Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, arranja-me uma patanisca de bacalhau e um branquinho bem fresco, se faz favor.
Varandas, a sério que deves 30 milhões aos agiotas que exploram o clube? Alguns participaram na golpada, certo? Não admira que tenham feito a folha ao coreano! Burro foi ele, podia ter dado umas migalhas a esses parasitas, ainda estava na presidência e hoje ombreávamos com os grandes da Europa! Pois, mas colocou os interesses do Sporting Clube de Portugal em 1º lugar e acabaram com ele. Ah, é verdade, a cartilha diz que o que mais interessa é sermos campeões, mas tu serás sempre um golpista traidor e essa marca é indelével!
Vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Cozido de Grão à Algarvia pelo Chef Greenish lion”
Chef Greenish lion, o Leão Portimonense vai tirar folga e vem almoçar connosco! Pois, não pode ser sempre peixinho. Manto Sagrado vestido, beijo apaixonado no Leão Rampante, vamos isto! Começamos por escorrer 500g de grão de bico que ficou a demolhar de véspera, passamos por água limpa e colocamo-lo numa panela; Juntamos 600g de carne de vaca, 1 chouriço mouro, 300g de toucinho branco, cobrimos com água e temperamos com sal a gosto; Deixamos cozinhar durante cerca de uma hora e aproveitamos para praticar alterocopia com umas Argus. Entretanto, descascamos 2 cenouras, 500g de batatas e de abóbora e cortamos aos pedaços; Cortamos 300g de feijão-verde às tiras e cozemo-lo por dez minutos em água temperada com sal; Adicionamos tudo à carne, retificamos os temperos e cozinhamos durante mais 15 minutos; Finalmente, aromatizamos com raminhos de hortelã e está pronto a servir.
Parabéns, Chef Greenish lion, que categoria!
Gib, só penso num tinto, e tu?
Ana, sai uma sobremesa bem levezinha!
Hoje é 4ªfeira e para o Gib não se aborrecer, bebemos 4 Medronhos, 4 Constantinos e 4 Fundadores!
Resistentes, o Chef Greenish lion vai tocar o sino às 13h, preparem-se para irmos para a mesa.
Bom proveito.
Boa! Cozido é mesmo a minha cena ( eu tiro o chouriço mouro para o lado e estamos nessa) .
Ficam aqui duas de Green Chartreuse para quando a Ana se decidir por uma sobremesa de chocolate.
Ah e não me esqueço do pessoal do canto escuro: para os ajudar a afinar a diatribe das habituais ereções linguais um vodkasito apurado , é de cascas mas com um corantesinho acho que ficou divinal.
Quase que aposto que é servido em tacho de barro …
Hummmm … É melhor pedir já uma farinheira cozida para vir à parte …
O melhor cozido de grão que comi foi numa vila do concelho de Elvas, na Associação de caçadores e pescadores … O meu avô tinha uma casa em Vila Boim, casa essa que ainda pertence à familia, que chamávamos … A casa da caça …
A sopa de beldroegas, de que já aqui falei, foi ele que me ensinou a fazer. É diferente da do Baixo Alentejo. É, essencialmente, uma sopa de tomate refogado com beldroegas.
Dimitar Mitrovski – Fim de contrato
Elves Baldé – Fim de contrato
Mees de Wit – Fim de contrato
Bernardo Sousa – Fim de contrato
João Ricciulli – Fim de contrato
Tomás Silva – Fim de contrato
Budaq Nasirov – Fim de contrato
Elves Baldé – Fim de contrato
Nuno Moreira – Moreirense ou outro
Vendas (cash)
Josip Misic ( D. Zagrebe) jogou 33% dos minutos do campeonato – 2M
Isto e’ um trabalho interessante… seria bom se conseguisses colocar os custos de aquisicao e alguns proveitos ja obtido nalguns jogadores, para se perceber melhor “o dano” – que salarios e’ dificil.
Muito dos nossos problemas (e nao e’ de agora) estao aqui, na taxa de acerto…
Interessante debate ontem no Leonino, com CV e NS… deu para perceber, pelos comentarios, que CV foi novamente despromovido a “tipo do excel”.
Duas posturas/analises diferentes sobre a mesma tematica, por dois “profissionais da analise” de numeros; como e’ que nos, na maioria leigos (como eu) podemos chegar a consensos? Gestao, gestao e gestao…
O CV compreende a gestão a curto prazo, já o Nuno Sousa opta por uma gestão a longo prazo. São as duas aceitáveis, mas há uma certa altura que o NS descreve o que resume este CD e compromete a gestão a curto prazo. Ele diz algo do género: “Alguém da Direcção que me explique o que é que Keizer, Silas, Leonel Pontes e Ruben Amorim têm em comum!? Não há um fio condutor.” Este CD já teve pelo menos 3 treinadores projecto, Keizer, Silas, Amorim. Demonstrativo de que não há uma estratégia ou um pensamento, foram 3 fezadas a última felizmente resultou, porque apresentando estes números se o Amorim não é o que se revelou ser, muito dificilmente o Sporting recuperava.
A gestão a curto prazo tem muito mais contras porque procura resultados imediatos, o que por si já é um risco, aliar isto a um plano sem pensamento e há base de fezadas é meio caminho andado para fdr o clube de alto a baixo. E estes só não o fizeram porque o Amorim safou tudo.
Creio que compreendem os dois as gestoes a curto e longo prazo, aceitam-nas ou nao e’ de maneira diferente. Ha’ um maior pragmatismo/conformismo de um lado e um maior alarmismo/inconformismo (ate’ algum histerismo..) de outro.
Escrevi compreende, mas queria dizer defende…
O CV tem estado pouco interventivo, não critica, mas também não apoia, aparece como o gajo que explica as coisas. Não sei se é politiquice, mas é no papel que o tenho visto. Ao contrário do Nuno Sousa, que se assume imediatamente como um critico, o CV apenas diz que x fez y porque z, não diz se foi bem ou mal feito. Mas foi uma boa hora, para esclarecer algumas coisas, pouco mais.
As vezes explicar e’ o mais importante, desmistificar, trazer para “o nosso nivel” a compreensao nao tanto “do que” mas “do porque”.
Explicou tanto sobre as VMOCS, como estava estruturado o pensamento, que veiculos estavam preparados “intragrupo”, como funcionam os “carroceis” e as suas implicacoes contabilisticas, etc.
NS foi, claramente, a voz “do povo anonimo”, das angustias e das inquietacoes e CV teve mais um papel de “professor”, quase que parecia que estava a dar aconselhamento de gestao de stress… mas foi muito bom ver e perceber ambos os lados.
Achei o mesmo. Aliás estes “pequenos” vídeos são os mais importantes. De um lado, como dizes, o Nuno Sousa expunha as preocupações, do outro o CV explicava (da melhor maneira que consegue) para o sócio leigo. E engane-se quem acha que o CV se pôs do lado do CD, ou se veio passar um pano sobre a gestão… Limitou-se a fazer de professor mais nada.
É sabido que em Portugal um tipo só é inteligente, esclarecido e assertivo quando diz aquilo que queremos ouvir. Qualquer desvio passa por ser desonesto, tolo ou com agenda própria.
Há link para essa coisa?
Eu ainda não ouvi e espero ouvir entretanto mas não é estranho. Eu tive uma discussão semelhante com o meu irmão. Aqui não apareceu ninguém com capacidade de discutir de outra forma mas há…
O meu irmão acredita que foi um mal necessário e que agora vai inverter o rumo. Eu não acredito que haja um rumo…ou por outra…o rumo que vejo foi sempre a piorar e nada me dá indicação dessa inversão de caminho.
É uma questão de fé…
Agora, ainda não vi foi ninguém dizer de uma forma estruturada, que isto está bom. Tenho muitas duvidas que a análise do CV seja de que está bom…ninguém pode olhar para as contas do Sporting e dizer que está bom…
Alguém acredita que um consultor qualquer que não tenha qualquer ligação emocional ao clube ou ao futebol, possa olhar para as contas do Sporting e ver alguma coisa de boa ou que olhe para os últimos 4 exercícios e veja uma evolução positiva?!
Façam isso. O chato é que um destes faz-se pagar. Não vai dar opinião sem receber. Mas era engraçado o 160 ou aqui ou noutro lado meterem um consultor ou auditor sem ligação emocional ao clube ou ao futebol e ver o que ele acha das nossas contas…
o que cv fez foi, se isto se aquilo se se se, uma boa gestão não pode viver de ses porque uma bola ao poste deita os ses por terra abaixo.
para o cv está tudo ok se os ses funcionarem, estranho diria eu.
Se os ses funcionarem está tudo ok para toda a gente. Isso é um não assunto. O que o gajo devia de ter feito era expor um cenário em que os ses não acontecem, mas para isso estava lá o NS.
Repara que ele também não diz que o que foi feito foi bem feito. Ele esteve lá para politicar e elucidar algumas coisas. O NS tinha outros objectivos mais claros.
Um falou e o outro falou mal. Ambos criticaram, ou melhor, um criticou (malhou?) e outro questionou a estratégia, ou falta dela. Não vi qualquer elogio do CV, nem validação do que está a ser feito.
Não achei que o CV tivesse questionado o que quer que fosse, teve uma ou outra critica mas nada de mais. Mas também não achei que ele estivesse a passar um pano nas coisas que estes gajos estão a fazer.
O CV para mim ontem foi um educador, não mais do que isso.
um educador mhhhh, é aquele tipo de profissão do não se comprometer.
olha hoje está sol mas se calhar também podia ter chovido, em vez de um boné teria de andar com um guarda chuva.
Também não acredito que exista um rumo ou politica despotiva a ser seguida. Tal como os rivais, ao menos que se ganhe…quanto “ás contas” ninguém quer saber!!
Difícil de contrariar o discurso do se fizerem uma boa venda, se fizerem uma boa prestação europeia, se o EO correr bem, se estiverem a tratar da compra das vmocs, se o plantel valorizar, se voltarem a ganhar, se estiverem a negociar a compra dos créditos, se, se, se ….
O que escrevi ontem, com a audição ainda nos ouvidos:
“Malcolm
1 Junho, 2021 at 21:00
FDX,
Nem o Zenha defendia a atual direção como Carlos Vieira está a fazer. Nuno Sousa está duplamente de parabéns, assumiu a despesa da critica e perante um adversário de peso e ganhou por goleada.
É fodido assumir a critica racional num mundo em que a irracionalidade teima em dar cartas.”
Para mim CV foi altamente racional e, sem falar em vitorias ou derrotas, deu “um banho” de conhecimento a NS, tanto de gestao como de contabilidade…
NS podia ser qualquer tasqueiro, o que ele disse foi quase “ipsis verbis” o que por aqui e’ dito; CV falou como alguem que esta’ do lado de quem tem de resolver, que tem de encontrar solucoes – ate’ porque esteve la’ e assumiu ter feito igual.
Foi uma boa troca de ideias/visoes, nada mais que isso.
Desculpa …. devemos estar a falar em coisas diferentes.
Parti para o programa pensando que iria ver uma avaliação de factos, uma analise da gestão financeira que nos conduziu ao ultimo ReC apresentado, é que se a ideia era fazer um webinar educacional sobre projetos de intenções deixa que diga mas deixou muito a desejar.
Porrinho, um exemplo, vou pegar num tema que me é particularmente caro, as relações entre clube e sad ou seja a divida do clube à SAD.
CV explica (algo que o Zenha até já em tempos explicou) que uma relação tripartida que envolve a Plataformas e que pode haver uma intenção que é a compra das vmocs, que não pode ser feita pela SAD e a Plataformas pode estar a ser preparada para isso.
CV fala “en passant” do especto mais grave que é deficit de exploração anual que “antes” não existia e atualmente necessita de uma injeção de capital, 2 ou 3M anuais que a SAD está a assumir e pouco ou nada está a ser feita para equilibrar.
Foca tal como o zenha fez, na divida da SAD à Plataformas e desta que é devedora ao clube. Isto levanta varias questões que o CV não abordou e a meu ver é o que mais interessa:
Primeiro a SAD deve à Plataformas porque adiantou dinheiro da SportingTv e isto é uma utilização que podemos considerar no mínimo abusiva. Depois sabemos que atualmente a divida da SAD à Plataformas é de 23M em jun2020 era de 20M, aumentou 3M nos últimos 9 meses e não tivemos nenhuma informação sobre novo adiantamento da nós e este aumento até melhor explicação significa que houve novo adiantamento e já vai muito além do mandato.
Segundo, a Plataformas deve ao clube, conforme ultimas contas apresentadas apenas 9M.
Feito o acerto, o clube continua a dever à SAD mais de 8M (devia 17M em jun20), desde logo financiamento sem aprovação dos sócios, mas dando de barato isso, CV e o Zenha deram explicação, empréstimo da SAD para que o clube amortizasse divida bancaria (4/5M), divida que a reestruturação se “esqueceu” de tratar. Mas isto continua a não explicar tudo e ambos se esqueceram do para mim aspeto mais grave e que já referi o deficit de exploração anual e do que está a ser feito para o colmatar, dando de barato que existe uma estratégia para resolver os 67.8M de divida bancaria do clube e que obviamente nunca terá condições de a pagar.
Pelo que percebi da explicacao de CV a SAD apenas esta a restituir ao Clube, sob forma de emprestimo, o dinheiro que recebeu a mais “indevidamente” do contrato da NOS e que eprtencia ao Clube como forma de pagamento da SportTv – creio que ate’ falou que o ideal seria um equilibrio entre estas dividas todas e depois, com alguma “contabilidade criativa” e o emprestimo obrigacionista, eliminar estes passivos e comprar as VMOCS pelo meio. Passivos que, nesta caso, interessam.
Se calhar estou a confundir tudo mas era algo deste genero, ja’ preparado e tb pensado desde que CV era Administrador e que o NS anuiu como bem pensado (vamos ver se executado).
A construcao do PJR tb envolveu muitas “contabilidades” e limpar de passivos.
Basicamente CV disse que o que esta’ a ser feito nesse capitulo estava planeado desde a sua Administracao.
CV disse que a SAD não pode comprar as vmocs e até fala no exemplo OPA lampianica, a administração dele estava a planear a compra através da SGPS e de um parceiro externo que estava contratualizado e apesar do contrata ter sido rasgado serviu de arma de arremesso na auditoria (nada de novo aqui).
Então refere que esta questão da divida PODE ser que esteja a ser planeada a compra das vmocs através da Plataformas tal como eles planeavam fazer através da SGPS. (isto é novidade e PODE dá um descanso incrível)
No entanto e como tentei explicar no comentário anterior esta questão da divida do clube é bem mais complexa do que isso e o CV dizer que PODE vale bola, gostava de ver o Zenha a dizer que estão a tratar disso e a explicar tudo aquilo que no mínimo acho que já se pode dizer é bastante promiscuo.
É difícil contrariar a fé dos outros. Também tinham fé numa reestruturação da massa salarial com a aposta nos putos e nada. De uma reestruturação depois de vender o Bruno Fernandes e nada. Que o Dost saia porque tinha um ordenado muito alto e era preciso baixar a massa salarial e nada ou quase nada…
Com uma venda feita pelo JM passamos para resultado positivo. Mas passamos a dever menos a fornecedores? Passamos a ter menos passivo? Isso parece alterar em algum ponto a tendência? Vendas temos tido nós…alterou alguma coisa? Nada…
Mas pronto. Lá está. É difícil contraria quem diz que agora que somos campeões e que se vai dar a volta…resta dizer “a ver vamos” como diz o ceguinho…
Por isso é que também não tenho falado tanto do rimo que o clube leva…não vale a pena. O mandato será julgado quando for eleições. E aí não haverá “agora é que vai ser”.
De qualquer forma nessa altura o entalão está feito. Neste momento já está. Estamos completamente dependentes do Mendes e quem entrar não tem hipótese nenhuma de deixar de estar a não ser que arranje uma doação ao clube de pai 200M….não creio que vá acontecer….o mal está feito…quer queiram ver ou não…
Entretanto encontrei no post das contas.
Mais opiniões que números até já…
Um ponto (porque agora o cv disserta sobre o Mendes); o pessoal abomina o Mendes e não quer ver sequer a sua sombra, mas passados cinco minutos sonha com o regresso do sócio 100K. Como se os dois não andassem agarrados.
Mas o dilema não é ter de volta o CR ou não ter relação com o JM…
O dilema verdadeiro é estar disposto ao monte gigantesco de dificuldades que é gerir um clube em Portugal sem ter relação com o JM ou com outros empresários. É jogadores contrariados, é a impossibilidade de chegar a outros jogadores, é a dificuldade em vender jogadores…
Temos de estar moralmente preparados para essa dificuldade. Não é andar a dizer que querem os milhões anunciados nas vendas do JM e depois não querer toda a merda que o JM trás atrás ou que não se quer nenhuma relação com o JM e depois querer jogadores dele ou da esfera dele.
Na minha visão, CV acha que ainda tem hipóteses apanhando uns votos dos BdC e uns dos croquetes , NS assimiu neste momento a liderança da ala contestatária.
Bom dia,
Hoje já estou mais tranquilo, foi veiculado via capa CM Jornal que a SAD aumentou o prejuízo para sermos campeões.
Vamos lá aumentar ainda mais a desgraça para sermos bicampeoes e para vencer a liga dos campeões, isso é que era.
A mensagem não coincide, Rúben Amorim avisa que estamos destinados a sofrer pois os recursos são escassos, depois vemos as contas e……
“Jorge Mendes pode gerar mais de 20 milhões com ativos digitais
Empresário português vai estrear-se nos NFT, com a venda de ativos digitais de alguns dos jogadores que agencia”
Agora, tentem perceber o que é que isto pode significar … Ou melhor, um dos muitos significados que a mesma contem …
Só a título de exemplo:
– Se o clube fizer birra de não vender o jogador que ele quiser … Vende a % que detenha através desta via e … DE repente o jogador fica com uma ‘parte’ na posse de … pois, ninguém saberá …
– Cria mais e mais opacidade sobre as negociatas …
Esse “problema” já existe com as bitcoins, que não são reconhecidas no futebol como método de pagamento, a serem feitos têm de o ser por fora… O que ele vai fazer provavelmente é vender arte (os tais NFT’s) digital em nome dos jogadores. Os jogadores vão expandir o seu negócio, e o gajo aproveita a onda. Os clubes têm de começar a salvaguardar-se dessa merda.
Frames de vídeos etc… Pode ser que quem mande um dia sinta a necessidade de regulamentar estas coisas e fazer valer o seu dinheiro em vez de algo abstrato, quem sabe…
Sim mas podem ser apanhados de despercebidos. Não sei até que ponto os NFT’s estão salvaguardados contratualmente ou legalmente… Por exemplo, se o Cristiano vender um NFT em que ele veste a nossa camisola achas que há leis em vigor que salvaguardem os nossos intere$$e$? Não sei
XAP um NFT é um “contrato digital” para funcinares como dizes teria que estar suportado num contrato legal.
Os NFTs (neste momento) são especulativos. É no fundo como comprares um quadro a um pintor de rua e esperares que:
1 – Ele seja um Van Gogh… Mas aí não vais viver o tempo suficiente para tirares proveito da venda
2 – Alguem ache que ele é um Van Gogh e queira oferecer o quadro aos netos.
3 – Acreditas que o activo digital tem um valor intrinsco por ser único… É complicado este conceito de digitalmente único…. mas na verdade esta (e outras coisas) são a base das Crypto-coisas.
“@hugotiago_
Isto (não permitir que sejam colocadas questões numa Assembleia Geral) é algo nunca visto, uma manifestação de uma ditadura instalada, que envergonhará a esmagadora maioria dos adeptos encarnados e não faz jus aos pergaminhos de um clube como o Sport Lisboa e Benfica.”
hehehehehe, estamos a fazer escola mas pelo menos estes tem direito a AG em tempo útil nós já nem isso, mas eles vão chegar lá.
Eles fazem a nossa assessoria em comunicação e metem os minions deles a ajudarem o Sporting, em troca o Rogério Alves dá umas dicas sobre criação de uma “democracia musculada”….
Eu gostava do Rony Lopes há uns anos…mas parece que ele não teve facilidade em dar o salto. Sempre teve o problema de não ser nem médio, nem avançado nem extremo. Por acaso acho que encaixava bem no nosso sistema naquele lugar atrás do PL…
Se me sair o totoloto hoje, resolvo todos os meus problemas, compro a quinta dos meus sonhos, e ainda fico milionária. Se! Eu fiz a minha parte. Apostei.
Parece que hoje o nome a circular é o Trincão. Já disse que com clausula de compra tipo o Porro era o meu alvo preferido. Potencial e qualidade, jogou o seu melhor futebol com o Amorim.
Opa era excelente, mas o Trincão a vir com clausula é 15M para cima ou mais até.
E duvido que eles vão desistir já do puto.
Acredito que venha emprestado mas sem clausula e assim não sou muito a favor.
O que o Nuno Sousa diz a propósito dos fluxos de caixa é ABSOLUTAMENTE VERDADE !
Em três anos apenas passamos de uma situação financeira de desafogo e estabilidade, para uma situação de asfixia Financeira para pagar salários !
Estes trastes incompetentes e arrivistas, dos actuais dirigentes do clube, até podem mandar matar os M60, Jaime grilos, os Braveheart, os LionUp, os Diastriste todos, mas há algo que eles não conseguem alterar, que é mandar parar o curso do tempo, que com ele traz a verdade dos factos !
Temos Pena … agora não vamos esperar 19 anos pelo próximo Titulo …. vamos esperar por 91 anos, para voltar-mos a ser novamente CAMPEÕES !
O jogador Nuno Mendes mesmo a ser vendido pela clausula de 70 Milhões não vem resolver o problema financeiro do clube que estes ditos senhores criaram !
Afinal o triste do Diastristes tem mesmo razão para andar triste !
Como irão estes arrivistas resolver o vencimento dos Empréstimos Obrigacionistas, das VMOCS de entre as quais as emissões de dividas do SCP aos Bancos de138 Milhões, e as dividas a fornecedores na ordem dos 80 Milhões dos quais quase 30 Milhões são a empresários de futebol de entre os quais GESTIFUTE ! Sendo esta a maior divida a curto e medio prazo !
Se alguém me conseguir explicar estas contas?
Eu ficaria agradecido !
Para o Farselona seria excelente um empréstimo de um ano, para o Sporting desportivamente era bom negócio a curto prazo, no resto é tudo o que não se deve fazer.
Um debate muito interessante, dentro do contexto que foi e das condições existentes, e até esclarecedor até certo ponto.
A primeira coisa a salientar é que o CV esclarece o que se passa com a divida que se vai acumulando do Clube à SAD. Ao contrário dos “eróis” do sofá, que defendem que isto é feito de má fé para passar o Pavilhão para a SAD, é uma coisa normal e tem a ver com um acerto de contas tripartido entre o Clube, a SAD e outra empresa detida pelo Sporting que tem os direitos da Sporting TV.
Claro que toda esta retórica dos “eróis” é sempre sustentada no pressuposto que o Varandas é um bandido, um ladrão e só foi para presidente para acabar com o Clube e passar a SAD para os amigos que lhe vão pagar por fora uns valentes M€. Esta retórica existe desde o dia em que o Varandas anunciou que seria candidato quando houvesse eleições… Uma semana antes era um médico fantástico, grande sportinguista, muito bom ter o gajo a trabalhar o clube até porque nunca mais se contrataram coxos – no verdadeiro sentido da palavra! – etc! Uma semana depois passou a ser um crápula!
A segunda coisa a salientar é que parece óbvio que o Clube se vai enterrando em dividas, apesar da exorbitância de dinheiro recebido nos últimos 3 anos à conta da venda, ou dos acordos, dos jogadores. Aqui salta à vista muito dinheiro muito mal gasto em passes de outros jogadores, muito dinheiro a ir para comissões, e, finalmente, muito dinheiro pago em ordenados, em alguns casos absolutamente pornográficos para o valor dos jogadores.
Desta segunda parte, eu gostava poder dividir estes 3 anos em duas partes. Uma, relativa aos 2 primeiros anos, com um pequeno período (catastrófico) do marreta Cintra e o resto do Varandas, e outra esta 3ª época do Varandas.
A ideia que eu tenho é que as épocas 18/19 e 19/20 foram cheias de erros e dinheiro absolutamente mal gasto, e que a época 20/21 foi aquilo que eu considero que devia ser uma época relativamente normal – boas contratações e negócios dentro do aceitável – com excepção do negócio Paulinho. Ou seja, grande parte dos problemas que o Clube tem neste momento, que vão de um caixote enorme de jogadores maus, que foram caros e ganham muito, a um monte de problemas financeiros que já vinham de trás mas foram muito aumentados entretanto, devem-se em grande parte ao que foi (mal) feito em 18/19 e em 19/20, e muito pouco ao que se fez em 20/21.
E era isso que eu gostava que alguém entendido na matéria, mas absolutamente isento, pudesse confirmar ou desmentir.
Nem tudo o que se fez em 18/19 e 19/20 foi mal feito, tal como nem tudo o que se fez em 20/21 foi bem feito. O que eu acho é que o grosso do que foi feito nos 2 primeiros anos foi mal feito e isso teve um custo astronómico que dificilmente terá retorno, assim como algumas coisas feitas em 20/21 são questionáveis mas no geral, entre o deve e o haver, o saldo é positivo, até porque houve um sucesso desportivo evidente no FM.
Além disso, a minha preocupação é o futuro, quer imediato, quer a mais longo prazo.
A minha percepção da situação é que muito do que foi esta época se deve ao Amorim – e eu disse logo isso em Setembro de 2020, a dias de se começar o Campeonato! – e não a uma orientação objectiva do Varandas – que é quem tem o pelouro do Futebol na SAD.
Eu tenho defendido que o Varandas tem uma ideia de base. Aliás, foi por pensar isso que optei por votar nele. Hoje ainda penso isso, que ele tem uma ideia geral para o futebol do Clube, transversal desde a formação à equipa principal. Agora, nunca soube escolher as pessoas para implementarem isso, talvez porque a ideia não seja suficientemente objectiva e trabalhada. Só quando teve a sorte de apostar no Amorim conseguiu colocar isso em pratica, na minha opinião muito à conta da experiência e das ideias que o treinador também tinha e, de algum modo, se encaixavam nas dele.
E daqui vem à superfície a pergunta para 1M€: e quando o Amorim for embora?
E é esta a (grande) preocupação do momento (para mim). Porque eu vejo boa vontade no Varandas em fazer bem – desculpem se isto ofende uns quantos! – mas não vejo grande competência nesta Direcção. Não resistem à bazófia, quando corre bem, e não hesitam em manipular e mentir quando corre mal. E isto é muito mau sinal.
Seja quem for que esteja à frente do Clube/SAD tem uma tarefa muito difícil porque é preciso ir pagando as enormes dividas que existem e, ao mesmo tempo, manter as diversas equipas competitivas nuns quadros competitivos de enorme exigência.
Não é fácil!
E mais difícil fica, como eu digo aqui desde 2016, quando se gasta mal o dinheiro! E, pelas minhas contas de cabeça, desde que Bruno de Carvalho se tornou presidente até agora – 8 épocas desportivas! – já se torraram perto de 100M€ sem qualquer retorno desportivo ou económico para o Clube – e nem vou mais atrás! Agora, imaginem o que seria o Sporting se em vez de ter torrado esse dinheiro, que nenhum beneficio lhe trouxe, o tivessem simplesmente usado para amortizar divida e recomprar as VMOCs!
Não estaríamos MUITO melhor?
Tudo muito bonito, mas o que é “torrar 100M?” Ser Bruno Fernandes não fosse o que é, ter-se-iam torrado mais 10?
Este exemplo flagrante para explicar que não se pode analisar assim.
Deve-se analisar o rumo. Com BdC era mais que óbvio que se estava a trabalhar bem entre o “deve e o haver”. Igual para esta época que, se fosse a primeira de varandas, seria um ótimo sinal.
A questão foram os tiros dados em 2 anos pelo bom médico mas mau líder (sem carisma). Isso de se candidatar a eleições quando houver não é bem assim, a forma como o fez. O varandas foi mais um dos que rescindiu, o primeiro! se os queremos ver longe, não devemos querer este perto. Mas isso não interessa nada para aqui…
Penso que a nova época vai mostrar-nos “o rumo”. O Presidente sempre teve grandes treinadores e soube lidar com isso e orientar as coisas. Perdeu o controle com jjudas… Este parece estar totalmente entregue a Amorim. Se este falha (é humano, não é), o projeto vai todo pelo cano abaixo. Essa é a ideia que passa e não vejo indícios em contrário…
Lukas Nmecha, jovem avançado alemão de 22 anos, que está ligado ao Manchester City, encontra-se referenciado pelo Sporting como possível reforço para a próxima época, sabe A BOLA.
O jogador esteve na última época emprestado pelos citizens ao Anderlecht, onde fez 21 golos em 41 jogos oficiais pelo emblema belga. Nascido em Hamburgo (Alemanha), Nmecha integrou em 2007 a academia de formação do clube inglês. Foi internacional por Inglaterra nas camadas jovens, até que nos sub-21 passou a jogar pela Alemanha, encontrando-se atualmente a disputar o Campeonato da Europa da categoria.
Estreou-se pela equipa principal do Manchester City em 2017, sendo depois sucessivamente emprestado (Preston North End, Wolfsburgo e Middlesbrough). Na última época destacou-se na Bélgica ao serviço do Anderlecht.
Nmecha tem ainda mais um ano de contrato com o Manchester City, estando referenciado em Alvalade como potencial reforço, no âmbito das boas relações entre os dois clubes e que já valeram ao Sporting o concurso de Pedro Porro na última época.
A actualização de ontem dos valores dos jogadores no Transfermarkt coloca o Ronaldo a valer 45M€ e o Nuno Mendes a valer 40M€ – a maior subida entre os jogadores da selecção pois valia 25M€ antes!
Pote vale mais 7M€ e Palhinha mais 3M€ – a noticia não diz o valor actual.
Se o Nuno Mendes já vale 40M€, só pode ser vendido por 60M€ mais 10M€ em objectivos realistas. 🙂 (maior venda de sempre do Clube)
A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que terminou a ligação profissional que mantinha com as jogadoras Amanda Pérez, Ana Capeta, Carlyn Baldwin, Carolina Mendes, Inês Pereira, Mónica Mendes, Nevena Damjanović, Patrícia Morais e Raquel Fernandes, da equipa principal feminina de futebol.
No intervalo do basket, que estamos a liderar estoicamente (os gajos metem os triplos todos), sai a notícia de que a Inês, a Nevena e a Capeta deixam o Sporting. Todas as restantes são mais do que dispensáveis.
Irei esperar pelo reajustar o plantel para fazer as minhas considerações.
Pode ficar melhor (não é difícil), ou pode ficar pior (o que é muito complicado). Espero que haja gente capaz a olhar pelo futebol feminino, porque bastaria seguir as dicas de alguns tasqueiros aqui.
Das que saem, a que me me choca mais é mesmo a Inês Pereira. Veremos quem sai mais, se é que sai mais alguém, e, sobretudo, quem entra.
Não façam merda na reformulação da equipa!
“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que terminou a ligação profissional que mantinha com as jogadoras Amanda Pérez, Ana Capeta, Carlyn Baldwin, Carolina Mendes, Inês Pereira, Mónica Mendes, Nevena Damjanovic, Patrícia Morais e Raquel Fernandes, da equipa principal feminina de futebol.
A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD agradece a Amanda Pérez, Ana Capeta, Carlyn Baldwin, Carolina Mendes, Inês Pereira, Mónica Mendes, Nevena Damjanovic, Patrícia Morais e Raquel Fernandes pelo contributo prestado e deseja às jogadoras as maiores felicidades pessoais e profissionais.”
2 Junho, 2021 at 7:24
PETISCOS NA TASCA – 228
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, arranja-me uma patanisca de bacalhau e um branquinho bem fresco, se faz favor.
Varandas, a sério que deves 30 milhões aos agiotas que exploram o clube? Alguns participaram na golpada, certo? Não admira que tenham feito a folha ao coreano! Burro foi ele, podia ter dado umas migalhas a esses parasitas, ainda estava na presidência e hoje ombreávamos com os grandes da Europa! Pois, mas colocou os interesses do Sporting Clube de Portugal em 1º lugar e acabaram com ele. Ah, é verdade, a cartilha diz que o que mais interessa é sermos campeões, mas tu serás sempre um golpista traidor e essa marca é indelével!
Vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Cozido de Grão à Algarvia pelo Chef Greenish lion”
Chef Greenish lion, o Leão Portimonense vai tirar folga e vem almoçar connosco! Pois, não pode ser sempre peixinho. Manto Sagrado vestido, beijo apaixonado no Leão Rampante, vamos isto! Começamos por escorrer 500g de grão de bico que ficou a demolhar de véspera, passamos por água limpa e colocamo-lo numa panela; Juntamos 600g de carne de vaca, 1 chouriço mouro, 300g de toucinho branco, cobrimos com água e temperamos com sal a gosto; Deixamos cozinhar durante cerca de uma hora e aproveitamos para praticar alterocopia com umas Argus. Entretanto, descascamos 2 cenouras, 500g de batatas e de abóbora e cortamos aos pedaços; Cortamos 300g de feijão-verde às tiras e cozemo-lo por dez minutos em água temperada com sal; Adicionamos tudo à carne, retificamos os temperos e cozinhamos durante mais 15 minutos; Finalmente, aromatizamos com raminhos de hortelã e está pronto a servir.
Parabéns, Chef Greenish lion, que categoria!
Gib, só penso num tinto, e tu?
Ana, sai uma sobremesa bem levezinha!
Hoje é 4ªfeira e para o Gib não se aborrecer, bebemos 4 Medronhos, 4 Constantinos e 4 Fundadores!
Resistentes, o Chef Greenish lion vai tocar o sino às 13h, preparem-se para irmos para a mesa.
Bom proveito.
2 Junho, 2021 at 7:48
Hoje há destilados com fartura 🙂
Dívidas, VMOC’s etc etc… vamos mas é beber um….
TIME WAITS FOR NO ONE Tinto 2019 – 14⁰
100% Monastrell
Vinho Espanhol de Jumilla, Murcia.
2 Junho, 2021 at 9:22
Boa! Cozido é mesmo a minha cena ( eu tiro o chouriço mouro para o lado e estamos nessa) .
Ficam aqui duas de Green Chartreuse para quando a Ana se decidir por uma sobremesa de chocolate.
Ah e não me esqueço do pessoal do canto escuro: para os ajudar a afinar a diatribe das habituais ereções linguais um vodkasito apurado , é de cascas mas com um corantesinho acho que ficou divinal.
2 Junho, 2021 at 9:47
Uiiiiiiiiiiiiiii
Quase que aposto que é servido em tacho de barro …
Hummmm … É melhor pedir já uma farinheira cozida para vir à parte …
O melhor cozido de grão que comi foi numa vila do concelho de Elvas, na Associação de caçadores e pescadores … O meu avô tinha uma casa em Vila Boim, casa essa que ainda pertence à familia, que chamávamos … A casa da caça …
2 Junho, 2021 at 12:19
Vila Boim, terra do meu grande amigo e camarada de armas sargento Madeira. Também já foi, coitado. Que esteja em paz.
2 Junho, 2021 at 12:23
A sopa de beldroegas, de que já aqui falei, foi ele que me ensinou a fazer. É diferente da do Baixo Alentejo. É, essencialmente, uma sopa de tomate refogado com beldroegas.
2 Junho, 2021 at 10:57
Começas o dia a dar gralhas… não é agiotas, é amigos.
Sobremesa levezinha, farófias e molotof.
2 Junho, 2021 at 12:50
Folga? Fdx, quase 3tons de peixe já pescados e agora para embalar à tarde…
Vou só mesmo aí num pé e volto noutro.
2 Junho, 2021 at 7:28
Festival de Matraquilhos (silly season)
Emprestados (Saldos/Rebajas/Sales/Soldes/Saldi)
Valentin Rosier (Besiktas) jogou 88% dos minutos do campeonato
Andraz Sporar (Braga) jogou 37% dos minutos do campeonato
Rodrigo Battaglia (Alaves) jogou 73% dos minutos do campeonato
Idrissa Doumbia ( SD Huesca) jogou 32% dos minutos do campeonato
Rafael Camacho (Rio Ave) jogou 37% dos minutos do campeonato
Josip Misic ( D. Zagrebe) jogou 33% dos minutos do campeonato – Já ERA
Abdoulay Diaby ( Anderlecht) jogou 20% dos minutos do campeonato
Eduardo Henrique (Crotone) jogou 27% dos minutos do campeonato
Tiago Ilori (Lorient) jogou 0% dos minutos do campeonato
Bruno Gaspar (Vancouver) jogou 29% dos minutos do campeonato – emprestado até 31/12.
Pedro Marques (Gil Vicente) jogou 45% dos minutos do campeonato
Pedro Mendes ( Nacional) jogou 39% dos minutos do campeonato
Carlos Jatoba (Clube de Regatas Brasil)
jogou 78% dos minutos do campeonato
Radar de pechinchas (intencoes de compras)
Esgaio (Braga)
Rony Lopes (Sevilha)
Yangel Herrera (M.City)
Manuel Ugarte (Famalicão)
Equipa B (saidas?)
Dimitar Mitrovski – Fim de contrato
Elves Baldé – Fim de contrato
Mees de Wit – Fim de contrato
Bernardo Sousa – Fim de contrato
João Ricciulli – Fim de contrato
Tomás Silva – Fim de contrato
Budaq Nasirov – Fim de contrato
Elves Baldé – Fim de contrato
Nuno Moreira – Moreirense ou outro
Vendas (cash)
Josip Misic ( D. Zagrebe) jogou 33% dos minutos do campeonato – 2M
Nota: 2M
Em atualização…
2 Junho, 2021 at 7:37
Isto e’ um trabalho interessante… seria bom se conseguisses colocar os custos de aquisicao e alguns proveitos ja obtido nalguns jogadores, para se perceber melhor “o dano” – que salarios e’ dificil.
Muito dos nossos problemas (e nao e’ de agora) estao aqui, na taxa de acerto…
SL
2 Junho, 2021 at 8:18
Acho que basta saber que há dano…
O objetivo do exercício é acompanhar a loucura do dia a dia, das noticias que saem e do que depois se acaba por confirmar.
Só vou colocar o valor em vendas e em compras.
2 Junho, 2021 at 19:18
Faz uma folha de Excel, como o outro, lol
2 Junho, 2021 at 8:37
Renan
Lumor
Túlio(?)
Matheus O
Nas entradas já falaram do Lyanco, e do regresso do Mané
2 Junho, 2021 at 8:39
Bem observado
Obrigado
2 Junho, 2021 at 9:35
Sporar
Camacho
Diaby
Eduardo
Ilory
Gaspar
Minha nossa?!?! Como é que estes gajos vieram parar ao Sporting? Aqui estão quê, 25M??
2 Junho, 2021 at 10:32
Sporar… 7M€
Camacho… 5,5M€
Diaby… 7M€
Eduardo… 3M€
Ilory… 2,6M€
Gaspar… 5M€
É fazer as contas e acrescentar os ordenados destes pinos porque gajos destes é tudo dinheiro queimado!
2 Junho, 2021 at 11:29
Fdx, miserável!!
É dinheiro de um plantel competitivo para 2 anos na boa!!
2 Junho, 2021 at 16:12
Tirando o Eduardo, de quem não tenho informação, todos os outros ganham à volta de 2M€ cada um – entre 1,8 e 2,1 M€!
2 Junho, 2021 at 11:55
Mitrovski
Elves Baldé
Nuno Moreira
Em 2023 compramos ao Braga….
2 Junho, 2021 at 13:17
Excelente contador ó gib. Excelente iniciativa.
Cherba mete aqui o contador todos os dias!
A silly season já começoy
2 Junho, 2021 at 7:41
Interessante debate ontem no Leonino, com CV e NS… deu para perceber, pelos comentarios, que CV foi novamente despromovido a “tipo do excel”.
Duas posturas/analises diferentes sobre a mesma tematica, por dois “profissionais da analise” de numeros; como e’ que nos, na maioria leigos (como eu) podemos chegar a consensos? Gestao, gestao e gestao…
SL
2 Junho, 2021 at 8:41
O CV compreende a gestão a curto prazo, já o Nuno Sousa opta por uma gestão a longo prazo. São as duas aceitáveis, mas há uma certa altura que o NS descreve o que resume este CD e compromete a gestão a curto prazo. Ele diz algo do género: “Alguém da Direcção que me explique o que é que Keizer, Silas, Leonel Pontes e Ruben Amorim têm em comum!? Não há um fio condutor.” Este CD já teve pelo menos 3 treinadores projecto, Keizer, Silas, Amorim. Demonstrativo de que não há uma estratégia ou um pensamento, foram 3 fezadas a última felizmente resultou, porque apresentando estes números se o Amorim não é o que se revelou ser, muito dificilmente o Sporting recuperava.
A gestão a curto prazo tem muito mais contras porque procura resultados imediatos, o que por si já é um risco, aliar isto a um plano sem pensamento e há base de fezadas é meio caminho andado para fdr o clube de alto a baixo. E estes só não o fizeram porque o Amorim safou tudo.
2 Junho, 2021 at 8:43
à e não há -.-
2 Junho, 2021 at 8:58
Creio que compreendem os dois as gestoes a curto e longo prazo, aceitam-nas ou nao e’ de maneira diferente. Ha’ um maior pragmatismo/conformismo de um lado e um maior alarmismo/inconformismo (ate’ algum histerismo..) de outro.
SL
2 Junho, 2021 at 9:11
Escrevi compreende, mas queria dizer defende…
O CV tem estado pouco interventivo, não critica, mas também não apoia, aparece como o gajo que explica as coisas. Não sei se é politiquice, mas é no papel que o tenho visto. Ao contrário do Nuno Sousa, que se assume imediatamente como um critico, o CV apenas diz que x fez y porque z, não diz se foi bem ou mal feito. Mas foi uma boa hora, para esclarecer algumas coisas, pouco mais.
2 Junho, 2021 at 9:56
As vezes explicar e’ o mais importante, desmistificar, trazer para “o nosso nivel” a compreensao nao tanto “do que” mas “do porque”.
Explicou tanto sobre as VMOCS, como estava estruturado o pensamento, que veiculos estavam preparados “intragrupo”, como funcionam os “carroceis” e as suas implicacoes contabilisticas, etc.
NS foi, claramente, a voz “do povo anonimo”, das angustias e das inquietacoes e CV teve mais um papel de “professor”, quase que parecia que estava a dar aconselhamento de gestao de stress… mas foi muito bom ver e perceber ambos os lados.
2 Junho, 2021 at 10:02
Achei o mesmo. Aliás estes “pequenos” vídeos são os mais importantes. De um lado, como dizes, o Nuno Sousa expunha as preocupações, do outro o CV explicava (da melhor maneira que consegue) para o sócio leigo. E engane-se quem acha que o CV se pôs do lado do CD, ou se veio passar um pano sobre a gestão… Limitou-se a fazer de professor mais nada.
2 Junho, 2021 at 10:19
CV teve muito bem numa “bicada”, da de nunca nos colocarmos nas maos de um unico fornecedor… e’ dos livros.
2 Junho, 2021 at 11:43
É tão aó isto que repito… E depois de RA será como ? Fezada.
2 Junho, 2021 at 8:45
É sabido que em Portugal um tipo só é inteligente, esclarecido e assertivo quando diz aquilo que queremos ouvir. Qualquer desvio passa por ser desonesto, tolo ou com agenda própria.
Há link para essa coisa?
2 Junho, 2021 at 8:55
https://youtu.be/ie7-cbo-jXI
Vale a pena ouvir – fiquei mais esclareciso sobre as “visoes”.
SL
2 Junho, 2021 at 9:20
Eu ainda não ouvi e espero ouvir entretanto mas não é estranho. Eu tive uma discussão semelhante com o meu irmão. Aqui não apareceu ninguém com capacidade de discutir de outra forma mas há…
O meu irmão acredita que foi um mal necessário e que agora vai inverter o rumo. Eu não acredito que haja um rumo…ou por outra…o rumo que vejo foi sempre a piorar e nada me dá indicação dessa inversão de caminho.
É uma questão de fé…
Agora, ainda não vi foi ninguém dizer de uma forma estruturada, que isto está bom. Tenho muitas duvidas que a análise do CV seja de que está bom…ninguém pode olhar para as contas do Sporting e dizer que está bom…
2 Junho, 2021 at 9:26
Alguém acredita que um consultor qualquer que não tenha qualquer ligação emocional ao clube ou ao futebol, possa olhar para as contas do Sporting e ver alguma coisa de boa ou que olhe para os últimos 4 exercícios e veja uma evolução positiva?!
Façam isso. O chato é que um destes faz-se pagar. Não vai dar opinião sem receber. Mas era engraçado o 160 ou aqui ou noutro lado meterem um consultor ou auditor sem ligação emocional ao clube ou ao futebol e ver o que ele acha das nossas contas…
2 Junho, 2021 at 9:34
Quanto havia em meios financeiros líquidos a 31.03.2021?
Interessante seria disponibilizarem aos sócios o plano de tesouraria para os próximos 6 meses?
2 Junho, 2021 at 9:30
Vou já ser spoiller e dizer que o CV não opina sobre nada.
2 Junho, 2021 at 10:40
o que cv fez foi, se isto se aquilo se se se, uma boa gestão não pode viver de ses porque uma bola ao poste deita os ses por terra abaixo.
para o cv está tudo ok se os ses funcionarem, estranho diria eu.
2 Junho, 2021 at 10:49
Se os ses funcionarem está tudo ok para toda a gente. Isso é um não assunto. O que o gajo devia de ter feito era expor um cenário em que os ses não acontecem, mas para isso estava lá o NS.
Repara que ele também não diz que o que foi feito foi bem feito. Ele esteve lá para politicar e elucidar algumas coisas. O NS tinha outros objectivos mais claros.
2 Junho, 2021 at 10:43
Um falou e o outro falou mal. Ambos criticaram, ou melhor, um criticou (malhou?) e outro questionou a estratégia, ou falta dela. Não vi qualquer elogio do CV, nem validação do que está a ser feito.
2 Junho, 2021 at 10:53
Não achei que o CV tivesse questionado o que quer que fosse, teve uma ou outra critica mas nada de mais. Mas também não achei que ele estivesse a passar um pano nas coisas que estes gajos estão a fazer.
O CV para mim ontem foi um educador, não mais do que isso.
2 Junho, 2021 at 11:06
um educador mhhhh, é aquele tipo de profissão do não se comprometer.
olha hoje está sol mas se calhar também podia ter chovido, em vez de um boné teria de andar com um guarda chuva.
2 Junho, 2021 at 9:32
Também não acredito que exista um rumo ou politica despotiva a ser seguida. Tal como os rivais, ao menos que se ganhe…quanto “ás contas” ninguém quer saber!!
2 Junho, 2021 at 9:50
É assim em todos os clubes.
E na vida em geral. Desde que te aumentem o salário e pensão, queres lá saber do défice e da dívida
2 Junho, 2021 at 9:58
Difícil de contrariar o discurso do se fizerem uma boa venda, se fizerem uma boa prestação europeia, se o EO correr bem, se estiverem a tratar da compra das vmocs, se o plantel valorizar, se voltarem a ganhar, se estiverem a negociar a compra dos créditos, se, se, se ….
O que escrevi ontem, com a audição ainda nos ouvidos:
“Malcolm
1 Junho, 2021 at 21:00
FDX,
Nem o Zenha defendia a atual direção como Carlos Vieira está a fazer. Nuno Sousa está duplamente de parabéns, assumiu a despesa da critica e perante um adversário de peso e ganhou por goleada.
É fodido assumir a critica racional num mundo em que a irracionalidade teima em dar cartas.”
2 Junho, 2021 at 10:16
Visoes.
Para mim CV foi altamente racional e, sem falar em vitorias ou derrotas, deu “um banho” de conhecimento a NS, tanto de gestao como de contabilidade…
NS podia ser qualquer tasqueiro, o que ele disse foi quase “ipsis verbis” o que por aqui e’ dito; CV falou como alguem que esta’ do lado de quem tem de resolver, que tem de encontrar solucoes – ate’ porque esteve la’ e assumiu ter feito igual.
Foi uma boa troca de ideias/visoes, nada mais que isso.
2 Junho, 2021 at 10:27
Desculpa …. devemos estar a falar em coisas diferentes.
Parti para o programa pensando que iria ver uma avaliação de factos, uma analise da gestão financeira que nos conduziu ao ultimo ReC apresentado, é que se a ideia era fazer um webinar educacional sobre projetos de intenções deixa que diga mas deixou muito a desejar.
2 Junho, 2021 at 11:44
Porrinho, um exemplo, vou pegar num tema que me é particularmente caro, as relações entre clube e sad ou seja a divida do clube à SAD.
CV explica (algo que o Zenha até já em tempos explicou) que uma relação tripartida que envolve a Plataformas e que pode haver uma intenção que é a compra das vmocs, que não pode ser feita pela SAD e a Plataformas pode estar a ser preparada para isso.
CV fala “en passant” do especto mais grave que é deficit de exploração anual que “antes” não existia e atualmente necessita de uma injeção de capital, 2 ou 3M anuais que a SAD está a assumir e pouco ou nada está a ser feita para equilibrar.
Foca tal como o zenha fez, na divida da SAD à Plataformas e desta que é devedora ao clube. Isto levanta varias questões que o CV não abordou e a meu ver é o que mais interessa:
Primeiro a SAD deve à Plataformas porque adiantou dinheiro da SportingTv e isto é uma utilização que podemos considerar no mínimo abusiva. Depois sabemos que atualmente a divida da SAD à Plataformas é de 23M em jun2020 era de 20M, aumentou 3M nos últimos 9 meses e não tivemos nenhuma informação sobre novo adiantamento da nós e este aumento até melhor explicação significa que houve novo adiantamento e já vai muito além do mandato.
Segundo, a Plataformas deve ao clube, conforme ultimas contas apresentadas apenas 9M.
Feito o acerto, o clube continua a dever à SAD mais de 8M (devia 17M em jun20), desde logo financiamento sem aprovação dos sócios, mas dando de barato isso, CV e o Zenha deram explicação, empréstimo da SAD para que o clube amortizasse divida bancaria (4/5M), divida que a reestruturação se “esqueceu” de tratar. Mas isto continua a não explicar tudo e ambos se esqueceram do para mim aspeto mais grave e que já referi o deficit de exploração anual e do que está a ser feito para o colmatar, dando de barato que existe uma estratégia para resolver os 67.8M de divida bancaria do clube e que obviamente nunca terá condições de a pagar.
2 Junho, 2021 at 12:07
Pelo que percebi da explicacao de CV a SAD apenas esta a restituir ao Clube, sob forma de emprestimo, o dinheiro que recebeu a mais “indevidamente” do contrato da NOS e que eprtencia ao Clube como forma de pagamento da SportTv – creio que ate’ falou que o ideal seria um equilibrio entre estas dividas todas e depois, com alguma “contabilidade criativa” e o emprestimo obrigacionista, eliminar estes passivos e comprar as VMOCS pelo meio. Passivos que, nesta caso, interessam.
Se calhar estou a confundir tudo mas era algo deste genero, ja’ preparado e tb pensado desde que CV era Administrador e que o NS anuiu como bem pensado (vamos ver se executado).
A construcao do PJR tb envolveu muitas “contabilidades” e limpar de passivos.
Basicamente CV disse que o que esta’ a ser feito nesse capitulo estava planeado desde a sua Administracao.
2 Junho, 2021 at 12:34
CV disse que a SAD não pode comprar as vmocs e até fala no exemplo OPA lampianica, a administração dele estava a planear a compra através da SGPS e de um parceiro externo que estava contratualizado e apesar do contrata ter sido rasgado serviu de arma de arremesso na auditoria (nada de novo aqui).
Então refere que esta questão da divida PODE ser que esteja a ser planeada a compra das vmocs através da Plataformas tal como eles planeavam fazer através da SGPS. (isto é novidade e PODE dá um descanso incrível)
No entanto e como tentei explicar no comentário anterior esta questão da divida do clube é bem mais complexa do que isso e o CV dizer que PODE vale bola, gostava de ver o Zenha a dizer que estão a tratar disso e a explicar tudo aquilo que no mínimo acho que já se pode dizer é bastante promiscuo.
2 Junho, 2021 at 10:22
É isso…
É difícil contrariar a fé dos outros. Também tinham fé numa reestruturação da massa salarial com a aposta nos putos e nada. De uma reestruturação depois de vender o Bruno Fernandes e nada. Que o Dost saia porque tinha um ordenado muito alto e era preciso baixar a massa salarial e nada ou quase nada…
Com uma venda feita pelo JM passamos para resultado positivo. Mas passamos a dever menos a fornecedores? Passamos a ter menos passivo? Isso parece alterar em algum ponto a tendência? Vendas temos tido nós…alterou alguma coisa? Nada…
Mas pronto. Lá está. É difícil contraria quem diz que agora que somos campeões e que se vai dar a volta…resta dizer “a ver vamos” como diz o ceguinho…
Por isso é que também não tenho falado tanto do rimo que o clube leva…não vale a pena. O mandato será julgado quando for eleições. E aí não haverá “agora é que vai ser”.
De qualquer forma nessa altura o entalão está feito. Neste momento já está. Estamos completamente dependentes do Mendes e quem entrar não tem hipótese nenhuma de deixar de estar a não ser que arranje uma doação ao clube de pai 200M….não creio que vá acontecer….o mal está feito…quer queiram ver ou não…
2 Junho, 2021 at 10:42
fds, escrevi antes de te ler malcom, podia-me ter poupado a isso 🙂
2 Junho, 2021 at 12:41
Nestes temas, já devias saber.
Só por causa disso pagas tu.
2 Junho, 2021 at 13:57
🙂
2 Junho, 2021 at 9:37
Entretanto encontrei no post das contas.
Mais opiniões que números até já…
Um ponto (porque agora o cv disserta sobre o Mendes); o pessoal abomina o Mendes e não quer ver sequer a sua sombra, mas passados cinco minutos sonha com o regresso do sócio 100K. Como se os dois não andassem agarrados.
2 Junho, 2021 at 10:09
É um dilema na verdade…
Mas o dilema não é ter de volta o CR ou não ter relação com o JM…
O dilema verdadeiro é estar disposto ao monte gigantesco de dificuldades que é gerir um clube em Portugal sem ter relação com o JM ou com outros empresários. É jogadores contrariados, é a impossibilidade de chegar a outros jogadores, é a dificuldade em vender jogadores…
Temos de estar moralmente preparados para essa dificuldade. Não é andar a dizer que querem os milhões anunciados nas vendas do JM e depois não querer toda a merda que o JM trás atrás ou que não se quer nenhuma relação com o JM e depois querer jogadores dele ou da esfera dele.
E quem diz JM diz qualquer outro empresário.
2 Junho, 2021 at 10:15
Achas que alguma vez o CR viria para o Sporting sem que o Mendes tivesse contrapartidas (fosse “cash” ou comprar um ou dois mecos quaisquer)?
2 Junho, 2021 at 10:25
Não. Claro que não.
Mas eu vivia bem sem o CR se o maior problema de não ter relações com o Mendes fosse esse…
O problema de não ter relações com o Mendes é muito maior do que não ter o CR cá a acabar carreira…
2 Junho, 2021 at 10:33
Há link para isso?
2 Junho, 2021 at 10:36
Já vi… 🙂
2 Junho, 2021 at 7:56
O CV desde que “descobriu o whiskey do eusébio” perdeu-se…
Com toda a certeza terá motivos para esta inflexão, não quero é neste momento estar a pensar em quais serão…
Z
2 Junho, 2021 at 8:17
Na minha visão, CV acha que ainda tem hipóteses apanhando uns votos dos BdC e uns dos croquetes , NS assimiu neste momento a liderança da ala contestatária.
2 Junho, 2021 at 8:14
Grande Brazzado a caminho de reforçar o benfica!
E eu a julgar que já era funcionário deles.
Andei enganado este tempo todo…
Acordo entre Benfica e Rui Pedro Braz quase fechado, informa “A Bola.” https://t.co/hKKQIfvSwh
2 Junho, 2021 at 8:16
Uma contratação à Imagem.
2 Junho, 2021 at 16:14
Ele é funcionário mas é do Mendes.
2 Junho, 2021 at 8:17
Apenas deixar este pequeno alerta aos Nalgas & amigos
“Temos mais agentes credores que jogadores.
Isto para os agentes parece uma festa com bar aberto”
https://t.co/YWi8CmJa6Z
2 Junho, 2021 at 9:40
O Sporting tem tetas a dar com um pau.
E gordinhas.
2 Junho, 2021 at 9:52
É o chamado … REGABOFE …
2 Junho, 2021 at 8:51
Bom dia tasqueiros
Hoje é dia de sermos campeões de basquetebol
SPORTINGGGG
2 Junho, 2021 at 8:53
Kind reminder de que o Rafael Leão deve-nos 16milhões.
2 Junho, 2021 at 8:57
Bom dia tasca
Um café duplo sff. É só, obrigado.
Trólaró laró laró
Spoooooorting!
2 Junho, 2021 at 8:57
Bom dia,
Hoje já estou mais tranquilo, foi veiculado via capa CM Jornal que a SAD aumentou o prejuízo para sermos campeões.
Vamos lá aumentar ainda mais a desgraça para sermos bicampeoes e para vencer a liga dos campeões, isso é que era.
A mensagem não coincide, Rúben Amorim avisa que estamos destinados a sofrer pois os recursos são escassos, depois vemos as contas e……
2 Junho, 2021 at 9:24
Bom dia tasca!
2 Junho, 2021 at 9:40
Não dava para montar um plantel com os credores? Sempre podiamos poupar nos salários da equipa B
2 Junho, 2021 at 9:56
Curtam só esta noticia …
“Jorge Mendes pode gerar mais de 20 milhões com ativos digitais
Empresário português vai estrear-se nos NFT, com a venda de ativos digitais de alguns dos jogadores que agencia”
Agora, tentem perceber o que é que isto pode significar … Ou melhor, um dos muitos significados que a mesma contem …
Só a título de exemplo:
– Se o clube fizer birra de não vender o jogador que ele quiser … Vende a % que detenha através desta via e … DE repente o jogador fica com uma ‘parte’ na posse de … pois, ninguém saberá …
– Cria mais e mais opacidade sobre as negociatas …
E por aí fora …
2 Junho, 2021 at 10:22
Esse “problema” já existe com as bitcoins, que não são reconhecidas no futebol como método de pagamento, a serem feitos têm de o ser por fora… O que ele vai fazer provavelmente é vender arte (os tais NFT’s) digital em nome dos jogadores. Os jogadores vão expandir o seu negócio, e o gajo aproveita a onda. Os clubes têm de começar a salvaguardar-se dessa merda.
2 Junho, 2021 at 10:34
Venda de arte, venda de tweets e outros conteúdos. É a onda.
2 Junho, 2021 at 10:38
Frames de vídeos etc… Pode ser que quem mande um dia sinta a necessidade de regulamentar estas coisas e fazer valer o seu dinheiro em vez de algo abstrato, quem sabe…
2 Junho, 2021 at 10:41
O que é que os clubes têm a ver? Vendem conteúdos digitais como vendem a imagem (e marca) a patrocinadores externos.
2 Junho, 2021 at 11:00
Sim mas podem ser apanhados de despercebidos. Não sei até que ponto os NFT’s estão salvaguardados contratualmente ou legalmente… Por exemplo, se o Cristiano vender um NFT em que ele veste a nossa camisola achas que há leis em vigor que salvaguardem os nossos intere$$e$? Não sei
2 Junho, 2021 at 11:01
É quase como tributar bitcoins, eu acho que não é possível neste momento, mas não estou a par da situação
2 Junho, 2021 at 21:53
XAP um NFT é um “contrato digital” para funcinares como dizes teria que estar suportado num contrato legal.
Os NFTs (neste momento) são especulativos. É no fundo como comprares um quadro a um pintor de rua e esperares que:
1 – Ele seja um Van Gogh… Mas aí não vais viver o tempo suficiente para tirares proveito da venda
2 – Alguem ache que ele é um Van Gogh e queira oferecer o quadro aos netos.
3 – Acreditas que o activo digital tem um valor intrinsco por ser único… É complicado este conceito de digitalmente único…. mas na verdade esta (e outras coisas) são a base das Crypto-coisas.
Z
2 Junho, 2021 at 10:15
“@hugotiago_
Isto (não permitir que sejam colocadas questões numa Assembleia Geral) é algo nunca visto, uma manifestação de uma ditadura instalada, que envergonhará a esmagadora maioria dos adeptos encarnados e não faz jus aos pergaminhos de um clube como o Sport Lisboa e Benfica.”
hehehehehe, estamos a fazer escola mas pelo menos estes tem direito a AG em tempo útil nós já nem isso, mas eles vão chegar lá.
2 Junho, 2021 at 10:28
Eles fazem a nossa assessoria em comunicação e metem os minions deles a ajudarem o Sporting, em troca o Rogério Alves dá umas dicas sobre criação de uma “democracia musculada”….
2 Junho, 2021 at 10:47
Continua o desinvestimento no atletismo
“Sporting afasta-se da corrida por Rony Lopes”
2 Junho, 2021 at 10:52
Eu gostava do Rony Lopes há uns anos…mas parece que ele não teve facilidade em dar o salto. Sempre teve o problema de não ser nem médio, nem avançado nem extremo. Por acaso acho que encaixava bem no nosso sistema naquele lugar atrás do PL…
Mais uma vez…sem dinheiro, estejam mas é quietos…
2 Junho, 2021 at 13:21
Como um badameco destes que nunca fez nada na vida saca quase 3M/ano é que (não) surpreende
2 Junho, 2021 at 15:57
Quanto?!?!?!?!?
Foda-se…..
2 Junho, 2021 at 10:55
Bom dia, tasca!
Se me sair o totoloto hoje, resolvo todos os meus problemas, compro a quinta dos meus sonhos, e ainda fico milionária. Se! Eu fiz a minha parte. Apostei.
2 Junho, 2021 at 11:54
🙂
2 Junho, 2021 at 11:22
Já dizia o outro, “Queres ter razão ou ser campeão?”
Boa Quarta a todos.
2 Junho, 2021 at 11:53
já dizia o lampião
2 Junho, 2021 at 21:55
Muito bom!
Z
2 Junho, 2021 at 12:11
82 milhões, OITENTA E DOIS MILHÕES, de dívidas a fornecedores!
29 milhões de dívidas a agentes!
175 milhões de passivo!
ESTOU ASSOMBRADO…
L SL
2 Junho, 2021 at 12:44
Hoje estou-me lateralmente a cagar para o futebol.
O Matos podia iniciar a palestra.
2 Junho, 2021 at 12:45
E literalmente tb.
2 Junho, 2021 at 13:15
passaste (passas-te) de William Wallace para William Carvalho
2 Junho, 2021 at 14:01
Claramente hoje o foco é na “modalidade” do varandas!
SL
2 Junho, 2021 at 12:51
Parece que hoje o nome a circular é o Trincão. Já disse que com clausula de compra tipo o Porro era o meu alvo preferido. Potencial e qualidade, jogou o seu melhor futebol com o Amorim.
2 Junho, 2021 at 13:20
Opa era excelente, mas o Trincão a vir com clausula é 15M para cima ou mais até.
E duvido que eles vão desistir já do puto.
Acredito que venha emprestado mas sem clausula e assim não sou muito a favor.
2 Junho, 2021 at 13:41
15M podiam ser pechincha como os 8 do Porro…
2 Junho, 2021 at 14:25
Até podia ser 20. Comprava-se e vendia-se no dia a seguir como o Porto fez com o Casemiro.
2 Junho, 2021 at 14:22
Com uma clausula dessas de 13 a 15M não hesitava.
Tem um potencial do caralho.
Mas só com clausula
2 Junho, 2021 at 13:09
Bom dia Tasca,
MATEM O MENSAGEIRO !
O que o Nuno Sousa diz a propósito dos fluxos de caixa é ABSOLUTAMENTE VERDADE !
Em três anos apenas passamos de uma situação financeira de desafogo e estabilidade, para uma situação de asfixia Financeira para pagar salários !
Estes trastes incompetentes e arrivistas, dos actuais dirigentes do clube, até podem mandar matar os M60, Jaime grilos, os Braveheart, os LionUp, os Diastriste todos, mas há algo que eles não conseguem alterar, que é mandar parar o curso do tempo, que com ele traz a verdade dos factos !
Temos Pena … agora não vamos esperar 19 anos pelo próximo Titulo …. vamos esperar por 91 anos, para voltar-mos a ser novamente CAMPEÕES !
O jogador Nuno Mendes mesmo a ser vendido pela clausula de 70 Milhões não vem resolver o problema financeiro do clube que estes ditos senhores criaram !
Afinal o triste do Diastristes tem mesmo razão para andar triste !
Saudações !
2 Junho, 2021 at 13:19
Amigos,
Como irão estes arrivistas resolver o vencimento dos Empréstimos Obrigacionistas, das VMOCS de entre as quais as emissões de dividas do SCP aos Bancos de138 Milhões, e as dividas a fornecedores na ordem dos 80 Milhões dos quais quase 30 Milhões são a empresários de futebol de entre os quais GESTIFUTE ! Sendo esta a maior divida a curto e medio prazo !
Se alguém me conseguir explicar estas contas?
Eu ficaria agradecido !
Palermices do Diastristes ! Pois claro !!!!!!
2 Junho, 2021 at 14:29
Trincão (rima com carvão)por empréstimo?
Para o Farselona seria excelente um empréstimo de um ano, para o Sporting desportivamente era bom negócio a curto prazo, no resto é tudo o que não se deve fazer.
2 Junho, 2021 at 14:51
Hoje é dia de basquete.
Durante a madrugada a equipa farsolas dos states foi atropelada, daqui a umas horas vão ser os Porto Pistons
2 Junho, 2021 at 15:46
Só espero algo semelhante ao primeiro jogo.. Para limparmos esses merdas!!
2 Junho, 2021 at 17:08
Parece que o Misic foi de vez pela opção de 2 milhões …
2 Junho, 2021 at 18:16
https://www.youtube.com/watch?v=ie7-cbo-jXI
Um debate muito interessante, dentro do contexto que foi e das condições existentes, e até esclarecedor até certo ponto.
A primeira coisa a salientar é que o CV esclarece o que se passa com a divida que se vai acumulando do Clube à SAD. Ao contrário dos “eróis” do sofá, que defendem que isto é feito de má fé para passar o Pavilhão para a SAD, é uma coisa normal e tem a ver com um acerto de contas tripartido entre o Clube, a SAD e outra empresa detida pelo Sporting que tem os direitos da Sporting TV.
Claro que toda esta retórica dos “eróis” é sempre sustentada no pressuposto que o Varandas é um bandido, um ladrão e só foi para presidente para acabar com o Clube e passar a SAD para os amigos que lhe vão pagar por fora uns valentes M€. Esta retórica existe desde o dia em que o Varandas anunciou que seria candidato quando houvesse eleições… Uma semana antes era um médico fantástico, grande sportinguista, muito bom ter o gajo a trabalhar o clube até porque nunca mais se contrataram coxos – no verdadeiro sentido da palavra! – etc! Uma semana depois passou a ser um crápula!
A segunda coisa a salientar é que parece óbvio que o Clube se vai enterrando em dividas, apesar da exorbitância de dinheiro recebido nos últimos 3 anos à conta da venda, ou dos acordos, dos jogadores. Aqui salta à vista muito dinheiro muito mal gasto em passes de outros jogadores, muito dinheiro a ir para comissões, e, finalmente, muito dinheiro pago em ordenados, em alguns casos absolutamente pornográficos para o valor dos jogadores.
Desta segunda parte, eu gostava poder dividir estes 3 anos em duas partes. Uma, relativa aos 2 primeiros anos, com um pequeno período (catastrófico) do marreta Cintra e o resto do Varandas, e outra esta 3ª época do Varandas.
A ideia que eu tenho é que as épocas 18/19 e 19/20 foram cheias de erros e dinheiro absolutamente mal gasto, e que a época 20/21 foi aquilo que eu considero que devia ser uma época relativamente normal – boas contratações e negócios dentro do aceitável – com excepção do negócio Paulinho. Ou seja, grande parte dos problemas que o Clube tem neste momento, que vão de um caixote enorme de jogadores maus, que foram caros e ganham muito, a um monte de problemas financeiros que já vinham de trás mas foram muito aumentados entretanto, devem-se em grande parte ao que foi (mal) feito em 18/19 e em 19/20, e muito pouco ao que se fez em 20/21.
E era isso que eu gostava que alguém entendido na matéria, mas absolutamente isento, pudesse confirmar ou desmentir.
Nem tudo o que se fez em 18/19 e 19/20 foi mal feito, tal como nem tudo o que se fez em 20/21 foi bem feito. O que eu acho é que o grosso do que foi feito nos 2 primeiros anos foi mal feito e isso teve um custo astronómico que dificilmente terá retorno, assim como algumas coisas feitas em 20/21 são questionáveis mas no geral, entre o deve e o haver, o saldo é positivo, até porque houve um sucesso desportivo evidente no FM.
Além disso, a minha preocupação é o futuro, quer imediato, quer a mais longo prazo.
A minha percepção da situação é que muito do que foi esta época se deve ao Amorim – e eu disse logo isso em Setembro de 2020, a dias de se começar o Campeonato! – e não a uma orientação objectiva do Varandas – que é quem tem o pelouro do Futebol na SAD.
Eu tenho defendido que o Varandas tem uma ideia de base. Aliás, foi por pensar isso que optei por votar nele. Hoje ainda penso isso, que ele tem uma ideia geral para o futebol do Clube, transversal desde a formação à equipa principal. Agora, nunca soube escolher as pessoas para implementarem isso, talvez porque a ideia não seja suficientemente objectiva e trabalhada. Só quando teve a sorte de apostar no Amorim conseguiu colocar isso em pratica, na minha opinião muito à conta da experiência e das ideias que o treinador também tinha e, de algum modo, se encaixavam nas dele.
E daqui vem à superfície a pergunta para 1M€: e quando o Amorim for embora?
E é esta a (grande) preocupação do momento (para mim). Porque eu vejo boa vontade no Varandas em fazer bem – desculpem se isto ofende uns quantos! – mas não vejo grande competência nesta Direcção. Não resistem à bazófia, quando corre bem, e não hesitam em manipular e mentir quando corre mal. E isto é muito mau sinal.
Seja quem for que esteja à frente do Clube/SAD tem uma tarefa muito difícil porque é preciso ir pagando as enormes dividas que existem e, ao mesmo tempo, manter as diversas equipas competitivas nuns quadros competitivos de enorme exigência.
Não é fácil!
E mais difícil fica, como eu digo aqui desde 2016, quando se gasta mal o dinheiro! E, pelas minhas contas de cabeça, desde que Bruno de Carvalho se tornou presidente até agora – 8 épocas desportivas! – já se torraram perto de 100M€ sem qualquer retorno desportivo ou económico para o Clube – e nem vou mais atrás! Agora, imaginem o que seria o Sporting se em vez de ter torrado esse dinheiro, que nenhum beneficio lhe trouxe, o tivessem simplesmente usado para amortizar divida e recomprar as VMOCs!
Não estaríamos MUITO melhor?
2 Junho, 2021 at 23:29
Tudo muito bonito, mas o que é “torrar 100M?” Ser Bruno Fernandes não fosse o que é, ter-se-iam torrado mais 10?
Este exemplo flagrante para explicar que não se pode analisar assim.
Deve-se analisar o rumo. Com BdC era mais que óbvio que se estava a trabalhar bem entre o “deve e o haver”. Igual para esta época que, se fosse a primeira de varandas, seria um ótimo sinal.
A questão foram os tiros dados em 2 anos pelo bom médico mas mau líder (sem carisma). Isso de se candidatar a eleições quando houver não é bem assim, a forma como o fez. O varandas foi mais um dos que rescindiu, o primeiro! se os queremos ver longe, não devemos querer este perto. Mas isso não interessa nada para aqui…
Penso que a nova época vai mostrar-nos “o rumo”. O Presidente sempre teve grandes treinadores e soube lidar com isso e orientar as coisas. Perdeu o controle com jjudas… Este parece estar totalmente entregue a Amorim. Se este falha (é humano, não é), o projeto vai todo pelo cano abaixo. Essa é a ideia que passa e não vejo indícios em contrário…
2 Junho, 2021 at 18:21
Lukas Nmecha, jovem avançado alemão de 22 anos, que está ligado ao Manchester City, encontra-se referenciado pelo Sporting como possível reforço para a próxima época, sabe A BOLA.
O jogador esteve na última época emprestado pelos citizens ao Anderlecht, onde fez 21 golos em 41 jogos oficiais pelo emblema belga. Nascido em Hamburgo (Alemanha), Nmecha integrou em 2007 a academia de formação do clube inglês. Foi internacional por Inglaterra nas camadas jovens, até que nos sub-21 passou a jogar pela Alemanha, encontrando-se atualmente a disputar o Campeonato da Europa da categoria.
Estreou-se pela equipa principal do Manchester City em 2017, sendo depois sucessivamente emprestado (Preston North End, Wolfsburgo e Middlesbrough). Na última época destacou-se na Bélgica ao serviço do Anderlecht.
Nmecha tem ainda mais um ano de contrato com o Manchester City, estando referenciado em Alvalade como potencial reforço, no âmbito das boas relações entre os dois clubes e que já valeram ao Sporting o concurso de Pedro Porro na última época.
2 Junho, 2021 at 18:30
A actualização de ontem dos valores dos jogadores no Transfermarkt coloca o Ronaldo a valer 45M€ e o Nuno Mendes a valer 40M€ – a maior subida entre os jogadores da selecção pois valia 25M€ antes!
Pote vale mais 7M€ e Palhinha mais 3M€ – a noticia não diz o valor actual.
Se o Nuno Mendes já vale 40M€, só pode ser vendido por 60M€ mais 10M€ em objectivos realistas. 🙂 (maior venda de sempre do Clube)
2 Junho, 2021 at 18:54
😀
O Ronaldo faz 36 golos e 4 assistências em 44 jogos (numa das piores épocas dele, marca mais que a esmagadora maioria) e a valorização são apenas 45M?
Ahahahahahahahahah!
2 Junho, 2021 at 22:52
Desvalorizou 5M€…
A idade conta, obviamente!
2 Junho, 2021 at 18:49
Estão a acabar com FF !!!
Uma razia a despedir jogadoras…que tristeza !
2 Junho, 2021 at 18:50
A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que terminou a ligação profissional que mantinha com as jogadoras Amanda Pérez, Ana Capeta, Carlyn Baldwin, Carolina Mendes, Inês Pereira, Mónica Mendes, Nevena Damjanović, Patrícia Morais e Raquel Fernandes, da equipa principal feminina de futebol.
2 Junho, 2021 at 18:51
Nada disso.
Chegarão em breve a Endler, a Bronze, a Renard, a Rapinoe, a Morgan, a Harder, a Mertens, a Hegerberg…
2 Junho, 2021 at 18:54
A Mertens era muito bem! 🙂
Ofereciam-me para tratar do equipamento dela…
2 Junho, 2021 at 18:57
E a Hendler, na baliza.
2 Junho, 2021 at 18:57
*Endler
2 Junho, 2021 at 19:01
Excelente GR.
Deixava para seres tu a tratar-lhe do equipamento… 😀 😀 😀
A Mertens já me dava trabalho suficiente a dobrar os calções e as meias…
2 Junho, 2021 at 19:12
😀
2 Junho, 2021 at 18:53
Acabam contrato e vão para outro lado…
Ninguém foi despedido. Acho que nem a Cova.
Algumas nem nunca deviam ter entrado, pelo que a saída é mais que óbvia…
2 Junho, 2021 at 22:48
Inês e Nevena custa-me um bocado.
Vamos ver o que vai ser feito.
Se investimos, mexemos bem… ou se vem a Mariana e vai ser com as pitas. Ano -1.
2 Junho, 2021 at 19:40
No intervalo do basket, que estamos a liderar estoicamente (os gajos metem os triplos todos), sai a notícia de que a Inês, a Nevena e a Capeta deixam o Sporting. Todas as restantes são mais do que dispensáveis.
Irei esperar pelo reajustar o plantel para fazer as minhas considerações.
Pode ficar melhor (não é difícil), ou pode ficar pior (o que é muito complicado). Espero que haja gente capaz a olhar pelo futebol feminino, porque bastaria seguir as dicas de alguns tasqueiros aqui.
Das que saem, a que me me choca mais é mesmo a Inês Pereira. Veremos quem sai mais, se é que sai mais alguém, e, sobretudo, quem entra.
Não façam merda na reformulação da equipa!
2 Junho, 2021 at 19:45
Sair a capitã é sempre mau…princiPalmente quando tem qualidade, garra e motiva as colegas.
Vamos esperar para ver, como sempre.
SL
2 Junho, 2021 at 20:31
“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que terminou a ligação profissional que mantinha com as jogadoras Amanda Pérez, Ana Capeta, Carlyn Baldwin, Carolina Mendes, Inês Pereira, Mónica Mendes, Nevena Damjanovic, Patrícia Morais e Raquel Fernandes, da equipa principal feminina de futebol.
A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD agradece a Amanda Pérez, Ana Capeta, Carlyn Baldwin, Carolina Mendes, Inês Pereira, Mónica Mendes, Nevena Damjanovic, Patrícia Morais e Raquel Fernandes pelo contributo prestado e deseja às jogadoras as maiores felicidades pessoais e profissionais.”