Entre uma equipa com alguns jogadores a acusarem a pressão e uma equipa de arbitragem a tudo fazer para que ela aumente, o Sporting empatou com o Famalicão e deixou encurtar mais dois pontos a vantagem que tinha em relação aos seus perseguidores
Não era expectável perder pontos em Moreira de Cónegos, tal como não era perdê-los ontem, na recepção ao Famalicão. E, curiosamente, estamos a falar de dois jogos em que o Sporting criou mais oportunidades de golo do que em várias outras partidas da série “de 3 em 3 sempre a somar”.
Na primeira volta, em casa deste mesmo Famalicão, o Sporting empatou a dois golos, falhou um penálti, viu Pote ser expulso por protestos que só expulsam jogadores do Sporting, viu um golo ser inacreditavelmente anulado a Coates em cima da hora e Rúben Amorim foi expulso por dizer aquilo que todos estavam a ver: “vão pró caralho, isto é uma roubalheira!”. Ora, ontem, parte deste filme foi recuperado. Rúben Amorim voltou a ser expulso, desta vez sem se perceber o que disse ou fez, ficou por marcar um penalti claríssimo sobre Jovane, aos 84 minutos, e na maioria do tempo houve carta branca para os famalicenses baterem à vontade, com destaque para o central Patrick que jamais chegaria ao final do jogo só pelas faltas por trás que fez sobre Tiago Tomás. Palhinha, esse, viu um amarelo assim que se espreguiçou, num lance que até começa numa falta não marcada sobre o Famalicão.
Para muito boa gente isto vai soar a desculpas e a máxima será “temos é que jogar mais à bola!”. Nem vou entrar naquela discussão sobre a curiosidade do Sporting ser aquela equipa que tem, sempre, que jogar bem, golear, e dar margem aos árbitros para fazerem toda a merda que querem e nem assim conseguirem prejudicar, por isso, sim, é verdade que jogámos pouco. A equipa acusou a pressão (até o mais batidos, como Feddal) e fez 45 minutos onde se jogou pouco e se lutou muito. Marcámos um golo, numa boa pressão alta de Pote e numa boa leitura de Paulinho, logo a seguir sofremos um golo, que começa numa má abordagem de Porro (em claro abaixamento de forma desde que veio da selecção) e termina nos nossos centrais a desviarem-se de um gajo que levou todo o jogo a atirar-se para o chão e que tentou cavar o penalti, numa simulação que acabou por libertar o seu colega para metê-la lá dentro (mais um lance digno de registo no que toca a apitar).
O Sporting sentiu e muito esse golo e basta ver como Palhinha, até por já estar condicionado pelo amarelo madrugador, parecia ter encolhido face aos adversários. Era preciso fazer algo e Amorim fez, logo ao intervalo, colocando Bragança no lugar de Palhinha (nunca chegaria ao final do jogo) e Matheus Reis no lugar de Feddal, procurando dar outra dinâmica às saídas de bola, até porque se sentia a falta de Gonçalo Inácio. Viria uma perdida de Tiago Tomás (grande corte do gajo que devia ter sido expulso), viria uma defesa com a cara de Adan (no segundo dos dois remates do Famalicão), viria o penalti que todos vimos sem recurso ao VAR e viria o falhanço de Jovane, que havia entrado para o lugar de um apagado João Mário, deixando a equipa a jogar mais em coração do que em cabeça.
Na primeira volta, em casa deste mesmo Famalicão, o Sporting empatou a dois golos, falhou um penálti, viu Pote ser expulso por protestos que só expulsam jogadores do Sporting, viu um golo ser inacreditavelmente anulado a Coates em cima da hora e Rúben Amorim foi expulso por dizer aquilo que todos estavam a ver: “vão pró caralho, isto é uma roubalheira!”. Ora, ontem, parte deste filme foi recuperado e o que todos esperamos é que se recupere o que aconteceu depois dessa partida: Amorim teve a célebre frase “onde vai um, vão todos” e a equipa arrancou para uma série de vitórias que a colocou com folgada margem sobre os adversários. É disso que precisamos já na sexta-feira, em Faro.
12 Abril, 2021 at 13:04
Analisando os comentários à arbitragem…
No Record não há penaltis.
No 1º lance é tudo normal, dizem. Disputam a bola e caem os dois… Passou lá na TV da casa deles!
No 2º lance, um diz o mesmo. o Outro diz que o Jovane é que parou e provocou o contacto… Portanto, tinha de fugir da bola, percebem?
No lance do golo deles, um diz que o árbitro podia ter marcado falta por simulação de penalti mas que se não marcou foi porque no seu critério não era de marcar!
Na Bola, o Duarte Gomes…
Considera excessivo o amarelo ao Palhinha.
No golo do Famalicão diz que não parece haver simulação… Foi o vento e os protestos do jogador nem servem para nada!
No 1º lance de penalti o contacto é natural, diz o gajo.
No 2º lance é o Jovane que cai sozinho e arrasta o gajo do Famalicão.
No Jogo…
Amarelo bem mostrado ao Palhinha.
No lance do 2º penalti – o 1º nem analisam! – 2 dizem que é o Jovane que se deixa cair e 1 diz que é penalti.
Portanto, resumindo, boa arbitragem.
12 Abril, 2021 at 14:26
Cai e arrasta o gajo do Famalicão? O autêntico buraco negro. Cuidado com ele.
12 Abril, 2021 at 16:08
O Duarte Gomes, qualquer dia, ganha ao António Rola (na desonestidade).
12 Abril, 2021 at 14:11
Agora mais calmo.
Continuamos a depender só de nós caralho.
Falhas como as de ontem, não vão acontecer nos 8 jogos seguidos.
6 pontos de avanço, eles é que continuam têm que correr atrás e ganhar todos os jogos.
Agora é preciso dar mais ao chinelo em campo.
É normal a que se note alguma quebra em alguns jogadores e alguma pressão acusada nesta fase, estamos na reta final e numa posição que ninguém acreditava, acredito que alguns jogadores como Pote, Feddal, Tomas, Mendes, Porro e por ai vai só nesta fase é que estão a cair na real, da dimensão e de o peso que têm nas costas de quase 20 anos de fracassos e arranjinhos extra campo para nos foder…
A equipa continua a não saber o que é perder, mas falta aquele pragmatismo que nos deus uma vantagem de 10 pontos, nem sempre bem jogado, mas a raça e a eficácia estava lá, em Moreira e ontem em Alvalade faltou isso.
Sexta-Feira, é a primeira de oito finais, até final do campeonato, está na hora de esta rapaziada voltar aos triunfos.
Mais uma vez só dependemos de nós e por MÉRITO.
SL!
12 Abril, 2021 at 14:15
– O mercado de Janeiro foi um desastre (não percebo o que se ganhou com João Pereira e Mateus…Paulinho nem vou falar)
– Curiosamente desde que se começou a jogar 1x por semana a equipa estagnou
– Amorim única esteve preocupado em dar aquele “extra” ao estilo de jogo (marcar e segurar vantagem)
– Todos conhecemos o nosso campeonato, bem como a incapacidade do nosso clube em lidar com estes momentos
Agora façam com que esteja errado
12 Abril, 2021 at 14:50
João Pereira veio estagiar visto que quer ser treinador e o Mr 16M veio….pq sim.
12 Abril, 2021 at 15:40
Da arbitragem, diz Pedro Henriques no Público:
“Minuto 10, cartão amarelo bem mostrado a João Palhinha por uma entrada negligente sobre Urgate, ou seja, em que não teve em conta o perigo e as consequências do seu acto para com o adversário.
Minuto 60, Coates ao cabecear a bola, está no seu movimento descendente e tocou na mão/braço de Urgate de forma inesperada e de perto, não havendo nenhum gesto deliberado, e estando o braço em posição normal e junto ao corpo, razão pela qual não houve infracção para penálti.
Minuto 72, Ivan Jaime no interior da área dos “leões”, acaba por se desequilibrar e escorregar sozinho sem que Coates lhe tenha sequer tocado. Lance legal em que não houve penálti mas também em que não houve simulação por parte do jogador famalicence.
Minuto 93, Jovane Cabral, que está nas costas de Ruben Vinagre, ao movimentar-se, vê o seu pé esquerdo escorregar, fazendo com que se tenha baixado e abrandado a sua corrida, levando esta acção a provocar um contacto normal e natural, originando a queda de ambos, com o jogador do Famalicão a cair por cima do jogador do Sporting, mas sem que qualquer infracção tenha existido, nomeadamente penálti.”
***
Sem novidade, sem comentário. Rodeados de falsos peritos, acossados por bandidos vários e perseguidos também por fantasmas muito próprios, há que reacender a boa estrela e o Farense terá de pagar a factura; o Farense e os que se seguem. De três em três EM LOOP até à matemática o exprimir inequivocamente: allez, allez, Sporting, allez!
12 Abril, 2021 at 16:12
Alguém aqui já viu algum vídeo/resumo onde se veja o lance do Jovane em que é abalroado pelo Pêpê? Eu não encontrei nenhum…
O que me leva a crer que estão a abafar esse lance, o que pode também passar despercebido a muita gente…
Se alguém tiver imagens desse lance, sem ser no Twitter que o Cherba partilhou, agradeço link.
12 Abril, 2021 at 16:19
Estás a falar disto?
https://twitter.com/sousporting1906/status/1381365959718543360
12 Abril, 2021 at 16:33
Exacto.
Eu vi dois resumos e este lance não passa! Como se nem tivesse acontecido!
Sei que há tópico para isto e desculpem o desvio.
Acho sinceramente que deviam instruir os jogadores a que sempre que haja um lance destes todos sem exceção esbracejem e de certo modo pressionem o árbitro para obrigar a, pelo menos,o VAR se sentir na dúvida e ser obrigado a chamar o árbitro…
12 Abril, 2021 at 16:20
E esse é “sportinguista”. O Ivan Jaime que troque de pitons, fartou-se de escorregar sozinho
12 Abril, 2021 at 16:25
Então, o gajo fica a protestar porquê, se caiu sozinho?
Estes gajos são todos uns vendidos.
Só de pensar que o Sporting ainda deu dinheiro a ganhar a esse gajo que andou anos a gamar-nos nos diversos estádios, dá-me a volta ao estômago!
12 Abril, 2021 at 16:09
” Ora, ontem, parte deste filme foi recuperado e o que todos esperamos é que se recupere o que aconteceu depois dessa partida: Amorim teve a célebre frase “onde vai um, vão todos” e a equipa arrancou para uma série de vitórias que a colocou com folgada margem sobre os adversários. É disso que precisamos já na sexta-feira, em Faro.”
O problema é que essa arrancada para uma série de vitórias deveria ser após o empate (descabido) em Moreira de Cónegos. Já vamos com 2 pontos a menos para isso.
12 Abril, 2021 at 16:49
Faz-me muita confusão que a direção esteja calada com estes atropelos que o CA nos coloca… cheira-me que o Godinho apita em Faro…. e estes bois estão calados e calminhos… como se de um guião se tratasse… isto é que me assusta e muito…
12 Abril, 2021 at 18:02
Hoje, e ontem, mais de 90% da CS apoia a arbitragem do Rui Costa. Tens, em 10 gajos, 1 que te dá um penalti num dos 2 lances em que se reclama penalti a nosso favor.
Se o Varandas viesse falar, era arrasado de alto a baixo pela CS e ainda nos gozavam em cima disso!
Ou os roubos são escandalosos, como aconteceu contra Porto e Famalicão na 1ª volta, e a CS sustenta as nossas queixas, ou só nos prejudicamos ainda mais se for o Varandas a vir falar.
Não perceber isto é complicado…
Agora, se me falares no Amorim… Aí já concordo contigo!
Devia ter falado na CI da semana passada sobre o lance do Nuno Mendes, dizendo que era uma entrada para vermelho e que com 10 o Moreirense dificilmente aspiraria sequer a empatar o jogo! E neste jogo, se acha que foram penaltis, devia ter dito que eram penaltis e dava exemplos onde por muito menos se marcaram penalti para adversários – o Rafa sofre um pequeno toque e é penalti, que até posso aceitar, e o Jovane é abalroado por um gajo que nem à bola vai e segue jogo…
Aqui, sim, dou-te razão!
12 Abril, 2021 at 21:26
Boas, malta.
Se com 10 estava longe de estar ganho, com 6 está longe de estar perdido.
Equipa organizada, concede poucas oportunidades, não baixa aos braços nem vira a cara à luta.
Falta marcar mais, por causa dos cms e das decisões dos gajos do apito, que na dúvida pendem sempre para o mesmo lado.
Ontem, acho que Amorim falhou num ponto. Pote é para estar junto ao Paulinho, deixar a batuta para o JM e Bragança.
É preciso mais jogos para o Nuno Santos, come a relva e sabe as suas limitações, quando joga somos sempre perigosos.
E já agora, saber jogar com o Paulinho. Esqueçam lá o valor, importante é saber jogar com ele. Se é para não lhe meter a bola à espera que faça de Sli ou Liedson, então mais vale voltar ao sistema inicial.
Eu estou extremamente confiante que somos campeões em casa com o Marítimo, que desce de divisão nesse jogo.
Ganhamos fora ao Farense e Rio Ave, em casa não vamos facilitar. O resto, é o resto.
Força, malta!
12 Abril, 2021 at 22:02
Isto!
Nós somos o Sporting!!
12 Abril, 2021 at 21:41
Não temos adeptos sportinguistas nas estruturas do poder :
– No Conselho de Arbitragem
– No Conselho de Disciplina
– Na Comissão de Avaliadores dos Árbitros
– Nos Árbitros de 1ª Categoria
– Nos analistas que avaliam as arbitragens
Lampiões e Fruteiros dominam estas estruturas. Tem a cadeia de valor toda controlada para ter êxito e minimizar os protestos. Para contrariar isto só vejo a alternativa que passa por exigir árbitros estrangeiros, que até os Regulamentos permitem. Os que temos estão demasiado comprometidos para serem isentos.
Basta ver as últimas arbitragens ´as nossas e as dos rivais.