Mais uma semana, mais um comunicado, mais um adiamento, as mesmas desculpas e os “esquecimentos” de sempre, pois a memória das pessoas é curta e desse lapsus se aproveitam estes Órgãos Sociais (OS).
Recuando uns dias, até porque o singelo comunicado por ter passado despercebido, a Mesa da Assembleia Geral (MAG) informou os Sócios e os adeptos de ter decidido “chutar” a votação do Orçamento lá para setembro, quando já estiverem cumpridos 3 meses da época. À primeira, é válido que façamos um esforço para tentar compreender, agora este ano e depois de ter visto outros clubes utilizarem as bancadas do seu estádio para darem voz aos seus Sócios sem colocar em causa as regras de segurança, já nem com esforço titânico lá vamos.
Por outras palavras, não fazem a AG porque não querem, porque não lhes dá jeito e porque, uma vez mais, deixam claro que é um tremendo aborrecimento ter que ouvir os sócios, principalmente se esse momento estatutário implicar debate.
No Sporting CP, com estes OS, vive-se em estado de exceção permanente, com a aplicação de meros formalismos e com interpretações à lá carte, consoante o que lhes dá jeito, em cada momento.
Se os Sócios chumbam um Orçamento e as Contas, então faz-se um comunicado a dizer que “Voltaremos, oportunamente, a submeter os documentos à Assembleia Geral de Sócios”, mas como nunca é oportuno, nunca mais fizeram essa submissão. Aqui, pelo menos, ninguém os pode acusar de terem mentido.
Se os Sócios chumbam um Orçamento e as Contas, então põe-se o Miguel Braga, diretor de Comunicação do Clube, a dizer, em direto na SportingTV, que “os cerca de 3.000 Sócios que votaram não são representativos, pois são 5% dos Sócios”. Aposto que para o Miguel, os 8.000 e qualquer coisa que votaram nestes Órgãos Socias (menos de 15%) já são relevantes.
Se alguém toma a iniciativa de recolher assinaturas para convocar uma AG, inventam-se problemas formais ou processuais, ou outra desculpa qualquer, mesmo que em desacordo com decisões já tomadas em Tribunais que definiram que é em AG que se decide aquilo que a MAG gosta de decidir por todos. Tudo isto embrulhado com recurso às interpretações sempre palavrosas e com muitos adjetivos de Rogério Alves, que decreta ad hoc quais os artigos dos estatutos que valem e os que não valem.
Se o Orçamento e as Contas aprovadas são um mero formalismo e se, independentemente do que é votado, vão sempre fazer o que quiserem (com louvor garantido do Conselho Fiscal & Disciplinar), então, pelo menos, tenham a hombridade de o admitir e digam que “os estatutos foram metidos na gaveta até voltarem a dar-nos jeito”.
E pensar que tudo isto é cumprir o “sonho” de quem sempre defendeu a transformação dos Sócios em clientes e da quota numa subscrição…
Texto escrito por Nuno Sousa no site Leonino.pt
*“outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na internet verde e branca
26 Junho, 2021 at 14:45
Tranquilo, tudo está bem.
O clube é hoje gerido pela gente de bem que nos avisou dos planos do gordo. Não fosse isso e hoje tinhamos de comer e calar enquanto o louco, que se julgava acima do clube, rasgava os estatutos e fazia o que entendia sem dar cavaco aos sócios.
26 Junho, 2021 at 15:08
Haja memória, e vivas para os que ficaram devidamente elucidados pelas homilias do Braz e da Laranjo.
Já será possível saber a carga que foi transportada nos famigerados sacos Lidl, passe a publicidade.
Estes órgãos sociais são um atentado ao associativismo e à democracia, mas terrorismo era com o Maluco.
26 Junho, 2021 at 16:07
Não sei se Nuno Sousa daria um bom presidente, deixo essa abordagem para os mais entendidos e conhecedores, mas uma coisa eu sei , é pelo menos dos poucos que não se tem calado nem vendido aos “superiores interesses”
26 Junho, 2021 at 16:13
Setembro é já ali!
Depois inventa-se novamente outra desculpa e siga mais um ano…
26 Junho, 2021 at 17:14
Bem, depois de saber que voltamos a bater recordes e que 200M€ não serão suficientes para os próximos 2 anos, ler o que vai pela blogosfera leonina só me faz pensar que apesar de desdentados e bêbados os burros em Lisboa estão do lado norte da 2. a circular.
Estou mentalizado para mais um mandato deste assalto à vista de todos, até porque as mudanças que se exigem estão a ser estéticas e não as vitais para a vida do clube com os papalvos, por interesse ou acefalia, a baterem palmas.
Quanto ao Nuno Sousa será candidato para ter uma percentagem residual.
Relativamente a benedito, NUNCA será presidente do Sporting e quase que garanto que nunca mais será convidado para dirigente.
Quem semeia ventos colhe tempestades.
26 Junho, 2021 at 17:46
Não somos campeões? Então onde está o problema?
26 Junho, 2021 at 18:07
Esta cambada de crápulas faz o que bem lhe apetece.
Sócios?
O que é isso?
Ah, são aqueles papalvos, que só servem para pagar quotas e gameboxes.
Quando dá jeito, o número de votantes é significativo, quando não dá , já não é.
É com muita pena e amargura que, com quase 70 anos de amor ao Sporting , vejo o Clube ser “ gerido “ por um bando de crápulas sem vergonha.
26 Junho, 2021 at 18:39
Gostei do texto.
26 Junho, 2021 at 19:10
Não consigo estar de acordo com uma palavra sequer…. acho mesmo que é uma intervenção oportunistica tentando capitalizar algum crédito até ao momento das eleições. Mas com este tipo de “fait-divers” não me parece que seja o caminho, até pq:
– O adiar de uma AG em um par de meses leva a todas estas conclusões? Não creio;
– O chumbo das contas no ano passado foram representativos do quê? Para mim, foi um voto de protesto á direção, nada mais. Está claro que a grande maioria dos 3.000 que votaram contra, não leram sequer 1 página do orçamento apresentado.
São contra porque o Sporting tinha feito uma época negativa e havia ainda muito ressabiamento com essa ligação irracional a um individuo que marcou o seu fim no clube da pior maneira possivel.
Por fim, a história de substituir os sócios por uma estrutura de accionistas já tem mais de 25 anos e continua-se a repetir neste tipo de intervenções sem qualquer tipo de sentido. Até porque não houve durante este periodo, demasiadas histórias positivas em Portugal de investidores em SAD´s. No mesmo Sporting, não acho que os bancos tenham feito a negociata do século quando entraram no clube com as VMOC´s, não me parece que o Sobrinho tenha lucrado alguma coisa com a sua entrada na SAD do clube.
O clube precisa de escrutinio, claro que sim, mas não consigo dissociar grande parte desta contestação toda com um certo saudosismo fantasioso de um passado recente que esteve ligado a essa perseguição feita a um presidente do Sporting entitulada de “Varandas out”.
26 Junho, 2021 at 19:16
Concordo com quase tudo menos com “o voto de protesto” – foi quem quis ir e votaram como entenderam e, no fim, contaram-se os votos, como sempre.
26 Junho, 2021 at 19:43
As merdas que um gajo tem que ler… Foda-se…
26 Junho, 2021 at 20:46
Estou contigo caro cherba.
E mesmo assim há abecukas a concordar “com quase tudo…”
26 Junho, 2021 at 21:11
Bobby, como está a internet em.Africa?
E da azia, estás melhor? Onde guardaste as orelhas de burro que o Cherba te deu?
Bobby bobby, essa azia dá cabo de ti…
26 Junho, 2021 at 22:41
Deixa de ser infantil e fala como um homem.
Já agora cherba, estava na hora de dizeres qualquer coisa sobre este user que passa a vida a insultar.
E se não for pedir muito, embora pouco me rale, já ando por aqui há muito, muito, tempo e falar do Robson tem o seu que de poético (ver a troca de argumentos trocados aquando a invasão de Alcochete)
Mas o cherba está aí, que fale.
PS: são desocupados como tu, que se julgam os donos da verdade, que levaram este espaço à míngua de argumentos. Mas hey, força aí, atira para fora essas frustrações, esporrinho 😉
27 Junho, 2021 at 3:25
Bobby, tu andas aqui ha muito tempo, até teres sido expulso, .as o Kmet anda aqui à meia duzia de meses… as coisas que o Kmet sabe.
Esses ares do Congo bobby baralham-te todo, pareces um coelho a sair da toca…
26 Junho, 2021 at 20:55
Cherba é o que vamos tendo por aqui, infelizmente.
Mais um cagão que só diz merda.
Continuo a não comer gelados com a testa.
A banha da cobra, das cadeiras e dos azulejos é bem mais importante que o assalto aos sócios que vai acontecendo á pala destes ursos que vão influenciando os otários a troco de favores e camisolas.
SL
26 Junho, 2021 at 21:04
Cherba, nessa matéria nós tasqueiros é que nos poderemos (eventualmente) queixar. O dono da Tasca não tem de aturar nada.
Atura porque quer (e, na minha opinião, MUITO BEM)
SL
26 Junho, 2021 at 23:06
Com um post de merda, sujeitas-te a opiniões de merda. Está em linha…..
27 Junho, 2021 at 9:16
Quando assumimos um tipo de narrativa, depois não podemos querer apenas falar ou discutir com aqueles que só pensam (quando pensam) como nós.
Além disso, acho que alguns daqui nem se dão ao trabalho de argumentar sequer….acabam por recorrer ao insulto ou ao palavrão, e siga.
Repito, já há uns 25 anos que oiço esta história de irmos perder a SAD e tal, que o clube estava prestes a ser assaltado por investidores externos, num movimento apoiado por supostos sportinguistas.
No entanto, ignoramos o facto de que o Sporting (como qq outro clube em Portugal) é um negócio que não interessa a quem quer investir e lucrar com isso e o único assalto que acabamos por assistir foi há 3 anos atrás, que marcou a página mais negra da história do clube
27 Junho, 2021 at 10:10
Não estás a apresentar argumento rigorosamente nenhum. Limitas-te a chutar a tua verdade sem nada que a sustente. É verdade porque sim…
E os outros é que não apresentam argumentos…
26 Junho, 2021 at 21:07
Se isto é uma ” intervenção oportunistica tentando capitalizar algum crédito até ao momento das eleições”, o que não será quando um funcionário se demite (apesar do contrato acabar em meses) para no dia seguinte estar na TV, em horário nobre, para anunciar a sua candidatura a eleições que nem previstas estavam?
26 Junho, 2021 at 23:41
Fez tudo parte da estratégia montada.
O que é preocupante, não é a cartilha dos avençados, pois são pagos para isso..O que preocupa é ver sócios que têm vergonha de admitir que foram na cantiga do Braz e da Laranjo.
26 Junho, 2021 at 22:09
Excelente texto.
Continua com coragem e assertividade.
Se reunir equipa credível, terá certamente os meus votos!
Faltam 9 meses…
SL
26 Junho, 2021 at 22:12
Excelente texto.
Mantém registo consistente corajoso e assertivo.
Reunindo equipa credível, tem tudo para merecer os meus votos…
Faltam 9 meses.
SL
26 Junho, 2021 at 23:36
Espanta apenas quem quer ser espantado ou malta como o J. Sócio é “posto” apenas figurativo para esta gente. Não há AGs, quando há o resultado se não for favorável não interessa, e até lá espreme-se o título de campeão.
O Rogério Alves sempre pareceu que gostava de “Democracia” a la carte, tendo o posto que tem pode fazer isso sempre que quiser. Se não for em eleições, estes gajos são bem capazes de se perpetuar no clube com estas brincadeiras.
27 Junho, 2021 at 0:05
“os estatutos foram metidos na gaveta até voltarem a dar-nos jeito”.
Mais nada a acrescentar.
27 Junho, 2021 at 9:38
É que nem digo mais nada. O Nuno Sousa que me desculpe, mas dá-me raiva pessoas bem mais proeminentes do Sporting, a começar pelo João Benedito, andarem mudos e calados perante este atropelo ao associativismo e não se pronunciarem sobre a gestão do clube. Será por não serem convidados para programas de TV, para entrevistas em jornais ou na rádio? O Sporting, nesse aspeto, aprendeu com o vizinho. Muitos amigos e avençados espalhados “por aí” e relações cordiais com os órgãos de communicação social. Não se ouve uma contestação, uma crítica. E como o “povo” não vê/ouve/lê nada de negativo, está tudo bem no Sporting.
O Sporting é um clube de bem, o Varandas é o melhor presidente da história do clube e os sócios são… hã… consumidores e elementos decorativos nas bancadas. E se alguns cantarem algo que não tenha a ver com a equipa, há um DJ que se encarrega de manobrar o botão do volume das colunas.