Matheus Nunes poderá deixar o Sporting nos próximos dias, rumando ao Everton a troco de 20 milhões de euros.
A necessitar urgentemente de fazer um encaixe financeiro, os Leões não deverão poder recusar a proposta por um dos quatro jogadores com mais mercado (os outros três são Nuno Mendes, Palhinha e Jovane).
3 Agosto, 2021 at 13:53
É perguntar ao Pedro Guerra, se está tudo em dia, salários, Prémios relativos aos títulos conquistados, que isto de gostar de receber a tempo e horas toca a todos…..
3 Agosto, 2021 at 14:12
Estáaaaaaassssss
3 Agosto, 2021 at 14:05
Isto do futebol muda tudo em 1 anos ou meses, como sempre é o momento atual que conta.
Na noticia da renovação a maioria não depositava nada em Matheus Nunes.
Agora passado um ano a suplente e porque fez um jogaço na Supertaça, já é um erro sair, por 20M, um gajo que custou o que custou.
Eu tbm acho que é um erro no sentido de este ano ser mais longo e duro em questão de jogos e Nunes com a saída de João Mário, poderia ganhar o lugar.
No entanto 20M por um suplente que é o que o Nunes foi a época passada, é um excelente negócio acreditando nos valores.
Para finalizar, tentava segurar ao máximo os melhores jogadores.
Vamos aguardar.
3 Agosto, 2021 at 14:10
20M por um suplente (vamos fingir que não pode ser “titular”) é muito bom.
Piora quando não tens alternativa, e para a ter vais dar um valor não muito menor. Esse é o eterno problema. Nunca é “fixe, vêm cá dar 5 ou 6M por um tipo que pouco joga”, mas sim a seguir ir gastar dinheiro para o substituir. E com resultados desportivos duvidosos
3 Agosto, 2021 at 14:16
Era importante que nesta conversa se metesse nomes…
Eu não percebo de quem vocês estão a falar. Eu sempre gostei do M. Nunes e acho a venda por 20M precipitada porque se faz boa Champions valoriza bastante. E tem tudo para ser o titular na Champions.
Ainda haverá os que não davam nada pelo M. Nunes mas que depois de 1 ano foram vendo mais dele e gostando mais…e por isso agora acham pouco.
Haverá ainda os que não davam nada pelo M. Nunes mas que agora acham que ele é titular e que não dão nada de especial pelo Ugarte e que acham que abdicar assim de um médio titular e que está bem por 20M é pouco.
E ainda haverá os que não davam nada por ele mas que agora acham que evoluiu muito num ano e por isso é de manter.
Tudo opiniões válidas…é normal mudar de opinião passado 1 ano porque em 1 ano no futebol muitas circunstâncias mudam…
Se quiseres posso ir sacar comentários ao Palhinha no ano passado quando estava a treinar à parte ou de à 2 anos quando ainda estava no 2º ano de Braga na pré-época e verás muitas opiniões bem diferentes…..
Ainda te digo mais…se tudo acontecer como eu espero verás comentários sobre o Esgaio bem diferentes no final do ano do que agora….
3 Agosto, 2021 at 14:32
Normal (especialmente no Sporting) é disparar primeiro e perguntar depois. Tal é a vontade de bater, que a primeira coisa que se faz é criticar tudo e todos, nem o título fez com que isto tenha atenuante.
E se a tasca é o que é, nas redes do Sporting chega a ser confrangedor. O pior é que se dizem Sportinguistas.
3 Agosto, 2021 at 14:39
O Matheus Nunes pode ser tão titular ou valorizar, como pode se lesionar ou o Sporting não jogar um caralho este ano e o jogador para o ano não valer 10M.
MAS se realmente for vendido por 20M, não deixa de ser um excelente negócio, por um jogador que o ano passado foi mais vezes banco na liga do que titular.
Agora EU, repito, EU não o vendia esta época, pelas razões que enumerei em cima.
E ia na mesma buscar o Ugarte se possível. Mas isso já discutimos no passado.
3 Agosto, 2021 at 14:58
Lesões, abaixamento de forma, má época…por essa ordem de ideias é melhor vender já metade do plantel, não se sabe do dia de amanhã…
3 Agosto, 2021 at 15:02
Não.
Tu vendes consoante as propostas e capacidade do plantel.
3 Agosto, 2021 at 15:24
A questão não é essa….
A questão é esta:
“Na noticia da renovação a maioria não depositava nada em Matheus Nunes.
Agora passado um ano a suplente e porque fez um jogaço na Supertaça, já é um erro sair, por 20M, um gajo que custou o que custou.”
É a ideia que agora se eu acho um jogador fraco hoje, daqui a 1 ano não posso achar contrário e se achar é um problema porque sou incoerente…
E nem é o meu caso, acho o M. Nunes com potencial desde o Estoril e desde os sub23…até quando o Rodrigo Fernandes subiu primeiro que ele eu disse aqui várias vezes que achava o M. Nunes bem melhor. O que não faltam são comentários meus a dizer bem do M. Nunes…
3 Agosto, 2021 at 15:34
Não vendia o M. Nunes, ia buscar o Ugarte e dava à troca, sem troca de valores, o Tabata…e ficava com Ugarte, M. Nunes, Palhinha e Bragança…
Para mim, mais uma evidencia que 5 médios é demais foi o Bragança nem ao banco ter ido no Sábado …mas pronto…isso é uma coisa que teremos de confirmar ao longo do ano, qual de nós tem razão sobre a quantidade de médios necessária…
3 Agosto, 2021 at 14:32
Stalley esta época o Matheus seria tudo menos suplente…como se viu na Supertaça há dias.
Era como se disséssemos que a venda do Palhinha, no início da época passada, por 15M ou 20M era uma boa venda porque o jogador nunca tinha sido titular no Sporting…
3 Agosto, 2021 at 14:43
Sim um gajo que vinha do Braga e andou a treinar á parte, por 20M era bem vendido.
As coisas comentam se no momento e não com O QUE PODE vir a dar no futuro, porque o futebol não é 1+1=2.
Eu quero o Nunes fique e Sporting faça uma boa época.
No entanto 20M nesta altura, é uma boa proposta.
3 Agosto, 2021 at 15:03
Não concordo.
Tens que em conta o “potencial”. O mercado paga e bem o “potencial”….
Colocando a coisa no “extremo”…. achas que o Cristiano Ronaldo foi bem vendido pelo Sporting depois de jogar apenas 1 época na equipa sénior?
Não era óbvio o potencial que estava ali um jogador do outro mundo que passado 1 época após o Euro 2004 teria sido vendido “facilmente” por mais do dobro que foi?
Um exemplo mais actual….
Gonçalo Esteves, Eduardo Quaresma, Flavio Nazinho, Joelson….. ao dia de hoje qualquer um destes por 5 milhões achavas que era uma boa venda?
3 Agosto, 2021 at 15:13
O Ronaldo na altura foi a venda mais cara do futebol PT.
Um projeto de jogador.
Será que ficando no Sporting ia ser o que era hoje?
Ou ia ao EURO?
Tenho as minhas duvidas.
Não, mas com uma época igual á do Matheus Nunes entre titular e banco, assinava por baixo 20M.
3 Agosto, 2021 at 15:53
Desconheço a tua idade….mas perante a tua resposta em que apelidas o Ronaldo de “projecto de jogador em 2003” só posso concluir que nessa altura tu não vias o Sporting.
E mais…. qualquer pessoa à época tinha noção que a venda foi “a saldo” independente de ser a venda mais cara na altura.
E isto porque os “inteligentes” nessa altura lançaram o rapaz sem assegurar primeiro a respectiva renovação contratual.
Já em 2003… quem visse o Ronaldo jogar percebia que estava ali um jogador “especial”…. daqueles que aparecem muito raramente. Era demasiado óbvio que estava ali um fenómeno e futuro Bola de Ouro! As dúvidas eram apenas saber quando ia ganhar a primeira…. e quantas iria ganhar na carreira.
3 Agosto, 2021 at 16:28
Imagina uma venda ser a saldo quando nessa altura os valores praticados em Portugal eram o que eram.
E lá fora pagava-se máximo “40M” por jogadores, já feitos com mais provas dadas, salvo raras excepções em mercados que em nada tem a haver com o PT, como ainda é assim hoje.
O Ronaldo era um projeto de jogador naquela altura, que saiu na altura certa.
O Ronaldo tem é uma coisa que mais nenhum tem, mentalidade e teve um treinador em muito boa altura como o Sir Alex.
Talentos todos têm, mais a maior qualidade está do pescoço para cima e ai o Ronaldo não deu hipóteses.
3 Agosto, 2021 at 15:27
Stalley desculpe, mas acho OBJECTIVAMENTE a venda do Matheus Nunes por 20M€ uma quase “pechincha” neste momento.
Porque há momentos até aos quais certos jogadores devem continuar a ser valorizados e considerados como um BOM INVESTIMENTO e outros, a partir dos quais, podem ser considerados como um BOM ACTIVO e tendo atingido o ponto de valorização para poder ser bem vendido.
O Matheus Nunes é um caso muito peculiar de um pequeno que veio do Brasil para Portugal com os pais que andou a treinar umas horitas por semana no Ericeirense (mesmo reconhecendo o importante papel dos pequenos Clubes na formação de Jogadores, estamos a falar de um jovem que esteve lá 6 anos e saiu para os sub23 do Estoril com 19 anos quando era ajudante de pasteleiro de profissão; não teve as condições logísticas, materiais, técnicas e humanas de formação de qualquer outro jogador do Sporting e do que a esmagadora maioria dos jogadores da 1ª e mesmo da 2ª Liga); por isso o seu tremendo potencial ainda tem muito por crescer. Exactamente porque foi apenas “semi-titular” na época passada. Mas cresceu uma enormidade. Porque teve as condições de crescimento que nunca tinha tido e soube e teve capacidade para as aproveitar.
Depois é um jogador que provou ser mentalmente FORTÍSSIMO. Ele, sendo o tal titular ainda não muito utilizado foi sendo chamado em momentos decisivos e de ENORME responsabilidade e respondeu sempre com nota máxima (entradas contra Porto e Braga na Taça da Liga; “em lugar” do Palhinha contra o Benfica; e entradas para reequilibrar vários dos jogos da nossa “menos exuberante” fase final). E a sua carreira (particularmente 0 “calvário” da “formação”) é demonstrativa do foco e da vontade do jovem.
Diria que, nestas circunstâncias, o último ano de Matheus Nunes terá sido o “ultimo” e mais decisivo (quase único) da sua formação de futebolista; este deveria ser o da sua afirmação e valorização.
Apontou o Stalley o risco de lesão. Para além de ser um absurdo considerar esse risco num negócio de transação de um jogador de 22 anos, devo dizer que é muito maior o “risco” de ele valorizar imenso com mais uma época de crescimento, ainda por cima com a Champions.
É um pouco como o Jovane. Demonstra estar a ficar no “ponto de rebuçado” para a sua afirmação definitiva. É mais arriscado vendê-lo agora do que segurá-lo mais um ano.
Poder-me-ão falar (e aí com muita razão) dos problemas imediatos de tesouraria que urge resolver.
Também acho muito importante ir resolvendo esses problemas (particularmente as dívidas a fornecedores), mas acho que, numa época em que será MUITO RELEVANTE a revalidação do título e uma boa campanha na Champions (garantir a manutenção nas provas europeias com o acesso às eliminatórias da Liga Europa seria uma boa Champions; ir aos oitavos seria uma óptima Champions; mais que isso seria uma excepcional Champions) devem tentar ao máximo não abdicar dos jogadores Campeões e procurar outras fontes de resolução dos problemas de Tesouraria (acho mais razoável agora um adiantamento directo de 20M do contrato da NOS do que terá sido o adiantamento através da Apolo; mesmo que isso tenha implicações relativamente ao “compromisso” para além do seu mandato, poderiam sempre colocar a questão aos sócios em AG de Plano e Orçamento; infelizmente adiaram essa AG para as calendas, o que comprova que foi uma decisão que terá, mesmo do seu ponto de vista, mais custos que benefícios).
um abraço e saudações leoninas
4 Agosto, 2021 at 9:19
Não, não era.
Toda a gente que sabe alguma coisa de futebol percebia que o Palhinha tinha muito mais valor do que isso. Só treinava à parte porque o queriam despachar, não acredito que o Ruben Amorim, depois de o treinar em Braga, quisesse que ele saisse do Sporting.
Se os valores de mercado dos jogadores são com base no momento e não com o que pode dar no futuro, porque é que o valor tende a ser alto quando os jogadores são mais jovens, e tende a descer a partir de uma certa idade? O próprio mercado contraria essa tua teoria…
3 Agosto, 2021 at 15:09
Wendell também saiu e nós sobrevivemos, não gosto de perder jogadores, Mateus tem um potencial incrível e é um jogador de jogos grandes, não gosto nada de perder um jogador destes.
3 Agosto, 2021 at 15:12
O valor do jogador é ditado pelo mercado, pode ter um clausula de 30M mas se ninguém está disposto a dar mais de 20, é isso que ele vale.
Relativamente ao MNunes (quase) todos achamos que neste momento 20M pode ser um bom valor por um jogador que à data não é titular da equipa (mas tudo aponta para que isso aconteça na nova época).
Caso a direção e treinador ache que o potencial de Mnunes está perto do seu máximo e consegue encontrar soluções dentro do actual plantel (para mim não faz sentido ir buscar Ugarte pelos valores falados) sem prejudicar o rendimento da equipa, então é de vender…
Na minha opinião, vendo a evolução do jogador e perspectiva da montra Champions, não venderia neste momento.
3 Agosto, 2021 at 15:39
Pois é. Há que saber quais os momentos para vender ou para valorizar um jogador.
Vender um Nuno Mendes ou um Pote antes do Euro (partindo do princípio que tínhamos à frente da selecção um treinador e não um testa de ferro de cadeia de lavandarias) seria um momento inadequado.
Depois de uma ano em que jogadores ainda jovens como Matheus Nunes, Nuno Mendes, Jovane Cabral, Gonçalo Inácio, Daniel Bragança não tiveram grande montra europeia e antes de uma época em que vão poder estar numa Champions, também não me aprece que seja a melhor oportunidade de boa venda.
Temos que fazer prevalecer aquilo que ainda o ano passado haviam definido como regra de um novo paradigma no Sporting: s melhores da Formação primeiro têm de dar retorno Desportivo ao Sporting para depois darem maior retorno financeiro. Se afirmavam isto há apenas alguns meses, como se justifica vender estes agora?
SL
3 Agosto, 2021 at 15:24
Sinceramente não consigo compreender a fixação na compra do Ugarte, percebo que o Amorim o considere importante para o seu esquema de jogo, até que possa ser um jogador com futuro, mas estar ir atrás de exigências, atrás de exigências do Famalicão, já é de mais, arrumem lá o Ugarte num canto e comecem realmente a olhar para outras oportunidades, jogadores como ele e mais baratos não deve faltar, isto claro está se o Mnunes sair, o que está longe de estar concretizado.
3 Agosto, 2021 at 15:27
Precisamos já de começar a acautelar um jogador que consiga fazer o que o Palhinha faz. Imagina que em Janeiro chega uma mega-proposta pelo mais insubstituível do plantel, mais vale ter alguém para ir entrando e para lhe fazer sombra nos treinos.
3 Agosto, 2021 at 15:34
Estou de acordo, mas não me parece que Ugarte seja esse jogador.
3 Agosto, 2021 at 15:37
Eu também não achava que o Pote chegasse cá e começasse a dar chocolate na linha avançada pelo que tinha visto dele no Famalicão. Com Ugarte pode acontecer o mesmo, ainda está em progressão e vai dar o salto para uma equipa que joga com outra responsabilidade. Vejo-o mais chegar aqui e pegar como médio destruidor de jogo e de saída fácil do que como médio número 8.
3 Agosto, 2021 at 17:23
Vou dizer uma coisa que os amigos da tasca não vão gostar, para mim o jogador mais dispensável de todos é Palhinha. Não temos quem estoque o jogo como Mateus é um jogador único, Nuno Mendes é um colosso, Pote um fora de série, se eu tivesse que vender , vendia Palhinha.
3 Agosto, 2021 at 17:27
Eu por mim vendia o Amorim. Os outros 4 jogam, o Amorim só manda bitaites do banco 🙂
3 Agosto, 2021 at 17:31
Essa está boa, pode ser que apareça alguém a bater os 30 milhões
3 Agosto, 2021 at 18:06
O que eu digo é que essa suposta valorização extraordinária do plantel sempre na boca do jornalista para vender Varandas não existe . Tinhamos um plantel em 2018 que foi vendido por 200M, agora temos um plantel de aproximadamente o mesmo valor. O que aconteceu é que jogadores da formação valorizaram muito com a oportunidade que tiveram e como o seu custo é relativamente reduzido, a margem de lucro aparenta ser enorme. Posto isto o que para mim é mais grave é que desses 236M que dizem que vale o plantel actual, uma parte significativa não nos pertence, se descontarmos as percentagens a pagar em caso de venda secalhar são menos uns 60M do que o valor bruto e a continuar por este caminho qualquer dia nem metade temos.
Estou com o Álvaro na parte de colmatar as contas correntes, acho que não se devia vender e se necessário fazer novo adiantamento da Nós, aprovado em AG(lol) vender depois de valorizar, mas essencial mesmo é não se comprar absolutamente mais ninguém, nem ugartes nem gajos do Guimarães às fatias nem ninguém.
Outro pormenor que acho que os sportuinguistas deviam começar a ter atenção é a história das clausulas de rescisão. Um salário é calculado em função de uma clausula, ninguém assina 100M por 5 anos para receber 100mil por mês. Se o clube é financeiramente saudável pode fazer finca pé da clausula e não deixar sair, mas para que serve cláusula do Nunes de 45M para depois vender por 20M? Só serve para nos prejudicar porque na renovação o salário é aumentado sem qualquer necessidade nem contrapartida. Além de que toda a gente já percebeu que as cláusulas no Sporting é só para enfeitar, o primeiro a oferecer metade leva
3 Agosto, 2021 at 18:20
O Sporting não tem na sua maioria a percentagem do passe dos atletas?
É que parece que todos os jogadores só temos metade do passe, isso acontece com Pote que podes vir a comprar o resto do passe ainda ou não, mas entretanto és campeão e valorizas outros jogadores, com a ajuda de Pote e vice versa.
De resto Nuno Santos o Rio Ave tem uma percentagem da venda, acho que 20%.
Tabata que temos 100% do passe, mas eles 90% de uma transferência.
Ambos estes valores podem ser negociados.
Acho que Plata temos 50%.
O caminho desde que chegou RAmorim parece claro, trazer os jogadores que “ele” pede na medida do possível, como Pote, Nuno Santos, Paulinho (este foi uma “loucura” a nível financeiro) etc e em contrapartida valorizar a formação, que é o tem acontecido, para vender no futuro.
Isso das clausulas concordo.
3 Agosto, 2021 at 18:38
“Tabata que temos 100% do passe, mas eles 90% de uma transferência”……a sério? Entao agora é uma questão de semântica?. 90% da transferência não corresponde na verdade a 90% do passe? Espero mais de ti Stalley. Não quero insistir muito porque depois cansa, é apenas a minha opinião de que este caminho não é o melhor.
Abraço e Saudações leoninas
3 Agosto, 2021 at 18:52
Mas o Sporting na sua maioria tem 100% do passe dos jogadores?
O mais importante é salvaguardar os jogadores da formação que até são os mais fáceis de valorizar e render mais dinheiro.
3 Agosto, 2021 at 19:15
Vou te explicar porque o negócio Tabata é uma situação lose-lose.
Quando compras um jogador jovem, não o caso do Antunes, neto ou Adan que vêm com outras funções e objectivos, o conceito de negócio ou a ideia se quiseres é treinar , melhorar e valorizar o activo para ter rendimento desportivo e financeiro.
Ora se o Tabata não resultar perdes 1M de euros, ok não é grave, só perdeste tempo.
Se o Tabata com treino, condições e um bom treinador melhorar bastante, pode valorizar 10 vezes, mas como só tens 10% não perdes nem ganhas, ficas com 1M na mesma.
Se o Tabata se tornasse um jogador do cacete e fores a final da champions com ele, pode valorizar 30 vezes, mas como só tens 10% só recebes 3M e ficas com um lucro de 2M
Ou seja em nenhuma das 3 situações possíveis tiras rendimento financeiro e eventualmente poderás tirar algum benefício desportivo se a coisa correr bem.
Mas o que não deves esquecer é que todo o risco do negócio está do lado do Sporting, salarios pagos, prémios no decorrer do contrato, seguros, tudo. Também é o Sporting que o treina, que o forma, que aposta nele que lhe dá condições de trabalho, que arrisca lesões ou intervenções medicas se necessário. Tudo isto sabendo que no final entregas 90% do lucro do teu trabalho. Além de que poderás até estar a tirar o lugar a outros da formação ou não que o poderiam dar.
Pessoalmente não tenho nada contra o Tabata evidentemente, mas este negócio é absolutamente estúpido.
3 Agosto, 2021 at 19:34
O valor pode ser negociado ainda das percentagens de venda, vais é ter que pagar.
Vamos ver que utilização o Tabata vai ter este ano.
Mas lá está num plantel de 23/24 jogadores, ou perto disso, temos 2 ou 3 casos de percentagens de passe ou de venda, não acho nada de extraordinário, ainda para mais depois do ano passado onde valorizamos imenso o plantel, sobretudo jogadores da formação mais Pote.
3 Agosto, 2021 at 19:22
Tudo à espera que fosse o Nuno Mendes o jogador que ia ser vendido e que mais ia rentabilizar, não dão mais do que 25 milhões, se calhar para desgosto de todos nós será outro que renderá entre 30-35 milhões.
Uma boa tarde
3 Agosto, 2021 at 19:30
Não me digas que é o Pote que até me dá uma coisa má.
3 Agosto, 2021 at 19:40
Eu pensaria mais num meio campo novo.
Pote lá se verá, dependendo das ofertas até final do mercado.
3 Agosto, 2021 at 23:05
Pelo Barómetro da Tasca estou tranquilo, Rogério deu ordem a Varandas para este informar o enganador de ingleses, que o problema da tesouraria se resolva com mais um adiantamento da NOS via qq fundo abutre, isso dos juros será de somenos importância, importante é serenar os ânimos e manter Amorim minimamente satisfeito.
A Tasca do Cherba volta a salvar o Sporting, repetindo o milagre Guitta.
3 Agosto, 2021 at 23:09
Hahahaha 🙂