«Bom dia, Diogo Jota. Quais são os pontos mais fortes desta seleção magiar?». Seria uma pergunta normal numa conferência de imprensa, não fosse ela feita num português perfeito por um jornalista húngaro.
Balazs Gyenge, do canal de TV Digi Sport, é filho de um antigo diplomata que cumpriu quatro anos de serviço em Maputo e sete em Lisboa. Ao abordá-lo, temos o melhor feedback possível: «Eu leio o Maisfutebol diariamente.»
Falámos sobre o tema do momento no Euro 2020: aquele drama de Eriksen. E aí Balazs recordou a tragédia com Miki Fehér: «Toda a gente aqui está a falar nisso. Sabes que eu nessa altura estava cá, estudava e trabalhava num jornal desportivo, e viajei diretamente para Portugal? De manhã ainda fiz exames e à tarde fui diretamente para Lisboa. Fiquei chocado…»
A conversa flui, até Balazs confessar: «Pode ser que peca alguns simpatizantes em Portugal, mas ‘Eu sou Sporting’.»
Como? De onde vem essa paixão? «Sabes qual foi o primeiro jogo a que fui no antigo estádio de Alvalade? Foi o 7-1 ao Benfica, em 1986. Tinha eu 8 anos. A partir daí, não há volta a dar», explica num português cristalino, intercalado com toda a naturalidade com «tu» e «pá».
Até que nos despedirmos. Ele, bem-disposto, eu meio espantado por ao fim de alguns dias na Hungria ainda não saber dizer mais do que rua – «Utca». Há palavras piores.
14 Junho, 2021 at 11:21
O Sporting é muito grande, exactamente por ser um excelente Clube – o melhor de Portugal!
Não somos o maior, que deixamos isso para o Benfic@ e para o povinho inculto, mas somos os melhores, como se tem visto, mais uma vez, este ano, apesar de sermos constantemente prejudicados em relação aos outros 2 grandes clubes nacionais, e não só!
14 Junho, 2021 at 11:29
Aqui em Frankfurt am Main, quando saio com a listada verde branca, sou abordado por quem passa, a maioria deles nem tuga é. Muito grandes! Um potencial enorme.
15 Junho, 2021 at 7:49
So ha uma coisa que me deixa mais transtornado do que ouvir “Sporting Lisbon”… E essa coisa e “Sporting Lissabon”! 😀
Nunca perco uma oportunidade de explicar que somos o Sporting Clube de Portugal !
14 Junho, 2021 at 14:38
🙂
14 Junho, 2021 at 15:06
Aqui na Holanda, todos os que ligam minimamente a futebol (e são muitos) conhecem bem o Sporting. Mas verdade seja dita que tb conhecem os nossos 2 rivais. A Liga Portuguesa gera mais interesse fora de Portugal do que muita gente pensa …
14 Junho, 2021 at 20:45
o 7-1 foi o meu segundo jogo, quando cheguei a casa e disse à minha mãe ela não acreditou mas logo de seguida a RTP passou o jogo todo em diferido… Manuel Fernandes on fire, a bancada norte a arder, a cara do benfiquista que me pagou o bilhete… lindo! mas o meu primeiro jogo foi o Sporting 2 – 1 Barcelona o ambiente do estádio à noite, completamente cheio, as luzes fortes a fazer vibrar o verde da relva, foi qualquer coisa de impressionante e que não esquecerei!
14 Junho, 2021 at 21:09
Há aí um errito de transcrição em “perca” pois deve ser “Pode ser que perca alguns simpatizantes em Portugal, mas ‘Eu sou Sporting’”