O campeonato nacional de Hóquei em Patins tem sido jogado apenas em fase regular, primeira e segunda volta, todos contra todos, semelhante ao que ocorre no Futebol. Esta época a Federação Portuguesa de Patinagem implementou a existência de playoffs, tal como acontece com outras modalidades de pavilhão. Depois de assegurarmos o 2º lugar na fase regular, calhou-nos na rifa a formação do Valongo, que terminou em 7º lugar na geral e que visitou o pavilhão João Rocha, no dia 24 de abril, no primeiro jogo referente aos quartos de final da prova.

Esta eliminatória é jogada à melhor de três, ou seja, a primeira equipa a vencer duas partidas apura-se para as meias-finais e o Sporting estreou-se com o patim direito. Toni Pérez aos 6 minutos da primeira parte, adiantou os nossos leões na frente do marcador. Quando faltavam 7 minutos para terminar o primeiro tempo, foi assinalada grande penalidade. Gonzalo Romero chamado a cobrar, apontou também o seu primeiro golo na partida e aumentou a nossa vantagem no resultado.

Fomos para o intervalo com um resultado confortável de 3-0. Pedro Gil a três minutos de terminar a primeira parte, fez o golo que permitiu aos pupilos de Paulo Freitas irem para o descanso de forma confortável.

Iniciou a 2ª parte e dois minutos depois, o Valongo atingiu a décima falta. Ferrant Font chamado a cobrar o livre direto foi incapaz de bater o guarda-redes adversário. Com um resultado confortável e uma gestão sem riscos que colocasse a vitória em causa, foi preciso esperar até aos últimos 5 minutos da partida para voltarmos a ter mais ação no marcador. Foi assinalada a décima quinta falta ao Valongo, que nos permitia novo livre direto. Desta vez foi Gonzalo Romero chamado a cobrar, ele que já tinha colocado nas redes a grande penalidade que cobrou na primeira parte. Foi chamado a marcar, fez o golo e dilatou o marcador para 4-0.

A dois minutos do fim foi assinalado grande penalidade para o Valongo cobrar. Ângelo Girão defendeu o remate, mas foi incapaz de impedir a recarga e o Valongo reduziu para 4-1 a sua desvantagem. O Valongo ainda aproveitou um livre direto que teve a 20 segundos do final para reduzir o marcador para 4-2, mas foi um jogo que este sempre controlado pela formação leonina. Estreia nos playoffs com o patim direito para o Sporting. Voltamos a jogar no dia 1 de maio, desta vez vamos ao pavilhão do adversário. Em caso de vitória apuramo-nos para as meias-finais e deveremos encontrar a formação do OC Barcelos, caso contrário, obrigará à realização de um 3º jogo que voltará a ser no pavilhão João Rocha.

Em relação às leoas, esta semana não jogaram. Voltam a entrar em prova para o campeonato nacional, no fim de semana, vão defrontar a formação do Carvalhos, jogo ainda a contar para a fase regular. Quando chegar a sua vez de se estrearem nos playoffs, também que seja com o patim direito.

*às segundas, o Nuno Almeida irrompe pela cozinha da Tasca a patinar com mestria, pronto a temperar uma crónica sobre o nosso hóquei em patins