#BicampeãoDoMundo

Pela segunda vez consecutiva, Jorge Fonseca é Campeão Mundial de judo na categoria de -100kg. Depois do ouro em Tóquio, Japão, em 2019, o atleta do Sporting Clube de Portugal triunfou esta sexta-feira em Budapeste, Hungria, e garantiu o Bicampeonato Mundial.

Em ano de Jogos Olímpicos, Jorge Fonseca, de 28 anos, bateu Aleksandar Kukolj (Sérvia) na final e revalidou o título que já tinha, estabelecendo-se cada vez mais como um dos melhores judocas do planeta e da história da modalidade em Portugal. O dia acabou mesmo por ser perfeito para Jorge Fonseca, que venceu todos os combates por ippon, a vantagem máxima no judo.

Na parte da manhã, Jorge Fonseca começou por superar Muzaffarbek Turoboyev (Uzbequistão), Kyle Reyes (Canadá) e Ilia Sulamanidze (Geórgia), todos por ippon, antes de encontrar o holandês Michael Korrel (terceiro do ranking mundial) nas meias-finais.

Apesar da maior dificuldade na teoria, Jorge Fonseca – treinado por Pedro Soares – voltou a brilhar e venceu por ippon depois de também já ter pontuado um waza-ari. O Leão chegou à final com grande qualidade e rapidez, uma vez que nenhum dos combates durou até os quatro minutos regulamentares.

Na final, tinha pela frente Aleksandar Kukolj, judoca sérvio e 54.º do ranking internacional que tinha deixado pelo caminho grandes atletas como Varlam Liparteliani (Geórgia) ou Shady El Nahas (Canadá). Na derradeira luta, Jorge Fonseca começou por pontuar um waza-ari num combate muito táctico. Finalmente, a pouco mais de 50 segundos do fim, o português conseguiu um ippon que significou a conquista do Bicampeonato Mundial. No final, tal como em Tóquio, Jorge Fonseca dançou e voltou a ser feliz.

Na cerimónia da entrega das medalhas, Jorge Fonseca não escondeu a emoção e chorou quando tocou ‘A Portuguesa’, o hino nacional. (clica para veres)