Mariana Cabral é a nova treinadora da equipa sénior feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal. O novo corpo técnico das Leoas foi apresentado esta quarta-feira no Estádio José Alvalade e vai liderar os destinos do emblema verde e branco a partir de 2021/2022.

No Sporting CP desde 2016, quando começou o projecto feminino de futebol, Mariana Cabral, de 33 anos, começou por treinar equipas da formação antes de passar a treinadora da equipa B, onde estava até ao final da última temporada em acumulação com o cargo de coordenadora técnica da formação. Pelas suas mãos passaram várias jogadoras que hoje brilham na equipa sénior, como Marta Ferreira, Joana Martins e Andreia Jacinto, entre outras.

Ao lado de Mariana Cabral, foram apresentados os treinadores-adjuntos Beatriz Teixeira e João Almeida Rosa, o treinador de guarda-redes Gonçalo Xavier, o preparador físico Nuno Ribeiro e o analista João Mateus. Os seis elementos assinaram os respectivos contratos ao lado de Tomaz Morais, director do futebol de formação do Sporting CP.

Nas primeiras palavras enquanto treinadora da equipa sénior feminina de futebol do Sporting CP, Mariana Cabral começou por agradecer “à direcção e à estrutura da Academia e do futebol feminino por toda a confiança depositada” nesta equipa técnica e garantiu que esta está ciente da exigência e da responsabilidade que tem aos ombros.

“Sabemos que há dúvidas, mas toda a vontade que temos é muito superior a quaisquer dúvidas que possam existir. Esse é o primeiro passo. Depois, sabemos que no futebol a lei é a lei das vitórias. Neste Clube, que em todas as modalidades prima por vitórias nacionais e europeias, mais ainda. Temos uma fasquia muito alta e o futebol feminino não quer fugir a esse patamar. O futebol feminino está aqui para dar títulos ao Sporting CP, para lutar constantemente por títulos. Vamos, desde o primeiro dia, tentar ganhar com um futebol que envolva os Sócios e adeptos e que traga mais gente aos estádios. Que consiga levar mais pessoas a ligarem a televisão para verem futebol feminino. É isso que nos interessa: valorizar o Clube e valorizar o futebol feminino”, disse aos meios de comunicação do Sporting CP.

Sobre o plantel que vai ter à disposição, Mariana Cabral prometeu uma equipa “muito competitiva e ambiciosa” com “jogadoras que querem muito estar no Sporting CP”.

“Jogadoras mais novas, jogadoras mais experientes, jogadoras portuguesas e jogadoras que vêm de fora. Jogadoras muito ambiciosas e competitivas; é isso que queremos. Jogadoras que queiram estar no Sporting CP e que mostrem que merecem representar o Sporting CP. Isso é o principal e o mais importante. Precisamos de envolver toda a gente nesta ideia de que o ADN Sporting é o mais importante. O Clube está em primeiro lugar. Desde o roupeiro até ao departamento médico, equipa técnica, jogadoras… Toda a gente tem de ter esta ideia: primeiro o Sporting CP e depois tudo o resto. Todos a lutar pelo mesmo. (…) O que nos interessa é que esta mescla entre juventude e experiência possa criar uma equipa mais competitiva para lutar por títulos. Este Clube, em qualquer modalidade, existe para isso”, explicou.