequenos a encararem o SCP como um trampolim e apenas como trampolim para outros voos?
Na maneira de ver desses jogadores cada ano em que não eram vendidos estavam a ser “prejudicados” pelo Sporting, porque o objectivo deles nunca foi chegarem á equipa A, isso era uma mera etapa, como passar de juvenil para junior, o objectivo era SAIREM do Sporting!!! É um cenário insustentável!!!
Como é que se resolve essa situação? Trabalhando a mentalidade dos nossos miúdos desde que entram no Clube e apresentando um “projecto de carreira” que seja desafiante , mas ao mesmo tempo gratificante para o jogador, de forma que eles se sintam “confortáveis” com a permanência mais duradoura no SCP…
Como todos já repararam, aparentemente estes miúdos que estão a “subir” agora têm uma mentalidade diferente, mesmo sabendo eles próprios que devido aos problemas financeiros do SCP alguns vão ser vendidos precocemente, isto porque o Virgilio embora se calhar não fosse o melhor gestor do Mundo, é um Sportinguista devoto e passou isso para toda a estrutura que “educou” os formandos e aparentemente, repito, a mentalidade será diferente para melhor…
Se há coisa em que o varandas tem razão é em falar no “gap” da formação, mas enquanto ele se refere ao talento puro, a realidade é pura e simplesmente outra, o “gap” era de mentalidade e de valores humanos, não só Sportinguismo que não conseguimos passar a várias gerações de jogadores e um dos responsáveis directos por isso foi o irmão dele, mais propriamente o CD de que o irmão fez parte, irmão esse que passa a vida a “bichanar-lhe” aos ouvidos!!!
O futebol é emoção e a gestão tanto de um Clube como da sua formação não pode dissociar um da outra, a gestão do Sporting e dos seus activos não pode ser feita como a de uma empresa que vende frigoríficos, tem de ter outros componentes que não os puramente técnicos…
E esse é o nosso problema, a mentalidade dos formadores e dos formandos da nossa Academia, os princípios e valores que são inculcados, deveriam ser transversais a qualquer Presidente porque aí sim podia-se falar do DNA do SCP!!!
Querem mudar quem manda ou quem treina? Façam o favor de estar á vontade, mas mantenham SEMPRE determinados perfis e princípios nos responsáveis que depois têm de ser transmitidos desde a tenra idade e de forma continua a quem vai para a nossa Academia…
O resto desculpem lá mas é mesmo discutir o sexo dos Anjos…
A mentalidade Sportinguista tem de ser a base, as casas não se constroem pelo telhado, o resto vem por acréscimo e pode ir para a esquerda ou para a direita, desde que a “educação” dos miúdos tenha sempre determinados princípios e valores!!!
SL