Adan, Porro, Coates, Nuno Mendes e Palhinha.
Em 11, temos pelo menos estes 5 que são os melhores da liga na sua posição. Se quatro deles são unânimes, o Adan para mim também o é. Faz defesas de play station, foi o guarda-redes menos batido, etc.
Depois ainda há o Pote, possivelmente o melhor marcador desta liga (vamos ver na próxima jornada) e nem ponho em equação, por exemplo, o João Mário.
5 em 11 possíveis, são nossos.
E diz-se por aí que, eh, ganhámos porque os outros não tiveram brio, deixaram-se levar, etc. Temos a pior equipa dos três, etc.
O jogo na luz mostrou 3 coisas: 1) que ainda nos falta um bocadinho para ter uma equipa super equilibrada – para isso haverá contratações (vinagre, eustáquio, Gauld, um defesa central dos bons, um defesa direito para competir com o Pote, se o João Pereira arrumar as botas); 2) que bastou aproximar a equipa ao seu 11 titular, que o Benfica se borrou todo. Mais 20 minutos, com o Porro também em campo, e perdiam o jogo – já nem falo do Veríssimo ou do Otamerdi; 3) que o Sporting está definitivamente lá por mérito próprio e não demérito dos outros, que não jogam a ponta do corno, o que é explicável pelo ponto 2.
É inegável que à partida os rivais tinham melhor plantel. O Porto foi campeão, manteve a equipa quase toda (apesar de ter perdido o Danilo que era importante) acrescentou o campeão do mergulho nacional Taremi (que revalidou esse titulo). Tinham experiencia, sabiam ganhar, ninguém iria adivinhar que a defesa deles ia ser horrível e que iam precisar de quase 20 penaltis para ficar em segundo; O Carnide investiu 100M, foi buscar o Asno ao Brasil e tem o plantel com mais opções da liga. Não jogam nadinha, mas têm jogadores que são bons, como o Weigl, o Pici e o mal amado do Esferovite.
Nós fomos buscar um guarda redes que fez carreira no banco, um puto que era suplente numa equipa de fundo da tabela em Espanha, um suplente da equipa do Sanitas, um formado que andava a desapontar no estrangeiro e um puto do carrocel que veio de uma grande época no Famalicão. A isto aliamos jovens sem qualquer experiencia a sénior (o tal estigma). Nós apanhamos toda a gente de surpresa. Ninguém diria que o Adán fosse o mais sólido dos grs, o Coates o central da liga e talvez o MVP da liga (muito menos depois do ano passado), que o Nuno Mendes se tornasse num dos melhores sub 21 do mundo, ou que o Pote herdasse do Bruno Fernandes a posição de melhor médio da liga e que, para mim, tal como o Bruno fosse de longe o melhor jogador do campeonato.
De todas as contratações, aquela que eu digo que “ninguém diria” é o Porro. O Porro parece-me aquela contratação mesmo fora de tudo e que deu craque a sério.
O P. Gonçalves já mostrava grande valor. Ninguém sabe como é “dar o salto” mas à partida já tinha mostrado que tinha lá esta qualidade. Aliás, deve ter sido top 3 dos jogadores do ano passado.
O JM e o Palhinha muitos disseram que seria isto, eu incluído…por isso também não é propriamente “fora da caixa”. Tal como o Nuno Mendes. Daí a minha alegria quando o JM veio, a minha revolta quando se andou com ideia de abdicar do Palhinha.
De resto o que eu acho que ninguém esperava mesmo era que o Amorim fosse capaz de construir uma equipa calma, serena, capaz de defender brutalmente bem, capaz de ir para cima quando precisa…e que o Ruben Amorim fosse capaz de espremer cada pingo de qualidades que cada jogador tinha para meter em campo.
Os 2 únicos jogadores que eu vejo no Sporting que jogam regularmente que eu acho que podem dar mais é o Inácio (por jogar fora de posição) e o TT que precisa de estabilizar um bocado. E nem sei se o TT é propriamente do 11. De resto, dos jogadores mais utilizados, tudo o que havia para espremer, foi espremido … Adan, Feddal, Nuno Santos, Neto, Coates … não darão mais do que isto e até tenho duvidas se darão isto novamente…
O Sporting deve olhar com olhos de ver para esta época do Liverpool. Não foi só as lesões…foi também aquela bola que entrava sempre no ano passado na baliza adversária e que este ano entrava do outro lado…foi também jogadores que estavam a top no ano passado a caírem este ano de produção. Para o próximo ano tudo se jogará nas alternativas. Não só ao 11 como ao modelo de jogo. O Amorim conhecerá melhor que ninguém mas por exemplo o trio de centrais e como rodarão com os suplentes tem de ser muito bem pensado (M. Reis deixa-me a tremer, manter Inácio à direita idem…). Assim como a alternativa ao Porro. Assim como a construção do quarteto de médios (haverá João Mário ou temos de ir buscar um “Palhinha” suplente e o papel do JM ficará entregue a M. Nunes e Bragança em alternância)? Ter um PL mais “tanque” e mais letal será critico na alternativa ao Paulinho….etc…
A qualidade do treinador vê-se na maneira como a equipa defende. Somos muito sólidos atrás, com gajos minimamente competentes e um Coates que se superou. Quando o Feddal e o Neto tremiam (e até tremeram algumas vezes) aparecia o Coates, quando este falhava, o Adan respondia sempre. No ataque ou exploramos rapidamente o contra-ataque onde somos letais, ou a coisa é trabalhada na paciência sempre com objectivo de não perder bola, por mais que isso irrite. Não temos umas dinâmicas do outro mundo, um futebol champanhe, mas jogamos com uma simplicidade muito difícil de contrariar.
Quanto aos jogadores e o que aí vem, acho que temos de equilibrar o plantel. Agradecia muito ao João Mário mas não fazia esforço financeiro para o manter. É bom jogador, tem experiência, mas prefiro o Pote. Os 20 golos foram fundamentais, mas sempre que jogou na posição dele encheu o olho, e ao contrário do João Mário é um jogador que faz tudo o que um médio precisa de fazer e sempre em alta rotação. Ah e tem golo.
O resto passa muito pelo que dizes. Vamos ter mais jogos (ou pelo menos esperamos ter mais jogos) e o Porro não tem pernas para tudo. No meio campo caso o Mateus saia ir buscar um “Palhinha” e manter o resto, um bom extremo (gosto do Edwards, dinheiro mais o empréstimo de um Plata ou assim) e esperar que o crescimento aos putos aconteça. Na frente Paulinho, TT, Pedro Marques chegam e sobram.
O João Mário permite tudo. Jogar com Palhinha, jogar com M. Nunes…até jogar com o Bragança em caso de necessidade. O João Mário é o pendulo do meio campo. Aliás basta perceber pelos 2 jogos com os lampiões. Uma coisa é o meio campo do JM e MN, outra é o meio campo com MN e Bragança.
Depende do que será “o esforço” claro…mas tendo de ir ao mercado de qualquer forma “arriscar” procurar um Palhinha algures. Nem vejo quem poderia sequer ser o tal “Palhinha”. Para gastar 2 ou 3 M num gajo qualquer, preferia mil vezes dar 8M pelo JM….
Eu só iria buscar um DD (se o Camacho não quiser jogar), um nº 6 com as características do Palhinha (mas para ser “titular”, só para fazer número não) e um ponta de lança não-associativo*.
Mais minutos… Quaresma, Plata, Jovane, Tabata, mesmo Bragança e Nunes. Plantéis de 28 é que não, já sabemos como acaba.
*Sabemos que não será assim, o mais certo é novamente entrarem jogadores para todas as posições, baliza incluída.
Esquece lá o Camacho….nem onde ele quer jogar joga bem, quanto mais…daqui a 3 ou 4 anos está no Vilafranquense….
Estamos de acordo menos no 2º Palhinha. Se conseguisse, preferia manter o JM. Para 80% dos jogos pode perfeitamente jogar no lugar do Palhinha e dá uma flexibilidade ao sistema que M. Nunes, Bragança, Palhinha e um Palhinha 2 não dão. Além disso é o único que vejo que possa ser Palhinha 2 e ser titular. Não vejo como podes ir buscar um 2º Palhinha que seja titular estando lá o Palhinha….
O exemplo disso é os meios campos possíveis este ano. Palhinha dá com todos menos com o M. Nunes (Não sou fã do meio campo Palhinha e M. Nunes). Não sou nada fã do meio campo M. Nunes Bragança a não ser para jogos de autocarro. JM faz meio campo com qualquer um e só contra os grandes eu torceria o nariz a um meio campo JM e Bragança.
E um jogador que consiga isto…não é mais barato que o JM é neste momento e não terá a experiencia do JM e não dá tudo o que o JM pode dar a esse nível. A não ser que me digas 2 ou 3 que eu não esteja a ver….
O problema é que não acredito que o Inter venda o JM por menos de 10M. Mesmo que o gajo faça força para vir, deve ter mercado o suficiente que lhes ofereça mais do que isso. Depois vem ganhar o máximo que o Sporting lhe possa pagar… Acho que o Pote o pode substituir bem, ao mesmo tempo que oferece mais. Mas claro que vai tudo depender da vontade do Amorim e do Viana.
Se o Inter quiser 10M vai ficar com ele…ninguém vai dar 10M pelo JM. Ultimo ano de contrato, não jogou champions, não correu bem quando esteve fora, não vai jogar euro…quem é que vai dar os 10M pelo JM? Ninguém…não vai acontecer. Ainda por cima com o Inter a mendigar por dinheiro porque deram um estoiro financeiro este ano. Eu até acho que ninguém dá sequer 8M por ele…
A minha questão com o JM é que não o vejo ser substituído pelo Pote. Como eu disse, eu vejo um meio campo com JM e Pote. Ou JM e M. Nunes. Ou JM e Bragança. O que não vejo é um meio campo com Pote e M. Nunes. Nenhum tem capacidade de meter o jogo onde quer, nenhum tem a inteligência de movimento e a compreensão de jogo que o JM tem nem a voz de comendo. Ou seja, o que eu acho do JM é que te dá para jogar com qualquer outro médio. E para 80% dos jogos em PT, não tens uma necessidade imperiosa de ter um Palhinha. Por isso o JM dá uma flexibilidade que um 2º Palhinha (e que tinhas sempre de pagar por ele…e que será sempre incógnita…e que nunca terá a experiencia do JM….e não dá tudo o que o JM dá ao jogo…) nunca dará.
O que eu acho é que por 8M tens a diferença entre teres uma equipa completamente equilibrada. E sem o JM, eu tenho muita dificuldade em ver um Sporting completamente equilibrado a meio campo….
Concordo Tiago.
Acho que temos algum valor do banco que aínda pode ser melhor espremido. Tabata, Matheus Nunes e Bragança podem e devem aínda ser melhor aproveitados.
Matheus Reis parece-me uma boa alternativa na ala esquerda. Bem melhor que Borja naquela posição. A DC serão semelhantes.
Paulinho não tenho duvida, que se tornará importante na equipa. Agora não podemos nem devemos ficar dependentes apenas desta solução.
Acho importante reforçar a equipa para titular! de um central do lado direito, e um extremo. Manter Joao Mario. Para mim é aqui que temos de fazer a grande aposta.
A partir daqui, faremos o 11 base. Arranjar mais 2 ou 3 bons suplentes (Gauld por exemplo…)
Eu cá por mim mantinha o Tino de Freamunde pelo menos mais uma época e Pereira também.
Precisamos de um central rápido, que jeito que dava agora o Demiral, um médio defensivo já falaram aqui do Eustáquio quem sabe se não seria uma boa opção!
Completamente de acordo contigo e principalmente no que se refere ao último parágrafo.
Muito do que será a próxima época passará pela diversidade de variações ao modelo de jogo que consigamos potenciar. As tais “soluções” que o Amorim assumia como responsabilidade sua. A defesa ganha uma consistência brutal com a capacidade defensiva do Palhinha, mas e se não houver(Ou quando não houver) Palhinha? (Viu -se p.e. a facilidade com que os lamps entraram na nossa área)…
E se conseguimos ir atrás do jogo na Luz, lembremo-nos que a época é longa e a confiança, a disponibilidade física, o rendimento, as lesões, a estrelinha são variáveis que escapam ao controlo.
Não querendo pôr nada em causa, quem lá está saberá perfeitamente que tem de fazer o trabalho de casa e preparar-se para uma realidade completamente diferente da desta época.
Nunca concordei a 100% com essa do “ter o melhor plantel”.
O Sporting não precisa de ter o melhor plantel para ganhar 90% dos jogos em Portugal, precisa de ter um acima da média. Se falássemos numa liga altamente competitiva…
Depois há o confronto directo, e aí sim a qualidade pode fazer diferença. Mas não vejo assim tanta diferença individual para Porto e Benfica (colectiva nem vou por aí), um jogador custar 20M não faz automaticamente dele um craque. E por outro lado vejo lá titulares que não sei se trocaria pelo Diaby (metaphor).
Por cá basta defenderes bem (porque é rara a equipa que acaba por não sofrer golos), teres boa condição física, e ter um ou dois tipos que resolvam e façam golos. Os anos anteriores reforçaram isso, a equipa era miserável, mas bastava o BF para ganhar muitos jogos. Tal como o Porto conseguiu ser várias vezes campeão com equipas a roçar o básico, mas tinham (para além do adn) sempre super-defesas e alguém na frente que partia tudo, Hulks, Falcoes ou Kostas. Mesmo os lampiões tinham o Simulão, Sornas ou Mitrogluglu a fazer golos.
Ter o melhor treinador da liga é meio caminho andado para ser campeão. Mas há que ter qualidade. O Carnide e o Porto têm lá muito cepo (o Almeida foi campeão 3 ou 4 vezes) mas normalmente têm muita qualidade no último terço e isso faz muita diferença numa liga onde a maioria joga na retranca e procura o contra-ataque.
É mais provável seres campeão com uma equipa coesa e organizada do que com uma equipa de estrelas. Uma equipa coesa e organizada, 1 ou 2 gajos na frente que desequilibrem (o BF era só 1 mas é o BF….não há mais como ele…) e és candidato muito sério a ganhar o titulo. Especialmente com os trabalhos que se tem visto nos grandes nos últimos anos. A ultima equipa a sério em PT foi o Sporting de 15/16.
Uma das merdas que me dá vontade de rir é ler porcos a dizerem que ganhámos mas que não jogamos bem. Foda-se….o porco com o SC nunca jogou melhor do que o que nós jogámos este ano…não creio que tenham desprezado os títulos “Marega”….
E parabéns aos novos e antigos campeões de hóquei.
Um clube grandíssimo, é isto.
Quiçá a derrota ontem em Braga seja o click para as jogadoras femininas, que assim terão de deixar tudo em campo e não entrar com a cabeça no empate. Vamos ganhar, até porque ontem fizeram um dos piores jogos da época. Só tem tudo para melhorar.
Basket tem de ser nosso, futsal idem (a diferença das equipas, pese embora o investimento do Benfica, ainda é muito considerável, como considerável é a qualidade que vem do banco, com Nuno Dias).
Afinal havia algo em disputa. Por um ponto se perde a segunda volta. Amorim pouco ambicioso. A Bola já está a imprimir o troféu na 3D na redacção, o Rui Santos entrega-o ao Maior.
Mais um trofeuzito para o Museu, consolação para quem não ganha nada no futebol. Hóquei, futsal, berlinde… ah espera, este ano a piada não se faz. Raios.
Epá, nos meus mais de 40 anos, não me lembro de ver um Sporting com este fulgor.
Ontem, depois do jogo do hóquei, não pude deixar de pegar no puto e ir a Alvalade celebrar.
Estávamos sozinhos, mas a intenção é o que interessa 🙂
Grande vitória, arrancada a ferros contra os corruptos. Há alguns ex sócios do Sporting que andam abatidos a destilar ódio nas redes sociais, começa a cair a máscara. Não tenho dúvidas que lhes custou mais estas vitórias deste ano do que terem sido escorraçados do Sporting
Sporting já é o clube português com mais conquistas na Liga Europeia de h´´oquei. Sempre a aprender.
O Porto colecciona pratas, quase que sinto pena deles.
Para o ano ultrapassar uns dos castelhanos no ranking.
Bom dia, tasca!
Os nossos cachecóis continuam a soltar partículas irritantes por este País fora. Não de pó, mas aquelas cenas que caem das árvores. Não as deixamos assentar. Irritação dupla para quem é alérgico e não é do Sporting. A DGS já arranjava maneira de decretar novo confinamento total até ao fim de maio, princípio de junho, não?
Parabéns aos bicampeões europeus!
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, quero um rissol de camarão e uma imperial se faz favor.
Varandas, parabéns por mais um título com os jogadores do outro! Herança pesada, não é?
Vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Contrafilé com Vinho Madeira à Chef Kadechima”
Chef Kadechima, ganda pitéu, certo? Manto Sagrado vestido, beijo apaixonado no Leão Rampante, vamos começar. Numa frigideira colocamos uma colher de sopa de margarina e selamos os 5 bifes grossos de contrafilé; Depois, temperamos com sal a gosto e reservamos; Acrescentamos 2 colheres de sopa de margarina, 2 dentes de alho laminados, 4 cebolas pequenas cortadas em pétalas, 1 colher de sopa de gengibre ralado, 2 de pimentão rabolho desidratado e 1 de alecrim fresco, mexendo até as cebolas se soltarem. Pausa para um Moscatel. Acrescentamos 100ml de vinho madeira, colocamos a carne, 1 colher de sopa de cebolinha desidratada e deixamos ferver durante 5 minutos; Finalmente, aquecemos o forno a 180º, transferimos os bifes para uma travessa, regamos com a molhenga e cozinhamos durante 20 minutos. Acompanhamos com batata frita e uma salada a gosto.
Parabéns, Chef Kadechima, o teu Petisco está mesmo top!
Gib, estás de mãos atadas, não estás? Pede ajuda à Claudete!
Ana, um docinho da Madeira para preparar a última jornada, pode ser?
Hoje é 2ªfeira, portanto, começamos com 2 Medronhos e 2 Constantinos!
Leão Portimonense, está tudo ok?
Resistentes, o Chef Kadechima vai tocar o sino às 13h, preparem-se para irmos para a mesa.
Bom proveito.
MILF, cuja definição me escuso de dar (uma pista: refere-se a mulheres durázias), apresenta-se «complexo, intenso e aliciante nas suas notas de fruta madura; carrega sabedoria e promete longevidade».
M60
Está tudo bem. Não tenho aparecido pois iniciei um trabalho novo que me ocupa o tempo quase todo. O que sobra é para a família. Deixo na despensa mais umas garrafas.
Bolo do caco, e brinquedo tradicional da Madeira, de que não sei o nome, daqueles que têm dois bonecos com um pau espetado por ali acima. Mas personalizados. Em vez de um menino e de uma menina, leva com o Varandas e o Rogério.
Sim, sou uma uma besta, eu sei, eu sei…
Este ano podemos criar o espirito vencedor que este clube tanto precisa. Por isso acabar de ganhar o que ainda está em aberto e dar tudo para manter no próximo ano! Para criar essa onda vencedora…
Exatamente…o que estamos a criar é a tal cultura de vitória de que se fala tanto ou é uma coisa passageira e daqui a 3 ou 4 anos ganhamos no futsal e pouco mais?
Um segundo ano de conquistas a sério seria marcar uma posição de força que afasta a ideia de que é um caso isolado.
Além disso temos campeonato de futsal e basquetebol para ganhar, já que Hóquei e Andebol parece fora de questão. Porque já à 2 anos foi uma seca de títulos nacionais…
Hóquei está fora de questão porquê?
Estamos nos play-off de atribuição de título (meias-finais) e ganhámos o 1º jogo com o Hóquei Barcelos (à melhor de 3).
Os fruteiros ganharam o primeiro jogo aos lampiões.
SL
Ameaçou sair, na altura, por algum desentendimento (ou por aliciamento externo). Mas caiu na real.
Referiu-se também às dificuldades coletivas (surto Covid na equipa).
Só que neste Clube não há as desculpas da Velha da Reboleira.
Aqui é mais: ” … reconhece a queda e não desanima: levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima” (parta da letra de uma das muitas canções compostas pelo zoólogo e sambista paulistano paulo Vanzolini)
SL
Caro Max, primeiro o seu sobrinho, toca muito bem trompete e segundo conforme as coisas estão para o nosso clube , ele sujeita-se a não largar o instrumento.
Boa tarde. O seu sobrinho não arranja os acordes para trombone. O meu filho com 13 anos toca trombone e queria fazer -lhe o desafio de tocar o mundo sabe que em trombone. PARA o Avô. Doente do Sporting em silêncio tantos anos.
Estive até quase às 3 da manhã a debater Sporting, a propósito do FF…
Para mim o Clube devia apostar forte em:
1º) formação em todas as modalidades. Criar condições em todas as modalidades para ter boa formação e escolher bem os jovens talentos que andam por Portugal. Tentar também um ou outro lá fora que faça sentido trazer logo em jovem.
2º) Na SAD, alocar uma verba a bater nos 5% do orçamento para o FF e criar uma equipa que possa bater-se com as boas equipas europeias e fazer figura na WCL. Estamos a falar de uma verba ligeiramente superior ao que custa anualmente um Ilori, que os daria o domínio do FF em Portugal, pois é uma das modalidades que mais cresce no mundo e que nos pode trazer muita visibilidade, principalmente entre o publico feminino.
3º) Ter uma equipa de Futebol (M) competitiva, com um plantel com cerca de 50% da formação e o restante dividido entre jovens estrangeiros e bons jogadores mais experientes que ajudem a sustentar toda a juventude. Vender bem e comprar melhor!
4º) Aposta nas modalidades que nos podem trazer grandes títulos europeus ou mundiais. Obviamente o Futsal, o Hóquei em Patins e o Atletismo feminino na linha da frente. Numa 2ª linha, o Andebol, o Judo e o Ténis de Mesa. Depois as outras modalidades, se possível com o Basquetebol e o Voleibol feminino à cabeça. A grande maioria das modalidades tem de se auto-sustentar. Só assim dará para investir bem onde é mais necessário para ter o Clube a bater-se com os melhores clubes europeus.
5º) Obviamente tudo isto requer trabalho, tempo e competência. Requer também unir o Clube de uma vez por todas e criar essa cultura de união. O #ondevaiumvãotodos não pode ser só uma frase feita. É preciso aumentar o nº de sócios e é preciso que todos paguem. Só assim podemos crescer com o nosso potencial, que é enorme!
E é isto.
Fica aqui para quem quiser dar a sua ideia também…
Não percebo nada de FF e nem sou grande fã mas é uma realidade.
Percebo que apostar a sério no FF hoje em dia é instrumental. Está a ter um crescimento brutal e eu noto isso por Inglaterra e acho que Inglaterra pode ser o motor que a modalidade precisava para explodir definitivamente…
Já não se trata apenas de chegar ao publico feminino como em tempos se disse. Trata-se de chegar a publico de dimensão mundial….eu não percebo como o Sporting e a FPF não percebem que têm de fazer aqui um investimento mesmo a sério e que podem ter grandes ganhos a prazo…
Acho que não se pode comparar a cultura desportiva de Inglaterra com a de Portugal. Embora o futebol seja o rei em ambos os países, nas Ilhas eles mostram devoção por outras modalidades, tipo rugby ou criquete (e mais haverá).
Portugal é bola e pouco mais. Temos poucos, mas temos atletas que foram e são ícones do desporto mundial. Lopes, Mota (provavelmente mais adorados no Japão que cá no burgo), Évora, Pimenta, Telma, Agostinho, só falando de desportos individuais. Alguém os promove?
Aterras em Belgrado e a primeira coisa que vês (ou vias) é o focinho do Djokovic. Quem não conhecer a terra pensa aquilo é o el dorado do ténis. Nessas coisas podíamos aprender muito com os hermanos, que fazem de qualquer pedregulho um landmark à maneira. Nós, passamos todo o tempo a promover o CR, o Feliz, e companhia.
Voltamos à recorrente questão de se deve dar às pessoas o que querem, ou se temos de pôr outras coisas no prato e esperar o tempo necessário para que lhe ganhem o gosto.
Ainda tens muita gente a dizer que futebol é para homens, e mesmo que andebol, basquete e outras só servem para comemorar quem não ganha no futebol. Vai custar até teres mercado por cá.
A minha questão com o FF não é a projecção que terá dentro de portas. É fora de portas.
O que eu disse de Inglaterra não era por comparação nem era a dizer que “lá está a ter projeção e por isso cá terá também”. Não…a minha questão é que a projeção que os ingleses estão a dar vai ajudar muito a projetar o FF no mundo. E por isso temos oportunidade de chegar a fãs de todo o mundo…
Cá, estamos de acordo…passará pouco disto. A minha aposta no FF é para projetar o nome do Sporting no mundo…como o Lyon faz…
Exactamente. No FF vai por aí, por meter o nome do Sporting na Europa, no Mundo e, principalmente, na UEFA.
Já somos muito respeitados pelo Futsal.
Se fizéssemos uma equipa com 2 a 3 M€ de orçamento no FF, estaríamos sem duvida entre as 5 a 10 melhores equipas da Europa e isso seria mais um dado para a UEFA nos respeitar como Clube.
E isso, provavelmente, ajudaria a terem mais respeito também pela equipa de futebol de 11, que é muitas vezes gamada na UEFA.
Claro que tudo isto tinha de ser acompanhado por uma postura comercial e de marketing próxima da UEFA. Ia ajudar a verem-os como um Clube interessante e simpático, por desenvolvermos as modalidades deles.
O FF tem potencial em Portugal, o problema para mim não são as peças dentro de campo, não tenho nada contra os treinadores nacionais mas na minha opinião para darmos o salto temos de importar técnicos com mais experiência neste desporto como os nórdicos ou os alemães
Ontem nas discussão, e a propósito de eu achar que, com excepção da Inês e da Marchão, nenhuma jogadora evoluiu desde o ano 1 até agora, foi falado a importância de ter:
a) um treinador top
b) um grupo de jogadoras estrangeiras de nível superior
Sempre nos faltou um treinador top.
O Nuno Cristóvão – que foi a 4ª opção porque os outros 3 convidados antes recusaram! – serviu para arrancar com o projecto mas sempre mostrou que era pouco mais que suficiente.
A Susana Cova é também muito limitada – basta ver os anos em que anda nisto e o CV que tem. E o que a equipa joga.
Portanto, na minha opinião, sempre faltou uma aposta mais válida aqui.
Em termos de estrangeiras, as que se evidenciaram de alguma maneira foram a Nevena e a Raquel, com uma técnica e competitividade acima da média, e a Wilkinson pelo seu poder físico.
Tudo o resto, ou medianas sem trazerem nada do que falta, como a Baldwin ou a outra americana que se lesionou, ou abaixo disso – todas as outras. Chegar ao ponto de se contratar, e depois renovar, com a Amanda Perez, é algo que devia dar despedimento por justa causa e com direito a indemnização!
Portanto, e é a minha opinião desde a época 2, onde ainda fomos campeões, o trabalho tem sido deficiente e não fosse o excelente trabalho de base no 1º ano, os resultados teriam sido bem piores.
Todos os anos temos baixado o nível da equipa – é a minha opinião! – fruto de muitos erros e um claro desinvestimento na modalidade!
Quando dizes “apostar” queres diminuir o ecletismo? Ou apostas numas de forma bastante forte e nas outras é deixa andar? Onde é que isso é diferente do paradigma?
No FF, para trazer mais investimentos sem aumentares receitas tensnde desinvestir noutros lados, “lei do cobertor”.
Sem mais receitas, menos desperdício,mais sócios e maior taxa de acerto nas contratações, de jogadores a treinadores…
Eu acredito no “efeito bola de neve” para as receitas, o restante é competência interna de quem gere e externa de quem é contratado, com o apoio dos sócios e adeptos enquanto “consumidores” de uma marca que, esta época desportiva e até ver, é bastante saborosa.
Tenho lidoncom atenção as sugeatoes do Alvaro para refazer o plantel do FF mantendo , previsivelmente, a meama estrutura de custos. Se as jogadores aceitarem vir com as nossas possibilidades… e isso é apenas competência de quem gere.
Quando digo apostar quero dizer que as prioridades serão essas.
Há um limite de dinheiro – há sempre!
Nas modalidades, as prioridades serão uma equipa competitiva nessas modalidades que podem competir por ser campeãs europeias e nacionais: Futsal, Hóquei em Patins e Atletismo feminino.
Depois aposta-se no resto das modalidades, tendo em conta o que se pode esperar do desempenho das equipas, não só em Portugal mas também além fronteiras.
Para mim é mais importante gastar bem o dinheiro do que ter mais dinheiro. E tendo mais dinheiro, continua a ser o mais importante a maneira como se gasta esse dinheiro. Se é bem, ou se é mal.
Claro, é preciso gente competente à frente das modalidades… Bons Dirigentes, que percebam da modalidade, Técnicos top, boa estrutura, e depois construir um bom plantel.
Como disse ontem, quando se chega às decisões finais, normalmente temos pela frente adversários de semelhante valia e que querem tanto ganhar como nós. Todo o detalhe conta e a competência e a atitude são absolutamente fundamentais.
Por isso eu disse que era bom que a SAD fosse obrigada a alocar 5% do orçamento total ao FF – cerca de 3M€!
Nem precisava gastar tudo. Com 2 a 2,5 M€ já dominávamos o panorama nacional, indo sempre à WCL, e podíamos fazer uma figura meritória nesta competição. E tínhamos sempre uma margem que, se fosse necessário, podíamos ir buscar para tornar a equipa mais forte.
Como tem dito o Álvaro, com uma boa equipa e fazendo os melhores jogos em Alvalade – ou arranjando outro campo em Lisboa onde a equipa pudesse jogar sempre – pode-se cobrar bilhetes – por exemplo 2€ para sócios e 5€ para não sócios – e fazer receita com isso.
Estando sempre na WCL, com algum sucesso, também se pode melhorar os patrocínios e com isso ter mais receitas para a SAD – de modo a não ser só o futebol masculino a dar dinheiro.
Enfim, o Álvaro “está cansado” de dar aqui soluções.
É só aproveitar algumas…
Modalidades autosustentaveis é pura utopia. Só funciona com a total alocação das quotas ao clube, com o Maluco o orçamento chegou aos 12 milhões e ia continuar a subir, ninguém se importa de pagar quotas se isso se manifestar em luta constante por títulos, vamos perder alguns, mas iremos ganhar muitos se a política se mantiver.
Neste momento não há contas aprovadas nem orçamento, mas ninguém quer saber, por isso é deixar andar, mas apesar disso não deixo de pagar as quotas, porque os atletas merecem.
Há modalidades que, além de se auto-sustentarem ainda dão dinheiro ao Clube, como é o caso da Ginástica e da Natação.
Obviamente que o todo das modalidades não é auto-sustentável, nem eu disse que era! Mas, e é só a minha opinião, tirando as grandes modalidades, como o Basquetebol, o Futsal, o Andebol, o Atletismo, o Hóquei, e poucas mais, todas as outras têm de ser auto-sustentáveis. Natação, Ginástica, Surf, Padel, etc., não podem requerer investimento do Clube – de uma maneira geral!
Claro que se fazem orçamentos e previsões, e nestas modalidades há patrocínio e mensalidades que os praticantes pagam. No fim o Clube pode ter de meter algum dinheiro mas nunca será um valor significativo, pelo que será, normalmente, uma modalidade auto-sustentada.
Miguel, completamente de acordo de que é preciso unir o Clube como PARTE da pré-condição para crescer.
Porque Unir tem de ser em torno de objectivos motivadores, aglutinadores que gerem dinâmicas de crescimento.
Creio que concordará comigo que a base da união deve assentar em:
1) política comunicacional INTERNA (aos sócios) assertiva, transparente, completamente informativa e sem tabus;
2) política associativa que restabeleça o poder democrático dos Sócios, quer por via dessa maior informação, quer recuperando o funcionamento democrático das AGs (votações só no fim do debate de cada ponto; debate aberto e não condicionado; método de votações transparente), quer ainda pelo alargamento do direito/dever de decisão informada dos associados ao voto electrónico presencial nas AGs Comuns nas sedes de Núcleos que se credenciem no Clube para o efeito e ao voto eletrónico universal nas AGs Eleitorais;
3) política comunicacional externa simultaneamente agressiva e assertiva, focada nos objetivos maiores do Clube e na defesa intransigente dos seus valores e da sua identidade e assente na procura de um relacionamento devidamente concertado com a Comunicação Social, esclarecendo regras e princípios que não aceitamos que sejam espezinhados (do ponto de vista de conteúdos formais esta área melhorou bastante nos últimos meses; há que aproveitar essa capacidade técnica de “marketing comunicacional”, para continuar a galvanizar os adeptos mas também com conteúdos que reforcem os Valores Identitários do Clube – Verdade Desportiva, Formação do Indivíduo pelo Desporto, Ecletismo, Inclusão Social, Solidariedade, Cultura de Tradição e Modernidade)
4) Aproveitamento dessas sinergias para campanhas de atração de mais públicos para o Estádio e Pavilhão, campanhas essas dirigidas no geral para os adeptos mas centrada na capacidade de galvanização dos GOA e dos Núcleos “de proximidade” para “encher as nossas casas”; usar as plataformas digitais, a Sporting TV e os Núcleos mais periféricos e distantes para, com criatividade, oferecer aos adeptos mais distantes de Lisboa mais atrativos no associativismo leonino (a juntar ao direito de voto electrónico presencial nas AGs Comuns Ordinárias)
5) Criar motivos que galvanização extra para a participação dos adeptos (apoio a conquistas de objetivos, bater records de assistências, divulgação de records de receitas de Gamebox Futebol, ou de bilhética Alvalade, ou de Gameboxes Modalidade, ou de merchandising nas Lojas verdes, ou das vendas totais de Artigos Sporting nos Núcleos,etc).
Tudo isto para, sem excluir NINGUÉM, voltar ao objetivo de 250.000 sócios até ao último ano do próximo mandato (mesmo estabelecendo objetivos intermédios devidamente calendarizados para “espicaçar” os adeptos tentando diminuir esses prazos ou aumentar os números).
Depois, claro, é necessária competência. Mas sou de opinião de que quem for capaz de cumprir com isto será suficientemente competente para formar boas equipas para geri bem TODAS as áreas do Clube e da SAD, melhorando e otimizando os seus recursos.
SL
Bom dia campeões!!
Duvida para último jogo do campeonato.
É para jogar maioritariamente com 11 titular para acabar com vitória e melhor registo possível ( até para que Pote consiga ser o artilheiro do campeonato) ou é para entrar a brincar como no último jogo (dando minutos aos menos utilizados)??
Por mim, e no 11, apenas entraria Max e talvez Jovane.
É rodar várias peças.
E só não tornar mais campeões (tipo Joelson, Paz) porque senão depois não podem jogar na B.
Max (mas vai ser Andre Paulo)
Quaresma – Seba – Inacio
Joao pereira – Palhinha – Bragança – Antunes
Pote – Jovane – Plata (acredito que seja Nuno S para ajudar o Antunes)
Lista de jogadores a custo zero.
Das posições para que precisamos, eu contratava:
DE – Pape Souaré (30 anos, experiência de campeonato inglês e francês)
DD – Cuco Martina (31 anos, ex-Everton, Stoke City e Feyenoord)
DC – Simunovic (25 anos, ex-Celtic Glasgow)
DC – Ezequiel Garay (34 anos, mas ainda mexe. Experiência de I Liga, lá do outro lado da estrada…)
PL – Tiquinho (30 anos, ex-Guimarães e Porto, experiência de I Liga)
PL – Danny Sturridge (31 anos, experiência de Premier League)
Segundo avançado – Bojan Krcic (30 anos, formado na La Masia, experiência de Premier, perdido no Canadá)
Talvez os salários fossem problema, mas eram mais-valias, sem dúvida…e com o atractivo de jogar a Champions é muito provável que quisessem vir.
PS Sturridge e Bojan livres, e vamos buscar o Paulinho por balúrdios >_<
Ou se vai buscar um gajo que marque golos e que seja de área assério (Beto do Portimonense do género) ou mais vale ficar com Sporar que em termos de trabalho de equipa dá muio
Não sei se o slb vai ser campeão da segunda volta. O Vitória tem que pontuar ou mesmo vencer sob risco de uma vitória ou mesmo empate do Santa Clara com o Farense os poder tirar da Europa.
Os tasqueiros querem que o Farense ganhe (desejo de tasqueiro é ordem) e é provável que o Guimarães volte a prestar vassalagem (lá estou eu com a paranoia que estendem a passadeira aos rabolhos – e desta vez não vou falar do tal milhão e meio que o clube da Luz pagou ao clube de Guimarães para ter direito de preferência pelos jogadores vimaranenses e nunca terem ido buscar um único depois disso).
Por isso… Famalicão com grandes chances de chegar à Europa.
Pela lógica, que como se diz é uma batata. O sexto seria o Santa Clara que recebe o Farense, onde é mais provável fazer 3 pontos que o Vitória. Famalicão e Moreirense, jogam entre eles e BSad vai ao porto. Vamos aguardar até quarta.
Eu até simpatizo com o Vitória mas tinha piada terem dispensado o Ivo para ver o gajo em meia dúzia de jogos tirar-lhes a europa…
Freitas Vintage……promessas de bons jogadores, gestão desastrosa do plantel e dos treinadores, sai de fininho deixando o clube sem dinheiro para mandar cantar um cego e completamente à nora….
Alguém aí em Lisboa é capaz de saber se o jogo de Alvalade contra o Benfica em Futebol Feminino tem ingressos?
E, já agora, porque é que não estão ainda à venda no site os bilhetes para o Sporting vs Marítimo em Futebol Masculino que é já depois de amanhã?
Um abraço e saudações leoninas
“Srs da UEFA! Com certeza! Já viram os números?! Claro que sim…publico! Venham os bifes porque isto é na boa…”
– entre eles “Vamos meter publico para mostrar como é seguro”. Final da Taça!
Dia seguinte:
Liga: “Se há na final da taça, tem de haver no campeonato! Vamos fazer nas 2 ultimas jornadas”.
Depois quando alguém olhou para o calendário, provavelmente já no dia seguinte:
” Na penultima há Benfica Sporting…é melhor não! Ainda por cima ontem foram os festejos do Sporting e o pessoal está meio chateado com aqui…Ok…ultima!”
Passado 2 dias.
“Oh fds…anda tudo a reclamar que não era justo e ainda por cima com os festejos…deviamos fazer isto nas 2 ultimas….”
– Não há publico para a Liga este ano…pronto.
“E para a taça?!”
“Epahhh…vão-se catar! Estes planos todos foi tudo numa semana…para a final da taça ainda faltam 5 dias! Temos tempo para fazer um plano rigoroso para a taça! 5 dias…o Cabrita e o otário do desporto fazem isso em 5 minutos…”
17 Maio, 2021 at 6:30
Bom dia Campeões!
Spoooooooooooorting!
17 Maio, 2021 at 6:35
Bom dia Campeões Europeus
Quero um café e uma água com gás natural.
Mais valia alugar os paços do concelho de Lisboa 🙂
17 Maio, 2021 at 6:40
#1 gordas
Champions só dá Leão
Alegria imensa nesta reta final.
17 Maio, 2021 at 6:42
#2 gordas
Pote é para agarrar
Grande pote 🙂 saiu-te o pote de ouro 🙂
17 Maio, 2021 at 10:21
O Lucas Veríssimo concorda.
17 Maio, 2021 at 6:44
#3 gordas
Feddal equaciona regresso a espanha
Duvido muito desta noticia.
17 Maio, 2021 at 8:08
Money talks…. e se for bom para os dois e se RA anuir…
Parece sentir-se feliz e valorizado, mas no fim do mes as contas teem de ser pagas. E foi um dos esteios da equipa, saia em gloria!
Sinceramente nao gosto da solucao Goncalo Inacio ‘a direita, se Feddal sair pode ser a oportunidade de GI jogar na sua posicao mais natural.
SL
17 Maio, 2021 at 6:46
#4 gordas
Parece que já há os campeões da 2a volta hahahahaha e até as idas à champions serve para tapar vergonhas ou de tónico para falhanço de objetivos.
17 Maio, 2021 at 8:53
Calma, ainda lhes falta uma jornada – com o Vitória, já agora.
17 Maio, 2021 at 6:58
Adan, Porro, Coates, Nuno Mendes e Palhinha.
Em 11, temos pelo menos estes 5 que são os melhores da liga na sua posição. Se quatro deles são unânimes, o Adan para mim também o é. Faz defesas de play station, foi o guarda-redes menos batido, etc.
Depois ainda há o Pote, possivelmente o melhor marcador desta liga (vamos ver na próxima jornada) e nem ponho em equação, por exemplo, o João Mário.
5 em 11 possíveis, são nossos.
E diz-se por aí que, eh, ganhámos porque os outros não tiveram brio, deixaram-se levar, etc. Temos a pior equipa dos três, etc.
O jogo na luz mostrou 3 coisas: 1) que ainda nos falta um bocadinho para ter uma equipa super equilibrada – para isso haverá contratações (vinagre, eustáquio, Gauld, um defesa central dos bons, um defesa direito para competir com o Pote, se o João Pereira arrumar as botas); 2) que bastou aproximar a equipa ao seu 11 titular, que o Benfica se borrou todo. Mais 20 minutos, com o Porro também em campo, e perdiam o jogo – já nem falo do Veríssimo ou do Otamerdi; 3) que o Sporting está definitivamente lá por mérito próprio e não demérito dos outros, que não jogam a ponta do corno, o que é explicável pelo ponto 2.
Boa semana
17 Maio, 2021 at 7:26
“(…) um defesa direito para competir com o
PotePorro (…)”17 Maio, 2021 at 10:13
É inegável que à partida os rivais tinham melhor plantel. O Porto foi campeão, manteve a equipa quase toda (apesar de ter perdido o Danilo que era importante) acrescentou o campeão do mergulho nacional Taremi (que revalidou esse titulo). Tinham experiencia, sabiam ganhar, ninguém iria adivinhar que a defesa deles ia ser horrível e que iam precisar de quase 20 penaltis para ficar em segundo; O Carnide investiu 100M, foi buscar o Asno ao Brasil e tem o plantel com mais opções da liga. Não jogam nadinha, mas têm jogadores que são bons, como o Weigl, o Pici e o mal amado do Esferovite.
Nós fomos buscar um guarda redes que fez carreira no banco, um puto que era suplente numa equipa de fundo da tabela em Espanha, um suplente da equipa do Sanitas, um formado que andava a desapontar no estrangeiro e um puto do carrocel que veio de uma grande época no Famalicão. A isto aliamos jovens sem qualquer experiencia a sénior (o tal estigma). Nós apanhamos toda a gente de surpresa. Ninguém diria que o Adán fosse o mais sólido dos grs, o Coates o central da liga e talvez o MVP da liga (muito menos depois do ano passado), que o Nuno Mendes se tornasse num dos melhores sub 21 do mundo, ou que o Pote herdasse do Bruno Fernandes a posição de melhor médio da liga e que, para mim, tal como o Bruno fosse de longe o melhor jogador do campeonato.
17 Maio, 2021 at 10:32
De todas as contratações, aquela que eu digo que “ninguém diria” é o Porro. O Porro parece-me aquela contratação mesmo fora de tudo e que deu craque a sério.
O P. Gonçalves já mostrava grande valor. Ninguém sabe como é “dar o salto” mas à partida já tinha mostrado que tinha lá esta qualidade. Aliás, deve ter sido top 3 dos jogadores do ano passado.
O JM e o Palhinha muitos disseram que seria isto, eu incluído…por isso também não é propriamente “fora da caixa”. Tal como o Nuno Mendes. Daí a minha alegria quando o JM veio, a minha revolta quando se andou com ideia de abdicar do Palhinha.
De resto o que eu acho que ninguém esperava mesmo era que o Amorim fosse capaz de construir uma equipa calma, serena, capaz de defender brutalmente bem, capaz de ir para cima quando precisa…e que o Ruben Amorim fosse capaz de espremer cada pingo de qualidades que cada jogador tinha para meter em campo.
Os 2 únicos jogadores que eu vejo no Sporting que jogam regularmente que eu acho que podem dar mais é o Inácio (por jogar fora de posição) e o TT que precisa de estabilizar um bocado. E nem sei se o TT é propriamente do 11. De resto, dos jogadores mais utilizados, tudo o que havia para espremer, foi espremido … Adan, Feddal, Nuno Santos, Neto, Coates … não darão mais do que isto e até tenho duvidas se darão isto novamente…
O Sporting deve olhar com olhos de ver para esta época do Liverpool. Não foi só as lesões…foi também aquela bola que entrava sempre no ano passado na baliza adversária e que este ano entrava do outro lado…foi também jogadores que estavam a top no ano passado a caírem este ano de produção. Para o próximo ano tudo se jogará nas alternativas. Não só ao 11 como ao modelo de jogo. O Amorim conhecerá melhor que ninguém mas por exemplo o trio de centrais e como rodarão com os suplentes tem de ser muito bem pensado (M. Reis deixa-me a tremer, manter Inácio à direita idem…). Assim como a alternativa ao Porro. Assim como a construção do quarteto de médios (haverá João Mário ou temos de ir buscar um “Palhinha” suplente e o papel do JM ficará entregue a M. Nunes e Bragança em alternância)? Ter um PL mais “tanque” e mais letal será critico na alternativa ao Paulinho….etc…
17 Maio, 2021 at 10:54
A qualidade do treinador vê-se na maneira como a equipa defende. Somos muito sólidos atrás, com gajos minimamente competentes e um Coates que se superou. Quando o Feddal e o Neto tremiam (e até tremeram algumas vezes) aparecia o Coates, quando este falhava, o Adan respondia sempre. No ataque ou exploramos rapidamente o contra-ataque onde somos letais, ou a coisa é trabalhada na paciência sempre com objectivo de não perder bola, por mais que isso irrite. Não temos umas dinâmicas do outro mundo, um futebol champanhe, mas jogamos com uma simplicidade muito difícil de contrariar.
Quanto aos jogadores e o que aí vem, acho que temos de equilibrar o plantel. Agradecia muito ao João Mário mas não fazia esforço financeiro para o manter. É bom jogador, tem experiência, mas prefiro o Pote. Os 20 golos foram fundamentais, mas sempre que jogou na posição dele encheu o olho, e ao contrário do João Mário é um jogador que faz tudo o que um médio precisa de fazer e sempre em alta rotação. Ah e tem golo.
O resto passa muito pelo que dizes. Vamos ter mais jogos (ou pelo menos esperamos ter mais jogos) e o Porro não tem pernas para tudo. No meio campo caso o Mateus saia ir buscar um “Palhinha” e manter o resto, um bom extremo (gosto do Edwards, dinheiro mais o empréstimo de um Plata ou assim) e esperar que o crescimento aos putos aconteça. Na frente Paulinho, TT, Pedro Marques chegam e sobram.
17 Maio, 2021 at 11:05
A questão do João Mário para mim é mais delicado.
O João Mário permite tudo. Jogar com Palhinha, jogar com M. Nunes…até jogar com o Bragança em caso de necessidade. O João Mário é o pendulo do meio campo. Aliás basta perceber pelos 2 jogos com os lampiões. Uma coisa é o meio campo do JM e MN, outra é o meio campo com MN e Bragança.
Depende do que será “o esforço” claro…mas tendo de ir ao mercado de qualquer forma “arriscar” procurar um Palhinha algures. Nem vejo quem poderia sequer ser o tal “Palhinha”. Para gastar 2 ou 3 M num gajo qualquer, preferia mil vezes dar 8M pelo JM….
17 Maio, 2021 at 11:17
Eu só iria buscar um DD (se o Camacho não quiser jogar), um nº 6 com as características do Palhinha (mas para ser “titular”, só para fazer número não) e um ponta de lança não-associativo*.
Mais minutos… Quaresma, Plata, Jovane, Tabata, mesmo Bragança e Nunes. Plantéis de 28 é que não, já sabemos como acaba.
*Sabemos que não será assim, o mais certo é novamente entrarem jogadores para todas as posições, baliza incluída.
17 Maio, 2021 at 11:49
Esquece lá o Camacho….nem onde ele quer jogar joga bem, quanto mais…daqui a 3 ou 4 anos está no Vilafranquense….
Estamos de acordo menos no 2º Palhinha. Se conseguisse, preferia manter o JM. Para 80% dos jogos pode perfeitamente jogar no lugar do Palhinha e dá uma flexibilidade ao sistema que M. Nunes, Bragança, Palhinha e um Palhinha 2 não dão. Além disso é o único que vejo que possa ser Palhinha 2 e ser titular. Não vejo como podes ir buscar um 2º Palhinha que seja titular estando lá o Palhinha….
O exemplo disso é os meios campos possíveis este ano. Palhinha dá com todos menos com o M. Nunes (Não sou fã do meio campo Palhinha e M. Nunes). Não sou nada fã do meio campo M. Nunes Bragança a não ser para jogos de autocarro. JM faz meio campo com qualquer um e só contra os grandes eu torceria o nariz a um meio campo JM e Bragança.
E um jogador que consiga isto…não é mais barato que o JM é neste momento e não terá a experiencia do JM e não dá tudo o que o JM pode dar a esse nível. A não ser que me digas 2 ou 3 que eu não esteja a ver….
17 Maio, 2021 at 11:18
Eu não tenho duvidas nenhumas. Por 8M ficava já com JM.
É daqueles que vale realmente a pena.
17 Maio, 2021 at 11:21
O problema é que não acredito que o Inter venda o JM por menos de 10M. Mesmo que o gajo faça força para vir, deve ter mercado o suficiente que lhes ofereça mais do que isso. Depois vem ganhar o máximo que o Sporting lhe possa pagar… Acho que o Pote o pode substituir bem, ao mesmo tempo que oferece mais. Mas claro que vai tudo depender da vontade do Amorim e do Viana.
17 Maio, 2021 at 11:42
Se o Inter quiser 10M vai ficar com ele…ninguém vai dar 10M pelo JM. Ultimo ano de contrato, não jogou champions, não correu bem quando esteve fora, não vai jogar euro…quem é que vai dar os 10M pelo JM? Ninguém…não vai acontecer. Ainda por cima com o Inter a mendigar por dinheiro porque deram um estoiro financeiro este ano. Eu até acho que ninguém dá sequer 8M por ele…
A minha questão com o JM é que não o vejo ser substituído pelo Pote. Como eu disse, eu vejo um meio campo com JM e Pote. Ou JM e M. Nunes. Ou JM e Bragança. O que não vejo é um meio campo com Pote e M. Nunes. Nenhum tem capacidade de meter o jogo onde quer, nenhum tem a inteligência de movimento e a compreensão de jogo que o JM tem nem a voz de comendo. Ou seja, o que eu acho do JM é que te dá para jogar com qualquer outro médio. E para 80% dos jogos em PT, não tens uma necessidade imperiosa de ter um Palhinha. Por isso o JM dá uma flexibilidade que um 2º Palhinha (e que tinhas sempre de pagar por ele…e que será sempre incógnita…e que nunca terá a experiencia do JM….e não dá tudo o que o JM dá ao jogo…) nunca dará.
O que eu acho é que por 8M tens a diferença entre teres uma equipa completamente equilibrada. E sem o JM, eu tenho muita dificuldade em ver um Sporting completamente equilibrado a meio campo….
17 Maio, 2021 at 11:17
Concordo Tiago.
Acho que temos algum valor do banco que aínda pode ser melhor espremido. Tabata, Matheus Nunes e Bragança podem e devem aínda ser melhor aproveitados.
Matheus Reis parece-me uma boa alternativa na ala esquerda. Bem melhor que Borja naquela posição. A DC serão semelhantes.
Paulinho não tenho duvida, que se tornará importante na equipa. Agora não podemos nem devemos ficar dependentes apenas desta solução.
Acho importante reforçar a equipa para titular! de um central do lado direito, e um extremo. Manter Joao Mario. Para mim é aqui que temos de fazer a grande aposta.
A partir daqui, faremos o 11 base. Arranjar mais 2 ou 3 bons suplentes (Gauld por exemplo…)
17 Maio, 2021 at 13:18
Eu cá por mim mantinha o Tino de Freamunde pelo menos mais uma época e Pereira também.
Precisamos de um central rápido, que jeito que dava agora o Demiral, um médio defensivo já falaram aqui do Eustáquio quem sabe se não seria uma boa opção!
17 Maio, 2021 at 14:08
Completamente de acordo contigo e principalmente no que se refere ao último parágrafo.
Muito do que será a próxima época passará pela diversidade de variações ao modelo de jogo que consigamos potenciar. As tais “soluções” que o Amorim assumia como responsabilidade sua. A defesa ganha uma consistência brutal com a capacidade defensiva do Palhinha, mas e se não houver(Ou quando não houver) Palhinha? (Viu -se p.e. a facilidade com que os lamps entraram na nossa área)…
E se conseguimos ir atrás do jogo na Luz, lembremo-nos que a época é longa e a confiança, a disponibilidade física, o rendimento, as lesões, a estrelinha são variáveis que escapam ao controlo.
Não querendo pôr nada em causa, quem lá está saberá perfeitamente que tem de fazer o trabalho de casa e preparar-se para uma realidade completamente diferente da desta época.
17 Maio, 2021 at 14:17
Pois…vamos ver se sabe…espero que sim…
17 Maio, 2021 at 11:11
Nunca concordei a 100% com essa do “ter o melhor plantel”.
O Sporting não precisa de ter o melhor plantel para ganhar 90% dos jogos em Portugal, precisa de ter um acima da média. Se falássemos numa liga altamente competitiva…
Depois há o confronto directo, e aí sim a qualidade pode fazer diferença. Mas não vejo assim tanta diferença individual para Porto e Benfica (colectiva nem vou por aí), um jogador custar 20M não faz automaticamente dele um craque. E por outro lado vejo lá titulares que não sei se trocaria pelo Diaby (metaphor).
Por cá basta defenderes bem (porque é rara a equipa que acaba por não sofrer golos), teres boa condição física, e ter um ou dois tipos que resolvam e façam golos. Os anos anteriores reforçaram isso, a equipa era miserável, mas bastava o BF para ganhar muitos jogos. Tal como o Porto conseguiu ser várias vezes campeão com equipas a roçar o básico, mas tinham (para além do adn) sempre super-defesas e alguém na frente que partia tudo, Hulks, Falcoes ou Kostas. Mesmo os lampiões tinham o Simulão, Sornas ou Mitrogluglu a fazer golos.
17 Maio, 2021 at 11:26
Ter o melhor treinador da liga é meio caminho andado para ser campeão. Mas há que ter qualidade. O Carnide e o Porto têm lá muito cepo (o Almeida foi campeão 3 ou 4 vezes) mas normalmente têm muita qualidade no último terço e isso faz muita diferença numa liga onde a maioria joga na retranca e procura o contra-ataque.
17 Maio, 2021 at 12:10
Exato…
É mais provável seres campeão com uma equipa coesa e organizada do que com uma equipa de estrelas. Uma equipa coesa e organizada, 1 ou 2 gajos na frente que desequilibrem (o BF era só 1 mas é o BF….não há mais como ele…) e és candidato muito sério a ganhar o titulo. Especialmente com os trabalhos que se tem visto nos grandes nos últimos anos. A ultima equipa a sério em PT foi o Sporting de 15/16.
Uma das merdas que me dá vontade de rir é ler porcos a dizerem que ganhámos mas que não jogamos bem. Foda-se….o porco com o SC nunca jogou melhor do que o que nós jogámos este ano…não creio que tenham desprezado os títulos “Marega”….
17 Maio, 2021 at 7:01
E parabéns aos novos e antigos campeões de hóquei.
Um clube grandíssimo, é isto.
Quiçá a derrota ontem em Braga seja o click para as jogadoras femininas, que assim terão de deixar tudo em campo e não entrar com a cabeça no empate. Vamos ganhar, até porque ontem fizeram um dos piores jogos da época. Só tem tudo para melhorar.
Basket tem de ser nosso, futsal idem (a diferença das equipas, pese embora o investimento do Benfica, ainda é muito considerável, como considerável é a qualidade que vem do banco, com Nuno Dias).
17 Maio, 2021 at 9:59
Basquetebol e Futsal temos o fator casa, que sem público vale o que vale. Vão ser finais disputadissimas, espero que sem intervenção dos do costume.
17 Maio, 2021 at 7:30
Bom dia
39 titulos europeus…39!
Parabéns campeões!
SL
17 Maio, 2021 at 7:44
Afinal havia algo em disputa. Por um ponto se perde a segunda volta. Amorim pouco ambicioso. A Bola já está a imprimir o troféu na 3D na redacção, o Rui Santos entrega-o ao Maior.
Mais um trofeuzito para o Museu, consolação para quem não ganha nada no futebol. Hóquei, futsal, berlinde… ah espera, este ano a piada não se faz. Raios.
17 Maio, 2021 at 7:54
Ainda falta uma jornada, ainda podem perder esse titulo, seria o descalabro total, perder um titulo desses com a meta ‘a vista…
17 Maio, 2021 at 7:48
Epá, nos meus mais de 40 anos, não me lembro de ver um Sporting com este fulgor.
Ontem, depois do jogo do hóquei, não pude deixar de pegar no puto e ir a Alvalade celebrar.
Estávamos sozinhos, mas a intenção é o que interessa 🙂
17 Maio, 2021 at 8:09
Grande vitória, arrancada a ferros contra os corruptos. Há alguns ex sócios do Sporting que andam abatidos a destilar ódio nas redes sociais, começa a cair a máscara. Não tenho dúvidas que lhes custou mais estas vitórias deste ano do que terem sido escorraçados do Sporting
17 Maio, 2021 at 8:13
Sporting já é o clube português com mais conquistas na Liga Europeia de h´´oquei. Sempre a aprender.
O Porto colecciona pratas, quase que sinto pena deles.
Para o ano ultrapassar uns dos castelhanos no ranking.
17 Maio, 2021 at 8:26
Bom dia, tasca!
Os nossos cachecóis continuam a soltar partículas irritantes por este País fora. Não de pó, mas aquelas cenas que caem das árvores. Não as deixamos assentar. Irritação dupla para quem é alérgico e não é do Sporting. A DGS já arranjava maneira de decretar novo confinamento total até ao fim de maio, princípio de junho, não?
Parabéns aos bicampeões europeus!
17 Maio, 2021 at 8:29
…
https://twitter.com/gustavodearj/status/1394074966312763392
17 Maio, 2021 at 13:11
Nunca será só futebol…
17 Maio, 2021 at 8:52
“Leão confia que PIB vai crescer mais.”
Sporting a ajudar a economia
17 Maio, 2021 at 9:02
PETISCOS NA TASCA – 212
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, quero um rissol de camarão e uma imperial se faz favor.
Varandas, parabéns por mais um título com os jogadores do outro! Herança pesada, não é?
Vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Contrafilé com Vinho Madeira à Chef Kadechima”
Chef Kadechima, ganda pitéu, certo? Manto Sagrado vestido, beijo apaixonado no Leão Rampante, vamos começar. Numa frigideira colocamos uma colher de sopa de margarina e selamos os 5 bifes grossos de contrafilé; Depois, temperamos com sal a gosto e reservamos; Acrescentamos 2 colheres de sopa de margarina, 2 dentes de alho laminados, 4 cebolas pequenas cortadas em pétalas, 1 colher de sopa de gengibre ralado, 2 de pimentão rabolho desidratado e 1 de alecrim fresco, mexendo até as cebolas se soltarem. Pausa para um Moscatel. Acrescentamos 100ml de vinho madeira, colocamos a carne, 1 colher de sopa de cebolinha desidratada e deixamos ferver durante 5 minutos; Finalmente, aquecemos o forno a 180º, transferimos os bifes para uma travessa, regamos com a molhenga e cozinhamos durante 20 minutos. Acompanhamos com batata frita e uma salada a gosto.
Parabéns, Chef Kadechima, o teu Petisco está mesmo top!
Gib, estás de mãos atadas, não estás? Pede ajuda à Claudete!
Ana, um docinho da Madeira para preparar a última jornada, pode ser?
Hoje é 2ªfeira, portanto, começamos com 2 Medronhos e 2 Constantinos!
Leão Portimonense, está tudo ok?
Resistentes, o Chef Kadechima vai tocar o sino às 13h, preparem-se para irmos para a mesa.
Bom proveito.
17 Maio, 2021 at 10:44
MILF Doc Douro 2013 tinto
MILF, cuja definição me escuso de dar (uma pista: refere-se a mulheres durázias), apresenta-se «complexo, intenso e aliciante nas suas notas de fruta madura; carrega sabedoria e promete longevidade».
17 Maio, 2021 at 11:11
Ahahahahah, seu malandrão.
Contenta-te com a Claudete. 😛
17 Maio, 2021 at 11:17
Querias dizer WILD (wine i like to drink). 🙂
17 Maio, 2021 at 11:54
O que posso dizer em relação a esse tema…é que dei-me conta à uns dias que ando com uma MILF….
Pronto…é minha mulher…mas já é mãe e é muito jeitosa!
Ao fim de 25 anos de “sonhos molhados”, a coisa deu-se! 😀 😀 😀
17 Maio, 2021 at 13:12
Grande petisco. Estava muita bom. Vou guardar! Muito obrigado.
17 Maio, 2021 at 13:29
M60
Está tudo bem. Não tenho aparecido pois iniciei um trabalho novo que me ocupa o tempo quase todo. O que sobra é para a família. Deixo na despensa mais umas garrafas.
17 Maio, 2021 at 16:49
Antes isso.
Um abraço
17 Maio, 2021 at 15:34
Bolo do caco, e brinquedo tradicional da Madeira, de que não sei o nome, daqueles que têm dois bonecos com um pau espetado por ali acima. Mas personalizados. Em vez de um menino e de uma menina, leva com o Varandas e o Rogério.
Sim, sou uma uma besta, eu sei, eu sei…
17 Maio, 2021 at 22:46
Não não és uma besta …
O brinquedo tipico da Madeira … Creio que se chama Brinquinho …
17 Maio, 2021 at 22:48
Isso.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Brinquinho
17 Maio, 2021 at 9:04
Bom dia tasca!!!
Este ano podemos criar o espirito vencedor que este clube tanto precisa. Por isso acabar de ganhar o que ainda está em aberto e dar tudo para manter no próximo ano! Para criar essa onda vencedora…
17 Maio, 2021 at 9:09
Os tipos que estão à frente disto podem
a) sentar-se e gozar os louros
b) corrigir a trampa que têm feito
Os resultados serão consequência da estratégia.
Terá sido isto tudo resultado de uma combinação cósmica de factores ou o início de algo.
17 Maio, 2021 at 10:14
Exatamente…o que estamos a criar é a tal cultura de vitória de que se fala tanto ou é uma coisa passageira e daqui a 3 ou 4 anos ganhamos no futsal e pouco mais?
Um segundo ano de conquistas a sério seria marcar uma posição de força que afasta a ideia de que é um caso isolado.
Além disso temos campeonato de futsal e basquetebol para ganhar, já que Hóquei e Andebol parece fora de questão. Porque já à 2 anos foi uma seca de títulos nacionais…
17 Maio, 2021 at 10:20
Hoquei parece fora de questão porque ????
17 Maio, 2021 at 10:53
Hoquei ou volei?
Acabámos de ganhar o quadrangular, em que se venceu qualquer um dos possíveis finalistas, caso (na madeira) se passe o Barcelos
17 Maio, 2021 at 10:55
Volei!
Sorry!
Hóquei está em aberto…Está duro mas é possivel.
17 Maio, 2021 at 22:55
Hóquei está fora de questão porquê?
Estamos nos play-off de atribuição de título (meias-finais) e ganhámos o 1º jogo com o Hóquei Barcelos (à melhor de 3).
Os fruteiros ganharam o primeiro jogo aos lampiões.
SL
17 Maio, 2021 at 9:19
Ano de ouro. Só dá Sporting. Só tenho um receio: estas equipas vencedoras, onde incluo o futebol, serão sustentáveis financeiramente?
17 Maio, 2021 at 9:34
Para quem ainda não ouviu…
https://twitter.com/sporting_tatico/status/1394011024366448648
Respect!
17 Maio, 2021 at 9:40
Como não estar orgulhoso dum jogador deste calibre?
17 Maio, 2021 at 9:40
O ano não começou bem… tenho defeitos… O que passou-se?
17 Maio, 2021 at 23:06
Ameaçou sair, na altura, por algum desentendimento (ou por aliciamento externo). Mas caiu na real.
Referiu-se também às dificuldades coletivas (surto Covid na equipa).
Só que neste Clube não há as desculpas da Velha da Reboleira.
Aqui é mais: ” … reconhece a queda e não desanima: levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima” (parta da letra de uma das muitas canções compostas pelo zoólogo e sambista paulistano paulo Vanzolini)
SL
17 Maio, 2021 at 13:39
Fantástico!
Isto sim, é sentir e respirar SCP!
Enorme Girao.
SL
17 Maio, 2021 at 9:53
A Herança Pesada:
De 2000 e 2015, 1 título europeu.
Desde 2015, 16 títulos europeus.
17 Maio, 2021 at 9:53
Meus amigos…
Hoje dou-vos os Bons Dias…
Através dos Sons do meu sobrinho Luís Pedro…
Que para além de um exímio construtor de instrumentos de corda…
É ainda um bom executante de trompete…
Ora deliciem-se lá…
https://www.facebook.com/watch/?v=4426717914008448
Sporting Sempre…!!
17 Maio, 2021 at 11:20
🙂
Fantástico!
Os meu parabéns para ele.
17 Maio, 2021 at 13:42
Muito bom Max.
SL
17 Maio, 2021 at 14:18
Sporting sempre na frente.
17 Maio, 2021 at 16:02
Muito bom. 🙂
17 Maio, 2021 at 16:23
Caro Max, primeiro o seu sobrinho, toca muito bem trompete e segundo conforme as coisas estão para o nosso clube , ele sujeita-se a não largar o instrumento.
17 Maio, 2021 at 16:56
Bolas, Max
Eu a pensar que já tinha gasto os arrepios e “alergias” e afinal ….
Que espetáculo.
17 Maio, 2021 at 17:23
Só foi pena ele não me ter dito…
Porque quem iria cantar seria eu…
O meu sobrinho é um verdadeiro artista…(e “isto saiu…sem ensaio”…)
O nosso Sporting “só nos dá alegria”…
Eu até acho que neste momento…o Sporting “pode vir a ser acusado”…
De “estar a fazer bulling” aos outros clubes…
“admite-se lá…levar tudo a eito…”
Spooooortiiiing…!!
SL
17 Maio, 2021 at 17:29
Boa tarde. O seu sobrinho não arranja os acordes para trombone. O meu filho com 13 anos toca trombone e queria fazer -lhe o desafio de tocar o mundo sabe que em trombone. PARA o Avô. Doente do Sporting em silêncio tantos anos.
17 Maio, 2021 at 18:42
Ora então meu amigo e grande Leão Duarte…
Procure neste link
https://youtu.be/sEQoVMZDLY0
E veja se o neto “aceita o desafio…”
Abraço e SL
17 Maio, 2021 at 20:20
Obrigado. Grande Max. Será um grande gosto e alegria. Convencer o neto a tocar a música para o Avô. Se aceitar gravo um vídeo para si.
17 Maio, 2021 at 21:03
Venha lá ele meu amigo…
Fico a aguardar…
Acredito que o neto “ vai dazer o melhor “ para o avô…
Abraço e SL
17 Maio, 2021 at 22:50
Mas que espectáculo MAX!!!
Sim sr!!!
QUE LEÕES!!! E CAMPEÕES!!!
SL
17 Maio, 2021 at 10:02
Estive até quase às 3 da manhã a debater Sporting, a propósito do FF…
Para mim o Clube devia apostar forte em:
1º) formação em todas as modalidades. Criar condições em todas as modalidades para ter boa formação e escolher bem os jovens talentos que andam por Portugal. Tentar também um ou outro lá fora que faça sentido trazer logo em jovem.
2º) Na SAD, alocar uma verba a bater nos 5% do orçamento para o FF e criar uma equipa que possa bater-se com as boas equipas europeias e fazer figura na WCL. Estamos a falar de uma verba ligeiramente superior ao que custa anualmente um Ilori, que os daria o domínio do FF em Portugal, pois é uma das modalidades que mais cresce no mundo e que nos pode trazer muita visibilidade, principalmente entre o publico feminino.
3º) Ter uma equipa de Futebol (M) competitiva, com um plantel com cerca de 50% da formação e o restante dividido entre jovens estrangeiros e bons jogadores mais experientes que ajudem a sustentar toda a juventude. Vender bem e comprar melhor!
4º) Aposta nas modalidades que nos podem trazer grandes títulos europeus ou mundiais. Obviamente o Futsal, o Hóquei em Patins e o Atletismo feminino na linha da frente. Numa 2ª linha, o Andebol, o Judo e o Ténis de Mesa. Depois as outras modalidades, se possível com o Basquetebol e o Voleibol feminino à cabeça. A grande maioria das modalidades tem de se auto-sustentar. Só assim dará para investir bem onde é mais necessário para ter o Clube a bater-se com os melhores clubes europeus.
5º) Obviamente tudo isto requer trabalho, tempo e competência. Requer também unir o Clube de uma vez por todas e criar essa cultura de união. O #ondevaiumvãotodos não pode ser só uma frase feita. É preciso aumentar o nº de sócios e é preciso que todos paguem. Só assim podemos crescer com o nosso potencial, que é enorme!
E é isto.
Fica aqui para quem quiser dar a sua ideia também…
SL
17 Maio, 2021 at 10:08
Não percebo nada de FF e nem sou grande fã mas é uma realidade.
Percebo que apostar a sério no FF hoje em dia é instrumental. Está a ter um crescimento brutal e eu noto isso por Inglaterra e acho que Inglaterra pode ser o motor que a modalidade precisava para explodir definitivamente…
Já não se trata apenas de chegar ao publico feminino como em tempos se disse. Trata-se de chegar a publico de dimensão mundial….eu não percebo como o Sporting e a FPF não percebem que têm de fazer aqui um investimento mesmo a sério e que podem ter grandes ganhos a prazo…
17 Maio, 2021 at 11:03
Acho que não se pode comparar a cultura desportiva de Inglaterra com a de Portugal. Embora o futebol seja o rei em ambos os países, nas Ilhas eles mostram devoção por outras modalidades, tipo rugby ou criquete (e mais haverá).
Portugal é bola e pouco mais. Temos poucos, mas temos atletas que foram e são ícones do desporto mundial. Lopes, Mota (provavelmente mais adorados no Japão que cá no burgo), Évora, Pimenta, Telma, Agostinho, só falando de desportos individuais. Alguém os promove?
Aterras em Belgrado e a primeira coisa que vês (ou vias) é o focinho do Djokovic. Quem não conhecer a terra pensa aquilo é o el dorado do ténis. Nessas coisas podíamos aprender muito com os hermanos, que fazem de qualquer pedregulho um landmark à maneira. Nós, passamos todo o tempo a promover o CR, o Feliz, e companhia.
Voltamos à recorrente questão de se deve dar às pessoas o que querem, ou se temos de pôr outras coisas no prato e esperar o tempo necessário para que lhe ganhem o gosto.
Ainda tens muita gente a dizer que futebol é para homens, e mesmo que andebol, basquete e outras só servem para comemorar quem não ganha no futebol. Vai custar até teres mercado por cá.
17 Maio, 2021 at 11:52
A minha questão com o FF não é a projecção que terá dentro de portas. É fora de portas.
O que eu disse de Inglaterra não era por comparação nem era a dizer que “lá está a ter projeção e por isso cá terá também”. Não…a minha questão é que a projeção que os ingleses estão a dar vai ajudar muito a projetar o FF no mundo. E por isso temos oportunidade de chegar a fãs de todo o mundo…
Cá, estamos de acordo…passará pouco disto. A minha aposta no FF é para projetar o nome do Sporting no mundo…como o Lyon faz…
17 Maio, 2021 at 17:25
Exactamente. No FF vai por aí, por meter o nome do Sporting na Europa, no Mundo e, principalmente, na UEFA.
Já somos muito respeitados pelo Futsal.
Se fizéssemos uma equipa com 2 a 3 M€ de orçamento no FF, estaríamos sem duvida entre as 5 a 10 melhores equipas da Europa e isso seria mais um dado para a UEFA nos respeitar como Clube.
E isso, provavelmente, ajudaria a terem mais respeito também pela equipa de futebol de 11, que é muitas vezes gamada na UEFA.
Claro que tudo isto tinha de ser acompanhado por uma postura comercial e de marketing próxima da UEFA. Ia ajudar a verem-os como um Clube interessante e simpático, por desenvolvermos as modalidades deles.
17 Maio, 2021 at 11:46
O FF tem potencial em Portugal, o problema para mim não são as peças dentro de campo, não tenho nada contra os treinadores nacionais mas na minha opinião para darmos o salto temos de importar técnicos com mais experiência neste desporto como os nórdicos ou os alemães
17 Maio, 2021 at 17:38
Sim, sem dúvida!
Ontem nas discussão, e a propósito de eu achar que, com excepção da Inês e da Marchão, nenhuma jogadora evoluiu desde o ano 1 até agora, foi falado a importância de ter:
a) um treinador top
b) um grupo de jogadoras estrangeiras de nível superior
Sempre nos faltou um treinador top.
O Nuno Cristóvão – que foi a 4ª opção porque os outros 3 convidados antes recusaram! – serviu para arrancar com o projecto mas sempre mostrou que era pouco mais que suficiente.
A Susana Cova é também muito limitada – basta ver os anos em que anda nisto e o CV que tem. E o que a equipa joga.
Portanto, na minha opinião, sempre faltou uma aposta mais válida aqui.
Em termos de estrangeiras, as que se evidenciaram de alguma maneira foram a Nevena e a Raquel, com uma técnica e competitividade acima da média, e a Wilkinson pelo seu poder físico.
Tudo o resto, ou medianas sem trazerem nada do que falta, como a Baldwin ou a outra americana que se lesionou, ou abaixo disso – todas as outras. Chegar ao ponto de se contratar, e depois renovar, com a Amanda Perez, é algo que devia dar despedimento por justa causa e com direito a indemnização!
Portanto, e é a minha opinião desde a época 2, onde ainda fomos campeões, o trabalho tem sido deficiente e não fosse o excelente trabalho de base no 1º ano, os resultados teriam sido bem piores.
Todos os anos temos baixado o nível da equipa – é a minha opinião! – fruto de muitos erros e um claro desinvestimento na modalidade!
17 Maio, 2021 at 11:09
Quando dizes “apostar” queres diminuir o ecletismo? Ou apostas numas de forma bastante forte e nas outras é deixa andar? Onde é que isso é diferente do paradigma?
No FF, para trazer mais investimentos sem aumentares receitas tensnde desinvestir noutros lados, “lei do cobertor”.
Sem mais receitas, menos desperdício,mais sócios e maior taxa de acerto nas contratações, de jogadores a treinadores…
Eu acredito no “efeito bola de neve” para as receitas, o restante é competência interna de quem gere e externa de quem é contratado, com o apoio dos sócios e adeptos enquanto “consumidores” de uma marca que, esta época desportiva e até ver, é bastante saborosa.
Tenho lidoncom atenção as sugeatoes do Alvaro para refazer o plantel do FF mantendo , previsivelmente, a meama estrutura de custos. Se as jogadores aceitarem vir com as nossas possibilidades… e isso é apenas competência de quem gere.
SL
17 Maio, 2021 at 17:47
Quando digo apostar quero dizer que as prioridades serão essas.
Há um limite de dinheiro – há sempre!
Nas modalidades, as prioridades serão uma equipa competitiva nessas modalidades que podem competir por ser campeãs europeias e nacionais: Futsal, Hóquei em Patins e Atletismo feminino.
Depois aposta-se no resto das modalidades, tendo em conta o que se pode esperar do desempenho das equipas, não só em Portugal mas também além fronteiras.
Para mim é mais importante gastar bem o dinheiro do que ter mais dinheiro. E tendo mais dinheiro, continua a ser o mais importante a maneira como se gasta esse dinheiro. Se é bem, ou se é mal.
Claro, é preciso gente competente à frente das modalidades… Bons Dirigentes, que percebam da modalidade, Técnicos top, boa estrutura, e depois construir um bom plantel.
Como disse ontem, quando se chega às decisões finais, normalmente temos pela frente adversários de semelhante valia e que querem tanto ganhar como nós. Todo o detalhe conta e a competência e a atitude são absolutamente fundamentais.
17 Maio, 2021 at 17:55
O FF está na SAD.
Não tem nada a ver com as modalidades.
Por isso eu disse que era bom que a SAD fosse obrigada a alocar 5% do orçamento total ao FF – cerca de 3M€!
Nem precisava gastar tudo. Com 2 a 2,5 M€ já dominávamos o panorama nacional, indo sempre à WCL, e podíamos fazer uma figura meritória nesta competição. E tínhamos sempre uma margem que, se fosse necessário, podíamos ir buscar para tornar a equipa mais forte.
Como tem dito o Álvaro, com uma boa equipa e fazendo os melhores jogos em Alvalade – ou arranjando outro campo em Lisboa onde a equipa pudesse jogar sempre – pode-se cobrar bilhetes – por exemplo 2€ para sócios e 5€ para não sócios – e fazer receita com isso.
Estando sempre na WCL, com algum sucesso, também se pode melhorar os patrocínios e com isso ter mais receitas para a SAD – de modo a não ser só o futebol masculino a dar dinheiro.
Enfim, o Álvaro “está cansado” de dar aqui soluções.
É só aproveitar algumas…
17 Maio, 2021 at 12:11
M.iguel,
A debater com quem? Com alguém da estrutura?
17 Maio, 2021 at 14:24
Modalidades autosustentaveis é pura utopia. Só funciona com a total alocação das quotas ao clube, com o Maluco o orçamento chegou aos 12 milhões e ia continuar a subir, ninguém se importa de pagar quotas se isso se manifestar em luta constante por títulos, vamos perder alguns, mas iremos ganhar muitos se a política se mantiver.
Neste momento não há contas aprovadas nem orçamento, mas ninguém quer saber, por isso é deixar andar, mas apesar disso não deixo de pagar as quotas, porque os atletas merecem.
17 Maio, 2021 at 17:18
Há modalidades que, além de se auto-sustentarem ainda dão dinheiro ao Clube, como é o caso da Ginástica e da Natação.
Obviamente que o todo das modalidades não é auto-sustentável, nem eu disse que era! Mas, e é só a minha opinião, tirando as grandes modalidades, como o Basquetebol, o Futsal, o Andebol, o Atletismo, o Hóquei, e poucas mais, todas as outras têm de ser auto-sustentáveis. Natação, Ginástica, Surf, Padel, etc., não podem requerer investimento do Clube – de uma maneira geral!
Claro que se fazem orçamentos e previsões, e nestas modalidades há patrocínio e mensalidades que os praticantes pagam. No fim o Clube pode ter de meter algum dinheiro mas nunca será um valor significativo, pelo que será, normalmente, uma modalidade auto-sustentada.
É esta a ideia.
17 Maio, 2021 at 22:00
Miguel, completamente de acordo de que é preciso unir o Clube como PARTE da pré-condição para crescer.
Porque Unir tem de ser em torno de objectivos motivadores, aglutinadores que gerem dinâmicas de crescimento.
Creio que concordará comigo que a base da união deve assentar em:
1) política comunicacional INTERNA (aos sócios) assertiva, transparente, completamente informativa e sem tabus;
2) política associativa que restabeleça o poder democrático dos Sócios, quer por via dessa maior informação, quer recuperando o funcionamento democrático das AGs (votações só no fim do debate de cada ponto; debate aberto e não condicionado; método de votações transparente), quer ainda pelo alargamento do direito/dever de decisão informada dos associados ao voto electrónico presencial nas AGs Comuns nas sedes de Núcleos que se credenciem no Clube para o efeito e ao voto eletrónico universal nas AGs Eleitorais;
3) política comunicacional externa simultaneamente agressiva e assertiva, focada nos objetivos maiores do Clube e na defesa intransigente dos seus valores e da sua identidade e assente na procura de um relacionamento devidamente concertado com a Comunicação Social, esclarecendo regras e princípios que não aceitamos que sejam espezinhados (do ponto de vista de conteúdos formais esta área melhorou bastante nos últimos meses; há que aproveitar essa capacidade técnica de “marketing comunicacional”, para continuar a galvanizar os adeptos mas também com conteúdos que reforcem os Valores Identitários do Clube – Verdade Desportiva, Formação do Indivíduo pelo Desporto, Ecletismo, Inclusão Social, Solidariedade, Cultura de Tradição e Modernidade)
4) Aproveitamento dessas sinergias para campanhas de atração de mais públicos para o Estádio e Pavilhão, campanhas essas dirigidas no geral para os adeptos mas centrada na capacidade de galvanização dos GOA e dos Núcleos “de proximidade” para “encher as nossas casas”; usar as plataformas digitais, a Sporting TV e os Núcleos mais periféricos e distantes para, com criatividade, oferecer aos adeptos mais distantes de Lisboa mais atrativos no associativismo leonino (a juntar ao direito de voto electrónico presencial nas AGs Comuns Ordinárias)
5) Criar motivos que galvanização extra para a participação dos adeptos (apoio a conquistas de objetivos, bater records de assistências, divulgação de records de receitas de Gamebox Futebol, ou de bilhética Alvalade, ou de Gameboxes Modalidade, ou de merchandising nas Lojas verdes, ou das vendas totais de Artigos Sporting nos Núcleos,etc).
Tudo isto para, sem excluir NINGUÉM, voltar ao objetivo de 250.000 sócios até ao último ano do próximo mandato (mesmo estabelecendo objetivos intermédios devidamente calendarizados para “espicaçar” os adeptos tentando diminuir esses prazos ou aumentar os números).
Depois, claro, é necessária competência. Mas sou de opinião de que quem for capaz de cumprir com isto será suficientemente competente para formar boas equipas para geri bem TODAS as áreas do Clube e da SAD, melhorando e otimizando os seus recursos.
SL
17 Maio, 2021 at 10:33
Bom dia campeões!!
Duvida para último jogo do campeonato.
É para jogar maioritariamente com 11 titular para acabar com vitória e melhor registo possível ( até para que Pote consiga ser o artilheiro do campeonato) ou é para entrar a brincar como no último jogo (dando minutos aos menos utilizados)??
Por mim, e no 11, apenas entraria Max e talvez Jovane.
17 Maio, 2021 at 10:37
Amorim já disse que André Paulo (o terceiro guarda-redes) vai a jogo.
Se vai desde o início ou não, é lá com ele.
17 Maio, 2021 at 10:46
Acredito que não seja o titular.
17 Maio, 2021 at 11:22
É rodar várias peças.
E só não tornar mais campeões (tipo Joelson, Paz) porque senão depois não podem jogar na B.
Max (mas vai ser Andre Paulo)
Quaresma – Seba – Inacio
Joao pereira – Palhinha – Bragança – Antunes
Pote – Jovane – Plata (acredito que seja Nuno S para ajudar o Antunes)
17 Maio, 2021 at 11:52
Vamos jogar FM?
https://www.transfermarkt.com/statistik/vertragslosespieler
Lista de jogadores a custo zero.
Das posições para que precisamos, eu contratava:
DE – Pape Souaré (30 anos, experiência de campeonato inglês e francês)
DD – Cuco Martina (31 anos, ex-Everton, Stoke City e Feyenoord)
DC – Simunovic (25 anos, ex-Celtic Glasgow)
DC – Ezequiel Garay (34 anos, mas ainda mexe. Experiência de I Liga, lá do outro lado da estrada…)
PL – Tiquinho (30 anos, ex-Guimarães e Porto, experiência de I Liga)
PL – Danny Sturridge (31 anos, experiência de Premier League)
Segundo avançado – Bojan Krcic (30 anos, formado na La Masia, experiência de Premier, perdido no Canadá)
Talvez os salários fossem problema, mas eram mais-valias, sem dúvida…e com o atractivo de jogar a Champions é muito provável que quisessem vir.
PS Sturridge e Bojan livres, e vamos buscar o Paulinho por balúrdios >_<
17 Maio, 2021 at 11:56
Porra….
Tudo podre….nem à borla…
17 Maio, 2021 at 12:34
O Soares do Porto também está podre?
17 Maio, 2021 at 13:14
Nunca foi bom…
17 Maio, 2021 at 13:29
Ou se vai buscar um gajo que marque golos e que seja de área assério (Beto do Portimonense do género) ou mais vale ficar com Sporar que em termos de trabalho de equipa dá muio
17 Maio, 2021 at 12:18
Não acho que o Paulinho valha 16M, mas também compará-lo com gajos que acabaram para o futebol não acho q faça mt sentido =’D
17 Maio, 2021 at 18:49
Eu gosto deste centralao ex-Celtic, Simunovic…porque será que o dispensaram?
17 Maio, 2021 at 14:42
Da lista que vi, o único que consideraria abordar (Dependendo obviamente do estado físico do jogador) seria o Belhanda
17 Maio, 2021 at 11:55
RONALDO RETIRA CARROS DA GARAGEM EM TURIM… COM TRANSPORTADORA PORTUGUESA
LOL
17 Maio, 2021 at 12:28
Continuo a ter esperança. O destino é que é incógnito. Paris ou Lisboa? Só alguém da RodoCargo pode dizer …
É esperar
17 Maio, 2021 at 13:43
Será?
https://www.youtube.com/watch?v=0qgET1Zhpb8
17 Maio, 2021 at 12:00
https://streamable.com/pequfp
Quem fala assim não é gago 😀
17 Maio, 2021 at 12:21
Não sei se o slb vai ser campeão da segunda volta. O Vitória tem que pontuar ou mesmo vencer sob risco de uma vitória ou mesmo empate do Santa Clara com o Farense os poder tirar da Europa.
17 Maio, 2021 at 14:23
O Guimarães já garantiu o sexto lugar.
17 Maio, 2021 at 14:24
… diziam hoje na CS.
Falta 1 jornada e está empatado com o 7.º, o Santa Clara, com 43 pontos.
17 Maio, 2021 at 14:30
Famalicão, B SAD e Moreirense estão atrás, com 40 pontos.
No confronto directo e em caso de igualdade de pontos, o Guimarães:
– Perde para o Famalicão
– Perde para a B SAD
– Ganha ao Moreirense
17 Maio, 2021 at 18:00
O 6º lugar será disputado em exclusivo pelo Vitória e pelo Santa Clara.
Para os outros serem opção, tinham de perder os 2 e acho isso super improvável.
17 Maio, 2021 at 18:10
Olha que não.
Os tasqueiros querem que o Farense ganhe (desejo de tasqueiro é ordem) e é provável que o Guimarães volte a prestar vassalagem (lá estou eu com a paranoia que estendem a passadeira aos rabolhos – e desta vez não vou falar do tal milhão e meio que o clube da Luz pagou ao clube de Guimarães para ter direito de preferência pelos jogadores vimaranenses e nunca terem ido buscar um único depois disso).
Por isso… Famalicão com grandes chances de chegar à Europa.
17 Maio, 2021 at 18:28
Essa cabala que equipas como Guimarães ou Braga, com objectivos para alcançar, se deixam perder para o Benfic@ é um pensamento que não faz sentido.
Faria até muito mais sentido o Benfic@ deixar-se perder em Guimarães em troca dos 6 pontos da época que vem…
O vosso pensamento por vezes não faz o mínimo sentido! O ódio doentio que têm a determinadas coisas tolda-vos o bom senso! 😉
17 Maio, 2021 at 18:34
Claro que não faz sentido.
Isto são tudo invenções da minha cabeça.
Tal como o milhão e meio paga ao Guimarães por “direitos de preferência” e depois não ir lá buscar jogador algum.
O Benfocas ganha porque é melhor. Mais nada!
https://www.futebol365.pt/equipa/101/comparar-com/364/confrontos/
17 Maio, 2021 at 18:34
*pago
17 Maio, 2021 at 22:56
Por vezes o Miguel tem uma “recaída” e lá recomeça a dizer …
Que são tudo CABALAS … Cabalas senhores, são cabalas …
17 Maio, 2021 at 18:36
“O vosso pensamento por vezes não faz o mínimo sentido! O ódio doentio que têm a determinadas coisas tolda-vos o bom senso! ”
Concordo.
Mala Ciao… Pagar par perder… Mão do Alfa Semedo… Auto golos… Jogadores do Marítimo e do Rio Ave a denunciarem subornos…
Tudo invenções da minha cabeça odiosa.
Shame on me!
17 Maio, 2021 at 14:32
Mas se na CS dizem que garantiu o sexto lugar, é porque é verdade.
Por isso, podem relaxar e deixar os lampiolhos ganharem.
17 Maio, 2021 at 14:34
No confronto directo com o Santa Clara, o Guimarães leva vantagem.
17 Maio, 2021 at 15:40
Pela lógica, que como se diz é uma batata. O sexto seria o Santa Clara que recebe o Farense, onde é mais provável fazer 3 pontos que o Vitória. Famalicão e Moreirense, jogam entre eles e BSad vai ao porto. Vamos aguardar até quarta.
17 Maio, 2021 at 17:54
Se o Famalicão ganhar e o Guimarães perder, o os vimaranenses perdem o lugar de acesso à UEL.
17 Maio, 2021 at 15:44
Eu até simpatizo com o Vitória mas tinha piada terem dispensado o Ivo para ver o gajo em meia dúzia de jogos tirar-lhes a europa…
Freitas Vintage……promessas de bons jogadores, gestão desastrosa do plantel e dos treinadores, sai de fininho deixando o clube sem dinheiro para mandar cantar um cego e completamente à nora….
17 Maio, 2021 at 18:11
Dispensaram o Ivo Vieira e continuaram na mesma.
17 Maio, 2021 at 12:47
Que grande alegria tivemos ontem!! Bicampeões!!! A casa quase que vinha abaixo.. LOL
Sai mais uma prenda – com enorme felicidade da minha parte – para o filhote n.º 1. Aos 6 anos o jovem tem tido uma época de sonho!
Ja li elogios e criticas ao Presidente… Para mim, so conta uma coisa: o SCP!
Os titulos e as vitorias sao do SCP.. nao de A ou B.
Esta tem de ser a mentalidade!!
Que venham dai os canecos no futsal, basquetebol, hoquei, etc..
17 Maio, 2021 at 12:48
Alguém aí em Lisboa é capaz de saber se o jogo de Alvalade contra o Benfica em Futebol Feminino tem ingressos?
E, já agora, porque é que não estão ainda à venda no site os bilhetes para o Sporting vs Marítimo em Futebol Masculino que é já depois de amanhã?
Um abraço e saudações leoninas
17 Maio, 2021 at 13:01
porque afinal (oh surpresa) não vai haver público na última jornada
17 Maio, 2021 at 13:54
E bem
17 Maio, 2021 at 14:34
Presumo que no feminino também iriam implicar com a presença de público exclusivamente na última jornada
17 Maio, 2021 at 14:57
Tugaria….
Plano A: “Não há publico para nada!”
Desde segunda feira passada.
Possível final da Champions
“Srs da UEFA! Com certeza! Já viram os números?! Claro que sim…publico! Venham os bifes porque isto é na boa…”
– entre eles “Vamos meter publico para mostrar como é seguro”. Final da Taça!
Dia seguinte:
Liga: “Se há na final da taça, tem de haver no campeonato! Vamos fazer nas 2 ultimas jornadas”.
Depois quando alguém olhou para o calendário, provavelmente já no dia seguinte:
” Na penultima há Benfica Sporting…é melhor não! Ainda por cima ontem foram os festejos do Sporting e o pessoal está meio chateado com aqui…Ok…ultima!”
Passado 2 dias.
“Oh fds…anda tudo a reclamar que não era justo e ainda por cima com os festejos…deviamos fazer isto nas 2 ultimas….”
– Não há publico para a Liga este ano…pronto.
“E para a taça?!”
“Epahhh…vão-se catar! Estes planos todos foi tudo numa semana…para a final da taça ainda faltam 5 dias! Temos tempo para fazer um plano rigoroso para a taça! 5 dias…o Cabrita e o otário do desporto fazem isso em 5 minutos…”
17 Maio, 2021 at 14:58
Não deixa de me impressionar quão desgovernados estamos….dá sempre para surpreender um bocadinho mais….
17 Maio, 2021 at 15:06
Ainda te surpreendes?
17 Maio, 2021 at 15:24
Não totalmente mas parece que vão sempre um bocadinho mais longe do que eu esperava.
Tipo final da taça…”epah…isto está decidido à meses! Fds…de certeza que conseguem planear um bocadinho! Nem que seja só um bocadinho!”.
Realidade…”epah…na véspera depois logo se vê…..se for preciso podemos sempre proibir para não dar trabalho nem chatice…”
17 Maio, 2021 at 16:03
Quem ainda tem esperança no que seja, basta ver a rábula do mail enviado da PSP à CML