Somos campeões e por isso que temos novo dia de futsal aqui na Tasca do Cherba! Porque somos campeões, porque fizemos algo que ainda não tinha sido possível e porque fizemos um jogo que não deixou margem para dúvida em relação à diferença entre as duas equipas. Por isso ainda com a voz tremula, os olhos com lagrimas e em clima da festa estou aqui para o nosso dia de futsal como campeões nacionais!

A entrada de jogo voltou a ser um ponto chave. Não entrámos tão mal, mas permitimos que o Benfica chegasse à vantagem. A nossa resposta não tardou, fomos logo para cima assumindo o jogo e controlando o ritmo da partida. Com esta resposta, os golos não tardaram e foram seguidos, conseguimos dar uma resposta à Sporting, com dois golos de rajada, superioridade e domínio da partida. O benfica reagiu, tentaram criar algum perigo, mas iam sentindo muitas dificuldades, iam evidenciando os problemas que sabemos todos que eles têm, desde a construção até à reação e num jogo onde o Sporting pouco errou eles acabaram mesmo por sentir muitos problemas.

Recuando ao golo deles, acaba por tocar num dos pontos que tinha falado antes do jogo, os duelos, no caso o do Erick com o Jacaré, foi um erro do Erick que permitiu ao Jacaré ganhar no duelo e fazer o primeiro golo do jogo, um erro que raramente acontece no Erick e que felizmente não teve maiores consequências. Regressando, o primeiro golo que nos garante o empate, foi do Pauleta, o aniversariante brilhou no seu dia e o nosso segundo golo foi do Tomás Paçó. Joel Rocha viu-se a perder, em dificuldades e parou o jogo. Não teve impacto nenhum este desconto de tempo, tal como a maioria que o Joel pede, até porque pouco depois chegámos ao 3-1, marcado pelo Pany. Tanto o golo do Pauleta como o do Pany surgem de erros, o primeiro do Fábio Cecílio e o segundo do Chishkala, mais uma vez os duelos individuais a fazerem a diferença. Até ao intervalo, o perdão da sexta falta ao Benfica e o facto de termos chegado à quinta falta, mas nada além disso, apenas nós por cima e no controlo da partida.

No segundo tempo, o Benfica tentou subir mais as linhas, tentou procurar o golo, mas sem grande sucesso, iam esbarrando na nossa organização defensiva e na nossa superioridade. Para nos ajudar, um erro do Roncaglio que o Taynan aproveitou recuperando a bola e assistindo o mago Merlim. Com o desespero encarnado vieram mais erros e más decisões, com isso chegou mais um golo nosso, mais uma assistência de Zicky, desta vez para o Erick marcar.

Como resposta Joel Rocha em desespero lança o 5×4 ainda mais cedo que o normal, como sempre Tiago Brito nessa função e a verdade é que chegaram ao golo, mais uma vez com alguma sorte, mas conseguiram chegar ao golo. O guarda-redes avançado continuou, mas nunca mais conseguiram marcar, nas poucas oportunidades estava lá Guitta e das poucas vezes que “entraram” na nossa defesa, estava lá João Matos, por tudo isto foram minutos onde se voltou a ver como a nossa equipa é a melhor do mundo a defender o 5×4 e o melhor que se viu foi o belo golo do Guitta. Vitória nossa assente na superioridade, na qualidade e em mais uma demonstração do verdadeiro Sporting.

Somos campeões, mas destacar alguns pontos que não deviam deixar dúvidas a quem quer que fosse. Nuno Dias é o melhor treinador do mundo e é ofensivo. Quem algum dia ousou dizer que o Joel está perto do Nuno… Merlim é o melhor jogador do mundo, mesmo que o prémio acabe no Pito, como eu acho que vai acontecer. Somos a melhor equipa do mundo, com o melhor treinador, guarda-redes, jogador, treinador de guarda-redes… somos a equipa com os melhores jovens do mundo, somos a equipa que fez história com esta conquista, conseguimos juntar o campeonato nacional ao campeonato europeu!

Somos campeões e os verdadeiros papa taças, este ano foi tudo nosso e não deixa de ser necessário uma palavra para quem tanto duvidou da equipa no inicio do ano: somos os melhores, vencemos tudo e nunca mais duvidem de Nuno Dias, porque muito se disse, muito além de qualquer preocupação normal de adepto, muitos por desconhecerem os jovens jogadores, muitos por outras razões, mas muito se disse sobre esta equipa no inicio da época e a verdade é que com qualidade e trabalho calaram todos, não deixaram dúvidas e fizeram história ao conquistar tudo!

É nosso, ainda estou em cima do jogo, ainda estou em festejos, mas é NOSSO, SOMOS CAMPEÕES!! Dia de Futsal encerrado, mas mais um dia especial, mais uma conquista e mais um dia em que escrevo ainda com lagrimas e com o coração verde e branco a bater muito forte!

guitta-cavinatto

*às quartas, ou em qualquer outro dia que se justifique, o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal