Caros leitores da Tasca,
a época 2020/2021 terminou e é agora tempo de preparar a próxima da melhor forma possível.
Em artigos anteriores, dei a entender que a equipa B vai necessitar de uma profunda alteração. Com a saída de 7 elementos cujo vínculo contratual chega ao fim no próximo dia 30 de junho (Nasirov, De Wit, Baldé, Bernardo Sousa, Mitrovski, Ricciuli e Tomás Silva), aos quais se juntam outros elementos que também não constam nos planos de Celikkaya (Babacar Fati, Hugo Cunha, João Oliveira, Diogo Brás, Edu Pinheiro, Diogo Sousa, Luiz Phellyppe e Anthony Walker), ficam a restar 13 elementos que transitam de uma época para a outra.
Sabendo que a espinha dorsal da equipa dos sub-23 irá subir de patamar (Hevertton Santos, Chico Lamba, Flávio Nazinho, Gonçalo Costa, João Daniel Santos, Tiago Ferreira, Lucas Dias e Paulo Agostinho), ficamos com este plantel para atacar a liga 3:
# André Paulo, Gonçalo Pinto
#Hevertton Santos, Loide Augusto, Chico Lamba, João Goulart, Edu Quaresma (se necessário), Flávio Nazinho, Gonçalo Costa
# Rodrigo Fernandes, Bruno Paz, João Daniel Santos, Edson Silva
# Tiago Ferreira, Lucas Dias, Geny Catamo, Joelson Fernandes, Bruno Tavares (se for re-integrado)
# Paulo Agostinho
Ainda assim, o plantel está incompleto, faltando um ou dois defesas centrais, um médio ofensivo e um ou dois ponta de lança com caraterísticas distintas.
Após pesquisa, encontrei alguns jogadores que poderiam colmatar as lacunas do plantel atual, tornando-o mais competitivo:
Herculano Nabian – jovem ponta de lança vinculado ao Vitória de Guimarães. Com 17 anos e uma estatura de 1.82m, é um avançado muito possante e com remate fácil. Marcou 7 golos pela equipa B, tendo sido determinante no final da temporada, para que esta assegurasse a presença na Liga 3. Ficou-me na retina aquando do jogo dos sub-23 vitorianos contra a formação leonina, onde fez estragos e foi um osso duro de roer para a dupla de centrais leoninos: Rafael Fernandes e Rodrigo Rego. Tem uma cláusula de 60 milhões de euros, o que sugere que o Vitória SC possa querer mantê-lo e utilizá-lo na equipa principal nos próximos anos.
Vando Félix – este jovem avançado-centro tem características bem distintas de Herculano. 18 anos, velocista e com drible fácil, é um jogador que gosta de jogar no desiquilibrio e na profundidade. Apesar da sua idade, foi peça relevante no brilhante projeto de José Augusto Faria, que comandou a equipa de sub-23 na luta pelo título até ao fim, perdendo no último jogo com o Estoril. Além disso também jogou na liga Sabseg. As qualidades deste jovem são notórias, o que justifica o interesse de SC Braga e Sporting, ambos na luta pelo jogador. Ao abrigo do protocolo criado por Paulo Lopo (na altura administrador da SAD do Leixões FC), partimos em vantagem para a contratação deste jovem talento.
Gilson Benchimol Tavares – avançado-centro com caracteristicas semelhantes a Vando Félix. Rápido, com um bom toque de bola, é também um avançado que está nas pretensões leoninas para este defeso. Ajudou o Estoril Sub-23 a ser campeão e vencedor da taça revelação, tornando-se o melhor marcador da taça, com 4 golos apontados. O Sporting já tentou uma abordagem ao jogador em janeiro, esperando que os contactos se mantenham de forma a poder vestir a camisola verde e branca para a próxima época.
Rodrigo Ferreira – médio ofensivo centro de 19 anos do Leixões Futebol Clube. Foi uma das agradáveis surpresas desta equipa de sub-23, o que o levou a ser chamado à equipa principal, participando em 19 jogos, tendo inclusive marcado um golo. Jogador bastante trabalhador e tecnicista, tem uma boa visão de jogo. Pode eventualmente vir a dar luta a Tiago Ferreira e Lucas Dias na disputa por um lugar no meio-campo ofensivo, mais propriamente no vértice, fazendo o elo de ligação entre esse mesmo setor e os três elementos da frente. Tal como Vando Félix, seria um elemento relevante para atacar a subida à Liga 2. Fruto das boas relações entre os clubes, é possível chegar a um entendimento.
Cher N’Dour – médio centro do Benfica de apenas 16 anos. Jovem central, com facilidade em dominar todas as ações do meio-campo, e exímio na saída de pressão, na qual demonstra muita calma. Tendo também chegada à área, revela-se um médio defensivo moderno que não tem medo de arriscar, com facilidade em quebrar linhas de pressão e entregar a bola redondinha aos colegas da frente. Um jogador que causou boa impressão nos dois jogos que fez contra a nossa equipa, na fase de apuramento para da taça revelação.
Estes são os jogadores que julgo terem capacidade de contribuir para o aumento da competitividade da equipa, e que, tal como Matheus Nunes ou Pedro Marques, poderão ser uma mais-valia no futuro (seja em chamadas à equipa A ou a proporcionarem encaixes financeiros vantajosos).
*quando o deixam entrar na Academia, o JFCC coloca na ementa um prato com dedicatória para os #FormaçãoLover
12 Junho, 2021 at 17:11
Bom post do JFCC. Ajuda-nos a perceber como estamos no enquadramento dos jovens que ainda não chega à A, ou o que fazer com a equipa B e a de sub23.
Não vejo como muito viável a aquisição do Herculano Nabian, uma vez que o Guimarães colocou uma cláusula de 60M€ no seu contracto profissional.
Até porque temos a “solução caseira” do Youssef Chermiti, da mesma geração (também 17 anos; menos 4 meses que o Herculano), também possante e com boa estatura (1.87m) e com faro de golo, nos juniores esta época leva 8 golos em 4 jogos (um deles incompleto).
Não comparo a qualidade dos jogadores, mas a viabilidade da escolha.
Parabéns pela rubrica. Mais um Serviço Público Leonino na Tasca.
Um abraço e saudações leoninas
12 Junho, 2021 at 19:35
Herculano Nabian fez um fim de época muito bom. Está mais preparado e mais maduro para voos mais altos
13 Junho, 2021 at 4:55
Não digo que não.Duvido é da viabilidade do negócio.
SL
12 Junho, 2021 at 19:23
Bom texto.
Só acho que apontares jogadores do Benfic@ como interessantes não vale a pena porque nunca vão sair de lá para cá, até por causa do protocolo que não se entende.
12 Junho, 2021 at 22:38
Acredito sinceramente que cher n dour ou ronaldo camará, poderão dar jogador se tiverem oportunidades. Com ruben amorim para o ano, poderiam ser apostas
12 Junho, 2021 at 19:30
Aproveitando o Post, alguém consegue explicar porque razão o Nuno Moreira não faz a pré ou não sai emprestado 1 ano?
12 Junho, 2021 at 19:36
Eu penso que o teto de nuno moreira será um rafael barbosa, ou talvez um gauld. Não sei se tem estaleca para mais.
Mas espero que ele me faça engolir as palavras
13 Junho, 2021 at 9:15
Olha que vai… salvo alguma lesão grave, tem tudo.
Intensidade, técnica e bolas paradas.
Vamos ver quanto tempo demora até o Salvador lhe deitar a mão.
A pré devia fazer.
12 Junho, 2021 at 20:37
Só espero que este episódio do Christian Erickson não venha a inquinar a transferência do João Mário para o Sporting. Possivelmente o Inter vais perder este médio!
12 Junho, 2021 at 21:23
Que bom texto, retirei mais unas ideias para o report, amanhã mando a atualização.
Não colocando em causa a qualidade dos atletas que referes para melhorar a equipa B, esses atletas preferem algo melhor que a 3a divisão.
Sinceramente acho que para atacar esta 3a divisão há ai uns jogadores com os quais parece que já não contamos, mas que talvez fossem melhor manter do que ir gastar dinheirinho em novos atletas que possivelmente nunca chegarão à equipa A.
13 Junho, 2021 at 8:19
Parece-me evidente esse 3.o parágrafo…
13 Junho, 2021 at 8:20
E o 2.o tb
13 Junho, 2021 at 8:44
Eu sou falei do jogadores com algum potencial em serem mais valias.
Todos jovens, na casa dos 17 a 19 anos que tiveram impacto grande nas equipas de sub 23.
Porque é que o Matheus Nunes e Pedro Marques vieram então para o Sporting, se já tinham na altura probabilidades de serem titulares no belenenses / estoril?
Melhor situação contratual e mais visibilidade
12 Junho, 2021 at 21:25
Para mim CR7, tem que vir para o Sporting, se não acontecer, este defeso é uma merda.