Dia de Futsal na Tasca do Cherba, mais uma semana em que as nossas equipas deram dois belos espetáculos de Futsal, deixando a todos com água na boca para o que resta dos Playoffs e para a próxima época da equipa feminina. Muitas coisas para falar e como sempre estou aqui para falar das duas equipas. Venham comigo para mais um belo dia de Futsal.

Masculino
Portimonense 3 – 8 Sporting CP

No passado domingo, fomos até Portimão vencer a equipa da casa por 8-3, bela entrada nestes Playoffs e mostrando que nem uma enorme vitória como a da Champions fez a equipa baixar de rendimento ou descer de nível exibicional.

Era esperado um jogo complicado, mas desde cedo se viu que queríamos resolver o jogo. Assumimos o jogo, pegamos e desde o primeiro momento que o jogo teve sentido único, no caso o da baliza de Gutta, que viu Rocha naturalmente chegar ao golo. Bela jogada e Merlim com Rocha a finalizar ao seu estilo habitual. Do lado da equipa de Portimão ia aparecendo o Gutta, que foi evitando muitos dos remates que íamos conseguindo. Ia dando Sporting, muitos remates e muitas oportunidades para nós e a verdade é que não demorou muito para surgir o segundo golo, no caso um remate de Pauleta, ele que nem tem vindo a passar uma boa fase, mas que conseguiu aqui marcar e fazer um belo golo depois de ter recuperado a bola, feito a assistência para o Merlim que viu o Filipinho cortar essa grande chance e depois na sobra o Pauleta a fazer o golo.

O Portimonense continuava com muitas dificuldades e por isso mesmo só dava Sporting, apenas e só Sporting. Com tanto Sporting, o golo voltou a ser natural, desta vez coube a Taynan marcar, mas sempre Sporting, sempre com mais oportunidades. Apesar da superioridade do Sporting, o Portimonense ia conseguindo criar sempre algum perigo, prova disso a oportunidade que a equipa algarvia teve onde valeu o Pany a evitar o golo com o peito, uma bola perigosa onde valeu a peitaça de Pany. A verdade é que o Portimonense chegou mesmo ao golo, mais uma boa jogada e Júnior a marcar, aquele que é um dos maiores talentos do futsal nacional reduziu assim a desvantagem algarvia. Apesar disso o Sporting foi para o intervalo com uma vantagem confortável, tranquila e sem grandes sobressaltos. No segundo tempo as equipas vieram com menos gás nos primeiros minutos, mas foram crescendo conforme os minutos foram passando. O jogo animou ainda mais quando Cavigol fez o seu tento, pois este golo acordou o Portimonense. Antes da grande mudança, os algarvios ainda cometeram a sua 5ª falta e 6ª falta, foram logo seguidas e por isso deram-nos a grande oportunidade de marcar mais um golo e foi o que aconteceu, Pany a marcar de forma irrepreensível e a fazer o quarto golo. A resposta do Portimonense fez-se notar ainda mais aqui, foi quando apostaram no 5×4 tentando assim ainda ir buscar o jogo. A verdade é que a equipa da casa cresceu no jogo, conseguiram passar a ter mais bola e foram somando algumas oportunidades. Só que como bem sabemos somos a equipa que melhor defende nesta situação e por isso mesmo fomos quem mais beneficiou desta circunstância de jogo. Marcamos, fechamos o resultado e levamos a que o Portimonense abdicasse do 5×4. Destacar os três golos e a exibição do Pany, um dos jogadores mais regulares desta equipa e que em Portimão voltou a mostrar isso mesmo, defendendo muito bem e finalizando três boas bolas, um jogador que está cada vez mais completo e que tem um peso grande nesta equipa.

Primeiro jogo é nosso e estamos cada vez mais perto de passar para as meias-finais

Feminino
Sporting CP 3 – 1 GD Chaves

As nossas Leoas regressaram ao Pavilhão João Rocha para vencer o Chaves de Rute Carvalho, ela que voltou a apresentar uma boa estratégia e com isso o jogo nunca esteve fácil para o Sporting. No nosso lado destacar a aposta inicial no 4-0, entrámos sem referência na frente de ataque e com isso soubemos aproveitar a velocidade das nossas jogadoras, tentando assim desmontar a boa organização defensiva do Chaves.

O jogo começou com um golo nosso, logo ao primeiro minuto a nossa equipa inaugura o marcador por aquela que viria a ser a MVP da partida, a Inês Lima, ela que como já aqui foi falando está numa forma brutal, jogando sempre muito bem e aqui voltou a mostrar isso mesmo. A verdade é que o jogo esteve sempre equilibrado, o Chaves também ia conseguindo ter algumas oportunidades e em cada uma delas ia surgindo a Cristina Fonseca que como sempre esteve em grande a fechar a nossa baliza. Não demorou muito para o nosso segundo golo, mais uma vez a Inês Lima (vou já dar spoiler ao dizer que ela marcou o terceiro mais na frente eheh) este segundo golo ajudou a que a partida ficasse ainda melhor e mais confortável no jogo. Não demorou muito para o Chaves conseguir criar perigo e acabaram mesmo por chegar ao golo, no caso a Raquel Matos a pivot chavense que aproveitou bem para reduzir a desvantagem. Jogo ainda mais animado nesta altura, grande luta, duas equipas a jogar bom futsal, mas connosco sempre por cima na partida. O terceiro golo surge ao minuto 13, como eu tinha avisado, foi a Inês Lima a marcar, três golo e uma excelente exibição, mais uma, ela que não sabe jogar mal. O jogo foi sempre muito disputado, muito bem jogado, mais uma vez a equipa de Rute Carvalho mostrou o que consegue fazer e mais uma vez conseguiram nos criar vários problemas.

Temos vindo a apostar cada vez mais em 4-0, neste jogo foi muito porque não podemos contar com a Ana Alves e com isso Rui Ferreira tentou novamente surpreender e deu resultado, muito pela imensa qualidade da nossa equipa. Foram 3 golos, podíamos ter marcado mais, mas o que fica é mais uma boa e segura vitória da nossa equipa que mais uma vez deixou tudo em campo e deixou uma boa demonstração do que pode fazer, sendo que a um jogo do final da época o que se começa a colocar é que tipo de aposta vamos ter na próxima temporada.

O primeiro lugar nesta fase de manutenção já não foge, já está garantido e com isso podemos encarar o último jogo como o jogo da confirmação da boa equipa que temos, vamos até à Póvoa de Santa Iria para defrontar o Atlético Povoense, uma equipa que que está em quinto lugar e que joga com a Ana Lopes na baliza, a Inês Neto a fixo, a Beatriz Carrola a ala e a Bruna Romão a ala/Pivot, uma jogadora que dá muito jogo interior, consegue aliar essa capacidade à sua velocidade e técnica. Na frente a titular é a Nanci Neves. São uma equipa móvel, com velocidade e que sabe tirar proveito dos espaços que lhes seja concedido. Jogo para terminar a época das nossas Leoas da melhor maneira, com uma vitória e mais uma demonstração de qualidade. Relembro que esta equipa existe e que merece mais atenção e que é preciso a direção começar já a tratar de alguns pontos, existem já algumas oportunidades de mercado que nos iam ajudar a crescer.

Termina assim mais um dia de Futsal, esta semana tivemos duas vitórias importantes e de muita qualidade, dois jogos onde jogámos bem e onde conseguimos ter alguma superioridade perante duas equipas fortes e muito organizadas. Fomos campeões e este texto é escrito na ressaca da festa, ainda a vibrar muito e com as emoções à flor da pele. Já sabem que estamos cá toda as semanas para falar do futsal do Sporting.