Escrevo após o jogo contra o SC Farense e o título deste texto pode fazer pensar que me refiro ao que se passou dentro do campo. Poderia ser, mas não é, porque esse “sofrimento” é normal e tanto maior quanto se lutam pelos objetivos. Assim, o título tem outra conotação.
Após o apito final do árbitro, dei por mim a pensar como teria sido o ambiente naquele estádio caso pudéssemos ter assistido ao vivo e enchido aquelas bancadas, pintando-as de verde e branco.
A viagem para “cima”, embora depois de longa semana de trabalho, numa sexta-feira e a horas impróprias, seria “fácil” com a adrenalina a impedir o sono e a vitória no bolso a colocar um sorriso nos lábios.
Não é fácil não se poder estar nas bancadas dos estádios, mas nem por isso tem faltado a presença dos adeptos e das claques pelo caminho, quer na ida, quer no regresso, ou, como aconteceu nos últimos jogos, no José Alvalade, e, ontem, no São Luís, à chegada da equipa, dizendo “presente”.
Este apoio sempre entusiasta e sem problemas teve uma exceção na segunda-feira passada onde, incompreensivelmente, se deu uma carga policial que passou por baixo dos radares e que não nos chegaria se não fossem as redes sociais.
É estranho que estas situações aconteçam apenas no José Alvalade, precisamente onde o organizador do evento é o… Sporting. Não faltará quem venha culpar a polícia, assim como já a culparam pelo descalçar de Sócios e Adeptos na época passada, ou pela caça ao cachecol com símbolos das claques, como se a polícia não tivesse mais nada com que se preocupar.
Agora que parecem afastadas quaisquer hipóteses de podermos ter adeptos nas bancadas até ao final da temporada, era bom que os Órgãos Sociais do Clube dessem um passo claro em direção à pacificação das relações entre todos. Podem começar por colocar os olhos no que publicou Palhinha, no seu instagram: uma foto que mostra o autocarro do Sporting a passar por um viaduto onde os adeptos prestam apoio, legendada com um “grande vitória de todos nós! Jogo a jogo lado a lado”. Haja quem perceba o significado da máxima “unir o Sporting”.
Texto escrito por Nuno Sousa no site Leonino.pt
*“outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na internet verde e branca
18 Abril, 2021 at 9:45
um texto que sai reforçado com as imagens que foram sendo divulgadas ao longo do dia de ontem, mostrando a forma simpática com a polícia foi tratando os adeptos leoninos
este é um exemplo
https://twitter.com/TascaDoCherba/status/1383525889367887873
no regresso, havia polícia espalhada pelas mais variadas pontes e viadutos, com o objectivo de reprimir qualquer tentativa de manifestação de apoio. Face a tudo isto, o silêncio do Sporting é tão inexplicável quanto expectável
18 Abril, 2021 at 10:19
Ha forma de fazer queixa deste agente “provocador” da autoridade? Isto e’ uma filha da putice, nao parece haver a minima razao para uma intervencao destas, sao merdas destas que fazem com que o cidado comum perca a confianca e o respeito pelas forcas de seguranca…
Nestas merdas estou a 100% com NS e com quem for contra isto, parece que estas merdas so’ acontecem connosco, que somos um bando de animais selvagens so porque gostamos do Sporting (salvo algumas excepcoes, que sao realmente uns animais, mas isso e’ outro assunto).
SL
18 Abril, 2021 at 10:48
Eu preferia que a nome, morada, telefone, fotos da familia fossem publicados. E que 4 ou 5 manos lhe mostrassem a luz.
18 Abril, 2021 at 11:02
Fotos da familia nao, isso nunca – nos podemos e devemos ser responsabilizados pelos nosso actos, a noosa familia nao tem de ser penalizada por isso.
Por aquilo que vou lendo de ti tenho a certeza que pensas o mesmo.
SL
PS: umas azevias bem dadas no pelo, para se lembrar que a farda nao faz dele um super-heroi, isso ate’ concordava…
18 Abril, 2021 at 11:10
lol isso aí na cidadela continua tudo idealmente democrático, ó porrinho?
18 Abril, 2021 at 11:12
dá para manter as aparências ou é daquelas semanas que é difícil?
18 Abril, 2021 at 11:22
Nao percebi nada do que escreveste animal, mas saudo que ainda estejas vivo.
18 Abril, 2021 at 12:09
Todos aqui sabem a merda que tu és. Uns quantos conhecem o buraco onde tu estás. Era o que faltava se em 2021 precisasse de explicá-lo. Mesmo a ti…
18 Abril, 2021 at 12:14
És burro que dói animal. Estou aqui a trabalhar, nao vim para discutir política ou questionar sistemas ( que funcionam muito melhor que o nosso, diga-se, é perguntar ao povo deles se estão interessados em mudar). Isto é uma monarquia, com tudo o associado.
Ja todos sabem o burro que dói que és, mas pelos vistos ainda és mais do que aquilo que parecias, o que é difícil.
E chamar buraco a Abu Dhabi é de um desconhecimento atroz do que é o mundo.
Grande animal!
A droga dá cabo de ti, põe mais tabaco nessa merda…
18 Abril, 2021 at 12:42
Não. Obviamente foste para aí para ser mais um camelo.
“é perguntar ao povo deles se estão interessados em mudar”
Ai, não, espera,
“Isto é uma monarquia, com tudo o associado”
18 Abril, 2021 at 13:08
Obviamente, vim para aqui para ordenhar camelos, como diz o outro burro como tu… E isto é tão mau e tenho uma vida tao sofrida que espero ficar mais 20 anos… és tão burro animal, foda-se, estavas tão bem calado.
Sim, anda perguntar ao povo deles se querem trocar… estao no top 1% de pib per capita, têm tudo por parte do governo, coisas inimagináveis e oportunidades para terem ainda mais. Têm paz, pão, saúde e educação. E dinheiro, muito dinheiro.
És burro que dói, cospes para o ar e depois é isto…ridículo.
18 Abril, 2021 at 13:48
Fico feliz que estejas tão bem aí, porrinho. E obviamente que não foste para aí ordenhar camelos. Aliás, creio que falo por todos quando digo que nunca nos passou pela cabeça que alguém com as tuas vastas capacidades intelectuais não tivesse um emprego digno da sua estatura num sítio como Abu Dhabi. Afinal de contas, tens duas mãos, capazes de pegar nua pá, e imagino que um camelo adulto produza uma quantidade considerável de resíduos deserto fora…
18 Abril, 2021 at 14:18
Desdenha animal, pode ser que esse cotovelo te doa menos… desdenha que eu vou-me rindo e gozando com isso! Eu e a minha família!
E obviamente que vim para cá ordenhar camelos e apanhar dejectos – conseguiste logo perceber isso, uauu, tão esperto que o animal é!
Ahahahahahha
Burro que dói, bolas… vai lá mandar mais uns traços, acho que já estás a ressacar outra vez
18 Abril, 2021 at 14:19
Ahahahahah
Os ares do deserto têm-lhe feito muito bem …
Está um primor …
18 Abril, 2021 at 14:34
Fala-se em burro e aparece o Xupa, um clássico! Querea ver que também aparece um leonidas, o ursobear e o snakeup? É que ficava quase completa a récua senior aqui da Tasca, tb conhecidos por beubeus!
Ahahahhaa
18 Abril, 2021 at 14:39
Ó porrinho, não é vergonha nenhuma. Nem para ti nem para a tua família. Os camelos são como as motos, imagino. Por trás de um campeão há sempre uma equipa de desgraçados que se mete de cócoras para que o mundo possa desfrutar de um espetáculo…
18 Abril, 2021 at 14:52
Nao é vergonha nenhuma, garanto-te – mas nada mesmo. Aliás, gostava que os outros 99% da população mundial que não têm acesso ao que temos podessem, igualmente, ter esse acesso.
Só te posso dizer: estudasses para poderes ordenhar camelos e limpar merda como eu, e para estares de cocoras como a minha família, que se está a rir às gargalhadas de ti!
18 Abril, 2021 at 15:17
Porrinho, o gajo com o emprego de sonho no Médio Oriente. Mas a família adora. Não querem outra coisa.
“A nossa relação melhorou desde que comecei a usar véu. Ele até pede que o use na cama. É fantástico! Recomendo a todas”
Mrs. Porrinho
“Gosto muito da miúda dos olhos avelã-escuro. No outro dia levou 10 chicotadas por olhar para mim. Serei correspondido ou estarei a imaginar?”
Porrinho júnior.
18 Abril, 2021 at 16:35
Nao fales da minha mulher, porco…
Temos uma vida belissima, obrigado, nao falta nadinha e ainda sobram uns milhares de euros ao fim do mês. E isto a ordenhar camelos e a limpar merda, imagina se eu tivesse um emprego a sério, como tu tens…
Agora vai lá bater pivias para outro lado, tresandas a leite rapazola, tena de te esforçar mais que isso burro.
Estudasses
18 Abril, 2021 at 17:35
hmmm para estar casada contigo, deve ser uma valente vaca, mas é um óbvio ponto fraco. E deteste-te o suficiente para o tentar explorar.
Até breve.
18 Abril, 2021 at 18:31
Com esse comentário demonstraste a todos o merdas e o porco que és, apenas um puto mal-educado a quem nem vale a pena dar troco.
Vai lá crescer puto merdolas.
Foda-se, aparece cada merdas por aqui… pensava que eata fase já tinha sido ultrapassado depois do.porco holandês ter desaparecido, mas pelos vistos ainda não passou…
Ah, e gostava que fosse até breve, para te esfregar a tromba com merda de camelo e te entregar a uns paquistaneses para eles brincarem contigo.
18 Abril, 2021 at 19:47
Ui que medo!!! És tão conas que até pela internet delegas a porrada a outrem… Queres-me ir à cara, mas tens a completa noção do absurdo que isso seria e então insinuas uns cromos quaisquer que aí subornas com umas aparas. Triste do caralho. Foda-se, até podes ser de outro lado, mas não há nada mais lisboínha. Conas de merda.
18 Abril, 2021 at 20:45
És tao burro filho, nao acertas uma…
18 Abril, 2021 at 11:07
Este filho da puta não estava a defender a Lei e a ordem, bem pelo contrário.
18 Abril, 2021 at 11:34
Incrivel esta cena! Servem para nos proteger e depois batem desta forma gratuita.
Na semana passada, antes do jogo com o Moreirense, mandaram-nos sair da porta da Academia, de forma calma e educada diga-se. O pessoal juntou-se dois quilometros à frente junto a uma rotunda. Eles voltaram mas… já não disseram ou fizeram nada. Ainda deram dicas sobre a posição dum cartaz para ser melhor visto pelo autocarro. Atitude correta neste caso.
18 Abril, 2021 at 16:09
Vamos lá ver se nos entendemos… para que as coisas fiquem claras e não hajam duvidas!
Este post, que obviamente és tu que decides colocar, e o teu comentário, são uma critica, em primeiro lugar, à policia, como trata os adeptos do Sporting e não trata os adeptos dos outros clubes, ou é uma critica à Direcção de quem acham que está por trás deste tratamento?
Era bom esclarecer isto.
Uma coisa é a Direcção não se ter pronunciado sobre o assunto.
Obviamente que o devia ter feito porque a Direcção está em funções para SERVIR E DEFENDER o Clube e os seus adeptos.
Outra coisa é insinuar – esperemos que, se for o caso, seja com provas disso! – que a actuação da policia, seja em Alvalade, seja pelo país fora, contra os nossos adeptos, é a pedido da Direcção.
É que são duas coisas completamente diferentes e com um grau de culpabilidade/imbecilidade completamente diferente, com uma diferença gigante!
Sinceramente, eu custa-me a acreditar que a Direcção esteja por trás desta actuação da policia quando o que se trata é tão só um apoio à equipa. Não me custa acreditar que, quando à manifestações contra a Direcção à volta do estádio, a Direcção tente, junto da policia, minimizar a situação. Mas já estive em manifestações dessas – pelo menos em 2! – e nunca vi a policia tentar acabar com o protesto contra a Direcção.
Que sentido faz agora ser a Direcção a tentar evitar o apoio dos adeptos à equipa? Para mim, nenhum!
Agora, concordo que a Direcção devia ter uma palavras contra estes actos absolutamente arbitrários. E, infelizmente, não tem.
Mas, para mim, era importante esclarecer o que se insinua aqui, se é uma coisa ou outra, porque são duas coisas absolutamente distintas e de gravidade nunca comparável!
19 Abril, 2021 at 14:16
Espero que leias e percebas que a direcção pode e deve fazer algo sobre isto.
A escolta policial é paga, chamar-se um serviço “gratificado”.
Em dias de jogos para teres uma ideia, até os policias que estão nos sinais a escoar o trânsito é à saída da garagens, são “gratificados”, corrijam-me se estiver enganado.
E por aqui já digo muito, para bom entendedor, meia palavra basta.
Um reparo e Aproveito para dizer por aqui. A presença de adeptos em viadutos só foi proibida devido ao fato de estarmos em período de confinamento. Mesmo assim as tarjas não eram retiradas. Agora já se pode desde que as regras sejam cumpridas.
O agente da PSP pontapeou um cidadão somente por este ter apoiado na via pública. Quem pode fazer alguma coisa? É junto ao estádio?
Olha se isto fosse nas antas?
18 Abril, 2021 at 10:20
No Sporting, nunca houve paz. A paz é ganhar, ganhar e ganhar. Mas isto não é só para o Sporting.
18 Abril, 2021 at 10:48
Esta Direcção criou os seus fantasmas e vive aterrorizada com medo deles.
A nossa prioridade até ao dia 19/05 tem que ser o apoio à equipa.
A partir do dia 20/05 é o tempo de responsabilizar quem despreza e agride diariamente Sócios e Simpatizantes
18 Abril, 2021 at 14:20
Mais nada!!!
SL
18 Abril, 2021 at 11:01
Pois bem, a informação privilegiada que detive na vespera de quem veio a estar nas ditas pontes e viadutos, foi que a sua presença se destinava a garantir a segurança da equipa e staff do SCP.
Vale o que vale!
SL
18 Abril, 2021 at 11:10
Há que ter um brave heart para aguentar vivo os jogos do maior.
18 Abril, 2021 at 11:30
Esta época sem as restrições o ambiente em Alvalade e por esse país fora seria épico!
Que saudades daquele ambiente!
18 Abril, 2021 at 11:41
Unir o Sporting é algo que mesmo em anos que fomos campeões, não me lembro de existir. Quer dizer, quando ganhávamos sim, havia ambiente de festa, mas logo a seguir ás primeiras adversidades havia logo a mesma contestação de sempre.
Unir o Sporting passa também por não deixar que aqueles que se infiltraram em claques com interesses pessoais ou para defender certas fações (ainda que minoritárias), não consigam trazer de novo a confusão para Alvalade.
18 Abril, 2021 at 12:25
Não sigo o Nuno Sousa e não leio o leonino.
Ele está sempre em campanha ( e pobre ) ou são só esses textos que aqui chegam?
18 Abril, 2021 at 12:47
Por acaso parece me sempre un redondo zero. Desde inicio, infelizmente
18 Abril, 2021 at 13:07
Claro que não segues. Também o acho um pouco ingénuo, tendo boa vontade.
Ao menos diz alguma coisa, ao contrário to Benedito
18 Abril, 2021 at 13:18
Diz. Aqui até diz que os adeptos do Sporting levaram porrada na Segunda-feira ( não sei se é verdade, não vi nada sobre isso ) a mando do Sporting.
18 Abril, 2021 at 14:22
O SPORTING CP é ENORME!!!
https://www.youtube.com/watch?v=qbykHh6P-oQ
Esta miserável e indigna direcção não só não compreende o que é o SCP, como ainda hostiliza e divide sócios e adeptos. Aliás, esse é a sua origem e o seu ‘modus vivendi’ …
E o Relatório e Contas?!?! Como ficou essa situação depois do chumbo?!?
18 Abril, 2021 at 17:39
apoio sim, exagero não.
por exemplo, o autocarro do Sporting pára acima do cemitério judaico onde estão os balneários…. mas do outro lado da rua está o hospital…
e o espaço do hospital que sendo público, foi invadido por algumas dezenas de pessoas que do lado de dentro agarradas à vedação saudavam o autocarro.
vá lá que os contentores do covid estão em frente das urgências. Não estamos em tempos normais e no algarve, de momento, menos ainda.