O Sporting evitou a primeira derrota em cima do apito final, mas os últimos cinco jogos mostram uma equipa a precisar de um abanão para o que falta do campeonato
Sentimentos contraditórios. Se resumisse o que o jogo de ontem me despertou, seriam essas duas palavras que utilizaria.
Entre o irritado e o aliviado, entre o crente e o desconfiado, entre a vontade de questionar e apontar dedos e a noção de que aqueles a quem os aponto serão os mesmos que nos trouxeram até aqui. A juntar a tudo isto, um jogo que entra para o top três daqueles em que o Sporting mais caudal ofensivo teve e que esteve prestes a tornar-se na primeira derrota consentida no campeonato.
Tiago Tomás regressou ao onze, relegando Bragança para o banco, na tentativa de dar maior poder de fogo e mais profundidade à equipa. E já que falamos em TT, não consigo deixar de pensar que a sua confiança em frente à baliza vem a decrescer desde que foi atirado para o banco por uma questão de estatuto. Não, não vou desancar Paulinho, mas numa noite de sentimentos contraditórios, não fui capaz de evitar lembrar-me da troca Montero-Barcos. Com as devidas diferenças, obviamente.
Efectivamente, o Sporting entrou agressivo e a pressionar alto, escolhendo quase sempre o flanco esquerdo para atacar, alicerçado nesse puto enorme que é Nuno Mendes que ainda antes dos dez minutos viu Paulinho desmarcar-se para a primeira situação de perigo. E andavam os Leões a empurrar os azuis lá para trás, quando Miguel Cardoso e apareceu na esquerda e iniciou um ataque à apatia e estranha má transição defensiva leonina (Palhinha claramente em perda há três ou quatro jogos). Na primeira ida à área do Sporting, o BeSad marcava e colocava o jogo como as equipas de Petit tanto gostam, prontinho ao estacionamento do autocarro de dois andares.
Lento e previsível (Pote parece um fantasma e quase nos esquecemos dele quando não dá uso ao fato de golo), com Palhinha e Porro alvos de marcação cerrada, o Sporting via-se obrigado a construir directamente pelos centrais. Sem presença na zona de finalização (Paulinho aparece mais como rei da tabelinha a meio campo do que na área), sobravam as bolas paradas, onde o Sporting deve ter feito o jogo onde mais lances desses ganhou, e as recuperações altas de bola, como aquela em que Palhinha foi por ali fora e TT não teve arte para finalizar, ou a grande finta de corpo de Paulinho para um remate bufa em arco.
Até que Peter Potter lá se libertou e meteu na corrida de Nuno Mendes, derrubado em falta na área. Penalti e enorme defesa de Kritciuk, mesmo em cima do intervalo.
Valente murro no estômago leonino, que tentou sacudir a juba trazendo Nuno Santos no lugar de Tiago Tomás, quando regressou do intervalo. Palhinha voltou a ganhar de cabeça e a atirar para as mãos do redes adversário, e como um mal nunca vem só, Adán teve um bloqueio cerebral e quando voltou ao mundo deixou a baliza aberta com a bola nos pés de Cassierra. 0-2 a 40 minutos do final da partida.
Antes de dar o lugar a Tábata, Porro cruzou para o mergulho de Paulinho e para mais uma bola a rondar o alvo. Palhinha e João Mário davam lugar a Bragança e a Jovane, depois Matheus Reis daria lugar ao seu homónimo de apelido Nunes e tudo isto terminaria com Coates a ponta de lança, Pote ao lado de Bragança e uma dupla de centrais formada por Inácio e Nuno Mendes, com Matheus Nunes e Nuno Santos como laterais fingidos.
O BeSad tinha onze gajos estacionados em frente à área, o Sporting carregava, mas com dez minutos para jogar era mais o coração do que a razão. Acontece que tem sido desse coração que esta equipa tem vivido muitas vezes, nomeadamente quando Coates é metido ao barulho e vai lá acima mostrar como se move um ponta de lança: grande cruzamento de Nuno Santos e grande cabeçada do capitão.
Faltavam sete minutos mais os descontos e tudo voltava a ser possível. Mesmo que de forma por vezes atabalhoada e sôfrega, o Sporting tentava e tentava e tentava e tanta tentativa acabou premiada com uma segunda oportunidade da marca de grande penalidade. Jovane arrancou e o Leão empatou, evitando a primeira derrota na Liga.
Faltam sete jornadas, para as quais os Sporting partirá com sete, seis ou quatro pontos de vantagem sobre o fcp, depois de quatro jogos onde desperdiçou metade dos pontos que podia conquistar. Motivo válido para muitas desconfianças, ou não estivessem os Sportinguistas repletos de cicatrizes, mas como nos cantava a Pat Benatar, o amor é um campo de batalha e, até ser possível, prefiro acreditar nesta rapaziada que, quando outros argumentos faltam, se agarra ao coração como faria qualquer Leão.
22 Abril, 2021 at 9:59
Receita para Braga: equipa, anda bater que tu bates bem. Se falharmos, que sa foda. Como se diz em bom português, “Deutschland, Deutschland, alles nicht vorbei”
22 Abril, 2021 at 10:00
E é óbvio que não jogamos futebol de jeito, mas isso tem sido assim quase todo o campeonato. Piorámos com a inclusão do Paulinho, ou juntando isso ao abaixamento de forma de vários jogadores, mas o treinador precisa de se deixar de invenções e já poderia ter uma alternativa a esta táctica estafada e que todos os adversários conhecem de cor e anulam sem problemas de maior. Mas se calhar ainda não teve tempo, não sei…
Neste momento, e sem futurologia, insisto: temos margem para 1 jogo sem ganhar (seja 1 empate ou derrota). Se não ganharmos em Braga, teremos que ganhar os outros 5 (incluindo o jogo na Luz). Acredito ainda alguma coisa, mas pouco, porque nem em casa estamos a conseguir ganhar (2 empates consecutivos com equipas medianas). Pensei que ao menos os 4 jogos que faltavam em nossa casa podíamos ganhar, mas 1 já foi… e fora ainda temos Vila do Conde, além de Braga e Luz, onde nunca foi fácil para nós jogar. E pelo que vimos ainda ontem, em casa vai ser complicado ultrapassar os autocarros do Nacional, Boavista e Marítimo. É óbvio que teremos mais chances se o Porto perder pontos, mas com a motivação que lhes damos jornada após jornada, acho que vai ser difícil acontecer…
22 Abril, 2021 at 10:13
‘We are young, heartache to heartache’. Sem tirar nem por – é o Sporting. Grande malha, Cherba, belo exemplo da idade de ouro dos ‘telediscos’. Meus ricos anos 80!
O Coates que passe o resto da semana a ensinar ao Paulinho como se cabeceia uma bola. E que o Jovane que faça o mesmo com o pantufas, nos penalties. E que toda a equipa fique horas a chutar à baliza, para ter mais acerto.
E o Amorim que se deixe de teimosias e que ponha de inicio quem realmente está melhor, sem olhar a ‘nomes. Temos que surpreender o Braga, vai haver espaço para chegar lá mais vezes. Nuno Santos de inicio, com TT. Paulinho entra na segunda parte. Queremos jogar com 11 desde o início.
A minha fé baseia-se apenas no que esta equipa conseguiu fazer nos jogos teoricamente mais difíceis. Porque nos fáceis, cruzes credo!
22 Abril, 2021 at 10:13
Enquanto continuarmos apenas a depender nós, estamos bem.
Começa em Braga a reta final de campeonato, 6 finais, 18 pontos em disputa, onde podemos ainda perder um jogo ou empatar.
Ao sair de Braga vivo, é um passo gigante para a conquista.
O Porto tem jogos também eles muito difíceis, ontem escrevi aqui que o clássico na luz decide o campeonato e mantenho…
Quero acreditar que nós na Luz já temos uma mão na taça.
Vamos ver jogo a jogo.
Não é tempo de criticar X ou Y, é tempo sim de agrupar, de respirar e jogo a jogo.
22 Abril, 2021 at 10:35
Mas nós andamos “agrupar” à quanto tempo?
Quando estivermos a 3 pontos do porto e em segundo continuamos “agrupar”?
O Sporting sai do dragão com 10 pontos de avanço! 10!!!!! Se isto não é bruxedo não sei o que lhe chame.
22 Abril, 2021 at 10:37
17 Maio de 2021….SCP no 2º com 4 pontos de vantagem do 3º
” Os outros tb vão perder pontos..”
22 Abril, 2021 at 10:17
Comentário bastante sensato.
Concordo a 100%.
SL,
22 Abril, 2021 at 10:18
Paulinho chegou a recuperar de lesão que agravou ao jogar logo. Agora recuperou é está a ficar no ponto, vai explodir em Braga e efetuar recta final portentosa calando os detractores. 4 Vitórias seguidas e entramos na ETAR de cabelo verde!
Difícil é, mas perfeitamente ao alcance.
22 Abril, 2021 at 10:36
Acho que nem o autor acredita nestas palavras
22 Abril, 2021 at 10:39
Ahahahah!
Em que fuso horário estás?
Pergunto para saber se posso dizer que não se deve beber tanto logo de manhã…
22 Abril, 2021 at 11:44
Não eras tu que estavas apenas concentrado em bater o recorde de pontos e quejátinhas encomendadoas faixas.? É que se for pela tua clarividência e análise imparcial estamos bem fod…
22 Abril, 2021 at 10:38
Tenho pena de dizer isto, porque até simpatizo com o gajo, mas acho que do ponto de vista técnico o Amorim não sabe mais que isto.
Sinceramente depois de ver os ultimos jogos da temporada passada, em que só dependíamos de nós para ir à fase de grupos da Liga Europa, acabarem como acabaram, não estava à espera que o Sporting do Amorim este ano estivesse a lutar até 6 jornadas do fim, muito menos a liderar. Estava à espera de ficarmos de fora das contas lá por Novembro, ou quanto muito pelo Natal. Conseguiram trazer a equipa até aqui, mérito para ele.
Mas a verdade é que ganhamos muitos jogos com sorte. Com uma sorte que não costumamos ter. Penalty no ultimo minuto contra o Farense em casa. Frango do GR do Gil no ultimo minuto em Barcelos. Golos do Coates em cima do minuto 90 quando já estamos na fase do “que se lixe, vai tudo para a frente”…
Para se ser campeão a sorte é importante, mas nao se pode depender só da sorte. Há uma altura em qe se calhar ficamos sem ela, e depois? Depois ou temos competência, ou não temos. E estamos a chegar a essa altura…
E eu sinceramente acho que o Amorim pode ser muito porreiro, muito esforçado, muito simpático, excelente a comunicar, mas do ponto de vista técnico / tático há certas teimosias que me custam a engolir.
Não consigo gostar do estilo de jogo do João Mário. Desculpem lá, mas campeonatos ganham-se na luta, não é de pantufas. Já ando a dizer há algum tempo que o meio-campo para mim devia ser Palhinha e Bragança. O Bragança é muito melhor que o JM quando é preciso levar a equipa para a frente (e é SEMPRE necessário levar a equipa para a frente). O JM quanto muito era para entrar quando o jogo já estivesse controlado, e fizesse sentido temporizar e gerir o esforço. Para empurrar a equipa para a frente, em especial contra equipas com um meio campo de luta, esqueçam.
Depois há teimosia Paulinho… Enfim, já muita gente falou disso, nao vale a pena bater na mesma tecla. Gelson Dala não servia, Sporar não servia, Pedro Marques não servia. Todos têm mais golos marcados em equipas de meio da tabela, ou com menos tempo de utilização, que um gajo que nos custou 16 milhoes de euros… Até o Borja ja fez no Braga tantos golos como o Paulinho no Sporting. Mas é bom a fazer tabelinhas… Vamos ganhar um campeonato com tabelinhas? Ou com golos? Nos ultimos titulos conquistados tivemos sempre pelo menos um goleador. Um gajo que quando a coisa aperta, era capaz de as meter la dentro. Agora o único gajo que temos assim é… um defesa central. Até o gajo em que inspirei o meu nick fez mais golos que o Paulinho no Sporting…
Não é que esteja a criticar ou a por em causa o empenho dos jogadores e treinador, de certeza que eles querem ganhar tanto como eu. Mas para mim é apenas a constatação de que… não sabem mais. E já não sei se o que eles sabem vai ser o suficiente para ganhar o campeonato.
Espero estar errado, e que seja o suficiente, mas sinceramente cada vez tenho mais dúvidas.
22 Abril, 2021 at 10:44
Sporar assim como não quer a coisa deu os 3 pontos em Faro e mais 3 ontem contra o Boavista…
Shiiiiiiiit…….até o Borja já deu uma vitoria ao Trolha nos Açores.
Ex SCP = 9 pontos.
Pálinho 16M = – 6
22 Abril, 2021 at 10:53
Tanaka, excelente análise.
Discordo só de uma coisa. O Sporting chega aqui porque defedeu muitissimo bem até esta reta final e isso é meio caminho andado para andar lá em cima.
A equipa montou-se e bem numa estrutura defensiva e em comportamentos defensivos muito acima da média e quando assim é mesmo com um frente de ataque muito pobre bastava-te fazer um golo o que na maioria dos jogos do campeonato não é dificil.
O problema a meu ver é com bola e quando começas a sofrer golos. Não é por acaso que sofres golos que não sofrias e isso poe imediatamente a nú as nossas debilidades nesta reta final.
A equipa ofensivamente é uma nulidade. Tem mais de 50% de posse de bola entre centrais e Gr. Não é agressiva com bola, não massa ninguém.
E aqui o Porto dá cartas! Pode não adornar ou ter nota artistica mas é asfixiante com bola. Mete muita gente em zonas de finalização.
Amorim é de ideias fixas, compreendo-o! Mas devia e podia ter outras dinamicas com bola porque não é de agora que a equipa está completamente estagnada nesse momento de jogo.
E depois há aqui outra questão que está interligada com tudo. A pressão é enormissima. A pressão de quem vai á frente é gigantesca e muito superior a quem vem atrás que já não tem nada a perder. E neste capitulo jogar no Sporting tem um peso muito negativo comparativamente a uma máquina de titulos e cadencia de vitórias do nosso rival mais direto.
Vai ser doloroso se perdermos este campeonato e vai deixar feridas sérias que nem ouso para já imaginar!
Resta fazer uma coisa que já o disse em tempos: É REZAR E QUE OS DEUS DE VEZ EM QUANDO TAMBÉM ESTEJAM CONNOSCO!
22 Abril, 2021 at 11:29
“Resta fazer uma coisa que já o disse em tempos: É REZAR E QUE OS DEUS DE VEZ EM QUANDO TAMBÉM ESTEJAM CONNOSCO!”
O problema é esse… É que eu acho que já estiveram… Já esgotámos a protecção divina por este ano, por isso agora tem de ser na base da competência, ou se não houver competência pelo menos da atitude de ir à luta (é por isso que digo que não vamos lá só com pantufas e tabelinhas…). Não podemos estar sempre à espera que os Deuses façam tudo por nós…
Bom, se calhar, dado o penalty de ontem ao cair do pano, pode ser que os Deuses ainda não nos tenham abandonado por completo.
22 Abril, 2021 at 10:43
Numa equipa com objectivos bem definidos e feita de “homens”, 45 minutos seriam o suficiente para provocar “esse abanão”…mas como é o Sporting precisam de 5 jogos de merda para acordar.
Agora vao fazer o quê?? Quando já desperdiçaram 6 dos 10 pontos que tinham de avanço com adversários teoricamente mais acessíveis!! Ganhar em Braga e na luz??
22 Abril, 2021 at 10:44
O golo de penálti no último ataque significa, se calhar, o pontinho que vai fazer cair o campeonato para o lado do Sporting.
O que está para trás é um campeonato muito, mas muito, muito acima do que o Sporting costuma fazer, se falarmos de pontos conquistados.
O que está para a frente é complicado, sobretudo, porque a pressão aumenta a cada empate, seja em Alvalade ou fora.
Continuar a dizer que o Porto joga nada vale zero, o Porto joga nada e o Conceição arrisca-se a ser campeão pela terceira vez.
Não estou a ver o Sporting a ganhar na Luz, mas ganhar em Braga é perfeitamente possível.
Com ou sem título, o assunto Paulinho é para reflectir, e a sério.
22 Abril, 2021 at 12:56
A estrelinha de ontem ….esteve na esfera do homem do apito (e não dos Deuses)…e na hora da verdade se a tanto chegar… também sabemos para onde este tende. Não podemos perder mais pontos!
22 Abril, 2021 at 10:54
Parece que a equipa perdeu parte da alma que nos trouxe até aqui. No início do campeonato jogávamos muito pouco, mas a equipa mostrava vontade em todos os lances bem como capacidade de enfrentar a adversidade.
Hoje já não temos tanto disto, e fica mais notório pois coincide com uma altura em que o Palhinha não tem estado tão bem.
Contas feitas, ao dia de hoje continuamos na frente e só dependemos de nós.
22 Abril, 2021 at 10:55
Isto é inacreditvável….a volta que esta merda deu. Das 2 uma…ou acertamos o pé ao mesmo tempo que os porcos perdem pontos ou então isto foi de vela….
Algumas soltas.
Adan. Aquilo que aconteceu ontem já teve para acontecer várias vezes. Mas das outras ele na hesitação e no tropeção não caiu mesmo e por isso à ultima conseguiu fazer o passe ou o avançado não foi tão convicto. O Adan faz-me lembrar o Ricardo. Mesmo nos grandes jogos mete uma água. A questão é se enterra ou não. Se se lembram de Faro, ele tem uma saída completamente estapafúrdia que por sorte falha o avançado e a bola porque podia ter feito penalti ou ter deixado o avançado sozinho para a baliza. Isto faz com que eu não o ache um grande GR, mas acho que o Max teria problemas também…não vou bater muito nele. É o que é e a alternativa não me parece muito melhor…por isso…já deu pontos, já tirou…é um bom GR mas não será memorável. Na linha do Ricardo, do Nelson, etc…
Defesa a 3. Foda-se…isto faz algum sentido? Numa defesa de 3 centrais temos 2 gajos fora de posição. Temos um lateral a jogar a central do lado esquerdo e temos um canhoto do lado direito! Isto é estupido! O M. Reis fica a pastar no golo do Moreirense, ficou ontem…e não faz nada do que um lateral faz. Se é para jogar como central, é para jogar com central! Foda-se. Mete o Inácio à esquerda e mete o Neto ou o Quaresma à direita! Esta merda parece tão evidente. O Borja quando jogou ali enterrou, o M. Reis ali enterra. As dificuldades do Inácio à direita são evidentes. Não faz sentido! Enquanto o Feddal estava bem, percebia o Inácio jogar fora de posição. Agora…para jogar o M. Reis?! Foda-se….
Porro está em péssima forma…mas decidiram comprar mais um ala esquerdo para jogar a central em vez de um inexistente ala direito para suplente do Porro, não há alternativa. Porque todos sabemos e quase todos sabíamos que o João Pereira não dá…por isso tem de jogar o Porro…é aguentar. Além disso…não ajuda ter uma amostra de PL que nunca ataca a bola que ele cruza. Mas o Porro está mal…
No meio campo andamos na hesitação. Palhinha é o Palhinha, JM é o JM mas o melhor médio é o Bragança. Precisamos de experiencia e capacidade de ter bola sem a perder, precisamos de ter o Bragança e só devemos jogar com 2. O JM tem de ir para o banco 1 ou 2 jogos. Este era o ideal e parece obvio. Para Braga e pressionados já não é. Já é uma decisão muito pior…
Na frente….pah….nem sei mais que diga. O Postiga….desculpem…o Paulinho é um corpo totalmente estranho à equipa. Tirou nervo à equipa, tirou um gajo que fazia todos os jogos golos e assistências (e ontem voltou a fazer….e eu não o adoro…mas entre o Nuno Santos e Paulinho, foda-se…), tirou capacidade de pressão, 90% do tempo parece um corpo completamente estranho ao jogo, nunca está em lado nenhum. É mais que evidente à muito tempo que o Amorim quer enfiar o Paulinho à força na equipa. O Paulinho devia ir entrando, devia ter indo encaixando com calma. Em vez disso demos um PL que nunca devia ter saído porque encaixava com nervo que tinha e com o trabalho que dava aos centrais, andamos a meter um PL à pressão a meio do ano porque sim (como parece estar a acontecer igualmente ao M. Reis), a equipa está completamente desconfortável com ele e perde golo e gente que ameace.
Ontem a sorte foi o 2-2. O João Mário falhar um penalti não é azar. Andar a passear a bola sob pressão em cima da linha e falhar, não é azar. O TT falhar bolas a chutar pressionado e em esforço, não é azar. Ter um PL que nunca está lá ou está sempre atrasado que não marca golos, não é azar. Aquele penalti final é que caiu do céu….
Sou sincero…ontem estava de rastos. Nem dormir consegui como deve ser. Mas hoje não me sinto menos deprimido. Ou o porco perde gás ou esta equipa, nestes equívocos todos e na pressão, vai perder um campeonato que tinha na mãe. E isto não é só perder este campeonato. É a sensação que nunca mais acontece. Nunca mais vamos estar em condições tão boas ou mesmo que estejamos, vamos sempre lembrar 2021 em que perdemos 10 pontos de vantagem em 2 meses (se tanto)….
22 Abril, 2021 at 11:03
O Amorim está entalado na ideia que tem mudar porque os adversários não permitem jogar de outra maneira. E como afunilou nas características dos jogadores com o Paulinho e tirou um jogador diferente e mais físico como o Sporar, em vez do Sporting ter plano A e B, só tem o plano B. Porque ele não volta ao plano A…
E por isso mete um M. Reis que não muda nada a não ser defender pior. Se fosse para o M. Reis fazer de lateral e libertar o Mendes, isso fazia variar. Mas não. É um lateral a ter de jogar a central. E por isso insiste no Paulinho que não explora a profundidade e nunca está na área quando o fazemos e perdemos capacidade de meter velocidade. E por isso pressionamos MUITO pior.
Alias…na verdade havia um plano A. Depois foi criado um plano B real com o Sporar. E agora abandonou-se estes 2 e anda-se à procura de um plano qualquer C a 2 ou 3 meses de acabar o campeonato.
Agora estamos entalados entre voltar ao A com uma equipa que anda sem espiga e que já não está tão bem nesse plano A e em insistir numa caça aos gambuzinos num qualquer plano C que há-de pegar….algures….
22 Abril, 2021 at 11:15
A frente de ataque nunca pode passar por um trio com Paulinho e TT ao mesmo tempo. O Paulinho é um pobre coitado. Tem um golo onde o único mérito é ter acertado na bola, porque aquele cruzamento é mel para qualquer PdL. O TT faz o Slimani parecer um génio com a bola nos pés. O rapaz corre que nem um desalmado, mas futebol não é atletismo. O TT é um Pedro Mendes mais novo, não é melhor em nada, aliás tem pior remate que o Pedro Mendes.
Tal como tu não gosto do Nuno Santos, mas o gajo é o segundo jogador que está envolvido em mais golos se não estou em erro. E se acho que nunca se deve tirar o Pote, por ser o melhor marcador, também acho que não devemos tirar o segundo mais influente.
A outra opção tem de passar pelo Jovane. Tal como o Pote pode passar um bocado ao lado do jogo, mas o rapaz tem faro de golo e tal como no fim da época passada, tem sido uma boia de salvação do Amorim, e mesmo assim o Tabata entra primeiro…
Espero que os fetiches do Amorim não o fodam como o que aconteceu (e acontece) ao JJ.
22 Abril, 2021 at 11:26
Não concordo que o TT seja assim tão mau tecnicamente.
Mas de qualquer forma, para mim é titular…ou ele ou o Jovane mas precisamos de um PL e o TT é mais que o Jovane. Precisamos de um gajo que dê trabalho aos centrais e que aparece. O TT tem falhado golos mas está lá. Ataca a bola. O Paulinho nem isso….
Esta equipa com o Slimani já era campeã.
22 Abril, 2021 at 11:55
TT é craque, precisa de jogar mas é no sitio certo que é onde está o paulinho, fdx o rapaz é um puto, se melhorar o jogo de cabeça está ali um liedson.
22 Abril, 2021 at 13:34
Também me parece.
Gosto bastante do TT.
Espero que não lhe tirem a motivação e confiança.
Espero também que os adeptos tenham paciência… coisa que não abunda.
22 Abril, 2021 at 13:59
+1906
22 Abril, 2021 at 12:06
O TT tem receção de bola pior que o Inácio e uma incapacidade de tabelar que me faz arrancar cabelos. Não acerta um passe, e não acerta um remate. Precisamos de PdL metam lá o Pote, já que tem mais golo que qualquer PdL que temos no plantel.
22 Abril, 2021 at 12:14
NSantos – Pote – TT ( Jovane )
E numa de mandar lenha….. e o Luiz Phellype? É pior o 16M? E o Plata? Acham mm que é agora que se precisa de desequilibradores que se dá tau tau nos meninos?
22 Abril, 2021 at 12:36
O LP pode ser arma para os últimos 15min. Mais físico e melhor finalizador que o Paulinho, problema é que não deve aguentar muito mais que 15min de ritmo alto.
O Plata tem o mesmo problema que o Jovane, não “defende” tão bem e cria buracos, mas não o acho pior que o Tabata. Foi mal aconselhado pelo selecionador fudeu-se
22 Abril, 2021 at 11:27
NSantos não é um craque mas é um jogador vertical, corre e vai para cima.
Precisamos disso como pão p boca.
22 Abril, 2021 at 13:11
O plano A era manter a equipa como estava e que lá se ia safando sem deslumbrar! Mas não, há que meter o pino do Paulinho que marca tantos golos como eu sentado do sofá.
Lixou-se a confiança do TT, lixou-se a confiança do NS e já nem falo do Jovane que só entra quando já não há mais opção nenhuma e tantas vezes nos safa.
Não digo que TT seja um avançado do outro mundo, não é mas é novo e dá um trabalho do caraças aos defesas. Era dos avançados, na Europa, que mais faltas sofria e estava a fazer bem o seu papel. Não sou grande fã de NS, grita quando lhe tocam como se levasse um tiro mas estava a cumprir e ia fazendo assistências.
A equipa nunca convenceu mas ia-se safando, agora enterrou esta merda toda e só os santinhos safam isto porque o RA é burro e teimoso (escola JJ) e vai pôr o Paulinho outra vez em Braga. Todo o mérito que teve em ganhar a vantagem de 10 pontos, está a mandá-lo fora e, pior ainda, mandar fora o campeonato que tínhamos mais que condições para arrumar.
22 Abril, 2021 at 20:13
A curiosidade é que o jj fez a mesma merda.
A equipa estava lancada e mesmo tendo perdido o campeonato (com ou sem culpa dele, não vamos discutir) arranjou maneira de meter essa mesma equipa na segunda época (e na terceira) a jogar uma bela merda.
Os jogadores que bateram o recorde de pontos numa época, na seguinte nem conseguiam fazer dois passes seguidos sem perder a bola.
Ainda vamos ver o fivelas a mandar o RA para o carnide para substituir o jj…..e já neste verão.
22 Abril, 2021 at 11:07
Inácio não tem qualquer necessidade de atrasar a bola ao Ádan, se fores rever o lance o Inácio pode perfeitamente virar-se para a frente e seguir a jogada mas a equipa está formatada para isto, passar para trás, construir desde o GR, a % posse de bola do SCP é quase toda feita entre a centrais e laterais que passam a bola uns ao outros.
22 Abril, 2021 at 11:12
Eles estão formatados assim e o Inácio ali ainda por cima tem sempre o handicap de estar com o pé esquerdo de dentro, tem muito mais dificuldade…
Não é por acaso que não há centrais canhotos a jogar do lado direito. Nem laterais….
22 Abril, 2021 at 11:25
Concordo, mas o Inácio já teve jogos em que recebia e imediatamente olhava para a frente, mta das vezes era ele que metia a bola entre as linhas e hoje já não faz isso.
22 Abril, 2021 at 11:28
Porque era menos pressionado do que é agora…tinha tempo e espaço. Agora ele é mais pressionado, tem menos espaço para ajeitar para o pé esquerdo e tem menos jogadores a atacar a profundidade.
E mesmo quando conseguem atacar a profundidade e o espaço nas costas, depois não há ninguém na área ou na segunda bola….
22 Abril, 2021 at 11:32
Tem menos jogadores a atacar a profundidade, é mais por aí, quem entrou na equipa para sair um desses que atacam em profundidade?
Pois.
22 Abril, 2021 at 11:48
Dizem que as equipas jogam mais fechadas. Curiosamente o TT sempre que joga consegue 2 ou 3 vezes.
Nem é só o Paulinho ter entrado e ter tirado 1 deles. O Pote deixou de atacar a profundidade e passou a jogar mais atrás. Mesmo ontem que supostamente jogou no trio da frente, ele tem mais a missão de vir buscar jogo.
O Sporting deixou de querer explorar a profundidade porque o Paulinho é incapaz de o fazer e porque supostamente o Paulinha ia transformar a forma do Sporting jogar.
O Amorim está a tentar mudar a forma do Sporting jogar. E essa mudança está a tirar poder de fogo ao Sporting à muito tempo. Desde a saída do Sporar e a entrada do Paulinho. Quando se faz esta troca, Amorim “muda o chip” para mudar a forma do Sporting jogar e nunca mais conseguimos uma coisa consistente…
22 Abril, 2021 at 11:39
É “a jogada”. Se vires jogos actualmente reparas que há n passes recuados interceptados porque o avançado já está na trajectória da bola. Só que os jogadores estão tão mecanizados que fazem sempre “a” jogada mesmo sem olhar. Ele ali nunca poderia sair a jogar porque estava uma molhada à frente, ou mandava uma charutada para a frente, ou colocava para a única zona mais ou menos livre… claro que a primeira opção era a melhor, mas depois era a construção, a posse e as linhas de pressão.
22 Abril, 2021 at 12:00
Foda-se nesta série de comentários, diz-se que o Adan parece o Ricardo e que um TT é um Pedro Mendes mais novo?
Efeitos de uma depressão?
22 Abril, 2021 at 12:14
Não é de hoje que digo que o Adan é um Ricardo.
Bom GR mas completamente imprevisível … Tão depressa faz uma grande defesa como tem uma saída que parece um passarinho. Tão depressa mostra uns reflexos muito bons como demora 2 anos a fazer-se a uma bola …
22 Abril, 2021 at 12:34
O Adan tem o mérito de estar sempre acordado, mas quando cedes 2 ou 3 remates por jogo o trabalho é sempre mais fácil
22 Abril, 2021 at 12:41
E sim, o TT só corre mais que o Pedro Mendes. Entre o TT e o Pedro Mendes o melhor é o Pedro Marques. Pelo menos esse é PdL. 3g e uma assistência em 543min (ou 6 jogos) não está mal.
22 Abril, 2021 at 12:42
Nao mee fodas Tiago. Concordo com 80% do que dizes acima mas Adan dá 10×0 ao Ricardo em tudo. Nem ha comparação
22 Abril, 2021 at 14:11
Não concordo nada com isso…
Até porque se desse 10×0 ao Ricardo seria um dos melhores do mundo e não está nem perto disso…nem o melhor em PT creio que seja…
Estás a desvalorizar brutalmente o que era o Ricardo…pelo menos isso. Depois creio que estás também a hipervalorizar o Adan mas pronto…
22 Abril, 2021 at 12:07
Tudo espremido desta thread : Paulinho é um pino.
22 Abril, 2021 at 12:48
O RAM está a fazer estes erros todos porque é um treinador aprendiz e mediano. Temos tido uma sorte do caraças em imensos jogos e sim é mesmo sorte!
Em RAM e Paulinho gastámos uns quê?26-28 M€?!
Simplesmente ridiculo…
Z
22 Abril, 2021 at 13:32
Só li verdades….
22 Abril, 2021 at 16:57
O Ra foi 12M já com os juros de mora, o paulinho 16M o salario do sporar que nós pagamos durante 6meses será perto de 1M. Entre empresarios, viagens a Braga e jantares com o trolha, o total deve ter ficado perto dos 30M. Também acho que RA tem tido sorte, mas tem mais qualidade que qualquer um dos outros era varandas, mas também sendo o 3 treinador mais caro da história do futebol mundial tinha que ser pelo menos um pouco melhor.
O erro crasso é fazer uma epoca sem pontas de lanca de qualidade ou experiência (total amadorismo) e por desespero pagar mais por um Paulinho do que recebemos por um Ronaldo , ou por comparação ter custado 1 vez e meia mais do que o Dost. Mais um tiro no escuro do varandas com dinheiro que não tem e desta vez com o aval de RA.
Não é que Paulinho não tenha qualidade, mas entrar a meio da epoca sem rotinas, a ser titular à forca toda e pelo preço que foi, arrebentou com o nosso Karma positivo
22 Abril, 2021 at 20:17
Nem mais, mas calma que se se chama pseudo-treinador aparece logo ai o diarreia amarela a ofender….. estamos perante o melhor treinador do mundo.
Tão bom que não só contrata o paulinho como o mete a jogar….. fdx, até arrepia só de pensar.
E nesta brincadeira não só se gastou 30M, como foi dinheiro dado ao carnide b, o principal rival na luta pelo terceiro lugar…. e sim, ficou demonstrado que a luta é e será pelo terceiro lugar. Mesmo ganhando este campeonato (que eu cada vez menos acredito) terá sido por sorte.
22 Abril, 2021 at 14:11
Tal e qual.
E há quem não entenda isto.
22 Abril, 2021 at 11:14
Bons dias , enfim isto está a complicar-se … boa sorte Sporting para os jogos que faltam
22 Abril, 2021 at 11:26
Li os comentários e uma vez que o próximo jogo é com o braga recordei a final da taça com eles em que estava o cãoceição no banco, aos 80 minutos estávamos a perder 2-0 e com menos 1, centenas de sportinguistas foram embora do estádio (uma boa parte deve ter comentado o post) eu fiquei até ao fim com os adeptos a empurrarem a equipa gritando: “Nós acreditamos em vocês” e vi o Sporting ganhar a taça.
22 Abril, 2021 at 11:30
A crença…
A fé…
Ganhar com 3, 4 ou 7 de avanço é que não, isso é para os outros. A piada está em sofrer. Raios me partam esta doença!
Sporting esperança de Portugal
22 Abril, 2021 at 11:35
Uma doença incurável 😀
SL
22 Abril, 2021 at 12:04
Parti um dedo do pé nesse jogo… o que saltei e andei com o dedo grande partido… dasse…
22 Abril, 2021 at 20:22
Pois, é muito parecido.
Na final da taca estava 2-0 (não percebes a ironia mas o 2-0 era a perder) e no campeonato eram 10 pontos de vantagem!!!!!
Ou seja, o teu belo exemplo é de uma equipa perder o campeonato após estar a vencer destacada com 10 pontos! Ainda bem que acreditas.
Eu continuo a acreditar que se pode ganhar o campeonato, mas cada vez menos.
A única hipótese é o paulinho nunca mais entrar até ao final do campeonato, mas para ajudar à festa deve ser o oposto, em todos os jogos deve entrar, para ver se se bate o recorde de empates do marco das tascas.
22 Abril, 2021 at 11:51
Hoje tenho de desabafar. Estou chateado e triste. Já aconteceu ao Porto e ao Benfica terem 7 pontos de avanço e perderem o campeonato, e não foi assim há tanto tempo. É o que nós pode acontecer este ano, e o que mais me custa é que andamos a desbaratar pontos com equipes perfeitamente ao nosso alcance. As nossas primeiras partes são de uma lentidão exasperante. Ainda me lembro na altura do Paulo Bento em que os jogos ficavam resolvidos nos primeiros trinta minutos. Não é por estarmos nesta situação, que venho agora criticar o sistema do treinador, para o qual nunca fui fã, mas nesta altura do campeonato não se pode jogar com a lentidão que a equipe apresenta. Infelizmente, para mim o campeonato está entregue. Ainda nos falta aquele estofo que ainda não temos. Sempre são 19 anos… Sporting sempre.
22 Abril, 2021 at 12:17
Acho piada á malta que diz que a “no inicio nem nos sonhos pensavamos estar assim” já não serve.
Não, não serve. Nunca serviu.
Sabem este sentimento de merda que sentimos hoje?
Pois, sentimo-lo em Abril graças ao lampião do Amorim, ao frangueiro do Adan, ao pastoso do Joao Mario, ás manias do Pote, etc. Hoje dormimos 7 pontos á frente.
Hoje e pela cento e qualquer coisa noite consecutiva dormimos na liderança isolada e a saber que serão pelo menos mais duas jornadas assim.
Irrita-me esta merda.
Eu não concordo com tudo o que se faz e com quem joga. Acho que mesmo o Amorim tem feito asneira. Mas fodasse! Estamos em 1º.
Faltam 6 jogos. A mim ir á Luz e Braga não me metem medo nenhum. Não pode meter.
Vamos apoia-los como se não houvesse amanhã.
Vamos lhes mostrar que confiamos neles. Vamos lhes mostrar que nestes momentos é que onde vai um vão o
22 Abril, 2021 at 12:25
O problema de ires à Luz e a Braga é que dantes podias empatar, era essa margem que tinhas, hoje, e se o clube da fruta ganhar, empatar não chega.
22 Abril, 2021 at 12:46
E agora não podes?
A vantagem vai é caindo é a verdade, mas continuas em 1º lugar, nós continuamos a poder deslizar mais um jogo.
Tão todos borrados, como havia muitos já a falar em campeonatos ganhos e o crl.
Vai se do 8 ao 80 muito rápido no futebol.
Da mesma maneira que o Porto perdeu pontos e deu nos uma vantagem de 10 pontos, somos nós agora a perder pontos.
Faltam 6 jogos, não interessa ganhar em Braga e perder pontos a seguir, jogo a jogo como sempre foi e vai ser.
Enquanto tivermos a depender de nós e ainda for matematicamente possível ser campeão, temos que respirar e ir á luta e no final faz se as contas.
22 Abril, 2021 at 20:27
fdx, andamos a brincar?
Dantes o derbi era para cumprir calendário, o ir a braga era um jogo dificil mas não decisivo. Agora nada disso é assim, agora basta perder um jogo e pode ficar tudo acabado…. sim, porque a este ritmo não será apenas mais um empate até ao final do campeonato.
A equipa tinha o campeonato ganho, era tranquilo, até que apareceu o paulinho…. fdx, até custa a pensar que isto é real, mas sim foram buscar o paulinho por uma data de milhões, mas esses milhões foi apenas para se arranhar desculpa para perder o campeonato. Enquanto não jogava as coisas iam indo, sempre se ganhavam os jogos, mas a jogar com 10 fica dificil e o empate é agora um sucesso.
22 Abril, 2021 at 12:49
Não não mete… A ti… A eles que andam borrados até o codecity e o Farense metem medo…
Z
22 Abril, 2021 at 13:34
Se o SCP amanhã jogasse com o Maria da Fonte ou com o Oleiros entravam todos borradinhos…
22 Abril, 2021 at 12:55
Estou muito desiludido. Hoje dormi mal, e estou claramente hoje em sub-rendimento no trabalho por causa disto tudo. Ainda não me decidi se vou ver o jogo no domingo porque isto depois prejudica a minha actividade profissional, a culpa não é do Sporting claro é minha mas isto afecta-me depois no dia a dia, não queria na segunda estar de novo assim.
Fiquei muito chateado com o empate em Moreira de Cónegos porque senti não sei, que aquilo ia ter repercussões no que aí vinha. Sei que agora é fácil falar mas foi tema de conversa com o meu pai nesse dia. Eu acho, com as devidas reticências que domingo se decide o título. Eu sei que matematicamente não será mas mostrará a nós e à nossa concorrência o será os 5 jogos finais.
Claramente está a faltar mentalidade e controlo emocional, e isso meus caros, também se treina, e devia ter sido tido em conta nesta fase decisiva. Falamos sempre da juventude do plantel como desculpa, mas por exemplo um dos mais novos o Nuno Mendes foi dos melhores em campo.
O próprio Amorim tem falhado na preparação e reação às incidências dos jogos.
Se ganharmos domingo acredito sinceramente no título, mas se não ganharmos desculpem leões mas duvido muito. Difícil de acreditar.
22 Abril, 2021 at 12:58
“O próprio Amorim tem falhado na preparação e reação às incidências dos jogos.”
Caiam na real por favor… Até parece que estamos a falar de um Klopp ou de um Guardiola…
Mais…Um gajo que fez o que fez no negócio do Paulinho para mim merece zero respeito….
Z
22 Abril, 2021 at 13:02
Seja Klopp ou não tem errado, é o que é. E isso está a afectar. Do mesmo modo que apesar de tudo é também graças a ele que hoje somos líderes do campeonato.
22 Abril, 2021 at 13:08
Ainda gostava de saber quem nos últimos anos mereceu da tua parte respeito a nível de treinador.
Jardim? Paulo Bento?
E treinador que gostasses de ver no Sporting.
Eu até ajudo e digo dois, Vitor Pereira e Paulo Fonseca.
22 Abril, 2021 at 13:16
Acho que o Amorim tem feito um bom trabalho, aliás os números falam por si.
Independemente do que acontecer hoje és líder à 28a jornadas com 4 pontos de avanço, e terás o segundo lugar garantido o infelizmente não acontece todos os dias e com uma equipa de miúdos.
Se tem errado nos últimos jogos ? Tem sim.
No entanto se ganharmos no domingo e voltarmos a uma dinâmica de vitória e sermos campeões, também direi que o mérito é dele.
Se preferia um dos treinadores que falaste ? Talvez mas isso agora não me resolve nada.
22 Abril, 2021 at 13:17
+1 só para não borrar a imagem
SL
22 Abril, 2021 at 13:26
Estás a ver como sabes?
Sim Jardim e PB fizeram um bom trabalho o PB com uma direção de merda às costas… E sempre com muito respeito pelo Sporting.
Tecnicamente acho o Carvalhal um bom treinador, mas é um mulusco… por isso não obrigado. Paulo Fonseca seria uma boa escolha… Mas claramente preferia um treinador estrangeiro… Desalinhado com a merda cá do burgo… Não sou olheiro por isso não tenho uma lista feita… Infelizmeente
Z
22 Abril, 2021 at 14:14
Eu penso o contrário, prefiro um gajo que saiba o que é o futebol PT.
22 Abril, 2021 at 13:46
Percebo o que dizes mas o Klopp no Mainz desceu de divisão… Como sabes que o RA num Barcelona, Bayern, City ou Dortmund e Liverpool não faria um bom trabalho?
São comparações que não se justificam…
O Sporting tem de estar na luta pelo campeonato ano após ano após ano porque só dessa forma haveremos de ganhar com a regularidade que todos nós merecemos.
Abraço
22 Abril, 2021 at 13:00
É verdade que aquele empate causou estragos, um jogo controlado, numa chouriçada e um mau corte do Feddal dá golo.
Já para não falar de dois lances de VAR ao frame e a entrada á matar ao Nuno Mendes.
Tem se notado uma quebra e ainda bem que tínhamos 10 pontos de avanço, é preciso não dar resposta só em Braga como também nos outros jogos, faltam 18 jogos pontos, temos que conquistar 15 pontos, para sermos campeões, para dependermos apenas de nós.
22 Abril, 2021 at 13:07
E o penalti feito pelo Feddal?
Passou-te despercebido?
22 Abril, 2021 at 13:09
Qual?
Lembro me de um lance de uma “suposta” gravata…mas não achei penalty na altura.
22 Abril, 2021 at 14:33
É um pisão, como o de ontem sobre o Nuno Mendes.
Penso que ainda estava 0-0.
22 Abril, 2021 at 13:10
De acordo contigo, mas sinceramente se não ganharmos ao Braga acho muito difícil. Outra hipótese é o Porto perder mais pontos além daquele jogo que achamos que vai perder ou seja na Luz.
Eu acho que Braga ( que não tem estado propriamente bem também ) é a prova dos nove para percebermos a atitude e aquilo que vai ser o resto do campeonato.
22 Abril, 2021 at 20:30
O problema é se o porco não perde pontos com o carnide…. é um jogo que pode cair para cada lado.
E sinceramente, o porco tem mais hipóteses de ganhar que o carnide, porque eles são mais fortes quando estão sobre pressão. O mítico campeonato ganho aos 92m……
Nesta altura ou se toma a decisão de mandar o paulinho para o crl ou se assume que não se quer o campeonato.
22 Abril, 2021 at 14:37
Eu leio chouriçada e mau corte do Feddal….
É verdade que o Feddal podia cortar melhor. Mas aquilo não foi um remate seco de ressaca.
O M. Reis fica plantado e dá todo o tempo do mundo ao gajo do Moreirense para olhar, ver a área, ver a baliza, preparar o remate e rematar….
O Feddal tem um corte no momento e de recurso. Mas a bola vai para a ponta da área, para a quina. O M. Reis é que só faltou meter-se de lado e dar passagem ao gajo dizendo “Faz favor, remata…”.
Mais uma vez, leio muito que foi galo porque o cruzamento é mau e pelo corte falhado do Feddal e o crl…mas a verdade é que nada disso seria decisivo e acontece milhões de vezes se o M. Reis fizesse minimamente o seu trabalho. Aquilo não foi galo…foi incompetência do defesa. A dar aquele espaço e tempo todo….basta ter pela frente um gajo que não seja o Paulinho ou o João Mário e pode correr muito mal. Deem esse espaço todo ao P. Gonçalves e depois digam se foi sorte….
22 Abril, 2021 at 13:02
Metade de mim acredita no título a outra diz que nos vamos espalhar ao cumprido nos jogos que falta.
Porro não é o mesmo desde que veio de Espanha, Nuno Mendes é um diamante em bruto, se tiver cabeça será um craque de nível mundial, até lá fará os seus últimos 6 jogos de verde e branco e depois partirá para sempre no nosso coração, João Mário não sabe marcar golos muito menos penalties, e Adán teve o seu momento nonsense, oxalá seja o último, suspirar por Sporar é assustador, mas o coxo que veio supostamente para o substituir e marcar golos, não os sabe fazer, nem rematar ou cabecear sequer, Coates não pode estar em duas áreas ao mesmo tempo, e é inacreditável que não se faça uso da equipa B ou se recupere aquele brasileiro matulão devorador de picanha, em suma não há avançado, e assim é muito mais difícil.
* Quem acreditava numa vitória no campeonato à vontade e a várias jornadas do fim era lírico, nem seria Sporting se assim fosse, isto vai ser na negra, na última jornada, no último minuto e às três tabelas, oxalá que as lágrimas sejam de alegria e não de desgosto.
22 Abril, 2021 at 13:06
Vejo muita descrença…
Ta tudo maluco ou quê??
Onde está o “ser SPORTING”???
SERÁ ATÉ AO FIM!!!
E VAI CAIR PARA O NOSSO LADO!!!!
22 Abril, 2021 at 13:52
Haja quem! Obrigada! Estou contigo!
22 Abril, 2021 at 14:28
Onde é que a crença nos tem levado?
Eu ajudo-te:
A tamanhas desilusões no futebol senior masculino. Algumas delas ( como a que se avizinha ) irreparável.
22 Abril, 2021 at 16:53
Tenho mais de 20 anos de sócio..
Infelizmente, estive apenas em duas festas (2000 e 2002)…
Isto no que diz respeito ao futebol principal (masculino)
felizmente, durante este longo período, festejei muitos titulos (nacionais e europeus) em diversas modalidades.
Ah! Podia ser adepto do Bayern… ia a caminho do 10.º titulo consecutivo
Mas nao era a mesma coisa!
Vamosssss!!!
Até ao fim!!!!
22 Abril, 2021 at 14:38
São muitos anos a ver este filme…
Espero no final dar razão a todos aqueles que (diziam que) acreditavam.
22 Abril, 2021 at 19:30
Mas que razões temos nós para não sermos descrentes, para não sermos pessimistas?
Eu não sou pessimista por natureza mas como Sportinguista que razões tenho para optimismos?
22 Abril, 2021 at 13:36
E jogar o Jovane, de início, em vez do TT?
22 Abril, 2021 at 13:37
Vao buscar o pinilla e o Peseiro e damos 6 em Braga.
22 Abril, 2021 at 14:05
Tanaka, para marcar um livre directo no ultimo minuto!
22 Abril, 2021 at 14:07
Exato, e quando jogarmos com o Nacional é só ir buscar o Paulo Bento e Carlos Bueno e goleamos
22 Abril, 2021 at 13:38
Seja então até saltar o coração…
Todos juntos até ao FIM.
L SL
22 Abril, 2021 at 13:51
Façam mais manifestações de apoio, que os jogadores veem por dois minutos e continuem a escrever a merda que escrevem nas redes sociais, onde os jogadores passam grande parte do resto do tempo. Somos os primeiros a duvidar, os primeiros a pôr tudo em causa. E é essa a grande diferença para os adeptos das nalgas tugas: eles acreditam, eles motivam.
A esta hora, com seis pontos de atraso, os portistas estão convencidos de que ainda vão chegar ao primeiro lugar. Nós, líderes isolados, estamos cheios de cagufa de não o conseguir manter.
Temos um clube em que adeptos derrotistas criticam adeptos confiantes. Não querem bazófias, dizem eles. Pois então, aqui vai a minha resposta: não é bazófia, é esperança, é confiança. Se eu fosse presidenta e treinadora do Sporting, tirava os teleles, portáteis, tablets, todos os dispositivos que permitam aos jogadores lerem o que por aqui e ali se vai escrevendo. Fénix, que aves agoirentas, que gente macambúzia. Gente que puxa para baixo. Gente que não acredita nem quer que os outros acreditem. Eh pá, guardem lá os pessimismos e os negativismos para vocês. Deem com as cabeças nas paredes, enfiem-se num buraco e fiquem lá até o campeonato acabar e venham depois, então, festejá-lo com os otimistas bazófios. E se o perdermos, fica já o aviso, vou felicitar com um “parabéns”, seguido de “pó caralhinhoquetafoda” todos quantos venham aqui com a máxima “eu não disse?”
Eta gente mais deprimente!
Para os otimistas bazófios, não esmoreçam, pá! Eu não! É até ao fim!
Não há pachorra!
22 Abril, 2021 at 13:55
Lindo!
22 Abril, 2021 at 14:02
TUDO DITO!!!!
22 Abril, 2021 at 14:20
Que mundo este, em que mesmo com estádios vazios uma equipa em queda livre é atirada para cima do pessimismo dos adeptos…
Foda-se…temos umas costas muita largas…nunca imaginei o quanto….
22 Abril, 2021 at 14:41
A culpa agora, se perderem o campeonato, é dos adeptos…
Esta malta não tem noção dos disparates que escreve…
Há um culpado? É a Juve… uh… os adeptos das Redes Sociais.
Foda-se!…
22 Abril, 2021 at 14:22
Oh Ana não é uma questão de não acreditar… todos estamos esperançosos mesmo que queiramos dizer que não numa tentativa de atenuar a desilusão caso aconteça o que mais tememos. É uma tentativa inglória, porque vai doer de qualquer das formas e com a mesma intensidade. Agora não me peças que goste das atitudes cheias de bazófia estilo boifica e os seus adeptos a festejarem na madeira e deitarem os foguetes antes da festa porque é uma atitude que ninguém deve ter e a minha repugna me ver esse tipo de atitudes nos adeptos do Sporting.
Não sou religioso, não sou espiritual, não acredito em desígnios cósmicos para justificar a ocorrência de acontecimentos. É uma visão fria de ver o mundo. Olho para tudo isto sem romantismos, e nem sempre fui essa pessoa, antes pelo contrário, mas já estou (estamos) demasiado escaldado(s).
Nada disto me impede de acreditar também. Só acaba no fim, mas tem de mudar muita coisa em 4 dias e essas mudanças são para manter, caso contrário de nada serve fazê-las.
E para mim recordes não valem de nada. Podemos acabar a época invictos e ainda assim não atingir o objetivo, e isso não é título nenhum.
Não te preocupes que o “deita abaixo”, pelo menos da minha parte, não passa para as redes sociais dos jogadores ou o que quer que seja. A tasca serve para isso mesmo, libertar a frustração, debater ideias, umas vezes acertas, outras não, mas no final não passam de simples desabafos, por vezes ditos a quente.
SL
22 Abril, 2021 at 14:44
É isso mesmo.
Mas já se vai arranjando um bode expiatório (adeptos incrédulos com o desperdício de uma vantagem de 10 pontos que tinham a 10 jornadas do fim).
Fazem-me lembrar os que foram no conto do vigário em Junho de 2018 e que agora não querem dar o braço a torcer… A culpa é sempre dos outros…
22 Abril, 2021 at 14:37
Mas tu queres o quê?
Que adeptos de um clube perdedor ( ultimos 40 anos, repito, 40 anos!!!) sejam adeptos optimistas quando lhe começa a cheirar a Sabry, Luisões e CSKA?
Essa conversa é muito bonita mas de sumo é zero. Aprecio o teu optimismo, sinceramente, não onde se ele se baseia, mas que aprecio aprecio!
Ana temos os adeptos que temos. Começam a morrer e a ficar velhinhos aqueles que sabem histórias de um clube triunfante, ganhador e enorme no futebol.
Cai na real. Tens jogadores no plantel que ainda conhecem um Sporting bem pior que aquele que conheço, queres o quê? Mas agora a culpa é eles virem á internet, quando tens lá miudos que conhecem a nossa grandeza pelos avós??
Epa…
Não ninguém aqui que não queira ter esta alegria mas…ng no seu perfeito juízo acredita que agora vai ser sempre a bombar.
22 Abril, 2021 at 14:47
+1 aqui
Todos aqui queremos o Sporting campeão. TODOS!
Outa coisa é ignorar o que se está a passar, depois de já temos visto este filme antes.
Pelo menos, deixem-nos desconfiar…
22 Abril, 2021 at 14:47
*Outra
22 Abril, 2021 at 16:10
A culpa é dos adeptos.
Tá engrassade.
22 Abril, 2021 at 16:27
Mas a Ana disse que a culpa era dos adeptos em que parte do texto???
É que eu não li isso em lado nenhum..
22 Abril, 2021 at 16:28
Obrigado Ana.
SL
22 Abril, 2021 at 20:36
A diferença é que em 4 jogos foram-se 6 pontos…. ou para simplificar em 12 pontos foi possível obter uns meros 6 pontos…. facil né?
Os adeptos do porco andaram na champions e por pouco não continuavam na prova. E no campeonato continuam a somar pontos.
Fdx, mas podemos comparar?? Uma equipa que estava bem e que agora começa os jogos com 10… e isso é de propósito!! Enquanto outra equipa mostra vigor e por este andar ainda vai ganhar ao carnide.
Os jogadores têm é de ganhar os jogos e sinceramente compreendo que andem em baixo desde que meteram o pino a jogar, mas fdx, tentar fazer melhor porque com ou sem pino os adeptos merecem mais que isto.
22 Abril, 2021 at 20:51
“porque com ou sem pino os adeptos merecem mais que isto.”
A Matilde merece mais que isto.
A Maria José Valério merece mais que isto.
Alguns jogadores do Sporting merecem mais que isto.
22 Abril, 2021 at 20:52
Os reforços de Inverno são tudo menos reais reforços.
22 Abril, 2021 at 13:54
+1 Ana.
Digo mais, campeão com recorde de pontos, vamos ganhar os 6 jogos que faltam, Paulinho fatura em todos, Pedro o Grande será o melhor marcador.
22 Abril, 2021 at 15:37
Só porque sim, não é?!
Z
22 Abril, 2021 at 20:39
Diz ai o que andas a fumar porque isso realmente dá uma granda moca!!!!
O recorde de pontos deve ser é antes o recorde de empates numa época.
Ou será o recorde de pontos de avanço desperdiçado? Pois, ambos dão no mesmo resultado, né?
22 Abril, 2021 at 23:12
Não fumo, pois prejudica gravemente a saúde e o discernimento.
Estou confiante, se perdemos 6 pontos e continuamos à frente é porque fizemos pela vida até aqui.
Se não acredito que conseguimos ganhar ao Nacional, Rio Ave, Boavista e Maritimo, vou acreditar em quê?
22 Abril, 2021 at 14:01
A maioria dos Sportinguistas têm um “problema”….. que deriva do facto da travessia no deserto relativamente a Campeonatos ser longa…. e por isso em regra o Sportinguista é o tipo que vê o copo sempre meio-vazio!
Vamos a Factos!
Para a maioria dos Sportinguistas:
Em Agosto:
–> é tudo uma merda…. vamos lutar com o rio ave pelo 6º lugar….
Lask Linz
—> isto vai ser um desastre….. é tudo uma merda…
Inicio de Janeiro:
–> Não jogamos nada e o crl! Agora com o braga, benfica e taça da liga….descemos à terra e no final do mês estamos em 4º….
Semana antes do jogo no Dragão:
—> Perdemos…. ficamos com 7 pontos. Eles moralizam e será uma questão de tempo até o 1º lugar ir com o crl!
Semana pós dragão:
Vamos ser Campeões e o crl!
Agora:
Estamos fodidos. o porto está a 4 pontos (quando na realidade está a 7….com menos 1 jogo). Vamos perder em braga… e depois no galinheiro….
CALMA!!!! RESPIREM!!!
Ninguem disse que ia ser fácil!!!
Mesmo que o porto ganhe logo…. A verdade dos FACTOS é que no final desta jornada seremos a ÚNICA equipa a depender dela própria para ser Campeã!!
Ironicamente…nos últimos 4 jogos….empatamos 3 e vencemos apenas 1….sendo que vencemos aquele em que jogamos pior!! Futebol é mesmo assim!!
O que aconteceu ontem acontece 1 vez de tempos a tempos…..
E a verdade é que a equipa NUNCA desistiu e conseguimos 1 ponto que pode valer ouro no final do campeonato….
Por isso…. chegou a hora de mostrar que ONDE VAI UM VÃO TODOS…..e ACREDITAR NESTA EQUIPA!!!
A EQUIPA PODE TER VÁRIAS LIMITAÇÕES….e tem!!! Mas foram estes “rapazes” que nos levaram a acreditar pelo que mais do que nunca MERECEM o nosso APOIO E CONFIANÇA!!!
EU ACREDITO!!!
22 Abril, 2021 at 14:30
“O que aconteceu ontem acontece 1 vez de tempos a tempos…..”
Aconteceu há 2 e 3 jornadas atrás. E ontem.
E só não aconteceu há 1 jornada atrás porque o Hugo Miguel entendeu não marcar penalty contra o Sporting.
Mas estou contigo: que regresse a estrelinha das vitórias e/ou que o Porco escorregue.
22 Abril, 2021 at 14:45
Vamos por partes:
Ontem tiveste um jogo de sentido unico em que o bsad fez 1 ataque no jogo todo e marcou 2 golos!! Tivemos 1 penalti falhado e uma paragem cerebral do Adan….
Comparar ontem com as outras jornadas anteriores…. é assim para o “enviezado” para não colocar outra palavra mais contundente
“E só não aconteceu há 1 jornada atrás porque o Hugo Miguel entendeu não marcar penalty contra o Sporting.”
Queres mesmo falar de arbitragem nos ultimos 4 jogos? Bora lá!!
Moreirense:
Na 1ª parte o moreirense deveria ter ficado a jogar com 10!!!
Tens 2 golos anulados…em que um deles o VAR escolhe um frame à medida para dizer que existia fora de jogo de 2 cm…..
O golo do moreirense surge numa jogada em que o Abdu conte está numa posição altamente duvidosa….tanto que em lado nenhum colocar a distancia que estava em jogo. Porquê??? Era “chato”?
Vais falar de um possivel penalti do Feddal para branquear o >ROUBO??
O moreirense com 10 na 1ª parte…. não teria qualquer hipotese!
Famalicão:
Penalti CLARO aos 85 minutos sobre o Jovane. Não viste? Tinhas a televisão desligada?
Farense:
Esse lance que falas nem nos ex-arbitros portugueses gerou consenso. Em Inglaterra não era nada!! Mas em Portugal até admito que se marca muitas vezes penalti nesse tipo de lances
22 Abril, 2021 at 14:53
Estou de acordo com o que escreveste.
Ontem fizeste 28 remates (poucos enquadrados com a baliza) e a B SAD fez apenas 3.
Mas mais uma vez fizeste um jogo sem cabeça. E já são muitos jogos assim.
A perder por 2-0, lá se fez um forcing final e marcaram-se 2 golos, um deles ao cai do pano de penalty que nem todos o árbitros marcam.
Uma coisa é tu fazeres um jogo em que tens um azar, um deslize (como foi em Moreira de Cónegos e ontem o Adán no 2.º golo);
Outra coisa é fazeres um jogo miserável, como conta o Famalicão (o empate foi aos 25 minutos da PRIMEIRA PARTE – tinhas mais de 1 hora para marcares e ganhares o jogo).
tenho que sai agora, já continuo…
22 Abril, 2021 at 15:31
vamos ser sérios, com uma arbitragem ao nivel desta época teriamos sido campeões a brincar nas épocas do jardim e do cavalo de troia.
22 Abril, 2021 at 15:41
vamos ser sérios:
famalicão (lá… e cá….) —> 4 pontos com o crl com erros GROSSEIROS de arbitragem
porto em alvalade –> 2 pontos com o crl…. com um roubo do crl! Em bom rigor… a nossa vitória nesse jogo fazia com que hoje tivessemos + 3 pontos de diferenças para os tripas (que significariam +4 pela vantagem no confronto directo)
moreirense —> 2 pontos com o crl…. com erros grosseiros . A não expulsão na 1ª parte … é decisiva. Já para não falar do frame dos 2 cm….
Rio Ave e belem ontem —> nada a dizer da arbitragem….
Mas pronto….. é fixe é malhar na equipa e dar uma de paulo futre falando de 1 penalti em faro que em Inglaterra não era nada e de um lance de Var do Feddal em moreira de cónegos….
Mas pronto…cada um com a sua opinião!
22 Abril, 2021 at 15:48
vamos ser sérios:
Moreirense em Alvalade: ganhámos 2-1 quando o 2.º golo deveria ter sido anulado, à luz dos regulamento (a partir do momento que a bola bate no braço de quem ataca, mesmo involuntariamente, é falta).
22 Abril, 2021 at 16:03
acho que não percebeste bem, não disse em lado nenhum que somos uma equipa beneficidada, só disse que com uma arbitragem ao nivel desta época teriamos sido facilmente campeões com o jardim e o cavalo de troia, acho que não te preciso de relembrar.
comparando esta época com aquelas que mencionei e podia ir até a outras épocas anteriores esta até é exclente.
22 Abril, 2021 at 16:22
As arbitragens fazem o que for “necessário”…..
Na época passada não precisaram de fazer nada….
Esta época precisam de fazer “TUDO”…..
22 Abril, 2021 at 16:09
1ª Jornada – Golo irrregular do Tondela precedido de mão do jogador do Tondela
2ª Jornada – Penalti de Helder Lopes por mão na bola não assinalado e penalti e expulsão de João Pereira mal assinalados
3ª Jornada – Penalti mal assinalado a favor da Academica
5ª Jornada – Penalti e amarelo não assinalados de Zainedine numa falta sobre Bryan mais tarde Zainedine corta uma bola com a mão dentro da area ficando novo penalti e amarelo por assinalar que seria a expulsão. Mais tarde novo penalti por marcar em falta de Bonilha sobre Gelson
6ª Jornada Penalti de Vinicius que corta com a mão cabeceamento de Slimani, fora de jogo mal assinalado a João Pereira que estva isolado na cara do redes e ainda golo mal anulado a Slimani
9ª Jornada Penalti não assinalado por mão do jogador Mano
13ª Penalti de Evaldo sobre Gelson e fora de jogo mal assinalado a Teo numa situação em que estavam 3×1
14ª Jornada Golo do União é precedido de fora de jogo
18º Jornada penalti e expulsão de patricio num lance que o jogador do tondela tropeça num tufo e este lance é precedido de falta sobre Jefferson
E isto tudo apenas na 1ª volta mas já dá para ter uma ideia do que se passou na segunda volta…
E dizem que …. perdemos o campeonato por 1 ponto.
22 Abril, 2021 at 16:20
Malcolm a ser Malcolm….
Quem é que disse que em 2016 a perda do campeonato se resume a um “perdemos por 1 ponto”?
Listei APENAS os jogos em que PERDEMOS pontos……
e outra variável MUITO IMPORTANTE….
Mais que os nossos jogos convem não esquecer os jogos do rivais….
Em 2016…. listar esses jogos todos vale “bola” quando comparado com o colinho…..
Ou esta época…ver o histórico de penaltis do porto……
Mas pronto…. há malta que quando o Sporting está a jogar não consegue “esquecer” a politica…..
22 Abril, 2021 at 16:29
Se não queres perceber não percebas, a cena é que sempre fomos fodidos e regra geral é logo no inicio do campeonato que é para nem sequer sonhar.
O VAR melhorou um pouco as coisas mas como é obvio para todos, não resolveu tudo … sem o var nunca na puta da vida chegavas a ter a vantagem que já tivemos e muito menos a que ainda temos.
22 Abril, 2021 at 16:45
É uma pena estragar a tua narrativa…. mas a nossa vantagem só chegou onde chegou porque os rivais não acreditavam na nossa Equipa….
E nos momentos chave o ROUBO DESCARADO apareceu sempre:
1ª volta
–> porto em Alvalade…depois do porto perder em casa com o maritimo jamais poderia ser derrotado em Alvalade.
—> Famalicão fora…. para “travar” confiança….
Depois foi o acreditarem….em janeiro dão o berro com o braga e benfica….
Em fevereiro era no dragão….
Em ambas as situações foderam-se
Final de Março…. tocaram as sirenes!!!!
Temos que “Abater” o Sporting!
Em qualquer jogo nosso….a equipa adversária tem carta branca para dar porrada. Os nosso…à minima levam amarelo.
Em moreira de conegos…. foi surreal a não expulsão no lance sobre o Nuno Mendes, o frame dos 2 cms…. e no final a ausencia de “evidencia” que o abdu conte estava em jogo no lance do golo do moreirense
Com o famalicão…. em Alvalade…. só não vê penalti sobre o Jovane aos 85 min quem não quiser ver. Não precisa de Var nenhum!!
——————————–
Na narrativa “não temos razões de queixa”
–> ai e tal a bola bateu na mão do Pote no jogo em Alvalade na 1ª parte com o Moreirense. Só não dizem que essa repetição só apareceu depois….
–> ai e tal o feddal pisou o tipo do moreirense. Só não dizem que essa repetição só apareceu depois….
–> ai e tal o nuno mendes fez penalti ao lampião em faro. Mostra isso a um Inglês e pergunta-lhe a opinião. Mas ok…. cá em portugal…. penalti.
Volto a dizer-te….
ESQUECE a politica quando se fala de futebol no relvado!!
Não é o varandas, o bruno ou o crl que ganham ou perdem!! É o SPORTING!!
22 Abril, 2021 at 17:09
quem me dera ter somente esses casos que mencionaste nos ultimos 20 anos de arbitragem contra o Sporting, até parece um paraiso.
os lampiões e triperios esta época ainda não chegaram ao nivel de favorecimento/ beneficio dos ultimos 20 anos.
22 Abril, 2021 at 17:21
Sem dúvida, Ricardo.
Concordo com o que escreveste até:
“Na narrativa “não temos razões de queixa”…”
Nós temos razão de queixa. E muita.
Apenas não podemos ignorar que também outras equipas foram prejudicadas em nosso favor no que respeita a pontos ganho (Moreirense na 1.ª volta e agora o Farense).
E é evidente que a inclinação dos campos se acentuou.
Foi o tal “tocaram as sirenes” (isto a junta à novela Palhinha).
Mas a par disso, parece faltar o equilíbrio mental que se via no Sporting há jogos atrás.
Parecem acusarem demasiado a pressão.
E isso não é apenas da inclinação do campo.
Mas sim, tens razão… Nós temos muita razão de queixa e cada vez inclinam mais o campo.
O Varandas sabe disso. Amorim sabe disso. Os jogadores sabem disso.
O que está a falhar então?
Simples: falta de estofo para se manterem no mesmo nível.
Não sei se é por causa da má introdução do Paulinho e do Matheus Reis no onze…
O que é certo é que a “estrelinha” parece ter desaparecido… Ou mudado de casa, para Contumil.
22 Abril, 2021 at 17:27
Volto ao “principio”….
Ontem “foi futebol”!!
Nos ultimos 4 jogos só ganhámos 1 e na minha opinião foi aquele que menos merecemos ganhar….
Em contra-partida o jogo de ontem foi aquele que tivemos mais perto de perder e na minha opinião foi aquele em que em termos de “futebol” o adversário fez muito menos do que qualquer um dos outros para não perder.
22 Abril, 2021 at 16:21
2015/16
22 Abril, 2021 at 16:22
E perdemos o campeonato por 2 pontos.
22 Abril, 2021 at 15:45
[Reformulando]
Estou de acordo com a maioria do que escreveste.
Ontem fizemos 28 remates (poucos enquadrados com a baliza) e a B SAD fez apenas 3.
Mas mais uma vez fizesmos um jogo sem cabeça. E já são muitos jogos assim.
A perder por 2-0, lá se fez um forcing final e marcaram-se 2 golos, um deles ao cair do pano de penalty que nem todos os árbitros marcam.
Uma coisa é tu fazermos um jogo em que temos um azar, um deslize (como foi em Moreira de Cónegos e ontem o Adán no 2.º golo);
Outra coisa é fazermos um jogo miserável, como foi contra o Famalicão (o empate foi aos 25 minutos da PRIMEIRA PARTE – tinhamos mais de 1 hora para marcares e ganhares o jogo).
É isto que, aliado ao que aconteceu no passado, que nos vi retirando a tal confiança que tínhamos quando a vantagem era bem maior.
Estes 4 jogos eram para GANHAR. Ponto final.
22 Abril, 2021 at 16:21
No Moreirense, com 0-0, há um penalti claro contra o Sporting – pisão na área do Feddal – e nem o árbitro nem o VAR disseram nada…
Arruma logo com essa merda da ideia que “iam com ela para nos foderem”!
Com o Famalicão, sim, mas era o Rui Costa que tem um historial de nos gamar gigante, nem que seja a jogos a feijões – deve ser a única vez que tem orgasmos!
22 Abril, 2021 at 16:25
Só por curiosidade…. essa cena do Feddal viste a imagem quando?
Quando aconteceu ou no final do jogo???
Achar que em moreira não foi uma arbitragem à anos 90 (versão Var) é desonestidade ou cegueira….
Expulsão no lance do Nuno Mendes…. é demasiado vergonhosa!!
golo anulado com 1 frame manhoso por 2 cm…. é demasiado vergonhoso…
E tu vens falar de um lance que “apareceu” depois do jogo….
Está certo….
22 Abril, 2021 at 18:44
Vi o lance logo e os comentadores falaram na possibilidade de ser penalti… E os jogadores do Moreirense protestam.
Rapaz, se o lance aparece depois ou antes é indiferente. Existi e era penalti. Fosse ao contrário e era aqui uma choradeira, e com razão.
Sim, também existe o lance sobre o Nuno Mendes e, sim, aquele fora de jogo por 2cm é bastante questionável.
Mas se fosse para gamar, não tinham deixado passar uma penalidade clara, ou achas que tinham?
Deves andar a comer umas merdas estragadas porque antigamente comentavas com muito mais bom senso do que fazes hoje… Toma cuidado contigo!
22 Abril, 2021 at 20:30
Rapazola… Aprende a respeitar quem pensa contrário de ti e não te julgues a última bolacha do pacote
22 Abril, 2021 at 20:35
Deves estar a esquecer te da evidência quanto à intencionalidade do 5 amarelo ao palhinha!!
Não te chega como exemplo para veres o quanto nos querem lixar?
SL
22 Abril, 2021 at 14:32
No entanto, nota-se que a equipa deixou de ter a estrelinha precisamente na altura que entra em acção o Paulinho (que deveria se uma mais-valia como PL e marcar muitos golos e até agora nada – 1 golo e 1 assistência e muito pouco).
Há coincidências dos caralho…
22 Abril, 2021 at 14:51
É tentar entrosar algo à força. É como conheceres uma rapariga e forçares a intimidade. Posso estar enganado, mas na maioria dos casos não vai funcionar la muito bem. São coisas que levam o seu tempo e neste momento o Sporting não tem tempo…
22 Abril, 2021 at 14:54
Quando uma equipa tem raça, tem velocidade e tem capacidade de improviso, a estrelinha está mais perto…
Quando a equipa está mais amarrada, as oportunidades são menos claras, os que as têm têm menos golo…tende a ter menos estrelinha….
A estrelinha ficou mais perto com o Bragança, com o N. Santos a centrar e o Coates a PL….ficou mais longe quando era o João Mário a marcar um penalti….
22 Abril, 2021 at 15:50
… e um Paulinho que, em vez de ser PL, anda por ali a ser associativo, fazendo tudo menos o trabalho de um PL (aqui pode ser por indicação do treinador), retirando espaço a outros que fazem esse trabalho.
22 Abril, 2021 at 15:51
* retirando espaço a outros que fazem o trabalho nas suas posições (que não a de PL, claro).
22 Abril, 2021 at 15:31
Revejo-me tanto neste comentário, Ricardo.
Isto tudo. Não é, nem vai ser fácil. Nunca o é.
Dos poucos titulos (neste caso taças dos ultimos anos) quantos foram ganhos á larga? Uma final em que aos 30/40 min já sabiamos que iamos ganhar? Nenhuma!
É assim.
Vamos ser campeões. Tenho essa confiança.
Eles querem tanto como eu.
22 Abril, 2021 at 16:04
Todos queremos, Luís Miguel. TODOS queremos.
Não temos é a mesma confiança que tu.
22 Abril, 2021 at 15:52
Deixo só isto aqui…
Não é o crítico que importa; não aquele homem que aponta como o homem forte fraqueja, ou onde aqueles que realizaram algo poderiam tê-lo feito melhor. O crédito pertence ao homem que encontra-se na arena, cuja face está manchada de poeira, suor e sangue; aquele que esforça-se bravamente; que erra, que se depara com um revés após o outro, pois não há esforço sem erros e falhas; aquele que esforça-se para lograr suas ações, que conhece grande entusiasmo, grandes devoções, que se entrega à uma causa nobre; que, no melhor dos casos, conhece no fim o triunfo da realização grandiosa, e quem, que no pior dos casos, se falhar, ao menos falha ousando grandemente, para que seu lugar jamais seja com aquelas frias e tímidas almas que não conhecem vitória ou fracasso.
No original:
It is not the critic who counts; not the man who points out how the strong man stumbles, or where the doer of deeds could have done them better. The credit belongs to the man who is actually in the arena, whose face is marred by dust and sweat and blood; who strives valiantly; who errs, who comes short again and again, because there is no effort without error and shortcoming; but who does actually strive to do the deeds; who knows great enthusiasms, the great devotions; who spends himself in a worthy cause; who at the best knows in the end the triumph of high achievement, and who at the worst, if he fails, at least fails while daring greatly, so that his place shall never be with those cold and timid souls who neither know victory nor defeat.
Citizenship in a Republic é o título de um discurso proferido pelo ex-presidente dos Estados Unidos da América, Theodore Roosevelt na Sorbonne em Paris, França, em 23 de abril de 1910. É por vezes referido pelo título “The Man in the Arena”.
22 Abril, 2021 at 16:09
“aquele que esforça-se para lograr suas ações, que conhece grande entusiasmo, grandes devoções, que se entrega à uma causa nobre; que, no melhor dos casos, conhece no fim o triunfo da realização grandiosa, e quem, que no pior dos casos, se falhar, ao menos falha ousando grandemente, para que seu lugar jamais seja com aquelas frias e tímidas almas que não conhecem vitória ou fracasso.”
E quando estão na arena e em vez “ousar grandemente”, jogar a tremer, a medo, a mastigar, a fazer passes laterais, a passar para trás, a engonhar, e no final a jogar em desespero, mais com o coração do que com a cabeça, jogo após jogo após jogo?
Audaces Fortuna Juvat
22 Abril, 2021 at 16:33
Nem mais.
22 Abril, 2021 at 16:17
há gente que ainda não se convenceu que isto é um gigante e longo electrocardiograma. quem tiver coração e alma acredita até ao fim.
porque, vá lá, quem disse que ia ser fácil?
22 Abril, 2021 at 16:24
Ninguém.
Mas não se perdem 6 pontos em 4 jogos seguidos com equipas mija-na-escadas.
22 Abril, 2021 at 16:34
o porto perdeu 6 pontos em 3 jogos seguidos com equipas mija-na-escadas e pelo meio ainda empatou com o braga para a taça
4 fev
bsad – 0 porto 0
7 fev
braga – 2 porto 2
13 fev
porto – 2 boavista 2 num “recital” de arbitragem….
e depois a 22 de fev
maritimo 1 – porto 2 …..com penalti OFERECIDO no final do jogo….
O porto teria ficado a 12….antes de receber o Sporting e em termos morais entraria em campo com uma sequencia de 4 jogos sem ganhar e 8 pontos com o galheiro…
Mas está certo…. que este ano ano não nos podemos queixar….
22 Abril, 2021 at 17:12
7 fev
braga – 2 porto 2
Mija na escadas?
22 Abril, 2021 at 18:45
Tens de dar um desconto que o teu “irmão” anda a comer comida estragada… Perdeu a noção!
22 Abril, 2021 at 17:23
O Braga mija mas não é na escada…
23 Abril, 2021 at 0:40
🙂
Deve ser no vagandas que este ano já lhes ofreceu quase 30M€
Z
22 Abril, 2021 at 17:22
O campeonato vai ser decidido na Luz, Benfica-Sporting; para o bem ou para o mal…
22 Abril, 2021 at 17:35
Eu acho que fica decidido no clássico da luz.
22 Abril, 2021 at 18:09
Noite de insónias para todos sem distinção sejam Brunistas ou Varandistas. A culpa essa é da almofada que perdeu 6 pontos, deixou de ser fofinha e põs-nos a cabeça à roda. Mas eu, que em matéria de Sporting me tornei num pessimista confesso, acredito que os nossos leões tem raça para aguentar a liderança. Faço apenas um pedido
– ao R Amorim : dê mais tempo de jogo ao Bragança, Nuno e
Jovane
-aos Adeptos : Apoiem e deixem de massacrar os jogadores
nomeadamente o Paulinho
22 Abril, 2021 at 18:27
Malta, keep calm e bebam medronho! Podemos até não jogar grande coisa, mas vocês já viram os nossos adversários? Quem vos lê, até parece que estamos a lutar com o City e o Bayern ou assim… Sinceramente, parece-vos assim tão descabido que ganhemos hoje 1 ponto ao porco?
22 Abril, 2021 at 18:51
É verdade que ninguém pesava que slb ia perder com o gil em casa… Mas estamos a dar muitas abébias… E o pior é que não invertemos a tendência…
Z
22 Abril, 2021 at 18:32
Novo Banco: Luís Filipe Vieira pede adiamento de audição devido a consulta médica
Se for otorrino, está desculpado
22 Abril, 2021 at 18:46
Só neste país…
Gozam com a Justiça como querem!
22 Abril, 2021 at 18:52
País de gente trabalhadora, que ganha mal e porcamente, com uns quantos que fazem o que querem e nada lhes acontece. País de gente trabalhadora e lutadora, Miguel. Insurge-te contra os bandalhos de cima.
22 Abril, 2021 at 19:24
Epá, não me lixes!
País de um povo que permite a corrupção!
22 Abril, 2021 at 20:20
Povo que permite a corrupção? Mas queres que o povo faça o quê? Justiça pelas próprias mãos? Isso já está lá atrás. As leis é que foram feitas para preservar o sistema. Tira o povo dessa equação.
22 Abril, 2021 at 21:43
O povo tem o poder se escolher….
22 Abril, 2021 at 22:06
A sério! Não me fodas…
País de gente séria não tem corrupção!
Não são 200 ou 300 mil corruptos que fazem o que querem contra a vontade dum povo. É um povo corrupto que deixa que haja corrupção.
Pode é dizer que 1 M de gente séria tem dificuldade em combater isto…
22 Abril, 2021 at 23:23
Mário Soares foi eleito, 2x. Como o trabalho dele, que me dizem que conduziu a uma banca rota foi tão bom, depois foi eleito Presidente da Republica. Isto sem falar na sombra que pairava sobre o assassinato de Sá Carneiro (também já ouvi outra história sobre isto).
Cavaco Silva foi presidente durante 10 anos. Deve ter feito um excelente trabalho, porque depois também ele foi eleito para mais 10 anos de Presidente da Republica.
José Socrates ganhou as eleições duas vezes.
Talvez o povo não esteja tão isento de culpas como muita gente pense.
23 Abril, 2021 at 0:38
Certo mas também certo que é um país de espertalhões e conas moles.
22 Abril, 2021 at 18:49
Toque rectal também…
Z
22 Abril, 2021 at 18:50
Ex moradia de Ronaldo, no Gerês, não constitui crime ambiental porque crime prescreveu.
Foda-se.
22 Abril, 2021 at 18:52
Quem já prescreveu há muito foi o ambiente…. 🙁
#DIADATERRA
Z
22 Abril, 2021 at 18:52
Pois, esse também.
Está tudo fodido!