Finalmente, esta semana voltou a trazer-nos boas notícias no que concerne à recomposição do nosso plantel. A contratação da Guarda-Redes Doris Bacic (vão-me desculpar se não se escreve bem assim, mas andar à procura de acentuações estranhas para a grafia ficar certa não é trabalho para burro velho já com dificuldade em aprender outras línguas) vem na linha de outras contratações muito certeiras que já se fizeram neste defeso (Diana Silva, Mélisa Hasanbégovic e Chandra Davidson) e mesmo de outras que, não parecendo táo prioritárias cumprem outros critéris que podem vir a revelar-se importantes como o potencial de valorização desportiva (casos de Ana Teles e de Shen Minglu) ou muito úteis para a rotação de posições chave (caso de Brenda Pérez).
Ficam agora a faltar, por ordem de prioridade e urgência:
1) uma média defensiva competente, de preferência com muita capacidade física e de “varrer” a zona à frente das centrais ou de “dobrar” os avanços das laterais e com alguma capacidade técnica para ajudar na primeira fase de construção ofensiva após recuperação defensiva, quer através do passe curto a ligar com as outras médias, quer do passe mais longo a lançar as extremas Ana Borges e Diana Silva (ou outras) e a ponta de lança Chandra Davidson (ou outra);
2) uma segunda central de eleição para emparelhar com a Melisa Hasanbegovic e conferir segurança extra ao eixo defensivo (para se perceber a assertividade dos outros concorrentes, o Famalicão contratou há uma semana uma central de 20 anos que jogava no FC Zurich, com 1,80m e que conta como Fl pois tem dupla nacionalidade Luso-Suiça);
3) mais uma avançada possante, móvel, rápida e com faro de golo (uma vez que a Chandra Davidson poderá ser curto para vários jogos.
Com isto fechamos o plantel com uma recomposição em que penso que ganharemos larga vantagem relativamente ao anterior, ficando assim:
Guarda-Redes – DORIS BACIC, Carolina Jóia (?),
Defesas Direitas – RITA FONTEMANHA, Mariana Rosa
Defesas centrais – MÉLISA HASANBEGOVIC, (??), Bruna Lourenço, Carolina Beckert
Defesas Esquerdas – Joana Marchão, Alícia Correia, Francisca Silva
Médias Defensivas – (???), Rita Fontemanha (?) Bruna Lourenço (?)
Médias Centro / Médias Ofensivas – FÁTIMA PINTO, ANDREIA JACINTO, BRENDA PÉREZ, Marta Ferreira, Joana Martins, Neuza Besugo, Margarida Sousa
Extremas Direitas – ANA BORGES, Ana Teles (?)
Pontas de lança – CHANDRA DAVIDSON, (??), Diana Silva (?)
Extremas Esquerdas – DIANA SILVA, Shen Meng Lu, Ana Teles
Continua a ser preocupante a ausência de qualquer informação sobre jogos de preparação na pré temporada. Estamos a apenas 17 dias da disputa do primeiro título da nova temporada … e logo num jogo contra a actual campeã, a equipa do arqui-rival Benfica (que nos vai defrontar tendo já feito um estágio no Luso e jogado o KAIF Trophy na Áustria onde se opôs às alemãs do Turbime Potsdam, ao Austria Wien e ao Sparta Praga e tendo já disputado, a 18 de Agosto, a 1ª pré eliminatória da Champions frente às campeãs israelitas do Kyriat-Gat e, caso vençam, a pré-eliminatória seguinte, a 21 de Agosto, contra as vencedoras do encontro entre o SFK2000 de Sarajevo e Racing FC Union do Luxemburgo).
Só mais alguns exemplos de jogos e planos de preparação de outras equipas portuguesas, antes do início do campeonato a 5 de Setembro:
a) Braga 11- Varzim 0; Ouriense 0 – Braga 3; o Braga inicia hoje um estágio de uma semana no Luso e no sábado joga com o Lank Vilaverdense; tem ainda mais 2 jogos de preparação contra o Gil Vicente e contra o Deportivo da Coruña;
b) Amora 3- Atlético 0;
c) Estoril 1- Badajoz 4; Atlético 0 – Estoril 1; Atlético 0, Badajoz 6;
d) Deportivo Coruña 0 – Valadares Gaia 0 (4-5 após g.p.) o Valadares ganhou o prestigiado Troféu Teresa Herrera;
e) Famalicão ? – Valadares Gaia ? (1 de Agosto);
f) o Atlético Ouriense vai organizar um torneio, no próximo fim de semana em que também participarão o Torreense, o Futebol Benfica e o Santa Teresa de Badajoz.
Muito mais do que a mera questão de fazer parte de um bom plano de preparação, no atual estádio do Futebol Feminino, a realização de jogos e principalmente de Torneios de pré-época poderá constituir uma boa oportunidade para também procurar atrair novos públicos, para gerar maior visibilidade e competitividade ao FF em Portugal e para habilitar os Clubes a gerar novas parcerias e outras fontes de receita e sustentabilidade dos seus projectos no FF e no Desporto feminino em geral. Está já mais que na hora de o Sporting ser muito mais proactivo (e também pioneiro) nesta matéria, colocando até alguma ambição desportiva financeira na organização de jogos e torneios de pré época.
Aproveitar Julho, Alvalade e os jogos de apresentação e do Troféu 5 Violinos do FM para, a antecedê-los, organizar, respectivamente, o jogo de apresentação da equipa principal de FF (contra outra equipa de topo nacional) e o Troféu Octávia Andrea (em homenagem à nossa histórica Sócia nº 1 que esteve afiliada no SCP 93 anos, no clube praticou vários desportos sempre de forma amadora e que foi um exemplo de emancipação e feminina e igualdade de géneros, num jogo disputado contra equipas de Clubes com os quais temos fortes ligações históricas, como a Fiorentina, o Atlético de Bilbao, o Celtic de Glasgow, o Manchester United, o Ajax, o MTK de Budapeste, e outras, ou procurando jogar contra as equipas femininas do Clube que defrontamos nos Masculinos).
E aproveitar a primeira quinzena de Agosto, o turismo, as férias e as visitas dos emigrantes para organizar um Torneio Quadrangular Internacional no Algarve (alternando anualmente os Municípios de Lagoa, Lagos e Portimão com os de Albufeira, Faro e Loulé) com a presença de mais 3 equipas dos segundo quarto da tabela de campeonatos como os de Espanha, França, Inglaterra, Itália, Holanda, Suécia, Alemanha, Dinamarca, Noruega e com a sponsorização de uma grande marca (além dos apoios logísticos dos Municípios e do Turismo do Algarve).
Essa seria uma forma de criar maior visibilidade ao nosso FF e de atrair mais adeptos, mais público, mais sponsors, mais publicidade, mais merchandising, mais receitas. Claro que isso implica formarmos equipas que possam ser altamente competitivas externamente e que sejam habilitadas a proporcionar bons espectáculos e obter bons resultados.
Muito sinceramente, entendo que a criação dessas condições está inteiramente ao alcance do Sporting, assim haja uma vontade inequívoca dos seus dirigentes e uma estrutura capacitada para trabalhar com os G.O.A. e os Núcleos (particularmente os de proximidade a Lisboa, mas também os de proximidade às localidade a que tenhamos que nos deslocar como equipa visitante) todas as vertentes promocionais do jogo (assistências, apoio organizado, espectáculo, merchandising, iniciativas de proximidade e identificação com as atletas, etc).
* dos Açores com amor, o Álvaro Antunes prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino. Às terças!
11 Agosto, 2021 at 11:29
Isso de ter as meninas a jogar (duas horas antes) dos meninos nos jogos de apresentação e violinos é uma ideia muito fixe !
11 Agosto, 2021 at 13:59
Também acho.
11 Agosto, 2021 at 11:48
Álvaro. Apesar dos seus 20 anos e de ser portuguesa, a jogadora do Famalicão será NFL. Independentemente da idade, tem sempre de cumprir os dois anos ou três épocas para ser considerada FL. Dou um exemplo concreto. O GR Edu, da seleção de futsal, foi para Espanha aos 17 anos e se jogasse em Portugal seria NFL pois só teve um ano de federado.
11 Agosto, 2021 at 14:57
Pois, mas acho que este é um caso diferente pois o que me informaram é que a jogadora já terá representado a nossa selecção em jogos das camadas Juniores. Se assim não for, tem toda a razão, será mais uma NFL. Mas , no nosso caso, neste momento, também será no estrangeiro que teremos de procurar uma 2ª central.
Um abraço e saudações leoninas
11 Agosto, 2021 at 15:38
Mesmo assim, não conta. O Danny Mota por exemplo, se viesse para Portugal este ano seria NFL. A questão das seleções até é das coisas mais ridículas desta norma. Por exemplo, o Divanei, podia representar a seleção e no campeonato era NFL. Em oposição, a Pauleta do Benfica, é espanhola e FL desde há duas épocas porque veio para o braga com 19 e fez 3 épocas antes dos 23. Esta jogadora do Famalicão, só poderá ser FL em 23/24, quando fizer dois anos seguidos de FPF.
11 Agosto, 2021 at 11:54
Grao a grão
11 Agosto, 2021 at 12:26
Alguém faz ideia de quais são os livros da Marchão? (young adult? Policiais nórdicos? Saramago e/ou Lobo Antunes? Dan Brown e/ou José Rodrigues dos Santos? Uma mistura de tudo isto?)
11 Agosto, 2021 at 13:24
Alguém agarre este homem e aproveite-o para o FF do Sporting!
Caramba, pior não fica!
Tanta ideia boa que debita aqui.
11 Agosto, 2021 at 14:02
E tu vais para adjunto eheheh
SL
12 Agosto, 2021 at 0:11
Mas é que era mesmo.
11 Agosto, 2021 at 13:55
Esperar que o plantel feche e logo se vê
11 Agosto, 2021 at 13:57
Faltam-te, pelo menos, 2 titulares para completar um 11 minimamente decente… Se vierem no dia antes da Supertaça já deve estar porreiro!
11 Agosto, 2021 at 15:02
Ou depois, que temos até 15 de Setembro.
Na SAD, parece que os conceitos de programação e preparação, só são aplicáveis no Masculino.
O “logo se vê” deve ser a cereja no topo do bolo da Gestão Desportiva.
SL
11 Agosto, 2021 at 15:32
Também faltava uma gr e era o drama, e ninguém esclarecia ou dava satisfações. Entretanto veio uma. Estar todos os dias com a ladainha do burro do schreck…
11 Agosto, 2021 at 16:04
Para sua informação, até continua a faltar uma Guarda Redes, se queremos melhorar o plantel.
De qualquer modo gostava de saber se no plantel A masculino, tivessem saído os 2 principais guarda redes e os 2 trincos, e a 3 do Jogo da supertaça com o Braga, ainda os não tivessem substituído com PELO MENOS 1 para cada posição e ainda não houvessem jogos de preparação, qual seria o seu comentário e o de muitos que desvalorizam este enorme atraso na nossa preparação.
SL
11 Agosto, 2021 at 16:18
Além disso, caro Nuno, volto a esclarecer que não estou todos os dias com uma ladaínha, porque:
– o post é semanal;
– em época de defeso é normal sobre o que mais mexe (ou devia mexer) que é o mercado;
– após uma debandada de 1 jogadoras de um plantel já curto, é ainda mais natural que a principal preocupação seja com a recomposição desse plantel;
– quando se acompanham essas movimentações de mercado e se vê os principais competidores a serem mais expeditos (principalmente o Braga, mas também o Famalicão; o Benfica fez o que devia, que foi manter a estrutura ganhadora e reforçar cirurgicamente) é ainda mais natural que cresça a preocupação:
– até poderia ter outros motivos de escrita nesta época, caso o Sporting já tivesse feito alguns jogos de preparação (para entrosar as novas atletas e para melhor testar em ambiente de competição as ideias da nova treinadora) e os tivesse transmitido na Sporting TV ( para os adeptos e sócios se identificarem mais com a equipa e ficarem a conhecer melhor as novas contratações).
SL
p.s.: à alusão ao burro do schreck nem vou responder porque acho que não merece resposta
11 Agosto, 2021 at 16:23
Mas houve jogos de preparação.
Porque carga de água terei que acreditar no Álvaro em vez do Bruno??
É que se vai responder porque o Sporting não disse nada….. respondo já que até tivemos contratações anunciadas primeiro por outras fontes e só muito mais tarde pelo Sporting.
Isto não deveria acontecer…mas acontece. Mas concluir que não houve jogos porque o Álvaro não sabe…. é capaz de ser presunção a mais…
11 Agosto, 2021 at 17:03
Onde me leu a falar mal? Apontar factos é falar mal? Não tenho elogiado a totalidade das contratações feitas?
Hão-de perder o hábito de achar que a crítica seja “falar mal”.
Procuro fazer a crítica construtivamente e o mais objectivamente que me é possível.
Desejo, ACIMA DE TUDO, o sucesso do Sporting.
Aliás, basta ler o título deste post, para perceber que não estou a “falar mal”.
Quanto a responder «Eu nao comento o plantel do masculino porque sei não estar fechado.» é apenas uma forma de fugir ao que realmente lhe perguntei: se tivéssemos ficado sem o Ádan, o Max, o Palhinha e o Matheus Nunes e a menos de 3 semanas do jogo para a Supertaça com o Braga não tivessem ainda arranjado ninguém para essas posições ia achar normal? Não acharia preocupante?
Devo ainda esclarecê-lo que o fecho do mercado Feminino até só acontece a 15 de Setembro, mas, até lá, jogamos a 28 de Agosto com o Benfica a final da Supertaça (em Leiria, se não estou em erro), e temos as duas primeiras jornadas da Fase A do campeonato, na Madeira contra o Marítimo e em Alcochete (?) ou Alvalade contra o Benfica a 5 e a 12 de Setembro respectivamente.
Ainda não dá para preocupar?
SL
11 Agosto, 2021 at 17:40
Este comentário era resposta ao do Nuno às 16h32m.
11 Agosto, 2021 at 17:33
Acho verdadeiramente comovente a solidariedade do Ricardo para com o brunovl. Talvez seja do Coração de Leão.
Devo dizer-lhe que pode acreditar em quem quiser, mas é um facto que sendo quase impossível provar a não existência de um facto, deveria ser absolutamente fácil provar a sua existência; coisa que não vejo o Ricardo ou o brunovl fazerem.
Mas desde já acrescento que nos dias que correm é virtualmente impossível efectuar jogos de preparação com outras equipas sem que NINGUÉM dê conta disso.
Neste caso nem a comunicação oficial do Sporting, nem a comunicação oficiosa do Sporting, nem as redes sociais de apoio específico (como a página de Facebook “Sporting Feminino -Apoio”, que dá mais informação do FF do Clube – e mais atempada, completa e rigorosa – que a comunicação oficial do mesmo), nem tão pouco Órgãos de CS especializados como a página Lado F que tem noticiado TODOS os jogos de preparação das equipas da 1º Divisão, incluindo jogos que se realizaram à porta fechada (como foi o caso do Famalicão vs Valadares Gaia, realizado a 1 de Agosto nas instalações do Famalicão mas que ambos os Clubes acordaram não ser aberto ao público nem à CS e não divulgar o seu resultado).
Quanto à sua argumentação para “justificar” não se saber de putativos jogos de preparação do SCP, devo dizer que TODAS as contratações do SCP foram anunciadas quando concretizadas e usando a sua lógica, a ter havido jogos de preparação, mesmo não se sabendo deles antes, haveria comunicação a posteriori.
SEJA COMO FOR, a eventual existência de jogos de preparação sem deles ser dado qualquer conhecimento aos sócios e adeptos, a anteriori e/ou a posteriori, só significaria uma péssima gestão de um Clube que não só deveria COMUNICAR aos seus sócios e adeptos com total TRANSPARÊNCIA, como deveria procurar potenciar a promoção de todas as oportunidades para divulgar o nosso FF como meio lhe oferecer melhores ferramentas para a sua sustentabilidade (a haver jogos de preparação do SCP eles deveriam não só ser tornados públicos, mas até transmitidos pela Sporting TV, cuja programação, nesta fase é, a cerca de 75% de repetições de jogos da época passada em várias Modalidades).
Em suma: se pensam que ao atirarem para o ar que o Sporting até terá feito jogos de preparação mas não deu conhecimento deles, não estão (ao contrário do que pensam) a defender quem quer que seja; estarão sim a deitar bem abaixo a Gestão e a Comunicação da SAD e do Clube.
Porque, principalmente no caso de uma vertente do Desporto, o Futebol Feminino, em que é crucial a sua promoção para que se torne sustentável, MUITO PIOR DO QUE NÃO FAZER JOGOS DE PREPARAÇÃO, SERÁ FAZÊ-LOS EM SEGREDO ABSOLUTO. SL
11 Agosto, 2021 at 17:39
Texto tão longo para chamar Mentiroso ao Bruno?
SL
11 Agosto, 2021 at 19:16
Uma vez que ambos me chamam mentiroso a mim a extensão do texto será irrelevante
11 Agosto, 2021 at 19:23
Mas eu chamei-o mentiroso onde?
Desconhecer não é mentir
11 Agosto, 2021 at 19:32
Quem me disse a mim que ja houve jogos está dentro do Sporting , como é logico não irei revelar quem o fez. Coisa que devia ser hábito, mas o pessoal gosta é de dar insides e quem se lixa é o Sporting.
Eu não preciso que o Álvaro acredite em mim, eu basicamente só o alertei para uma informação errada que repete ate à exaustão.
11 Agosto, 2021 at 20:02
bruno ninguém lhe pede par revelar quem lhe deu essa informação. Basta confirmar contra quem foram esses jogos.
SL
11 Agosto, 2021 at 20:12
Ou seja, confirmar uma coisa que o Sporting não quer que se saiba.
Tem muita lógica Álvaro. Mas só na sua cabeça
11 Agosto, 2021 at 20:19
Sem dizer nomes. O Sporting, fez pelo menos um jogo contra uma equipa da segunda divisão. Quem me disse foi o pai de uma jogadora que foi a jogo.
11 Agosto, 2021 at 20:21
Isso não conta. O Alvaro precisa de nomes e resultados e marcadoras. Ou então não aconteceu
11 Agosto, 2021 at 20:36
Álvaro…
E que tal ganhar HUMILDADE e concentrar-se nas excelentes análises sobre o ff que já demonstrou que sabe fazer?
Análises não me refiro a todas as semanas imitar o burro do Shrek quando não há assunto.
SL
11 Agosto, 2021 at 20:42
«Quem me disse a mim que ja houve jogos está dentro do Sporting , (…)
(…) o pessoal gosta é de dar insides e quem se lixa é o Sporting.» (brunovl 11 agosto 2021, 19:32)
Ora acontece que o bruno é que está a dar um inside e sob a forma de “informação incompleta”.
Para mim não se trata de acreditar em si no Ricardo ou no Pai Natal.
A minha formação académica é em Comunicação Social e, embora nunca tenha exercido, aprendi que deve haver sempre uma dupla confirmação das fontes; outra coisa que aprendi é que quando uma fonte dá uma informação sem a precisar existe 99% de essa informação não ser real.
Quando me disser quais foram os jogos, quando foram realizados ou fornecer outros dados relevantes para a confirmação dessa informação, com certeza que a levarei em conta.
Até lá, para mim, (e não tem nada que ver com o brunovl, acredite) é não-informação.
Para o Ricardo (que até foi que re-ateou este assunto nestes termos) apenas parafraseio o que escrevi no post:
«Continua a ser preocupante a ausência de qualquer informação sobre jogos de preparação na pré temporada.»
A AUSÊNCIA DE QUALQUER INFORMAÇÃO FOI O QUE CONSIDREI PREOCUPANTE.
Querer colocar o debate nos termos de «(…) Porque carga de água terei que acreditar no Álvaro em vez do Bruno??» é escamotear o que realmente é importante.
Num Clube como o Sporting Clube de Portugal, deverá ser norma para os seus Sócios e Adeptos que a ÚNICA FONTE CREDÍVEL sobre o que DENTRO DELE acontece é a COMUNICAÇÃO OFICIAL DO CLUBE.
Porque defendo esta norma, uma vez que o Clube não comunicou a realização de qualquer jogo de preparação da Equipa principal de Futebol Feminino, dou como adquirido que tais jogos não aconteceram.
E até haver uma tal comunicação, dou esse assunto como encerrado para mim: independendo do que digam A, B, ou Y e Z, por mais que tenham “insides” mais ou menos credíveis, sem uma comunicação oficial do clube a revelar a sua realização, jogos de preparação no nosso FF ainda não sucederam.
SL
11 Agosto, 2021 at 20:51
Se é formado em comunicação social deveria saber que os gabinetes de comunicação filtram a informação de acordo com a mensagem que pretendem passar….
2 exemplos em timings diferentes…
Doyen….
Aí e tal vão pagar o pavilhão.
Tudo treta, mas EXCELENTE acto de gestão. Desde a primeira hora que se sabia que era para perder… Mas o dinheiro fazia falta naquele momento.
Mercado…
Quantas vezes se ouve clubes a negarem o interesse num jogador e dias depois esse jogador é contratado pelo clube que o negava dias anteriores.
11 Agosto, 2021 at 21:13
Inside seria dizer contra quem jogámos e quanto ficou cada jogo. Isto não é uma inside, é só para ver se o Álvaro pára de repetir e criticar algo partindo de uma premissa errada.
Quanto às duas fontes, ja me tem a mim e ao SouSporting a dizer que o Sporting ja fez, no mínimo, um jogo.
Continuar com a ladainha que o Sporting não fez nenhum é já só porque lhe apetece.
11 Agosto, 2021 at 16:34
A alusão é muito boa. Já chegámos? Já chegámos? Já chegámos?
11 Agosto, 2021 at 16:32
Eu nao comento o plantel do masculino porque sei não estar fechado. Aí podem tecer-se considerações.
Com o mercado aberto andar todos os dias ainda falta e já não vem, ainda falta e já não vem, partimos atrás destas e daquelas, assim nao vamos lá… mas cada um faz a festa à sua maneira.
A 1 de setembro falamos mal à vontade
11 Agosto, 2021 at 19:31
A 1 de Setembro já disputaste a Supertaça e poderás já ter levado um banho de realidade!
A questão é…
a) compras agora a tempo da Supertaça
b) não ligas à Supertaça e só te preocupas com a 2ª fase, que é a que interessa para o titulo!
11 Agosto, 2021 at 20:33
A questão é: o que valem as jogadoras disponíveis a partir de 1 de Setembro.
12 Agosto, 2021 at 2:36
Ora ai está, caro Nuno. Estamos a “deixar andar de mais” e o mercado não fica à nossa espera. Mesmo bem antes de 1 de Setembro já está tudo muito bem peneirado. Este ano ainda houve alguma “espera” em certo nível do mercado, por causa dos JO de Tóquio; mas, mesmo assim, estes tiveram o jogo da final no dia 6 de Agosto, os quartos de final a 30 de julho e a Fase de Grupos a acabar em 26 de Julho.
SL
11 Agosto, 2021 at 19:23
Sabes muito bem, porque tu de parvo e ignorante não tens nada, que o caso da GR é muito diferente.
Podia chegar no dia antes e jogar, como aconteceu com o Marchesin no Porto sem que se notasse nada!
Deixa de ter armar em bobby ou 7upsemgás, que não tens cabedal para isso!
11 Agosto, 2021 at 20:05
Já tivemos o medidor de credibilidade, agora aparece o medidor de cabedais. Fica-te pelas análises à estatura, não te metas em cabedais, mano.
Mas a segunda frase mostra uma sapiência sobre futebol acima de qualquer um aqui.
Qualquer jogador/a pode chegar de véspera e jogar, até parece que nunca aconteceu. Achar que a GR nem precisa de se entrosar com a defesa como qualquer outra é alta cena. Tipo, de 1.80mt para cima.
11 Agosto, 2021 at 17:39
a mexicana Nayeli Rangel é da mesma agência da Doris e da Brenda, fez campanhas para a Nike e jogou em Espanha, fechava a questão do meio campo defensivo, tambem joga mais à frente, mas quem sabe?! …mais barato seria a portuguesa Carla Cardoso do Amora ( é fixação minha ou fetiche eu sei lol )
11 Agosto, 2021 at 17:53
Com a idade que tem, duvido que a Carla Cardoso quisesse jogar no Sporting ou noutro clube de Lisboa. Se repararmos exceptuando um ano, ela jogou sempre na margem sul, possivelmente para conjugar horários com o emprego. Não seria aos 31 que se iria tornar profissional por um ano ou dois não sabendo o que a vida lhe reservaria depois. Não vale a pena trocar o certo pelo incerto, mesmo que esse incerto fosse o Sporting.
11 Agosto, 2021 at 18:14
sim é verdade, mas continuaria a treinar na margem sul e provavelmente a fazer os jogos em casa lá também 🙂 . Pelo que ouvi numa entrevista ela trabalha num supermercado, isso sim é uma profissão incerta e de certeza que ganharia mais no Sporting, nem que fosse 1 ou 2 anos eu arriscava! Saudações leoninas.
11 Agosto, 2021 at 18:24
A mexicana até seria uma escolha interessante e, provavelmente, relativamente acessível. Passou pelo Huelva e pelo então Sky Blue FC de New Jersey (actualmente NY/NJ Gotham FC).
Mas penso que haverá outras boas opções, só que todas elas no estrangeiro. A Carla Cardoso não é trinco embora até possa ser adaptada, mas aos 33 anos creio que não conseguirá criar em qualidade as rotinas de uma posição muito específica e muito exigente física e mentalmente. Além disso, embora aprecie a jogadora (particularmente a sua entrega), não a acho ao nível do que se exige para o Sporting.
Mais ainda do que sucedeu com a Melisa para central, com a Doris para a baliza e mesmo com a Diana para a extrema esquerda, o que precisamos para trinco tem de ser muito superior ao que já tínhamos.
Afinal, até já nem falta muito. Com 3 retoques: 1 trinco de eleição internacional (a canadiana Rebecca Quinn seria um óptimo investimento, já a pensar para o futuro), uma defesa central acima do nível da Bruna Lourenço e a Telma Encarnação e ficávamos como melhor plantel no país. Talvez não desse para ganhar ao Benfica nesta fase (porque estão muito mais rotinadas, com uma preparação muito mais adiantada e já com mais ritmo competitivo).
Mas faríamos a Fase mais “a doer” da época (Taça da Liga e Apuramento de Campeão), com o que me parece seria um Plantel muito mais rico que o das adversárias mais directas (Benfica, Braga e Famalicão e, numa segunda linha, Marítimo, Torreense e Lank Vilaverdense).
Um abraço e saudações leoninas
11 Agosto, 2021 at 18:46
acho que a Carla Cardoso tem 31 anos, para FF tem muito para dar, se ela quiser e se o Sporting quisesse equilibrar as coisas em termos de idade e experiência. Mas concordo, na segunda fase é que temos de estar no topo da forma e com soluções para todas as posições. Saudações Leoninas.
11 Agosto, 2021 at 19:47
Caro mirko, acho que do modo como a pre temporada tem acontecido aos repelões, não sei se atingiremos o topo da forma ao mesmo nível do Benfica ou mesmo do Braga. A preparação e as cargas (particularmente dos parâmetros físicos) nos primeiros dois meses são muito relevantes para o nível máximo da forma que se venha a atingir; também as rotinas tácticas e de modelo de jogo devem ser muito trabalhadas nesse período para atingir a competição já com um entrosamento colectivo muito avançado. Daí também a importância não apenas de ter a maioria do plantel o máximo de tempo nos treinos como de poder testar essas rotinas e o apuro físico também em competição com jogos de pré-época até com um grau de exigência ao nosso nível ou superior.
Acredite que o Benfica leva, este ano, clara vantagem nessa matéria e ainda vai ter os jogos da Champions que dão outra rodagem e competitividade. Isso, mais à frente dá os seus frutos (e este Benfica tem “uma época e 2 meses” de “pré-temporada, já que mantém a treinadora e 95% da equipa campeã).
Se o Sporting fizer as necessárias aquisições (3 na minha opinião) até o fecho desta janela de mercado, até pode ser que recupere uma boa parte da preparação física e colectiva que leva em desvantagem. Mas é bom perceber que teremos o plantel completo (?) muito em cima dos 2 primeiros jogos, que são os de maior grau de dificuldade. Não me preocupa minimamente a Fase A, do ponto de vista da competição em si. Esta só se decide na 2ª Fase. Apenas entendo que iremos tirar da primeira Fase, em termos de continuidade da preparação (que é o que muitos falam por aqui) porque o calendário até nisso não ajuda nada: preferia receber o Benfica e ir à Madeira no fim dessa Fase, com a nossa preparação e as nossas rotinas mais oleadas, e não logo no início de Setembro. Além disso, se nos 3 primeiros jogos oficiais os resultados forem negativos, haverá a tendência para começar a pôr tudo em causa e desestabilizar um pouco grupo; mas aí acho que a Mariana Cabral estará preparada para esse cenãrio e saberá gerir bem o grupo.
Um abraço e saudações leoninas
11 Agosto, 2021 at 19:14
* aos 31 anos
11 Agosto, 2021 at 19:28
Não sei se teríamos o melhor plantel mas provavelmente teríamos o melhor onze…
Acho que o nosso banco é fraco que dói!
A maioria das miúdas da formação (normalmente suplentes e até uma ou outra titular), do que vejo, não terá arcaboiço para serem titulares do Sporting daqui a 2 ou 3 anos. Não me parece que vão evoluir o necessário, que seria muito!
11 Agosto, 2021 at 19:55
Quando temos no banco a Mariana Rosa, a Bruna Lourenço, a Alícia Correia, a Fátima Pinto, a Ana Teles, a Shen Menglu e a Telma Encarnação, não acho que estejamos assim tão mal.
Isto para um ano em que o nosso interesse se concentra, sobretudo no campeonato. Vencendo-o, então terás de pensar em reforçar 1 posição de campo e 3 ou 4 posições de banco para fazer algumas coisas na Champions.
SL
p.s.: não percebo como não segurámos a Beatriz Conduto, que me parecia a jogadora da B com mais qualidades
11 Agosto, 2021 at 19:38
Eu ia buscar mais meia dúzia, mas isso sou eu 🙂
11 Agosto, 2021 at 20:41
Como temos uma boa relação com a agência a que dizem estar ligado o filho do RC. E que agencia uma série de jogadoras nossas. Como o Santa Teresa desceu, podíamos ir buscar a Caroline Van Slambrouck, central americana que passou pelo slb. No Santa Teresa há também uma médio ofensiva americana, a Caeley Lordemann, que foi estrela universitária.
11 Agosto, 2021 at 21:03
A Caroline era bem vinda. Mais médias-ofensivas acho que não. Já a finlandesa Sini Laaksonen seria uma excelente opção para média-defensiva (esteve esta época no Santa Teresa; na anterior esteve no Ferencváros com a Vanessa Marques e a Melisa Hasanbegovic; 3 anos e meio de experiência no FF Universitário dos EUA, mede 1.80m e pesa 68kg).
Se existe uma boa relação com quem as agencia, esta seria uma oportunidade dourada para as conseguir.
Até agora, embora com lentidão, o Sporting até tem sabido atacar o mercado com muita assertividade e certeza.
Resta saber se o vão continuar a fazer ou se dão o plantel por completo nesta janela.
Um abraço e saudações leninas
11 Agosto, 2021 at 21:12
A única que eu tenho a certeza que eles agênciam é a Caroline.