Eu explico-te em poucas palavras:
-É um carimbo na testa para ficares registado numa base de dados do MAI em como és um arruaceiro que pertence a uma claque (mesmo que não pertenças a nenhuma e apenas queiras ir ver a bola para o setor onde elas estão).
Se depois tens de te descalçar ou não à entrada acho que isso já depende de que clube és…
SL
Pagas 20e para te “sentires mais seguro” dentro do estádio. Pelo menos foi o que percebi. Vais para “a bolha” e pronto… Claro que havia outras maneiras de fazer isto, mas taxar o contribuinte é sempre mais económico e dá menos trabalho.
A bolha?
No caso do Sporting são as bolhas!!!
Porque obrigam ao uso de cartão adepto no local destinado aos visitantes e TAMBÉM NA CHAMADA CURVA SUL (destinada aos G.O.A.).
Sempre estou para ver que outro Clube obriga ao uso de cartão de adepto no sectores destinados aos seus G.O.A.s e se vão vedar esses mesmos sectores como vai fazer a Sporting SAD.
Unir o Sporting?
A resposta a mais este atentado contra o espectáculo desportivo (já não basta o IVA a 23%) deveria ser a RECUSA GENERALIZADA DOS ADEPTOS À COMPRA DESSE CARTÃO, TAL COMO ACONTECEU EM TODOS OS OUTROS PAÍSES QUE TENTARAM IMPLEMENTAR IDÊNTICA MEDIDA E CEDO TIVERAM DE DESITIR DELA.
SL
Qual é a lógica disso? Se é para os adeptos visitantes, estes já têm sectores (em todos os Estádios) exclusivamente dedicados a eles; não serão misturados com os G.O.A.s visitados porque estes também têm sectores a eles dedicados; os restantes lugares são os de adepto comum, onde é suposto haver padrões normais de segurança (tão normais quanto em qualquer outro espectáculo). O inverso se aplica aos adeptos visitados. Será que vão criar o cartão de aficionado de touradas ou de festivaleiro?
Mais uma descriminação ao Futebol!
Há cartão de adepto para os Pavilhões? ou para os Ringues? ou para as Quadras? ou para as Pistas?
É promover a RECUSA GENERALIZAD À AQUISIÇÃO DO CARTÃO e mandar o Governo ir mamar noutra teta que esta já paga 23% de IVA para adquirir bilhete.
SL
É a solução que não o é. Paga 20e e ainda paga os bilhetes, se a meio se cruzar com alguém e der merda, lá se vai o efeito do cartão do adepto… Há muito mais por onde se pegar, mas isso implicaria a malta ter de se mexer e tomar decisões sérias sobre o futebol, assim faz-se uma merda para mostrar serviço e como bonus ainda sacam mais algum ao contribuinte
Para mim apoiar o Sporting nunca precisei de nada, ia com o meu pai e os meus tios, depois passei a ir com amigos e familiares, agora vou com filhos e netos. Que é isso dos GOA ? Por experiência própria sei que onde se aglomera muito maralhal sai merda e isto não quer dizer que sejam todos, mas não há o respeito de antigamente. Há álcool atrás do álcool, faz-se muita merda e em grupo é pior e ainda há outros negócios mais escuros e não é só na porta 19. Há indivíduos extremistas que querem proliferar para fazerem deliquencia. Esta merda tem que ter um travão. Sabemos que alguns só amam o futebol e gostam do seu clube, mas naqueles grupos tem que se tentar extinguir a marginalidade. As pessoas que não querem o cartão de adepto têm outras soluções.para ver o futebol. Tenho um grupo de amigos que são GOA mas dá GNR e não são para brincadeiras.
O problema é que o cartão do adepto não resolve isso. Mais e melhor força policial resolvia (entre muitas outras coisas que tinham de vir do Governo), mas há anos que se vê que força policial é expressão que vem perdendo o uso…
O Chico não percebeu patavina do cartão de adepto.
É um cartão PAGO pelos adeptos que não querem confusão para terem um sector “só deles” livres dos tais “marginais”. Ora os tais marginais já estão confinados em sectores separados (os visitantes nas célebres “jaulas dos 10%” e os visitados nos respectivos sectores de G.O.A.).
O que é que sobra? os sectores dos Estádios onde já é seguro assistir aos jogos.
Então o Chico que me explique para que serve comprar um cartão de adepto, quando:
a) se é da claque visitante já todos os Estádios são obrigados a ter uma “caixa de segurança” para acomodar os 10% de bilhetes destinados aos visitantes e normalmente comprados pelos elementos das claques;
b) se é da(s) claque(s) visitada(s) já têm os seus sectores definidos e delimitados;
c) se é um adepto não pertencente a nenhuma claque não precisa de cartão para nada porque vai para sectores onde não existem problemas.
Moral da História: a quem vai isto beneficiar?
aos que querem penalizar ainda mais os adeptos que mais regularmente vão ao futebol e que lhe emprestam mais cor e animação e que ,mesmo que causem alguns problemas, podem ser penalizados porque estão legalizados, constituídos como associação e os seus dirigentes identificados na Polícia (G.O.A.) e beneficiar os energúmenos e bandidos que clamam o orgulho em não se legalizarem, porque a esses não será exigido qualquer cartão de adepto, um vez que o seu próprio Clube sempre lhes deu calor.
SL
Álvaro, penso que a partir de agora os elementos das claques vão ser obrigados a ter cartão de adepto e aí ficam referenciados quando vão ao estádio, pois já não estão anonimamente para fazerem o que lhes vai na real gana, muitas vezes até assaltos fazem por onde passam.
Resumindo teremos adeptos do Sporting e do Vizela misturados na curva sul porque é tudo malta com cartões de adepto?
Ou ainda mais estranho vamos ter os sócios do Sporting espalhados pelo estádio e os adeptos do Vizela na curva sul?
Não meu caro. Os elementos dos 4 G.O.A.s leoninos ficam nos sectores delimitados da “Curva Sul” como já acontece há mais de meia dúzia de anos; os elementos da equipa visitante que adquiriram os bilhetes dos 10% (5.000) que o Sporting é, POR “LEI”, obrigado a disponibilizar, ficam na “caixa de segurança para a equipa visitante que o Estádio visitado é , POR “LEI”, obrigado a disponibilizar.
Por isso esta é só mais uma forma de penalizar os adeptos que cumprem com a Lei (por mais desordeiros que, por vezes, possam ser), uma vez que são EXACTAMENTE ESTES OS SECTORES DO ESTÁDIO JOSÉ DE ALVALADE ONDE SÓ SE PODE ENTRAR COM CARTÃO DE ADEPTO está-se a dizer que os G.O.A. têm de possuir cartão de adepto.
Ora, mesmo a Lei tendo por pretexto/”objectivo” criar condições de segurança para o adepto comum que assista ao espectáculo na condição de visitante, os Sectores criados pelo Sporting para o efeito são aqueles já alocados aos G.O.A. e aos adeptos visitantes. O que EM NADA se coaduna com a pretensa finalidade da lei.
Sempre quero saber como funciona a aplicação desta obtusa Lei em outros Estádios.
Gostaria também de conhecer a opinião do Carnide Sul sobre esta matéria, uma vez que foram pioneiros em enjaular os outros e não reconhecem a existência dos seus bandidos fora-da-lei, apesar del lhes alocarem um largo sector do Estádio.
SL
Isto é tão estupido que se é para controlar “as claques” no futebol, elas compram bilhete para outro setor como um socio comum e já não há cartão de adepto para nada…
Comessem a policiar a sério os estádios, com bilhetes pessoais e intransmissíveis, com castigos a sério para quem é apanhado a fazer merda (como proibição de comprar bilhetes), com camaras de vigilância a sério, com stuards a sério, controlo a sério de entradas e saídas, controlo a sério com castigos em pontos para o clube onde houver pirotecnia ou confusão, etc, etc, etc….
Em Inglaterra não fizeram nenhum “cartão de adepto”…
Acabar com os problemas no estádio não é complicado. Problemas que mal existem mas pronto…É caro, dá trabalho mas não é complicado. É muito mais barato e fácil inventar um cartão que não resolve nada, meter as pessoas a dar dinheiro para nada e depois vir para os jornais dizer que se combateu problemas que mal existiam por uma medida que não muda nada e sem ter nenhum trabalho.
É o sonho molhado dos políticos de hoje…pouco trabalho e potencial enorme de propaganda…
O que escreve faz todo o sentido mas com o inútil do secretário de estado do desporto somado ao inútil do ministro da administração interna é uma miragem pensar em leis para haver segurança a sério nos estádios.
Em Alvalade na minha experiência de mais de 20 épocas seguidas com bilhete anual sei bem que são sempre os mesmos a fazer porcaria e que seria bem fácil de os apanhar mas nem a policia nem o clube o faz.
SL
Clube não tem de apanhar ninguém, apenas coordenar com a policia. O problema é haver vontade de delinear um plano decente para travar a violência e outros problemas no futebol nacional. Assim é como diz o Tiago, faz-se uma merda de plástico e depois não se pode dizer que o Governo não faz nada.
A Lei já existe desde 2009 e até está bem feita. Não é é aplicada. e não é por falta de intervenção policial que tinham, nos primeiros oito anos uma média anual de 89 autos levantados sobre actuações ilegais dos Raparigos Sem Nome e dos Belzebus Escarlates entregues ao IPDJ e estes ficavam fechados numa gaveta do vice do Instituto do Estado sob a dependência da Secretaria de Estado que tutela o Desporto.
Ou seja, existe a Lei, existe a actuação policial, não existem tomates ou existe conivência que permite a impunidade dos infractores da Lei
SL
3 Agosto, 2021 at 12:47
Ainda vou ter de perder tempo da minha vida a tentar entender que M%$”a de cartão de adepto é esse.
Dasse
3 Agosto, 2021 at 12:59
Eu explico-te em poucas palavras:
-É um carimbo na testa para ficares registado numa base de dados do MAI em como és um arruaceiro que pertence a uma claque (mesmo que não pertenças a nenhuma e apenas queiras ir ver a bola para o setor onde elas estão).
Se depois tens de te descalçar ou não à entrada acho que isso já depende de que clube és…
SL
3 Agosto, 2021 at 13:00
Pagas 20e para te “sentires mais seguro” dentro do estádio. Pelo menos foi o que percebi. Vais para “a bolha” e pronto… Claro que havia outras maneiras de fazer isto, mas taxar o contribuinte é sempre mais económico e dá menos trabalho.
3 Agosto, 2021 at 14:29
A bolha?
No caso do Sporting são as bolhas!!!
Porque obrigam ao uso de cartão adepto no local destinado aos visitantes e TAMBÉM NA CHAMADA CURVA SUL (destinada aos G.O.A.).
Sempre estou para ver que outro Clube obriga ao uso de cartão de adepto no sectores destinados aos seus G.O.A.s e se vão vedar esses mesmos sectores como vai fazer a Sporting SAD.
Unir o Sporting?
A resposta a mais este atentado contra o espectáculo desportivo (já não basta o IVA a 23%) deveria ser a RECUSA GENERALIZADA DOS ADEPTOS À COMPRA DESSE CARTÃO, TAL COMO ACONTECEU EM TODOS OS OUTROS PAÍSES QUE TENTARAM IMPLEMENTAR IDÊNTICA MEDIDA E CEDO TIVERAM DE DESITIR DELA.
SL
3 Agosto, 2021 at 14:39
Qual é a lógica disso? Se é para os adeptos visitantes, estes já têm sectores (em todos os Estádios) exclusivamente dedicados a eles; não serão misturados com os G.O.A.s visitados porque estes também têm sectores a eles dedicados; os restantes lugares são os de adepto comum, onde é suposto haver padrões normais de segurança (tão normais quanto em qualquer outro espectáculo). O inverso se aplica aos adeptos visitados. Será que vão criar o cartão de aficionado de touradas ou de festivaleiro?
Mais uma descriminação ao Futebol!
Há cartão de adepto para os Pavilhões? ou para os Ringues? ou para as Quadras? ou para as Pistas?
É promover a RECUSA GENERALIZAD À AQUISIÇÃO DO CARTÃO e mandar o Governo ir mamar noutra teta que esta já paga 23% de IVA para adquirir bilhete.
SL
3 Agosto, 2021 at 16:06
É a solução que não o é. Paga 20e e ainda paga os bilhetes, se a meio se cruzar com alguém e der merda, lá se vai o efeito do cartão do adepto… Há muito mais por onde se pegar, mas isso implicaria a malta ter de se mexer e tomar decisões sérias sobre o futebol, assim faz-se uma merda para mostrar serviço e como bonus ainda sacam mais algum ao contribuinte
3 Agosto, 2021 at 14:51
Para mim apoiar o Sporting nunca precisei de nada, ia com o meu pai e os meus tios, depois passei a ir com amigos e familiares, agora vou com filhos e netos. Que é isso dos GOA ? Por experiência própria sei que onde se aglomera muito maralhal sai merda e isto não quer dizer que sejam todos, mas não há o respeito de antigamente. Há álcool atrás do álcool, faz-se muita merda e em grupo é pior e ainda há outros negócios mais escuros e não é só na porta 19. Há indivíduos extremistas que querem proliferar para fazerem deliquencia. Esta merda tem que ter um travão. Sabemos que alguns só amam o futebol e gostam do seu clube, mas naqueles grupos tem que se tentar extinguir a marginalidade. As pessoas que não querem o cartão de adepto têm outras soluções.para ver o futebol. Tenho um grupo de amigos que são GOA mas dá GNR e não são para brincadeiras.
3 Agosto, 2021 at 14:53
Não desejarias dizer ?
GOE
SL
3 Agosto, 2021 at 16:04
O problema é que o cartão do adepto não resolve isso. Mais e melhor força policial resolvia (entre muitas outras coisas que tinham de vir do Governo), mas há anos que se vê que força policial é expressão que vem perdendo o uso…
3 Agosto, 2021 at 18:34
O Chico não percebeu patavina do cartão de adepto.
É um cartão PAGO pelos adeptos que não querem confusão para terem um sector “só deles” livres dos tais “marginais”. Ora os tais marginais já estão confinados em sectores separados (os visitantes nas célebres “jaulas dos 10%” e os visitados nos respectivos sectores de G.O.A.).
O que é que sobra? os sectores dos Estádios onde já é seguro assistir aos jogos.
Então o Chico que me explique para que serve comprar um cartão de adepto, quando:
a) se é da claque visitante já todos os Estádios são obrigados a ter uma “caixa de segurança” para acomodar os 10% de bilhetes destinados aos visitantes e normalmente comprados pelos elementos das claques;
b) se é da(s) claque(s) visitada(s) já têm os seus sectores definidos e delimitados;
c) se é um adepto não pertencente a nenhuma claque não precisa de cartão para nada porque vai para sectores onde não existem problemas.
Moral da História: a quem vai isto beneficiar?
aos que querem penalizar ainda mais os adeptos que mais regularmente vão ao futebol e que lhe emprestam mais cor e animação e que ,mesmo que causem alguns problemas, podem ser penalizados porque estão legalizados, constituídos como associação e os seus dirigentes identificados na Polícia (G.O.A.) e beneficiar os energúmenos e bandidos que clamam o orgulho em não se legalizarem, porque a esses não será exigido qualquer cartão de adepto, um vez que o seu próprio Clube sempre lhes deu calor.
SL
3 Agosto, 2021 at 20:13
Álvaro, penso que a partir de agora os elementos das claques vão ser obrigados a ter cartão de adepto e aí ficam referenciados quando vão ao estádio, pois já não estão anonimamente para fazerem o que lhes vai na real gana, muitas vezes até assaltos fazem por onde passam.
3 Agosto, 2021 at 15:43
Resumindo teremos adeptos do Sporting e do Vizela misturados na curva sul porque é tudo malta com cartões de adepto?
Ou ainda mais estranho vamos ter os sócios do Sporting espalhados pelo estádio e os adeptos do Vizela na curva sul?
3 Agosto, 2021 at 17:52
Pensei nisto.
Não sei se será assim ou não, mas se for… que anormalidade.
3 Agosto, 2021 at 19:19
Não meu caro. Os elementos dos 4 G.O.A.s leoninos ficam nos sectores delimitados da “Curva Sul” como já acontece há mais de meia dúzia de anos; os elementos da equipa visitante que adquiriram os bilhetes dos 10% (5.000) que o Sporting é, POR “LEI”, obrigado a disponibilizar, ficam na “caixa de segurança para a equipa visitante que o Estádio visitado é , POR “LEI”, obrigado a disponibilizar.
Por isso esta é só mais uma forma de penalizar os adeptos que cumprem com a Lei (por mais desordeiros que, por vezes, possam ser), uma vez que são EXACTAMENTE ESTES OS SECTORES DO ESTÁDIO JOSÉ DE ALVALADE ONDE SÓ SE PODE ENTRAR COM CARTÃO DE ADEPTO está-se a dizer que os G.O.A. têm de possuir cartão de adepto.
Ora, mesmo a Lei tendo por pretexto/”objectivo” criar condições de segurança para o adepto comum que assista ao espectáculo na condição de visitante, os Sectores criados pelo Sporting para o efeito são aqueles já alocados aos G.O.A. e aos adeptos visitantes. O que EM NADA se coaduna com a pretensa finalidade da lei.
Sempre quero saber como funciona a aplicação desta obtusa Lei em outros Estádios.
Gostaria também de conhecer a opinião do Carnide Sul sobre esta matéria, uma vez que foram pioneiros em enjaular os outros e não reconhecem a existência dos seus bandidos fora-da-lei, apesar del lhes alocarem um largo sector do Estádio.
SL
3 Agosto, 2021 at 15:51
Isto é tão estupido que se é para controlar “as claques” no futebol, elas compram bilhete para outro setor como um socio comum e já não há cartão de adepto para nada…
Comessem a policiar a sério os estádios, com bilhetes pessoais e intransmissíveis, com castigos a sério para quem é apanhado a fazer merda (como proibição de comprar bilhetes), com camaras de vigilância a sério, com stuards a sério, controlo a sério de entradas e saídas, controlo a sério com castigos em pontos para o clube onde houver pirotecnia ou confusão, etc, etc, etc….
Em Inglaterra não fizeram nenhum “cartão de adepto”…
Acabar com os problemas no estádio não é complicado. Problemas que mal existem mas pronto…É caro, dá trabalho mas não é complicado. É muito mais barato e fácil inventar um cartão que não resolve nada, meter as pessoas a dar dinheiro para nada e depois vir para os jornais dizer que se combateu problemas que mal existiam por uma medida que não muda nada e sem ter nenhum trabalho.
É o sonho molhado dos políticos de hoje…pouco trabalho e potencial enorme de propaganda…
3 Agosto, 2021 at 16:03
O que escreve faz todo o sentido mas com o inútil do secretário de estado do desporto somado ao inútil do ministro da administração interna é uma miragem pensar em leis para haver segurança a sério nos estádios.
Em Alvalade na minha experiência de mais de 20 épocas seguidas com bilhete anual sei bem que são sempre os mesmos a fazer porcaria e que seria bem fácil de os apanhar mas nem a policia nem o clube o faz.
SL
3 Agosto, 2021 at 16:08
Clube não tem de apanhar ninguém, apenas coordenar com a policia. O problema é haver vontade de delinear um plano decente para travar a violência e outros problemas no futebol nacional. Assim é como diz o Tiago, faz-se uma merda de plástico e depois não se pode dizer que o Governo não faz nada.
3 Agosto, 2021 at 19:25
A Lei já existe desde 2009 e até está bem feita. Não é é aplicada. e não é por falta de intervenção policial que tinham, nos primeiros oito anos uma média anual de 89 autos levantados sobre actuações ilegais dos Raparigos Sem Nome e dos Belzebus Escarlates entregues ao IPDJ e estes ficavam fechados numa gaveta do vice do Instituto do Estado sob a dependência da Secretaria de Estado que tutela o Desporto.
Ou seja, existe a Lei, existe a actuação policial, não existem tomates ou existe conivência que permite a impunidade dos infractores da Lei
SL
3 Agosto, 2021 at 17:18
Não foi isto que disseram inicialmente sobre a quem se destinava o CA. Se é para isto, foda-se, bem podem ir apanhar nas nádegas…
3 Agosto, 2021 at 23:08
Que metam o cartão de adepto num sítio que eu cá sei.