Na passada quarta-feira, o Hóquei em Patins do Sporting CP realizou um jogo que se encontrava em atraso, relativo à 15ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. O adversário foi o HC Turquel. Gonçalo “Nolito” Romero estava fora dos convocados e… que falta que nos faz o Romero.
Começa a partida e 2 minutos depois, assinalada grande penalidade a favor do Sporting CP! Falhada por Gonçalo Nunes! O jogo prosseguiu e a três minutos do final da primeira parte, o Turquel adiantou-se no marcador. Fomos para o intervalo a perder. Tínhamos de ir em busca da vitória.
Na 2ª parte, entrada com vontade de vencer, e em 8 minutos Ferrant Font virou o jogo para 2-1. Dois golos de rajada. O primeiro até foi de Livre Direto (uma lufada de ar fresco). Alessandro Verona, ao minuto 11, amplia a vantagem no marcador (ufa! já dá para respirar melhor). Cometemos a 10ª falta, livre direto para o Turquel e golo do adversário, reduzindo para 3-2. Ora bolas, lá vamos nós sofrer até final…
Quando faltavam 7 minutos para terminar a partida, Alvarinho volta a fazer o golo para o Sporting CP, assistido por Telmo Pinto. Será que agora já vamos conseguir a necessária tranquilidade para o triunfo? Já só falta um minuto para jogar, parece que isto nunca mais acaba. Falta do Telmo Pinto, sai o cartão azul para o jogador. Livre direto para o Turquel. Grande Girão! Grande Defesa! Ora bolas, agora foi assinalada grande penalidade contra o Sporting, sai mais um cartão azul, desta vez para o Pedro Gil. Falharam a grande penalidade! Felizmente! Terminou o jogo com a nossa vitória por 4-2 com uma grande exibição do Girão.
Chega o fim de semana e veio novo jogo para o Campeonato Nacional. Desta vez frente ao SC Tomar, desta vez já com Gonçalo Romero, certamente será diferente… Começa a partida e aos 2 minutos de jogo, Penalty para o SCP. Tony Perez não foi capaz de enganar o guarda-redes do SC Tomar (já podíamos estar a vencer…)
11 minutos de jogo… SC Tomar adianta-se no marcador, 16 minutos de jogo e voltamos a sofrer golo. Estamos a perder por 0-2. Temos de acordar malta! Força Sporting! Golo Ferrant Font! Golo Alvarinho! Assim já dá para se respirar melhor, que alívio! Agora já só falta a revira volta. 5 minutos para terminar a 1ª parte, 10ª falta do SC Tomar. Livre Direto para Ferrant Font cobrar. Falhado por Ferrant Font. Fogo, já tínhamos falhado a grande penalidade logo a abrir o jogo. Vamos ter agora de esperar pelo regresso dos balneários.
6 minutos da segunda parte, GOLO! Toni Perez! Como sabe sempre bem o golo da reviravolta. Livre Direto para o SC Tomar… falhado! Livre Direto para o SCP… falhado por Gonçalo Romero. Faltam 8 minutos para o fim e eles empatam a partida. Isto não está fácil, mas nós acreditamos em vocês!
Pénalti para o Sporting! Falhado por Alessandro Verona… livre Direto para o SC Tomar, também falharam! Agora é assinalado penalti para o SC Tomar… Voltaram a falhar! 10ª falta para o SC Tomar e livre direto para nós cobrarmos. Vai Ferrant Font! Também desperdiçou… De bola parada não vamos lá hoje, precisamos de alguém para desbloquear esta partida! GOOOOOLO! Matias Platero, a 2 minutos do final! Depois o “Nolito” não conseguiu concretizar o Livre Direto que nos daria o conforto até ao último segundo, isto já no último minuto.
Continuamos a ser a equipa menos concretizadora de lances de bola parada, grandes penalidades e livres diretos do Campeonato Nacional: apenas conseguimos concretizar 20% dos lances que nos são favoráveis. Esperemos que este enguiço da bola parada termine com a fase regular…
*às segundas, o Nuno Almeida irrompe pela cozinha da Tasca a patinar com mestria, pronto a temperar uma crónica sobre o nosso hóquei em patins
29 Março, 2021 at 12:31
O nosso hóquei, depois de um começo de época muito bom, está a atravessar um mau momento. Algumas ausências t~em feito diferença, mas acho que não explicam tudo. Também existe a circunstância de, este ano, a decisão ir para play-offs, o que deve tornar (mesmo psicologicamente) tudo um pouco diferente.
Obrigado ao Nuno Almeida pelo post bastante assertivo.
Um abraço e que continue o bom Serviço Público Leonino.
31 Março, 2021 at 11:57
Sim, como este ano será decidido em play-offs, é para essa fase decisiva que esperamos encontrar o melhor Sporting deste ano
Obrigado pelo feedback =)
29 Março, 2021 at 12:53
Será enguico?
Será nabice?
É que já dói demais.
Não é fácil pois o redes ocupa prai 2/3 da baliza. Mas para jogadores desta qualidade exige se muito mais!
Acresce o facto de a sua não concretização nos ter feito sofrer muito ultimamente, mesmo com equipas à priori acessíveis.
E os outros em termos percentuais estão muito melhor que nós.
Assim não chegaremos lá!
SL
31 Março, 2021 at 12:02
Prefiro acreditar que seja enguiço…ou apenas falta de confiança e não tanto por nabice propriamente. Os guarda-redes ocuparem grande parte da baliza dificulta uma grande concretização dos lances de bola parada, no entanto, não há nenhuma razão para sermos a pior equipa do campeonato neste aspeto. Temos mesmo de melhorar.
29 Março, 2021 at 13:08
Tens acompanhado alguns jogos dos nossos emprestados?
Nomeadamente o facundo navarro?
Prevê se que esta equipa sofrerá alguns cortes no orçamento, tal como todas as outras?
Vês algum jogador que entre diretamente para a equipa A?
31 Março, 2021 at 12:08
Apenas acompanho o Sporting, e como temos diversas modalidades, já é muito. Desconhecia o jogador que apresentas. Obrigado pelo teu comentário que também me permitiu aprender algo novo.
Em relação aos cortes de orçamento vai depender da resposta dos sócios em relação à quotização. Desconheço também se houve perdas de patrocínios na modalidade em particular ou nas modalidades em geral que impeçam de fortalecer a equipa na próxima época. De qualquer das maneiras, muitas vezes são desperdiçados jogadores da nossa formação e que depois se tornam os craques dos outros clubes. Devido à pandemia só as competições seniores estão a competir esta época.
29 Março, 2021 at 13:41
O Font perdeu por completo a inspiração nas bolas paradas e isso reflecte-se nas dificuldades da equipa nessa área.
Mas um Gil cada vez menos presente também faz muita mossa.
Ainda temos hipóteses de chegar ao 2° lugar.
Temos de vencer os nossos jogos e esperar que o Barcelo perca no galinheiro.
31 Março, 2021 at 12:10
O Gil já não tem a preponderância que tinha na equipa, infelizmente!
29 Março, 2021 at 15:44
Começaram a época bem mas ultimamente estão muito em baixo – exactamente o contrário do Porco, que ainda tem direito a ringues completamente inclinados a favor!
Esta cena de só marcarem 20% das bolas paradas não pode ser azar…
Ou melhoram para os play off, ou estamos mal! Mas espero que não coloquem em causa o treinador!
31 Março, 2021 at 12:12
Também concordo que se deva manter o treinador. A questão das bolas paradas pode ser uma falta de confiança que tem perdurado ao longo da fase de regular mas que todos torcemos para que essa confiança regresse no início dos play-offs.
29 Março, 2021 at 15:44
há coisas curiosas: que me recorde, ainda não ouvi quem quer que fosse, nomeadamente da Sporting TV, a perguntar ao Paulo Freitas como explicava este tão grande desacerto nas bolas paradas. É exasperante e são vários os jogos esta época em que perdemos pontos por culpa dessa incapacidade de transformar em golo esses lances
31 Março, 2021 at 12:13
A Sporting TV não está habituada a fazer perguntas em que as respostas sejam difíceis =)
29 Março, 2021 at 15:56
A eficácia nas bolas paradas podia nos ter dado a vitória no D. Caixa por exemplo, mas enfim… 20% de eficácia? Muito pouco mesmo.
31 Março, 2021 at 12:14
20%, faz de nós a pior equipa do campeonato nacional na concretização destes lances.
29 Março, 2021 at 16:56
Estou convencido que já devem estar a trabalhar essa questão à algum tempo o que é certo é que ainda não há resultados palpáveis.
Vamos Equipa, sempre convosco.
L SL
31 Março, 2021 at 12:15
Estratégia surpresa para os play-offs, vamos acreditar que sim =)
29 Março, 2021 at 17:07
A resposta está em Font… veio também por isso, é recuperar ” o toque”.
SL
31 Março, 2021 at 12:17
É preciso que o especialista esteja inspirado, precisamos dele! Força Ferrant Font!
29 Março, 2021 at 18:38
O ROUBO na Lixeira (e na nova Lucília) e o surto infeccioso na equipa também condicionaram bastante a nossa época até agora mas é um facto que a ineficácia ofensiva nesse momento do jogo é tao relevante e inversamente proporcional quanto aquela do Grande Girao a defender essas mesmas bolas.
Temo bastante o que se passará com esta equipa na próxima época pois Gil parece fisicamente acabado para jogar a este nivel e nao sei se quereremos ou conseguiremos manter gente como Font, Pérez, VERONA ou PLATERO ou os mal amados T. Pinto e J. SOUTO (eu manteria aqueles cujos nomes estao em maiúsculas, pelo menos).
Dentre os nossos emprestados só me vem ‘a cabeca o T. Freitas e o F. Navarro. Este último parece-me pronto para o plantel e eu gostaria que o Sporting fizesse com o Sp. Tomar, uma cidade com tradicao na modalidade e uma equipa que estará na Europa na próxima época, aquilo que faz/fez com os Leoes de Porto Salvo no Futsal, ou seja, emprestar-lhes os seus melhores formandos.
Como já foi aqui dito muitas vezes, esta modalidade Histórica, no Clube e a nível nacional, é juntamente com o Futsal, aquela que nos pode dar mais alegrias a nível internacional – acho mesmo que mais Ninguém tem um palmarés Europeu superior ao nosso em qualquer delas – mas, nao obstante ser a 2a ou a 3a que mais espectadores leva ao JR, é claramente desdenhada pelos pedantes das farpelas de pao ralado.
Espero que, tal como no caso do Futsal, os nossos lutem até ao fim, no Campeonato e na Europa, pois tem ambas distintas possibilidades de chegar, pelo menos ‘as respectivas meias-finais. SL
31 Março, 2021 at 12:20
Nas meias-finais do play-off iremos jogar contra o Óq. Barcelos, com todo o respeito pela época que estão fazer, mas não é pedir muito chegarmos à final do Campeonato Nacional.
29 Março, 2021 at 22:36
Confesso que me surpreendeu mais o “OC Barcelos 5-3 UD Oliveirense” do que este 4-3 do Sporting.
Surpreendeu o sentido de que contava com a vitória da Oliveirense (relegava os rabolhos para 5.º e permitia ao Sporting poder ultrapassar o Barcelos quando regularizar o jogo em atraso.
Quanto ao resultado do Sporting… Só para quem não viu os últimos jogos do Sporting este ano pode ficar admirado (não estou obviamente a falar do Nuno).
Mesmo assim, lá vamos ganhando (este jogo com o SC Tomar e aquele empate do jogo em atraso com o Valongo foram simplesmente inenarráveis…).
29 Março, 2021 at 22:39
Peço desculpa… Não foi este jogo com o SC Tomar… Foi o jogo em Vila Nova de Famalicão, em que ganhámos 3-2 ao Famalicense AC 8uma equipa praticamente amadora), mas que fizemos uma exibição miserável.
Estava a ver que se repetia o que tinha acontecido frente ao Valongo e mais uma vez Girão a ser a figura do jogo.
30 Março, 2021 at 10:37
O Óquei está forte, até acho que vençam no galinheiro e fiquemos em terceiro.
Mas vale o que vale, porque nos playoffs isto vai-se decidir nos detalhes.
Sem pavilhões cheios, nem o fator casa terá a mesma influência.
Uma coisa é certa, vão ser grandes jogos, vão dar conversa, muitas decisões controversas, etc.
31 Março, 2021 at 12:23
Quando se fala em decisões controversas, já sabemos quem costuma sair prejudicado no meio disso…
31 Março, 2021 at 12:22
Se contornarmos as questões dos lances de bola parada, vamos conseguir vencer mais jogos sem este sofrimento desnecessário constante.