Diz-se que o Sporting tem como uma das prioridades para a próxima época, a contratação de um “abre latas”.
No passado domingo, em Braga, Gonzalo Plata regressou às opções e foi chamado quando era preciso segurar a vantagem. Ocupou o lugar de falso defesa esquerdo, defendeu, lutou e fez aquilo que sabe fazer tão bem: colou a bola à canhota e segurou-a, fintando ou desviando.
Compromisso total de um puto do qual gostava que não desistíssemos e que, no final, deixou uma mensagem que será muito importante se for mesmo o que sente.
Será desta, Gonzalo?
28 Abril, 2021 at 13:06
Só depende dele…..
Tenha ela a cabeça “virada” para esse lado…
E que falta faz à equipa uma abre-latas destes !
28 Abril, 2021 at 13:09
Foi mal aconselhado pelo selecionador, foi devidamente castigado. No entanto, o Amorim mostrou que não está para este tipo de jogador, tal como não está para uma aposta consistente no Jovane. A ver vamos, talento e potencial estão lá
29 Abril, 2021 at 19:57
O Amorim ao apostar no 3 4 3 não tem lugar para o Jovane e Plata no 11 jaqueta além dos 3 centrais quem depois ocupa esses lugares são o Porro pelo lado direito e Nuno Mendes pela esquerda
28 Abril, 2021 at 13:30
Com o nacional metia o plata… porque agarra na bola e tenta abrir caminhos, vai arrastar 2 ou 3 pq é rapido e arranja espaços.
28 Abril, 2021 at 13:48
Com a capacidade física e técnica que tem pode ser uma solução importante. Tem potencial para seguir as pisadas do Raphinha.
Claro que é mais um miúdo imaturo e mal aconselhado mas ser campeão e poder disputar a Champions devem ser fatores que o podem levar a dar um salto de motivação e empenho.
28 Abril, 2021 at 13:55
Faz lembrar o Raphinha, sem dúvida. O Raphinha está um senhor jogador. Uma grande época no Leeds e já o associam ao United. Melhorou muito no capítulo da decisão. Plata pode seguir o mesmo caminho, até o acho um pouco melhor tecnicamente, é só querer trabalhar e empenhar-se. Muitos querem ser jogadores de futebol, mas o que não sabem é que têm de ter compromisso com o jogo dentro e fora do campo, essa é que é a parte mais difícil para ser um jogador de futebol.
28 Abril, 2021 at 14:00
será desta que acabam as mariconadas?
era o barcelona que te vinha busca, não era?
aquele que mete o dembelé a menos de metade do que custou…
28 Abril, 2021 at 14:08
Tenho grande esperanças neste miudo. Pode acrescentar aquilo que falta desde que o Raphinha saiu, um jogador que seja rápido e que vá sem medo no 1 para 1. Agora é ganhar cabeça e crescer.
29 Abril, 2021 at 20:00
Penso que o Plata e mais a imagem de um Gelson Martins
28 Abril, 2021 at 14:13
Primeiramente tem de ser o Plata a querer, tenho a certeza que o Sporting está interessadíssimo que o Plata queira…
SL
28 Abril, 2021 at 14:37
jogador único no plantel (velocidade, drible…), que falta que faz à equipa se conseguir revelar todo o seu potencial.
o RA e a equipa técnica que o trabalhe, o “recupere”, o mentalize e os seniores da equipa que façam de babysiting …
se não há psicologo contratem-lhe um …
uma pena se se perder/se não o souberem aproveitar…
28 Abril, 2021 at 14:40
com as devidas distâncias ( e aparentemente, que não o conheço) o futre também não tinha “cabeça” …
ainda hoje é um desmiolado e um parvalhão
28 Abril, 2021 at 15:19
No tempo do Futre não haviam telemóveis nem empresários vampiros; na altura o grande risco eram as drogas e as putas! O futebol tb era diferente! Não dá para comparar.
28 Abril, 2021 at 15:25
Para a próxima época o plantel terá de ter mais profundidade e soluções. Parece-me líquido que haverá mais oportunidades e espaço para Plata. A principal lacuna de Plata é a maturidade (tanto a nível pessoal como no seu jogo (tomada de decesão)), e esta terá sempre tendência a ser superada com a experiência. Portanto, sim, tenho muita esperança em Plata, até pq como já foi referido seria muito útil já que é o mais forte que temos no drible em progressão. Para se materializar convinha pô-lo a ganhar minutos (nem que fosse só nos jogos mais fáceis).
28 Abril, 2021 at 16:09
Acho que o R Amorim primeiro lhe fez ver que haviam regras e que se não as cumprisse nao tinha lugar no plantel.
Mas também me parece que, assim que teve oportunidade, nao deixou de o resgatar e de lhe dar uma nova hipótese.
Que a saiba aproveitar, porque vai bem a tempo de ser útil ao Sporting e fazer uma boa carreira.
28 Abril, 2021 at 16:32
Quantos penalties foram marcados a nosso favor este ano, e quantos duplos amarelos já conseguimos sacar a equipas adversárias? Temos claramente falta de um jogador com as características deste rapaz, se será ele ou não, ele nos dirá.
28 Abril, 2021 at 16:44
Concordo em absoluto com o texto…
Neste caso, e em muitos outros, o Sporting tem de ter uma estrutura que acompanhe e ajude os jovens jogadores com talento a singrar! É essa a nossa obrigação como Clube que aposta na formação, fazer todos os possíveis para que os jovens não se percam e singrem com a nossa camisola na equipa principal, para que haja rendimento desportivo e, depois, rendimento económico!
E isto vai desde não ser preciso grande coisa para miúdos focados como o Nuno Mendes ou o Gonçalo Inácio, até um acompanhamento muito próximo para casos como o Bruno Tavares e, provavelmente outros. Cada caso é sempre um caso particular, com as suas peculiaridades!
28 Abril, 2021 at 17:03
E é isto!
“Estrutura” vale milhões!
28 Abril, 2021 at 18:18
É isso mesmo… o que já se perdeu desportivamente e financeiramente por causa disso!
28 Abril, 2021 at 16:51
Não creio que o problema fundamental seja cabeça ou dedicação…
A mim parece-me mais que o problema é falta de encaixe no sistema e a frustração que advém disso…
28 Abril, 2021 at 17:11
ao nível do sistema, concordo que se peça ao Plata um maior compromisso táctico, mas querer que o gajo seja um falso lateral já me parece demasiado…
28 Abril, 2021 at 17:14
Para mim….este sistema é perfeito, repito…perfeito para o Plata.
28 Abril, 2021 at 17:05
Se estiver a trabalhar bem nos treinos para mim era titular com o nacional. SL
28 Abril, 2021 at 17:41
Campeoes ou nao, eu punha-o a jogar de início na Lixeira: uma hora em campo, com um “és tu e mais dez na preleccao”, ciente de que sairia aos 60 e com ordem para (contra)atacar e ele daria cabo dos dentes de piano…
28 Abril, 2021 at 18:04
É o jogador com MAIS TALENTO do plantel… acho que isto diz tudo.
Mas também já tivemos outros como Matheus Pereira. Espero que se tenha aprendido a lição, assim como espero que o Plata tenha aprendido a lição!
28 Abril, 2021 at 18:17
O problema do Matheus foi os treinadores que teve… Com o Luis Castro, em Chaves, deu-se lindamente porque o treinador acreditava plenamente nele. Agora com o judas que encosta jogadores porque sim (por exemplo o cervi está a sofrer isso, que é um jogador que aprecio muito: raçudo, rápido, bom no 1×1, tem genica, versátil porque tanto pode jogar a médio esquerdo como a extremo. Mas eles lá sabem.) e depois com o p0 que não entende patavina de futebol que em 2018 ainda usa um sistema com dois médios defensivos…
28 Abril, 2021 at 18:22
Concordo plenamente… mas o ponto que queria focar é a facilidade com que o Sporting desiste de gajos super talentosos só porque sim!
Eu sempre fui dos maiores apoiantes de Matheus aqui na Tasca! Para mim depois de Cristiano Ronaldo o Matheus Pereira foi o gajo mais talentoso que saiu da academia. Em talento coloco-o até acima de Nani.
28 Abril, 2021 at 19:16
O Sporting desiste porque há mais 50 atrás dele à espera da oportunidade deles… é aquela mentalidade “se não der este, que se fo.. dará outro”. Aconteceu isso com o Iuri Medeiros também.
Cabe aos responsáveis da formação e de quem manda mais acima na hierarquia, isto é o treinador da equipa A do Sporting, saber jogar com as probabilidades do jogador ter a capacidade de atingir o seu potencial e claro, ter a mentalidade certa que é apostar sempre no que formamos em detrimento dos outros de fora. Só aceitaria neste momento que se fosse buscar um jogador de fora da nossa formação se fosse o Marcus Edwards, como foi o Raphinha. E já que puxo jogadores do campeonato português: Filipe Soares e claro, o Gauld de volta.
Não sei quanto ao Nani vs Matheus. Não acho que o Matheus alguma vez vá ganhar a Champions por exemplo, e nesse ano (e nos seguintes) o Nani foi uma grande ajuda ao United. Gosto bastante dos dois. Neste caso é como escolher entre o pai e a mãe para mim 😀
Também não o vejo a chegar à seleção portuguesa (nem digo à zuca), infelizmente, porque podia muito bem ser útil, mesmo com o Trincão e o Pedro Neto a darem cartas e ainda há o Bernardo Silva, embora este cada vez mais vá jogar para o meio como fazia o David Silva.
28 Abril, 2021 at 19:21
Deixa o Matheus um dia chegar a uma equipa que lute por títulos e depois vamos ver quem é o trincão, o pedro neto ou o bernardo silva.
28 Abril, 2021 at 22:57
Bem dito… Acho que Matheus Pereira tem mais potencial e qualidade que esses que dizes.
28 Abril, 2021 at 18:11
A minha visão deste jogador baseia-se em duas possibilidades: ou atina finalmente e muito provavelmente tem uma carreira muito feliz, ou continua com as já mencionadas aqui mariconadas e corre o risco de se tornar noutro “what if” da história do futebol.
O talento está lá (e muito), mas a cabeça também tem de estar.
28 Abril, 2021 at 20:10
A nossa Estrutura tem que ser paciente e não deixar perder o talento que tem em mãos. Não teve escola precisa de ser trabalhado para adquirir competências ,sobretudo na vertente táctica, como de resto Amorim referiu . Tem criatividade , técnica e grande velocidade que, no futebol actual é sem dúvida das características mais diferenciadoras. Não temos ninguém que reuna todas estas características.
Será criminoso se não aproveitarem este talento. Em Braga entrou muito bem no jogo num momento decisivo, conquistou faltas e assustou um pouco o flanco direito bracarense.