Fazer hoje a habitual nota de actualização semanal da recomposição do nosso plantel principal durante este defeso torna-se mais prazenteiro que tem sido usual.

Após uma semana que nos trouxe a boa notícia da contratação da avançada canadiana Chandra Davidson (além da renovação com Neuza Besugo), esta semana traz-nos a confirmação (finalmente) da contratação da central bósnia Melisa Hasanbegovic, da renovação com Marta Ferreira e da contratação de mais outra estrangeira, a extrema-esquerda chinesa Shen Menglu anunciada como internacional chinesa sub20 (não querendo colocar em dúvida essa informação, aliás veiculada em todos os sites e jornais que anunciaram a contratação, devo referir que não consegui encontrar qualquer referência aos jogos de intenacionalização sub 20 de Shen Menglu, ex Jiangsu Suning Ladies FC, nascida a 5 de Outubro de 2002; encontrei sim as internacionalizações da média defensiva Shen Mengyu, jogadora do Shangai Snenhua, nascida em 18 de Agosto de 2001- 3 internacionalizações na Fase Final da WC U20 de 2018, 270 minutos, 1 golo).

Seja como for, e independentemente da qualidade da jogadora, não me parece que, num plantel extremamente carenciado em várias posições, algumas das quais sem alternativas de suficiente qualidade no mercado das jogadoras formadas localmente (Guarda Redes, Defesa Central e Média Defensiva são urgentes e só são possíveis de contratar com qualidade e as características que necessitamos fora de Portugal) a contratação de mais uma avançada com características para jogar do lado esquerdo (para onde já tínhamos ido buscar a Diana Silva e a Ana Teles) fosse uma prioridade, ainda por cima “gastando” o recurso a Jogadoras NFL (cujo uso, esta época, está mais restringido).

E ainda ficam a faltar: uma Guarda redes suplente que ofereça boas garantias de eficácia; uma média centro ou ofensiva de qualidade para competir nos lugares com a Fátima Pinto e a Andreia Jacinto (provavelmente será anunciada em breve a Sarah Stratigakis e acho uma excelente escolha); uma outra Ponta de Lança / Avançada Móvel que joque com (ou dê descanso) à Chandra Davidson [a Telma Encarnação seria a parceira ideal para a Chandra e também poderia jogar na ala direita, propiciando alguma folga competitiva à Ana Borges (que não vai para nova e cuja principal arma – a velocidade – se perde, caso seja sobre-usada)].
Ou seja: uma vez que já contávamos com a Mélisa Hasanbégovic e a Chandra Davidson; uma vez que necessitamos urgentemente de uma Guarda Redes, de uma Defesa Central e de uma Trinco que não encontramos entre as jogadoras portuguesas e teremos de, necessariamente, de contratar lá fora; uma vez que se prenuncia a contratação da Internacional canadiana Sarah Stratigakis para o miolo do terreno; ter contratado uma estrangeira que será a 7ª NFL, não me parece uma decisão muito acertada, independentemente do valor da jogadora, não só porque vai ocupar uma posição para a qual contratámos 2 portuguesas (uma das quais não foi barata), mas ainda porque vai (por força da limitação a 6 NFL inscritas) ficar muitas das vezes fora da ficha de convocadas (ou forçar a que outra das MFL contratadas fique de fora).

Ora, aquilo que advogo para a contratação de NFL é que, não só a relação custo/qualidade seja boa, mas, sobretudo signifique uma clara resposta a necessidades da equipa que seriam dificilmente supridas com recurso ao mercado das jogadoras formadas localmente, OU ORIUNDAS DA NOSSA FORMAÇÃO (além da Diana e da Teles, ainda temos, para ali, a Neuza Besugo e mesmo a Marta Ferreira). Dito isto… que a Shen Menglu tenha o maior sucesso com as nossas cores e que venha a representar uma ótima contratação.

Quanto à Melisa Hasanbegovic, confio que venha a ser a mais acertada das contratações já feitas pelo SCP desde que regressou ao FF. Central alta (1.80), muito forte nos confrontos aéreos mas sem procurar os confrontos físicos em exagero, muito boa leitura de jogo que lhe permite jogar com uma boa capacidade de posicionamento e de antecipação das jogadas e, sendo também tecnicamente dotada, incorpora com frequência e muito a preceito as acções ofensivas. Uma jogadora muito completa. Com uma outra central que a complemente bem à sua direita (a Gi Santos do Famalicão seria uma escolha top pela relação custo qualidade e pelos seu conhecimento do campeonato português) ficaríamos com uma defesa de luxo para o nosso campeonato (a centrais suplentes a Bruna Lourenço e a Carolina Beckert; a lateral direita a Rita Fontemanha – e a Mariana Rosa; a lateral esquerda a Joana Marchão – e a Alícia Correia).

No meio campo ainda não fizemos qualquer contratação e estamos completamente carentes de uma trinco de eleição (quando falaram da chinesa pensei que fosse a Shem Mengyu e achei que tinham feito outra contratação de topo: jovem, forte fisicamente, raçuda, muitíssimo boa tecnicamente, faz bem todas as posições do meio campo, rotinada na sua formação e na sua equipa a média defensiva jogou na selecção sub20 a media ofensiva). Não é fácil encontrar uma jogadora desse tipo e temos de perceber que é nessa zona nevrálgica que se ganham campeonatos. neste momento temos a Fátima pinto e a Andreia Jacinto. Nos nossos rivais: o SL Benfica tem a Pauleta, a Ana Vitória, a Andreia faria, a Christy Ucheibe, a Beatriz Cameirão, a Kika Nazareth contratou a jovem promessa Maria Negrão ao Famalicão (e na frente ainda têm as brasileiras Valéria Cantuário, Nicole Raysla e Marta Cintra e a canadiana Chloé Lacasse); o SC Braga, que já tinha a Dolores Silva e a Andreia Norton, foi contratar a internacional holandesa Annouk Dekker, a espanhola Laura Casanovas e a Vanessa Marques ficando com um meio campo e uma linha de ataque fortíssimas (à americana Myra Delgadillho, à sul-africana Jermaine Seoponsenwee à alemã Cindy König, juntaram a goleadora brasileira do último campeonato Vitória Almeida e a ponta de lança portuguesa, exSCP, Carolina Mendes).

Fazendo um balanço, acho que já conseguimos recuperar parte das perdas com as contratações de Chandra Davidson, Diana Chaves e Melisa (na minha opinião upgrades relativamente a, respectivamente, Carolina Mendes, Nevena Damjanovic e Raquel Fernandes. Já a Ana Teles e a Shen Mengyu vejo-as com boas “segundas-linhas” que oferecem rotação às posições “7”, 10″ e “11” (mas parecem ambas mais “fadadas” para a posição 11; confio que a Mariana Cabral as consiga rotinar bem também para a posição “7”: a chinesa, por exemplo seria um bom aproveitamento esporádico na ala direita para procurar zonas interiores e jogando a Mariana Rosa com liberdade para subir, ou a Ana Borges a defesa direita subida). A prenunciada contratação da Sarah Tratigakis poderá revelar-se muito assertiva porque, fazendo muito bem as posições de média centro e média ofensiva, oferece rotação quer à Fátima Pinto quer à Andreia Jacinto; mas continua um meio campo muito desequilibrado defensivamente. No ataque convinha termos uma alternativa à Chandra Davidson que simultaneamente oferecesse boa polivalência para as outras posições de ataque. A contratação da Telma Encarnação ira permitir-lhe jogar a 10 em apoio à Chandra, a 9 apoiada pela Chandra ou pela Stratigakis, ou pela Andreia, ou ainda a 7 móvel, trocando posições com a Chandra, ou posicionado-se a 10 de apoio à PL ou como 2ª PL.

Resumindo e considerando a Sahrah um “dado adquirido”, se o Sporting conseguir contratar (NFL) uma Guarda-Redes de eleição (superior a qualquer das 2 que saíu), outra GR suplente (em Portugal) que não comprometa, uma central alta (provavelmente NFL) para complementar a Melisa, uma trinco de categoria internacional (NFL) e uma avançada polivalente combativa e com boa técnica, constrói uma equipa com todas as condições para disputar o título, até com algum favoritismo. Não conheço ainda o modelo competitivo da próxima época, mas se tiver moldes idênticos a esta (com 2 Fases distintas), até pode ser que algumas destas contratações possam ser feitas na “janela de inverno”, mas julgo que isso seria sempre um handycap para entrosar jogadoras e sectores e para construir o espírito de equipa.

* dos Açores com amor, o Álvaro Antunes prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino. Às terças!